Ultrapassa 2 toneladas pesagem da cocaína que iria para Holanda

Foto: Divulgação/SSP
Pouco mais de 2 toneladas foi a pesagem final da cocaína que iria para Holanda e terminou interceptada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e da PF. Contagem da droga terminou na manhã deste sábado (20).
Foto: Divulgaão/SSPP
Como a droga, localizada no dia anterior, no Porto da cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, estava escondida dentro de um carregamento de soja, foi necessário usar o faro apurado da cadela Athena (raça Pastor Belga Malinois), da Cipe Cacaueira. Até as primeiras horas da noite, cerca de 200 kg foram apreendidos.

"Trabalhamos com paciência e de forma bem técnica por que as informações eram de um grande montante de cocaína que iria para Europa. As equipes estão de parabéns pela persistência", destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

A droga, segundo levantamentos preliminares, renderia aproximadamente R$ 40 milhões de reais se fosse comercializada. Todo o material foi encaminhado para a sede da PF, em Ilhéus.

Fonte: Ascom: Alberto Maraux

Meio quilo de pasta base de cocaína apreendido na RMS

Foto: Divulgação SSPCasal foi flagrado com o entorpecente. Homem correu, mas sua companheira acabou presa em flagrante.
Guarnições das Rondas Especiais (Rondesp) Região Metropolitana de Salvador (RMS) apreenderam meio quilo de pasta base de cocaína, na tarde de sábado (20). A droga que, após refino se transformaria em cocaína e a sobra utilizada para fazer crack, renderia lucro de aproximadamente 10 mil reais.

Os PMs foram até o bairro Varginha, no município de Dias D'Ávila, depois de denúncias sobre um casal de traficantes. Durante varreduras a dupla foi localizada. O homem correu, mas a sua companheira terminou alcançada.

Com ela os militares apreenderam balança e dois celulares, além do meio quilo de pasta base de cocaína. A traficante foi apresentada na 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari).
Fonte: Ascom / Alberto Maraux

Polícias da BA e PE alcançam carro com 58 kg de drogas

Foto: Divulgação SSP
Dois veículos foram perseguidos e abordados em uma barreira montada, na noite de sábado (20).
Cinquenta e oito quilos de maconha foram apreendidos, na noite de sábado (20), durante operação conjunta entre as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Caatinga e Nordeste da Bahia, a PM de Pernambuco e a PRF. Dois homens foram capturados em flagrante.

Uma denúncia anônima alertou os policiais sobre veículos suspeitos circulando na região da divisa entre Bahia e Pernambuco. As unidades se articularam e fizeram três pontos de bloqueio, um em Bendengó (BA) e dois em Ibó (PE). Os automóveis foram alcançados em território pernambucano.

No carro modelo Spin, placa PJW 8054, foram apreendidos 58,2 quilos da erva em tabletes e R$ 712 em espécie. Outro veículo modelo Saveiro, com restrição de roubo, placa original OZP-5749, fazia a escolta da droga e também foi interceptado.

De acordo com o subcomandante da Cipe Caatinga, capitão Mário Baeta, a droga e os dois homens que conduziam os veículos foram encaminhados para a Delegacia de Cabrobó, em Pernambuco.
Fonte: Ascom / Márcia Santana

Prefeitura de Ipiaú Prorroga prazo de vacinação contra a GRIPE.

@Divulgação/Dircom/PMI
A Prefeitura de Ipiaú prorrogou até o dia 30 de junho a vacinação contra a gripe. Se você faz parte do grupo listado abaixo é só ir ao Posto de Saúde mais próximo da sua casa. 

Lembre-se de levar o cartão de vacinação: Criança (6 meses a < 6 anos); Gestante; Puérpera; Idosos; Adultos (55 - 59); Professores; Profissionais Saúde; Profissionais de segurança; Pessoas com comorbidades

Ipiaú: Secretaria de Saúde confirma mais 15 caso de COID-19 neste domingo (21)

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, dia 21 de junho, temos 1.559 casos registrados como suspeitos, sendo 564 casos confirmados, dentre estes, são 416 pessoas RECUPERADAS, 135 estão em isolamento social, 05 estão internadas e 08 foram a óbito. 903 casos foram descartados e 92 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 140 casos ativos.

Pra combater o coronavírus é preciso esforço em conjunto. Só saia de casa se for necessário, se sair use máscara e álcool 70%, lembre de cumprir o distanciamento social, lavar as mãos adequadamente e higienizar os produtos que chegam a sua casa. 

Para receber orientações dos profissionais de saúde você pode entrar em contato com o Disk-Covid Ipiaú: 73 99160-2376, 73 98144-8055, 73 98231-1014. O serviço funciona diariamente de segunda a domingo, das 08h às 17h.
Fonte: Dircom/PMI

Polícia cumpre mandado em chácara ligada a grupo extremista

Foto: Divulgação/olícia Civil do RJ
A Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em uma chácara ligada ao grupo armado de extrema direita ‘300 do Brasil’. A ação, deflagrada na manhã deste domingo (21), é parte da investigação sobre a prática de supostos crimes de milícia privada, ameaça e porte ilegal de armas.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a operação foi feita pela Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, em uma casa na região de Arniqueiras. Foram apreendidos fogos de artifício, telefones celular, um facão, cartazes, discursos, um cofres e outros materiais usados em manifestações. Ninguém foi preso na ação. Também são investigados os grupos Patriotas e QG Rural.

O ‘300 do Brasil’, apoiador do governo Jair Bolsonaro, é investigado pela Polícia Federal. O grupo prega intervenção militar e o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. O ‘300 do Brasil’ estava acampado na Esplanada dos Ministérios, mas foi retirado pelo Governo do Distrito Federal.

No último dia 13, integrantes do grupo atacaram o prédio do Supremo com fogos de artifício. A pedido do presidente da Corte, Dias Toffoli, a Procuradoria-Geral da República abriu investigação para responsabilizar os autores do ato.

Dois dias depois, a extremista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, membro do grupo, foi presa em operação da Polícia Federal. A prisão, no entanto, foi no âmbito do inquérito dos protestos antidemocráticos.

App verificará autenticidade de documento de veículo na América do Sul

@Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O aplicativo Vio desenvolvido para verificar a validação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) já está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google (App Store e no Google Play) dos países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem lojas próprias, de acordo com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

Com o aplicativo, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que reúne a CNH e o CRLV digitais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão responsável por negociar acordos em nome do Mercado Comum do  Sul (Mercosul, grupo que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). 

Segundo o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes, o principal benefício é que os órgãos de fiscalização de todos esses países passam a ter condições tecnológicas de comprovar a autenticidade dos documentos de trânsito dos brasileiros. "A disponibilização do Vio nas lojas da América do Sul é um ganho na segurança para o cidadão brasileiro que transita pelos países da região. Entrar nestes países com carros furtados ou com documentos falsificados vai ser muito mais difícil", explicou em nota. 

O aplicativo verifica a autenticidade tanto dos documentos impressos quanto dos digitais, por meio da leitura de um QR Code presente na CNH e no CRLV.  O aplicativo também pode ser utilizado para checar a validade também da Placa de Identificação Veicular (PIV).

“Com a disponibilização do Vio, ficam superados os obstáculos técnicos para a validação, em nove países, da CNH, do CRLV e da PIV. Agora, a aceitação dos documentos depende do engajamento dos órgãos de fiscalização de cada um deles”, informa o chefe de Divisão de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Isidro Monteiro. 

*Com informações do Serpro

Jogadores testam positivo para covid-19 no Botafogo e no Corinthians

@Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados
Pouco antes de reiniciar os treinos presenciais no Estádio Nilton Santos ontem (20), o Botafogo divulgou o resultado de 353 testes para identificar o novo coronavírus (covid-19 19)feitos semana passada por funcionários, jogadores e respectivos familiares. Ao todo 17 pessoas  testaram positivo para covid-19: cinco atletas, seis familiares e seis membros da comissão técnica.

De acordo com nota oficial, publicada no site do Alvinegro Carioca, os atletas já iniciaram o período de isolamento social e estão com acompanhamento diário do Departamento Médico. Os atletas que testaram positivo começaram a treinar de forma online.

Outro clube que divulgou resultados dos testes de covid 19 ontem (20) foi o Corinthians. Em nota oficial, o Timão revelou que dos 190 testes realizados entre os dias 18 e 19 da semana passada, 13 deram positivo para covid-19. São oito atletas infectados  - os nomes não foram divulgados - que estão assintomáticos. Eles ficarão afastados das atividades do CT por dez dias e serão submetidos a novos exames. 

Outras cinco pessoas da comissão técnica e de outros departamentos do CT também foram diagnosticadas com o vírus e seguirão o mesmo cronograma de avaliações dos atletas. Entre elas, o massagista Raimundo “Ceará”, o único que teve o nome divulgado na nota oficial do Corinthians. Ceará apresentou sintomas da doença, chegou a ser hospitalizado, mas vem se recuperando. Como o massagista faz parte do grupo de risco -acima dos 60 anos -, ele não retornará às atividades, assim como os demais funcionários do CT. 

O atacante Jô, recém-contratado, ainda não foi testado, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Amanhã (22) está prevista a reapresentação de 19 jogadores, apenas para retirarem Equipamentos de proteção Individual (EPI) e materiais de treino - uniformes e chuteiras devem ser higienizados pelos atletas em suas casas. As atividades físicas presenciais estão programadas para recomeçar na terça-feira (23).

Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional - São Paulo

Inquérito das fake news no STF abre precedente perigoso para liberdade de expressão, diz pesquisadora

Foto: Felipe Sampaio/STF
O inquérito das fake news instaurado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) abre um precedente perigoso e pode ter como possível efeito a dissuasão da participação das pessoas no debate público, afirma a professora Clarissa Piterman Gross, coordenadora da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia da FGV Direito SP.

Em entrevista à Folha, ela critica a falta de delimitação do objeto do inquérito. “É o tribunal responsável pelas defesas dos direitos fundamentais e constitucionais dos indivíduos no Brasil, dentre eles —e muito importante— a liberdade de expressão, e se permite a uma atuação de investigação sem contorno, com possíveis efeitos de dissuasão ao exercício da liberdade de expressão pelos cidadãos.”

Clarissa Gross diz que discursos contra ministros do STF, mesmo que usem de linguagem de ameaça, não necessariamente devem ser punidos.

“A meu ver, depende do contexto, o que quero dizer com isso? A ameaça tem que ser crível. Ela tem que ser feita por alguém num contexto que traga indícios que a pessoa de fato terá condições de tomar medidas para impedir o exercício da magistratura pelos ministros do STF.”

Para ela, inclusive discursos que defendem o fechamento do Supremo deveriam ser protegidos pela liberdade de expressão. “Por mais que elas não tenham o direito de implementar, eu acho que elas têm o direito de defender essa ideia.”

Em seu voto quanto à continuidade do inquérito, o ministro Alexandre de Moraes disse que não se podia confundir críticas ácidas com agressões, ameaças e coações. É possível estabelecer critérios objetivos de quando a livre manifestação ultrapassa os limites legais? Eu acho que o ministro Alexandre de Moraes diria que toda a expressão que utilizar palavras cujo sentido do dicionário remeter a uma ameaça vai constituir uma ameaça punível e que é objeto de proibição, ou seja, que pode ser restringida.

Por exemplo, se alguém escreve: ‘Cuidado, ministros do STF, como vocês vão se comportar em relação a uma ação x. E a depender do que fizerem, nós vamos derrubar vocês’.

Isso tem linguagem de ameaça? Tem linguagem de ameaça. Constitui uma ameaça que pode ser de fato proibida e punida pelo direito? A meu ver, depende do contexto, o que quero dizer com isso? A ameaça tem que ser crível. Ela tem que ser feita por alguém num contexto que traga indícios que a pessoa de fato terá condições de tomar medidas para impedir o exercício da magistratura pelos ministros do STF.

Ela simplesmente esbravejar, por exemplo, em rede social, não configura uma ameaça punível pelo direito. Eu acho que isso continua sendo um exercício da liberdade de expressão.

Qualquer crítica ao Supremo e a seus ministros é um ataque antidemocrático à instituição? Não. Eu acredito inclusive que discursos que defendem o fechamento do STF devem ser protegidos pela liberdade de expressão. [Mas] eu não acho que as pessoas têm direito de tomar ações concretas para impedir o trabalho dos ministros do STF. Ou violar a integridade física dos ministros ou a integridade da instituição, da infraestrutura do STF, do seu prédio, dos seus arquivos. Isso as pessoas não podem fazer.

Mas defender a ideia de que elas acreditam que o STF não deveria existir, ou que uma corte constitucional não deveria existir, ou que essa corte constitucional não deveria existir, por mais que elas não tenham o direito de implementar, eu acho que elas têm o direito de defender essa ideia.

A defesa dessa ideia não seria contrária ao Estado democrático de Direito? A defesa da ideia apenas não me parece atentar contra o Estado democrático de Direito. A defesa pura e simples dessa ideia. Eu acho que existem outros contraexemplos muito evidentes que nos ajudam a entender esse ponto.

Por exemplo, o Manifesto Comunista, que é um texto muito conhecido, traz ideias de convocação dos trabalhadores a uma revolução proletária, muitas das teses do comunismo são pela instauração da ditadura do proletariado.

Outro exemplo: muitos de convicção anarquista acreditam que o Estado não deveria existir, que a própria existência da estrutura de um Estado —democrático ou não— viola direitos morais das pessoas. Essas ideias circulam no debate público, e nós as protegemos. Não nos passaria pela cabeça banir, por exemplo, a edição e a publicação de novas edições do Manifesto Comunista.

Me parece que a defesa de convicções que contrariam a tese de base do Estado democrático de Direito não viola por si só esse Estado democrático de Direito e o seu funcionamento. A proteção da liberdade de advogar por essas ideias faz parte da liberdade de expressão em um Estado democrático de Direito.

Leia mais aqui.

Folha de S.Paulo

Mesmo em casa, servidores federais recebem adicional de ‘periculosidade’

S

Decisão do TRF5 garante também o pagamento de adicional noturno e outros penduricalhos

em cota de sacrifício na pandemia, ao contrário dos trabalhadores do setor privado com salários reduzidos ou sem empregos, o setor público não abre mão de um só centavo das regalias e privilégios. Agora, obteve sem demora uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que obriga o governo federal a seguir pagando “adicional noturno” e até “de periculosidade” a servidores que estão em casa, sob quarentena, de modo algum expostos a esses “riscos” próprios da “natureza do cargo”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A mamata foi obtida pela pelegada sindical do serviço público, que foi à Justiça a fim de obrigar o contribuinte otário a bancar mais essa conta.
Na prática, o TRF-5 já considera os adicionais, que são gratificações eventuais, “incorporados” aos salários. Uma beleza, coisa de País rico.

A decisão manteve suspensa a Instrução Normativa 28, assinada por Jair Bolsonaro em 25 de março, como medida contra crise da pandemia. 

Continuarão a ser pagos adicionais noturnos, insalubridade, “irradiação ionizante” e até gratificações por atividade com raio-x… Tudo “remoto”.

Por: Diário do Poder

Policiais da reserva são convocados para retorno voluntário ao serviço

Foto: Diulgação/PM
O governo do estado convocou 126 policiais militares da reserva remunerada para retornar ao serviço de maneira voluntária. A relação foi publicada no Diário Oficial do último sábado (20).

Em nota à imprensa, a Polícia Militar informou que a convocação atende a um pleito dos reservistas que tinham interesse em voltar ao trabalho ativo, mas sem perder os direitos e prerrogativas já garantidos. Esse grupo deverá trabalhar sob normativas, atividades e formas de indenizações financeiras próprias.

“Nesse momento de combate à pandemia do Covid-19, em que a PMBA está com esforços redobrados, os convocados são bem-vindos”, diz a instituição.

Ainda de acordo com a PM, nova convocação deverá ocorrer nos próximos dias.

Defesa de adiamento das eleições seria tentativa de Alcolumbre agradar STF

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ao adiamento das eleições deste ano tem sido visto como agrado a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir disso, o democrata conseguiria votos favoráveis a uma recondução ao cargo.

A avaliação é de líderes do centrão, de acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo. Entre os alvos de Alcolumbre estariam o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral; e Alexandre de Moraes e Edson Fachin, que são membros da Corte Eleitoral.

Segundo a publicação, Alcolumbre tem conversado com parlamentares em busca de apoio à sua permanência na presidência do Senado. Considerada com caminho difícil, por se tratar de emenda constitucional, a alternativa é recorrer ao Supremo para equiparar com as condiçõeos da Câmara.

Na Casa, o presidente pode ficar no cargo por meio mandato, ou seja, dois anos. Alcolumbre deve argumentar que os senadores deveriam ter direito a período proporcional, no caso, quatro anos, já que o mandato na Casa é de oito anos.

O adiamento das eleições deverá ser votado na próxima terça-feira (23).

Ninguém foi sorteado e Mega-Sena acumula R$ 45 milhões

@Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ninguém acertou as seis dezenas no Concurso 2272 da Mega-Sena sorteadas na noite desse sábado (20) no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. As dezenas sorteadas foram 02, 05, 11, 24, 41 e 49. 

A quina teve 71 acertadores e cada um vai receber R$ 45.670,97. Os 5.667 ganhadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 817,42.

O próximo concurso será quarta-feira (24) e deverá pagar o prêmio de R$ 45 milhões a quem acertar as seis dezenas.

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$4,50.

Por Agência Brasil - Brasília

Ipiaú: Polícia Militar e Vigilância Sanitária interdita estabelecimento comercial e conduz prorietário a Delegacia por plena desobediência ao Decreto Municial(COVID-19)

Foto: Diulgação/55ª CIPM
No início da noite desse sábado (20/06/2020) a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que um bar, na avenida Getúlio Vargas, Centro da cidade de Ipiaú,  estaria aberto em plena desobediência ao Decreto Municipal, que proíbe a abertura de bares e restaurantes nessa pandemia, para evitar a proliferação da COVID-19.

A guarnição da 55ª CIPM/1º Pelotão foi ao local, acompanhada de prepostos da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal. Ao chegarem no local constataram a veracidade da denúncia. Sendo assim, o estabelecimento comercial foi interditado pela Prefeitura e o proprietário do Bar foi conduzido, pela guarnição, à delegacia de Ipiaú.

Conduzido: H. S. S. Nascido em 14/12/1959.

Fonte: “55ª CIPM, braço forte da lei e da ordem no Médio Rio das Contas!”

Destaques