Ipiaú: Maria e Rui Costa visitam Estádio Pedro Caetano para tratar da elaboração do projeto de reforma

Foto: Dircom/Prefeitura de Ipiaú
Neste domingo (30), pela manhã, a Prefeita Maria das Graças Mendonça, juntamente com o Governador Rui Costa, visitaram o Estádio Pedro Caetano, acompanhados por Vana da Doce Mel e o Vereador Robson Moreira, com o objetivo de que o governador conheça os primeiros levantamentos para a elaboração do projeto de reforma do estádio.

Maria informou que, após esta visita, deverão acontecer novas reuniões técnicas e diálogos com o Governo do Estado, para que seja aprovado o projeto com modelo mais adequado para oferecer uma boa estrutura para os treinos e realização de eventos esportivos em Ipiaú. 

A reforma é um compromisso recentemente assumido pela gestora, após o time ipiauense Atlântica Doce Mel ser campeão do Baianão, subindo para a primeira divisão. 

O Estádio Pedro Caetano é também, palco de partidas de futebol intermunicipal, parte integrante da história esportiva de Ipiaú. (Rahiana Costa / DIRCOM Prefeitura)

Governador Rui Costa prestigia terceira noite do São Pedro de Ipiaú ao lado da Prefeita Maria

Fotos: Dircom/Prefeitura de Ipiaú
A Prefeita Maria das Graças Mendonça recebeu na noite deste último sábado (29), no camarote do São Pedro de Ipiaú, o Governador Rui Costa. O evento, que teve seus festejos programados para três dias, foi escolhido pelo Governador como destino da sua diversão e de sua família durante o feriado. O evento, patrocinado pelo Estado, através da Bahiatursa, teve a sua estrutura e organização avaliada pelo governador de pertinho.
Fotos: Dircom/Prefeitura de Ipiaú
Maria afirmou que a visita do governador no São Pedro de Ipiaú lhe deixou lisonjeada e garante que Rui acertou em cheio na escolha, aproveitando para agradecê-lo também por todo apoio em relação à segurança dos festejos, com deslocamento de efetivos policiais especiais para a data. Rui Costa, acompanhado da sua esposa Aline Peixoto, curtiram as bandas: Saia Rodada, Kal Firmino, Flávio José e Duda e Perkata de Couro.
Um dos prefeitos que prestigiaram
Prestigiaram ainda dos festejos, os prefeitos das cidades circunvizinhas, o Professor Léo de Barra do Rocha, Patrick Lopes de Jitaúna, além dos vereadores da base, secretários, diretores e servidores municipais. (Rahiana Costa / DIRCOM Prefeitura)

Manifestantes pro-Moro e Bolsonaro invadem a Barra neste domingo

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Com um público estimado em 10 mil pessoas, a orla da Barra foi palco de mais uma manifestação em defesa do ministro Sérgio Moro e da Operação Lava Jato, bem como do presidente Jair Bolsonaro. Foram pautas ainda, o Pacote Anticrime, a Reforma da Previdência, o Decreto de Armas e a CPI da Lava Toga. O Congresso Nacional também foi alvo dos protestos. Com faixas com os dizeres “Moro não desista. 

Estamos com você”, “Brasil e Moro Juntos”, “Lei Anti-Lava Jato Não!”, “Pela Segurança Já-Já-Já”, “O nosso presidente é Bolsonaro, fora Maia” e “O povo não vai deixar o presidente nas mãos de quadrilha no Congresso, os manifestantes percorreram do Farol da Barra e seguiu até o Morro do Cristo. O ato, convocado nacionalmente pelo Movimento Brasil Livre (MBL), foi intitulado de Domingo Tsunami. 

A polêmica envolvendo a liberação de um trio elétrico não passou despercebida e gerou protestos também contra a prefeitura e o secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Alberto Pimentel (PSL). O minitrio desfilou no local somente após autorização da prefeitura e, posteriomente, por uma liminar concedida pela Justiça aos manifestantes. 

O MBL acusa o secretário Alberto Pimentel de tentar “boicotar” a realização da manifestação, mesmo com toda documentação protocolada com antecedência na secretaria. O argumento para a recusa foi de que o local seria utilizado pela população para assistir os jogos da Copa América. Mas, “os referidos jogos apenas terão início às 16 horas, 4 horas após o horário marcado para encerramento da manifestação, inexistindo risco de uma atividade frustrar a realização da outra”, contestou a própria Justiça. 

O vereador Cezar Leite (PSDB), integrante do MBL e um dos poucos políticos presentes, atacado neste sábado via redes sociais por Alberto Pimentel, cobrou via imprensa, que o secretário explique aos eleitores do presidente Jair Bolsonaro e aos defensores do ministro da Justiça Sergio Moro, o motivo de ter supostamente tentado impedir a manifestação em apoio ao ex-juiz. “Não pode ter trio para um ato pacífico, mas por que tem trio pra Psrico? E hoje não tem evento na Fonte Nova, nem na Barra. 

A prefeitura quer privatizar a área para a Conmebol? A rua é do povo e o eleitor de direita é crítico e não aceita focinheira”, indignou-se, complementando ainda que: “Pimentel não pode ficar sob a sombra de Jair Bolsonaro. O presidente não compactua com pessoas que não honram a constituição e as leis, e que é necessário que chegue ao seu conhecimento o comportamento da diretoria do PSL baiano”.
Por: Politica Livre

PMs resgatam bebê abandonado na cidade de Camaçari

Foto: Divulgação SSP
Criança foi achada, na manhã deste sábado (29), por guarnição do 12° BPM. Caso foi registrado na 18ª Delegacia Territorial.


Uma guarnição do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari) encontrou, na manhã deste sábado (29), um bebê do sexo masculino abandonado. Ao lado da criança estava uma pasta com documentos.

Os militares faziam patrulhamento de rotina, na cidade de Camaçari, quando foram avisados por transeuntes sobre um bebê deixado na Avenida Jorge Amado. Chegando no local indicado foi confirmada a denúncia.

Após acolhimento da criança e acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma mulher, aparentando ter distúrbio mental, apareceu alegando ser a mãe. 

O caso foi registrado na 18a Delegacia Territorial (DT/Camaçari) que acionou representantes de orgão ligados à defesa da criança.

Fonte: Ascom/Alberto Maraux

Polícia impede que filho agrida mãe com machado

Foto: Divulgação

Guarnições do 20° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso) impediram, na manhã deste domingo (30), que um filho agredisse a mãe com um machado. Alertados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), os militares chegaram rapidamente e flagraram a casa parcialmente destruída.

A ocorrência foi aberta às 6h quando um vizinho da mãe e do filho ligou para o 190 e relatou que algo de estranho acontecia. Chegando no imóvel, situado no bairro Jardim Aeroporto, em Paulo Afonso, Jeferson Rodrigues da Silva, 19 anos, se recusou a ser preso e os militares usaram força moderada para neutralizá-lo.

Dentro da casa, móveis e aparelhos eletrônicos foram destruídos pelo jovem que, no momento da abordagem, segurava um machado. Ele e a mãe foram conduzidos até a Delegacia Territorial da cidade. Na unidade da Polícia Civil a genitora informou que não desejava formalizar o caso, porém, seu filho foi autuado por dano e ameaça, como prevê a Lei Maria da Penha.

Fonte: Ascom: Alberto Maraux

Cipes Chapada e Semiárido encontram 2 toneladas de maconha

Foto: SSPAproximadamente 250 mil pés e tabletes da erva prensada foram localizados na cidade de Iraquara.
Denúncias anônimas e ações de acompanhamento levaram as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido, na manhã deste sábado (29), a cerca de duas toneladas de maconha. Os entorpecentes eram cultivados e distribuídos em um sítio, na cidade de Iraquara.

Guarnições chegaram ao terreno nas primeiras horas da manhã e foram recebidas a tiros por Ronaldo Cruz de Souza. No confronto ele foi atingido, socorrido para o hospital local, mas acabou não resistindo. Com o criminoso, responsável por vigiar a plantação, foram apreendidos um revólver calibre 38 e munições.

Devido a grande quantidade de pés (cerca de 250 mil), a polícia solicitou um trator da Prefeitura para ajudar na erradicação. No local, dentro de uma casa, os militares apreenderam ainda 72 kg da erva colhidos, 40 kg também da mesma droga prensada, vasilhas e sacolas plásticas.

"Grande trabalho conjunto das unidades especializadas. Vamos agora atrás dos donos deste grande montante de entorpecentes", informou o comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PM, coronel Sérgio Freire.

Deram apoio nas buscas e erradicação, equipes da 29a CIPM, 42a CIPM, 7° BPM e da Rondesp Chapada.

Fonte: Ascom; Alberto Maraux

Cambista flagrado vendendo ingressos com suspeita de fraude

Foto: Ascom DPT
Os bilhetes estavam com Adilton Lopes Araújo dos Santos na Ladeira da Fonte, região do bairro de Nazaré.
Um homem foi flagrado pelas forças de segurança, na tarde deste sábado (29), nos arredores da Arena Fonte Nova, comercializando três ingressos com suspeita de falsificação. Os bilhetes em nome de outras pessoas dariam acesso a partida Uruguai x Peru, válida pelas quartas de final da Copa América 2019.

Adilton Lopes Araújo dos Santos, 43 anos, foi detido e conduzido pelo crime de cambismo. Os ingressos foram apreendidos e encaminhados para análise no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

De acordo com o delegado Guilherme Pernambuco, plantonista da Delegacia Móvel instalada na entrada da Arena, o cambista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderá pelo artigo 41 do Estatuto do Torcedor. "Se comprovada fraude, ele também será autuado por falsificação de ingresso", enfatizou.

Durante os cinco jogos da Copa América, realizados em Salvador, sete pessoas foram detidas por cambismo.

"Os bilhetes já foram levados para nossa sede, onde serão periciados para confirmar se são falsificados ou não", explicou o ouvidor do DPT, perito criminal Charles Gomes.

Fonte: Ascom; Marcia Santana e Silvânia Nascimento

Trump visita Kim Jong-un e se torna 1º presidente dos EUA a pisar na Coreia do Norte

Trump e Kim Jong-un se encontram na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul neste domingo (30) — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
O encontro marcou a terceira vez em que os dois líderes se reúnem. Na última reunião, no Vietnã, em fevereiro, Trump e Kim deixaram a cúpula um dia antes do previsto, sem resultados. A intenção era discutir relações bilaterais e a desnuclearização da Coreia do Norte, mas as tratativas não foram adiante.

Já neste domingo (30), ao cumprimentarem-se na fronteira entre os dois países, os presidentes expressaram esperanças de paz, segundo a Reuters.

"Fico feliz em vê-lo de novo. Jamais esperava vê-lo neste lugar", disse Kim. "Trata-se de um momento histórico que pretende pôr fim ao conflito na península", afirmou o líder norte-coreano a jornalistas.

"Eu fiquei orgulhoso de passar por cima da linha [que divide as duas Coreias]", disse Trump a Kim, depois que os líderes retornaram ao lado sul-coreano. "É um grande dia para o mundo."
Trump cruzou a fronteira intercoreano e se tornou o 1º presidente dos EUA a pisar na Coreia do Norte — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
Trump, que deixou a Coreia do Sul neste domingo (30) rumo a Washington, voltou a elogiar o encontro com Kim no Twitter.

"Deixando a Coreia do Sul depois de um encontro maravilhoso com o presidente Kim Jong-un. Estive no solo da Coreia do Norte, uma importante declaração para todos e uma grande honra!" escreveu o presidente americano.

Retomada das negociações

O presidente americano disse que "estão acontecendo coisas muito positivas" na península por causa do aproximação entre Washington e Pyongyang, iniciada no ano passado.

Trump também anunciou que os dois países começarão a realizar reuniões de trabalho "nas próximas duas ou três semanas" sobre o processo de desnuclearização.

"O que vai acontecer é que nas próximas duas ou três semanas as equipes vão começar a trabalhar", disse Trump após terminar seu encontro a portas fechadas com Kim na fronteira intercoreana, que durou cerca de 50 minutos.

O convite para o encontro foi feito por Trump no Twitter na sexta-feira (28). Ele se dispôs a um "aperto de mão" e a "dizer um alô" a Kim Jong-un. O convite foi aceito por Pyongyang poucas horas antes de os dois líderes se reunirem.

Recentemente, Trump e Kim trocaram cartas e voltaram a se elogiar, após um encontro em que não chegaram a nenhum acordo em fevereiro, no Vietnã.

Em 11 de junho, o presidente americano disse ter recebido uma "linda carta" de Kim, e no dia 23 foi a vez de o norte-coreano afirmar que estava satisfeito com o "excelente" conteúdo de uma carta escrita por Trump. Nenhum dos dois documentos foi divulgado à imprensa.

Este é o terceiro encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un, e ocorre após o desentendimento deste ano em Hanói e a primeira reunião entre os dois, realizada em Singapura em junho de 2018.

Naquela primeira cúpula, o líder da Coreia do Norte se comprometeu com o desmonte do seu programa nuclear e assinou, ao lado de Trump, uma declaração de quatro itens - que não estabelecia metas ou detalhes de como o compromisso seria colocado em prática para que o abandono da produção fosse feito de forma completa, irreversível e verificável, como pediam os Estados Unidos.

Desde então, o país abandonou seus testes de mísseis e fechou instalações nucleares, mas, segundo especialistas, ainda mantém atividades de seu programa.

O Papa Francisco em uma das audiências semanais no Vaticano nesta quarta-feira (22). — Foto: Remo Casilli/Reuters
Papa Francisco elogiou encontro entre os líderes
O Papa Francisco elogiou o encontro entre Trump e Kim.

"Nas últimas horas, vimos na Coreia um bom exemplo da cultura do encontro. Eu saúdo os protagonistas, com uma oração para que um gesto tão significativo seja mais um passo no caminho para a paz, não apenas naquela península, mas para o bem do mundo inteiro", declarou o pontífice em seu discurso semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Na última terça-feira (25), 20 mil fiéis Igreja Católica da Coreia do Sul rezaram por paz na península coreana, em uma missa que marcou o 69º aniversário do início da guerra entre os dois países.

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia
Unlabelled

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 34 milhões na 4ªfeira

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas ontem no concurso 2164 da Mega-Sena.

Eis os números: 16 - 17 - 25 - 47- 48 - 58.

A Quina, com 5 números acertados, teve 51 apostas ganhadoras. Cada uma receberá R$ 43.294,26.

A Quadra, com 4 números acertados, registrou 3.431 apostas ganhadoras, com R$ 915,35 para cada uma.

As informações são do site da Caixa Econômica Federal.

A estimativa de prêmio para o próximo concurso, dia 3 de julho, quarta-feira, é de R$ 34.400.

Por: Agência Brasil

Destaques