Rui prorroga decretos e anuncia testagem de estudantes em três cidades

Foto: Paula Fróes/GOVBA
Eventos com mais de 50 pessoas e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem proibidos em todo o território estadual por pelo menos mais 15 dias. A novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa, no fim da tarde desta sexta-feira (19), durante a live que faz para atualizar os números do novo coronavírus na Bahia. O decreto n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (21), ficará em vigor até o dia 6 de julho.

Segundo o governador, como nas outras vezes, quando estiver perto de vencer o prazo do decreto, o cenário voltará a ser avaliado. “Atualmente, a Bahia registra 43.922 casos com 22.028 ativos, 20.589 curados e 1.305 óbitos, bem como 1.300 leitos ocupados, chegando a 75% de ocupação. São números que deixam a Bahia em uma situação melhor do que a de outros estados, mas não se pode vacilar. Não podemos abaixar a guarda. Por isso, o decreto precisa ser renovado”, explicou Rui.

O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos - inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores -, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Ainda visando conter a disseminação acelerada do novo coronavírus nas diferentes regiões do estado, o decreto também engloba a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes de casos da Covid-19.
Testagem de estudantes

O governador ainda contou que, na próxima terça-feira (23), o Estado começará uma nova etapa no monitoramento da Covid-19. “Serão feitos testes, em um primeiro momento, em alunos da rede estadual de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca, cidades que oficialmente registram pelo menos 1% da população contaminada pelo vírus. A ideia é tentar fazer um diagnóstico dos alunos da rede, tendo acesso a dados como quantos tiveram, quantos estão contaminados, obtendo assim uma pequena amostra do que está ocorrendo com esses estudantes, bem como com os servidores e possibilitando a elaboração de um plano mais assertivo de retomada das aulas”, detalhou.

Rui finalizou a transmissão pedindo a compreensão e a paciência dos baianos diante da chegada do São João. “Quando antecipamos as datas comemorativas juninas, muita gente fez graça. Precisamos levar isso a sério e evitar aglomerações, inclusive dentro de casa, com os próprios familiares. Estamos perto de vencer essa doença e precisamos do apoio de todos, que cada um faça a sua parte”, concluiu.

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

MP aciona município de Ipiaú para revogar decretos de abertura do comércio

Foto: MP-BA
O Ministério Público estadual (MP-BA) ajuizou ação civil pública contra o município de Ipiaú para que revogue decretos municipais que flexibilizaram a abertura do comércio na cidade, em virtude do crescimento dos casos de coronavírus.

Na ação, o MP requer que a Justiça determine que o município revogue os decretos municipais n.º 5.668 e 5.675, que permitiram o funcionamento de alguns setores de atividades comerciais não essenciais a partir do dia 1º deste mês, além do decreto municipal n.º 5.676 que autorizou o funcionamento parcial das atividades de salão de beleza, barbearia e clínica estética.

“O Município deve apresentar como condicionante à reabertura do comércio estudos técnicos epidemiológicos e planejamento baseado no cenário regional”, destacou a promotora de Justiça, Rafaella Silva Carvalho.

Segundo o último boletim divulgado no dia 18 de junho, há atualmente 519 casos confirmados de Covid-19 na cidade, sendo 130 casos ativos. Além disso, há quatro pessoas internadas em tratamento hospitalar e oito óbitos. Segundo a promotora de Justiça Rafaella Carvalho, no dia 16 deste mês a Superintendência da Vigilância Sanitária do Estado da Bahia (Suvisa) opinou expressamente que “neste cenário epidemiológico não é recomendado que as atividades comerciais sejam flexibilizadas, o que poderá levar ao um avanço do número de casos’.

A promotora de Justiça também levou em consideração para ajuizar a ação informações prestadas pela Diretoria de Regulação da Assistência à Saúde (Direg) onde constam que, do dia 24 de março até o dia 13 de junho, já teriam sido solicitadas regulação para 49 leitos Covid-19 para pacientes originados de Ipiaú. Por: Bahia.Ba

Bahia sediará terceiro centro de distribuição da Mercado Livre no Brasil

Foto: Diulgação
O Mercado Livre vai implantar na Bahia seu primeiro Centro de Distribuição (CD) no Nordeste e terceiro no Brasil. O CD faz parte de um plano de investimento de R$ 4 bilhões que a empresa pretende fazer no Brasil até o final de 2020. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, serão gerados 500 empregos diretos. A unidade vai ser instalada em Lauro de Freitas, em uma área de 35 mil metros quadrados.

“A atração deste investimento é fruto de um trabalho em equipe que planeja e executa ações pensando no desenvolvimento do estado e na geração de emprego e renda para o povo baiano”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador, João Leão. As pastas do Planejamento e da Fazenda participaram deste processo.

A operação será no modelo Fulfillment, em que o Mercado Livre fica responsável por todo o processo logístico – vendedor do marketplace, estoque de produtos e pós-venda. De acordo com Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios para a América Latina, a inauguração deste CD no Nordeste é estratégica. “Buscamos realizar entregas ainda mais rápidas e a preços menores, além de ajudar os empreendedores locais”, explica Bassoi.

Flamengo anuncia Banco de Brasília (BRB) como patrocinador master

Foto: Alexandre Vidal/divulgação Flamengo
Atual campeão brasileiro, o Flamengo anunciou nesta sexta-feira o Banco de Brasília (BRB) como novo patrocinador master. A instituição financeira deverá estampar sua marca na parte central e da frente na camisa do atual campeão brasileiro, dentre outras ativações de marketing O período é de três anos.

Segundo o G1, o contrato gira em torno de um montante mínimo de R$ 32 milhões por ano – dependendo de metas alcançadas, pode subir. O presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, fez o comunicado em vídeo e explicou que a parceria vai além da exposição da marca no uniforme.

“O Flamengo vai entrar com uma série de propriedades, o engajamento de sua torcida, sua participação na mídia social. Inclusive, o espaço master da sua camisa. Vamos desenvolver com eles uma série de produtos, nos quais a gente vai ter participações, produtos financeiros, como seguros, cartões de crédito, uma série de coisas”, afirmou o dirigente. O Conselho Deliberativo terá que avaliazar a transação. Com informações do Globo Esporte
Unlabelled

Boletim Epidemiológico COVID-19 caso confirmado nesta sexta feira (19)

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, dia 19 de junho, temos 1.505 casos registrados como suspeitos, sendo 537 casos confirmados, dentre estes, são 405 pessoas RECUPERADAS, 119 estão em isolamento social, 05 estão internadas e 08 foram a óbito. 876 casos foram descartados e 92 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 124 casos ativos.
 
Lembre de cumprir o distanciamento social, lavar as mãos adequadamente e usar máscara sempre que for sair de casa. Para receber orientações dos profissionais de saúde você pode entrar em contato com o Disk-Covid Ipiaú: 73 99160-2376, 73 98144-8055, 73 98231-1014. O serviço funciona diariamente de segunda a domingo, das 08h às 17h.

INSS prorroga por 60 dias prazo para prova de vida e outras exigências

© Shutterstock
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou, por mais 60 dias, o prazo para que beneficiários cumpram exigências junto ao órgão, como a prova de vida.

A portaria nº 680, publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (18), determina a prorrogação, por mais dois meses, das "interrupções das rotinas de atualização e manutenção de benefícios administrados pelo Instituto (...) em decorrência do estado de emergência pública, resultante da pandemia do coronavírus (Covid-19), podendo ocorrer nova prorrogação enquanto perdurar a situação".

A publicação é uma espécie de atualização da portaria nº 373, de 16 de março. Com ela, também não serão negados benefícios para segurados que não estão conseguindo autenticar documentos e nem apresentá-los presencialmente desde que o atendimento direto nas agências foi suspenso, em março deste ano.

Ficam suspensos, por mais 60 dias:
1 - O bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil ou no exterior;

2 - A exclusão de procuração por falta de renovação ou revalidação após 12 meses;

3 - A suspensão de benefício por falta de apresentação de declaração de cárcere;

4 - A suspensão de benefício por falta de apresentação de CPF;

5 - A suspensão de benefício por não apresentação de documento que comprove o andamento regular do processo legal de tutela ou curatela quando se tratar de administrador provisório, além do prazo de 6 meses;

6 - A suspensão de benefícios por impossibilidade da execução do programa de Reabilitação Profissional.

Para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes, identificados pelo SVCBEN (Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios) e disponibilizados no QDBEN (Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios), será enviada carta de convocação para apresentação dos documentos de identificação. A portaria anterior, de março, havia suspendido o envio dessas correspondências pelo INSS.

No caso de segurados que tiveram o benefício bloqueado durante a pandemia, a situação é delicada, diz o advogado Rômulo Saraiva.

Segundo o advogado, alguns locais pregam o telefone de plantão na frente da agência. "O aplicativo Meu INSS pode ser usado para juntar algum documento. Por fim, o caminho acaba sendo o judiciário", explica.

DOCUMENTOS PELO MEU INSSA portaria nº 680, publicada nesta quinta (18), também determina que os beneficiários convocados poderão apresentar, por 90 dias, os documentos de identificação por meio do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Durante o período, diz o órgão, fica dispensada a apresentação de documentos originais para autenticação das suas cópias.

Nas situações em que houver dúvida quanto à documentação apresentada, caberá solicitação de exigência, que terá este prazo suspenso até o retorno do atendimento presencial.

AGÊNCIAS FECHADASOs postos de atendimento aos segurados do INSS permanecerão fechados ao público pelo menos até esta sexta-feira (19), segundo portaria publicada em 22 de maio no "Diário Oficial da União".

A medida, segundo a publicação, visa a proteção da população durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o INSS, a expectativa é de que o Ministério da Cidadania publique, nos próximos dias, uma instrução normativa sobre o atendimento nas agências.

Por enquanto, os casos que dependem de perícia médica serão analisados sem a perícia presencial.

Em vez disso, será necessário que o segurado anexe o atestado médico pelo portal ou aplicativo Meu INSS.

Antes da conclusão da análise, o instituto vai antecipar parte do benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045).

Os postos do órgão federal responsável por conceder e pagar aposentadorias e pensões fecharam suas portas oficialmente em 23 de março. Em São Paulo, as unidades estão fechadas desde 19 de março.

MEU INSS
 
Dúvidas sobre como acessar o Meu INSS, gerar senha e solicitar serviços e benefícios podem ser tiradas na página oficial do INSS.

Para acessar, utilize o link: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

Para ir direto para o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no navegador do computador ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular gratuitamente.

Volta da covid-19 à China poderá afetar exportação de carne brasileira

© Paulo Whitaker/Reuters
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O retorno do novo coronavírus a Pequim fez as autoridades chinesas adotarem medidas que poderão afetar as exportações brasileiras de carnes para a China. O vírus teria passado por uma mutação na Europa e chegado à China no salmão. Por isso, os chineses estão acelerando a inspeção de alimentos frescos e de carnes congeladas.Com essas exigências, os importadores terão de fazer testes em amostras de carne no desembarque, o que torna incertas as importações.

Até que as coisas fiquem mais claras, os importadores chineses estão solicitando um retardamento nos embarques brasileiros, segundo alertou comunicado da Embaixada do Brasil em Pequim.

Vírus já matou 456.630 pessoas e infectou mais de 8,5 milhões no mundo

@Dr
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 456.630 pessoas e infectou mais de 8,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP de hoje, baseado em dados oficiais. De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, 8.555.330 casos de infecção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 3.952.400 agora são considerados curados.

Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infecções, já que alguns países estão testando apenas casos graves com internamento hospitalar, outros usam o teste como prioridade no rastreamento e muitos estados pobres têm capacidade limitada de rastreamento.

Desde a contagem de quinta-feira, 6.082 novas mortes e 140.554 novos casos ocorreram em todo o mundo.

Os países que registraram mais novas mortes nas últimas 24 hora são o Brasil, com 1.238 novas, a Espanha (1.179, balanço revisto enquanto o número esteve "congelado" desde o início de junho, devido a uma mudança no método de contábilidade) e os Estados Unidos (701).

Leia Também: UTIs do BR têm dado conta, mas pode haver pressão com alta nos casos

Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de óbitos e de casos, com 118.758 mortes e 2.205.307 casos.

Pelo menos 599.115 pessoas foram declaradas curadas até hoje pelas autoridades norte-americanas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 47.748 óbitos e 978.142 casos, o Reino Unido, com 42.461 mortes (301.815 casos), a Itália, com 34.561 mortes (238.011 casos) e a França, com 29.617 mortes (195.953 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica continua a ser o que apresenta o maior número de óbitos face à sua população, com 84 mortes por cada 100.000 habitantes, seguido pelo Reino Unido (63), Espanha (61), Itália (57) e Suécia (50).

A China (sem os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 83.325 casos (32 novos entre quinta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 78.398 curas.

A Europa totalizava hoje, 191.932 óbitos e 2.489.195 casos, os Estados Unidos e o Canadá 127.145 mortes (2.305.872 casos), a América Latina e Cararibe 89.327 mortes (1.887.950 casos), a Ásia 27.563 mortes (963.782 casos), o Oriente Médio 12.994 mortes (618.797 casos), a África 7.538 mortes (280.922 casos) e a Oceânia 131 mortes (8.817 casos).

Esta avaliação foi realizada usando dados reunidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A AFP avisa que devido a correções pelas autoridades ou a publicação tardia dos dados, os números de aumento de 24 horas podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

por Notícias ao Minuto Brasil

BR é segundo país a passar da marca de 1 milhão de casos de covid-19

© Reuters
O Brasil tornou-se nesta sexta-feira, 19, o segundo país do mundo a superar a marca de 1 milhão de casos da covid-19. Antes, os Estados Unidos já tinham chegado a este número, no dia 28 de abril. Atualmente, são 2,1 milhões de casos nos Estados Unidos e 1.009.699 no Brasil, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa brasileiros.
O primeiro milhão de infectados pelo coronavírus no Brasil acontece 35 dias depois que Nelson Teich deixou o cargo de ministro da Saúde, hoje ocupado interinamente por Eduardo Pazuello. O Brasil é o segundo país com mais casos da covid-19 e também o segundo com mais vítimas fatais da doença, com 48.427 vidas perdidas.

Brasil e Estados Unidos estão longe de terem seus números alcançados por outros países. Na compilação de dados feita pela universidade americana Johns Hopkins, a Rússia, em terceiro lugar no número casos, conta até o momento 568 mil casos, seguida da Índia, com 380 mil. Globalmente, a Johns Hopkins conta 8,5 milhões de casos e 456 mil mortes em decorrência da covid-19.
por Estadao Conteudo
Unlabelled

Jonatas ventura: Ex prefeito de Barra do Rocha por duas vezes, Teólogo, Sociólogo e analista político e social amanhã no TRIBUNA da 91.1

Jonatas entura/Foto/Arquio Pessoal
Jonatas ventura: Ex prefeito de Barra do Rocha por duas vezes,  Teólogo,  Sociólogo e analista político e social. será o convidado do Programa Tribuna 91deste sábado (20) na Radio Ipiaú FM
Presidente do Diretório do MDB em Barra do Rocha, arido do Vice-Prefeito Alex Muniz e de quatro vereadores no Municipio; Edvaldo, MarcioWaide e Sávio.

Jonathas ocupava o cargo de secretario de governo na gestão do professor Léo até o dia (28) de maio deste ano, quado pediu exoneração do cargo, deixando assim uma grande lacuna 'Racha' no grupo politico do atual prefeito professor Leo, e já existe muitos especulando a candidatura do ex-prefeito Jonatas nas Eleições 2020.
  
Jonatas vai exclarecer os verdadeiros motivos que levou a abandonar o grupo do atual prefeito e se será candidato ao cargo majoritáro no municipio Barrochense

O Programa Tibuna 91 vai ao AR às 12 horas deste sábado (20) com apresentação de Zé Gomes e será transmitido pelo: Instagram@ipiaufm www.youtube.com/radiofmipiau, Facebok: iiaú fm

Dupla presa com droga e dinheiro em Andaraí

Foto: Divulgação SSP
Durante rondas, policiais da Cipe Chapada e da Delegacia Territorial do município localizaram os criminosos com mais de R$ 2 mil em espécie.
Ação conjunta da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e da Delegacia Territorial de Andaraí localizou, na quinta-feira (18), dois criminosos traficando drogas na região da Chapada Diamantina.

Com eles foram encontrados a quantia de R$ 2.210, um pacote contendo cocaína e uma maquineta de cartão de crédito. “Estamos intensificando o policiamento em Andaraí, combatendo o tráfico de drogas. Acreditamos que o valor apreendido é proveniente do comércio de entorpecentes”, contou o comandante da Cipe Chapada, major Nelson Normando de Souza Júnior.

Os traficantes foram encaminhados para DT de Andaraí.

Fonte: Ascom/Natália Verena

Decarga prende pernambucanos com combustíveis roubados

Foto: Divulgação SSP
Com a dupla foram recuperados 30 mil litros que eram transportados em uma carreta. O caso aconteceu, na quinta-feira (18).
Equipes da Delegacia de Repressão a Roubo de Cargas (Decarga) capturaram, na quinta-feira (18), dois pernambucanos com 30 mil litros de combustíveis roubados. Materiais inflamáveis estavam em uma carreta que foi abordada pelos criminosos, na BR-324, na região do município de Conceição do Jacuípe.
Foto: Divulgação SSP
Com a dupla foram recuperados 30 mil litros que eram transportados em uma carreta. O caso aconteceu, na quinta-feira (18).
 Através do sinal emitido pelo rastreador do veículo, os policiais civis localizaram um galpão, na cidade de Teodoro Sampaio, onde a carga estava escondida. O dono do estabelecimento também acabou preso em flagrante. 

O trio e os materiais apreendidos foram apresentados na sede da Decarga, na cidade de Feira de Santana. A Polícia Civil investiga se existem outros integrantes na quadrilha.

Fonte: Ascom / Silvânia Nascimento

Presidente do TSE recebe relator de proposta que discute eventual adiamento das Eleições Municipais

Foto: Divulgação/TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), o senador Weverton (PDT-MA), relator no Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que discute o eventual adiamento das Eleições Municipais. No encontro, eles trataram sobre possíveis novas datas e prazos previstos na legislação eleitoral, mas a questão será definida pelo Congresso Nacional, por ser tema de deliberação política.

“O adiamento tem sido a recomendação consensual dos médicos e cientistas que têm se pronunciado sobre isso. E, nessa eventualidade, há muitas questões de prazo e aspectos operacionais que precisam ser equacionados”, salientou o presidente do TSE.

Durante a reunião, o senador convidou o ministro Luís Roberto Barroso para participar de uma Comissão-Geral no Senado, a ser realizada na próxima segunda-feira (22), às 14h, “para ouvir alguns especialistas sanitaristas do Brasil que estão tratando diretamente do tema e outros especialistas em áreas estratégicas que também tratam a respeito do tema, e, claro, os colegas senadores e senadoras, para que, no final, possamos terminar de formar uma opinião e definir o nosso relatório”.

Para o senador Weverton, foi uma reunião bastante produtiva e importante para ajudá-lo a formar uma opinião a respeito do assunto. Ele afirmou, ainda, que existe a possibilidade de uma deliberação rápida sobre o tema. “Portanto, dando tudo certo, já na semana que vem, nós iremos apresentar o relatório pronto para o Plenário [do Senado] apreciar”, finalizou.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

TSE fará consulta pública sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nas Eleições Municipais de 2020

Foto: Diulgação/TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará, a partir desta sexta-feira (19), consulta pública para coletar contribuições a respeito dos impactos da pandemia de Covid-19 nas Eleições Municipais de 2020. A proposta é ampliar o debate com entidades da sociedade civil, obter subsídios para a adoção das medidas necessárias à realização do pleito nesse contexto, democratizar e enriquecer seu processo deliberativo.

“Diante da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral tem se empenhado em buscar meios que viabilizem a realização de eleições seguras sob a perspectiva da saúde pública, sem prejuízo de sua legitimidade democrática”, destaca o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Regras

As contribuições devem tratar dos seguintes aspectos: alterações no calendário eleitoral para as Eleições 2020, em especial aquelas que dependam de ato normativo do TSE; e impactos da pandemia de Covid-19 nas diversas fases do processo eleitoral, inclusive na convocação e treinamento de mesários.

Sobre os impactos da pandemia, a consulta também busca coletar impressões e sugestões quanto: à realização da campanha e à veiculação de propaganda eleitoral; à organização e preparação dos locais de votação; ao processo de votação nos dias do pleito, em 1º e 2º turnos, incluindo a criação, a divulgação e a implementação de processos e protocolos sanitários; à prestação e ao julgamento das contas de campanha dos eleitos; e à diplomação dos eleitos.

Poderão apresentar sugestões quaisquer órgãos, associações, fundações, movimentos ou grupos interessados. O endereço para envio das contribuições, que deverão ser enviadas até o dia 30 de junho de 2020, será divulgado nesta sexta (19).

A manifestação deverá conter: a qualificação do órgão ou entidade, conforme o caso; breve descritivo do objeto e histórico do órgão e/ou entidade de até uma página; e as contribuições por escrito. Sobre esse aspecto, o Tribunal ressalta a importância da brevidade e objetividade das manifestações e propostas, diante do curto prazo para a apreciação.

Análise das contribuições

As propostas serão avaliadas por um comitê composto, entre outros, por representantes das seguintes áreas do TSE: Presidência; Diretoria-Geral; Corregedoria-Geral Eleitoral; Secretaria de Tecnologia da Informação; Assessoria de Gestão Eleitoral; Secretaria Judiciária; Secretaria de Gestão de Pessoas; Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias; Assessoria de Comunicação; e Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental.

O comitê deverá concluir a análise das manifestações apresentadas até o dia 15 de julho de 2020, quando será divulgado relatório final no Portal do TSE na internet .

No caso de propostas que dependam de alteração constitucional e/ou legislativa, o Tribunal se limitará a se manifestar sobre a viabilidade técnica e organizacional, bem como sobre a conveniência da implementação das medidas sugeridas no âmbito da Justiça Eleitoral.

Acesse a íntegra do edital da consulta pública.

Acesse o  formulário para enviar sua contribuição.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

Duas pessoas morrem no hospital do Maracanã durante Flamengo x Bangu

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Enquanto o Flamengo vencia o Bangu por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (18), duas pessoas morreram no hospital de campanha montado no estádio do Maracanã, palco da partida válida pela quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. No dia da volta do futebol, o Rio de Janeiro registou 274 óbitos, terceira maior marca desde o início da pandemia do coronavírus.

O hospital de campanha do estádio funciona exclusivamente ao combate à Covid-19 e conta com 400 leitos. A taxa de ocupação atual é de 56% nas enfermarias e 77% dos leitos de UTI.

Os números do estado do Rio de Janeiro de infectados e de mortos pela Covid-19 só perdem apenas para São Paulo no Brasil. De acordo com a secretaria de saúde carioca são 87.317 casos confirmados e a quantidade de óbitos já ultrapassou os 8,4 mil. Já o país, registra 983.359 pessoas contaminadas, sendo que 47.869 perderam a vida.

MPT e Caixa firmam acordo para individualizar recolhimento do FGTS

@José Cruz/Agêcia Brasil
O Ministério Público do Trabalho (MPT) firmou acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal (CEF) para garantir o cumprimento das exigências legais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que trabalhadores possam recebam os valores.

Segundo o MPT, o foco inicial do acordo abrangerá os recolhimentos feitos ao FGTS pelos empregadores e que não foram individualizados aos titulares das contas vinculadas do fundo em razão da ausência de informações obrigatórias. A meta é contribuir para que os recursos depositados sejam efetivamente recebidos pelos trabalhadores.

Segundo levantamento atualizado da Caixa, divulgado pelo MPT, há cerca de R$ 600 milhões em depósitos a discriminar, com potencial de beneficiar mais de 400 mil trabalhadores. O acordo terá prazo de vigência de cinco anos.

O MPT já celebrou acordo semelhante a esse com a Caixa entre 2012 e 2017. Na ocasião, entre 2013 e 2014, o levantamento da Caixa demonstrou que havia um saldo inicial de mais de R$ 300 milhões para serem individualizados. A atuação abrangeu mais de mil empregadores, com a individualização de mais de R$ 80 milhões em favor de mais de 140 mil trabalhadores.

Segundo o MPT, o projeto será desenvolvido para possibilitar aos trabalhadores a identificação de depósitos a eles pertencentes, mas que, por ausência de individualização, acabaram ficando retidos na Caixa.

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Caixa libera consulta a saque emergencial do FGTS em aplicativo

@Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
A Caixa liberou hoje (19) as consultas do valor e da data do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.045 por trabalhador. A consulta pode ser feita no aplicativo do FGTS e Internet Banking da Caixa.

A consulta no site fgts.caixa.gov.br e na central 111, opção 2, foi liberada no último dia 15.

A partir de hoje, também é possível informar que não deseja receber valor do saque. Segundo a Caixa, o trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até 10 dias antes do início do seu calendário de crédito. Portanto, para os nascidos em janeiro, os primeiros a receber o crédito (no dia 29 deste mês), já é possível fazer essa solicitação.

No último dia 13, a Caixa divulgou o calendário de pagamento, autorizado pela Medida Provisória (MP) nº 946/2020. A ação faz parte do conjunto de medidas de enfrentamento aos impactos causados aos trabalhadores pela pandemia de coronavírus.

Cerca de R$ 37,8 bilhões serão liberados para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. De acordo com a MP, o valor do saque é de até R$ 1.045 por trabalhador, considerando a soma dos saldos de todas as suas contas do FGTS.
 

Calendário  
O crédito dos valores do Saque Emergencial FGTS tem início em 29 de junho de 2020, para os nascidos em janeiro, e será realizado por meio da poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.

Contas digitais do tipo já vinham sendo utilizadas para o pagamento do auxílio emergencial relacionado à pandemia do novo coronavírus, de R$ 600. Com a MP 982/2020, o uso desse tipo de conta fica ampliado também para o saque do FGTS e o depósito de diversos benefícios sociais e emergenciais, inclusive pelos governos estaduais e municipais.

O cronograma de pagamento foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador e contém a data que corresponde ao crédito dos valores na conta poupança social digital, quando os recursos poderão ser utilizados em transações eletrônicas, além da data a partir de quando os recursos estarão disponíveis para saque em espécie ou transferência para outras contas.
 

Calendários 
>> Para crédito em conta
Mês de aniversário Dia do depósito
Janeiro 29/06
Fevereiro 06/07
Março 13/07
Abril 20/07
Maio 27/07
Junho 03/08
Julho 10/08
Agosto 24/08
Setembro 31/08
Outubro 08/09
Novembro 14/09
Dezembro 21/09
 
>> Disponível para saques e transferências
Mês de aniversário Dia da liberação
Janeiro 25/07
Fevereiro 08/08
Março 22/08
Abril 05/09
Maio 19/09
Junho 03/10
Julho 17/10
Agosto 17/10
Setembro 31/10
Outubro 31/10
Novembro 14/11
Dezembro 14/11

Formas de movimentação

A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo Caixa Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.

Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos.

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os trabalhadores poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custos, ou realizar o saque em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa e casas lotéricas.
Cancelamento do crédito automático

O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até 10 dias antes do início do seu calendário de crédito na conta poupança social digital, para que sua conta do FGTS não seja debitada.

Caso o crédito dos valores tenha sido feito na poupança social digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 30 de novembro de 2020, os valores corrigidos serão retornados à conta do FGTS.

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Brasília

China descobre de onde veio o coronavírus que atacou Pequim esta semana

China: coronavírus foi detectado nas tábuas para cortar salmão importado (Kevin Frayer/Getty Images)
A China informou nesta sexta-feira 25 novos casos de covid-19 em Pequim e publicou o genoma do coronavírus detectado em um recente foco de infecção na cidade, que apresenta semelhanças com uma cepa europeia.

A capital chinesa retornou a uma certa normalidade após dois meses sem contágios. Mas um foco epidêmico na semana passada obrigou as autoridades a impor o confinamento em vários bairros e a organizar de testes de diagnóstico em larga escala.

As autoridades suspeitam que a origem das novas infecções seria o mercado atacadista de Xinfadi, ao sul da cidade. O vírus foi detectado nas tábuas para cortar salmão importado.
Veja também

O governo da cidade divulgou nesta sexta-feira novas informações sobre o surto epidêmico e revelou informações sobre o genoma do vírus à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a cientistas estrangeiros.

“De acordo com os resultados preliminares da epidemiologia genômica, este vírus seria procedente da Europa”, declarou Zhang Yong, alto funcionário do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China.

“Mas é diferente (da cepa) do vírus que circula atualmente na Europa. É anterior”, completou em um artigo publicado pela comissão nacional anticorrupção.

Ele indicou que pode ser uma versão do vírus que circulou no continente europeu há várias semanas ou meses.

Zhang Yong menciona várias hipóteses: o vírus pode ter vindo da Europa através de alimentos congelados ou poderia estar há bastante tempo no mercado de Xinfadi, onde teria sobrevivido graças à umidade e ao escuro. Daí sua semelhança com cepas mais antigas.

“É possível que o vírus que provoca atualmente uma epidemia em Pequim tenha viajado de Wuhan para a Europa e retornado agora à China”, afirmou Ben Cowling, professor no Centro de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong.

No total, Pequim registrou 183 casos de COVID-19 devido ao novo foco da doença, de acordo com o balanço oficial.

China suspeita que salmão causou novo surto de coronavírus. Entenda

Salmão: retirado de supermercados e plataformas de entregas de cidades chinesas (Hotels in Eastbourne / www.eastbourneguide.com / Stock Xchng/SXC)
O mercado de salmão importado na China, que movimenta US$ 700 milhões, está em risco depois que o peixe foi associado a um novo surto de casos de coronavírus em Pequim, o que pode afetar grandes exportadores como Dinamarca, Noruega e Austrália.

O salmão foi retirado das prateleiras de supermercados e plataformas de entregas de alimentos nas principais cidades chinesas. Enquanto isso, especialistas alertam cidadãos para não consumirem frutos do mar ricos em ômega-3. O boicote ocorreu depois que o presidente de um importante mercado de frutas e legumes chamado Xinfadi, onde foram identificados quase 100 casos recentemente, disse que o vírus foi localizado na tábua usada por um vendedor de salmão importado.

Zeng Guang, especialista sênior da Comissão Nacional de Saúde, disse em entrevista à mídia estatal no domingo que “ainda precisamos descobrir se seres humanos transmitiram o vírus ao salmão ou o salmão contraiu o vírus primeiro”. O especialista pediu que residentes de Pequim não comam salmão cru ou comprem frutos do mar importados por enquanto.

Wu Zunyou, epidemiologista-chefe do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China, disse no domingo que o vírus pode sobreviver na superfície de alimentos congelados até três meses e que a agência “suspeita muito” de produtos contaminados como a fonte do recente surto.

Embora não esteja claro se o vírus pode realmente ser transmitido por meio de alimentos após serem descongelados, o rápido veto ao salmão reflete os crescentes temores da China sobre o ressurgimento de casos na capital, o centro cultural e político do país com 20 milhões de habitantes. Cerca de 20 conjuntos habitacionais foram fechados, assim como algumas escolas, enquanto autoridades se apressam para rastrear pessoas que visitaram ou tiveram contato com o mercado de Xinfadi.

O boicote ao salmão é mais um obstáculo para exportadores de frutos do mar para a China. Com a pandemia de coronavírus, as vendas desses produtos caíram mais de 30% nos primeiros quatro meses do ano. Antes da crise, os quatro maiores exportadores, de acordo com dados alfandegários da China – Chile, Noruega, Austrália e Ilhas Faroé da Dinamarca -, registravam aumento constante da demanda, para US$ 686 milhões no ano passado, devido à melhora da renda da classe média e mudança para dietas saudáveis.
A situação elevou os preços das ações de produtores de carne suína na segunda-feira. Os ganhos podem ter sido impulsionados pelas expectativas de que a demanda por carne deve aumentar à medida que consumidores evitam frutos do mar, disse Ken Chen, analista da KGI Securities, em Xangai.

Em estudo publicado em abril, pesquisadores da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) concluíram que se desconhece que o coronavírus possa infectar animais aquáticos ou contaminar seus produtos.

O risco “deve ser insignificante” com o “manuseio e higienização adequados dos alimentos”, embora as superfícies possam potencialmente ficar contaminadas quando manuseadas por pessoas portadoras do vírus, escreveram cientistas como Melba G. Bondad-Reantaso.
 

Imunidade contra covid-19 não existe, sugere estudo

Segundo cientistas, os testes de anticorpos podem não ser o suficiente e, apenas por tê-los, não quer dizer que o indivíduo esteja necessariamente imune
Coronavírus: pessoas podem não desenvolver anticorpos suficientes para se tornar imunes (JUAN GAERTNER/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)
Muito se fala sobre um futuro próximo no qual a humanidade, por meio da imunidade de rebanho, não estará mais suscetível a contrair certos vírus, como é o caso da covid-19. A teoria, na prática, funciona quando uma vacina é criada. Mas, para cientistas chineses e americanos, os seres humanos podem nunca desenvolver uma imunidade contra o novo coronavírus.

A conclusão, que ainda não passou pelo peer review, ou seja, ainda não foi avaliada por outros membros da comunidade científica e nem está perto de publicada em uma revista da área, foi baseada em um estudo que analisou se profissionais na área de saúde em Wuhan, na China, apontada como o local de origem do vírus, haviam desenvolvido anticorpos contra a doença no ínicio da pandemia. Pelo menos um quarto das mais de 23.000 amostras foram infectadas com o vírus, mas somente 4% criaram anticorpos até abril — o que não significa que eles estão imunes. Uma notícia não muito agradável em meio à pandemia.

Enquanto para outras doenças causadas pelo coronavírus, como foi o caso da sars e do MERs, as pessoas desenvolviam anticorpos capazes de dar uma imunidade de até quatro anos para quem foi infectado, não se sabe se o mesmo vale para a covid-19. A pesquisa mostra que nem todo mundo que foi infectado produziu os anticorpos necessários para barrar futuros contágios da doença e, quando produziram, eles não duraram muito tempo.

Quase seis meses depois do início da pandemia, Wuhan decidiu colocar em prática um programa inédito no mundo para testar toda a população de 11 milhões de habitantes. Até o dia 25 de maio, cerca de 6,8 milhões passaram pelos exames e os resultados iniciais haviam acendido um alerta. Os testes identificaram 206 pessoas com o vírus ativo no organismo. E, mesmo sem sintomas, elas estavam espalhando a doença. E amostras coletadas em março e abril por pesquisadores chineses indicam que só 10% da população havia desenvolvido anticorpos contra o vírus, o que mostra que, sem uma vacina, ficará ainda mais complicado de que todo o mundo desenvolva uma imunidade à doença somente por contraí-la.

Segundo os pesquisadores, os testes de anticorpos podem não ser o suficiente para dizer se alguém foi infectado e, apenas por tê-los, não quer dizer que o indivíduo esteja necessariamente imune. O que joga ainda mais terra em cima da teoria da imunidade de rebanho e até mesmo em terapias de anticorpos para o tratamento da Sars-CoV-2.

Um outro estudo feito pela Universidade de Tsinghua, em Beijing, sugere que, quanto mais anticorpos os pacientes de coronavírus produzem, piores os resultados — de acordo com eles, quem tinha o anticorpo mais forte, acabou morrendo.

Outros cientistas, no entanto, pedem cautela e sugerem que o estudo não seja levado a ferro e fogo. O estudo foi publicado no site medrxiv.org .

Até o momento, os anticorpos se mostraram uma boa opção por sua capacidade de neutralizar a habilidade do vírus de infectar as células do corpo humano. Depois de identificados, podem ser produzidos em massa — uma abordagem que já foi adotada com sucesso em outros casos, como para tratar o vírus do ebola.

Mais de 130 vacinas estão sendo produzidas contra a covid-19 no momento. Algumas, mesmo em fases mais avançadas que as outras, como é o caso da Coronavac , feita pela chinesa Sinovac, que está entre as fases um e dois de produção. Segundo a agência Bloomberg, mais de 90% das pessoas que receberam doses da vacina produzida pelo laboratório produziram anticorpos contra a covid-19 num intervalo de 14 dias.

Nenhuma terapia ou vacina tem aprovação clínica ou aval da Mundial da Saúde para ser aplicada especificamente a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Por Tamires Vitorio
access_time Publicado em: 18/06/2020 às 14h51 - Alterado em: 18/06/2020 às 15h23

Tipo sanguíneo e genes estão ligados a risco de covid-19 grave, diz estudo

Coronavírus: no auge da epidemia na Europa, pesquisadores analisaram os genes de mais de 4 mil pessoas em busca de variações (Radoslav Zilinsky/Getty Images)
Pesquisadores europeus buscam mais pistas para explicar por que o novo coronavírus atinge algumas pessoas tão mais duramente do que outras

O tipo sanguíneo de uma pessoa e outros fatores genéticos podem ter ligação com a gravidade de uma infecção pelo novo coronavírus, de acordo com pesquisadores europeus que buscam mais pistas para explicar por que a covid-19 atinge algumas pessoas tão mais duramente do que outras.

As descobertas, publicadas no periódico científico The New England Journal of Medicine na quarta-feira, levam a crer que pessoas com sangue tipo A correm um risco maior de desenvolverem sintomas mais intensos quando infectadas pelo coronavírus.

No auge da epidemia na Europa, pesquisadores analisaram os genes de mais de 4 mil pessoas em busca de variações que são comuns naqueles que foram infectados pelo coronavírus e desenvolveram casos graves de Covid-19.

Uma série de variantes em genes que estão envolvidos nas reações imunológicas são mais comuns em pessoas com casos graves de Covid-19, descobriram. Estes genes também estão envolvidos com uma proteína de superfície celular chamada ACE2, que o coronavírus usa para ter acesso às células do corpo e infectá-las.

Os pesquisadores, liderados pelo doutor Andre Franke, da Universidade Christian-Albrecht de Kiel, na Alemanha, e pelo doutor Tom Karlsen, do Hospital Universidade de Oslo, na Noruega, também descobriram uma relação entre a gravidade da Covid-19 e o tipo sanguíneo.

O risco de casos graves de Covid-19 é 45% maior para pessoas com sangue tipo A do que pessoas com outros tipos sanguíneos, e parece ser 35% menor para pessoas com sangue tipo O.

“As descobertas… oferecem pistas específicas sobre quais processos de doenças podem acontecer na Covid-19 grave”, disse Karlsen à Reuters por email, observando que pesquisas adicionais são necessárias antes de as informações se tornarem úteis.

“A esperança é que estas e outras descobertas… apontem o caminho para uma compreensão mais abrangente da biologia da Covid-19”, escreveu Francis Collins, diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e especialista em genética, em seu blog nesta quinta-feira.

“Elas também sugerem que um exame genético e o tipo sanguíneo de uma pessoa podem fornecer ferramentas úteis para se identificar aqueles que podem correr mais risco de uma doença grave”.

Por Reuters
access_time Publicado em: 18/06/2020 às 20h30 - Alterado em: 18/06/2020 às 20h33

Brasil deve chegar hoje a 1 milhão de casos de coronavírus

O número de 50 mil mortos pelo novo coronavírus também deve ser alcançado neste fim de semana
Covid-19: desde o começo do mês, o país tem uma média de registros de casos diários superior a 25 mil (Eduardo Frazão/Exame)
Quase quatro meses depois do primeiro caso de infecção por coronavírus ter sido confirmado no Brasil, em 26 de fevereiro, o país deve romper a marca de 1 milhão de contaminados nesta sexta-feira, 19.

No último balanço, divulgado às 20 horas de ontem pelo consórcio de imprensa, que reúne UOL, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra, eram exatos 983.359 casos confirmados e 47.869 mortes.

Desde o começo do mês, o país tem uma média de registros de casos diários superior a 25 mil. Tudo indica também que neste fim de semana supere outra marca, a dos 50 mil óbitos.

É o segundo país com mais infecções e mortes pelo vírus SARS-CoV-2 em todo o mundo. Só está atrás dos Estados Unidos, que contabiliza 2,1 milhões de casos e mais de 117 mil mortes, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês).

A diferença é que nos Estados Unidos a velocidade de progressão da doença foi mais rápida. A marca do 1 milhão foi atingida em 28 de abril, três meses a confirmação do primeiro caso no país.

Naquele momento, cerca de 90% da população americana estava sob lockdown. Um mês depois, já com o avanço das medidas de reabertura da economia, o país passou os 2 milhões de casos confirmados. Muitas regiões do Brasil, como se sabe, estão em plena reabertura. 
 

Líderes da Europa debatem a criação de um fundo de 750 bilhões de euros

Os recursos devem ser aplicados ao longo dos próximos anos para ajudar a economia da União Europeia a se recuperar da pandemia
EMMANUEL MACRON EM REUNIÃO DA UE NESTA SEXTA-FEIRA: bloco faz os planos para a recuperação econômica (Eliot Blondet/Pool/Reuters)
Atingida em cheio pela pandemia do novo coronavírus, a Europa busca agora maneiras para conter os prejuízos econômicos e acelerar a sua recuperação. Nesta sexta-feira, os líderes dos 27 países da União Europeia se reúnem em um encontro virtual justamente para debater a criação de um fundo emergencial de 750 bilhões de euros para ajudar a reabilitar a sua economia combalida pela crise.

A ideia de criar um fundo de recuperação surgiu no fim de abril quando já havia ficado claro que os impactos econômicos da pandemia seriam profundos e duradouros. Pouco mais de um mês depois, o presidente da Comissão Europeia, Charles Michel, apresentou a proposta de levantar 750 bilhões de euros com os países membros.

O fundo ganhou o apelido de “Nova Geração”. Inicialmente, o plano é alocar dois terços dos recursos para subvenções. O restante seria destinado a financiar empresas e projetos que ajudem na recuperação. Mas há resistência de alguns países, como Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia, que defendem que 100% dos recursos sejam distribuídos por meio de financiamentos.

A expectativa é que o encontro desta sexta-feira sirva para debater os detalhes do fundo e para se chegar a um acordo comum entre os países membros. A estimativa é alcançar um entendimento até julho, de acordo com diplomatas ouvidos pela agência Reuters.

Segundo as estimativas do Fundo Monetário Internacional, a economia dos países da zona do euro deve registrar uma queda de 7,5% do Produto Interno Bruto em 2020. No primeiro trimestre, a retração foi de 3,6%. Setores como o de turismo, aviação e serviços formam duramente impactados. A expectativa é que o novo pacote econômico ajude a minimizar o prejuízo e fazer com que a retomada seja mais ágil.

Além do fundo de recuperação, outros assuntos importantes também estarão na pauta do encontro de hoje. Um deles é o debate em torno do orçamento da União Europeia para o período entre 2021 e 2027 – um tema prioritário para o bloco este ano.

Até o momento, a expectativa é que 1,1 trilhão de euros sejam alocados pelos países para financiar as ações e o funcionamento da União Europeia nos próximos sete anos. Também deve entrar na discussão a extensão por mais seis meses das sanções aplicadas pela União Europeia à Rússia, adotadas depois da anexação da região da Crimeia, que fazia parte da Ucrânia, em 2014. Como se vê, será uma sexta-feira movimentada para os líderes europeus.
Por Filipe Serrano
access_time Publicado em: 19/06/2020 às 06h52

Destaques