A Secretaria de Saúde de Ipiaú confirma dois (02) novos casos de coronavirus hoje, 21 de novembro.
A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 21 de novembro, tivemos 7.387 casos registrados como suspeitos, sendo 2083 casos confirmados, dentre estes, são 2.032 pessoas RECUPERADAS, 10 estão em isolamento social, 04 estão internadas e 37 foram a óbito. 5.286 casos foram descartados e 19 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 14 casos ativos.
Obs: Dados da testagem dos profissionais e alunos das Escolas Estaduais foram contabilizados neste boletim em 03/07.
Use máscara, evite aglomeração e higienize as mãos com água e sabão sempre que puder
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Itália tem 692 mortes e quase 35 mil infecções nas últimas 24 horas
@Reuters/Yara Nardi/Direitos Reservados |
A Itália registrou nas últimas 24 horas mais 692 mortes por covid-19 e 34.767 novas infeções, segundo as autoridades de saúde italianas.
O número total de óbitos na Itália desde o início da pandemia é agora de 49.261 e o número total de infeções é de 1.380.531.
Das quase 35 mil novas infeções registradas nas últimas 24 horas, 8.853 foram na Lombardia, a região mais afetada pela pandemia.
Na área de Veneto foram contabilizados 3.567 novos casos e na da Campânia, 3.554.
Cerca de 34 mil pessoas estão hospitalizadas, com 3.758 pacientes internados em unidades de terapia intensiva.
O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, advertiu hoje que a pressão nos serviços de saúde ainda é muito forte e que o índice Rt de contágio permanece acima de um.
"Já estamos vendo os primeiros sinais de controle da curva, após semanas de crescimento rápido, mas ainda não é o suficiente", afirmou Speranza, citado pela agência EFE.
Segundo a agência EFE, o governo italiano estuda como gerir o Natal com medidas que previnam multidões e a propagação do vírus, mas sem prejudicar a economia.
Uma das hipóteses em cima da mesa é permitir que as lojas fiquem abertas até as 22h. Outra é estender o horário de funcionamento de bares e restaurantes para depois das 18h (hora em que são agora obrigados a fechar), mas apenas se forem cumpridas medidas preventivas, como limites de capacidade.
O governo quer evitar penalizar as atividades econômicas num período tão importante para o comércio como o Natal, mas os peritos têm advertido que um relaxamento excessivo das regras pode levar ao maior descontrole da curva e exigirá mais medidas a partir de janeiro.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.373.381 mortes, resultantes de mais de 57,5 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo balanço da agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 3.824 pessoas dos 255.970 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida pelo novo coronavírus, detectado no fim de dezembro de 2019,em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Por RTP - Roma
Carrefour diz que 20 de novembro foi ‘o dia mais triste’ de sua história
Foto: Google Maps |
Em nota divulgada neste sábado, o Carrefour afirmou que o dia 20 de novembro foi o dia “mais triste da história” da empresa.
“Palavras não expressarão nossa angústia com a brutalidade. Daremos todo o apoio à família de João Alberto Silveira Freitas e, em respeito a ele, nossa loja de Passo D’Areia fechou ontem e permanecerá fechada hoje.”
A rede de supermercados afirmou ainda que “todo o resultado das vendas do dia 20 de novembro das lojas Carrefour Hipermercados será doado para entidades ligadas à luta pela consciência negra”.
“Hoje, abrimos mais tarde para reforçarmos o treinamento antirracista com todos os nossos funcionários e terceiros. Continuaremos com nossa transparência, informando os próximos passos.
Nada trará a vida de João Alberto de volta, mas estamos certos de que este momento de profundo pesar se converterá em ações concretas que impedirão que tragédias como essa se repitam.”
https://www.oantagonista.com/
Bahia registra 1.781 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; total de mortes é de 8.081
Foto: Divulgação/Casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,17%) |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.781 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.381 recuperados (+0,4%). De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), dos 383.945 casos confirmados desde o início da pandemia, 367.229 são considerados recuperados, 8.635 encontram-se ativos e 8.081 pessoas foram a óbito. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e mortes relacionadas ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.
Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
Ainda segundo a Sesab, os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,17%). As cidades com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.097,44), Itabuna (6.792,89), Madre de Deus (6.774,76), Almadina (6.698,39) e Aiquara (6.657,67).
O boletim epidemiológico da secretaria contabiliza ainda 783.983 casos descartados e 96.261 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (21).
Na Bahia, 30.645 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Óbitos
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram em diversas datas. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
TRE-BA realiza ajustes finais para 2º turno em Vitória da Conquista e Feira de Santana
Foto: Divulgação/Tribunal Regional Eleitoral da Bahia |
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza os últimos ajustes para o segundo turno das eleições municipais em Vitória da Conquista e Feira de Santana, dois maiores colégios eleitorais do interior do estado. No próximo domingo (29), 677.445 eleitores são aguardados nas urnas das duas cidades para a escolha dos novos prefeitos. Os protocolos de segurança adotados no primeiro turno ficam mantidos por conta da pandemia de coronavírus.
Em Vitória da Conquista, 250.293 eleitores estão aptos a votar. A cidade possui 587 seções eleitorais distribuídas em 171 locais de votação. Com 100% de mesários voluntários, o município da região Sudeste da Bahia contará com o apoio de 2.348 pessoas. As zonas 39 e 41 usarão a carteira digital Banco do Brasil para pagar o auxílio alimentação a que os mesários têm direito.
Em Feira de Santana, o eleitorado é de 427.152 pessoas. É o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, ficando atrás apenas de Salvador. A cidade da região do Centro-Norte tem 952 seções eleitorais em 185 locais de votação e terá o apoio de 3.808 mesários para a realização do pleito. As zonas 154 e 157 adotarão o aplicativo do Banco do Brasil para pagar o benefício dos colaboradores da Justiça Eleitoral.
De acordo com a coordenadora de Planejamento de Eleições e de Logística (Coele), Ana Maria Parcero, o TRE-BA seguirá as medidas estabelecidas no primeiro turno, com o objetivo de promover votações seguras. O Tribunal enviará reforço de equipamentos de proteção individual aos dois municípios, tanto de máscaras quanto de álcool em gel.
Novamente, as seções serão abertas uma hora mais cedo, às 7h, e encerradas às 17h. O horário das 7h às 10h segue como preferencial para os eleitores acima de 60 anos ou que façam parte de grupo de risco à Covid-19. Assim como no primeiro turno, os eleitores só serão admitidos para votar se estiverem usando máscara.
O reconhecimento dos eleitores pela biometria mantém-se dispensado e a orientação é de que eles baixem o aplicativo e-Título, que pode ser usado como único documento de identificação, no caso dos biometrizados. Os eleitores que não atualizaram o título com dados biométricos também vão poder usar o aplicativo, mas precisarão apresentar além disso um documento oficial com foto.
A coordenadora da Coele lembra que é importante que os eleitores que não votaram no primeiro turno busquem informações junto aos respectivos cartórios para saber sobre a seção onde votam. “Acreditamos que serão eleições tranquilas e com apuração rápida. Todas as providências estão sendo tomadas para isso”, afirma Ana Maria Parcero.
Nas eleições 2020, 6,3 mil mulheres tiveram um ou zero voto
Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil |
Das 173 mil mulheres aptas a disputar o cargo de vereador no domingo, 15, 6.372 tiveram apenas um ou nenhum voto, segundo levantamento do Estadão. A ausência de votos e o fato de nem a candidata ter votado nela mesma provocaram suspeitas de que essas mulheres tenham sido usadas como “laranjas” para que partidos pudessem driblar a lei e cumprir a cota de 30% de candidaturas femininas. Parte delas recebeu R$ 877 mil do fundo eleitoral, dinheiro público usado para financiar gastos de campanha.
A verba na conta de mais de 500 candidatas causa estranheza, já que todas tiveram desempenho pífio nas urnas, e pode ser mais um indício do “laranjal partidário”, com o lançamento de concorrentes “de fachada”. Desde 2018, partidos devem destinar, no mínimo, 30% do fundo eleitoral para campanhas femininas. Quem não cumprir a regra pode ter as contas rejeitadas, os repasses suspensos e ser obrigado a devolver o dinheiro.
Em Vargem Grande Paulista, interior de São Paulo, a candidata Marjory Piva teve apenas um voto, mas recebeu R$ 17 mil do Republicanos. Não declarou nenhuma receita à Justiça Eleitoral. O presidente municipal da legenda, vereador Zezinho Tapeceiro, disse que Marjory teve um problema pessoal e desistiu de concorrer. “Ela não é candidata laranja, porém ela teve de desistir e esse recurso dela está sendo todo devolvido”, afirmou.
Em Santa Rita, na Paraíba, Edivania Carneiro viveu situação semelhante: recebeu R$ 15 mil do fundo eleitoral do PSL, mas obteve apenas um voto. Marjory e Edivania foram as mulheres que mais ganharam verba do fundo eleitoral de seus partidos. Há indícios de que as duas tenham sido “laranjas”.
Francielle Avila (PSD), candidata em Espigão Alto do Sul (PR), conseguiu R$ 10 mil do partido e, segundo sua prestação de contas, gastou R$ 7 mil com material de campanha. Em sua página do Facebook, no entanto, não há qualquer menção à candidatura, mas, sim, à do postulante a prefeito pelo PSDB, Hilário Czechowski. A reportagem não conseguiu contato com a candidata ou com a direção municipal do PSD.
Em Cabo Frio, no Rio, a comerciante Rita das Empadas (PSL) recebeu R$ 10 mil do fundo eleitoral na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, mas teve um voto. “Todo mundo me conhece em Cabo Frio, muita gente falou que ia votar em mim. Mas, na hora, só tive um voto”, disse Rita ao Estadão. O comando nacional do PSL informou que cada candidato teve de emitir um recibo, comprovando o recebimento dos recursos. “No caso das candidatas mulheres, estas ainda tiveram que assinar uma carta, de próprio punho, afirmando que estavam se candidatando por livre e espontânea vontade”, declarou o partido, em nota.
Questionada se foi “candidata laranja”, Rita respondeu: “Tá ficando doido? Eu sou uma mulher responsável, não sou candidata laranja, não. Tive vários santinhos, eu panfletei. Não tenho culpa se meus votos sumiram ou não votaram em mim”.
O mapeamento do Estadão também identificou que, na lista de mulheres com nenhum ou apenas um voto, predominam candidaturas de pretas ou pardas (59%), enquanto brancas representam 39% e indígenas, 1%.
Raça
O fato vem na esteira de decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou o critério racial na destinação de recursos para financiar candidaturas. Os partidos são obrigados a dividir os recursos do fundo eleitoral, que alcançou R$ 2 bilhões, segundo a proporção de negros e brancos de cada sigla.
“O expressivo número de candidaturas femininas sob suspeita de serem fictícias revela que ainda há nas estruturas partidárias resistência à inclusão das mulheres”, disse a advogada Maria Claudia Bucchianeri, da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. “As eleições de 2020 ainda trazem outro número preocupante, a sensível concentração dessas supostas candidaturas fake entre negras. Há, portanto, dupla recusa de inclusão: a de gênero e a de raça”, completou ela.
Em município da Bahia, três candidatas e um voto
São Paulo, Bahia e Minas são os Estados com o maior número de mulheres que tiveram zero ou um voto na disputa municipal de vereador. Na Bahia, o município de Condeúba, com apenas 17 mil habitantes, viu três mulheres entre os candidatos a vereador com o menor número de votos. Segundo o TSE, as donas de casa Xuxu e Nice, ambas do PSD, foram ignoradas pela população local – sem nenhum voto, nem o delas mesmas, e nenhum gasto eleitoral.
Sem qualquer despesa informada até agora, Izenilde (PL) teve melhor sorte que as rivais: um voto. A candidata, no entanto, utilizou as redes sociais para fazer campanha para outro nome – Helton da Lagoinha, seu companheiro, que disputou uma vaga na Câmara Municipal de Condeúba pela mesma legenda. À Justiça Eleitoral, Izenilde se declarou solteira, mas no Facebook avisa que está casada com Helton. “Meu vereador arretado”, postou ela, no dia 9. Helton obteve 128 votos.
“A representação feminina é indispensável para uma democracia de qualidade. Mas as candidaturas fictícias ainda são uma realidade”, disse Marilda Silveira, professora de Direito Eleitoral do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). “A investigação, nesses casos, é indispensável e a conclusão de fraude muitas vezes se dá pela soma de indícios, como votação zerada, gastos irrelevantes, campanha inexistente”. Procurados, Izenilde e Helton não responderam até a conclusão desta edição. O PL informou que “lamenta o mau desempenho” das estreantes, mas “cabe a cada candidato responder pela prestação de contas e uso dos recursos recebidos”.
Estadão Conteúdo
Brasil registra 6 milhões de casos do coronavírus
Foto:: Acácio Pinheiro/Agência Brasília |
O número de casos de covid-19 no Brasil passa de 6 milhões, Nas últimas 24 horas, foram registrados 38.397 novos casos da doença, totalizando 6.020.164. Ontem (19), o sistema marcava 5.981.767 casos acumulados.
O total de mortes pela doença atingiu 168.613 desde o início da pandemia. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde registraram mais 552 óbitos em função de infecções por coronavírus. Ontem, a totalização estava em 168.061 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus. Ainda há 2.176 óbitos em investigação.
O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (20). A atualização é feita a partir de informações levantadas pelas secretarias estaduais de saúde em relação a casos e mortes por covid-19. Ainda conforme o balanço da pasta, há 429.449 pacientes em acompanhamento, e 5.422.102 já se recuperaram da doença.
Em geral, o número de casos é mais baixo aos domingos e segundas-feiras em função da dificuldade de alimentação de dados pelas secretarias estaduais de Saúde. Já às terças-feiras, os números podem subir mais em função do acúmulo de registros atualizado.
Estados
Os estados com mais mortes pela covid-19 são São Paulo (41.179), Rio de Janeiro (21.938), Minas Gerais (9.688), Ceará (9.477) e Pernambuco (8.899). As Unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Acre (711), Roraima (720), Amapá (787), Tocantins (1.147) e Rondônia (1.515).
Por Jonas Valente
Bragantino goleia Bahia e deixa zona do rebaixamento do Brasileiro
@Ari Ferreira/Red Bull/Bragantino |
No jogo que abriu a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bragantino goleou o Bahia por 4 a 0, nesta sexta (20) no estádio Nabi Abi Chedid, e deixou a zona do rebaixamento da competição.
Com o triunfo alcançado nesta sexta, o Massa Bruta chegou os 26 pontos para ocupar a 10ª posição da classificação. Já o Bahia, com dois pontos a mais, permaneceu em nono.
A partida
Jogando em casa, o Bragantino começou a todo vapor, e logo aos 3 minutos abriu o marcador. O meia Claudinho inicia jogada e toca para Luan Cândido. O lateral cruza e, após falha da defesa do Bahia, o camisa 10 aproveita para chutar com categoria.
E o segundo não demorou a sair, veio aos 10 minutos, novamente com Claudinho, que aproveitou outro cochilo da defesa baiana. Este foi o décimo gol do meio-campista na competição.
O Massa Bruta continuou mandando no confronto, e chegou ao 3 a 0 aos 20 minutos, quando Raul recebe lançamento e, de frente para o goleiro Douglas, toca para Ytalo só escorar.
Com a vantagem alcançada na etapa inicial, o Bragantino apenas administrou o jogo no segundo tempo. Mas, mesmo em menor rotação, chegou ao quarto aos cinco minutos com Helinho.
Próximos jogos
O próximo compromisso do Bahia pelo Brasileiro será no dia 28, quando mede forças com o São Paulo. Já o Bragantino visita o Fluminense no dia 30 no estádio do Maracanã.
Edição: Fábio Lisboa
Por Agência Brasil - Rio de Janeiro
TSE encontra R$ 60 milhões em irregularidades nas contas de candidatos
@Marcelo Casal Jr/Agência Brasil |
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontrou indícios irregularidades no valor de R$ 60 milhões nas prestações de contas de candidatos às eleições municipais deste ano. A informação faz parte de uma investigação realizada pelo núcleo de inteligência da Justiça Eleitoral.
A maior parte das irregularidades envolve doações feitas por pessoas que não têm emprego formal. Nesse caso, houve 9.068 casos que somaram R$ 33 milhões. Também foram registrados R$ 17 milhões em repasses incompatíveis com a renda e 15 doadores que aparecem como falecidos em um sistema de controle de óbitos.
O TSE também encontrou 1.289 prestadores de serviços que são beneficiários do Bolsa Família, além de 1.227 doadores que recebem outros benefícios sociais do governo. 925 empresários que são parentes de candidatos receberam R$ 1,6 milhão das campanhas.
As irregularidades encontradas pelo grupo inteligência da Justiça Eleitoral serão enviadas para providências dos tribunais regionais eleitorais e do Ministério Público.
O grupo é composto por representantes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Receita Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Cidadania, entre outros
Edição: Fábio
Por André Richter – Repórter da Agência Brasil - Brasília
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
- ► 2021 (5869)
-
▼
2020
(4953)
-
▼
novembro
(407)
-
▼
nov. 21
(9)
- A Secretaria de Saúde de Ipiaú confirma dois (02...
- Itália tem 692 mortes e quase 35 mil infecções nas...
- Carrefour diz que 20 de novembro foi ‘o dia mais t...
- Bahia registra 1.781 novos casos de Covid-19 nas ú...
- TRE-BA realiza ajustes finais para 2º turno em Vit...
- Nas eleições 2020, 6,3 mil mulheres tiveram um ou ...
- Brasil registra 6 milhões de casos do coronavírus
- Bragantino goleia Bahia e deixa zona do rebaixamen...
- TSE encontra R$ 60 milhões em irregularidades nas ...
-
▼
nov. 21
(9)
-
▼
novembro
(407)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)