Simulacro e drogas são apreendidos em menos de duas horas

                                                     

Um simulacro, seis tabletes de maconha, 395 trouxinhas da erva e 62 pinos de cocaína foram apreendidos em ações distintas, realizadas por equipes das Rondas Especiais (Rondesp) RMS, durante a tarde desta segunda-feira (16), em Itinga, município de Lauro de Freitas. Dois suspeitos foram presos e um adolescente conduzido.

A primeira ação teve início durante patrulhamento de rotina, por volta do meio-dia, na localidade conhecida como 'Caic'. Ao perceber a presença dos policiais, o criminoso tentou correr mas conseguiu ser interceptado pelas equipes e, durante abordagem pessoal, foi encontrada a arma de brinquedo, 62 pinos de cocaína, 21 trouxinhas de maconha e R$ 62.


Duas horas depois, por volta das 15 horas, as equipes reforçavam o policiamento na região do 'Jardim Tropical', quando avistaram dois homens que fugiram da abordagem durante a aproximação dos PMs. Eles foram interceptados e, na inspeção, foram apreendidos cinquenta trouxinhas de maconha..


Quando questionamos eles indicaram uma residência onde escondiam o resto dos entorpecentes. Assim que chegamos ao local conseguimos apreender diversas outras trouxas e tabletes”, contou o comandante da Rondesp RMS, major Fabrício Oliveira, que lembrou estar com ações ostensivas na região em combate ao tráfico de drogas.


Os dois homens foram encaminhados e o adolescente conduzido para a 27ª Delegacia Territorial (DT) de Itinga onde, segundo a titular da unidade, delegada Elaine Estela Laranjeira França Souza, um deles foi “ouvido e autuado em flagrante por tráfico de drogas”. O outro homem e o menor aguardam realização de oitiva.

Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues


Um simulacro, seis tabletes de maconha, 395 trouxinhas da erva e 62 pinos de cocaína foram apreendidos em ações distintas, realizadas por equipes das Rondas Especiais (Rondesp) RMS, durante a tarde desta segunda-feira (16), em Itinga, município de Lauro de Freitas. Dois suspeitos foram presos e um adolescente conduzido.

A primeira ação teve início durante patrulhamento de rotina, por volta do meio-dia, na localidade conhecida como 'Caic'. Ao perceber a presença dos policiais, o criminoso tentou correr mas conseguiu ser interceptado pelas equipes e, durante abordagem pessoal, foi encontrada a arma de brinquedo, 62 pinos de cocaína, 21 trouxinhas de maconha e R$ 62.

Duas horas depois, por volta das 15 horas, as equipes reforçavam o policiamento na região do 'Jardim Tropical', quando avistaram dois homens que fugiram da abordagem durante a aproximação dos PMs. Eles foram interceptados e, na inspeção, foram apreendidos cinquenta trouxinhas de maconha..

“Quando questionamos eles indicaram uma residência onde escondiam o resto dos entorpecentes. Assim que chegamos ao local conseguimos apreender diversas outras trouxas e tabletes”, contou o comandante da Rondesp RMS, major Fabrício Oliveira, que lembrou estar com ações ostensivas na região em combate ao tráfico de drogas.

Os dois homens foram encaminhados e o adolescente conduzido para a 27ª Delegacia Territorial (DT) de Itinga onde, segundo a titular da unidade, delegada Elaine Estela Laranjeira França Souza, um deles foi “ouvido e autuado em flagrante por tráfico de drogas”. O outro homem e o menor aguardam realização de oitiva.
Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues

Segundo turno está confirmado em 18 capitais e 36 cidades com mais de 200 mil eleitores

No domingo foram reeleitos os prefeitos de seis capitais e definida a disputa em Salvador. Eleição em Macapá será em dezembro

Foto: Robson Mendes/ Secom/PMS

O segundo turno do pleito municipal deste ano está assegurado em 54 das 95 localidades com mais de 200 mil eleitores. A votação acontecerá no próximo dia 29. Em Macapá, as eleições ficaram para dezembro devido a um apagão que atinge o estado desde o dia 3.

Considerando o desempenho até agora e as chances até a conclusão das eleições, PSDB e MDB podem sair da disputa com o comando de seis capitais cada um, caso vençam os confrontos de que participam no segundo turno. A disputa prossegue em 18 capitais.

No primeiro turno, PSDB, DEM e PSD reelegeram, cada um, dois prefeitos de capital. Dessas legendas, o PSDB está no segundo turno em quatro capitais e poderá alcançar então seis prefeituras. O MDB ainda não ganhou nenhuma, mas concorre em seis.

O DEM tem chance de obter cinco capitais. Além de dois reeleitos, conquistou Salvador com a maior votação entre todos os vencedores no domingo (64%), está no segundo turno no Rio de Janeiro e, conforme a pesquisa mais recente, liderava as pesquisas em Macapá.

O PSD está em um segundo turno e, se vencer, terá o comando de três capitais. Podemos, PP, PSB e Republicanos continuam na disputa em três localidades; PDT, Psol e PT, em duas; e Avante, Cidadania, Patriota, PCdoB, Pros e Solidariedade, em uma cada um.

Outros colégios eleitorais
Dos municípios com mais de 200 mil eleitores, está confirmado o segundo turno em 36. Estão sub judice os resultados em Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias e Volta Redonda, todos no Rio de Janeiro.

Em 31 outras cidades, o PSDB elegeu 10 prefeitos neste primeiro turno. Em seguida, pela ordem de conquistas, estão MDB, como 5; PP, com 4; PSD, com 3; e PL, com 2. Cidadania, DEM, PDT, Podemos, PSB, PSC e Solidariedade obtiveram uma vitória cada um.

O segundo turno das eleições para prefeito acontece nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Das capitais, só Palmas fica de fora (180,5 mil eleitores). Somadas, as 26 capitais reúnem 32,6 milhões de eleitores (22% do total). Outras 70 cidades, 23,8 milhões (16%).

Agência Câmara de Notícias

Mulheres representam 12,2% dos prefeitos eleitos no país

 Três deputadas federais disputarão postos na cabeça de chapa ou como vice no segundo turno

Juliana Araújo, do PL, é eleita prefeita de Morro do Chapéu (Foto: Divulgação)

Cinco mulheres permanecem na disputa por prefeituras no segundo turno, que será realizado em 29 de novembro: Manuela D’Ávila (PCdoB), em Porto Alegre; Marília Arraes (PT), no Recife; Delegada Danielle (Cidadania), em Aracaju; Socorro Neri (PSB), em Rio Branco; e Cristiane Lopes (PP), em Porto Velho.

Marília Arraes é atualmente deputada federal. Outra deputada que disputa a prefeitura no segundo turno é Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG). Além disso, a deputada Luiza Erundina disputa a vice-prefeitura, no segundo turno, na cidade de São Paulo.

A deputada Patrícia Ferraz disputará a prefeitura de Macapá, onde o primeiro turno ainda não foi realizado. A eleição foi suspensa em razão de uma crise energética, e a data do pleito ainda será confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Comparação com 2016

Nas eleições municipais de 2016, foram eleitas 641 mulheres para o cargo de prefeita, representando 11,57% do total. No pleito passado, somente uma mulher foi eleita prefeita de uma capital: Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista (RR).

O número de candidatas que disputam segundo turno em capitais neste ano é mais que o dobro daquele de 2016: são cinco as capitais com mulheres ainda em disputa, contra duas nas últimas eleições.

Cota nas candidaturas

As eleições de 2020 foram as primeiras eleições municipais em que valeram não apenas a cota de 30% de candidaturas femininas, mas também a reserva de pelo menos 30% dos fundos eleitoral e partidário para financiar candidatas e a aplicação do mesmo percentual ao tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Além disso, com o fim das coligações nas eleições proporcionais, cada partido – e não mais cada coligação – foi obrigado a reservar 3 em cada 10 candidaturas de vereador para mulheres.

Apesar de as mulheres representarem 52,5% do eleitorado, as candidaturas femininas neste ano, para prefeita, vice-prefeita ou vereadora ficaram, mais uma vez, próximas ao limite estabelecido pelas cotas. De acordo com os dados do TSE, do total de 556.033 pedidos de registro de candidatura, 186.144 foram de mulheres, o que corresponde a um percentual 33,48%. Em 2016, as candidaturas femininas foram 31,9% do total.

Cota de cadeiras

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu pautar, após as eleições municipais, proposta de emenda à Constituição que institui cota para mulheres nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados.

A medida está prevista na Proposta de Emenda constitucional (PEC 134/15) que propõe que até 2030 haja ocupação paritária de homens e mulheres do Parlamento. O texto, que aguarda votação pelo Plenário, reserva cotas fixas de vagas para as mulheres no Legislativo, e não apenas cotas para as candidaturas, como acontece hoje. As informações são de reportagem da Agência Câmara de Notícias.

Eleições na Bahia: em Salvador, pleito é definido no 1º turno; Feira e Conquista vão ao 2º turno

 Das 27.090 urnas eletrônicas utilizadas na Bahia, 101 foram substituídas, representando 0,33% do total

As Eleições Municipais 2020 para prefeitura de Salvador foram definidas no primeiro turno, neste domingo (15/11). Com 100% das urnas apuradas, o candidato Bruno Reis (DEM), obteve 779.408 (64,20%) votos. Na capital baiana, 1.395.106 compareceram (73,54%) e 501.992 se abstiveram. Votos brancos somam 46.855 (3,36%) e nulos 134.128 (9,61%). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Consulte o resultado da votação dos vereadores da cidade.

Segundo turno

Em Feira de Santana – segundo maior colégio eleitoral da Bahia – vai haver segundo turno com os candidatos Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB). Com 100% das urnas nas 881 seções apuradas, o petista alcançou 119.862 votos (41,55%) e concorrerá com Colbert Martins (MDB), que registrou 110.146 votos (38,18%). Na cidade, localizada no Portal do Sertão, 323.990 eleitores compareceram (89,04%) e 76.559 (19,11%) se abstiveram. Votos brancos somam 9.680 (2,98%). Nulos somam 25.843 (7,98%). Confira o resultado da votação dos vereadores no município.


Com 100% de apuração nas 532 seções, os eleitores voltarão às urnas no próximo dia 29 de novembro, também, em Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral da Bahia. Retornam à disputa Zé Raimundo (PT), com 81.721 votos (47,63%), e Herzem Gusmão (MDB), com 78.732 (45,89%). Votos brancos somam 4.095 (2,19%) e nulos 11.880 (6,33%). 187.550 (81,13%) dos eleitores da cidade, localizada no Sudoeste baiano, compareceram e 43.626 (18,87%) se abstiveram. Confira o resultado da votação dos vereadores na cidade.

Balanço

Durante a realização do pleito, até às 17h30, das 27.090 urnas eletrônicas utilizadas nas Eleições Municipais, na Bahia, 101 foram substituídas, representando 0,33% do total. Nenhuma cidade baiana registrou votação manual. Foram registradas 79 ocorrências envolvendo não-candidatos. Dessas, em dois casos houve prisão por transporte ilegal de eleitor (uma em Porto Seguro e outra em Pau Brasil) e por propaganda irregular (uma em Ipiaú e outra Ibirataia).

Disque-aglomeração

O Disque-Aglomeração recebeu 1.734 denúncias de concentração de pessoas em atos de campanha desde 31/10, quando foi lançado, até o dia das votações (15/11). A partir daí, 241 decisões foram proferidas. Iguaí liderou o ranking com 108 denúncias, seguida de Mirante (103), Poções (80), Valença (52) e Salvador (50).

Apenas neste domingo (15), até às 18h, o canal da Ouvidoria do TRE-BA recebeu denúncias de todas as regiões do estado. Os cinco municípios mais denunciados por aglomerações foram Poções (13); Salvador (8); Valente (3); Maracás (3) e Valença (2).

“Justiça Eleitoral passa para o mundo exemplo de competência, seriedade, transparência e eficiência”, avalia presidente do TRE-BA

Em mensagem, ele também agradeceu a todos os envolvidos no pleito

Foto: Divulgação/TRE-BA

Passado o primeiro turno das Eleições Municipais 2020, o presidente do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, avalia o “Dia E” como mais um momento de vitória da Justiça Eleitoral e da Democracia. 

Em mensagem endereçada a todos os envolvidos no pleito, ele destaca a eficiência na prestação de serviços à sociedade mesmo em um cenário de pandemia mundial de Covid-19. 

“A despeito do sucesso recorrente dos trabalhos da Justiça Eleitoral nos vários pleitos anteriores, esse passará para a história em razão de ter sido realizado em plena pandemia, ainda com o novo coronavírus circulando. Tal fato torna ainda mais admirável o trabalho de excelência desenvolvido pela Justiça Eleitoral, passando para o mundo um exemplo de competência, seriedade, transparência e eficiência”, pontua.

Confira a mensagem na íntegra 

"Bom dia. 

Ontem foi o dia E e hoje é mais um dia V, dia em que, aliviados e com o sentimento do dever cumprido, comemoramos com o merecido descanso mais uma VITÓRIA da Justiça Eleitoral Brasileira, em especial, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. 

A despeito do sucesso recorrente dos trabalhos da Justiça Eleitoral nos vários pleitos anteriores, esse passará para a história em razão de ter sido realizado em plena pandemia, ainda com o novo coronavírus circulando. Tal fato torna ainda mais admirável o trabalho de excelência desenvolvido pela Justiça Eleitoral, passando para o mundo um exemplo de competência, seriedade, transparência e eficiência. 

Agradeço a todos magistrados, membros do Ministério Público, advogados, valorosos servidores permanentes, requisitados e colaboradores, em especial aos mesários - que, em cumprimento a um dever cívico, compareceram e fizeram funcionar essa imensidão que é a estrutura eleitoral brasileira. 

Viva a Justiça Eleitoral Brasileira. 

Viva o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. 

Viva a cidadania. 

Viva a democracia".

Ipiaú: Prefeita faz maior bancada e não terá as dificuldades de governar em neste 4 anos.


Foto: Giro Ipiaú

Esta é a nova configuração da Câmara Municipal de Ipiaú para Legislatura que terá início em 1º de janeiro de 2021 A 31 de dezembro de 2024, A renovação no Legislativo ipiauense não foi como muitos esperavam, já os vereadores Orlando Santos, (PP) Andreia Novaes (PP) Robson Moreira (PP) Claudio Nascimento (PSD), Lucas de Vavá (PSD), Edson Marques (DEM) e Naciel Ramos (PSD) receberam o voto de confiança da população e foram reconduzidos para mais 4 anos; Uma observação é que os dois ultmos Edson Marques que era suplente do vereador Jean Kleber, ainda no MDB ocupou a titularidade por muito tempo devido problemas de saúde do vereador titular Jean. Naciel com a nomeação vereador titular, Lucas de Vavá para a pasta de Secretário de Urbanismo ele assumiu a vaga por muito tempo, tendo assim a oportunidade de mostrar aos eleitores suas competências e foram agraciados com novo mandato respectivamente. 

O Partido Progressista (PP) com 06 cadeiras formou a maior  banca, seguido pelo PSD e Dem ambos com três cadeiras respectivamente, e o PDT de Margaret uma cadeira, isso significa que a bancado do governo é a maior dos últimos tempos, a Prefeita Maria das Graças passa a contar com (09) vereadores nesta legislatura, assim terá mais condiçoes de trabalhar para Ipiaú continuar crescendo!!!!!!!!!

Vereadores eleito Ipiau: 

Orlando Santos (PP) 822 votos

Beto costa (PP) 766 votos 

Naciel Ramos (PSD) 708 votos

Robson Moreira (PP) 696 votos

Ivonilton do bairro novo (PP) 684 votos

Sam (DEM) 665 votos

Cristiano (PP) 647 votos

Edson da Star vídeo (DEM) 628 votos 

Andreia Novaes (PP) 583 votos

Picolé (DEM) 573 votos

Cláudio (PSD) 565 votos

Lucas de Vava (PSD) 556 votos

Cleber Gadita (PDT) 282 votos

www.ipiauurgente.com..br)

Destaques