Unlabelled

Boletim Informativo Coronavírus Secretaria Municipal de Saúde - Ipiau/BA 20/04/2020


Unlabelled

COVID-19: Secretaria de Ação Social de Ipiaú identifica moradores de rua e encaminha a familiares

Foto: Divulgação/Drcom PMI 
Prosseguindo com o trabalho de busca ativa dos moradores em situação de rua para o encaminhamento às suas famílias e localidades de origem, a Secretaria de Ação Social do Município de Ipiaú, através do CREAS, identificou recentemente um grupo que estava ocupando um espaço na Praça Rui Barbosa. Diante do conglomerado, a equipe solicitou a presença da Vigilância Sanitária, que mediu a pressão arterial das seis pessoas que ali se encontravam e as orientou sobre a importância de se prevenirem contra a pandemia do Coronavírus. 

A ação também contou com o apoio da Polícia Militar e foi concluída com o encaminhamento de cada membro do grupo para as suas respectivas famílias, sendo que estas foram previamente contactadas. Duas pessoas tinha familiares em Ipiaú, enquanto outras duas são de Ubatã e as demais de Ubaitaba e Ilhéus. Na quinzena anterior, três outros moradores de rua foram encaminhados para o encontro dos seus familiares em Ibirataia e Ubatã.

Os deslocamentos são feitos por uma equipe do CREAS e nessas ocasiões, todos usam equipamentos de proteção individual (EPI). As ações de busca ativa tem acontecido de forma mais intensa devido a situação de pandemia e se repetirão na medida em que novos moradores de rua forem localizados e identificados. (José Américo Castro / Dircom Prefeitua de Ipiaú)
Unlabelled

Prefeitura de Ipiaú prossegue com lavagem sanitárias de ruas do Centro

Fotos: Divulgação/Dircom PMI
A Prefeitura de Municipal de Ipiaú reiniciou neste domingo (19), a limpeza sanitária da cidade. O serviço aconteceu nas ruas centrais e no Bairro ACM e será concluído na manhã de segunda-feira (20), na área do Centro de Abastecimento. Localidades com maiores fluxos de pessoas. 

Conforme indicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a desinfecção é feita com uma solução de água com hipoclorito de sódio, que é muito eficiente na higienização de superfícies, assim como na prevenção e combate à Covid-19. 

A ação envolveu um carro pipa e profissionais capacitados. Na lavagem de amanhã, segunda, um carro de som também participará da tarefa, emitindo mensagens para que a população se mantenha em casa, pois esta é outra maneira eficaz de contribuir com a prevenção do Coronavírus. 

A Prefeita Maria das Graças Mendonça, reitera que a profilaxia dos logradouros públicos é uma das formas de prevenir a população à exposição do vírus e  recomenda que todos fiquem em casa, mantendo o isolamento social e o hábito de lavar as mãos com água e sabão. (José Américo Castro/ Dircom Prefeitura de Ipiaú)

Drauzio Varella prevê ‘tragédia nacional’ por coronavírus: ‘Brasil vai pagar o preço da desigualdade’

Foto: Bruno Santos/Folhapress
O médico Dráuzio Varella disse em entrevista à BBC Brasil que viveremos uma “tragédia nacional” devido à pandemia do novo coronavírus, agravada pela desigualdade do país. “Eu acho que nós vamos ter um número muito grande de mortes, vamos ter um impacto na economia enorme, uma duração prolongada”, prevê, destacando que a naturalização histórica das mazelas sociais do Brasil será o principal determinante de tal tragédia.

“Agora é que nós vamos pagar o preço por essa desigualdade social com a qual nós convivemos por décadas e décadas, aceitando como uma coisa praticamente natural. Agora vem a conta a pagar. Porque é a primeira vez que nós vamos ter a epidemia se disseminando em larga escala em um país de dimensões continentais e com tanta desigualdade”, diz, em entrevista à BBC News Brasil, concedida por meio de teleconferência.

Na pandemia, fica mais evidente a ameaça da desigualdade social a todos os segmentos da sociedade, na visão do médico. “Enquanto tivermos essa disseminação em lugares impróprios para a vida humana, você não se livra do vírus. E é esse vírus que ameaça a todos, o tempo inteiro”, afirma Varella, que prevê que a pandemia também deixará mudanças profundas na sociedade.

Leia a entrevista completa aqui.

Coronavírus: Bahia registra 1.341 casos da doença; 46 pessoas morreram e 342 estão curadas

Foto: Manu Dias/GOVBA
A Bahia registrou 1.341 casos confirmados do novo coronavírus. Até o momento, 5.357 casos foram descartados e houve 46 óbitos. Os números contabilizam todos os registros de janeiro até às 12 horas desta segunda (20).

O 46º óbito foi registrado em um hospital público no município de Ilhéus. O paciente era um homem de 55 anos, com histórico de hipertensão e diabetes.

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesab), ele apresentou os primeiros sintomas de Covid-19 no dia 11 de abril, foi internado no dia 15 e veio a falecer nesta segunda.

Dos casos confirmados, 157 são profissionais de saúde. Ao todo, 342 pessoas estão recuperadas e 158 encontram-se internadas, sendo 64 em UTI.



Mateus Soares

Maia cancela toda agenda no dia seguinte à participação de Bolsonaro em ato pró-ditadura

Foto: Felipe Rau/Estadão
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cancelou toda sua agenda desta segunda-feira, 20. Ele tinha confirmado participações em duas lives, uma agora às 11h com o Banco Safra e outra, mais tarde, às 17h, com o jornal Folha de S. Paulo. No entanto, a assessoria do deputado informou que todos os compromissos da agenda foram cancelados, mas não disse o motivo.

Não é comum o deputado cancelar toda sua agenda diária. Além disso, a ação ocorre um dia após a participação do presidente da República Jair Bolsonaro em ato pró-ditadura, com ataques ao Congresso, o que elevou a temperatura nos bastidores de Brasília.

“Nós não queremos negociar nada. Nós queremos ação pelo Brasil”, declarou Bolsonaro na manifestação. “Chega da velha política. Agora é Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.” Além de defender o governo e clamar por intervenção militar e um novo AI-5 —o mais radical ato institucional da ditadura militar (1964-1985), que abriu caminho para o recrudescimento da repressão— os manifestantes aglomerados em frente ao quartel-general do Exército defenderam o fechamento do STF e do Congresso.

Sem citar diretamente a manifestação ou Bolsonaro, Maia repudiou o ato no Twitter ainda na noite de domingo. “O mundo inteiro está unido contra o coronavírus. No Brasil, temos de lutar contra o corona e o vírus do autoritarismo. É mais trabalhoso, mas venceremos. Em nome da Câmara dos Deputados, repudio todo e qualquer ato que defenda a ditadura, atentando contra a Constituição”, escreveu.

Segundo interlocutores, os acontecimentos de ontem geraram forte preocupação em relação à defesa da democracia e a gestão da crise da covid-19. Maia e demais líderes do Congresso, como o presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), tiveram conversas sobre a situação depois do ocorrido.

Apesar de entenderem que os atos de ontem, além das contrariedades de Bolsonaro em relação ao combate à pandemia – como incentivar aglomerações – podem se encaixar como crime de responsabilidade, a abertura de um processo de impeachment não é uma possibilidade na mesa. “Isso não seria uma solução ainda mais em plena crise”, disse uma fonte. Um aliado de Maia classificou a situação como uma guerra fria, onde uma atitude mais intensa de um dos lados poderia apenas a agravar o cenário e não trazer soluções.

Lideranças devem continuar as conversas de ontem ao longo desta segunda-feira. Ainda não é claro qual o caminho que o Congresso deve seguir frente ao agravamento dos ataques de Bolsonaro e das contrariedades dele em relação às orientações sanitárias para combater o avanço do coronavírus no Brasil.

Estadão

Bolsonaro quer dividir centrão ao articular nome do PP à sucessão de Maia, diz João Leão

Foto: Luiz Felipe Fernandez/bahia.ba
O presidente do Partido Progressista na Bahia, o vice-governador João Leão, afirmou ao bahia.ba não ver com “bons olhos” a articulação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para tentar alavancar uma candidatura da sigla à presidência da Câmara dos Deputados, atualmente sob o comando de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo o jornal O Globo, entre os preferidos do presidente está o líder do PP na Casa, Arthur Lira (AL), a quem ele tem chamado nos bastidores de “meu malvado favorito”. A ideia, conforme aliados, é não apoiá-lo declaradamente.

Para Leão, o movimento do chefe do Palácio do Planalto indica que ele quer rachar o centrão. “Eu vejo isso como uma maneira de querer dividir o centro, que está muito coeso. Eu não chamo centrão porque é um nome muito pejorativo. Tem a questão do Congresso Nacional. O presidente do Senado (Davi Alcolumbre) e o presidente da Câmara estão numa linha coes, de harmonia”, declarou Leão.

“Você veja que o DEM, antigo PFL, veio para o centro, porque o que está aí é uma extrema direita”, acrescentou.

A movimentação do governo ocorre após Maia centrar críticas a Bolsonaro diante de sua gestão na crise do novo coronavírus —dentre as quais a de rechaçar recomendações de isolamento social na pandemia.

Nos últimos dias, o presidente chegou a afirmar que o democrata se articula para continuar no comando da Câmara mesmo quando vencer o seu mandato. Sem provas, também disse que Maia está conduzindo o país ao “caos” e “enfiando a faca no governo federal” com um suposto plano.
Unlabelled

Ibirataia: Polícia Militar detém mulheres por pertubação do sossego alheio, descumprimento de Decreto Muicipal e desacato

Foto: Divulgação/55ª CIPM
Por volta das 17h30min deste domingo (19/04/2020) a guarnição da 55ª CIPM/Ibirataia recebeu uma informação de que que na localidade conhecida como Pedreiras (Casinhas) havia uma aglomeração de pessoas, utilizando som alto, incomodando a vizinhança, fazendo farra com bebidas alcoólicas em via pública. 

Ao chegar no local, a guarnição constatou a situação de total descumprimento do DECRETO MUNICIPAL, pelas pessoas envolvidas. 

Foi dada voz de apreensão do aparelho de som, momento que uma das presentes, Tatiele Jesus dos Santos, reprovou a ação da guarnição, proferindo gritos, zombarias, e incitando os demais contra os policiais militares. Sendo assim, foi necessário dar voz de prisão por desacato, quando a mesma tentou evadir, mas foi alcançada, e por conta da resistência foi usada as algemas. 

A infratora ainda tentou simular um desmaio, sendo conduzida até a Fundação Hospitalar. Em seguida, as duas envolvidas e o aparelho de som foram apresentados na delegacia de Ibirataia.

Autores: Advanildade SouzaPaixão; Tatiele Jesus dosSantos.Material apreendido; Mini System Panasonic SA AKX220 (preto)

Fonte: ”55ª CIPM, braço forte da lei e da ordem no Médio Rio das Contas.”

Maconha, cocaína e crack apreendidos com traficante

Foto: Divulgação SSP
A Rondesp Atlântico conseguiu o flagrante durante a Operação Tiradentes, na região de Itapuã
.
Um traficante de drogas foi preso neste domingo (19), por policiais da Rondesp Atlântico, durante a Operação Tiradentes, na região da Baixa do Dendê, no bairro de Itapuã. O trabalho integrado com outras unidades da PM tem como objetivo combater o comércio de entorpecentes naquela área.
Foto: Divulgação SSP
A Rondesp Atlântico conseguiu o flagrante durante a Operação Tiradentes, na região de Itapuã
Com o criminoso foram apreendidos um tablete de maconha e mais 775 trouxas da mesma sustância, 84 porções de cocaína, 900 pedras de crack, uma balança e um caderno com anotações do tráfico foram apreendidos com o criminoso. 

"Estamos reforçando o policiamento na região de Itapuã com intuito de capturar criminosos e apreender drogas", informou o comandante da Rondesp Atlântico, major Edmundo Assemany Júnior. 

Ainda em Itapuã, também neste domingo, um homem também foi preso após os policiais da Rondesp Atlântico encontrarem com ele um revólver calibre 38 e três munições. "Ele é investigado pela prática de roubos contra transeuntes e veículos, além de ser suspeito de homicídio", afirmou o major. 

Os dois foram encaminhados para a Central de Flagrantes, na região do Shopping da Bahia.

Fonte: Ascom/Natália Verena

Rondesp BTS localiza traficantes com submetralhadora

Foto: Divulgação SSP
A dupla fazia parte de uma organização criminosa responsável por praticar diversos homicídios na Ilha Amarela
.

Uma submetralhadora calibre 9mm, um revólver calibre 38, carregador, munições, 21 pinos de cocaína, 44 buchas de maconha e 68 pedras de crack foram apreendidos no sábado (18), após a Rondesp Baía de Todos os Santos (BTS) receber denúncia de populares sobre homens armados, na rua Pajussara, na Ilha Amarela. Dois deles foram interceptados. 
"No momento que chegamos fomos recebidos a tiros pelos criminosos. Revidamos e dois deles foram atingidos. Eles foram encaminhados para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram aos ferimentos. A dupla fazia parte de uma organização criminosa investigada pela prática de homicídios na região", contou o comandante da Rondesp BTS, tenente-coronel Elsimar Leão. 

Ainda segundo o oficial, a unidade está focada em combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). "Estávamos nessa ação em conjunto com o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHHP) e chegamos nesses criminosos. Seguiremos focados na busca dos outros comparsas", afirmou.
Fonte: Ascom/Natália Verena

TSE publica resolução que permite alterações no cadastro eleitoral durante o regime de plantão extraordinário

Alistamento eleitoral, transferência de título e mudança de zona serão possíveis por meio eletrônico e sem a coleta de biometria. Data-limite é o dia 6 de maio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, nesta sexta-feira (17), a Resolução TSE nº 23.616/2020, que complementa os termos do regime de plantão extraordinário da Justiça Eleitoral, implementado no mês passado pela Resolução TSE nº 23.615/2020, acrescentando no texto os artigos 3º-A e 3º-B. A nova norma permite que sejam feitas alterações no Cadastro Nacional de Eleitores por meio de requerimentos eletrônicos, sem a necessidade do comparecimento do eleitor ao respectivo cartório eleitoral. A data-limite para essas alterações, 6 de maio, permanece inalterada.

Pelo texto da nova norma, as operações no Cadastro Nacional de Eleitores ficam, no período do regime de plantão extraordinário (até 30 de abril), limitadas aos casos de alistamento, transferência, revisão com mudança de zona eleitoral – nos casos justificados em razão da melhoria da mobilidade do eleitor – e revisão para regularização de inscrição cancelada. Para a realização desses serviços, o Cadastro Nacional de Eleitores possibilitará o processamento do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) sem a necessidade da coleta dos dados biométricos do eleitor.

A exigência do comparecimento do eleitor ao cartório eleitoral poderá ser dispensada caso a sua identificação possa ser feita por meio dos serviços digitais oferecidos pela Justiça Eleitoral, ou ainda poderá ser adiada para quando o regime de plantão extraordinário for encerrado. Neste último caso, será observado um prazo – a ser oportunamente definido pelo TSE –, após o qual, sem o comparecimento ao cartório eleitoral, serão indeferidos os requerimentos feitos durante a vigência das medidas emergenciais.

Título Net

Ficou facultado aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) orientar os eleitores a preencherem previamente os dados necessários para as operações do Cadastro Nacional de Eleitores mediante a ferramenta “Pré-atendimento eleitoral – Título Net”. Para isso, o eleitor deverá anexar uma selfie, na qual exibirá ao lado do seu rosto o documento oficial de identificação que juntou ao seu requerimento.

Os TREs também poderão desenvolver ferramentas próprias para essa finalidade. Além disso, ficarão incumbidos de regulamentar o atendimento ao eleitor e o desenvolvimento dos demais trabalhos inadiáveis à preparação das Eleições Municipais de outubro, sempre priorizando a saúde dos servidores da Justiça Eleitoral e dos cidadãos.

Revisões biométricas

A Resolução TSE nº 23.616/2020 também suspendeu os efeitos dos cancelamentos de títulos de eleitor decorrentes das revisões biométricas referentes ao Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) nº 1/2019. Diante dessa medida, os TREs deverão apresentar à CGE, num prazo de 5 dias, contados do término da vigência da norma, a lista dos municípios submetidos à revisão.

O cancelamento de títulos motivado por fraudes, no entanto, será mantido. Os demais, que porventura forem reabilitados, voltarão a ser cancelados após a reabertura do Cadastro Nacional de Eleitores, que ocorrerá depois das eleições de outubro.

Fonte: TSE

Novo ministro ignora aglomerações e presença de Bolsonaro em atos

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, ignorou as aglomerações feitas por apoiadores do governo em várias cidades brasileiras no domingo (19), bem como a ida o presidente Jair Bolsonaro no ato realizado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

Com o silêncio de Teich – ao contrário do ex-titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, que mandou recados ao presidente em vezes que ele foi às ruas -, deputados de centro e esquerda discutem chamá-lo a falar na Câmara sobre as ações que quer adotar no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Líderes partidários avaliam que o novo ministro não detalhou suas posições sobre isolamento social, considerada maior arma de combate à pandemia. O silêncio dele no domingo reforçou a avaliação de que ele será tutelado por Bolsonaro.

Gerou ainda o receio de que ele possa chancelar a ideia do presidente de pôr fim a políticas de distanciamento adotadas por estados. As informações são da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Caixa paga nesta segunda 1ª parcela de auxílio para inscritos em site ou app

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O governo paga nesta segunda-feira (20) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para 4,2 milhões de pessoas que se inscreveram por meio do aplicativo da Caixa ou pelo site e receberão nas poupanças digitais da Caixa abertas automaticamente ao fazer o cadastro.

O pagamento para quem se inscreveu por esses meios começou na sexta-feira (17). Segundo o calendário divulgado pela Caixa, desse grupo, já receberam 3,4 milhões de pessoas com poupança na Caixa, e 1,4 milhão com contas em outros bancos.

A inscrição por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (para sistema Android e iOS), ou pelo site da Caixa, ainda está disponível para quem se enquadra nos critérios para receber o benefício.

A inscrição por meio dessas plataformas só é necessária para quem não estava no Cadastro Único até 20 de março, nem recebe o Bolsa Família.

Pagamento para quem tem Bolsa Família, último dígito 3

Nesta segunda-feira também será pago o valor para 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com último dígito do NIS igual a 3. Os benefícios não vão ser acumulados. A pessoa receberá o que for de maior valor entre o Bolsa Família e o auxílio emergencial.

Para quem está no Bolsa Família, o auxílio emergencial vai seguir o calendário do programa. O pagamento começou na quinta-feira (17), pelos que têm último dígito do NIS igual a 1. Na sexta-feira, receberam os de dígito 2.

Os demais recebem nos seguintes dias:

Quarta-feira (22): último digito do NIS é igual a 4
Quinta-feira (23): último digito do NIS é igual a 5
Sexta-feira (24): último digito do NIS é igual a 6
Segunda-feira (27): último digito do NIS é igual a 7
Terça-feira (28): último digito do NIS é igual a 8
Quarta-feira (29): último digito do NIS é igual a 9
Quinta-feira (30): último digito do NIS é igual a 0

Esposa de MC Dumel se recupera do coronavírus e lamenta morte do marido

Foto: Instagram/ Arquivo Pessoal
A jovem Andreza Bacellar, de 22 anos, viúva do funkeiro MC Dumel, recebeu alta do Hospital Couto Maia, em Salvador, no último domingo (19), recuperada do novo coronavírus.

O artista, foi a 35ª pessoa que contraiu a doença a morrer em Salvador na quinta-feira (16). Diego Albert Silveira Santos, foi diagnosticado com corona no domingo (12) e passou dias internado na UTI do Couto Maia.

Nas redes sociais, Andreza falou sobre o momento e agradeceu o apoio dos fãs de Dumel.

“Hoje estou indo pra casa, mas não para a nossa, vou para a casa da nossa família, para ser cuidada, amada, e viver meu luto. O meu sonho era sairmos daqui de mãos dadas, curados, e irmos pra nossa casinha, que planejamos com tanto amor, mas infelizmente esse não foi o plano de Deus. Obrigada por ter me dado força, obrigada por ter mandado aquela mensagem do céu. É por você, pelo nosso filho, pelas nossas famílias que eu tô de pé, e graças a Deus, curada! Te amo muito e sei que você está ao nosso lado”.

Andreza é mãe de Benjamin, de 4 anos, filho fruto do relacionamento com o funkeiro.

Agência Brasil explica: a transferência da capital para Brasília

@Agência Brasil
A ideia de transferir a capital do país do litoral (Rio de Janeiro) para o interior, com o intuito de dinamizar o território brasileiro, levou ao menos 170 anos em gestação, desde a primeira menção durante a Inconfidência Mineira (1789)

“Tiradentes, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, reconhecido como a maior figura da conspiração patriótica, foi igualmente, o principal responsável pelo projeto de mudar a capital”, conta o jornalista e pioneiro de Brasília Adirson Vasconcelos, em seu livro A Mudança da Capital.

A obra compila várias informações sobre a saída da capital brasileira do litoral até o sudeste de Goiás. O nome Brasília foi sugestão do “patriarca da Independência”, José Bonifácio Andrada e Silva, que, antes da Independência, já defendia a ideia de transferência.

A crítica à concentração da população brasileira no litoral, entretanto, vinha de muito antes e já aparecia no livro História do Brasil, de 1627, do frei franciscano Vicente de Salvador. Segundo ele, os colonizadores portugueses contentavam-se a “andar arranhando as serras ao longo do mar como carangueijos”.
Formosa da Imperatriz

Os estudos de campo para a localização da nova sede da capital começaram ainda no Império. Em 1877, o nobre Francisco Adolfo Varnhagen, visconde de Porto Seguro, se licencia do posto de chefe da delegação brasileira em Viena (Áustria) para viajar em lombo de burro do Rio de Janeiro a Goiás.

Na Vila Formosa da Imperatriz, a atual Formosa, descobre em um triângulo formado pelas lagoas Formosa, Feia e Mestre D’Armas. “Uma paragem mais central, mais segura e mais sã para capital do Brasil, nos elevados chapadões, de ares puros e boas águas”, conforme documenta o jornalista Adirson Vasconcelos.

Mas foi na República que a internalização do centro do poder político virou lei. A transferência da capital foi prevista em três constituições republicanas (1891, 1934, 1946). Por causa dos dispositivos constitucionais, vários presidentes ordenaram estudos para a localização da nova capital.

A Missão Cruls, a cargo da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, instituída pelo presidente Floriano Peixoto, chefiada pelo engenheiro civil belga Luiz Cruls - na verdade Louis Ferdinand Cruls, amigo de Joaquim Nabuco – teve o mérito de, nos anos de 1892 e 1893, fazer amplo estudo sobre as condições geológicas, de vegetação, clima e de abastecimento de água em um quadrilátero de 14,4 mil quilômetros quadrados que passou a constar em mapas oficiais com a designação de “Distrito Federal”.
O primeiro Rima

A comissão chefiada pelo engenheiro belga deixou como herança “o primeiro relatório de impacto ambiental (Rima) elaborado no Brasil”, descreve o jornalista Jaime Sautchuck, no livro Cruls: histórias e andanças do cientista que inspirou JK a fazer Brasília.

Cinquenta anos mais tarde, o trabalho de Cruls foi ratificado pela comissão de técnicos nomeada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, sob coordenação do general Djalma Polli Coelho. Em 1948, Dutra encaminha o relatório dessa comissão para a Câmara dos Deputados. Os parlamentares estendem o “quadrilátero Cruls” a Unaí (MG) e a Anápolis e Goiânia (GO). No final do ano seguinte, depois de tramitar nas duas casas legislativas, o projeto de mudança é aprovado no Senado.

Em 1953, segundo período de Getúlio Vargas na Presidência da República, o Palácio do Catete, sede do Poder Executivo, é autorizado pelo Congresso Nacional a realizar “estudos definitivos” para localização da nova capital. Mais uma vez, o trabalho da missão Cruls é respaldado por nova comissão constituída, que seguiu trabalhando, mesmo após o suicídio de Getúlio, em 1954.

Essa comissão, que no período de Café Filho na presidência (1954-1955), teve à frente o marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, contrata estudos com base em fotos aéreas feitas pela empresa norte-americana de consultoria Donald Belcher & Associate, para escolher o sítio da nova capital.

Cinco áreas são avaliadas pela consultoria, renomeadas por cor e repassadas para a decisão da comissão. Entre elas o Sítio Castanho, já demarcado pela missão Cruls. A esse sítio, formado por áreas que pertenciam à antiga Planaltina e banhado pelos rios Paranoá, Bananal e Gama, será somado o Sítio Verde que acrescia as cabeceiras do rio São Bartolomeu. Os dois sítios eram cortados pela estrada Planaltina-Anápolis e, juntos, formavam a área atual do DF de 5,8 mil quilômetros quadrados.
Acaso e oportunidade
Juscelino Kubitschek, Brasília - Divulgação Governo Federal
A nova capital poderia ter sido São João Del Rey (MG), como queria Tiradentes; na comarca de Paracatu (MG), como indicou José Bonifácio; Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) ou Petrópolis (RJ) como debateram os constituintes de 1934, e ainda Goiânia, como preferia Café Filho. Por pouco, o lugar escolhido para Brasília não ficou no triângulo mineiro – como preferia, inicialmente, Juscelino Kubistchek.

Foi do acaso e do senso de oportunidade política de JK, então candidato à Presidência da República, que surgiu a promessa de trazer a capital para o território goiano.

Em um comício na cidade de Jataí, a 330 quilômetros de Goiânia, em abril de 1955, Juscelino é indagado por um morador, chamado Antônio Soares Neto (Toniquinho), se cumpriria a Constituição e finalmente traria a capital para o interior. “Um cidadão interpelou-me se, como eu prometia obedecer a Constituição, também me dispunha a construir a nova capital federal, no Planalto Central”, rememorou o próprio JK em artigo de 1976 republicado no livro Brasília: antologia crítica, organizado por Alberto Xavier e Julio Katinsky.

“Havia, mesmo, em todos os mapas, o quadrilátero destinado a futura capital. Eu não podia fugir do destino: como me comprometeria, sobre minha honra, a cumprir a Constituição, teria de obedecer àquele requisito. Foi quando passei a pensar no assunto”, descreve Juscelino antes de acrescentar: “ao estudarmos conjuntamente os pontos de estrangulamento da economia brasileira, senti uma iluminação ao perceber, só então, a influência que a construção da nova capital poderia ter naquele sentido.”

JK fez da construção de Brasília a “meta síntese” de seu plano desenvolvimentista que prometia 50 anos em cinco.
Plano Piloto
Memorial JK, em Brasília, durante Eclipse da Lua. - Marcello Casal jr/Arquivo Agência Brasil
Empossado, o governo Juscelino Kubistchek vai seguir as metas desenvolvimentistas, inclusive a construção da capital que exigia um Plano Piloto a ser escolhido em concurso público. Vinte e seis propostas foram apresentadas por arquitetos e engenheiros no Concurso de Brasília, ou Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, aberto em 1956 e encerrado em 1957. Sete projetos foram premiados.

O primeiro colocado, como se sabe, foi Lúcio Costa, que pediu desculpas aos organizadores do concurso pela “apresentação sumária”. Seu projeto, de acordo com o livro “O concurso de Brasília: sete projetos para uma capital”, de Milton Braga, trazia “o mínimo do exigido pelo edital”. Conforme o urbanista, a sua iniciativa não era de alguém que “pretendia competir”, mas apenas desvencilhar-se “de uma solução possível.”

O Plano Piloto de Lúcio Costa foi o 22º a ser entregue na disputa. O traçado era “feito à mão e colorido, na escala de 1:25000”. O relatório que acompanhava tinha 24 páginas (metade do 2º colocado), 17 datilografadas em tamanho ofício e mais “sete contendo croquis em traço preto.”

Segundo Milton Braga, o presidente da comissão julgadora, Sir William Holford, assessor de urbanismo do governo britânico, avaliou que o relatório apresentado por Lúcio Costa “não continha uma única palavra sem propósito, constituindo, antes de qualquer outra coisa, uma bela peça literária.” O texto foi revisado por Carlos Drummond de Andrade, que apenas corrigiu a ortografia para o português corrente.

Entre as vantagens, o júri apontou que o Plano Piloto de Lúcio Costa era “claro, direto e fundamentalmente simples” e que possuía o “espírito do século 20”, pois era “novo, livre, aberto e disciplinado sem ser rígido.”

Com uma cruz que tem sua haste horizontal arqueada para cima, “gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse”, Lucio Costa apresenta o primeiro esboço dos eixos Monumental e Rodoviário, as principais artérias viárias da cidade inaugurada em 21 de abril de 1960. Naquele instante, Brasília começa a deixar de ser sonho e passa a ser realidade.
Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil - Brasília

INSS cria serviço para ajustar marcação de perícia médica

@Antonio Cruz/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um serviço para que os segurados façam acertos na marcação de perícia médica. A medida tem por objetivo garantir o atendimento aos segurados.

Nesse sentido, o INSS publicou portaria no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), que trata do assunto.

O serviço está disponibilizado exclusivamente para requerimento pela Central 135 a fim de que possa ser realizado filtro prévio antes da criação da demanda.
Por Agência Brasil - Brasília
Unlabelled

Mercados entre reabertura, petróleo e Bolsonaro

Manifestante por reabertura ao lado de profissional de saúde no Colorado, nos EUA: países começam a formular planos para retomada | REUTERS/Alyson McClaran 
As pressões pela reabertura dos países, os novos números do coronavírus e o preço baixo do petróleo dividem a atenção dos mercados nesta segunda-feira, 20. A Desperta destaca ainda o novo embate entre o presidente Jair Bolsonaro e o Congresso e a mega transmissão que reuniu mais de 100 artistas no fim de semana na luta contra o coronavírus. Boa leitura.

1 - ENTRE O PETRÓLEO E A REABERTURA
A disputa entre o avanço persistente do coronavírus e a cobrança por reabertura das atividades econômicas deve concentrar a atenção dos investidores mundo afora nesta semana. Na manhã desta segunda-feira, 20, a notícia é uma nova queda no preço do petróleo, puxada por baixas de 20% em contratos futuros nos EUA. Mais à frente na semana a possível votação de um pacote conjunto de republicanos e democratas para apoiar pequenos negócios pode dar novo impulso às bolsas americanas. As bolsas começaram a semana sem direção definida. Tóquio caiu 1,15%, mas Xangai subiu 0,50%. Na Europa, o índice DAX avançava 0,2% até as 7h de Brasília, e o FTSE subia 0,1%. O índice Ibovespa, vale lembrar, fechou a sexta-feira em alta de 1,5%, em 78.990 pontos, puxado pelo plano de reabertura econômica nos Estados Unidos.

2 - BOLSONARO VS. LEGISLATIVO
A semana começa tensa em Brasília, e não por causa do coronavírus. Na frente de um quartel e no Dia do Exército, o presidente Jair Bolsonaro discursou no domingo, 19, para uma manifestação na capital federal. O ato pedia um novo Ato Institucional 5, período brutal da Ditadura Militar, e trazia cartazes contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e Rodrigo Maia, presidente da Câmara. A participação de Bolsonaro foi criticada nas redes sociais por políticos, ministros do STF e pela Ordem dos Advogados do Brasil. Ainda ontem, 20 dos 27 governadores divulgaram uma carta em defesa da democracia. A tensão acontece enquanto o Congresso precisa votar até esta segunda-feira, 20, a Medida Provisória do "Contrato Verde e Amarelo", proposta pelo governo para flexibilizar regras trabalhistas. O Congresso também deve votar hoje ampliação do auxílio emergencial de 600 reais para outras categorias não contempladas. 

3 - ALEMANHA VOLTA (EM PARTES)
A Alemanha começa a afrouxar as medidas de quarentena. Nesta segunda-feira, 20, lojas com até 800 metros quadrados de área puderam reabrir para o comércio. Voltou também parte da produção de automóveis, 5% do PIB alemão, com a retomada da linha industrial na Volkswagen, parada desde março. A Mercedes-Benz também pretende voltar nesta semana. O Fundo Monetário Internacional prevê que o PIB da Alemanha terá uma contração de 7% em 2020 – golpe duro para um país que cresceu apenas 0,6% no ano passado. Com mais de 1,7 milhão de testes feitos, a Alemanha é o quinto país do mundo com mais casos (quase 146.000), mas tem 4.642 mortes por covid-19, uma das menores taxas da Europa. A premiê Angela Merkel defendeu cautela no afrouxamento da quarentena: “o que conseguimos até agora é um sucesso temporário e frágil”, disse. Veja aqui o número de casos por país.

4 - O PLANO NOS EUA
Um processo de reabertura começa também a ganhar força nos Estados Unidos, onde protestos pelo fim da quarentena aconteceram no fim de semana. O estado do Texas, que tem 19.000 casos e 488 mortes pela covid-19, permite nesta segunda-feira, 20, que pessoas voltem a frequentar praças e parques durante o dia, desde que usando máscaras e mantendo distância. País com mais casos no mundo, os EUA têm mais de 759.000 infectados e 40.500 mortes. Na semana passada, o presidente Donald Trump chamou estados para uma conversa visando traçar um plano de reabertura já a partir desta semana. Começam a discutir a retomada mesmo regiões mais afetadas, como Nova York, Massachusetts e Pensilvânia, na costa leste, mas ainda sem datas. A Califórnia, ao oeste, que foi uma das primeiras a fechar e tem menor taxa de casos, elaborou um plano de seis etapas. Apesar da queda no número de casos em diversas regiões, a volta da maior economia do mundo à atividade não deve ser simples.

5 - VOLTA DO "ENCONTRO"
Alguma tentativa de volta à normalidade acontece também na televisão. Fora do ar desde 17 de março, Fátima Bernardes voltará à grade da Globo nesta segunda-feira, 20, às 10h45. O programa “Encontro” volta a ocupar a faixa da manhã, depois de passar um tempo substituído pelo informativo “Combate ao Coronavírus”, criado às pressas logo no início da quarentena no Brasil. Após estrear com média de 11,3 pontos no Ibope, o programa bateu recorde negativo na quinta-feira, 16, com apenas 7,3 pontos. Segundo a Globo, a volta se dá porque “as novas rotinas já estão se organizando nas casas dos brasileiros”. Uma estrutura foi montada na casa de Fátima, no Rio de Janeiro, que conversará com os entrevistados por vídeo. Como cozinhar em casa virou realidade para muitos na quarentena, Fátima contará com inserções de Ana Maria Braga.

"Exame.Desperta"


Sesab e Osid iniciam transferência de pacientes do Hospital Santo Antônio

Fotos: Elói Corrêa/GOVBA
Ao longo dos últimos 15 dias, foi verificado um aumento do número de casos diagnosticados de coronavírus (Covid-19) no Hospital Santo Antônio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), afetando profissionais de saúde e pacientes internados. Considerando a emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus e visando adotar medidas precoces para o controle na instituição, a Diretoria da Osid desencadeou, imediatamente, todas as medidas de contingência recomendadas, incluindo isolamento de funcionários e pacientes, assim como a realização de testes RT-PCR para Covid-19 em todos os colaboradores sintomáticos.
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA
Diante do continuado progresso do aumento de casos na instituição, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Osid decidiram transferir, provisoriamente e de modo inicial, 200 pacientes internados no Hospital Santo Antônio para outras unidades de saúde da rede pública estadual. Desses, apenas 26 possuem diagnóstico positivo para Covid-19. Os demais, com perfil etário acima de 60 anos, serão transferidos como medida protetiva. O processo de transferência foi iniciado neste domingo (19).
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA
A subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim, destaca que o Governo do Estado está ofertando toda a assessoria necessária para a Osid. "Em um planejamento conjunto, estamos ofertando vagas tanto na rede própria quanto no centro de acolhimento montado no Rio Vermelho para dar o tratamento a esses pacientes, até que todas as providências sejam efetuadas pela entidade", garantiu. 

Durante os próximos dias, serão realizadas medidas operacionais e adequações físicas para que, o mais breve possível, os pacientes possam retornar progressivamente ao hospital. A gestora de saúde da Osid, Lucrécia Savernini, explica que a Sesab vem dando "todo o apoio necessário para que pacientes com testagem positiva para Covid-19 não fiquem próximos a pacientes com outra doenças. Por isso, a transferência dos pacientes com o novo coronavírus e que tenham acima de 60 anos, somando 200 pessoas".

Lucrécia ainda conta que "depois da saída desses pacientes, o Santo Antônio vai passar por outra higiene terminal e, por orientação da Sesab, será reduzido o número de leitos na unidade para que os pacientes fiquem mais dispersos na diferentes áreas do hospital".

Entre as medidas adotadas será realizada a desinfecção terminal de todas as áreas assistenciais do hospital; redução de 50% do número de leitos em cada enfermaria; adequações dos sistemas de renovação de ar; realização de testes RT-PCR em todos os funcionários e pacientes, mesmo os assintomáticos; intensificação das auditorias da utilização correta dos EPIs por todos os profissionais de saúde, além da desparamentação desses profissionais; entre outras ações.

O Governo do Estado, por meio da Sesab, dará todo apoio necessário para que o Hospital Santo Antônio possa retornar ao pleno funcionamento e com segurança para pacientes e funcionários.

Secom/GOVBA

Destaques