PM apreende cerca de 12 toneladas de maconha em Diadema, no ABC Paulista

 Segundo a corporação, oito pessoas foram presas após denúncia anônima. Uma arma também foi apreendida no local. Houve troca de tiros e um dos traficantes morreu.

Apreensão de cerca de 12 toneladas de maconha em Diadema, na Grande São Paulo. — Foto: Divulgação

Policiais militares apreenderam cerca de 12 toneladas de maconha em um galpão na rua 27 de Março, no bairro Canhema, em Diadema, no ABC Paulista, na tarde desta sexta-feira (25). A Polícia chegou ao endereço após receber uma denúncia anônima. Houve troca de tiros e um dos traficantes morreu.

Segundo a corporação, oito pessoas foram presas na operação e uma arma também foi apreendida no local. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial de Diadema.
Por Beatriz Backes, TV Globo e G1 SP — São Paulo

Celso de Mello antecipa aposentadoria para 13 de outubro

Foto: Walter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, comunicou à corte que vai se aposentar no dia 13 de outubro. Por idade, Celso de Mello já se aposentaria em 1º de novembro.

Atualmente em licença médica, o decano espera participar da sessão que vai decidir se o depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito da suposta interferência na Polícia Federal será por escrito ou de forma presencial. Ele é o relator deste processo, aberto pós declarações do ex-juiz Sérgio Moro quando renunciou ao cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, em abril.

A antecipação da aposentadoria acelera dois debates que devem movimentar a política. O primeiro será sobre o relator no inquérito sobre a PF . Vice-decano, o ministro Marco Aurélio Mello vem respondendo por este processo na licença do titular, mas só aceita assumir a relatoria em definitivo se for realizado um sorteio com os outros ministros da corte.

A saída de Celso de Mello também vai apressar a primeira indicação de Bolsonaro à Suprema Corte. O presidente já anunciou que prefere escolher alguém “terrivelmente evangélico”, mas nenhum nome – com este perfil ou não – apareceu como favorito.

Unlabelled

Deputado renuncia após ser flagrado beijando seio da mulher em sessão virtual

 Caso ficou conhecido como "tetagate"; antes de renunciar, parlamentar havia sido suspenso

Reprodução/sessão virtual

O deputado argentino Juan Emilio Ameri renunciou ao cargo nesta sexta-feira (25) após ter sido flagrado beijando um dos seios da mulher, durante sessão virtual do Congresso, na quinta (24). O parlamentar da província de Salta disse que não sabia que a câmera estava ligada, porque a internet na casa dele geralmente não funciona bem.

De acordo com ele, a situação aconteceu enquanto ele perguntava para a mulher como estavam os seios dela após uma cirurgia para a colocação de próteses, realizada nos últimos dias.

“Eu disse a ela: ‘Vamos ver como ficaram, uma está mais para baixo, outra mais para cima’. Depois dei um beijo num dos seios. Foi só isso”, justificou.

Após o “tetagate”, como ficou conhecido o caso que repercutiu no país e no exterior, Ameri foi imediatamente suspenso do cargo, por uma decisão do presidente da Câmara, Sergio Massa. O deputado então foi avisado que a expulsão seria votada na próxima semana, mas ele decidiu não esperar o resultado e escreveu uma carta renunciando.

“Gostaria de pedir desculpas por minha conduta. Não foi minha intenção desrespeitar essa honrada Câmara, meus pares deputados e deputadas, nem o povo de Salta que me elegeu”, afirmou.

Vigilância Epidemiológica realiza neste sábado vacinação antirrábica em sistema “drive thru”


A campanha de Vacinação Antirrábica segue neste sábado, 26, em sistema drive thru, na Praça da Câmara Municipal, das 08h às 14h. A campanha teve os seus dias D de vacinação em algumas sextas-feiras, em regiões onde situam as doze Unidades de Saúde da Família nos dias 21 e 28 de agosto e 04 de setembro. Os animais da zona rural foram atendidos em outros dias da semana dentro da programação da Vigilância.     

A meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar 80% dos cães e gatos da cidade. A secretaria de saúde recomenda que o animal deve ser levado por um adulto, o cão deve estar devidamente com guia e coleira, e em caso de cão bravo é necessário o uso de focinheira, pede também que os responsáveis pelos gatos deverão levá-los em caixas de transporte ao invés de enrolados em sacos e toalhas para evitar fugas e acidentes. 

Jennifer Bomfim/Prefeitura de Ipiaú/ Dircom

Governador anuncia liberação do transporte coletivo intermunicipal em todo o estado

Foto: Diulgação

Durante agenda em Porto Seguro na manhã desta sexta-feira (25), o governador Rui Costa anunciou que vai autorizar a retomada do transporte coletivo intermunicipal, a partir da próxima segunda-feira (28), em 114 cidades do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste. Com esta decisão, que será publicada na edição de sábado (26) do Diário Oficial, todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários.

Apesar da autorização, concedida devido à redução dos casos de contaminação da Covid-19 e desocupação dos leitos nas regiões, o governador salientou a importância de preservar as medidas de segurança necessárias, tais como uso de máscaras, medição de temperatura dos funcionários e passageiros, ocupação de até 50% da capacidade, entre outras providências. “Eu, infelizmente, tenho percebido que, com o decréscimo dos números, muita gente vem relaxando. Um mês, dois meses atrás, nós, praticamente, não víamos ninguém na rua sem máscara. Hoje já vemos em algumas cidades da Bahia”, alerta o governador.

De acordo com o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, os protocolos são imprescindíveis para a liberação gradativa do serviço até sua totalidade. “Nós avaliamos semanalmente, junto com o secretário da Saúde, como se comporta a disseminação do coronavírus em função da liberação do transporte. Não tendo um impacto negativo, vamos ampliar, inicialmente, para 70% a capacidade, mas isso ainda será no mês de outubro”.

Os outros 303 municípios, pertencentes a seis das nove macrorregiões de saúde do estado da Bahia, tiveram o transporte coletivo intermunicipal liberado desde o dia 14 deste mês.

Agendas em Porto Seguro e Eunápolis

Em Porto Seguro, o governador entregou, nesta sexta (25), obras de pavimentação, inaugurou uma creche e assinou ordem de serviço para construção e reforma de praças públicas. Em seguida, Rui Costa seguiu para Eunápolis onde visitou obras da Policlínica Regional de Saúde e participou da inauguração de uma creche, do Complexo Esportivo Itamar Seixas e da Praça do Esporte e Cultura.

Secom/GOVBA

Polícia Militar prende homem em Ipiaú por, Ameaçar e agredir verbalmente ex-companheira (Lei Maria da Penha)

Foto: Divulgação

Nessa quinta-feira (24/09/2020), por volta das 20h30min, a Guarnição da 55ª CIPM/1º Pelotão deslocou até a Travessa São José Operário, em Ipiaú, para atender uma denúncia, recebida por telefone 190, de uma situação em que um homem estava tentando invadir uma casa e ameaçando sua ex-companheira que reside no local. 

A guarnição constatou a veracidade dos fatos, sendo que a vítima estava no interior da residência e o autor em frente à casa tentando invadir e proferindo palavras ameaçadoras à sua ex-companheira motivado por ciúmes. 

Os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Ipiaú, sendo que o autor foi conduzido preso.

Fonte: Ascom“55ª CIPM,/ braço forte da Lei e da Ordem no Médio Rio das Contas!”
Unlabelled

Divulgada a tabela para divisão do tempo de propaganda nas Eleições 2020

@TSE

Já está disponível para consulta a tabela com a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados que serve de base de cálculo para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão nas Eleições 2020.

Conforme a Portaria TSE nº 722/2020, publicada nesta sexta-feira (25) no Diário da Justiça eletrônico, a legenda com mais representatividade é o Partido dos Trabalhadores (PT), com 54 deputados federais eleitos em 2018 e que serão considerados para a bancada do horário eleitoral.

Em seguida, o Partido Social Liberal (PSL), com 52 deputados federais, e o Progressistas (PP), com 38 parlamentares.

Para o cálculo, os suplentes de deputados federais não foram considerados em nenhuma hipótese. Portanto, em caso de falecimento ou renúncia do titular, a representação a ser considerada será da bancada pela qual foram eleitos no último pleito.

Além disso, em relação àqueles deputados que trocaram de partido, foram levadas em consideração somente as mudanças de filiação informadas à Justiça Eleitoral por meio do sistema FILIA.

Já a nova conjuntura partidária foi levada em consideração no caso de fusões ou de incorporações. Este, por exemplo, é o caso do partido Podemos (PODE), em que foram acrescidas seis cadeiras obtidas pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), uma vez que o PHS foi incorporado ao PODE em setembro de 2019.

Cálculo

A Portaria segue critérios previstos na Lei das Eleições e na Resolução TSE n 23.610/2019, que preveem a divisão da seguinte forma: do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos.

A norma prevê ainda que nas eleições municipais, o tempo será dividido na proporção de 60% para a propaganda de candidatos a prefeito e 40% para a propaganda de vereadores.

Confira os números atualizados na íntegra da Portaria.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

Comércio clandestino de botijão de gás é desarticulado

Foto: Divulgação SSP
O produto era vendido de forma clandestina em estabelecimentos não autorizados.

Uma operação para combater a venda clandestina de gás resultou na apreensão de 244 botijões, nesta quinta-feira (24), em Camamu, durante ação de policiais da Delegacia Territorial (DT), daquele município.
Foto: Divulgação SSP
O produto era vendido de forma clandestina em estabelecimentos não autorizados.

Doze estabelecimentos sem autorização para comercializar o produto, armazenado de maneira incorreta, foram vistoriados. Os proprietários foram intimados para prestarem esclarecimentos, na DT/Camamu.

Fonte: Ascom / Polícia Civil

Cinco armas apreendidas com grupo criminoso em Nilo Peçanha

Divulgação/SSP

Três pistolas calibres 40 e 380 e dois revólveres calibre 38 foram apreendidos em uma ação conjunta, na manhã desta sexta-feira (25), no município de Nilo Peçanha. A operação realizada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, Rondesp Sul, 33ª, 60ª e 68ª Companhias Independentes da Polícia Militar (Valença, Gandu e Ilhéus) teve início, após informações sobre criminosos ostentando armas na região.

As denúncias também relataram que os indíviduos não eram residentes da localidade, mas estavam na região há aproximadamente 30 dias, comercializando drogas e praticando roubos. Os efetivos montaram o cerco e, ao chegarem no local indicado, encontraram cinco integrantes da quadrilha. Na tentativa de efetuar as prisões, os criminosos atiraram, acabaram atingidos, foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

Ao final da operação - que contou com a participação de cães farejadores - também foram apreendidos 47 porções de maconha, munições, quatro carregadores de pistola, duas balanças, um caderno de anotações do tráfico, seis aparelhos celulares e um veículo modelo New Fiesta.

Fonte: Ascom | Silvânia Nascimento

Depin captura quatro traficantes que agiam em duas cidades

Fotos Alberto Maraux
Operação integrada da PC e PM foi realizada no município de Araçás. Armas e drogas foram apreendidas com grupo que atuava também em Pojuca

A operação Araçás Livre I, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil, na madrugada desta sexta-feira (25), capturou quatro traficantes envolvidos com homicídios, roubos, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. A ação integrada entre as polícias Civil e Militar foi realizada na cidade de Araçás. O grupo combatido agia também no município de Pojuca.

Com mandados de busca e apreensão solicitados pela 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), unidade que investiga esta organização criminosa há cinco meses, oito imóveis usados pelos traficantes para armazenar materiais ilícitos foram vistoriados. Em um deles, um homem procurado por tentativa de homicídio contra policiais, em um confronto, tentou fugir pelo telhado, mas foi alcançado com ajuda de um drone.

Com outros três integrantes da facção, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, munições, colete balístico, além de porções e pés de maconha, crack e cocaína. Os entorpecentes foram achados com ajuda da cadela Jade (raça Cocker Spaniel), do Canil da Coordenação de Operações Especiais (COE).

“Esse bando agia nas cidades de Araçás e Pojuca. Continuaremos procurando outros componentes e a população pode ajudar denunciando, através do telefone 181 (Disque Denúncia do Interior)”, alertou o titular da 2ª Coorpin, delegado Jean Silva Souza. Acrescentou que o quarteto, após depoimentos e exames periciais, será encaminhado para o sistema prisional.

Participaram da ação 60 policiais da 2ª Coorpin, da COE, da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Depin e do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Alagoinhas).

Fonte: Ascom / Alberto Maraux

Cerca de 21 mil candidatos mudaram declaração de cor para o pleito deste

 Número representa 8% das 260 mil candidaturas que constavam no sistema do TSE até quinta-feira (24)

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ao menos 21 mil candidatos de todo o país que disputarão as eleições municipais deste ano para prefeito ou vereador mudaram a declaração de cor e raça que deram no último pleito, em 2016, conforme registros disponibilizados até agora pela Justiça Eleitoral. O número foi levantado em reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, a mudança atinge um a cada quatro (26%) candidatos que concorreram nas últimas eleições municipais e estão participando da disputa de 2020.

O movimento acontece num momento em que os partidos têm sido pressionados a ampliar a representatividade de negros na disputa, inclusive com a fixação de cota na distribuição dos recursos de campanha proporcional à quantidade de candidatos.

Ao mesmo tempo, especialistas falam no impacto do aumento de pessoas que se reconhecem como pretas e pardas após ações de combate ao racismo.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar neste mês para que a cota financeira para negros no fundo eleitoral, que havia sido aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para 2022, seja aplicada já nas eleições deste ano. O caso deve ser analisado pelo plenário do STF.

A criação da cota financeira para negros chegou a gerar debate sobre brechas nas regras —incluindo a subjetividade da autodeclaração de cor e raça e eventuais tentativas de burlá-la.

De acordo com Folha, os 21 mil candidatos que mudaram a declaração de cor e raça que havia sido dada no último pleito municipal representam por volta de 8% das 260 mil candidaturas que constavam no sistema do TSE até esta quinta-feira (24) —os números ainda devem aumentar, uma vez que as inscrições ainda estão sendo acrescentadas. O prazo termina neste sábado (26

Bolsonaro fará cirurgia hoje em São Paulo

@Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro deu entrada hoje (25), às 7h, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para a retirada de um cálculo da bexiga. A cirurgia está prevista para começar às 10h30.

De acordo com o boletim médico encaminhado pela Secretaria Especial de Comunicação Social, o procedimento cirúrgico é minimamente invasivo, “denominado Cistolitotripsia endoscópica a laser sob anestesia”. 

O boletim é assinado pelo cardiologista Leandro Echenique, pelo urologista Leonardo Lima Borges e pelo diretor-superintendente do hospital Miguel Cendoroglo.

Bolsonaro foi diagnosticado com cálculo no fim de agosto, após ser submetido a uma ultrassonografia no departamento médico do Palácio do Planalto.
Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Auxílio emergencial chega a R$ 207,9 bi para 67,2 milhões de pessoas

@Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa alcança hoje (25) a marca de 304,5 milhões de pagamentos do auxílio emergencial, atendendo 67,2 milhões de pessoas. Os pagamentos somam um montante de R$ 207,9 bilhões disponibilizados pelo Governo Federal, com o objetivo de amenizar os impactos da pandemia da covid-19 na renda da população brasileira.

Hoje será pago R$ 1,6 bilhão do auxílio para 4 milhões de beneficiários nascidos em setembro, conforme o calendário do Ciclo 2, e a disponibilização de R$ 428,2 milhões referentes à primeira parcela do auxílio emergencial residual para 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família com final de NIS número 7.
Os ciclos de crédito em conta seguem até dezembro para o pagamento das parcelas definidas pelo Governo Federal para o público do CadÚnico e para quem se cadastrou pelo App Caixa | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Atendimento

A Caixa processou 109,1 milhões de cadastros para o auxílio emergencial. Foram 1,73 bilhão de visitas ao site criado para o programa; mais de 120 milhões de downloads do App Auxílio Emergencial; mais de 522 milhões de ligações para central telefônica 111 e mais de 240 milhões de downloads do aplicativo Caixa Tem.
Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Secretaria de Saúde de Ipiaú produz boletim com todas as informações sobre a Covid-19 no município.

Foto: Diulgação/Dircom/Prefeitura de Ipiaú

Ipiaú é um dos poucos municípios da Bahia que produz periodicamente um boletim epidemiológico com todas as informações referentes à pandemia da Covid-19. Os dados são atualizados semanalmente e as edições acontecem a cada segunda-feira. O informativo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde já está na sua 23 edição e tem servido como fonte para os órgãos de imprensa e subsídios para outros setores governamentais. 

São veiculados, no Boletim Epidemiológico Covid-19, o número de óbitos relacionados à doença; a distribuição dos casos positivos por cada bairro da cidade e faixa etária; os números de casos confirmados, suspeitos, descartados e recuperados; o perfil dos pacientes que evoluíram para óbito; o número de testes diagnósticos realizados; a distribuição proporcional dos sintomas apresentados pelos casos positivos, assim como dos casos confirmados por gêneros; o número de leitos disponíveis para tratamento e as ações realizadas no município para o enfrentamento ao novo corona vírus.

REGISTROS

De acordo com a edição 23 do Boletim Epidemiológico, publicada na última segunda-feira, 21, até o dia anterior foram notificados, no município de Ipiaú, 6.522 pessoas com suspeitas de Covid-19, sendo que 1.881 casos foram confirmados, 4.588 descartados e 53 sob investigação. Até então foram registrados 30 óbitos, já o número de pessoas recuperadas estava em 1.835. A maior incidência da doença foi verificada na região central da cidade, com 625 casos, seguido do Bairro Santa Rita, com 167 casos. O maior percentual ( 24,5 %) foi verificado entre pessoas de 30 a 39. A taxa de crescimento da doença que no final do mês de maio chegou a 85%, atualmente é de apenas 0,4%. Em relação ao gênero dos pacientes, no município de Ipiaú os casos confirmados de Covid-19 foram verificados em 1008 indivíduos femininos e 873 masculinos. 

TESTAGEM
Até o ultimo dia 20, o município, através da Secretaria de Saúde que tem como titular a enfermeira Laryssa Dias, havia testado 27% da população. Dos 12.377 testes realizados o total de casos positivados foi de 439 pacientes, por RT PCR, e 1.442 por Teste Rápido. Dos pacientes testados 469 estavam assintomáticos, enquanto 1.412 apresentavam sintomatologia. 

No período de 24 de junho a 1º de Julho aconteceu a testagem de alunos, professores e funcionários das escolas da Rede Estadual, em Ipiaú. O resultado dessa ação apontou 30 estudantes e 06 funcionários positivados para Covid-19. É importante citar que Ipiaú destaca-se com um dos maiores percentual de testagem do interior baiano.

ÓBITOS
Conforme o recente Boletim Epidemiológico, o município de Ipiaú registrou até a data de 21 de setembro, um número absoluto de 30 óbitos decorrentes da Covide-19, correspondendo a uma taxa de letalidade de 1,6%. Verifica-se que 76, 7% dos 23 óbitos aconteceram na população idosa, seguindo da população adulta, entre 20 a 59 anos, com 06 mortes, e um óbito em menor de 01 ano. A maioria das pessoas que evoluíram para óbito, apresentavam alguma comorbidade.( José Américo Castro).

STF mantém decisão que impede utilização da Força Nacional em área de sem-terra na Bahia

          
Images may be subject to copyright

Em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal confirmou a decisão do ministro Edson Fachin e proibiu o uso da Força Nacional de Segurança Pública em assentamentos agrários na Bahia sem o aval do governo daquele estado.

A decisão foi tomada por 9 votos a 1. A maioria dos ministros entendeu que o emprego da força de segurança exige anuência do governo local. Hoje, além de Fachin, votaram nesse sentido os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux .

Apenas o ministro Luís Roberto Barroso deu aval ao uso da Força Nacional por iniciativa do governo federal. O ministro Celso de Mello está em licença médica e não participou da sessão.

“A posição do pleno do STF, que confirmou com ampla maioria a determinação do Ministro Fachin de retirada da Força Nacional do solo baiano, consagra a tese de que o uso desta valorosa corporação deve ser pautado na cooperação federativa, nunca como instrumento de disfarçada intervenção federal. Tenho certeza que o caráter pedagógico desta decisão evitará outras aventuras que passem à margem da legalidade e do convívio democrático", afirmou o procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho.

O caso

No início do mês, o Ministério da Justiça autorizou o envio das tropas da Força Nacional para apoiar o trabalho do Incra em assentamentos de trabalhadores rurais ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) em cidades no sul da Bahia. O governador da Bahia, Rui Costa, contestou no STF a atuação da Força Nacional afirmando que não houve consulta prévia ao governo e nem solicitação das tropas pelo estado.

Em decisão individual proferida no dia 17 de setembro, o ministro Edson Fachin, relator do processo, acolheu os argumentos do governo da Bahia e determinou a retirada da Força Nacional do estado. O caso foi levado hoje a julgamento pelo plenário do STF, composto pelos 11 ministros da corte.

Como votaram os ministros

Em seus votos, os ministros destacaram que a Força Nacional não poderia ser utilizada unilateralmente pelo governo federal. "A Força Nacional é uma força de cooperação, uma Força Nacional não é exclusivamente da União, ela é da federação", disse Fachin.

O ministro Alexandre de Moraes comparou o envio da Força Nacional sem autorização do governo local a um tipo de intervenção federal. "A Força Nacional não é a polícia da União. É um programa de cooperação para os estados auxiliares. Não há uma possibilidade, a meu ver, [de atuar] em substituição às polícias estaduais", disse Moraes. 

"Isso é uma intervenção branca, mandar tropas armadas ao estado", afirmou o ministro.

"É tão grave a possibilidade de substituição das forças policiais estaduais, o comando quadro pela União que a Constituição só permite no caso de intervenção federal, que foi o que ocorreu no Rio de Janeiro. Não é possível uma intervenção branca, uma substituição das polícias militares ", disse Moraes.
Fonte:Secom/GOVBA

Destaques