Unlabelled

Ibirataia: Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com Policiais Militares

Foto: PM
Na manhã desta sexta-feira (19/07/19) a guarnição da 55ª CIPM/Ibirataia recebeu denúncia anônima sobre um grupo de indivíduos pertencentes a um grupo de delinquentes que estariam no Bairro Alto do Mirante, exibindo armas em plena luz do dia, inclusive perto de crianças, ameaçando transeuntes e vendendo drogas. 

O referido grupo já havia trocado tiros com policiais militares no dia 15/07, sendo um suspeito preso e os demais conseguiram fugir.

Com as informações precisas, a guarnição foi ao local e localizou os suspeitos na área de vegetação. No entanto, antes mesmo dos policiais militares procederam com a abordagem, os elementos passaram a efetuar disparos de arma de fogo contra os militares, tendo os mesmos revidado a agressão.

Apos um tempo de tiroteio, os elementos evadiram e os militares continuaram a incursão ao local, sendo encontrado drogas e um dos elementos atingido e caído, tendo ao seu lado uma arma de fogo do tipo revólver calibre .38. 

Foi prestado o devido socorro ao atingido até à Fundação Hospitalar de Ibirataia, onde foi constatado o óbito, sendo identificado o resistente como ANDERSON BATISTA SANTANA, vulgo “Fala Mansa”, contumaz na prática delituosa e suspeito de tentativa de homicídio e homicídio na cidade de Ibirataia.

A arma encontrada com o resistente, um revólver calibre .38, tinha 04 munições deflagradas e 02 picotadas.. 

Resistente: ANDERSON BATISTA SANTANA RG; 21687143-39 (Menor de Idade)

Material apreendido: Revolver Cal. 38, numeração suprimida, marca Taurus , 02 munições marca CBC picotadas, 4 cartuchos deflagrados (estojos), 35 pinos de cocaína, 1 pedaço de prensado de maconha, pesado 131 gramas, Saquinhos plásticos para embalo da droga.

A arma e o material apreendido foram apresentados na Depol de Ibirataia. 

Fonte: Ascom/55ª CIPM

PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM!

Revista: Entrevista com o terrorista


A Veja diz ter entrevistado um terrorista que planejava assassinar Jair Bolsonaro, Damares Alves, Ricardo Salles e um ministro do STF.

“O terrorista identifica-se como ‘Anhangá’. Por orientação do grupo (Sociedade Secreta Silvestre), o contato foi feito pela deep web, uma espécie de área clandestina da internet que, irrastreável, é utilizada como meio de comunicação por criminosos de várias modalidades.

Anhangá garante que o plano para matar Bolsonaro é real e começou a ser elaborado desde o instante em que o presidente foi eleito. Era para ter sido executado no dia da posse, mas o forte esquema de segurança montado pela polícia e pelo Exército acabou fazendo com que o grupo adiasse a ação.

‘Vistoriamos a área antes. Mas ainda estava imprevisível. Não tínhamos certeza de como funcionaria’, afirma o terrorista.”

Segundo a Veja, o inquérito do STF, aquele que resultou na censura à Crusoé, “também reuniu evidências de um plano real de ataque contra um ministro da Corte.

Os investigadores descobriram que um grupo havia monitorado durante algum tempo a rotina de um dos magistrados, cujo nome é mantido em sigilo, e de sua família, que mora em São Paulo. O objetivo era definir o melhor lugar para uma emboscada, e o local escolhido foi o Aeroporto de Congonhas.”

Puxa, quanta gente esse terrorista queria matar…

https://www.oantagonista.com/



Projeto busca fim da prisão especial para quem tem ensino superior

Foto: Geraldo Megela/Agência Senado
O fim da prisão especial para quem tem diploma de ensino superior é o objetivo de projeto que está sendo analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O PL 3945/2019, que altera o Código de Processo Penal (Decreto-lei 3.689, de 1941), terá decisão terminativa na comissão, ou seja, caso seja aprovado, o texto pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recuso para a análise em Plenário.

Atualmente, a lei prevê a prisão especial, em local separado dos presos comuns, em caso de prisão antes da condenação definitiva. Essa regra vale para pessoas com curso superior e também para governadores, prefeitos, parlamentares, oficiais militares e magistrados, entre outros.

Além de acabar com a prisão especial para os formados em faculdade, o texto também retira o benefício para cidadãos inscritos no “Livro de Mérito”, criado em 1939. O livro homenageia pessoas que tenham notoriamente cooperado para o enriquecimento do patrimônio material ou espiritual da Nação e merecido o testemunho público do seu reconhecimento.

Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), autor do projeto, essa regra reflete no tratamento jurídico-penal um sistema desenhado para fortalecer as desigualdades, em que os pobres ficam cada vez mais miseráveis e os ricos têm cada vez mais dinheiro. Para ele, boa parte da legislação penal e processual penal está voltada a criminalizar a parcela marginalizada da sociedade, o que não é justo.

“Conceder esse privilégio pelo simples fato de se ter um diploma de nível superior é dizer à maior parcela da população brasileira, constituída de analfabetos, pessoas que estudaram até o ensino fundamental ou até o nível médio, que são inferiores à camada privilegiada da sociedade que teve acesso ao ensino superior”, criticou o senador, que trabalhou como delegado durante 27 anos.

O senador disse entender que não existem razões de ordem técnica, jurídica ou científica que embasem a prisão especial nesses casos. Ele lembrou que a gravidade do crime não necessariamente tem a ver com o nível de escolaridade de uma pessoa.

“A título de exemplo, há pessoas com nível fundamental que cometem furtos (crimes praticados sem violência ou grave ameaça) e indivíduos com nível superior que cometem roubos cinematográficos (crimes praticados com violência ou grave ameaça). Há analfabetos que respondem por um soco (lesão corporal) e há PhDs [pessoas com doutorado acadêmico)]que respondem por mortes brutais (homicídios qualificados)”, argumentou.
(Fonte da Agência Senado)

Revalida terá duas edições por ano

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) passará a ter, pelo menos, duas edições por ano. E os profissionais terão a oportunidade de fazer a segunda fase do processo mais de uma vez. Os anúncios foram feitos hoje (19) pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo a pasta, as provas continuarão sendo realizadas como antes, em duas etapas. A primeira com uma prova objetiva e a segunda com prova prática, em uma estação clínica. A diferença, agora, é que o aluno que reprovar a segunda fase pode refazê-la por mais duas vezes em edições consecutivas. Até agora, o candidato precisava realizar todo o processo desde o início.

A previsão do MEC é que publicação da portaria para instituir o Novo Revalida e do edital ocorram ainda este ano.
Diploma

O Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil. O exame é feito tanto por estrangeiros formados em medicina fora do Brasil, quanto por brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

O conteúdo das duas provas abrange as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunitária. Na parte prática, uma banca examinadora avalia habilidade de comunicação, raciocínio clínico e tomada de decisões.
Universidade

Após passar nas duas etapas, o candidato precisará revalidar o diploma em uma universidade pública brasileira. A pasta explica que a revalidação pode precisar de uma complementação de grade curricular. Um profissional que se formou em Harvard, nos Estados Unidos, por exemplo, não estudou sobre dengue e demais doenças tropicais e, por isso, precisará complementar a formação.

A universidade é quem vai definir se há ou não a necessidade de complementação. Só depois desse processo o candidato pode ir a um conselho de medicina para requisitar o registro.

Outra mudança anunciada pelo MEC é a organizadora do processo. O Revalida, que estava sob a competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), passa a ser de responsabilidade da Secretaria de Educação Superior do MEC, com colaboração do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Revalida é considerado uma prova difícil. Ao todo, foram sete edições desde 2011, quando o exame foi criado, até 2017, com um total de 24.327 inscrições e aprovação de 6.544 candidatos para a segunda etapa do exame.

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Brasília
Unlabelled

Salvador: Rondesp Atlântico prende traficante em Brotas

Foto: Divulgação SSP
Robert Dias dos Santos, 18 anos, estava com 1.300 buchas de maconha traficando na região da Polêmica em Brotas. 
Robert Dias dos Santos, 18 anos, foi preso na noite desta quarta-feira (17), após policiais das Rondas Especiais (Rondesp/Atlântico) localizem o criminoso na região da Polêmica, no bairro de Brotas, traficando drogas. Com ele foram encontradas 1.300 buchas de maconha e um smartphone.

“Estávamos em rondas fazendo o policiamento ostensivo na região de Brotas quando ele avistou a viatura e saiu correndo. Estranhamos e fomos atrás quando na abordagem encontramos a quantidade de maconha em sua mochila”, contou o comandante da Rondesp Atlântico, major PM Edmundo Assemany Júnior. Robert Dias foi encaminhado para a Central de Flagrantes onde foi autuado.

Fonte: Ascom/Natália Verena

Uauá: Criminoso que se dizia policial é preso pela Cipe Caatinga

Foto: Divulgação SSP
João Victor Soares de Santana, 20 anos, ostentava armas e intimidava a população. 
João Victor Soares de Santana, 20 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (18), após uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Caatinga) receber informações sobre um criminoso que estava se apresentando como policial, ostentando armas, na localidade conhecida como Lagoa do João Ferreira, no município de Uauá no interior do estado.

Com ele foram encontrados uma espingarda calibre 32, uma cartucheira contendo quatro cartuchos e 13 estojos de metal, quatro cartuchos de fuzil, um simulacro de espingarda calibre 12, um simulacro de pistola G17 e uma capa de colete balístico.

“Recebemos a informação através do nosso canal de denúncias que João Victor estava intimidando a população ostentando armas e se dizendo policial. Ao chegarmos ele já inventou que era agente penitenciário”, contou o comandante da Cipe Caatinga, major Adriano Dias.

Segundo o delegado titular da Delegacia Territorial (DT) de Uauá, Barcos Aira Lourenço Galdino, o criminoso encontra-se custodiado na unidade. “Ele foi preso em flagrante por posse de arma e uso de documento falso e agora encontra-se a cargo da Justiça”, ressaltou o delegado. O material apreendido também foi apresentando na DT.

Fonte: Ascom/Natália Verena

Rui Barbosa: Casal de criminosos é localizado pela Cipe Chapada

                                                                                       Foto: Divulgação
Policiais deram voz de prisão a Lucinéia em frente a residência e ao entrarem na casa foram surpreendidos por disparos.
Lucinéia Lima da Silva, 38 anos, foi presa na tarde da última quarta-feira (17), pelas Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, na rua Antônio José Teixeira, bairro Folga, na cidade de Ruy Barbosa. Neinha, como era conhecida, estava foragida desde março deste ano.

Segundo o comandante da Cipe Chapada, tenente-coronel Ricardo Passos, a criminosa informou aos policiais que estava sozinha na residência. “Quando entramos na casa fomos surpreendidos por disparos de arma de fogo e reagimos”, disse. Ainda segundo o oficial, um homem identificado como Everton de Almeida dos Santos, o Maguila, companheiro de Neinha foi atingindo, socorrido, mas não resistiu.

Everton já era conhecido na cidade por tentar matar um morador a facadas e possuir vários mandados de prisão por tráfico de drogas, porte ilegal de armas e tentativa de homicídio. Com ajuda do cão farejador Luke foram apreendidos na residência um tablete pesando 952 gramas, 404 gramas embaladas e 18 trouxinhas de maconha, uma pedra grande de cocaína pesando 90 gramas e dois revólveres calibre 32, com cinco munições deflagradas e uma intacta. Todo material apreendido foi entregue a delegacia da cidade de Ruy Barbosa.

Fonte: Ascom / Flávia Vieira

Salvador: Graer captura criminoso que tentou fugir pelo mar

Divulgação: SSP
Um traficante foi capturado por equipe do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, na tarde desta quinta-feira (18), após se jogar no mar, na praia de Amaralina, quando tentava fugir de uma abordagem da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Nordeste de Amaralina).
Divulgação: SSP

Alex Silva de Jesus, 24 anos, e o comparsa Luis Nuno da Cunha Pereira, 48, circulavam na região do Largo das Baianas em atitude suspeita e, após perceberem a aproximação da polícia, tentaram fugir. Alex se jogou no mar e precisou ser resgatado pelo Graer. O criminoso foi retirado da água e entregue à 40ª CIPM.

De acordo com o major PM Valdino Sacramento, comandante da 40ª CIPM, um saco de maconha foi encontrado com a dupla. Os traficantes presos em flagrante foram encaminhados para a 28ª Delegacia Territorial (DT/Nordeste de Amaralina).

Fonte: Ascom: Marcia Santana

Una: Dois são presos e um apreendido durante operação conjunta

Foto: Divulgação/SSP
Duas pessoas foram capturadas e um adolescente apreendido durante operação Volantes do Sul realizada nesta quarta-feira (17), por unidades da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, 71ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Canavieiras) e a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (). A ação aconteceu nas zonas rural e urbana do município de Una.
Foto: Divulgaão/SSP
Carolaine Estevão dos Santos, Rogério Evangelista dos Santos, e um adolescente de 16 anos foram localizados em uma casa, onde também foram encontrados 25 papelotes de maconha. Carolaine já tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de entorpecentes.
Foto: Divulgaão/SSP
O comandante da Cipe Cacaueira, major PM Ricardo Silva, revelou que cães farejadores foram empregados na ação. “Nosso objetivo foi combater e prevenir crimes contra a vida, tráfico de drogas, investidas contra instituições financeiras e crimes contra o patrimônio”, contou.

A análise dos índices criminais locais vai indicar quais municípios da região receberão as próximas etapas da Volantes do Sul. “Será uma ação permanente e semanal”, concluiu o Silva.

Fonte: Ascom: Marcia Santana

Em Ilhéus, Rui participa da abertura do Festival Internacional do Chocolate

A abertura da 11ª edição do Chocolat Bahia - Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus, contou com a presença do governador Rui Costa na tarde desta quinta-feira (18). Realizado no Centro de Convenções do município, o festival tem a participação de 170 expositores e reúne 70 marcas de chocolate de origem.
Fotos: Manu Dias/GOVBA
"Cada vez que venho ao evento, eu fico mais entusiasmado e otimista. Ele representa o ressurgimento da economia do cacau. Estamos saindo daquela lógica de exportar o cacau in natura para agregar valor. É impressionante a qualidade e a diversidade de produtos. Também já temos garantida a presença do estado na feira do chocolate de Paris", afirmou Rui. 

Considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil, o festival segue até o próximo domingo (21). "A expectativa é de mais de 60 mil pessoas em quatro dias de evento. É um público de todo Brasil e do exterior. O primeiro dia já é um sucesso absoluto. Estamos felizes com o resultado alcançado e, principalmente, porque conseguimos agregar valor na produção de cacau e colocar essa região no patamar que ela sempre esteve: de referência mundial na produção de cacau, chocolate e turismo", explicou o organizador do Chocolat Bahia, Marco Lessa. 

O festival recebe apoio do Governo do Estado, por meio de diversas secretarias. Durante o evento, especialistas nacionais e internacionais discutem as tendências do setor no mundo. Palestras, workshops e cursos também fazem parte da programação. 

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Destaques