Na Bahia, incidência de infecção é maior em pessoas com idade entre 40 e 49 anos


Foto: Andreia Rocha e Danilo Ferrucci/Agência Faes

O risco maior de contrair o novo coronavírus está na faixa de 40 a 49 anos, segundo boletim da Secretaria de Saúde do Estado. O grupo de coeficiente de incidência de 3.269,04/100.000 habitantes, para uma média do estado de 1.947,51/100.000 habitantes. Logo a seguir está a faixa de 30 a 39 anos (3.104,11 /100.000 habitantes).

Contudo, o risco maior de mortalidade está na faixa entre 80 a 89 anos. Dos 6132 mortos pelo novo coronavírus no estado, 1743 estão neste grupo (28,4% do total), sendo seguido pela faixa 70 a 79 anos – 1462 registros ou 23,8% do total. Considerando todas as idades, 74,54% das vítimas fatais do novo coronavírus tinham alguma comorbidade.

Balanço diário

Na Bahia, informou a Sesab no final da tarde desta quinta-feira (17), foram registrados 1.970 casos de Covid-19 e 1.885 curados nas últimas 24 horas. Dos 289.655 casos confirmados desde março, 276.502 já são considerados curados e 7.021 encontram-se ativos.

Do total de casos confirmados, 82.391 casos (28,80%) são de moradores de Salvadore e 201.849 infectados (70,55%) são do interior e Região Metropolitana. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos. Destacase que há 1.862 (0,65%) doentes de outros estados que foram atendidos na Bahia.

Número de casos de coronavírus caiu 30% em uma semana, aponta governo

 Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (17) indicam ainda queda de 13% no mesmo período, entre 6 e 12 de setembro

Foto: /Josué Damacena IOC/Fiocruz

Os casos de Covid-19 caíram 30% na semana epidemiológica 37 em relação à semana anterior. Já as mortes registraram diminuição de 13% no mesmo intervalo. Foi a primeira vez em que as duas curvas apresentaram uma redução acima de 10% juntas desde o início da pandemia.

A evolução das curvas de diagnósticos e óbitos relacionados à pandemia do novo coronavírus está no novo boletim epidemiológico sobre a doença do Ministério da Saúde, apresentado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (17).

A semana epidemiológica (SE) 37 compreende o intervalo de 6 a 12 de setembro. A SE é uma medida empregada por autoridades de saúde para analisar o desenvolvimento de uma determinada epidemia.

Na SE 37 foram contabilizados 192.687 novos registros de casos de Covid-19. Na semana anterior (SE 36), o número havia sido de 276.847. A média diária nesta última semana epidemiológica foi de 27.527. A trajetória cresceu e começou uma tendência de queda na SE 29, com uma leve recuperação entre as SE 34 e 36 e agora uma baixa expressiva.

“O Brasil vinha com platô e desde a 29ª semana epidemiológica começou a ter uma tendência de queda. Tivemos um pico no Sul na 35ª semana, mas foi por registro dos novos casos. Quando houve atualização dos casos, já se confirmou uma tendência de redução. Da 36ª para a 37 tivemos redução bastante significativa de 30%”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros.

Já as mortes nesta semana totalizaram 5.007. Na SE 36, o número havia sido de 5.741. A média diária ficou em 715. “Quando analisamos os óbitos, estávamos com um platô por volta da 23ª, por volta da 29ª já vinha mostrando uma queda gradativa e a 36ª e a 37ª uma redução de 13%. Quando no platô tínhamos por volta de 7 mil, tivemos agora 5 mil nesta última semana”, pontuou Arnaldo de Medeiros.

Covid-19 nos estados

No mapa de casos, pela primeira vez o boletim epidemiológico não trouxe nenhum estado com aumento nos casos. Do total, 24 Unidades da Federação tiveram redução, sendo as mais expressivas em Santa Catarina (-79%) e Pernambuco (-43%). Permaneceram estáveis Piauí, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

No mapa de mortes, cinco estados apresentaram acréscimos nas taxas, sendo as maiores em Pernambuco (48%) e Minas Gerais (12%). Um estado ficou estabilizado (Rio Grande do Sul) e 21 Unidades da Federação tiveram queda em seus índices, sendo as mais intensas as do Amazonas (-77%) e Pará (-49%).

A maioria dos casos continuou no interior (62%), enquanto a menor parcela ocorreu nas regiões metropolitanas (38%). Já na comparação entre os óbitos, 53% ocorrem nas localidades do interior e 47%, nos grandes centros urbanos.
Por Jonas Valente

Boletim Covid, desta quinta-feira 17 de setembro confirma, 04 novos casos e 14 ativos de coronavirus em Ipiaú

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 17 de setembro, temos 6.385 casos registrados como suspeitos, sendo 1.866 casos confirmados, dentre estes, são 1.823 pessoas RECUPERADAS, 12 estão em isolamento social, 02 estão internadas e 29 foram a óbito. 4.457 casos foram descartados e 62 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 14 casos ativos. 

*Obs: Dados da testagem dos profissionais e alunos das Escolas Estaduais foram contabilizados neste boletim em 03/07.

Use máscara, evite aglomeração e higienize as mãos com água e sabão sempre que puder . 

Prefeitura de Ipiaú

Ipiaú tem Plano de Trabalho aprovado para aplicar a Lei de auxílio emergencial do setor cultural


A Diretoria de Cultura da Ipiaú deu início ao cadastramento de trabalhadores da Cultura e espaços culturais em junho, antes mesmo da aprovação e regulamentação da Lei Aldir Blanc. Com a aprovação da Lei que é de auxílio emergencial para a categoria, por conta da pandemia, foi desenvolvido o Plano de trabalho que já fora aprovado nesta semana pelo Ministério do Turismo, por meio da Plataforma +Brasil. 
O município que irá receber do Governo Federal o montante no valor de R$ 351.722,89 nos próximos dias emitirá o decreto que regulamenta a aplicação do recurso.
O cadastramento continua aberto para trabalhadores https://bit.ly/32CXw2b
e espaços culturais https://bit.ly/2H8634N

O cadastramento só é validado após entrega de documentos na Prefeitura em envelope lacrado endereçado a Diretoria de Cultura. 
Trabalhadores da cultura: Cópia de RG, CPF e comprovante de residência de Ipiaú, e autodeclaração da atividade artística

Espaços Culturais: Cópia de RG, CPF ou CNPJ (comprovante de inscrição) e de comprovante de residência de Ipiaú (que pode ser pessoal ou da instituição), carta de referência pessoa física ou jurídica e portfólio das atividades desenvolvidas no espaço. 

Jennifer Bomfim/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Prefeitura de Ipiaú realizou audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária para 2021

Fotos: Diulgação/Dircom/Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, por intermédio da Secretaria de Administração, promoveu na manhã dessa quarta-feira, 16, no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, audiência pública para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2021.
Fotos: Diulgação/Dircom/Prefeitura

A audiência foi apresentada pelo secretário Sandro Gomes de Oliveira e teve o objetivo de garantir a participação da população na discussão desse processo, proporcionando a devida transparência da gestão fiscal. Para isso, o evento foi transmitido pela internet através da plataforma Zoom .

Na oportunidade foram reunidas sugestões da comunidade e representantes públicos, à nova LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que será encaminhada para apreciação e votação da Câmara Municipal. A lei tem como finalidade orientar e elaboração a execução do orçamento fiscal da seguridade social e de investimentos. A LDO é um dos instrumentos de planejamento do município assim como a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual – PPA-.

Por conta das medidas adotadas pelo município em razão da pandemia da Covid-19 e as novas determinações expressas no Decreto Municipal de 04 de setembro, a participação presencial do público teve o limite máximo de 50 pessoas e distanciamento social de 1,5m entre cada participante. Todos fizeram uso de máscara.

Fonte: Dircom/Prefeitura de Ipiaú

Homem executa namorado de sua enteada no centro de Itajuípe

 Um homem de 25 anos foi morto a tiros, na manhã desta quarta-feira (16), no município de Itajuípe. Segundo a polícia, o suspeito do crime é padrasto da namorada da vítima. O crime aconteceu na Rua Jacó Olímpio de Santana, centro da cidade. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que homem foge, com uma arma na mão, logo após disparar várias vezes contra o rapaz. As imagens mostram o suspeito, identificado como Raul de Jesus Santos, de 35 anos, e que estava de calça jeans e camisa de um time de futebol, caminhando pela calçada. Logo depois, ele entra na vidraçaria. As pessoas que caminhavam do lado de fora ouvem os tiros e saem correndo. Em seguida, o suspeito foge, ainda com a arma na mão.


Prefeito Hassan Youssef exonera 15 cargos de confiança e reduz o próprio salário em 25%, veja a relação dos demitidos

Foto: Diulgação/JuniôrMascote

O Prefeito interino de Jequié, Hassan Youssef, exonerou de uma só vez 15 pessoas vinculadas a cargos comissionados, cancelou duas licitações e nomeou 6 novos secretários. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira. Também publicou a portaria nº 200 – nomeando interinamente para secretaria municipal de serviços públicos- Lucindo Tomaz Vasconcelos Menezes. Portaria nº 201 - para secretaria municipal de esporte e lazer- Matheus Roberto Oliveira Macedo e o decreto nº 20.793 - em 16 de setembro de 2020 – que estabelece medidas de controle e redução da despesa com pessoal e outros gastos de custeio, no âmbito da administração pública municipal. O Prefeito tratou logo de também reduzir em 25% o seu salário e do prefeito afastado Sérgio da Gameleira.


Art. 2º Ficam SUSPENSOS até 31 de dezembro de 2020:

I – Afastamento de servidores para estudos ou cursos, com ônus para o

Município;

II – Afastamento ou disponibilidade de servidores para Órgãos Federais,

Estaduais ou municipais, sendo concedido somente em caráter excepcional,

desde que não gere novas nomeações, contratações ou convocações;

III – Realização de serviço em caráter extraordinário e que gere gastos com

hora-extra, com exceção aos servidores da Secretaria da Saúde, Secretaria de

Serviços Públicos, Secretaria de Infraestrutura e Guarda Municipal, sendo

concedido somente em caráter excepcional, quando:

a) Prévia e formalmente solicitada pelo Gestor responsável da pasta;

b) Com a motivação da necessidade;

c) Após autorização expressa do Prefeito Municipal.

V – Pagamento de RTI e CET, sendo concedido ou mantido somente em caráter

excepcional, quando acompanhada da devida motivação e após autorização do

prefeito municipal:

IV – Concessão de novas:
a) Gratificações para prestação de qualquer serviço extraordinário, quando não

expressamente autorizada pelo Prefeito Municipal;

b) Licença para tratar de interesse particular, quando implicarem de nomeações

para substituições;

c) Diárias e passagens, exceto em caráter excepcional e previamente autorizada

pelo Prefeito Municipal.


Art. 3º - Fica determinada a redução de 30% (trinta por cento) do consumo de

combustível por todos os Órgãos Públicos Municipais, a exceção da Secretaria

Municipal de Saúde quando comprovada a necessidade do gasto para as ações

de enfretamento da pandemia do COVID-19.


Art. 4° - Deverá ser criada a Central de Veículos que deverá ser gerida e

regulamentada pela Secretária de Administração no sentido de reduzir 30%

(trinta por cento) do contrato de carros alugados.


Art. 5º - Os Secretários Municipais não poderão promover novas despesas sem

uma ampla discussão com o setor administrativo e financeiro do município,

visando a real necessidade do gasto e a estrutura do fluxo financeiro na absorção

do compromisso.


Art. 6º - Fica terminantemente PROIBIDA aos Secretários Municipais assunção

de novos compromissos sem a respectiva cobertura financeira para quitação dos

mesmos, bem como a comprovação da extrema necessidade do bem adquirido

ou serviço contratado.


Art. 7º - Ficam SUSPENSAS as despesas com hospedagem e alimentação,

executando-se casos excepcionais de extrema necessidade para os serviços do

município.


Art. 8º - O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação,

revogando as disposições em contrário. 

Por: https://www.juniormascote.com.br/

Itagi: Mãe do prefeito foi agredido por pessoas que participaram da convenção do PT

Foto: Divulgação/Junior Mascote

Ontem, dia 16, depois da convenção partidária do Partido dos Trabalhadores (PT), uma senhora de 80 anos, mãe do prefeito de Itagi, foi agredida covardemente por pessoas que participaram da convenção. O delito aconteceu durante uma carreata (com participação de motos com descargas sem o miolo) promovida pelo PT. A senhora em questão, Jandira Andrade, estava fechando o portão de sua residência quando, ao passar a carreata, quase foi acertada por uma garrafa de vidro lançada por participantes da carreata. A garrafa bateu no muro da casa, a poucos centímetros da vítima que passou mal após o ataque e precisou ser levada ao Hospital de Itagi para ser atendida.Populares informaram que o fato ocorrido foi o auge do desrespeito e irresponsabilidade promovidos pelo PT, durante o dia todo, na cidade inteira. Como exemplos, a distribuição de motos sem o miolo do escapamento, fazendo muito barulho, por vários pontos da cidade; uso de um paredão, em volume máximo, passando um jingle sobre o PT e afrontas aos cidadãos que fazem parte de outros grupos políticos incluindo palavras de baixo calão.
Fonte: Junior Mascote

Droga prensada seria entregue em São Paulo

Foto: Divulgação PC

Durante investigações acerca de furtos e adulteração de sinal identificador de veículos, policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e da Delegacia Territorial (DT), de Jequié, encontraram 90 quilos de maconha prensada, dentro de um carro adaptado para ser utilizado como ambulância, na terça-feira (15).

O veículo onde estava a droga foi apreendido dias antes por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em um caminhão cegonha, que seguia para São Paulo. Segundo o titular da DRFR / Jequié, delegado Ivan Rodrigues, os desdobramentos das investigações apontaram para o tráfico do entorpecente. “A maconha estava escondida em um compartimento falso do carro, mas nossas equipes conseguiram acessar e retirar a droga”, explica.

A droga foi encaminhada para perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). As investigações continuam, com a finalidade de identificar e prender os envolvidos no crime.

Fonte: Ascom PC

Roças de maconha destruídas em menos de 24 horas

Divulgação SSP
Três áreas abertas, em ilhas do Rio São Francisco, no município de Curaçá, visualizadas através do aplicativo Google Mapa, chamaram a atenção de policiais da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Curaçá). Nesta terça-feira (15), as equipes foram aos locais e encontraram três roças de maconha com mais de 35 mil pés prontos para retirada.
Divulgação SSP

As plantações foram erradicadas nas ilhas do Curralinho e da Arara, as margens do rio. As mudas, com pouco mais de um metro de altura, eram mantidas através de irrigação manual com baldes e canos, também queimados.
Divulgação SSP
De acordo com o comandante da unidade, capitão Leonel Carlos Ribeiro Neto, do início de 2020 até o momento, foram incinerados mais de 300 mil pés de maconha na região. “Apreendemos mais de 90 toneladas da droga o que representa um prejuízo de cerca de R$ 60 milhões para o traficante”, explicou o oficial.

A plantação foi destruída e algumas mudas apresentadas na Delegacia Territorial do município.

Fonte: Ascom: Marcia Santana

Eleições 2020: sistema de divulgação de candidaturas já está disponível


O DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020, já pode ser acessado no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br.

Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.

À medida que os candidatos solicitam seus registros à Justiça Eleitoral, o TSE divulga todos os dados do concorrente no sistema. Até as 15h desta quarta-feira (16), o DivulgaCandContas 2020 dispunha de informações sobre 16.004 pedidos de registro de candidatura, sendo 14.245 de candidatos a vereador, 879 de prefeito e 880 de vice-prefeito.

Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito de novembro próximo.

No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral. Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite fixada em lei para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

Acesso

O sistema é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques. Basta clicar divulgacandcontas.tse.jus.br e selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas e os candidatos por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

Situação da candidatura

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.

São três os principais termos utilizados na ferramenta. Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.

Após o processo ser apreciado pela Justiça Eleitoral, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato preencha todas as condições de elegibilidade, isto é, não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”.

Outro caso é quando o candidato aparece como apto, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto”, e o complemento será “indeferido com recurso”.

Por outro lado, existe o caso do candidato que apresentou o registro, e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz; contudo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.

Na situação de registro julgado como apto, ainda existem as possibilidades de “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.

Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.

Módulo contas

O DivulgaCandContas também disponibiliza as informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos.

Por meio do sistema ainda é possível consultar os limites de gastos por unidade da Federação, município e cargo, bem como as sobras e as dívidas de campanha por candidato e direção partidária.

As informações sobre as prestações de contas de campanha são disponibilizadas à medida que os recursos são declarados pelos candidatos no sistema.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

Cinco empresas de varejo e logística têm interesse em comprar Correios, afirma ministro

Foto: Elza Fiúza/ Arquivo Agência Brasil

Cinco empresas demonstraram interesse em comprar o serviço postal dos Correios, conforme informou o ministro das Comunicações, Fabio Faria (PSD-RN). Segundo ele, entre elas estão Magazine Luiza e os estrangeiros Amazon, DHL e Fedex.

A estatal está inscrita no programa de desestatização do governo federal mas, para sua venda, será preciso modificar a Constituição para permitir que a entrega de correspondências seja feita por uma empresa privada. Hoje é competência exclusiva da União.

“Quem comprar vai ter de continuar entregando [correspondências] em Tabatinga (AM), Macapá (AP), Santarém (PA) e Caixas do Sul (RS). Ainda estamos discutindo composição acionária, mas será decidido pelo Congresso Nacional. O importante é que há cinco players interessados”, disse Faria em uma live realizada pelo site de investimentos Traders Club. Com informações da Folha de S.Paulo.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira bolada de R$ 32 milhões

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil pode fazer mais um novo milionário nesta quinta-feira (17), com o sorteio da Mega-Sena, cujo prêmio está acumulado em R$ 32 milhões.

Esse será o segundo sorteio da Mega-Semana da Primavera, de um total de três. As dezenas do concurso 2.300 serão sorteadas a partir das 20h, em São Paulo.

O valor mínimo do bilhete é de R$ 4,50, e as apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas credenciadas pela Caixa e pela internet.

Flamengo encara Independiente del Valle no Equador, pela LIbertadores

@Reuteres/Sergio Morais/Direitos reservados

O embate estava marcado para ocorrer em março, mas precisou ser adiado devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Após seis meses de espera, chegou o dia. Flamengo e Independiente del Valle, do Equador, se enfrentam nesta quinta-feira (17), primeira partida das equipes no retorno da Copa Libertadores da América. A partida será realizada na altitude da capital Quito, a 2.850 metros do nível do mar, no estádio Casa Blanca, a partir das 21h (horário de Brasília). Antes da interrupção por conta da pandemia, os dois clubes haviam alcançado 100% de aproveitamento e, desta forma, ainda ocupam as duas primeiras colocações do Grupo 1. Em dois jogos disputados, eles venceram nas duas oportunidades, embora o time equatoriano tenha seis gols de saldo, contra quatro da equipe brasileira.

Enquanto a bola não rolava pelo torneio continental, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca. Já no Brasileirão, os rubro-negros sofreram tropeços inesperados: perdeu por 3 a 0 para o Atlético-GO na segunda e, no último domingo (13) sofreu revés de 2 a 0 diante do Ceará. Além disso, as atuações do time vêm gerando desconfiança. À beira do campo, o técnico Domènec Torrent tem realizado um sistema de rodízio no time titular, que nem sempre resulta em desempenho satisfatório. Estratégia da que era adotada pelo ex-treinador português Jorge Jesus, que dificilmente modificava a escalação sem justificativa, como lesão ou suspensão.

Durante o período sem jogos na Libertadores, o elenco teve uma baixa importante: o lateral-direito Rafinha deixou o clube ao Olympiakos, da Grécia. Como reposição, a diretoria da equipe carioca contratou o chileno Mauricio Isla, que vem se destacando a cada jogo.

Para o confronto de hoje (17), Dome ainda não poderá contar com o goleiro Diego Alves, que ficou no Rio de Janeiro se recuperando de lesão no ombro esquerdo. O atleta havia sido diagnosticado com a covid-19 no último dia 3, mas o resultado de um novo teste, divulgado ontem (16), foi negativo para a presença do vírus. Por outro lado, o catalão terá à disposição o atacante Bruno Henrique, recuperado de um edema no joelho.

Já os donos da casa são os líderes do Campeonato Equatoriano. Em 13 jogos disputados, o Independiente del Valle pedeu apenas uma vez, venceu oito e empatou quatro jogos. Desde o retorno da competição nacional, em agosto, a equipe equatoriana permanece invicta. Em nove jogos, obteve três empates e seis vitórias. Além disso, conta com o artilheiro do campeonato nacional, o panamenho Gabriel Torres, com 12 gols marcados.

Confira AQUI a tabela da Copa Libertadores da América.
Por Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Operação cumpre mandados contra acusados de lavagem de dinheiro no Rio

@Divulgação: Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro cumprem hoje (17) 28 mandados de busca e apreensão contra 12 acusados de lavar dinheiro obtido com a venda de drogas por uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro. Entre os alvos estão Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, e Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP.

Os dois estão presos na Penitenciária Federal de Cataduvas (PR). A ação de hoje é um desdobramento da Operação Overlord, de 2015, que mostrou que lideranças da facção criminosa usavam contas bancárias e empresas de outras pessoas para lavar dinheiro proveniente da venda de drogas ilícitas.

Os mandados, expedidos pela 1ª Vara Criminal Regional de Madureira, no Rio de Janeiro, estão sendo cumpridos nos estados do Rio, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Há condições para que a PEC que proíbe a reeleição avance, diz Molon

FOTO: AGÊNCIA BRASIL

 Parlamentar nega que a proposta tenha como objetivo único impedir a recondução do presidente Jair Bolsonaro ao cargo

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pede o fim da reeleição para cargos no Executivo tem condições de avançar no Congresso Nacional.

O parlamentar, no entanto, negou que a proposta tenha como objetivo único impedir a recondução do presidente Jair Bolsonaro ao cargo.

“Não é casuísmo. A PEC é estruturante para o país, pois corrige um grave erro reconhecido por aquele que patrocinou a iniciativa, que foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso [PSDB]. A reeleição só produziu resultados ruins”, diz.

Na última semana, FHC afirmou, em artigo no jornal O Estado de S. Paulo, que “é ingenuidade imaginar que os presidentes não farão o impossível para se reelegerem”.

O líder do PSB na Câmara conversou com CartaCapital após levantamento mostrar que líderes de 16 dos 24 partidos representados no Congresso apoiam a medida. A PEC precisa de 308 votos na Câmara e 49 no Senado e, acordo com Molon, há um consenso pela aprovação.

“Os parlamentares reconhecem que isso [a reeleição] é um problema. Eu acho que essa é uma correção que o Congresso pode e deve fazer. A maioria dos líderes é favorável e percebo que há condições para a proposta avançar”, revela.

Na conversa, Molon lembrou que Bolsonaro, durante a campanha, afirmou ser contrário à reeleição.

“Acontece que todo governante, quando eleito, acaba pensando automaticamente na busca da própria reeleição e coloca o interesse das pessoas em segundo lugar”, afirma Molon. “Além disso, a possibilidade de recondução promove uma enorme desigualdade entre quem poder ser reeleito e demais candidatos”, acrescenta.

Pressão da sociedade

O deputado admite que haverá pressão de governantes em níves federal, estadual e municipal contra a PEC.

“Todos aqueles que perderiam a chance de se candidatarem à reeleição tendem a reagir contra. Mas se a proposta for encampada pela sociedade ela tem chance avançar”, acredita.

A PEC ainda não tem previsão de tramitação, mas caso aprovada, de acordo com a proposta, já valeria a partir de 2022.
Por: CartaCapital

PGE vai ao STF para impedir atuação da Força Nacional no extremo sul da Bahia

Foto: Divulgação

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) ajuizou, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Civil Originária, com pedido de liminar em tutela de urgência, pleiteando a declaração de nulidade da Portaria nº 493/2020, que autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas cidades de Prado e Mucuri, para suposto apoio a ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pelo período de 30 dias, a partir de 3 de setembro.
A PGE solicitou ainda que o STF obrigue a União a retirar todo o contingente da Força Nacional de Segurança Pública dos referidos municípios e que a condene a se abster de promover o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em qualquer parte do território do Estado da Bahia sem que haja formal e expressa solicitação do governador.

No pedido, o procurador do Estado Miguel Calmon Teixeira de Carvalho Dantas esclareceu que a ação da Força Nacional de Segurança Pública ordenada pela aludida portaria foi determinada sem solicitação do governador do Estado, o que implica numa invasão da União Federal no âmbito de competência constitucionalmente resguardado ao Estado da Bahia, além de se envolver em ações de segurança pública e cumprimento de ordem judicial, comprometendo o princípio federativo e deturpando a utilização da Força Nacional, que pressupõe a solidariedade interfederativa pela ação conjunta e coordenada com as polícias dos Estados-membros, o que não ocorreu no caso concreto.

“A ação compromete indelevelmente o princípio federativo, uma vez que determina a invasão da Força Nacional no Estado da Bahia, sem qualquer respaldo constitucional e nem legal. Configura-se, portanto, conflito federativo, que se agrava ainda mais quando o excelentíssimo senhor Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública se omite diante de ofícios encaminhados pelo excelentíssimo senhor governador do Estado da Bahia questionando e repelindo a operação determinada pela Portaria nº 493/2020, restando patente a efetiva existência de conflito federativo e, consequentemente, atraindo a competência constitucional do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar o feito”, explicou o procurador.

“A Força Nacional de Segurança Pública foi concebida como instrumento para servir o pacto federativo, não para afrontá-lo. A arbitrária medida adotada pelo Governo Federal banaliza a utilização desta especial e necessária força de segurança, seja por não atender os requisitos legais, seja por seu caráter desproporcional. O Estado da Bahia espera que o STF coíba este inconsequente ato de força, que desconsidera o mínimo necessário de convivência democrática, constituindo-se em verdadeira intervenção”, afirmou o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho.

Secom/GOVBA

Destaques