A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 08 de outubro, temos confirmado 03 novos e 18 casos ativos


A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 08 de outubro, temos 6.993 casos registrados como suspeitos, sendo 1.953 casos confirmados, dentre estes, são 1.903 pessoas RECUPERADAS, 14 estão em isolamento social, 04 estão internadas e 32 foram a óbito. 5.009 casos foram descartados e 31 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 18 casos ativos. 

Obs: Dados da testagem dos profissionais e alunos das Escolas Estaduais foram contabilizados neste boletim em 03/07.

Use máscara, evite aglomeração e higienize as mãos com água e sabão sempre que puder . 

Prefeitura de Ipiaú

Deputada Flordelis se apresenta e coloca tornozeleira eletrônica

@Fernando Frazão/Agência Brasil

A deputada federal Flordelis dos Santos (PSD-RJ) se apresentou hoje (8) em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, para colocação da tornozeleira eletrônica, conforme determinação da Justiça. Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária confirmou o uso do aparelho. "Flordelis dos Santos de Souza esteve, nesta quinta-feira, em um dos locais indicados para a instalação da tornozeleira eletrônica, em São Gonçalo”, informou.

De acordo com o comunicado, a parlamentar recebeu as orientações necessárias e cumpriu todos os trâmites de praxe para o cumprimento da decisão judicial.

No dia 18 de setembro, a juíza Nearis dos Santos de Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, determinou que a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) fosse monitorada por tornozeleira eletrônica e ficasse em recolhimento domiciliar das 23h às 6h. A parlamentar, os sete filhos e uma neta figuram como réus na morte do pastor Anderson do Carmo, marido da parlamentar, assassinado quando chegava em casa, no bairro de Piratininga, em Niterói, em junho do ano passado. Flordelis é acusada de ser a mandante do crime, mas não foi presa por ter imunidade parlamentar.
Recurso

A defesa de Flordelis ingressou com um habeas corpus para que a parlamentar não usasse a tornozeleira, mas a Justiça do Rio de Janeiro manteve a obrigação do uso da tornozeleira eletrônica.

A defesa de Flordelis alegou que a deputada estaria submetida a constrangimento ilegal, sendo ré primária, e que, além disso, já havia sido decretado o seu recolhimento noturno. Também argumentou que Flordelis já havia entregue o passaporte.

O desembargador Celso Ferreira Filho, contudo, não acolheu as razões da defesa, e resolveu manter a obrigação da parlamentar utilizar tornozeleira eletrônica.
Comissão de Ética

No dia 1° deste mês, o corregedor da Câmara dos Deputados, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), apresentou parecer pela continuidade do processo em desfavor da deputada Flordelis (PSD-RJ) e a análise do pedido de representação contra ela no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

“Ela [Flordelis] não conseguiu trazer para a Corregedoria provas de que não quebrou o decoro parlamentar. Por isso, estamos encaminhando a continuidade do processo”, afirmou Bengtson. "Fizemos dez perguntas. Ela explicou, mas não trouxe as provas daquilo que falou”, disse o corregedor.
Depoimentos

A Juíza Nearis Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, iniciou em outubro do ano passado a oitiva de 22 testemunhas de acusação no processo em que Flavio dos Santos Rodrigues e Lucas Cezar dos Santos de Souza, filhos da deputada federal, são acusados de matar o pastor.
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Comitê de Educação de Ipiaú se reúne para elaborar o retorno às aulas presenciais

Foto: Divulgaão/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

O Comitê Intersetorial de Gerenciamento da Educação Municipal realizou reunião com os seus membros, hoje (08), pela manhã, no Colégio Celestina Bittencourt com o objetivo de pensar e formular o retorno das aulas presenciais de forma segura para toda comunidade educacional.
Foto: Divulgaão/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
O comitê que é presidido por Gisely Meira Santos, Coordenadora Técnica Pedagógica, é formado por representantes dos professores, da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 

Na reunião foi designado as atribuições para cada setor participante na elaboração do protocolo de retomada das aulas. Também ficou definido as medidas que os representantes devem tomar para apresentar na próxima reunião, dia 22 de outubro. 

Gisely lembrou que a Secretaria de Educação de Ipiaú fez consulta pública por meio de formulário digital para escutar pais, mães, responsáveis, estudantes e professores em meados de setembro, e que os dados serão disponibilizados no próximo encontro para, inclusive, contribuir com as tomadas de decisão.

Gisely também deixou claro que estão no início do trabalho e que tudo será realizado de forma responsável, com protocolos detalhados. Ainda assim, não acredita que as aulas no ambiente escolar retornem ainda neste ano. 

Jennifer Bomfim/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Ibirataia: Bandido Morre em confronto com a Polícia Militar

Fotos: Divulgação/PM

Por volta das 14h00min, dessa quarta-feira (07/10/2020) a guarnição da 55ª CIPM/Ibirataia foi informada, via telefone funcional, que alguns suspeitos do recente homicídio e das tentativas de homicídios estavam indo em direção ao distrito de Algodão, município de Ibirataia, por uma estrada vicinal, nas proximidades da BA-120, na região conhecida como “Borel”. 

A guarnição seguiu ao local, e avistou um veículo VW/Gol, de cor branca e uma motocicleta de cor preta, e aproximadamente 05 (cinco) indivíduos próximos aos dois veículos. 

Ao realizar a aproximação do local a guarnição foi recebida a tiros e, no revide, um dos suspeitos foi atingido, sendo que os demais empreenderam fuga pelo matagal. Ao lado do resistente identificado como Marcos de Oliveira (Pute) foi encontrado um revólver, calibre .38, e nos bolsos de suas vestis foram encontradas 20 (vinte) petecas de substância amarelada análogo a crack e 4 (quatro) buchas de substancia esverdeada análoga a maconha. 

O alvejado, imediatamente foi socorrido para Fundação Hospital Ibirataia, onde foi constatado o óbito. 

A ocorrência foi registrada na corregedoria da 55ª CIPM/Ipiaú onde foram apresentados todos os materiais e veículos.
Resistente: Marcos de Oliveira (Pute) 

Material apreendido: 01 (um) VW/Gol, cor braca, placa CZM-2587 Ibirapitanga/BA; 01 (uma) motocicleta Suzuki/Yes, cor preta, placa HIY-6976, Belo Horizonte/MG; 01 (um) smatphone Samsung J7, cor preta; 20 (vinte) petecas de substância amarelada análogo a crack; 04 (quatro) buchas de substancia esverdeada análoga a maconha; 01 (um) Revolver .38, marcas ilegível, e nº 53786, com quatro munições deflagradas, e duas picotadas.

“55ª CIPM, braço forte da Lei e da Ordem no Médio Rio das Contas!”
Fonte: Ascom/55ªCIPM

Eleições 2020: custo do pleito deve girar em torno de R$ 647 milhões

Recursos são investidos para garantir o transporte e a preparação das urnas, a alimentação dos mesários, o apoio técnico-administrativo e o auxílio das Forças Armadas, entre outros

Por se tratar de um país continental, a organização das eleições no Brasil requer uma logística complexa. E, para garantir que todos os eleitores possam participar desse processo, a Justiça Eleitoral precisa de recursos para enfrentar e superar grandes desafios. Afinal, são mais de 147 milhões de eleitores, cerca de 550 mil candidatos e aproximadamente dois milhões de mesários distribuídos por milhares de seções instaladas em 5.568 municípios.


A Lei Orçamentária Anual (LOA) autorizou o montante de R$ 1,28 bilhão para custear o processo eleitoral de 2020. Desse total, cerca de R$ 647 milhões serão investidos na realização das Eleições Municipais de 2020. Cerca de 320 milhões será utilizado para o pagamento de pessoal e aproximadamente R$ 10 milhões para a realização de eleições suplementares. O restante (R$ 311,3 milhões) será destinado, em 2021, à manutenção e à aquisição de novas urnas eletrônicas.

O transporte, o armazenamento, a conservação e a preparação das urnas no processo eleitoral exigem a contratação de serviços e a gerência coordenada de várias ações. Essas tarefas estão entre os principais custos de um processo eleitoral, ao lado dos gastos com mesários, apoio técnico-administrativo e com as Forças Armadas, que prestam auxílio logístico e de segurança durante as eleições.

Assim, o orçamento da Justiça Eleitoral para as Eleições municipais de 2020 prevê o aporte de R$ 106,6 milhões para o transporte (R$ 41,3 milhões) e apoio operacional (R$ 64,8 milhões) das urnas eletrônicas; R$ 93,7 milhões para a alimentação dos mesários; R$ 89,7 milhões para apoio administrativo, técnico e operacional; R$ 40,7 milhões destinado ao auxílio das Forças Armadas; e R$ 25 milhões para os materiais de consumo, votação, apuração, justificação, diplomação e divulgação de resultados, entre outras despesas.

O apoio prestado pelas Forças Armadas é fundamental para a realização dos pleitos em regiões de difícil acesso e para garantir a normalidade da segurança pública nos locais de votação onde o acirramento de questões políticas e sociais podem tumultuar o processo.

O custo de uma eleição também inclui despesas como locação e manutenção de veículos, materiais de expediente, treinamento de pessoal, diárias, passagens e serviço de sistema móvel para transmissão de dados via satélite.

A logística de distribuição das urnas eletrônicas pelos locais de votação varia de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada Tribunal Regional Eleitoral e de cada zona eleitoral. Em locais mais distantes e de difícil acesso, o transporte das urnas pode ser feito por helicópteros, aviões e barcos.

Alguns tribunais fazem a entrega das urnas aos presidentes de mesa, que se encarregam da guarda e da montagem das seções eleitorais; outros fazem o transporte das urnas por rotas, onde os equipamentos são distribuídos. As seções são montadas um dia antes da data da eleição e, por questões de segurança, as urnas só são levadas próximo do dia da eleição.

FEFC

O montante previsto na LOA para a realização das eleições não inclui os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Eleitoral. Este ano, serão distribuídos R$ 2,03 bilhões do FEFC para que os partidos políticos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral financiem as campanhas de seus candidatos, dentro dos limites de gastos estabelecidos pela Justiça Eleitoral e com a aplicação mínima obrigatória de 30% para o custeio de candidaturas femininas.

O valor destinado a cada partido, bem como o limite de gastos de campanha dos candidatos que disputarão as eleições estão disponíveis no Portal do TSE. Nas cidades de até 10 mil eleitores, que representam 54% dos municípios brasileiros, o teto de gastos é de R$ 123 mil para prefeito e de R$ 12 mil para vereador. No caso de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o limite é de R$ 51 milhões para prefeito e de R$ 3,6 milhões para vereador.

Nas campanhas para segundo turno das eleições para prefeito, onde houver, o limite de gastos de cada candidato será de 40% do previsto no primeiro turno.

O limite de gastos das campanhas dos candidatos a prefeito e a vereador, no respectivo município, equivale ao limite para os respectivos cargos nas Eleições de 2016, atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outras fontes

Partidos e candidatos também poderão utilizar o financiamento coletivo, o chamado crowdfunding, para arrecadar fundos para a campanha. As doações devem ser feitas através de plataformas devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral e precisam obedecer aos limites estabelecidos em lei, ou seja, não estão permitidas doações de empresas, e as doações individuais não podem ultrapassar 10% dos rendimentos anuais.

Outra fonte de financiamento é a autodoação, cujo teto é de 10% do limite de gastos estabelecido para o cargo em disputa. Assim, um candidato poderá doar a si mesmo até o limite de 10% do teto do gasto para o cargo em disputa.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

Série Cuidados Sanitários: eleitores devem usar máscara durante todo o tempo no dia da votação

Outras medidas, como levar a própria caneta, são indicadas como forma de prevenção à Covid-19

As Eleições Municipais 2020 serão realizadas num contexto desafiador devido à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Tendo em vista os cuidados sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu uma parceria com as principais instituições sanitárias do país para orientar os eleitores sobre as precauções que devem ser tomadas no dia da votação.

E para deixar o cidadão bem informado sobre todos os cuidados sanitários que devem ser adotados nos dias de eleição, a Assessoria de Comunicação do TSE preparou uma série de reportagens acerca do tema. A primeira matéria traz as principais dicas para os eleitores.


A principal proteção é o uso de máscara facial durante todo o tempo, ou seja, o eleitor deve se proteger desde o momento que sair de casa para votar. Ao entrar na seção, deve mostrar seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância.

Apenas em caso de dúvida na hora da identificação, o mesário poderá, excepcionalmente, pedir ao eleitor para se afastar dois passos para trás e abaixar a máscara brevemente, evitando se comunicar por esse tempo, apenas para o reconhecimento facial.

Outro cuidado que cada eleitor pode adotar é o uso de uma caneta pessoal na hora de assinar o caderno de votação. Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara.

Os eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool gel antes e depois de votar. A permanência nos locais de votação deve compreender apenas o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.

Além disso, quem puder, deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante.

Por fim, vale destacar a consciência de cada cidadão para ficar atento ao principal sintoma de Covid-19, que é a febre. Portanto, se apresentar febre, não saia de casa.

Confira aqui todo o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais 2020
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

No horário eleitoral que começa amanhã, Denice é quem enfrenta o maior desafio

Foto: Divulgação

De todas as candidaturas à Prefeitura de Salvador, a que enfrenta o maior desafio no horário eleitoral que começa nesta sexta-feira é exatamente a da major Denice Santiago, do PT.

Candidata in pectore do governador Rui Costa, Denice precisa, desesperadamente, se firmar como pólo adversário do candidato do prefeito ACM Neto (DEM), Bruno Reis, favorito na disputa.

Mas, para isso, terá, primeiro, que ultrapassar a barreira formada pelos aliados de seu padrinho político que são, no entanto, também seus adversários.

Pastor Sargento Isidório (Avante), Olívia Santana (PCdoB) e Bacelar (Podemos) têm até aqui demonstrado mais substância eleitoral do que a petista.


Denice paga o preço da forma como foi envolvida – pelo próprio governador – no processo de largar uma bem sucedida carreira como militar para entrar numa disputa majoritária de porte.

A única forma de ela tirar o ‘atraso’ na propaganda oficial será usando ao máximo a figura de Rui, que, por vinculação partidária, como manda a legislação, só poderá aparecer em seu programa.

Sem o governador podendo pedir votos para eles, os demais terão que rebolar para compensar o ‘abandono político’ de Rui que a legislação eleitoral respalda.

Fiel ao folclorismo, Isidório já fez um video ‘todo torto’ para usar na campanha que viralizou nas redes. Mas nem Olívia nem Bacelar poderão se dar ao mesmo desfrute.

Neste sentido, a luta de ambos – em especial de Bacelar, que tem metade de um minuto – pode, num certo sentido, se assemelhar à de Denice, sobre quem, no entanto, recairá a obrigação de liderar na oposição.

Quanto a Bruno, está longe de poder ficar parado, mas não poderá mesmo abrir mão da estratégia de se vincular, na medida do que puder, ao prefeito, possivelmente o maior eleitor de Salvador.

PF cumpre mandados contra vice-governador do Amazonas

Foto: Divulgação/Carlos Alberto

 O Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram na manhã desta quinta-feira, 8, a segunda etapa da Operação Sangria, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre supostos desvios na compra de respiradores no Amazonas. Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão são cumpridos, parte deles em endereços ligados ao vice-governador Carlos Alberto (PTB), indica a Procuradoria-Geral da República.

Os agentes cumprem ainda cinco ordens de prisão temporária: contra o ex-secretário de Saúde Rodrigo Tobias; a ex-subsecretária de Atenção à Saúde em Manaus, Dayana Priscila Mejia de Sousa; o engenheiro clínico Ronald Gonçalo de Caldas Santos; o médico Luiz Carlos Avelino Junior, marido da ex-secretária de Comunicação Social do Amazonas, Daniela Assayag; e Gutemberg Leão Alencar, apontado como ‘homem de confiança’ indicado pelo governador Wilson Lima (PSC) para intermediar a compra dos respiradores.

As ordens foram requeridas pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo e expedidas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça, que determinou ainda o sequestro de bens e valores dos investigados.

A Sangria foi aberta inicialmente no fim de junho quando cumpriu 20 mandados de busca e apreensão e outros oito de prisão. O principal alvo da ofensiva na ocasião foi o governador do Estado Wilson Lima (PSC), que foi alvo de buscas. Além disso, a então Secretária de Saúde, Simone Papaiz, foi presa na ação.

Segundo a PGR, as investigações tratam de uma compra fraudulenta de 28 respiradores que teria movimentado R$ 2,9 milhões, ‘com envolvimento direto da cúpula do poder do Estado’. Um laudo da PF atesta sobrepreço de R$ 133,67% na compra feita pela Secretaria de Saúde do estado com dispensa de licitação, , indica a Procuradoria

Os respiradores foram fornecidos por empresa especializada no ramo de bebidas alcoólicas, denominada ‘Vineria Adega’. “Em uma manobra conhecida como triangulação, uma outra empresa vendeu os respiradores à adega por R$ 2,4 milhões; essa, por sua vez, repassou os equipamentos ao governo do Amazonas por R$ 2,9 milhões. A suspeita de superfaturamento de R$ 496 mil foi registrada pela Controladoria-Geral da União, assim como o direcionamento da venda”, explica a PGR.

De acordo a Procuradoria, o ‘homem de confiança’ de Lima que é alvo da ofensiva aberta nesta manhã, ‘teria sido destacado pessoalmente pelo governador para intermediar as aquisições fraudulentas de respiradores e financiá-las, tendo sido responsável por indicar a loja de vinhos que vendeu os aparelhos ao estado’.

Os investigadores indicam ainda que provas reunidas na primeira fase da operação mostram que Wilson Lima ‘exercia domínio completo não apenas dos atos relativos à aquisição de respiradores para enfrentamento da pandemia, mas também das demais ações governamentais relacionadas à questão, no bojo das quais atos ilícitos teriam sido praticados’.

“Já o vice-governador, de acordo com os registros, já reunidos pelos investigadores, tinha grande influência na gestão da Secretaria de Saúde – pasta na qual atuou durante os três primeiros meses de governo. As provas apontam que a cúpula da Secretaria de Saúde se reportava frequentemente ao vice-governador para tratar de contratos da área de saúde, inclusive sobre pagamentos”, destacou a PGR em nota.

Na peça enviada ao STJ, a subprocuradora-geral da República indica que o inquérito em curso investiga o direcionamento na contratação da empresa, sobrepreço e superfaturamento na aquisição dos respiradores, organização criminosa, lavagem de dinheiro e montagem de processos e adulteração de documentos, com a finalidade de encobrir os crimes praticados.

“Há uma verdadeira organização criminosa que se instalou na estrutura do governo do estado do Amazonas, com o objetivo de desviar recursos públicos destinados a atender às necessidades da pandemia de covid-19”, defendeu a Procuradoria no parecer.

COM A PALAVRA, O GOVERNO DO AMAZONAS

O Governo do Amazonas informa que está contribuindo com a apuração dos fatos pela Polícia Federal e órgãos de controle e que a ação de busca e apreensão, desencadeada nesta quinta-feira (08/10), envolve, em grande parte, pessoas que já não fazem mais parte da estrutura de Governo, bem como servidores que não atuam como ordenadores de despesas ou tenham poder de decisão na estrutura do Estado ou da investigação em questão. O Governo do Estado reitera que tem atuado de forma transparente e que confia na Justiça.

Estadão

Brasil chega aos 5 milhões de casos de Covid-19; média é de 631 mortes diárias

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O Brasil chegou à marca das 5 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nesta quarta-feira, 7, com um média diária de óbitos de 631. O valor da média móvel considera os últimos sete dias a fim de evitar distorções ao longo da semana. No total, 148.304 brasileiros já morreram por causa da infecção, sendo que 733 novos óbitos foram contabilizados desde 20h do dia anterior, segundo balanço feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às Secretarias Estaduais de Saúde.

No País, o número total de infectados é 5.002.357 após o registro de mais 31.404 casos confirmados. O Ministério da Saúde, por sua vez, informa que 4.391.424 brasileiros já se recuperaram da contaminação e 461.042 seguem em acompanhamento.

Estado com mais casos e óbitos registrados até o momento, São Paulo soma nesta terça-feira 36.669 mortes e 1.016.755 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O Estado do Rio de Janeiro registrou 86 mortes por covid-19 e 2.024 novos casos da doença no período de 24 horas e já são 18.969 pessoas que morreram em função do coronavírus e 277.439 casos. Mais 537 mortes estão sendo investigadas, sob suspeita de terem sido causadas pela covid-19, e 253.225 pacientes se curaram.

Parceria

O balanço de óbitos e casos feito pelos seis veículos de comunicação desde o dia 8 de junho é uma iniciativa inédita em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia. De forma colaborativa, as informações necessárias são coletadas junto às secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal. O projeto se manteve após o governo recuar e continuar divulgando os registros.

Segundo o Ministério da Saúde, 31.553 novos casos e 734 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas e são, ao todo, 5.000.694 pessoas infectadas e 148.228 mortes. Os valores diferem daqueles compilados pelo consórcio de veículos de imprensa por causa do horário de coleta dos dados.

Estadão Conteúdo

Governo publica novo decreto de calamidade pública para todo o estado

Foto: Reprodução/ Agecom
Será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (8) um novo decreto de calamidade pública na Bahia em virtude da pandemia do coronavírus. O decreto entra em vigor na data da publicação.

Com o novo documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para apoiar as ações de resposta ao desastre. Estado e municípios poderão acessar recursos federais via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para que sejam utilizados no combate à pandemia da Covid-19.

O documento será encaminhado ao Governo Federal para que seja obtido o reconhecimento da União. O novo decreto substitui o anterior, publicado pelo Governo do Estado em abril, e que tinha validade até esta quarta-feira (7).

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Foto: Arquio/Maria das Graças

Na condição de prefeita de Ipiaú, mãe de família e mulher de fé, manifesto a minha solidariedade e o meu desejo de que Alípio Alves e Rodrigo Machado tenham uma plena recuperação da Covid-19.

Uma disputa política nunca irá se sobrepor ao valor da vida humana. Os lamentáveis casos mostram que o novo coronavírus segue circulando. Por isso, ainda é preciso ter muito cuidado. 

Aproveito para pedir a todos que continuem usando máscara, álcool gel 70% e lavem as mãos com maior frequência utilizando água e sabão, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. 

Maria das Graças César Mendonça

Itagibá: Mulher é presa pela Polícia Militar por; Desacato e Resistência a Prisão

Foto: Divulgação

Por volta das 19h20min, dessa quarta-feira (07/10/2020) a guarnição da 55ª CIPM/Itagibá realizava policiamento em evento político, na Rua Dudu Correio, centro, em Itagibá, quando se deparou com uma confusão causada por uma mulher, que tentava agredir fisicamente seu ex companheiro. 

A Guarnição interveio na situação, pedindo que mulher se acalmasse, orientando-a para que posteriormente procurasse à delegacia ou a justiça para resolver algum conflito. No entanto, a autora com o dedo em riste no rosto de um dos policiais militares, passou a xingar e ofender.

Foi dado voz de prisão por Desacato, onde houve resistência, sendo usada a força necessária pra conduzi-la à delegacia de Itagibá.

 Autora: A. de J. C. , de  25 ano“55ª CIPM, braço forte da lei e da ordem no Médio Rio das Contas”

Fonte: Ascom/55CIM

Ipiaú: Trio é preso pela Polícia Militar por tráfico de entorpecentes

Foto: Divulgação/M
Por volta de 01h desta quinta-feira (08/10/2020) a Policia Militar recebeu uma denúncia, via 190, de que três pessoas estariam cometendo tráfico de drogas numa casa na rua 24 de Agosto, bairro Euclides Neto, em Ipiaú.

A guarnição da 55ª CIPM/PETO deslocou à localidade, e em rondas na rua rua, avistou um indivíduo saindo de uma residência, que quando viu os policiais militares, tentou fugir, mas foi contido. 

A guarnição abordou o suspeito, que estava com pequena quantidade de drogas. Ao fazer buscas no imóvel, foram encontradas mais duas mulheres e alguns pinos vazios usados para acondicionar e comercializar cocaína. 

Ainda foram encontrados vários comprovantes de depósitos que supostamente indicam o pagamento das drogas.

Os suspeitos foram conduzidos à delegacia de Jequié para a lavratura do auto de prisão em flagrante delito.

Conduzidos: L. S. C. , Nasc.22/07/1999; U. N. S. , Nasc. 13/03/1995; N. O. C., Nasc. 18/03/1996 

Material apreendido: 6 pinos vazios de acondicionamento de cocaína; 4 pinos com cocaína; 24g de maconha

“55ª CIPM, braço forte da lei e da ordem no Médio Rio das Contas”

Fonte: Ascom/55ª CIPM

Ipiaú: Homem é preso pela Polícia Militar por violéncia doméstica, (Lei Maria da Panha)

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (07/10/2020) a guarnição da 55ª CIPM/Ronda Maria da Penha foi acionada por preposto do CREAS , que informou que no dia anterior (06/10) tinha havido um episódio de violência doméstica contra a mulher. Fato que ocorreu na rua Francisco José de Souza, bairro Aparecida.

A guarnição deslocou ao local e identificou os envolvidos. A vítima, que apresentava hematomas por todo o braço direito e esquerdo, além do ombro direito, tratava -se de uma menor de idade, vive com o agressor há cerca de três anos.

O autor J.deJ da S. foi conduzido e apresentado na delegacia de Ipiaú. 

“55ª CIPM, braço forte da lei e da ordem no Médio Rio das Contas”

Fonte: Ascom/55ª CIPM

Ipiaú: Ontem Maria realizou caminhada no Santa Rita e hoje inaugura de campanha

Foto: José Américo Castro

Na tarde/noite dessa quarta-feira, 7, a prefeita Maria das Graças, candidata à reeleição, visitou algumas ruas do extenso Bairro Santa Rita, em companhia do seu companheiro de chapa, Cezário Costa e outros membros da coligação “Juntos Para Ipiaú Continuar a Crescer”. Com a disposição de sempre a candidata manteve contato com o eleitorado, sendo bem recebida em cada casa onde chegava.
Foto: José Américo Castro
Para algumas pessoas Maria disse da sua intenção de pavimentar todas as ruas da localidade e lembrou que algumas ruas já foram calçadas na atual gestão. Ela acrescentou que outras poderiam terem sido beneficiadas se não fosse o boicote promovido, pelo Presidente da Câmera e demais vereadores da oposição, ao empréstimo de recursos financeiros que o município pretendia contrair junto ao Desembahia com o objetivo de viabilizar os calçamentos. 

Ao tomar conhecimento de que seu adversário político Alipinho da Doce Mel-MDB-, havia contraído Covid-19, Maria disse que lhe deseja saúde e pronta recuperação. Na noite desta quinta-feira, 8, a candidata inaugura seu comitê central de campanha na Avenida Getúlio Vargas, proximidade do Ginásio de Esportes Cleriston Andrade.( José Américo Castro).

Espaços Culturais foram orientados sobre procedimentos para receber recursos da Lei Aldir Blanc


A Diretoria Municipal de Cultura em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural de Ipiau, realizou na última terça feira, 6, no auditório do Colégio Celestina Bittancourt, uma reunião com os representantes dos espaços culturais desta cidade, com o objetivo de discutir os critérios de elegibilidade de que trata a Lei Aldir Blanc e os procedimentos burocráticos para que os espaços culturais possam receber os recursos, assim como  orientar sobre os prazos referente às contrapartidas e as prestações de contas. Representantes de mais de  30 espaços culturais já cadastrados marcaram presença no evento.

Ficou definido que cada espaço receberá um auxílio no valor de R$ 5.000,00 em duas parcelas, mas para isso terão que informar de que forma serão as contrapartidas. As informações estarão contidas em formulário fornecido pela Diretoria de Cultura. O cadastramento continua aberto para inscrição de mais espaços culturais realizarem suas inscrições. Coordenaram a reunião o Diretor de Cultura, Marcelo Batista e o vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Manoel de Jesus Flores de Campos. ( José Américo Castro).

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