Onyx defende volta gradual da atividade econômica após a Páscoa

© Marcos Corrêa/PR
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, defendeu uma volta gradual da atividade econômica no Brasil após o próximo domingo (12). Para ele, um retorno “responsável” das pessoas ao trabalho a partir dos próximos dias dará condições do Brasil retomar o crescimento.

“Eu acredito que se nós retornarmos após o feriado da Páscoa de maneira gradual, responsável, à atividade econômica, vamos sofrer um baque este ano, sem dúvida, mas vamos ter, sim, a condição de poder retomar a atividade econômica e fazer o Brasil continuar crescendo”, disse o ministro, durante uma live promovida pelo Grupo Voto, uma empresa de comunicação política e institucional, na tarde de hoje (9).

Atualmente, cada governador tem determinado uma forma de isolamento social em seu estado para diminuir a circulação de pessoas e, com isso, as chances de propagação do novo coronavírus. O comércio de produtos não essenciais, além de bares e restaurantes estão fechados em várias cidades.

Onyx acredita que o Brasil se recuperará rápido da crise econômica gerada pela pandemia do covid-19. Ele entende que as demandas dos outros países aos produtos que o Brasil exporta são peça chave nesse processo. “A nossa base é minerais e commodities agrícolas e vai ter uma super demanda. O Brasil deve, no segundo semestre, recuperar um perfil de crescimento muito positivo”.

Ele ponderou, no entanto, que o Brasil também dependerá da recuperação econômica dos seus compradores que, assim como grande parte do mundo, está mergulhado na mesma crise. “Nossos compradores de commodities agrícolas precisam também retomar o seu desenvolvimento e isso está ligado à demanda que eles vão ter para fornecer para outros países. Esse processo não tem como prever. A gente tem que ir trabalhando para dar condição para o Brasil responder”.

O ministro ainda estimou que a duração da epidemia seja de 12 a 14 semanas, com base, segundo ele, na duração da maior parte das epidemias ocorridas no mundo no século 20.

Durante a live, ele ainda destacou o pagamento do auxílio emergencial, que teve início hoje. Ele citou o pagamento feito hoje a pouco mais de 2 milhões de pessoas. Segundo o ministro, a expectativa é que o auxílio atenda de 30 a 35 milhões de pessoas.
Com informação: Agência Brasil

Diálogo mostra Osmar Terra oferecendo ajuda a Onyx para trocar Mandetta

© Marcos Corrêa/PR
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Defensor da flexibilização do isolamento social, o ex-ministro e deputado Osmar Terra (MDB-RS) ofereceu ajuda ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para trocar o titular da Saúde, Henrique Mandetta, de quem diverge sobre as medidas de combate ao novo coronavírus.

"Eu ajudo, Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser", afirmou Terra em conversa ouvida e divulgada pela CNN Brasil nesta quinta-feira (9).

O vazamento ocorre em um momento de desgaste de Mandetta com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles divergem sobre o protocolo de isolamento para evitar aumento da dispersão do vírus e sobre o uso de medicamentos no tratamento da Covid-19.

O novo impasse fez com que uma entrevista coletiva marcada para a tarde desta quinta-feira fosse cancelada. Houve um entendimento de que a divulgação da conversa entre Onyx e Terra poderia dominar a entrevista, ofuscando os anúncios que seriam feitos pelos ministros.

Além de Mandetta, estava prevista a participação dos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

À Folha de S.Paulo o ministro da Saúde evitou comentar a conversa.

"Eu só trabalho, trabalho, trabalho", afirmou, dizendo não ter visto a notícia sobre a conversa e perguntando do que se tratava.

Em seguida, ao ser informado de que o diálogo era de críticas a ele, apenas disse: "Deixa eles".

Embora tenha sido um dos responsáveis pela indicação de Mandetta para o governo, já que ambos são do DEM, Onyx disse nesta quinta que "cortaria a cabeça" do ministro se estivesse na cadeira presencial.

No diálogo, o titular da Cidadania faz uma menção à reunião ministerial ocorrida na segunda (6), quando a demissão de Mandetta foi cogitada pelo presidente.

"Se eu estivesse na cadeira [do Bolsonaro]... O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele", diz um trecho da conversa publicada pela emissora.

No diálogo, Terra, que está de olho na cadeira de Mandetta, defende mudança da política de distanciamento social defendida pelo ministro da Saúde.

Em outro trecho da conversa, Terra diz que Mandetta deveria se adequar ao discurso de Bolsonaro. Em seguida, afirma que, em caso de troca, não precisa ser ele o ministro.

Após o cancelamento da coletiva, o presidente recebeu o ministro da Saúde em seu gabinete. O compromisso não estava previsto inicialmente e foi acrescentado na agenda no início da noite. O assunto do encontro não foi divulgado.

Logo depois, Bolsonaro mencionou brevemente o vazamento do diálogo no início de sua live semanal pelas redes sociais, afirmando que não comentaria o caso.

"Quem está esperando eu falar do Mandetta, Osmar Terra e Onyx pode passar para outra live. Não vai ter este assunto hoje aqui", disse.

Procurada, a assessoria de Terra informou que o deputado não comentaria por tratar-se de uma conversa privada.

Na tarde desta quinta-feira, em meio à crise ministerial, o presidente foi a uma padaria em Brasília. Acompanhado de Tarcísio e de um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o presidente comeu um sonho e cumprimentou clientes do local.

O entendimento de auxiliares de Bolsonaro é de que o vazamento foi arquitetado por Terra para manter a fritura de Mandetta. Eles dizem acreditar, porém, que Onyx não sabia que a conversa estava sendo acompanhada por um jornalista.

Apesar da insistência da ala ideológica em manter a tensão, as áreas militar e técnica afirmam que a situação se acalmou e o incêndio hoje está resumido a brasas.

Técnicos do Ministério da Saúde comentaram, em tom de brincadeira, que, quando o sol parecia aparecer, outra nuvem carregada se aproximou. Um ministro reagiu dizendo que era possível soprar esta nuvem para longe.

O vazamento do áudio gerou revolta na bancada de deputados do DEM, que se mobilizaram nos últimos dias para defender a permanência de Mandetta no cargo.

Na avaliação de parlamentares, o ato de Onyx foi uma traição. Houve entre os deputados quem defendesse que o partido adotasse algum tipo de sanção contra o ministro da Cidadania.

O líder da bancada do partido na Câmara, Efraim Filho (PB), disse que o episódio gera um "ruído péssimo", mas, numa sinalização contra eventuais punições, disse que os deputados do DEM vão "olhar para frente".

"É um episódio que impacta na bancada, gera um ruído péssimo, já que todos tínhamos nos mobilizado para dar suporte ao Mandetta na crise da pandemia. E assim continuaremos. Se trata um diálogo pessoal que não nos cabe avaliar a conduta de cada um. A bancada vai olhar pra frente e focar no trabalho para salvar vidas e empregos", disse.
Unlabelled

NOTA DE ESCLARECIMENTO COVID IPIAÚ/BA N.07/2020


A Prefeitura Municipal de Ipiaú/BA, através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no dia 09 de abril de 2020, obtivemos resultados de 06 casos positivos para COVID-19. Todos casos notificados pelo Hospital Geral de Ipiaú, sendo trabalhadores de saúde. Os casos em questão estão já afastados desde data de notificação e sendo monitorados pela equipe do DISQUE COVID, temos dentre este 01(um) paciente em internamento hospitalar, de maior complexidade clínica. Dessa forma, até data de hoje (09.04.2020) temos total 41 casos registrados como suspeitos para COVID-19, sendo 11 casos confirmados, 12 casos descartados ,18 casos em investigação e 48 encontram-se em quarentena, sendo monitorados diariamente. No entanto, destacamos que os casos suspeitos para COVID-19 notificados pelo Hospital Geral de Ipiaú referem-se não apenas aos domiciliados em Ipiaú, como também de municípios de toda região atendida na referida unidade hospitalar. Reforçamos a necessidade do distanciamento social e higiene adequada das mãos, e uso de máscaras artesanais ao sair de casa, em atendimento ao Decreto nº.5.612/2020. Lembramos que disponibilizamos o Serviço do DISQUE COVID IPIAÚ através dos seguintes contatos: (73) 99160-2376, (73) 98144-8055, (73) 98231-1014, diariamente, das 08:00 às 17:00 horas, para recebimento de orientações pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Todos nós temos responsabilidade social para ajudar no combate ao Coronavírus. Dessa forma, salientamos que todas as medidas e esforços tem sido empreendido por parte desta secretaria para evitar a propagação do vírus no município de Ipiaú.
 Ipiaú/BA, 09 de abril de 2020. 


Unlabelled

Boletim Informativo Coronavírus Secretaria Municipal de Saúde - Ipiau/BA 09/04/2020


Unlabelled

Covid-19: Aumento exponencial de casos gera alerta para região entre Ilhéus e Ipiaú

JadeCoelho/Bahia noticias
A região entre os municípios de Ilhéus e Ipiaú preocupa a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A pasta notou "aumento exponencial" do número de casos de infecção pelo novo coronavírus. O alerta foi feito pelo secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (9).

“Atenção população de Ipiaú até Ilhéus, região que nesse momento, quinta-feira santa, registra aumento exponencial de casos: é preciso que as pessoas fiquem em casa”, disse o titular da Saúde. “É preciso que pessoas fiquem em casa, não abram comércio, não vão para feira, e usem máscara para sair de casa, procurem se preservar”, recomendou Vilas-Boas. 

Por: Bahia noticias
Unlabelled

Rui Costa anuncia aplicativo para monitorar Coronavírus

Foto: Camila Souza/GOVBA
O governador Rui Costa utilizou as redes sociais para anunciar, na manhã desta quinta-feira (9), o aplicativo “Monitora”, que possibilitará o registro de informações de pessoas com suspeita da Covid-19, viabilizando o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. O app já está disponível gratuitamente na plataforma android, sendo, posteriormente, disponibilizado para iOS. Para localizá-lo, é preciso fazer a busca digitando “monitoracorona”, com as duas palavras juntas, e fazer a seleção do aplicativo “Monitora Covid-19”, de cor azul, de autoria do “Governo da Bahia”, ou acessar diretamente este link: https://bit.ly/2UYHR9L.
Foto: Camila Souza/GOVBA
Na live, transmitida em seus perfis oficiais no Facebook e Instagram, Rui pediu que todos baixem a ferramenta e ressaltou a importância de permitir que o aplicativo tenha acesso à localização dos usuários. “Vamos monitorar, em toda a Bahia e os outros estados do Nordeste vão fazer o mesmo, onde estão os casos suspeitos e quem apresenta sintomas. Além disso, vamos tirar as dúvidas das pessoas sobre a doença e as medidas tomadas pelo governo para combater o novo coronavírus. Nós queremos georeferenciar os casos na Bahia e em Salvador. Saber em que bairro ou em que cidade estão aparecendo mais casos, de modo a ter uma demonstração visual da realidade da doença em todo o território estadual”, explicou o governador.

Por meio do aplicativo, desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Saúde (Sesab), em parceria com a FESF-SUS, o internauta poderá acessar informação, segura e de qualidade, e ter o acompanhamento do seu estado de saúde. Além disso, serão solicitadas informações sobre a sua saúde e, caso seja identificado o risco, um médico entrará em contato em até 24 horas, pelo celular, orientando as medidas para o autocuidado, que devem ser adotadas no próprio domicílio, evitando que o paciente se dirija a uma unidade de saúde e se exponha sem que haja a real necessidade. Caso seja indicado, o médico informará qual o serviço de referência mais próximo.

O app foi programado para dar orientações e cuidados imediatos. O cidadão passará a ser monitorado em casa pelo aplicativo. O acesso à tecnologia é realizado por meio de um cadastro simples (nome, CPF, nome da mãe e número do cartão SUS). O App possibilitará, também, acesso rápido a informações sobre a Covid-19, orientações sobre o isolamento social, serviços de saúde próximos e o acompanhamento do estado de saúde do paciente, além de um “converse conosco”.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, que é médica por formação, destaca a importância de serviços como o aplicativo. “Com o Monitora, avançamos na missão de atender o cidadão dentro da sua própria casa. Assim também é o Tele Coronavírus, que lançamos para atender qualquer pessoa que tenha dúvida sobre a Covid-19, gratuitamente, pelo número 155. Essas são ações preventivas que auxiliam a população no diagnóstico, indicando quais medidas tomar na hipótese do aparecimento de sintomas da doença”.

De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, o Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente para proteger o bem mais precioso do cidadão, que é a vida. “Além da ampliação do número de leitos, aumentando a capacidade da nossa rede, da aquisição de equipamentos essenciais para o trabalho dos profissionais de saúde e de tantas outras ações, o Governo se preocupa em atender o cidadão de forma a evitar aglomerações. O ‘Monitora’ coloca o cidadão em contato direto com um profissional, o qual vai indicar se é necessário, naquele momento, procurar uma unidade de saúde”, ressalta.

Desenvolvedora do aplicativo através da FESF-tech, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) é parte primordial nesse processo de auxílio ao cidadão. “A FESF é uma instituição, criada pelo SUS e para o SUS da Bahia, que tem como missão institucional produzir soluções inovadoras, que promovam qualidade e eficiência para o sistema da saúde. Ações como esta aproximam a FESF do cumprimento de seu papel social”, destacou o secretário executivo, José Santana.

Monitora

A tecnologia do app está articulada ao Registro Eletrônico de Saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permitirá visualizar o tempo de quarentena que cada paciente está seguindo, dentre outras informações que servirão de base para tomada de decisões em saúde pública e de atendimento.

Unlabelled

Líder de grupo estava com submetralhadora

Foto: Divulgação SSP
Criminoso iria para a casa da sua esposa quando foi reconhecido por policiais da Rondesp Atlântico.
Um dos líderes do tráfico de drogas na Boca do Rio, em Salvador, foi flagrado por equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico, na manhã desta quarta-feira (8), com uma submetralhadora escondida em uma mochila, enquanto seguia para a casa de sua companheira, no bairro de Nova Brasília. Drogas e materiais utilizados no tráfico também foram localizados com o criminoso.

Segundo contou o comandante da Rondesp Atlântico, major Edmundo Assemany Júnior, guarnições estavam patrulhando na Rua Mandacaru, localidade entre os bairros de Nova Brasília e Itapuã, quando reconheceram o criminoso. “Ele já havia sido preso por nossa unidade há um tempo e isso facilitou a identificação. Na abordagem, encontramos em sua mochila os materiais”, disse o oficial, lembrando que “o criminoso não ofereceu resistência na hora da prisão”.

Uma submetralhadora calibre 9mm, carregador, 10 munições, 100 gramas de pasta base de cocaína, R$ 300 em espécie, uma balança e um smartphone foram apreendidos. Acompanhado dos materiais encontrados, o traficante foi encaminhado para a Central de Flagrantes, na região do Shopping da Bahia.

Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues
Unlabelled

Quarteto preso em menos de 12h na cidade de Feira

Foto: Divulgação SSP
Quatro criminosos foram presos e um menor apreendido em menos de 12 horas durante ações distintas realizadas por equipes da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) Feira de Santana. Sete celulares, armas de fogo e drogas foram apreendidos e dois veículos recuperados no período.

Um alerta enviado pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na terça-feira (7), indicou que dois criminosos tinham acabado de roubar duas motocicletas modelos Titan e Bros, placas PKD 9072 e OUZ 3867, respectivamente, em uma localidade no bairro do Papagaio.

“Em poucos minutos após o chamado, conseguimos localizar a dupla com sete celulares e os dois veículos roubados. Um deles ainda estava com um revólver calibre 38”, informou o comandante da 66ª CIPM, major Fernando Cardoso. Lembrou ainda que a dupla e os materiais foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Feira de Santana.

Por volta das 11 horas desta quarta-feira (8), uma operação visando a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), prendeu dois suspeitos de homicídio e apreendeu um adolescente, após denúncias anônimas informando sobre tráfico de drogas, no bairro George Américo.

Com o apoio da Base Comunitária de Segurança (BCS) instalada naquele bairro e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da unidade, os suspeitos foram identificados através das características apontadas na denúncia.

Após abordagem, foram encontrados com os criminosos e com o menor infrator um revólver calibre 38 e 37 pedras de crack. O trio também foi encaminhado para a Central de Flagrantes, no bairro Sobradinho.

“A prisão da dupla nos auxiliará na investigação de dois homicídios distintos que aconteceram no domingo (5), no mesmo bairro em que ocorreram as prisões. Estamos trabalhando para saber se há ou não a participação deles no crime”, contou o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) de Feira, delegado Rodolfo Faro.

Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues

Polícias Civil e Federal apreendem mais de R$ 4 mil em notas falsas

Foto: Divulgação PC
Uma ação conjunta das polícias Civil e Federal resultou na apreensão de R$ 4,540 mil em notas falsas, na quarta-feira (8), em Irecê. Um homem de 22 anos foi preso em flagrante com a quantia em dinheiro.

O suspeito, que já vinha sendo investigado pela Delegacia Territorial (DT), daquela cidade, foi flagrado em uma agência dos Correios, no momento em que retirava uma encomenda contendo R$ 4 mil em notas falsas.

A outra parte do dinheiro estava escondida dentro de um veículo usado pelo homem, que vai responder pelo crime de moeda falsa. As notas apreendidas foram encaminhadas para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

De acordo com o titular da DT/Irecê, delegado Ernandes Reis Santos, o suspeito já havia praticado o mesmo crime, distribuindo as notas falsas em povoados daquele município e nas cidades de João Dourado e Lapão.

"Ele está à disposição da Justiça e se condenado, poderá cumprir pena de três a 12 anos de reclusão", ressaltou o delegado, acrescentando que policiais da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Irecê, deram apoio na prisão.

Fonte: Ascom PC

Auxílio emergencial foi pago hoje para 2,5 milhões de pessoas

@Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam hoje (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600. Na terça-feira (14), será feito o pagamento da primeira parcela para mais 3,5 milhões de pessoas, informou o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, em transmissão ao vivo para anunciar novas medidas relacionadas ao crédito imobiliário

Dos 2,5 milhões com o crédito na conta hoje, 2 milhões receberam os recursos na Caixa e cerca de 500 mil no Banco do Brasil.

A Caixa iniciou o pagamento para quem já está inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e tem conta em um dos dois bancos públicos. Os demais trabalhadores têm que se cadastrar no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site Auxílio Caixa e começarão a ser pagos até o dia 14.

Segundo Guimarães, já foram feitos 28 milhões de cadastros na última terça-feira e ontem (8).

O auxílio emergencial será pago a trabalhadores informais de baixa renda, microempreendedores individuais, contribuintes individuais ou facultativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a beneficiários do Bolsa Família. A renda básica emergencial será de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras. Quem está no Bolsa Família não precisa se cadastrar e receberá o auxílio emergencial no mesmo dia do pagamento do programa social, que ocorre entre nos últimos dez dias úteis de cada mês. 
Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Coronavírus: Bahia registra 19º óbito provocado pela doença; paciente era de Ilhéus

Foto: Manu Dias/GOVBA
A Bahia registrou o 19º óbito provocado pelo novo coronavírus no estado, conforme informou a Secretaria de Saúde (Sesab) na manhã desta quinta-feira (9).

Segundo informações da pasta, o paciente era um homem de 65 anos, residente em Ilhéus, com histórico de pneumopatia crônica.

A vítima foi internada no dia 4 de abril em um hospital público de Ilhéus e veio a falecer no dia seguinte.

Mateus Soares

Rui comemora decisão do STF que dá autonomia a estados e municípios para decidir sobre quarentena: “Que seja o fim desta guerra judicial”


Foto: Eloi Correa/Divulgação
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi ao Twitter na manhã desta quinta-feira (09) comemorar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de dar autonomia a estados e municípios para adotarem sozinhos medidas de isolamento social, restrições a comércios e atividades culturais. O juiz acolheu ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que, entre outros pleitos, pedia que o presidente Jair Bolsonaro fosse obrigado a seguir orientações da OMS e a não interferir em estados e municípios.

“Acertada a decisão do @STF_oficial, que deu autonomia aos Estados e Municípios para determinarem o isolamento social. Que seja o fim desta guerra judicial. Que seja feito o que é recomendado pela #OMS. Agora, vamos focar na única guerra que interessa, que é contra o #coronavírus”, postou Rui.

Guilherme Reis

Projeto ‘bomba’ de ajuda a Estados amplia dívidas em até R$ 65 bilhões

Foto: DivulgaçãoCâmara dos Deputados
O projeto emergencial de socorro aos Estados que está em discussão na Câmara dos Deputados autoriza os Estados a aumentarem em 10% no estoque de suas dívidas, algo entre R$ 55 bilhões e R$ 65 bilhões em novos empréstimos, além do volume de R$ 565 bilhões do fim do ano passado.

O cálculo foi feito pela Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado. Além de suspender o pagamento de parcelas de dívidas com a União e bancos, o projeto permite aos governadores a tomarem crédito novo no limite de até 8% de suas receitas.

A votação do projeto foi interrompida na quarta, 8, depois de uma guerra de números sobre o impacto da proposta que colocou de lado opostos o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o governo federal. Economistas alertaram para os efeitos nocivos do projeto para as contas públicas para além do fim da calamidade pública devido à covid-19, ultrapassando o ano de 2020. Durante a votação, começou a circular a informação que artigo incluído no projeto facilitaria diretamente o Rio de Janeiro, o que piorou o clima para a votação, Estado de Maia.

Articulador do projeto, o presidente da Câmara, que pretendia concluir a votação da proposta ontem mesmo, decidiu suspender a sessão. “A matéria tem ainda muita polêmica, muita gente querendo incluir temas de municípios, outros querendo tirar”, admitiu Maia pouco antes de interromper a sessão.

Depois de lido o texto, a equipe econômica calculou que o impacto do projeto atingia R$ 159,7 bilhões (à tarde em versão anterior, o projeto custava aos cofres públicos R$ 180 bilhões). Já o relator, deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), disse ao Estado que não passa de R$ 50 bilhões.

Maia também contestou os números do governo e dos economistas Marcos Lisboa e Marcos Mendes, que ao longo do dia publicaram um artigo no Brazil Journal, calculando o impacto em R$ 150 bilhões. Para Maia, o impacto fiscal do novo projeto é de R$ 35 bilhões, mais um volume de empréstimo na ordem de R$ 50 bilhões.

Segundo Pedro Paulo, o cálculo de impacto de R$ 180 bilhões feito pela equipe econômica inclui medidas já adotadas pelo governo para os municípios e a suspensão de pagamento de dívidas durante a calamidade. “São contas diferentes”, afirmou.

Para o diretor executivo da IFI, Felipe Salto, o novo texto que se criou como alternativa ao Plano Mansueto, é muito ruim. “O custo recairá sobre a União, passada a tempestade, e o problema fiscal será maior do que antes da crise”, disse Salto.

Ele advertiu que a proposta permite a contratação de dívida nova pelos Estados e municípios em até 8% da Receita Corrente Líquida (RCL), sem olhar para nenhuma condição ou limite. “Agora, é hora de gasto descentralizado financiado com dívida da União. O que precisamos agora não é contratar mais custos e riscos para o futuro, uma herança que será muito difícil de manejar”, ressaltou o diretor da IFI, que tem como missão avaliar o impacto das medidas em tramitação no Congresso.

A ampliação dos limites de endividamento dos Estados nos anos que se seguiram à crise financeira de 2008 levou à situação de penúria e excesso de dívidas estaduais. Muitos dos recursos estaduais foram utilizados para criar gastos permanentes. Mesmo antes da crise do coronavírus, muitos governadores estavam sem dinheiro até mesmo para pagar salários.

Rio
Pedro Paulo negou com veemência que tenha incluído no seu relatório “jabuti” para ajudar o seu Estado, o Rio de Janeiro, que está em Regime de Recuperação Fiscal (RRF), programa de socorro do governo federal.

Estadão

Agências bancárias são fechadas após funcionários apresentarem sintomas de coronavírus na capital

Foto: Divulgação
Duas agências da Caixa Econômica foram fechadas após funcionários apresentarem sintomas do coronavírus em Salvador.

De acordo com informações do presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos, uma das unidades bancárias está localizada na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, fechada na terça-feira (7). A outra agência, no Porto da Barra, teve os serviços suspensos na quinta (9).

Segundo o sindicalista, os funcionários que estão com suspeita de contaminação já foram submetidos a testes para detectar o vírus.

“Esse número de agências fechadas por colaboradores infectados pode ser muito maior pois cerca de 10 unidades bancárias fecharam na Bahia, só que os bancos não informam o real motivo da suspensão das atividades, eles alegam que é por questão de rodizio de funcionários”, revelou.

“Mas os trabalhadores relatam casos de profissionais contaminados”, acrescentou.

Médico do Sírio-Libanês que venceu vírus diz que não usou cloroquina: ‘Tomei Novalgina


Foto: Ilustrativa/Freepik
“Não há como dizer que foi a cloroquina que ajudou o Kalil. Ele tomou outros remédios além dela. Eu mesmo tive coronavírus, tomei Novalgina e outros remédios e estou curado. Vou dizer que a Novalgina cura coronavírus?”

O questionamento é do pneumologista Carlos Carvalho, colega do cardiologista Roberto Kalil Filho, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ambos venceram recentemente o novo coronavírus. Ao contrário de Kalil, Carvalho não fez uso de cloroquina. Aos 66 anos, ele faz parte do grupo de risco da doença.

Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha, após conversar com outros membros da equipe médica Kalil o perguntou se deveria incorporar a cloroquina em seu receituário.

Carvalho, por sua vez, respondeu não concordar com o uso do remédio no momento. Mas disse que não se oporia ao colega. “Cientificamente, estou certo de que ainda não há estudos que comprovem a eficácia da cloroquina contra o coronavírus”, diz Carvalho.

“Se amanhã os estudos mostrarem que a cloroquina é eficaz, vou receitar aos pacientes. Por enquanto, nada disso foi apresentado”, afirma.

Publicada MP que isenta consumidor pobre de pagar conta de luz

@Beth Santos/Secretaria Geral/PR 
A população pobre, com consumo mensal de energia elétrica inferior ou igual a 220 quilowatts-hora (kWh), está isenta de pagar a conta de luz, no período de 1º de abril a 30 de junho deste ano. É o que determina a Medida Provisória (MP) nº 950, de 8 de abril de 2020, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, dessa quarta-feira (8).

Para isso, fica a União autorizada a destinar recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), limitado a R$ 900 milhões, a fim de cobrir os descontos relativos à tarifa de fornecimento de energia elétrica dos consumidores incluídos na Tarifa Social.

Assim, o "governo soluciona as duas questões mais urgentes identificadas pelas equipes do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Economia: a perda da capacidade de pagamento dos consumidores de baixa renda, beneficiários da tarifa social, e a perda da capacidade financeira das distribuidoras de energia elétrica, com o aumento da inadimplência e a redução do consumo de energia", informa o ministério.

A medida decorre das ações temporárias emergenciais destinadas ao setor elétrico para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19).

A decisão do governo federal de isentar a tarifa de energia elétrica dos consumidores de baixa renda foi uma das medidas anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro, durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, na noite de ontem.

Por Agência Brasil - Brasília
Unlabelled

Prefeitura de Ipiaú atende a necessidade da população mais carente com entrega de cestas básica em substituição do peixe na semana santa


Objetivando evitar aglomerações e consequentemente garantir uma maior prevenção contra o Coronavirus, a Prefeitura Municipal de Ipiaú cancelou a entrega de peixes durante este período da Semana Santa, mas em compensação ampliou a quantidade de cestas básicas. Desse modo, maior número de beneficiários estáo sendo atendidos e terão mais opções e durabilidade de alimentos para esse período de pandemia.


A distribuição das cestas foi antecipada justamente para atender às famílias carentes nesta ocasião da Semana Santa. As familias da zona urbana já receberam desde o final de semana passado e agora vem sendo atendida a comunidade da zona rural.

A Prefeitura chegou a licitar cinco mil quilos de pescado, entretanto, diante das adversidades do momento achou prudente fazer o cancelamento. Para isto, foram avaliadas, além da possibilidade de aglomerações, a falta de equipamentos de refrigeração e dificuldades de logística de armazenamento do pescado.

Sendo o peixe fresco um produto perecível, que tem de estar refrigerado e que não tem esse equipamento a disposição. A Secretária Nena Costa, da Ação Social, salientou que é preciso seguir as normas da OMS e da Secretaria Estadual da Saúde para resguardo da população. “Mesmo para sair entregando de casa em casa, o peixe precisaria ficar em um local gelado e não aguentaria dias fazendo a entrega neste calor que estamos vivendo, e pensando em atender uma quantidade maior de famílias, decidimos junto com a Prefeita ampliar a entrega da cesta básica, garantindo assim uma maior quantidade de alimentos para as famílias mais carentes.”, acrescentou a secretária.( José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú).
Unlabelled

Prefeitura utiliza carro de som para alertar população que fique em casa


Através de um carro de som , escoltado por uma viatura da Policia Militar, funcionários da Prefeitura de Ipiaú passaram boa parte da noite de ontem, 8, alertando a população ao cumprimento do toque de recolher e outras determinações do Decreto Municipal nº 5.612 que dispõe sobre as novas medidas indispensáveis para o enfrentamento ao coronavirus. O alerta atende a uma emergência em saúde publica de importância nacional. 


No interior do veiculo o ator Caio Braga orientava as pessoas a permanecerem em casa enquanto durar o período de isolamento social e lembrava que o toque de recolher vigora a partir das 20 horas prolongando-se até o inicio da manhã do dia seguinte. As mensagens de conscientização serão levadas a todas as ruas e praças da cidade.

A Prefeitura destaca que o isolamento, juntamente com o uso de mascaras e o habito de lavar as mãos, são fundamentais para deter o avanço da pandemia que está causando mortes em todo o mundo.

O Decreto nº 5.612 estabelece que as pessoas que infligirem o “Toque de Recolher” responderão a procedimento criminal nos termos dos artigos 268 e 330 do Código Penal. Não se incluem na proibição as pessoas em transito para suas residências ou trabalho, e vice-versa, bem como aqueles que tiverem fazendo entrega de alimentos em domicilio ( delivery) a serviço de restaurantes ou trailers. ( José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú).
Unlabelled

Venham para a QUINTA FEIRA VERDE no Varejão Supermercado

Faça suas compras Online


Destaques