Amazonas diz que conseguiu oxigênio por mais 48 h e suspende transferência de bebês

Foto: Junio Matos/A Crítica/Folhapress

O Amazonas informou gestores que não vai mais precisar remover, de forma urgente, bebês recém-nascidos para outros estados, medida que havia sido considerada limite.
Um dos motivos alegados pela secretaria de Saúde do Amazonas é a chegada de oxigênio para o abastecimento pelas próximas 48 horas.
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) informou, em nota, que o Ministério da Saúde comunicou os estados sobre a solução parcial do problema com a chegada de novos tanques de oxigênio ao estado.
“O Conass está atento e continuará no propósito de cooperar com Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde do Amazonas na busca de soluções definitivas para a grave crise sanitária”, afirmou.
Camila Mattoso/Folhapress

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 15 de janeiro, oito pacientes testaram positivo para o coronavirus.

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 15 de janeiro, tivemos 8.070 casos registrados como suspeitos, sendo 2.303 casos confirmados, dentre estes, são 2.239 pessoas RECUPERADAS, 17 estão em isolamento social, 04 estão internadas e 39 foram a óbito. 5.750 casos foram descartados e 41 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 21 casos ativos.

Obs: Dados da testagem dos profissionais e alunos das Escolas Estaduais foram contabilizados neste boletim em 03/07.

O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, deixe disponível no local álcool 70% e higienize as mãos com água e sabão sempre que puder . 

Prefeitura de Ipiaú/Dirc

Covid-19: Butantan diz que só entrega vacinas ao Ministério da Saúde quando souber plano de uso

Foto: Alex Silva/Estadão

O Instituto Butantan respondeu ao ultimato do Ministério da Saúde sobre a Coronavac afirmando que não teria como entregar as 6 milhões de doses do imunizante ao governo federal porque não há um plano para distribui-las entre os estados.

A escalada sugere uma judicialização da questão, restando saber qual lado sacará a arma primeiro.

A pasta de Eduardo Pazuello havia enviado na tarde desta sexta (15) um ofício ao Butantan dizendo que as vacinas teriam de ser entregues imediatamente, uma vez que foram adquiridas para o Plano Nacional de Imunização.
Ao mesmo tempo, contudo, ocorreu uma reunião entre secretários estaduais de Saúde com o ministério. A expectativa era de que fossem especificadas as cotas iniciais de vacina para cada estado, mas apenas generalidades do plano nacional foram colocadas.
Entre secretários, houve incômodo. Quando foi divulgado o ofício da Saúde requisitando a entrega imediata das vacinas, o comentário no grupo foi o de que estava em curso uma tentativa de confisco político.

O Butantan quer saber quantas doses da vacina ficarão em São Paulo, uma vez que não faria sentido, em sua argumentação, enviar todo o lote para depois retornar parte para o estado.
O ministério passou o segundo semestre ignorando a oferta de incorporação da Coronavac ao calendário nacional. O imunizante, feito pela chinesa Sinovac em cooperação com o Butantan, é aposta do governador João Doria (PSDB), rival direto do presidente Jair Bolsonaro.

Depois de idas e vindas, a pasta aceitou o imunizante no programa nacional. Antes previa várias outras vacinas ainda não existentes no país, inclusive a da AstraZeneca/Oxford, que havia encomendado.
Na semana passada, o Butantan e o Ministério de Saúde enfim assinaram um contrato prevendo a compra de 46 milhões de doses da Coroanvac para o governo federal, com opção para mais 54 milhões até o fim do ano.
Há no estado 6 milhões de vacinas prontas para uso emergencial e outras 4,5 milhões sendo processadas. A rigor, elas são da Saúde, mas há detalhes a considerar.

Primeiro, o contrato prevê um plano, e ele não existe. Segundo, o governo federal ainda não pagou por esse primeiro lote de 6 milhões de vacinas.
No ano passado, contrato entre o estado de São Paulo e a Sinovac custou US$ 90 milhões (quase R$ 500 milhões) aos cofres paulistas, prevendo 46 milhões de doses e transferência tecnológica.
Assim, a área jurídica do governo estadual já se prepara para cenários em que possa ser acionada no Supremo Tribunal Federal, que até aqui tem se posicionado contra Bolsonaro no manejo da pandemia.

É uma corrida política contra o tempo, além de sanitária. Com o atraso da vinda de 2 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca da Índia, Doria toma a dianteira para o início da vacinação.

Igor Gielow/Folhapress

Governo prorroga até 30 de janeiro decreto que proíbe shows e aulas na Bahia

Foto: Camila Souza/Arquivo GOVBA

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16) e vale até o dia 30 de janeiro de 2021.

O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

Bahia contabiliza 5.471 casos de Covid-19 em 24 horas e se aproxima do pico registrado em julho

Foto: Reprodução/Sesab

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.471 casos de Covid-19, segundo maior número desde o início da pandemia. Isto é reflexo, sobretudo, das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões. O recorde do número de casos, dentro de 24 horas, ocorreu em 22 de julho, quando foram contabilizados 6.401 casos.

Dos 528.539 casos confirmados desde o início da pandemia, 508.189 já são considerados recuperados e 10.775 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível no Business Intelligence.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.625,65), Muniz Ferreira (8.703,85), Conceição do Coité (8.593,05), Itabuna (8.272,56), Jucuruçu (8.174,45).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 932.654 casos descartados e 130.560 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (15).

Na Bahia, 38.408 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse

Óbitos

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (15) contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.575, representando uma letalidade de 1,81%. Dentre os óbitos, 56,52% ocorreram no sexo masculino e 43,48% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,12% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,29%, preta com 14,68%, amarela com 0,65%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,13% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,92%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,61%).

Fonte: Ascom/Sesab

45ª CIPM erradica 120 mil pés de maconha em Curaçá

Foto: Divulgação SSP
Além das roças, 20 quilos da cannabis foram apreendidas, em Ilhas da região.

Após denúncias de cultivo de maconha, em ilhas localizadas na cidade de Curaçá, equipes da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) erradicaram 120 mil pés da erva, em duas ações distintas. Também foram apreendidos 20 quilos do entorpecente, prontos para consumo, na quinta-feira (14).
Foto: Divulgação SSP
Além das roças, 20 quilos da cannabis foram apreendidas, em Ilhas da região.

Ao chegar, os PMs localizaram 100 mil pés de maconha, divididos em quatro roças e 20 quilos do entorpecente, prontos para consumo. Quatro homens fugiram, após avistarem os policiais se aproximando. Na segunda ação, guarnições da 45ª CIPM localizaram cerca de 20,7 mil de maconha, em três roças, na Ilha de Araras. As plantações foram erradicadas e a droga levada para a Delegacia Territorial de Juazeiro.
Foto: Divulgação SSP
Além das roças, 20 quilos da cannabis foram apreendidas, em Ilhas da região.

“Esse trabalho foi gratificante pelo resultado. Continuamos no combate ao tráfico e com atenção redobrada nesses locais, pois são terras férteis e alvos desse tipo de crime”, ressaltou o subcomandante da 45ª CIPM, capitão Fagner Castro Santos.
Fonte: Ascom/ Poliana Lima

Prazo para recorrer de auxílio-doença negado acaba amanhã

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil 

O segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que teve o auxílio-doença negado em 2020 pode agendar uma nova perícia médica até amanhã (16). O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Pode recorrer da decisão quem pediu o adiantamento do auxílio e teve o benefício negado e quem requereu o auxílio-doença a partir de 1º de fevereiro de 2020, mas não conseguiu passar pela perícia médica.

Desde setembro, as perícias voltaram a ser presenciais nas 491 agências do INSS em todo o país, após meses de atendimento virtual por causa da pandemia da covid-19. Apenas os médicos peritos pertencentes a grupos de risco – como pessoas com mais de 60 anos, grávidas, lactantes e pessoas com doenças graves – continuam trabalhando remotamente.

Ao ir para a perícia, o segurado deverá levar todos os documentos que comprovem o motivo do afastamento do trabalho, como laudos, exames, atestados e receitas médicas. O auxílio-doença é pago a empregados que não podem ir ao trabalho por mais de 15 dias em decorrência de enfermidade ou de acidente.

Para evitar a aglomeração de pessoas nas agências, o INSS antecipou, entre março e novembro, parte do auxílio doença. O segurado recebeu um adiantamento de até R$ 1.045 – valor do salário mínimo no ano passado – sem a necessidade de perícia. Após a confirmação do benefício pelo médico perito, a quantia recebida antecipadamente seria descontada dos futuros pagamentos.

De acordo com o INSS, a diferença entre o salário mínimo e o valor do auxílio doença, caso este seja superior ao mínimo, foi paga em dezembro. Eventuais ajustes estão sendo feitos neste início de 2021.

Edição: Fernando Fraga
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Ipiaú: Taxista foi assaltado por falsos passageiros e abandonado na BR-101

Foto: Divulgação

A família do taxista Domingo Cardoso dos Santos se mobilizou nas redes sociais em busca de informações sobre o seu paradeiro. Conforme relata Gleidson Rocha, o seu pai saiu do ponto de táxi na Praça Rui Barbosa, centro de Ipiaú, entre às 08h e 09h dessa sexta-feira (15), com dois passageiros. Ainda segundo ele, os dois homens teriam solicitado o táxi afirmando que iriam para Barra do Rocha. De acordo com informações repassadas por Gleidson, a dupla que estava no táxi do seu pai, teria chegado na Rodoviária de Ipiaú, se deslocado até a agência da Caixa Econômica e em seguida solicitado a corrida.

Um ouvinte da Rádio FM Ipiaú ligou para o radialista Beto Marques informando que Domingos se encontrava no terminal rodoviário de Ubaitaba. Ainda segundo o ouvinte, ele teria sido vítima de um assalto e os assaltantes teriam fugido com o veículo. O filho do taxista confirmou a informação e acrescentou que os criminosos abandonaram seu pai na BR-101, no distrito de Travessão, de onde ele pegou uma carona até a cidade de Ubaitaba. Os criminosos seguiram sentido à Gandu. O táxi de Domingos é um automóvel modelo Prisma, de cor branca, placa PKL-4991, licença de Ipiaú. Quem tiver informações sobre o paradeiro do veículo pode acionar a polícia. *Redação/Giro Ipiaú

Prefeitura de Ipiaú paga terço de férias aos profissionais da Educação do município


Nesta sexta-feira, 15, a Prefeitura de Ipiaú efetua o pagamento do terço de férias de todos os profissionais da educação do município, tendo em vista o cumprimento da legislação vigente.

Na área da Educação, o número de funcionários entrando de férias no mesmo período é muito grande, o que acarreta no aumento das despesas com folha de pagamento do funcionalismo nesta época do ano. Isso acontece também em dezembro, quando a Prefeitura tem de arcar com o pagamento de décimo terceiro, entre outros benefícios a todos os servidores.

No entanto, a Prefeita Maria das Graças, mantém o compromisso dos pagamentos dos salários sempre depositados na conta de cada servidor da Prefeitura antes do prazo máximo estabelecido pela Constituição Federal (até o quinto dia útil do mês seguinte).

“Ao todo, estão sendo liberados R$ 639.970,75 das férias dos profissionais de educação do quadro efetivo e que estão de férias coletivas”, informa o Secretário de Educação e Cultura, Luís Sérgio Alves de Souza.

José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/ Dircom

Bahia está preparada para vacinar 5,08 milhões de pessoas até maio

Foto: Divulgação/Sesab

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, que envolvem os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até o mês de maio. Essa é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e, no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades.

Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15). “A Bahia trabalha para salvar vidas. Só falta a vacina chegar para iniciarmos a vacinação nos 417 municípios”, escreveu no Twitter.

“Não podemos admitir politicagem com vacina, portanto neste momento não há como definir uma data de início da vacinação sem que o Ministério da Saúde inicie a distribuição para os estados. Como alternativa à ineficiência do Governo Federal, determinei à Procuradoria Geral do Estado que ingresse com uma ação no STF para que a Bahia possa efetivar a comprar da vacina russa Sputnik V. Não vamos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diante da incapacidade do Governo Federal”, afirmou o governador.

Infraestrutura pronta

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclarece que o estado possui 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses. “Adicionalmente, licitamos 100 ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86° C para as vacinas de RNA e, inicialmente, serão distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros”, ressalta Vilas-Boas, ao pontuar que cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês.

Durante a campanha de vacinação, a distribuição dos imunobiológicos ocorrerá utilizando 243 veículos entre caminhões e furgões refrigerados, bem como caminhonetes e aeronaves, contemplando as nove macrorregiões de saúde. O tempo de deslocamento será de até 48 horas, após a chegada das vacinas.

Ainda no que tange a infraestrutura, a Bahia tem em estoque 10,2 milhões de seringas e agulhas e, adicionalmente, adquiriu 19,8 milhões, cuja entrega de 4 milhões de unidades ocorrerá nos próximos 15 dias, 4 milhões em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho.

Etapas

Fase 1: trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.

Fase 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19.

Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Prevenção e segurança contra a Covid-19 são destaques na campanha de Verão do Governo da Bahia

Foto: Divulgação/Campanha verão/GOVBA

Bahia, onde mora o Verão, mora a responsabilidade. O slogan da campanha Verão 2021 resume como o Governo da Bahia trata a pandemia de Covid-19 em todos os seus aspectos – sanitários, sociais e econômicos. Com spot de rádio, outdoors, vídeos, presença nas redes sociais e outras abordagens, o trabalho apresenta a chegada da estação e as belezas da Bahia. O objetivo é proporcionar um Verão seguro para baianos e turistas. As secretarias da Saúde, Turismo e Comunicação se unem nesta campanha que destaca a importância do uso de máscara, álcool gel, do distanciamento social, da escolha de ambientes seguros e do respeito às normas de segurança sanitária.

Segundo o secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, as campanhas trazem recomendações de segurança dirigidas tanto aos clientes quanto aos proprietários de estabelecimentos comerciais. “Os estabelecimentos comerciais devem colocar mesas e cadeiras ao ar livre, ocupando as ruas, cercadas por cordas que delimitem o seu espaço e garantam responsabilidade sobre o distanciamento social. [...] Para os usuários, nós recomendamos que prefiram estabelecimentos que tenham mesas ao ar livre, ao invés de estarem confinados dentro de espaços menos ventilados”.


Vilas Boas também fala sobre as praias ideais para este Verão. “Procurem praias que possuam uma ventilação forte, procurem praias oceânicas. Evitem aquelas dentro da Baía de Todos-os-Santos, com pouca ventilação. Caso essas praias possuam pessoas em quantidade demasiada, procurem sair do local. Não fiquem em ambientes com uma densidade populacional muito grande. Procure se preservar, ficar dentro da água do mar, evite estar próximo de pessoas que possam transmitir para você o novo coronavírus”.

O secretário da Saúde destacou a importância de campanhas como a produzida pelo Governo do Estado. “É muito importante que se façam campanhas publicitárias com cartazes, outdoors, chamadas, com peças para distribuição em redes sociais, lembrando que o fato de ser Verão não libera as pessoas de usarem máscaras, nem de manterem as mãos limpas, seja com álcool gel, seja simplesmente lavando as mãos com água e sabão”.

Importância da campanha e do turismo

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav) e também do Conselho Baiano de Turismo, Ângela Carvalho, afirma que a campanha é fundamental para a sustentabilidade do turismo durante a pandemia e destaca a importância da atividade. “É uma cadeia produtiva muito grande, o turismo impacta em muitos segmentos da nossa sociedade e da economia. São agentes de viagem do receptivo, transportadoras turísticas, guias, os vendedores de lembrancinhas, o comércio em geral. Para você ter uma ideia, o turismo impacta em 54 setores da economia. Então, é uma força produtiva muito grande e o Governo do Estado precisa realmente viabilizar que o turismo seja feito de forma segura e responsável”.

Verão atípico

Para o secretário do Turismo, Fausto Franco, este é um Verão atípico em todo o mundo. “Mas a Bahia é um estado muito receptivo, tem várias opções de fazermos turismo sem necessidade de aglomeração. O Governo do Estado tem feito uma campanha sistemática, através da Secretaria da Comunicação, nas redes sociais, na mídia tradicional. A Secretaria da Saúde tem feito um trabalho incrível desde o começo dessa pandemia e a Secretaria da Segurança Pública também tem trabalhado bastante para diminuir essas aglomerações”.

Franco ressaltou que a segurança do baiano e do turista depende do cidadão. “Não adianta somente o poder público fazer a parte dele se os cidadãos não entenderem a gravidade e a importância desse momento. É só a gente ter equilíbrio e consciência e vamos sair dessa, com certeza, muito mais fortes. Não se esqueçam, usem máscara, distanciamento social, álcool em gel e a gente vai curtir sim um Verão super seguro na nossa querida Bahia”.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Casal flagrado em blitz com cerca de 85 kg de maconha


Cerca de 85 quilos de maconha prensada foram apreendidos com um casal, na manhã desta quinta-feira (14), em uma abordagem de rotina, na cidade de Itabuna. O flagrante da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) e da PRF aconteceu durante blitz.


Conforme explicado pelo comandante da CIPRv, major Edson Brito Júnior, os entorpecentes estavam em um veículo modelo Astra. "As equipes desempenhavam a fiscalização, na BR 101, KM 508, quando solicitaram a parada do veículo. Durante as buscas encontraram os tabletes no carro", disse o oficial.

Além dos entorpecentes, foram apreendidos uma pistola calibre 32, um carregador, munições e R$ 230. A dupla foi encaminhada para a 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itabuna.
Fonte: Ascom/ Silvânia Nascimento

Infecção por Covid-19 dá alguma imunidade, mostra estudo

Foto: Lucas Landau/Reuters

Pessoas que tiveram covid-19 têm alta probabilidade de obter imunidade por pelo menos cinco meses, mas há evidências de que aquelas que têm anticorpos ainda podem ser capazes de transportar e disseminar o vírus, revelou um estudo de profissionais de saúde britânicos.

Conclusões preliminares de cientistas da Public Health England (PHE) mostraram que reinfecções em pessoas que têm anticorpos para covid-19 de uma infecção anterior são raras – com apenas 44 casos encontrados entre 6.614 pessoas previamente infectadas.

Mas os especialistas alertaram que as descobertas significam que as pessoas que contraíram a doença na primeira onda da pandemia, nos primeiros meses de 2020, podem agora estar vulneráveis a contraí-la novamente.

Eles também advertiram que as pessoas com a chamada imunidade natural – adquirida por terem contraído a infecção – ainda podem ser capazes de transportar o novo coronavírus em seu nariz e garganta e transmiti-lo.

“Agora sabemos que a maioria das pessoas que teve o vírus e desenvolveu anticorpos está protegida contra a reinfecção, mas isso não é total e ainda não sabemos quanto tempo dura a proteção”, disse Susan Hopkins, consultora médica sênior da PHE e uma das coordenadoras do estudo, cujas conclusões foram publicadas nesta quinta-feira (14).

“Isso significa que mesmo se você acreditar que já teve a doença e está protegido, pode ter certeza de que é altamente improvável que desenvolva infecções graves. Mas ainda existe o risco de você adquirir uma infecção e transmiti-la a outras pessoas.”

Especialistas que não estiveram diretamente envolvidos na pesquisa pediram que as pessoas observassem suas principais conclusões.

“Esses dados reforçam a mensagem de que, por ora, todos são uma fonte potencial de infecção para os outros e devem se comportar de acordo”, disse Eleanor Riley, professora de imunologia e doenças infecciosas da Universidade de Edimburgo.

Agência Brasil



Denice deve desembarcar na SPM; Rui dá “troco” no PCdoB por eleição municipal

Major deve substituir Julieta Palmeira, do PCdoB

O ingresso da Major Denice no governo Rui Costa (PT) promete abalar as estruturas da aliança PT-PCdoB no estado. Diversas fontes ouvidas pelo Política Livre dão como certa a ida da militar para a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), hoje comandada por Julieta Palmeira, cota do PCdoB.

Além da natural afinidade da Major com a pasta, a articulação não deixa de ser uma resposta do governador ao PCdoB, que preferiu lançar Olivia Santana à prefeitura de Salvador, ajudando a naufragar a fracassada tentativa petista de governar a capital do Estado.

Apesar dos claros sinais já dados por Rui — como a confirmação de que Denice integrará seu governo — comunistas resistem a aceitar a perda de espaço. Asseveram que, em contatos recentes, nada foi falado sobre diminuição de poder dentro da máquina pública.

Há ainda uma questão secundária na troca. Julieta é irmã de Sidônio Palmeira, marqueteiro petista. O governador teria ficado desapontado com o auxílio dele durante a campanha. Funcionários alocados pelo marqueteiro na eleição de Denice cobraram altos salários, ficando a dívida como herança para o PT baiano, que voltou para o Rio Vermelho sem a prefeitura, derrotado e um pouco mais endividado.
Alexandre Galvão

Voluntários fazem campanha para ajudar unidades de saúde de Manaus BRASIL

Foto: Sandro Pereira/Fotoarena/Folhapress

Antes da escassez de oxigênio provocada por um novo pico de casos da Covid-19 em Manaus (AM), um grupo de jovens voluntários se uniu na cidade para ajudar unidades de saúde locais.

Por meio do contato com médicos e enfermeiros, eles souberam que faltam vários produtos no atendimento aos pacientes: máscaras, luvas, aventais e fraldas geriátricas.

Começaram então a mobilização junto aos moradores para conseguir recursos, comprar os insumos e entregá-los nas unidades de saúde.

Dois dias depois, no entanto, o sistema de saúde do Amazonas colapsou devido ao grande número de internações de pacientes com a Covid-19, o que provocou uma demanda por oxigênio quase três vezes superior ao que os fornecedores são capazes de entregar.

Nesse cenário, a campanha de doações, que era para ser local, ganhou dimensão nacional após ser compartilhada por artistas como Tatá Werneck, Tom Cavalcante e Fábio Porchat.

“Vamos ajudar? Manaus clama por ajuda. Pessoas sem oxigênio em hospitais lotados. Qualquer ajuda salva vidas nesse momento”, pediu Tatá ao divulgar a mobilização.

Os jovens têm entre 25 e 30 anos e já atuam em causas sociais em Manaus. Eles fazem parte de dez organizações que estão juntas na campanha que ganhou repercussão na internet devido ao caos na saúde do Amazonas.

“Trabalhamos com ações voluntárias para atender pessoas em situação de rua, crianças e famílias carentes”, diz Italo Malveira, do Projeto Somar. “E decidimos nos unir e fazer algo pela saúde de Manaus”.

O grupo arrecadou R$ 300 mil até a noite de quinta-feira (14). A meta inicial era conseguir R$ 30 mil. Nesta sexta (15), os voluntários pretendem comprar os produtos que faltam nas unidades de saúde e começar a entregar para médicos, enfermeiros e familiares de pacientes.

Eles também se organizaram para comprar oxigênio de outros estados e chegaram a negociar frete solidário com companhias aéreas. No entanto, nesse caso o transporte depende de burocracias como uma autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“E somos apenas um grupo de jovens voluntários”, lembra Italo.

A capital do Amazonas enfrenta um cenário de filas nos hospitais, aumento das mortes sem atendimento e recorde de sepultamentos em um único dia.

A situação levou o governo do estado a publicar um decreto na noite desta quinta que barra a realização do Enem devido à calamidade causada pelo avanço na pandemia de coronavírus.

Para saber como doar aos voluntários de Manaus, veja a imagem abaixo:

Cristina Camargo/Folha de São Paulo

Biden apresenta pacote para injetar US$ 1,9 tri na economia atingida pela pandemia

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou uma proposta de estímulo econômico de US$ 1,9 trilhão (R$ 9,9 trilhões) na quinta-feira (14), afirmando ser necessário um investimento ambicioso para impulsionar a economia e acelerar a distribuição de vacinas para controlar o coronavírus.

Biden fez campanha no ano passado com a promessa de enxergar a pandemia de forma mais séria que o presidente Donald Trump, e o pacote busca colocar essa promessa em movimento com um influxo de recursos para a distribuição da vacina contra o coronavírus e a recuperação econômica.

“Uma crise de profundo sofrimento humano está em vista, e não há tempo a perder”, disse Biden. “Precisamos agir e precisamos agir agora.”

Joe Biden discursa na véspera do Dia de Ação de Graças

O pacote inclui US$ 415 bilhões (R$ 2,1 trilhões) para reforçar a resposta ao vírus e a distribuição de vacinas contra a Covid-19, cerca de US$ 1 trilhão (R$ 5,2 trilhões) em auxílio direto às famílias e cerca de US$ 440 bilhões (R$ 2,3 trilhões) para pequenas empresas e comunidades particularmente atingidas pela pandemia.

Os cheques de estímulo seriam emitidos no valor US$ 1.400 (aproxidamente R$ 7.400), superando os cheques no valor de US$ 600 (aproximadamente R$ 3.150) emitidos de acordo com o último pacote de estímulo do Congresso. O valor do auxílio-desemprego suplementar também aumentaria para US$ 400 (R$ 2.100) por semana, ante os atuais US$ 300 (R$ 1.570) por semana, e seria estendido até setembro, disseram as autoridades.

O plano de Biden visa dar início a seu mandato com um grande projeto de lei que coloca em ação, de forma rápida, sua agenda de curto prazo: auxiliar a economia e controlar um vírus que matou mais de 385 mil pessoas nos Estados Unidos até a quinta-feira.

Também oferece um forte contraste a Trump, que passou os últimos meses de seu governo tentando minar a vitória eleitoral de Biden em vez de concentrar-se no alívio adicional ao coronavírus. Apesar disso, Trump, que deixa o cargo na próxima quarta-feira (20), apoiou pagamentos de US$ 2.000 aos norte-americanos.

No Congresso, muitos republicanos recusaram a quantia desses pagamentos, e Biden enfrentará obstáculos semelhantes com suas propostas, embora seja auxiliado pelo fato de que seus companheiros democratas irão controlar a Câmara e Senado.

O novo presidente buscará aprovar o pacote mesmo em um momento no qual seu antecessor enfrenta um julgamento de impeachment.

MOMENTO PRECÁRIO
Autoridades de transição disseram que o plano de Biden será um pacote de resgate que será seguido por outro pacote de recuperação nas próximas semanas.

O plano estenderia as moratórias sobre execuções hipotecárias e despejos até setembro e incluiria financiamento para aluguel e assistência a serviços públicos.

O presidente eleito também pedirá ao Congresso que aumente o salário mínimo para US$ 15 a hora, e o pacote incluirá ajuda para combater a fome.

“Sei que o que acabei de descrever não vem de forma barata, mas não fazer isso nos custará demais”, disse Biden, acrescentando que economistas, instituições financeiras e bancos de Wall Street defendem a necessidade de estímulo.

Os recursos relacionados ao auxílio ao coronavírus irão para um programa nacional de vacinas, testagem, investimentos para os trabalhadores fazerem a divulgação da vacina e rastreamento de contatos, e dinheiro para os Estados.

“As vacinas oferecem tanta esperança…mas a distribuição da vacina nos Estados Unidos tem sido um fracasso lamentável até agora”, disse Biden, acrescentando que na sexta-feira irá apresentar seu plano para vacina 100 milhões de norte-americanos em 100 dias depois de assumir o cargo.

As paralisações e restrições relacionadas à pandemia custaram milhões de empregos norte-americanos.

Reuteres | Folhapress

Em meio à crise, Brasil envia maior avião de carga para treinar nos EUA

 

Foto: Divulgação/FAB/
Um dos 4 KC-390 da FAB, peça central para levar materiais na pandemia, ficará fora até fevereiro

Em meio ao agravamento da pandemia, com a falta de oxigênio em Manaus, e às vésperas da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Brasil perdeu uma das suas parcas estrelas do combate logístico à crise sanitária.

Trata-se de um avião de transporte Embraer KC-390 Millennium da FAB (Força Aérea Brasileira), um dos quatro em operação no país. É a aeronave com maior capacidade de carga em serviço, podendo levar até 26 toneladas.

O avião chegou na terça (12) a Alexandria, Louisiana (EUA), e ficará até 5 de fevereiro participando de um treinamento militar conjunto com os americanos, chamado Culminating (culminando, em inglês).

O modelo, cuja primeira unidade entrou em serviço em setembro de 2019 e a mais recente, em dezembro passado, está sendo usado intensamente em missões de apoio ao longo do ano. Na quarta (13), um deles levou 8 toneladas de equipamentos justamente para Manaus.

A Folha questionou na noite de quinta a Força acerca da decisão de enviar o avião mesmo com a necessidade no Brasil e se havia a possibilidade de chamá-lo de volta. Ainda não obteve resposta.

Um coronel aviador alega que a retirada de operação de uma aeronave em nada prejudicará as atividades contra a Covid-19. A Força tem nominalmente 20 modelos antigos Lockheed-Martin C-130 Hércules, que levam até 19 toneladas de carga, e 11 C-105 Amazonas, que leva 7 toneladas.

Talvez sim, tanto que Hércules estão sendo usados para levar cilindros de oxigênio para Manaus —só na quinta (14), foram 18 toneladas em dois voos. Eles têm alcance algo maior do que os KC-390 plenamente carregados, mas o avião da brasileiro é bem mais rápido (870 km/h ante 600 km/h do modelo americano).

Também na quinta, circulou por meio de um deputado amazonense a informação de que o Brasil poderia pedir ajuda dos EUA, que enviariam mais oxigênio num avião de transporte C-5 Galaxy, um velho gigante que leva até 127 toneladas.

O argumento do militar é menos defensável quando se lembra que o governo federal quer começar a vacinar pessoas pelo Brasil a partir do dia 20, caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprove os dois imunizantes que analisa no domingo (17).

Para isso, lembra o mesmo coronel, seria ideal ter toda a frota com o melhor equipamento disponível. Cada avião pode contar, isso sem mencionar a questão simbólica das prioridades.

A FAB descreveu cada passo da ida do avião aos EUA em seu canal no YouTube.

A decisão também ocorreu num momento em que já há questionamentos nas Forças Armadas acerca da presença do general da ativa Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde. Em dezembro, o comandante do Exército, Edson Leal Pujol, afirmou que não deveria haver militares na política.

O exercício militar em si é de enorme valor operacional para a FAB, e faz parte de uma aproximação entre Brasil e Estados Unidos iniciada em 2017, no governo de Michel Temer (MDB). A presença brasileira estava programada desde o ano passado.

Diversas coisas saíram desse movimento, como a polêmica presença de oficiais brasileiros no Comando Sul dos EUA.

O Culminating é, como o nome diz, um dos pontos culminantes da associação. O exercício de ataque aerotransportado começou em janeiro, com a presença de 203 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército.

Eles estão treinando com alguns dos melhores especialistas na área do mundo. O KC-390 se integrou ao grupo agora para seu primeiro exercício militar conjunto no exterior, não só com a Força Aérea americana, mas também com canadenses e italianos.

O ponto alto será um treinamento em que o KC-390 voará com 9 gigantes Boeing C-17 Globemaster e 6 C-130J, a versão mais moderna do Hércules. Numa noite, o grupo terá de lançar 4.000 paraquedistas em pontos do “território inimigo” simulado em Louisiana.

Do ponto de vista de emprego, será um marco para o avião, que entrou em operação pouco antes da pandemia e, nas palavras de um brigadeiro, não parou de cruzar os céus nem um minuto. Até aqui, ao menos.

Isso não significa uso exclusivo. O KC-390 seguiu com sua campanha de testes de certificação final, lançando seus primeiros paraquedistas após ser incorporado à FAB em 9 de dezembro passado. Mas isso em território brasileiro.

A Embraer começou a desenvolver o cargueiro multimissão a pedido da FAB em 2008, com investimento de R$ 5 bilhões retornáveis em forma de royalties de exportação ao longo dos anos.

O Brasil encomendou 28 unidades por R$ 7,2 bilhões, em 2009. Dois outros países já fizeram pedidos, ambos da Otan (aliança militar ocidental): Portugal (5) e Hungria (2).

Se a visita aos EUA visa capacitar os operadores e testar o avião em simulações de combate real, há um componente comercial: ele poderá chamar a atenção dos americanos, donos do maior mercado aeronáutico militar do mundo e que têm no horizonte a substituição de seus Hércules.

No mercado internacional, o avião é vendido como C-390, e a versão KC indica que ele tem capacidade de reabastecimento aéreo (C é o código militar para transporte e K, de avião-tanque).
Igor Gielow | Folhapress

Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Foto: Reuters/Pilar Olivares

Cerca de 3,4 milhões de beneficiários do auxílio emergencial e do auxílio emergencial extensão nascidos em julho poderão sacar a última parcela do benefício a partir desta sexta-feira (15). Eles poderão sacar ou transferir os recursos da conta poupança social digital. Foram creditados cerca de R$ 2,4 bilhões para esse público nos ciclos 5 e 6 de pagamentos.

Desse total, cerca R$ 2,2 bilhões são referentes às parcelas do auxílio emergencial extensão e o restante, cerca de R$ 200 milhões, às parcelas do auxílio emergencial.

O dinheiro havia sido depositado na conta poupança digital em 2 de dezembro para os beneficiários do ciclo 5 e em 21 de dezembro para os beneficiários do ciclo 6. Até agora, os recursos podiam ser movimentados apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos, de contas de água, luz e telefone, compras com o cartão virtual de débito pela internet e compras em estabelecimentos parceiros por meio de maquininhas com código QR (versão avançada do código de barras).

Para realizar o saque em espécie, é necessário fazer o login no Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. O código deve ser utilizado nos caixas eletrônicos da Caixa, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Os saques em dinheiro podem ser feitos nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências.
Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Avião que vai buscar vacinas na Índia decola hoje do Recife

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde.

Decola hoje (15) do Recife em direção a Mumbai, na Índia, o avião da companhia aérea Azul que vai buscar os 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 importadas do país asiático. A previsão é que a aeronave decole às 23h e chegue amanhã (16) à Índia.

Inicialmente o voo estava previsto para decolar na noite de ontem (14), também às 23h, mas a viagem foi reprogramada em razão de questões logísticas internacionais.

O voo com destino ao Recife partiu na tarde de ontem, por volta das 15h30, do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A Azul comentou a alteração na viagem e disse que, após chegar à capital pernambucana, a tripulação pernoitaria na cidade, prosseguindo o voo nesta sexta-feira.

A volta da aeronave ao Brasil estava marcada para sábado(16), aterrissando no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Mas, com a alteração no voo, ainda não há informações sobre o retorno do avião.

"A data de retorno ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a Azul", disse o Ministério da Saúde, ontem, em nota.

Ao chegar, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência se reúne no domingo (17) para analisar o pedido de uso emergencial apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.

De acordo com o ministério, a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Anvisa para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

A segurança no transporte das doses pelo Brasil será realizada pelas Forças Armadas, em ação conjunta com o Ministério da Defesa.
Aeronave

O avião que parte em direção à Índia é um Airbus A330neo, maior aeronave da frota da Azul, e estará equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses, de acordo com as recomendações do fabricante. O avião percorrerá cerca de 15 mil quilômetros até o destino final.

O ministério informou que, além do apoio da Azul, conta com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina.

Edição: Graça 
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Criminoso é preso pela Polícia Militar em Barra do Roca por, arrombamento a Creche Municipal , e mulher é presa por receptação do material furtado

Foto:  Ascom/55ª CIPM

Por volta das 10h30min dessa quinta-feira (14/01/2021), a guarnição da 55ª CIPM/Barra do Rocha foi informada por prepostos da Guarda Municipal do município de um arrombamento que teria ocorrido na creche Municipal na madrugada do dia 13/01/2021.

A guarnição passou a realizar diligências, juntamente com a Guarda Municipal, na tentativa de localizar o autor. Este foi localizado e revelou que tinha vendido o produto do furto a uma, moradora do município. A guarnição seguiu até a residência da compradora (receptadora de produto Furtado), onde foram recuperadas 4 panelas e uma pipoqueira.

Conduzidos: A. S. R., Nasc: 28/05/1986; J. C. S. de J., Nasc: 20/02/1987

Materiais recuperados: 4 panelas; 01 pipoqueira

O autor, assim como a receptadora do produto furtado, forma conduzidos à delegacia de Ipiaú, juntamente com o material recuperado.

"Informações: Ascom/55ª CIPM, braço forte da lei e da ordem no Médio Rio das Contas”

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 14 de janeiro, tivemos oito (08) pacientes testando positivo para covid-19


A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 14 de janeiro, tivemos 8.052 casos registrados como suspeitos, sendo 2.295 casos confirmados, dentre estes, são 2.233 pessoas RECUPERADAS, 18 estão em isolamento social, 03 estão internadas e 39 foram a óbito. 5.744 casos foram descartados e 34 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 21 casos ativos.
Obs: Dados da testagem dos profissionais e alunos das Escolas Estaduais foram contabilizados neste boletim em 03/07.
O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, deixe disponível no local álcool 70% e higienize as mãos com água e sabão sempre que puder . 

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Destaques