Convite

Major Jocevã
O Comando da 55ª CIPM juntamente com Associação de Moradores do Bairro ACM de Ipiaú, convidam toda a comunidade do bairro ACM e bairros próximos, para uma conversa sobre segurança publica e as necessidades do Bairro, que acontecerá hoje, dia 10 de abril, quarta-feira, as 19h30min, na sede da Associação.

Jocevã Lima Oliveira - Maj PM
Comandante da 55 CIPM
Unlabelled

Ex-presidente Lula pode deixar a prisão em Curitiba para regime domiciliar

Reprodução: Facebook/ Arquivo Pessoal
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode deixar a prisão no próximo dia 23, segundo reportagem do jornal Correio Braziliense.
Isso porque o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deve manter a condenação por corrupção, no recurso da defesa de Lula que será julgado pelo tribunal, mas a lavagem de dinheiro pode ser descaracterizada pelo fato de o ex-presidente não ter incorporado o imóvel.
Se a lavagem de dinheiro de fato cair, a pena poderá ser reduzida de imediato e resultar na progressão de regime, segundo a publicação. Preso há um ano, Lula estaria próximo de cumprir um sexto do tempo de prisão e, dentro do novo regime, poderia ficar em prisão domiciliar.
Vale destacar que a 5ª Turma do STJ é conhecida entre os bastidores do tribunal como “câmara de gás”, por registrar poucas revisões de condenações.

Relator rejeita emenda de Wagner e endurece ainda mais pena por caixa dois

Reprodução/Facebook
O primeiro relatório apresentado a respeito de um projeto do pacote anticrime do ministro Sergio Moro (Justiça), feito pelo senador Marcio Bittar (MDB), prevê o endurecimento da pena por caixa dois.
Ele rejeitou a emenda de Jaques Wagner (PT), que propunha que a prática de caixa dois só se configuraria crime no caso de o dinheiro ser “de origem ilícita ou cuja origem esteja vinculada à promessa da realização de ato de ofício ou condicionada à contraprestação futura pelo agente público, ou que seja caracterizada como retribuição a ato de ofício praticado pelo agente público”.
Na justificativa, Wagner diz que “a contabilização em paralelo de recursos eleitorais, quando não oriundos de práticas ilícitas, ou não vinculados a um ato de ofício já realizado ou a ser realizado por agente público, não pode ser equiparada a delitos graves, como a compra de votos, a coação do eleitor ou a violação de urna eleitoral”.
Bittar explicou que discorda da proposta de Wagner porque “o projeto ora analisado se justifica justamente para elevar a reprovabilidade do que até agora é considerado mero ilícito administrativo”.
No texto de Moro, é prevista reclusão de dois a cinco anos para condenados. Em seu relatório, Bittar propõe aumento de um terço a dois terços, se “os recursos, valores, bens ou serviços” forem provenientes de crime.
No dia 5 deste mês, o senador Jaques Wagner explicou, em nota enviada ao bahia.ba, que a sua emenda “tem o objetivo de cumprir o que estabeleceu o STF e evitar judicialização que prejudique o devido e necessário tratamento de relevante matéria”.

Campanha de vacinação contra a Influenza começou nesta quarta (10) em Ipiaú

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (10) e vai até o dia 31 de maio. Em Ipiaú, a meta é vacinar 90% do público-alvo, formado por 11.952 pessoas dos chamados grupos prioritários:

- Crianças (6 meses a menores de 6 anos)
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhador da saúde
- Professores

Para vacinar, basta procurar a unidade de saúde. O dia "D" de vacinação será em 4 de maio, um sábado. Conforme a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, a vacina é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela doença.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação e atualizar cartões de vacina de acordo com as necessidades apresentadas.

Prevenção

Além da vacina, as seguintes medidas são recomendadas como preventivas contra a gripe:

- Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após de usar o banheiro, antes de comer e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);

- Manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)

51% rejeitam reforma e oposição é maior entre mulheres, diz Datafolha

Foto: Estadão-
Os que se dizem favoráveis às mudanças na regras de aposentadoria somam 41%
A reforma da Previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro é rejeitada por 51% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha revelada pelo jornal Folha de S.Paulo. Os que se dizem favoráveis às mudanças na regras de aposentadoria somam 41%. Outros 2% são indiferentes e 7% não souberam responder. 

As mulheres são as que mais rejeitam as mudanças nas regras de aposentadoria: 56%. Entre homens, 48% são a favor e 45%, contrários. Por faixa de renda, entre os que ganham acima de 10 salários mínimos, 50% são a favor da reforma e 47%, contra. Já entre os mais pobres, que recebem até dois salários mínimos por mês, 53% rejeitam a reforma, contra 37% que a apoiam. 

A idade mínima proposta para homens e mulheres também tem maioria contra, especialmente na regra para as mulheres. Segundo a pesquisa, 65% rejeitam a idade mínima de 62 anos proposta para pessoas do sexo feminino. No caso dos homens, 53% são contra a idade mínima de 65 anos. 

As mudanças para o funcionalismo público, no entanto, tem amplo apoio: 66% dos entrevistados aprovam a regra que prevê que servidores públicos que ganham mais devem pagar alíquotas maiores. E 72% são favoráveis a que funcionários públicos tenham o mesmo teto de aposentadoria que os trabalhadores da iniciativa privada. 

E os próprios servidores apoiam as regras: 74% são favoráveis a alíquotas maiores para os que ganham mais e 64% defendem a equiparação do teto da aposentadoria. Dentre os que se declaram eleitores de Jair Bolsonaro, o apoio à reforma chega a 55%. Já a rejeição da proposta entre eleitores de Fernando Haddad (PT) e os que votaram branco ou nulo chega a 72%. 

O Datafolha ouviu 2.086 pessoas com 16 anos ou mais, em 130 cidades, em 2 e 3 de abril.

Agência Brasil

Produção industrial baiana registra crescimento de 6,5% em fevereiro

Polo Industrial de Camaçari/Foto: Divulgação
De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, analisadas em âmbito estadual pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, em fevereiro de 2019, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, cresceu 6,5% frente ao mês imediatamente anterior.No confronto de fevereiro de 2019 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou expansão de 2,5%, com seis das 12 atividades pesquisadas assinalando aumento da produção. 

Estados como Espírito Santo (-11,7%), Rio de Janeiro (-0,8%) e Minas Gerais (-0,8%) assinalaram taxas negativas nesse mês. “Este resultado mostra a recuperação da indústria baiana frente ao cenário nacional, uma vez que o ritmo de crescimento da produção industrial brasileira ficou com taxa de 2,0%, na comparação entre fevereiro de 2019 com o mesmo mês do ano anterior”, destaca o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro. 

O setor de Veículos (14,7%) apresentou a principal influência positiva no período, explicada, especialmente, pela maior fabricação de automóveis e bancos de metal. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Metalurgia (30,6%), Minerais não metálicos (26,6%), Extrativa (12,9%), Borracha e material plástico (11,8%) e Bebidas (12,2%). No acumulado do ano, a indústria registrou leve queda de 1,8%, em relação ao mesmo período anterior.
Por- Politica Livre

Ipiaú: Prefeitura promove Audiência Pública para elaboração do PLDO-2020 nesta quinta (11)

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, norteada por sua proposta de Governo Participativo e em atendimento à lei de Responsabilidade fiscal, realiza, nesta quinta-feira (11), uma Audiência Pública visando a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias –PLDO, para o exercício financeiro.

O encontro acontece às 10h da manhã no Salão do Plenário da Câmara de Vereadores, com o objetivo de garantir a participação da população, através das associações, sindicatos, entidades religiosas e demais segmentos representativos da comunidade, na discussão desse processo, proporcionando a devida transparência da gestão fiscal.

Na oportunidade, serão reunidas sugestões da comunidade e representantes públicos, à nova LDO que será encaminhada para apreciação e votação da Câmara Municipal. A lei tem como finalidade orientar e elaboração a execução do orçamento fiscal da seguridade social e de investimentos. A LDO é um dos instrumentos de planejamento do município assim como a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual – PPA. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)

Destaques