‘Bolsonaro é covarde’, afirma Maia, ao comentar notícia sobre vacina e Pazuello
Foto: Mayanna Oliveira/Câmara dos Deputados |
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chamou o presidente Jair Bolsonaro de “covarde” em uma publicação no Twitter. O parlamentar compartilhou uma nota da coluna Radar, da Veja, que aponta suposta insatisfação do chefe do Planalto com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
“Bolsonaro é covarde”, escreveu Maia ao compartilhar a notícia com o título “Bolsonaro culpa Pazuello por perda de popularidade e atraso da vacina”. A insatisfação, de acordo com a coluna da revista, teria sido manifestada em reunião ministerial convocada pelo Planalto para discutir a vacinação contra a covid-19. A coluna diz ainda que a situação de Pazuello diante do presidente melhorou um pouco depois que o ministro resolveu atacar a imprensa em uma entrevista coletiva nesta semana, atitude aprovada pelo chefe. Procurado, o Planalto não comentou a declaração do presidente da Câmara.
Estadão
SUS terá exclusividade sobre a CoronaVac, afirma Ministério da Saúde
Segundo a pasta, técnicos ministeriais e representantes do laboratório paulista reuniram-se ontem (8) para discutir a incorporação da CoronaVac ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19© Procuradoria pede justificativa para cancelamento da compra da Coronavac por Bolsonaro
O Ministério da Saúde reafirmou, hoje (9), em nota, que todas as doses da vacinas contra o novo coronavírus que o Instituto Butantan produzir ou importar serão adquiridas pelo governo federal e distribuídas exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a pasta, técnicos ministeriais e representantes do laboratório paulista reuniram-se ontem (8) para discutir a incorporação da CoronaVac ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
Ao fim do encontro, ficou acertado que o governo federal terá o direito de exclusividade de compra de todo imunizante que o Butantan produzir ou importar. Além disso, caberá ao ministério disponibilizar a CoronaVac para os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, simultaneamente e proporcionalmente ao tamanho da população de cada unidade federativa.
“Assim, brasileiros de todo o país receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde”, destaca a pasta, em nota divulgada nesta tarde.
Na quinta-feira (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tinha anunciado a assinatura de um contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da CoronaVac. Esse contrato, no entanto, previa a compra inicial de 46 milhões de unidades a serem entregues até abril deste ano e a possibilidade de aquisição de mais 54 milhões posteriormente.
O valor total da compra passa de R$ 2.677 bilhões, incluídas todas as despesas ordinárias diretas e indiretas decorrentes da execução contratual, inclusive tributos e/ou impostos, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, taxa de administração, frete e seguro, entre outras. O contrato já assinado estabelece que o pagamento seja realizado após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder ao laboratório o registro ou a autorização para uso emergencial da vacina.
Nova reunião deve ser realizada nos próximos dias, com a participação do ministro da Saúde e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) dos estados e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nesse encontro, serão detalhados os próximos passos da logística e do calendário da campanha de vacinação.
A CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório farmacêutico chinês Sinovac.
Ainda na quinta-feira, o governo de São Paulo, ao qual o Butantan é vinculado, anunciou que os testes realizados no Brasil demonstram que a taxa de eficácia mínima da vacina contra o novo coronavírus é de 78%. De acordo com o governo paulista, entre os voluntários que participaram dos testes e contraíram a covid-19, nenhum desenvolveu a forma grave da doença. Também não foi registrada nenhuma morte entre eles.
Ministério da Saúde alega 'mobilização de guerra' à indústria de insumos
© Shutterstock |
O ministério determinou à indústria nacional a entrega de 30 milhões de seringas e agulhas após fracassar na compra de 331 milhões de unidades
Em reunião reservada com o Ministério da Saúde, representantes da indústria alertaram sobre o risco de a requisição de estoques de agulhas e seringas desequilibrar o fornecimento destes insumos a Estados, municípios e hospitais privados. Em resposta, auxiliares do ministro Eduardo Pazuello compararam a estratégia com uma "mobilização em tempo de guerra" para "harmonizar a distribuição". Disseram ainda que contratos devem, sim, sofrer atrasos e recomendaram ampliar a produção para evitar desabastecimento. Os diálogos estão registrados em vídeo, obtido pelo Estadão, da reunião ocorrida na última segunda.
O ministério determinou à indústria nacional a entrega de 30 milhões de seringas e agulhas após fracassar na compra de 331 milhões de unidades.
Na conversa com o ministério, o representante de uma das empresas disse que a requisição poderia aumentar custos do produto no País. "Vamos entregar os estoques, nossos clientes ficarão desguarnecidos. Os importadores vão poder, no momento de falta, escassez, tirar benefício disso. Pode gerar aumento de preço e desabastecimento", afirmou.
Auxiliares de Pazuello argumentaram que a ideia é permitir que o setor privado "honre" contratos, mas a orientação à indústria foi a de usar o ofício da requisição administrativa para explicar a clientes sobre atrasos em entregas. "Esses Estados e municípios, estabelecimentos de saúde privado e público, não podem cobrar nada. Vocês estão com a linha de produção mobilizada com o Ministério da Saúde", afirmou o secretário de Atenção Especializada, Franco Duarte. "Se você está preocupado com o não cumprimento contratual e quer cumprir, você abra a tua linha de produção. Por isso falei que quero fomentar a indústria nacional. Você vai descumprir (contratos) porque você já está requisitado", completou o secretário.
Duarte já esteve à frente de requisições administrativas em outras crises na pandemia, como no período de falta de medicamentos para UTI. Em julho, durante audiência pública na Câmara, orientou que gestores de hospitais e secretários estaduais comprassem medicamentos, mesmo com sobrepreço, e depois levassem o caso ao Ministério Público.
Na conversa, participaram representantes da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), além de algumas empresas. Também acompanharam a conversa secretários da Saúde e da Economia. Duarte disse aos empresários que, para evitar desabastecimento, o ministério pode até liberar parte do estoque requisitado a gestores da rede pública e privada que já haviam comprado o produto.
O secretário-executivo da Saúde, Elcio Franco, fez uma fala em tom de conciliação. "Não podemos fazer discurso, entrevista alarmista, jogando indústria contra saúde pública." Na quarta, porém, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nas redes sociais que os preços "dispararam" no mercado e que a compra de seringas estava suspensa. A apoiadores, mais tarde, declarou que seria acusado de "ser corrupto" e comprar produto "superfaturado" se aceitasse os valores do pregão.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Ozires Silva, fundador da Embraer, completa 90 anos
@Anônio Milena/Arquivo/ABR/ |
Embraer, o coronel Ozires Silva completou 90 anos ontem (8). A companhia lançou um curta-metragem em animação que retrata a trajetória e obstáculos que Ozires teve que enfrentar para conseguir colocar em prática o sonho de fabricar aviões no Brasil.
Assista aqui ao curta-metragem:
Nascido em Bauru, no interior paulista, Ozires iniciou a carreira na Força Aérea Brasileira em 1948. Como piloto, serviu na região da Amazônia. Em 1959, se mudou para São José dos Campos para estudar engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Em 1965, chefiou a equipe de 300 pessoas que desenvolveu o primeiro avião brasileiro. A Embraer, então uma empresa estatal, foi fundada em 1970 para fazer a produção em série da aeronave de pequeno porte, chamada de Bandeirante.
Ozires permaneceu à frente da Embraer até 1986, quando foi designado presidente da Petrobras. Em 1994, voltou a comandar a fabricante de aviões para conduzir o processo de privatização da empresa.
Otimismo
“A Embraer foi criada por sonhos. Sonhos, iniciativa e competência de pessoas como vocês que ao longo do tempo que se dedicaram, com muito esforço, a vencer no mundo competitivo que nós vivemos hoje”, disse o coronel em mensagem em vídeo aos funcionários da companhia lançada em abril do ano passado. Na ocasião, acabava de ser anunciada a desistência da norte-americana Boeing de se fundir com a Embraer.
Ozires passou uma mensagem de otimismo em relação ao futuro da fabricante brasileira, mesmo após a desistência do negócio planejado por anos e a retração do mercado provocada pela pandemia de coronavírus. “Pensem que a Embraer vai ter que enfrentar esse desafio como foi o desafio de fabricar aviões, conquistar o mercado internacional, conseguir as certificações necessárias, enfim, fazendo com que os nossos aviões estejam voando no mundo todo”, disse à época.
“Essa nossa companhia veio ao mundo para ficar. Ela vai permanecer ao longo de muitos anos, gerando empregos, oportunidades e criando subsidiárias”, previu.
Edição: Pedro Ivo de Oliveira
Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - Brasília
ProUni oferta 162.022 bolsas na primeira seleção de 2021
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
As instituições particulares de ensino superior que aderiram ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ofertam 162.022 bolsas de estudo na primeira seleção de 2021. Gestor do programa, o Ministério da Educação (MEC) informou que, deste total, 76.855 serão bolsas integrais e 85.167, parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.
A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa, na internet. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância).
As inscrições começam na terça-feira (12) e se encerram na sexta (15). De acordo com o MEC, os estados com o maior número de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.300). É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação.
Além disso, é necessário que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa – neste caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.
Como o resultado do Enem do ano passado só será divulgado após o término do processo seletivo, neste semestre, excepcionalmente, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019. O MEC pretende aplicar as provas do Enem a partir do próximo dia 17, mas algumas entidades, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tentam obter, na Justiça, o adiamento das provas em virtude dos reflexos da pandemia de covid-19.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 deste mês.
O ProUni oferece ainda duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo, que são a segunda chamada e a lista de espera. O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa.
Veja abaixo a tabela de oferta de vagas por estado:
Estado | Bolsas integrais | Bolsas parciais | total |
---|---|---|---|
SP | 24.564 | 16.773 | 41.337 |
MG | 7.056 | 11.190 | 18.246 |
PR | 5.822 | 8.845 | 14.667 |
RS | 5.272 | 5.253 | 10.525 |
BA | 3.993 | 5.929 | 9.922 |
RJ | 3.090 | 4.979 | 8.069 |
GO | 2.221 | 5.072 | 7.293 |
SC | 3.793 | 2.138 | 5.931 |
MA | 1.320 | 4.608 | 5.931 |
PE | 2.298 | 3.013 | 5.311 |
PA | 2.971 | 1.340 | 4.311 |
ES | 1.917 | 2.669 | 4.162 |
CE | 1.917 | 2.186 | 4.103 |
DF | 1.498 | 2.480 | 3.978 |
PB | 1.180 | 1.317 | 2.497 |
RO | 959 | 1.348 | 2.307 |
MT | 1.332 | 965 | 2.297 |
PI | 737 | 1.092 | 1.829 |
MS | 929 | 853 | 1.782 |
AC | 554 | 792 | 1.346 |
RN | 729 | 463 | 1.192 |
AM | 1.008 | 147 | 1.155 |
SE | 297 | 703 | 1.000 |
AL | 513 | 462 | 975 |
TO | 566 | 298 | 864 |
AP | 378 | 132 | 510 |
RR | 365 | 120 | 485 |
TOTAL | 76.855 | 85.167 | 162.022 |
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Educação
Edição: Nádia Franco
Pregão Eletronico será implantado na Câmara Minicipal de Ipiaú.
Foto: Robson Moreira/Presidente da Câmara Minuicial de Ipiaú |
A Câmara Municipal de Ipiaú pretende adotar o sistema de Pregão Eletrônico como meio de realização das licitações para a contratação de serviços e aquisição de produtos. Além de agilizar os processos, o sistema a ser implantado vai assegurar a transparência e estimular a concorrência.
Ao contrário do pregão presencial – que obriga o fornecedor a estar presente no leilão – o pregão eletrônico é integralmente feito pela internet. Essa modalidade é altamente remendável e exigível pelo TCM, pois traz segurança, isenção e lisura ao certame licitatório, além de proporcionar a livre e efetiva participação do maior número de licitantes, tornando-se a aquisição competitiva e de melhor custo benefício para a gestão.
O Presidente da Câmara, vereador Robson Moreira-PP- explica que o pregão eletrônico ocorre como um leilão ao contrário, onde ganha o fornecedor que oferecer o menor preço pela mercadoria ou serviço. Normalmente, a identidade dos autores dos lances aos não é revelada aos demais concorrentes.
Robson acrescenta que o pregão eletrônico acontece como numa sala de bate-papo, onde as propostas são apresentadas pelos concorrentes. “Inicia-se com a fixação da menor proposta. O pregoeiro então instiga os concorrentes a fazer lances até que não haja mais propostas. Em seguida, verifica-se a habilitação da empresa vencedora. Se ela não estiver perfeitamente habilitada, se verifica a situação da segunda colocada”.(José Américo Castro).
Brasil registra maior número de mortes por Covid desde 4 de agosto de 2020
Foto: Vanessa Carvalho/Folhapres |
O Brasil registrou o maior número de mortes pela Covid-19 desde o dia 4 de agosto. Nesta sexta-feira (8), foram documentados 1.379 óbitos e 84.977 casos da doença. Com isso, o país chega a 201.542 mortes e 8.015.920 de pessoas infectadas desde o início da pandemia.
Em 4 de agosto, foram registradas 1.394 mortes.
O número elevado de mortes e de casos -o recorde da pandemia- está relacionado a dados retroativos do Paraná que foram registrados nesta sexta no sistema da secretaria do estado.
Os dados do país são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.
Além dos dados diários, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.
De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 872. É a maior média móvel desde o fim de agosto de 2020. O valor da média representa um aumento de 26% em relação ao dado de 14 dias atrás.
A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.
Folhapress
Bolsonaro afirma que Maia e PT ‘são coisas muito parecidas’ BRASIL
Foto: Dida Sampaio/Estadã |
Em novo embate com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente Jair Bolsonaro atacou a aliança formada de 11 partidos pelo deputado para eleger Baleia Rossi (MDB-SP) como seu sucessor. Apesar de já ter dito que não se envolveria na eleição no Legislativo, Bolsonaro criticou o fato de Maia ter se aliado ao PT para derrotar Arthur Lira (Progressistas-AL), candidato do Palácio do Planalto na disputa.
Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada na manhã desta sexta-feira, 8, Bolsonaro lembrou que Maia foi favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e que no passado condenou a atuação do partido.
“Quando o Rodrigo Maia votou pela cassação da Dilma, deu um voto criticando o PT, que perseguiu o pai dele (César Maia) que era prefeito no Rio. E deu um voto firme, objetivo, e apontando que o PT era a maior desgraça do mundo. Hoje, está junto com o PT nas eleições da presidência da Câmara”, afirmou.
Em seguida, o chefe do Executivo sugeriu, com ironia, que Maia e o PT se assemelham. “Pelo poder, água e óleo não se misturam. Se bem que aí eu acho que não é água e óleo, não, são duas coisas muito parecidas”, completou.
No Twitter, Maia afirmou o bloco de partidos apoia a candidatura de Baleia a presidente da Casa se une para condenar o autoritarismo, o fascismo e a incompetência. Maia disse que só compreendem o gesto do bloco os que defendem a democracia “antes de tudo”. O presidente da Casa disse que não o surpreende que o chefe do Executivo critique a união de partidos. “Só compreendem o nosso gesto aqueles que defendem a democracia antes de tudo. Aqueles que respeitam diferenças e valorizam o diálogo”, disse.
Além de DEM e PT, o bloco de apoio a Baleia conta ainda com MDB, PSB, PSDB, PSL, PDT, Cidadania, PV, PT, PCdoB e Rede, com 281 deputados. Parte dos membros do PSL, contudo, declarou apoio a Lira. O líder do Centrão afirma ter o apoio de dez siglas: PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Patriota, Avante, Pros, PTB e PSC, no total 193 parlamentares.
Twitter decide suspender conta de Donald Trump permanentemente
Conforme a rede social, a suspensão aconteceu 'pelo risco de mais incitação à violência'
Foto: Tia Dufour/Fotos Públicas O Twitter decidiu suspender a conta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, permanentemente nesta sexta-feira (08). Conforme a rede social, a suspensão aconteceu “pelo risco de mais incitação à violência” por parte do republicano. Ainda de acordo o Twitter, o presidente desrespeitou as regras da rede. A decisão foi tomada após manifestantes pró-Trump, que não aceitam o resultado das eleições que deu a vitória a Joe Biden, invadirem o Capitólio, como é chamado o Congresso norte-americano. Horas após o episódio, o presidente divulgou um vídeo onde voltava a afirmar que o pleito nos EUA havia sido fraudado. Outras redes sociais, como Facebook e Instagram, também bloquearam as contas de Trump. A decisão seguiria até a transição presidencial, no entanto, Mark Zuckerberg anunciou na quinta (07) que a suspensão continuará até duas semanas após a entrada definitiva de Joe Biden na Casa Branca. |
Boletim Covid/ da Secretaria de Saúde de Ipiaú, confirma seis (06) novos casos nesta sexta-feira, 08 de Janeiro.
A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 08 de janeiro, tivemos 7.968 casos registrados como suspeitos, sendo 2.261 casos confirmados, dentre estes, são 2.200 pessoas RECUPERADAS, 15 estão em isolamento social, 05 estão internadas e 39 foram a óbito. 5.712 casos foram descartados e 59 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 20 casos ativos.
Obs: Dados da testagem dos profissionais e alunos das Escolas Estaduais foram contabilizados neste boletim em 03/07.
Nesse período de celebração não se esqueça: o uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, deixe disponível no local álcool 70% e higienize as mãos com água e sabão sempre que puder .
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
-
▼
2021
(5869)
-
▼
janeiro
(405)
-
▼
jan. 09
(10)
- ‘Bolsonaro é covarde’, afirma Maia, ao comentar no...
- SUS terá exclusividade sobre a CoronaVac, afirma M...
- Ministério da Saúde alega 'mobilização de guerra' ...
- Ozires Silva, fundador da Embraer, completa 90 anos
- ProUni oferta 162.022 bolsas na primeira seleção d...
- Pregão Eletronico será implantado na Câmara Minici...
- Brasil registra maior número de mortes por Covid d...
- Bolsonaro afirma que Maia e PT ‘são coisas muito p...
- Twitter decide suspender conta de Donald Trump per...
- Boletim Covid/ da Secretaria de Saúde de Ipiaú, ...
-
▼
jan. 09
(10)
-
▼
janeiro
(405)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)