Ipiaú: Prefeita Maria prestigia rodada do Campeonato Regional de Futsal no Ginásio Municipalizado Clériston Andrade


A Prefeita Maria das Graças Mendonça, esteve na última semana, presente no Ginásio de Esportes Clériston Andrade, para prestigiar os clubes que estão participando do Campeonato Regional de Futsal Masculino. Também estiveram presentes, vereadores, secretários e diretores da administração municipal.

O evento é organizado pela Diretoria de Esportes do município, em parceria com a ADIV (Associação Desportiva Ipiaú de Veteranos) e tem o apoio total da prefeitura. Maria agradeceu a oportunidade, parabenizou os participantes, bem como os atletas visitantes e elogiou toda ação realizada pelo Diretor Givaldo Nascimento no esporte de Ipiaú. A gestora vem tratando de assuntos importantes para a classe, afim de propor um maior investimento. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)

Eleição municipal do PT em Salvador vai ter 2° turno

Foto: Divulgação
A disputa interna pelo comando do diretório municipal em Salvador terá 2° turno entre Ademário Costa (Avante) e o atual presidente, o ex-vereador Gilmar Santiago (Construindo um novo Brasil, Resistência Socialista e Democracia Socialista). Este site Política Livre já havia adiantado a polarização entre os dois candidatos. Dos 2.752 votos computados, o assessor do deputado federal Jorge Solla – que tem o apoio dos deputados estaduais Marcelino Galo e Jacó (candidato ao pleito estadual do partido) – ficou em 1° lugar, com 1.352 votos (49,1%). Em 2°, ficou Gilmar – que tem o apoio do senador Jaques Wagner e Éden Valadares (candidato à presidência estadual do PT) – com 977 votos (35,5%). Segundo a assessoria do partido, apenas uma urna falta para ser apurada e não alterará o resultado, portanto, o segundo turno deverá ser realizado no próximo dia 22.

Também computaram votos os candidatos: Danielle Ferreira (Esquerda Popular Socialista) com 231 (8,4%) ficou em 3° lugar. Em 4°, aparece Walter Takemoto (Articulação de Esquerda) com 102 (3,7%). E, por último, Edenice com 90 votos (3,3%).

No entanto, a tal urna extra para filiados sem zonal ainda não foi computada e, segundo assessoria de Ademário Costa, com esses votos, a eleição poderia acabar no primeiro turno. Por este motivo, o candidato da corrente Avante já afirmou que não reconhece o resultado divulgado.



Raiane Veríssimo e Guilherme Reis


Brasil registra 1 caso de agressão a mulher a cada 4 minutos, mostra levantamento

Foto: Divulgação
A vendedora de roupas Talita Oliveira, 29, se submeteu a sete cirurgias reconstrutoras nos dois últimos anos: duas na orelha esquerda e cinco no nariz. “E terei que fazer mais dez só no nariz”, diz. Em novembro de 2017, foi atacada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. Era manhã de domingo quando o agressor invadiu a casa da mãe de Talita, em Barueri (SP), onde ela estava. Tentou esganá-la, quebrar o seu pescoço e arrancou com os dentes uma orelha e o nariz da vendedora. Os dois filhos mais velhos da mulher, de 13 e 11 anos, viram tudo. “Vivi uma cena de filme de terror. Fiquei desfigurada. Dormi uma e acordei outra. Parecia um monstro”, diz ela. O Ministério da Saúde registra que, no Brasil, a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por ao menos um homem e sobrevive. No ano passado, foram registrados mais de 145 mil casos de violência —física, sexual, psicológica e de outros tipos— em que as vítimas sobreviveram.

A conclusão vem de dados inéditos do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), obtidos pela Folha via Lei de Acesso à Informação. A reportagem analisou 1,4 milhão de notificações recebidas de 2014 a 2018. Toda vez que uma mulher procura um serviço de saúde, e o agente identifica que ela foi vítima de violência, é obrigado a notificar o caso às secretarias de saúde (o mesmo ocorre para violências sexuais, independentemente do gênero, e violências contra crianças e idosos, entre outros casos). Essas informações compõem o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA/SVS/MS).

O número não inclui as mulheres assassinadas, já que elas não são objeto do mesmo tipo de notificação. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2017 houve 4.396 assassinatos de mulheres no país. Há também alto índice de subnotificação, mesmo com a obrigação legal do registro —o que significa que o número de agressões pode ser ainda mais alto. Nos últimos anos, houve aumento expressivo nos registros de violência física, psicológica e sexual, de acordo com a base de dados da pasta. A tendência de crescimento se manteve ano após ano. ​ Os registros de violência sexual, por exemplo, tiveram aumento de 53% no período. Nesse tipo de agressão, 7 em cada 10 vítimas são crianças e adolescentes (têm até 19 anos).

Estupros coletivos (cometidos por mais de um autor homem) contra mulheres foram 3.837 no ano passado. Quando se considera também os registros de outros perfis de vítimas, incluindo as do sexo masculino, o total chega a 4.716, uma média de 13 casos por dia. Não é claro se houve aumento no número de casos de violência contra a mulher ou se os casos passaram a ser mais notificados por causa de uma sensibilização maior da sociedade quanto à violência de gênero, diz a socióloga Wânia Pasinato. “Nos últimos anos, a gente começou a falar mais especificamente sobre o estupro coletivo, desde o caso de Castelo do Piauí [episódio de 2015 de grande repercussão, em que quatro jovens foram estupradas por cinco homens]”, observa. “Os dados estavam lá, mas eram invisíveis, mesmo quem pesquisa na área não dava atenção a isso. À medida que a gente dá mais publicidade, ele começa a ser mais denunciado e o registro entra mais na percepção dos profissionais.”

Folha de S.Paulo

Mandonismo de Lula atrapalhou planos de Wagner para a Presidência em 2018

Foto: Agência Senado
Ex-governador e senador Jaques Wagner tinha planos para 2018 que foram abortados pelo ex-presidente da cadeia
A explicação do senador Jaques Wagner (PT) para sua recusa em concorrer à presidência nacional do PT, dada, segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, ao ex-presidente Lula, é mais uma prova de que, apesar de estar na cadeia, o petista continua dando as cartas e definindo os passos e estratégias da sigla.
Wagner teria dito ao correligionário que não tinha vocação para ficar consultando “Posto Ipiranga”, numa alusão ao fato de que, mesmo assumido a presidência da agremiação, teria, para comandar a sigla, que recorrer constantemente a Lula, considerado por ele o verdadeiro líder e presidente do partido.
Não há dúvida, portanto, sobre quem manda no PT, mesmo que da prisão. E com mão de ferro! Em parte, devido ao estilo voluntarista e ao mandonismo do ex-presidente, pode-se atribuir o desfecho das eleições presidenciais passadas.
Lula, por exemplo, além de ter imposto a candidatura do correligionário Fernando Haddad à Presidência da República no PT, ainda escolheu o então deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) como seu adversário.
Ninguém se esquece de que, enquanto Geraldo Alckmin, do PSDB, fazia uma fraquíssima campanha em que buscava alvejar o tempo todo Bolsonaro, o PT lavava as mãos, como se o perigo de eleição do candidato do PSL não existisse.
O PT também poderia ter apoiado o então candidato Ciro Gomes (PDT), então mais bem posicionado nas pesquisas para derrotar o ex-capitão, mas Lula preferiu enrolar o pedetista com acenos neste sentido que nunca viraram realidade, deixando o candidato revoltado.
Antes, no entanto, o próprio ex-governador da Bahia surgiu com uma proposta que pareceria irrecusável para qualquer um que efetivamente se preocupasse com o país, não pensasse no quanto pior melhor nem em manter a hegemonia nas esquerdas a qualquer custo.
Wagner apresentou a Lula como solução o apoio à candidatura do empresário e filho do ex-vice-presidente José de Alencar, Josué Gomes, dono da Coteminas, à Presidência, numa chapa a qual ele próprio poderia integrar como candidato a vice.
Tentou convencer o ex-presidente diretamente e por meio de outros colegas de partido. Lula, no entanto, não aceitou a idéia, preferindo perder a eleição com Haddad. O resultado está aí.


Governo entrega Plano Plurianual Participativo 2020-2023 para análise da Alba

O projeto de lei com contribuições dos 27 Territórios de Identidade da Bahia no qual constam as diretrizes, objetivos e metas da administração para o próximo quadriênio, o Plano Plurianual Participativo (PPA) 2020-2023, foi entregue pelo secretário do planejamento do Estado, Walter Pinheiro, ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Nelson Leal, nesta segunda-feira (9). O documento agora segue para análise e discussão dos parlamentares antes da votação em plenário.
Fotos: Paula Fróes/GOVBA
De acordo com o secretário Walter Pinheiro, o PPA 2020-2023 está baseado na realidade dos territórios de identidade e em sintonia com a capacidade orçamentária do governo. “É um PPA ajustado a esse novo tempo, ousado e ao mesmo tempo realista. Todo mundo vai querer saber qual a grande obra que consta no PPA, mas ressalto que é um plano focado no desenvolvimento das pessoas. É sobre como o estado vai chegar na população com mais saúde, segurança, educação, com oportunidades de geração de renda e trabalho. É um plano para promover o nosso desenvolvimento nos locais em que a população vive. Essa foi a determinação que o governador nos deu, colocar a Bahia na ponta do desenvolvimento para atender a sua gente”, explicou o secretário.

Segundo o presidente da Alba, Nelson Leal, a análise do documento será iniciada na Comissão de Finanças e Orçamento e, após amplo debate, será levado à votação no plenário da Casa. “Nós implementamos uma dinâmica muito interessante nas comissões e priorizamos o debate porque entendemos ser a oportunidade que o parlamentar tem de aprofundar, no dia a dia, cada projeto de lei. Com isso, o projeto chega ao plenário com a participação de todos. A maioria dos projetos é votada por acordo. Isso reforça o nosso papel de ser uma Casa que respeita o contraditório e tem preocupação com o nosso estado”, destacou Leal.

Além da entrega do material em formato impresso, o secretário entregou o PPA em novo formato. Os deputados que participaram da reunião receberam um cartão com código QR-Code, que permite acesso à versão digital do documento. Walter Pinheiro sinalizou que a medida é adotada como forma de reduzir o consumo de papel, além de ajudar a minimizar o impacto ambiental com redução no número de impressões.

O PPA 2020-2023 conta com contribuições do Programa Governo Participativo que traz as diretrizes dos quatro anos do governo estadual.


Secom/GOVBA









....................................................................................................

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Governo britânico suspende parlamento

Reuters/Direitos Reservados
O parlamento britânico vai ficar suspenso a partir do final do debate de hoje (9), durante cinco semanas, até 14 de outubro de 2019, confirmou hoje um porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.
Na agenda parlamentar de hoje estão previstos debates sobre legislação para a Irlanda do Norte e uma proposta de eleições antecipadas feita pelo governo, mas que a oposição já disse que pretende inviabilizar.
A suspensão até 14 de outubro causou uma onda de indignação no Reino Unido quando foi anunciada no final de agosto, levando a oposição a qualificar a decisão como um "escândalo e uma ameaça à democracia" e uma manobra para forçar um `Brexit` sem acordo a 31 de outubro.
O governo britânico obteve autorização da rainha Elizabeth II com o objetivo de "apresentar uma nova agenda legislativa nacional ousada e ambiciosa para a renovação do país após o `Brexit`" em 14 de outubro, disse o primeiro-ministro, Boris Johnson.
Duas ações judiciais para bloquear a suspensão foram rejeitadas nas últimas semanas em tribunais de Edimburgo e Londres, sendo esperado que os recursos sejam analisados em 17 de setembro pela Suprema Corte, a última instância judicial britânica.
Um terceiro caso está em curso num tribunal de Belfast, tendo uma audiência sido agendada para 16 de setembro.
Por RTP (Rádio e Televisão de Portugal) Londres

Começa nesta semana pagamento de R$ 500 por conta do FGTS



José Cruz/Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal inicia nesta semana o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses serão feitos até 31 de março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários.

O valor será depositado automaticamente, na próxima sexta-feira (13), para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa.

Aqueles com data de aniversário em maio, junho, julho e agosto, recebem a partir do dia 27 de setembro de 2019. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro de 2019.

Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.

De acordo com a Caixa, o crédito automático só será realizado para quem abriu conta poupança até o dia 24 de julho de 2019.

O pagamento aos não correntistas da Caixa seguirá o seguinte cronograma:

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil

Unlabelled

Policiais fazem vistoria no caminhão-tanque, onde a maconha estava escondida - Divulgação PRF

Policiais fazem vistoria no caminhão-tanque, onde a maconha estava escondida - Divulgação PRF
A maior apreensão de maconha este ano, no Paraná, foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Céu Azul, na região oeste do estado, nesse domingo (8). Mais de 4,6 toneladas da erva estavam escondidas em um caminhão-tanque, abordado pelos policiais na BR-277.

O motorista, de 46 anos de idade, e o passageiro, de 21 anos, ambos de nacionalidade paraguaia, foram presos em flagrante e disseram que estavam levando a maconha para a cidade de Cascavel também no Paraná.


Policiais fazem vistoria no caminhão-tanque, onde a maconha estava escondida
Policiais fazem vistoria no caminhão-tanque, onde a maconha estava escondida - Divulgação PRFAté então, a
Até então, a maior apreensão no estado em 2019 havia sido feita em Alto Paraíso, no último dia 13 de junho, quando 1,8 tonelada foi descoberta, em um ônibus escolar.

Ao fazer uma verificação minuciosa do veículo, que informava transportar óleo vegetal, os policiais encontraram a maconha.


A maconha estava acondicionada em fardos
A maconha estava acondicionada em fardos - Divulgação PR
Para acessar o compartimento onde a droga estava escondida, os policiais tiveram a ajuda de uma equipe do Corpo de Bombeiros, pois foi preciso usar um equipamento para cortar as chapas de aço do tanque. A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
Por: Agência Brasil

Ibirataia: Jovem é detido pela Polícia Militar por posse de drogas.

Foto: Polícia Militar
Por volta das 09h 40min, desse domingo (08/09), a guarnição da 55ª CIPM/Ibirataia, em rondas pela cidade, ao trafegar na Av. Lourival Dias Lima, avistou um indivíduo em atitude suspeita numa bicicleta.

Ao ser abordado pela guarnição, foram encontradas, no bolso direito do casaco, 02 porções de substâncias análoga à maconha, 01 cédula de R$ 20,00 (vinte reais).

Em seguida, o indivíduo foi conduzido à delegacia de Ipiaú, Plantão Central.

Conduzido: Paulo Henrique Silva Rodrigues, 19 anos.

Material apreendido: Duas porções de erva verde semelhante à maconha em sacos plásticos separados; R$ 20,00 (vinte reais em espécie).

(Fonte: Ascom “55ª CIPM, Braço forte da lei e da ordem no Médio Rio das Contas”)

Destaques