Unlabelled

Comando da Paz recebe Rondesp à bala no Nordeste de Amaralina e um morre

Um patrulhamento tático das Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico, na manhã deste domingo (26/01), no complexo do Nordeste de Amaralina, terminou com arma, drogas e estojos de fuzis encontrados. Materiais estavam com integrantes de uma quadrilha envolvida com tráfico, homicídios, corrupção de menores e roubos, na região. De acordo com a fonte do Informe Baiano, os criminosos integravam o Comando da Paz (CP).
 
Os PMs passavam pela área do Areal, na localidade da Santa Cruz, quando perceberam um grupo armado. Os criminosos atiraram e, após confronto, um deles acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.

No local foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, 26 trouxas de maconha, 15 pinos com cocaína, 55 reais em espécie e, no chão, estojos de fuzil.
 
“As equipes continuam na localidade, atuando 24 horas, durante toda a semana. Informações sobre os traficantes que fugiram podem ser enviadas para os telefones 190 ou 3235-0000 (Disque Denúncia da SSP).

Show de Claudia Leitte marca abertura ao público de Centro de Convenções

Foto: Max Haack/ Secom PMS
O show de Claudia Leitte marcou a abertura ao público do Centro de Convenções de Salvador. O equipamento já havia sido inaugurado na última quinta-feira (23) com coquetel e show de Maria Bethânia só para convidados. Neste domingo (26), a programação foi aberta à população.

A artista subiu ao palco logo após o descerramento da placa inaugurativa. As atrações, no entanto, animavam o público desde cedo. Lore Improta e Tio Paulinho foram os responsáveis pela programação infantil na Arena Kids, das 10h às 14h.

“Esse é um dia muito especial para Salvador e para a Bahia, que sintetiza o sonho de nossa cidade, que vai impulsionar a economia e gerar emprego na veia. Entramos no roteiro dos principais eventos nacionais e internacionais, e queremos, no mínimo, retomar a posição que já tivemos de terceiro destino no turismo de negócios do Brasil. Mas acredito que possamos passar o Rio de Janeiro (RJ) e chegar ao segundo lugar”, disse o prefeito ACM Neto, durante a ocasião.

O Centro de Convenções de Salvador foi construído em 15 meses, com investimento de R$ 130 milhões. O equipamento tem capacidade de receber até 20 mil pessoas.
Bahia.ba

Carabina e pistolas retiradas de circulação em Camaçari

Foto: Divulgação SSP
Armas foram encontradas pela Rondesp RMS, na noite de sábado (25), depois de alerta do Cicom.
Informações passadas através do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), auxiliaram policiais das Rondas Especiais (Rondesp) Região Metropolitana de Salvador na retirada de quatro armas de fogo, sendo duas sem registro. A ação aconteceu, na noite de sábado (25). Dois suspeitos foram conduzidos.

O alerta da SSP informou aos PMs que disparos de arma de fogo tinham sido feitos por criminosos na rua Antônio Martins, município de Camaçari, na RMS.
Foto: Divulgação SSP
Armas foram encontradas pela Rondesp RMS, na noite de sábado (25), depois de alerta do Cicom.
“Rapidamente fomos verificar e, ao chegar no local, confirmamos a informação. Eles perceberam a nossa aproximação e correram por um terreno. Conseguimos capturar dois indivíduo do grupo e os outros escaparam”, contou o comandante da Rondesp RMS, major Fabrício de Oliveira Silva, lembrando que as buscas pelos suspeitos continuam. Duas carabinas calibres 40 e 44, uma pistola glock, modelo G25, e duas pistolas da marca Taurus foram apreendidas.

Todas as armas encontradas, juntamente com a dupla, foram encaminhadas para a 18a Delegacia Territorial (DT) de Camaçari.

Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues

13ª CIPM apreende 700 mil reais em comprimidos de ecstasy

Foto: Divulgação SSP
Carga da droga sintética seria comercializada durante o Carnaval de Salvador, entre outros eventos no mês de fevereiro.
A 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pituba) apreendeu, na noite de sábado (25), uma carga de ecstasy avaliada em 700 mil reais. Os 12.500 comprimidos da droga sintética, segundo informações preliminares, seriam comercializados no Carnaval de Salvador e em outros eventos do mês de fevereiro.

O flagrante foi iniciado na região do condomínio Parque Júlio César, no bairro da Pituba, em Salvador. Guarnições faziam patrulhamento de rotina quando decidiram abordar um veículo de luxo. Dentro dele, com dois homens, foram encontrados 10 comprimidos de ecstasy. Após conversa preliminar, eles assumiram que vendiam o entorpecente e ofereceram R$ 1,8 mil aos militares para não serem presos.

Depois de recusar a tentativa de suborno, os PMs descobriram que, em uma residência, no bairro da Federação, os traficantes guardavam quantidades maiores da droga. O material, contou a dupla, seria vendido para foliões de camarotes e blocos, no Carnaval de Salvador, além de outras festas privadas realizadas no mês de fevereiro.

Dentro do imóvel equipes da 13ª CIPM localizaram 12.500 comprimidos de ecstasy, meio quilo de maconha prensada, porções de cocaína, balança, uma máquina da Pag Seguro para vendas no débito ou crédito, dois relógios importados, celular, joias e um cartão bancário. O caso foi registrado na Central de Flagrantes. 
 
"Essa grande derrubada, como nos referimos às ocorrências com grandes apreensões de drogas, foi iniciada através de uma simples abordagem. Isso mostra a importância desta ação preventiva e a eficiência do treinamento aplicado para o militar identificar situações suspeitas. As guarnições estão de parabéns", enalteceu o comandante da 13ª CIPM, major Elbert Vinhático.

O oficial acrescentou ainda que as rondas foram ampliadas, na região, seguindo a determinação do Comando de Policiamento Regional (CPR) Atlântico. 
 
Fonte: Ascom / Alberto Maraux

Micro e pequenos empresários podem aderir ao Simples Nacional até dia 31

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Micro e pequenos empreendedores que foram excluídos do Simples Nacional têm até a próxima sexta-feira (31) para regularizar as pendências e aderir novamente ao modelo de tributação. Para retornar ao sistema, os empreendedores devem estar quites com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

O prazo também é válido para os empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Se o contribuinte tiver o pedido de reinclusão aprovado, a empresa será readmitida no regime com data retroativa a 1º de janeiro.

De acordo com a Agência Brasil, para empresas em início de atividade, o prazo para solicitação é de 30 dias, contados do último deferimento de inscrição municipal ou estadual, e desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Empresas abertas a partir de 1º de janeiro de 2020 têm o prazo de adesão fixado em 60 dias. Todo o processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Portal do Simples Nacional.

Simples agrega em uma só tarifa impostos federais, estaduais e previdenciários, o que reduz os custos tributários. O empresário pode realizar o pagamento à vista, abater parte da dívida com créditos tributários ou parcelar os débitos em até cinco anos, com pagamento de juros e multa.

Pesquisa descobre ilhas construídas por indígenas na Amazônia

Márcio Amaral/ Instituto Mamirauá
Arqueólogos do Instituto Mamirauá descobriram que há ilhas artificiais, também chamadas de “aterrados”, em áreas de várzea do Médio e Alto Solimões, no Estado do Amazonas. Essas ilhas foram construídas em períodos que antecederam a chegada de colonizadores portugueses e espanhóis à região.
Pesquisa descobre ilhas construídas por indígenas na Amazônia
Adicionar legenda

Mais de 20 ilhas foram identificadas. Elas medem entre um e três hectares e têm até sete metros de altura. As ilhas têm formato piramidal com a base maior. Na parte de cima, que fica na superfície inclusive na época de cheia, o material cerâmico utilizado no solo ajuda a estabilidade do terreno e as bordas têm forma de talude (rampa), que facilita acesso à água e à atividade de pesca.
 Conforme o Instituto Mamirauá “foram encontradas cerâmicas do estilo corrugado, caracterizado esteticamente pelas ‘rugas’, camadas modeladas nos vasos e peças. O estilo cerâmico, datado dos séculos 15 e 16, é comum a grupos tupis”. Além desse material, os pesquisadores identificaram “fragmentos de cerâmica do estilo Hachurada Zonada, tipo ainda mais antigo – acredita-se que por volta de mil a.C.”
A hipótese dos arqueólogos é que essas ilhas foram erguidas e utilizadas pelos omáguas, povo indígena antigo - ascendente dos atuais kambebas, etnia amazônida no Brasil e no Peru. Relatos de cronistas do século 16, que acompanharam expedições de colonizadores, registram a descrição de povos: “eles eram tantos que se arrojaram e moram em ilhas”, conforme documento histórico citado à Agência Brasil por Márcio Amaral, do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão do Patrimônio Cultural da Amazônia do Instituto Mamirauá.
O arqueólogo se impressiona com o volume de terra que os omáguas movimentaram para formar as ilhas artificiais. A terra foi retirada de locais cavados, que desde então formam depressões. “É um volume absurdo de terra que foi movimentada. Se essa movimentação de terra fosse mecanizada, seriam necessários vários tratores várias caçambas, várias pás-carregadeiras – uma estrutura monumental”, assinala.
Pesquisa descobre ilhas construídas por indígenas na Amazônia
Márcio Amaral/ Instituto Mamirauá
A estimativa é de que haja na região cerca de 250 ilhas artificiais. O número de ilhas e o volume de terra deslocado, levanta hipóteses entre os pesquisadores sobre o nível de conhecimento, a capacidade tecnológica, a densidade populacional e a organização social dos omáguas. “Certamente havia muitas pessoas e havia uma organização para essas pessoas construírem e movimentar terra. Tinha que saber onde colocar. Seguramente, havia [pessoas que cumpriam a função de] engenheiros. As ilhas são rampadas. Para aguentar a distribuição do peso fizeram com uma distribuição proporcional”, descreve Márcio Amaral.  As pesquisas feitas pelos arqueólogos do Instituto Mamirauá, com apoio do ICMBio, são desenvolvidas há cinco anos. Segundo eles, construções similares foram encontradas na Ilha do Marajó, no Pará, e em Llanos de Mojos, na Bolívia.
 Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil Brasília

Brasil declara estado de emergência para 47 cidades por chuvas

O executivo do estado brasileiro de Minas Gerais declarou hoje o estado de emergência para 47 cidades devido às chuvas que desde quinta-feira assolam o sudeste brasileiro e já provocaram 38 mortos e 17 desaparecidos.

As fortes chuvas provocaram o deslizamento de terras que são a principal causa de morte e desaparecimento de pessoas que ficam soterradas, refere a agência de notícias espanhola EFE, que alerta para a possibilidade de o número de vítimas continuar a aumentar.

Segundo a proteção civil local, as fortes chuvas obrigaram a que cerca de 9.600 pessoas abandonassem as suas casas situadas em zonas suscetíveis de ficarem enterradas ou submersas.

Desde universo de deslocados, quase duas mil pessoas foram entretanto realojadas em espaços improvisados, como escolas ou pavilhões desportivos.

Os temporais atingiram principalmente a cidade de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, e os municípios da região.
por Notícias Ao Minuto
Unlabelled

Eduardo Bolsonaro defende fabricantes para aumentar acesso a armas

@DR
DÉLI, ÍNDIA (FOLHAPRESS) - O deputado Eduardo Bolsonaro defendeu neste domingo (26) a entrada de fabricantes estrangeiros de armamentos no Brasil, para aumentar o acesso da população a armas."Eu não quero falir a Taurus, quero apenas abrir o mercado para que haja concorrência e isso aumente a qualidade e baixe o preço", disse Eduardo. "Isso vai permitir que a população tenha mais acesso a armas, hoje em dia esse mercado é elitista, por causa dos preços das armas", disse.

Eduardo faz parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro na visita oficial à Índia.

O deputado afirmou que irá se dedicar este ano à abertura do mercado brasileiro de armamentos. Hoje em dia, há poucas empresas fabricando armamento civil no Brasil, a estatal Imbel e a CBC-Taurus dominam o mercado. Eduardo afirmou que já teve videoconferências com a suíça-alemã SigSauer e a italiana Beretta, que querem se instalar no Brasil e fabricar no país.

De acordo com o deputado, o virtual monopólio da CBC-Taurus em armas de pequeno porte faz com que o preço de armamentos seja muito alto. Munição também, afirmou, é cinco vezes mais barata nos Estados Unidos.

Na segunda-feira, Eduardo participa do seminário conjunto de indústrias de Defesa da Índia e do Brasil que se realiza em Déli. Dez grandes empresas brasileiras de armas, munição, vigilância e aviação fazem parte da delegação do presidente Bolsonaro. O governo quer aumentar as vendas de armamentos para Índia.

Segundo Eduardo, também há expectativa de aumentar vendas de armamentos para o Oriente Médio, principalmente Arábia Saudita e Emirados Árabes.

No mercado interno, segundo o deputado, há muita burocracia que impede que indústrias bélicas estrangeiras se instalem, por causa do lobby para manter o virtual monopólio da Taurus.O deputado quer também desburocratizar o acesso de atiradores e colecionadores - grandes entusiastas do presidente Bolsonaro - a armas.

Indagado, ele afirma que o maior acesso da população a armas não irá aumentar a criminalidade no Brasil.

"O que mata não é a arma, é o ser humano", disse Eduardo. "Antes de 2003 (adoção doe estatuto do desarmamento), havia muito menos mortos que hoje, o estatuto impede a população de ter arma, passa recado para a bandidagem: fiquem tranquilos."

Ele também afirmou que a redução de 22% na queda no número de mortes violentas em 2019 decorre também de um efeito moral do governo Bolsonaro. "Quando um presidente se diz armamentista, diz que invasor de terra será recebido a bala e que pretende dar à população acesso a armas, isso tem impacto sobre a bandidagem."

Carteira de motorista poderá incluir tipo sanguíneo e opção por doação de órgãos Fonte: Agência Senado

Jefferson Rudy/Agência Senado/Rodrigo Cunha é o autor do projeto
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá passar a exibir o tipo sanguíneo e o fator RH do motorista, além da opção do titular pela doação de órgãos e tecidos. É o que prevê o PL 3.616/2019, que está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto está com o relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que apresentará seu parecer.

Atualmente a carteira de motorista tem como itens obrigatórios a fotografia, a identificação e o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), autor do projeto, incluir as informações sobre tipo sanguíneo pode facilitar o atendimento de urgência ou emergência em casos de acidentes graves ou outras situações que demandem transfusão urgente de sangue.

“Em algumas situações clínicas graves, o retardamento do início da transfusão de sangue pode colocar em risco a vida do paciente, de modo que a transfusão pode ter que ser realizada antes mesmo da realização dos testes pré-transfusionais”, lembra o parlamentar.

No caso da informação sobre o dono da CNH ser ou não doador de órgãos e tecidos, o senador reconhece que é um tema sensível para muitas pessoas. Por essa razão, o texto traz uma ressalva para permitir ao titular a opção de não inserir esse tipo de informação. Ainda assim, segundo Rodrigo Cunha, a possibilidade de colocar essa informação no documento já é um motivo para que as pessoas reflitam sobre o tema.

“Esse registro pode ser de grande auxílio para a família na difícil hora de decidir a respeito da doação dos órgãos do parente falecido. Como resultado, a medida pode promover um aumento no número de famílias que dizem sim à doação de órgãos, outra importante forma de salvar vidas”, explica.

A decisão da comissão é terminativa. Isso significa que, se o texto for aprovado, poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para a análise do Plenário do Senado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Especializada localiza foragido e apreende drogas no interior

Foto: Divulgação SSP
Criminoso utilizava casa como esconderijo e ponto de venda de entorpecentes.
Procurado por diversos delitos, um criminoso foi localizado por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Nordeste, em uma casa que utilizava como esconderijo e ponto de venda de drogas, no início da tarde de sexta-feira (24), no município de Euclides da Cunha. Na ação, um revólver e trouxas de maconha foram encontrados.

Em apoio ao 5° Batalhão a Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha), as buscas foram iniciadas a partir de uma denúncia anônima de tráfico de drogas no povoado de Araçás, zona rural daquele município.

“Cercamos o local informado e assim que ele percebeu a nossa aproximação, nos recebeu à tiros. Após o confronto, notamos que ele estava ferido e logo o socorremos para o Hospital Municipal Português, em Euclides da Cunha, mas ele não resistiu”, contou o comandante da Cipe Nordeste, major Wellington Morais.

Com o criminoso, que, de acordo com o plantonista da Delegacia Territorial (DT) de Euclides da Cunha, delegado Inaldo da Silva Santana, possuía mandado de prisão por violência doméstica e “diversas passagens pela polícia por outros crimes”, foi encontrado um revólver calibre 32, munições e seis trouxinhas de maconha. Todo material foi encaminhado para a unidade policial daquela cidade.

Em uma outra ação, durante a noite da sexta, equipes da especializada foram informadas sobre dois suspeitos vendendo drogas em uma localidade no povoado de Onça, município de Conceição do Coité.

A dupla estava numa moto e acabou rendida pelos PMs. Após abordagem, encontraram com eles quatro tabletes de maconha, 10 trouxinhas da erva, uma motocicleta modelo CG Titan 125, de cor preta, e R$ 133.

A dupla foi encaminhada para a Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, juntamente com o material apreendido, para os procedimentos de polícia judiciária.

Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues

Exército chavista recicla veículos blindados do Brasil

Foto: Tasso Marcelo/Agência Estado/Tanque Urutu do Exército brasileiro
Os fuzileiros navais da Venezuela, uma tropa de elite inspirada nos marines americanos, estão voltando a operar blindados EE-11 Urutu, brasileiros, modernizados. De acordo com o Ministério da Defesa, os veículos de transporte de pessoal serão entregues em lotes até 2021. São mantidos na base da Infantaria da Marinha de Puerto Cabello, no litoral caribenho.

Alguns esquadrões, provavelmente dois deles, devem ser deslocados para exercícios de pré-posicionamento na região próxima das fronteiras com Colômbia e Brasil, corredores de fuga por onde entram nos dois países centenas de refugiados todos os dias. O projeto de revitalização da frota de 37 unidades começou há cerca de quatro anos. Avançou lentamente por causa da irregularidade na liberação de recursos até ser incluído no plano de reequipamento das Forças Armadas, lançado pelo presidente Nicolás Maduro em julho de 2018.

O programa vai custar US$ 25 milhões, segundo o site Army Recognition. O EE-11 Urutu venezuelano, rebatizado VE, foi selecionado em 1983 e contratado um ano depois pelo então presidente Jaime Lusinchi. A encomenda original, de 60 blindados, foi reduzida para 40 e acabou em 38 exemplares. Um foi perdido durante exercício. O EE-11, desenvolvido e fabricado pela Engesa-Engenheiros Especializados, foi exportado para 15 países. O grupo encerrou suas atividades em 1993.

A revitalização está sendo feita por um pequeno consórcio de empresas locais e fornecedores internacionais sob a supervisão de técnicos e engenheiros da Armada Nacional. Nenhuma organização do Brasil participa do contrato.

É um processo longo que implica a recuperação de motores e componentes mecânicos. Os conjuntos óticos analógicos estão sendo substituídos por sistemas digitais avançados, com capacidade de visão noturna. Foram incorporados acessórios eletrônicos de definição de rotas, localização por satélite e comunicações protegidas.

O Urutu é anfíbio. O armamento original padrão de bordo é uma metralhadora 12.7 mm acoplada a uma pequena escotilha superior. Na nova versão, ao menos dois esquadrões receberam um canhão Oerlikon de 20mm. Os fuzileiros bolivarianos são 5,5 mil. Bem treinados e equipados não tiveram os recursos orçamentários comprometidos pela crise econômica que atinge o país – em 2019 a inflação venezuelana chegou a 200.000%. Para um oficial do Brasil, ex-integrante do Comando Militar da Amazônia, atualmente nos quadros da reserva, “a preocupação (da Venezuela) é com a manutenção da presença e da vigilância na faixa de selva das fronteiras; por lá não tem sentido o emprego de outros tipos de viatura que não sejam as blindadas sobre rodas, leves e rápidas”.

Veterano de guerra

O Exército brasileiro tem 223 EE-11 Urutu e mantém um protocolo de recuperação da frota. Gradualmente, os EE-11 estão sendo substituídos pelo Guarani, de 14 toneladas, mais moderno, fornecido pela divisão militar da Iveco Veículo de Defesa, de Sete Lagoas (MG). Criado em cooperação com o Exército, projeto contempla 17 diferentes configurações. A encomenda formalizada é de pouco mais de 2 mil blindados.

O anfíbio da Engesa é um veterano de guerra. Esteve com as forças do Iraque no conflito de oito anos contra o Irã, e mais uma vez com a tropa de Saddam Hussein na invasão do Kuwait. Na rebelião da Líbia, em 2011, e de novo em 2018, na repressão às manifestações armadas dos grupos radicais islâmicos contrários ao governo provisório de Trípoli. Passou por modificações – ganhou uma torre blindada e uma pá dianteira para remover barricadas – antes de ser levado pelo batalhão brasileiro para a missão de estabilização do Haiti.

No continente, é utilizado pelo Exército da Colômbia no combate às duas frentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que não aderiram ao acordo de paz de 2016 e ao Exército de Libertação Nacional (ELN) – o movimento que rejeita o pacto.

O caso colombiano é emblemático. Os assessores militares enviados ao país pelos Estados Unidos a partir do ano 2000 nos termos do Plano Colômbia, de combate ao tráfico e à guerrilha, indicaram a necessidade da criação de um efetivo conjunto de forças terrestres e da aeronáutica, com capacidade de atuação rápida.

A arquitetura final do grupo acabou usando três produtos brasileiros: o EE-11 Urutu, o EE-9 Cascavel – armado com canhão de 90mm –, e o Super Tucano, turboélice de ataque leve, da Embraer. Os veículos, ambos da Engesa, usam a mesma plataforma e a mesma suspensão. Os dois têm bom desempenho em terrenos irregulares. Estadão Conteúdo

Em post, Major Denice diz que “elegeu” Rui Costa “como seu” e o chama de “líder”

Foto: Reprodução Rede Social/Major Denice Santiago, a bola da vez no PT para a sucessão municipal
Escolhida pelo senador Jaques Wagner e o governador Rui Costa (PT) para candidata a prefeita de Salvador – embora sem qualquer oficialização até agora – depois da malograda articulação em favor do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, para concorrer à sucessão de ACM Neto (DEM) no próprio PT, a major Denice Santiago fez uma declaração de amor político ao gestor petista em suas redes sociais por ocasião da passagem de seu aniversário, no último dia 18. “Eu nunca tinha chegado perto o bastante, apenas via o homem público, o político… E ai Deus me deu a oportunidade de chegar mais perto (ainda que saiba que de perto ninguém é normal…) e pude ouvir histórias, vidas… agradeci e o elegi como meu. Parabéns meu líder! Um dia (mais um) de bençãos! Feliz aniversário @ruicostaoficial”, afirma ela.
Por: Política Livre

Bolsonaro orientou Regina Duarte a não liberar verba para projetos LGBTQIA+

Foto: Reprodução / Instagram
Em sua primeira reunião com a atriz Regina Duarte, convidada para assumir a Secretaria de Cultura, o presidente Jair Bolsonaro orientou que Regina não liberasse um centavo sequer para projetos ligados a bandeiras de esquerda.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Bolsonaro exigiu ainda que o mesmo acontecesse com as pautas relacionados a temáticas LGBTQIA+ e de diversidade.

Em 2019, Bolsonaro vetou um comercial do Banco do Brasil afirmando que “a linha publicitária do banco havia mudado” e que era necessário “respeito à família”. O comercial vetado, que ficou cerca de 15 dias no ar, tinha presença de muitos atores com tatuagens e cabelos coloridos, além de uma personagem transexual. Na época, o banco alegou a “falta de diversidade de perfis de jovens brasileiros”.

Defesa Civil confirma 30 mortes na Grande BH por causa das chuvas

Foto: Reprodução/TV Brasil
O número de mortes em razão das chuvas em Minas Gerais subiu para 30. O número foi atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no início da noite deste sábado (25). Além dos óbitos, há 17 pessoas desaparecidas, 620 desalojados e 911 desabrigados 911, além de sete feridos.

De acordo com a Defesa Civil, há risco grande de deslizamento em nove cidades da região metropolitana de Belo Horizonte: Sabará, Rio Acima, Brumadinho, Contagem, Nova Lima, Betim, Ribeirão das Neves e Ibirité, além da própria capital. Em Belo Horizonte, somente ontem (24) foram registradas 72 ocorrências desse tipo.

Entre a quinta e a sexta-feira, o volume foi o maior registrado desde que teve início o monitoramento, no ano de 1910.

A previsão é que a intensidade das chuvas reduza-se a partir deste domingo (26).

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar continuam trabalhando no atendimento de ocorrências tanto de risco geológico (como deslizamentos e soterramentos) quanto de risco hidrológico (como alagamentos e inundações).

Situação de Emergência

O governo federal decretou, de forma sumária, situação de emergência em Belo Horizonte e Contagem, Minas Gerais, e também em quatro cidades capixabas..

Equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional atua em apoio aos trabalhos de resposta às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Belo Horizonte e o Espírito Santo. Profissionais da Defesa Civil Nacional estão em ambas as localidades para auxiliar na mitigação dos danos humanos e materiais causados pelos desastres.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, elevou o status de operação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para alerta máximo.

Neste sábado (25), o governo realizou reunião com representantes de diversos órgãos para traçar um plano de ação nos municípios mais afetados pelas chuvas.

Destaques