Ipiaú: Jovem é morto a tiros após ser chamado na janela de casa



Vítima foi socorrida até o HGI, mas não resistiu.
A trégua de vários dias sem registros de homicídios na cidade de Ipiaú foi interrompida na noite dessa sexta-feira, 31, quando um jovem morador da Rua da Seringueira, localidade conhecida como “beco sem saída”, no Alto da Carolina, foi baleado dentro de casa. A vítima ainda chegou a ser socorrida por uma viatura da PM até o Hospital Geral de Ipiaú, mas não resistiu e morreu antes de chegar a unidade hospitalar.
Jovem tinha 18 anos.
Conforme as informações iniciais apuradas pelo GIRO, o jovem identificado como Alisson Santos Nascimento, de 18 anos, estava dentro de sua residência jogando dominó com mais três amigos quando alguém lhe chamou na janela de casa. Ele teria ido atender o chamado e, segundo informou uma testemunha, conversou por alguns segundos com a pessoa e em seguida foram ouvidos três disparos de arma de fogo. Aparentemente, Alisson foi atingido por dois dos tiros (um na testa e outro no pescoço). O autor do disparos fugiu logo em seguida. A Polícia Militar foi acionada, e devido a unidade do Samu está em outra ocorrência, acabou encaminhando o jovem para o HGI. A motivação do crime ainda é desconhecida, já que a vítima, aparentemente, não tinha envolvimento com a criminalidade. Alisson morava no imóvel com o irmão. O caso será investigado pela Polícia Civil. (Giro Ipiaú)

Prefeitura de Ipiaú disponibiliza consultas médicas nas 14 Unidades Básicas de Saúde

Foto: Divulgação/Unidade de Saúde Luis Andrade
As 14 (quatorze) Unidades Básicas de Saúde de Ipiaú funcionam com diversos procedimentos voltados à prevenção de doenças, inclusive consultas médicas de rotina que contribuem para tornar a população mais saudável. Especialistas em clínica geral fazem esse atendimento, na unidade mais próxima da residência de cada cidadão.
Na consulta médica de rotina, o profissional solicita que o paciente faça alguns exames comuns para avaliar como cada órgão do corpo está funcionando. Através dessa avaliação, é possível detectar doenças silenciosas, pois qualquer alteração no organismo será identificada de imediato.
Ao constatar que alguma doença tenha começado a se desenvolver, o médico recomenda um tratamento para controlá-la e mesmo curá-la. Além disso, atividades físicas e alimentação adequada também poderão ser recomendadas.
Os médicos que atendem nas UBS, informam que consultar-se regularmente elimina qualquer receio em relação ao seu estado de saúde.
A Prefeita Maria das Graças Mendonça, pensando em ofertar melhores condições de saúde aos moradores, enfatizou a importância de manter as unidades com os atendimentos.
“Não podemos aceitar que as pessoas que precisam de consultas médicas fiquem nas filas por anos. Estamos investindo constantemente na área de saúde, o que inclui médicos, enfermeiros, medicamentos e muito mais, exatamente para proporcionar, especialmente qualidade de vida aos cidadãos ipiauenses”, disse Maria.
Para agendar a consulta com um clínico geral, o paciente deverá procurar uma unidade de saúde próxima, portando o documento de identificação pessoal, cartão do SUS e cartão da família, de segunda a sexta, das 07h às 17h.
 Fonte: Dircom/Prefeitura de Ipiaú

Câmara Municipal de Ipiaú sedia encontro de Vereadores

Foto: Divulgação
Na manhã de hoje, acontece na Câmara Municipal de Ipiaú um importante evento que objetiva sanar as dúvidas de vereadores, advogados, futuros candidatos no que diz respeito a Direito eleitoral. Dentre os temas constam a alteração da legislação eleitoral, partidos, coligação e migração partidária e unificação das eleições com prorrogação dos mandatos.O evento conta com o registro de presença de vereadores e Prefeito de 16 municípios. O evento disponibiliza aos presentes palestras de especialista na área eleitoral com o propósito de sanar as dúvidas para o pleito eleitoral das eleições de 2020. Uma importante iniciativa que contou com um plenário lotado. Clique aqui e assista o evento

São Pedro 2019: Seu Agreste é destaque entre as bandas locais que marcarão presença no festejo

Dentre as atrações da Festa de São Pedro em Ipiaú, estão os artistas da terra. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeita Maria das Graças Mendonça, fez questão de contratá-los para mostrar que o município reúne uma excelente diversidade de talentos culturais.
Nada menos que, 17 bandas locais estarão animando a folia. Nesse elenco situa-se o forró estilizado de Seu Agreste que este ano traz em sua linha de frente os vocalistas Theil Salomão e Nana Meduzza.
Fundado pelo empresário Tom Matos, o grupo, sediado na Rua B do Bairro Aloísio Conrado, tem seis anos de estrada e sucesso em diversas praças da região. Já gravou quatro CDs e se prepara para lançar uma música autoral que promete emplacar em todas as mídias disponíveis.
Acompanhando os novos vocalistas estarão os músicos: Tom Benevides (guitarra) Edmilson Sussa (baixo), Ualas Xavier (teclados), Jau (bateria) e Gilson Lima (percussão). As coreografias ficarão a cargo dos dançarinos Diogo e Dayse. O show de Seu Agreste tem duas horas de duração e está programado para a noite do dia 28, a partir das 21h, no Palco 2 do circuito festivo. (José Américo Castro / Dircom Prefeitura)

Maia diz confiar no PSDB e defende projeto único em 2022

Foto: Estadão/Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um forte aceno ao PSDB para as eleições presidenciais de 2022. Durante convenção nacional do PSDB, o deputado fluminense afirmou que deseja que as duas siglas estejam “fortes em um projeto único de geração de emprego e renda” daqui a três anos. 

Após o evento, ele negou que estivesse falando em fusão entre os dois partidos. “Isso envolve diálogo, como a gente vem fazendo, temos muitas convergência”. Ele defendeu que PSDB e DEM estejam juntos para primeiro reconstruir o País e depois em um projeto comum com outros partidos para o futuro. 

O novo presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que é cedo para falar sobre eleição, mas que a legenda tem identidade com o DEM e que os dois estão sempre em constante diálogo. Ele também incluiu o MDB na possibilidade de uma conversa para a próxima eleição presidencial.

Estadão


Workshop de elaboração de projetos culturais acontece neste final de semana em Ipiaú

Foto: Dircom/PMI
O Diretor de Cultura do Município de Ipiaú, Marcelo Batista adianta que o Workshop tem o objetivo de proporcionar informação, discussão e reflexão, a respeito da importância de uma gestão estratégica de projetos culturais, fornecendo noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural para Editais e Leis de Incentivo à Cultura, como também participar do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (FazCultura), que objetiva promover ações de patrocínio.

O FazCultura contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. É um mecanismo de fomento não reembolsável e o apoio é sempre concedido sob forma de recurso financeiro. (José Américo Castro / Dircom Prefeitura)

Damares sobre aborto: ‘Este governo defende a concepção’

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Buenos Aires na quinta-feira  (30), onde se reuniu com parlamentares do Partido Celeste Provida, na Câmara dos Deputados da Argentina. No encontro, que teve como objetivo firmar parcerias em defesa da vida desde a concepção, a ministra disse que a posição oficial do Brasil é pró-vida.

“Este governo defende a vida desde a concepção”, disse. “O debate do aborto no Brasil está em dois seguimentos. Ele está no Legislativo, onde temos propostas sendo discutidas, e no Judiciário. O Executivo não vai fazer interferência e, como ministra, não faço a militância. A minha história é conhecida, a minha posição pró-vida é conhecida”.

O partido Celeste Provida é o primeiro partido político da Argentina que nasce com o objetivo principal de impulsionar a promoção e a defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural, sendo taxativamente contra o aborto.

“Essa luta pró-vida do Brasil e [da] Argentina já é grande, estamos unidos há muito tempo, uns se inspirando nos outros”, disse a ministra.

Mercosul

A partir de desta sexta, Damares terá compromissos oficias na Reunião de Altas Autoridades Competentes em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados – RAADH, que este ano ocorre na capital argentina, país que exerce a presidência pro tempore do Mercosul.

No evento, a ministra defenderá parceria entre os países na busca por pessoas desaparecidas e a troca de experiências no enfrentamento à violência doméstica e de outros fenômenos relacionados ao bem-estar da família, como o suicídio e a automutilação.

A RAADH é integrada por sete comissões permanentes: Memória, verdade e justiça; Iniciativa Niñ@sul; Educação, cultura e direitos humanos; Discriminação, racismo e xenofobia; Pessoas com deficiência; Idosos; e Lésbicas, gays, trans e bissexuais (LGTB). Além disso, conta com grupos de trabalho sobre gênero e direitos humanos das mulheres e comunicação e direitos humanos.

Irmã de Pellegrino é promovida na Secretaria de Saúde

Foto: Reprodução/Facebook
A irmã do deputado federal Nelson Pellegrino (PT), Sandra Helena Pellegrino Marques, ganhou uma promoção nesta sexta-feira (31), de acordo com o Diário Oficial do Estado (DOE).

Sandra estava na coordenação técnica da Secretaria da Saúde e, agora, assumiu um cargo de diretora de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, na mesma pasta.

A irmã do deputado, que já foi secretária de Saúde da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvado,estava no cargo desde julho de 2017.

Governo quer ampliar faixas do Minha Casa Minha Vida

Valter Campanato/Agência Brasi

O governo federal deve apresentar mudanças no programa Minha Casa Minha Vida na semana que vem, segundo informou hoje (30) o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Entre as alterações está a ampliação das atuais quatro faixas de financiamento e a troca de nome do programa habitacional, criado em 2009 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"É um novo governo, um novo programa, ele está sendo reformulado. Então, não apenas mudar o nome por mudar. É uma nova visão", disse o ministro após participar da cerimônia de lançamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Pelo Minha Casa Minha Vida, famílias com renda mensal de até R$ 1.800 estão contempladas pela faixa 1, que tem zero de juros, financiamento de até 120 meses, com prestações mensais que variam de R$ 80,00 a R$ 270,00, conforme a renda bruta familiar. A faixa 1,5 contempla famílias com renda bruta mensal entre R$ 1.800 até R$ 2.600, com taxa de juros de 5% ao ano, prazo de até 30 anos para pagar e subsídios que podem chegar a R$ 47,5 mil. A faixa 3 compreende famílias com renda até R$ 4 mil, com taxas de juros que variam de 6% a 7% e subsídios de até R$ 29 mil. Já a faixa 3 atende famílias com renda máxima de R$ 7.000. 

"A nossa proposta é um maior número de faixas, maior número de categorias para atender as diferentes demandas", justificou o ministro. Ele disse ainda que o programa, após 10 anos de execução, apresenta uma série de problemas que precisam ser corrigidos pelo governo, como comercialização irregular de lotes, invasão dos lotes por facções criminosas, conflitos sociais nos condomínios, problema de violência doméstica. "São questões que o governo não pode aceitar. A gente não pode ver uma situação dessa e não fazer nada".

Os detalhes do novo programa de habitação popular do governo federal serão apresentados pelo ministro durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira (4).
Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil  Brasília

Unlabelled

Microempreendedor tem até hoje para entregar declaração do Simples

Foto: Divulgação
Os microempreendedores individuais (MEI), profissionais autônomos com até um empregado contratado formalmente, têm até hoje (31) para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional relativa ao exercício do ano passado. Quem perder o prazo pagará multa de R$ 50 ou 2% dos tributos devidos, prevalecendo o maior valor.

Mesmo os microempreendedores que encerraram o negócio em 2018 precisam entregar a declaração. A declaração é feita pela internet, na página do Portal do Empreendedor. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também fornece orientações.

Na Declaração Anual do Simples Nacional, o microempreendedor precisa enviar à Receita Federal o total do faturamento do ano anterior, discriminando apenas as vendas realizadas com ou sem emissão de documento fiscal. O MEI deve fazer um relatório
das receitas obtidas a cada mês, com base em um modelo no Portal do Empreendedor, e conferir se o valor das notas fiscais emitidas foi anotado corretamente no relatório.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil  Brasília

Destaques