Boletim Covid/ 10 de Fevereiro confirma confirma três novos casos de coronavirus


A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 10 de fevereiro, tivemos 8.367 casos registrados como suspeitos, sendo 2.415 casos confirmados, dentre estes, são 2.341 pessoas RECUPERADAS, 15 estão em isolamento social, 07 estão internadas e 42 foram a óbito. 5.899 casos foram descartados e 31 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 22 casos ativos. 

Obs: Dados da testagem dos profissionais e alunos das Escolas Estaduais foram contabilizados neste boletim em 03/07.

O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder . 

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Duas pessoas são presas em operação contra cartel de empresas que prestam serviços ao Detran

Foto: Divulgação/
oram apreendidos um total de R$ 593 mil em espécie e cheques, dez celulares, cinco notebooks, dois ipads, uma CPU e diversos documentos
O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou nesta quarta-feira (10) a ‘Operação Cartel Forte’, que resultou na prisão preventiva de duas pessoas envolvidas num esquema criminoso de cartel de empresas que prestam serviços ao Detran. Além disso, foram apreendidos um total de R$ 593 mil em espécie e cheques, dez celulares, cinco notebooks, dois ipads, uma CPU e diversos documentos.

No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão na sede da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares, situada no Shopping da Bahia, e em outras quatro empresas em Salvador e Lauro de Freitas. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências das duas pessoas presas e de outras pessoas físicas envolvidas no esquema criminosa. Os mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.

A ‘Operação Cartel Forte’ investiga uma organização criminosa que se iniciou há cerca de três décadas no Detran de Salvador, quando empresários do ramo de estampamento de placas veiculares se uniram no sentido de formar um cartel, fazendo uso de várias empresas em nomes de laranjas e familiares. Segundo os promotores de Justiça do Gaeco, há indícios de que integrantes dessa organização criminosa teriam o costume de cobrar uma quantia considerável a empresários interessados em credenciar suas empresas no ramo de estampamento, além de alterar no sistema a escolha da empresa feita pelo consumidor no momento da compra, a fim de direcioná-lo para as participantes do conluio.

“O prejuízo provocado pelo arranjo criminoso é inestimável à população, já que aniquila a concorrência nesse tipo de serviço. Além disso, o preço para o estampamento de placas acaba sendo tabelado pelo grupo”, afirmaram os promotores de Justiça. A operação investiga a ocorrência dos crimes de formação de cartel, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica, fraude em licitações e alteração de dados indevidamente no sistema de informações.
Por: Política Livre

Segunda dose da Coronavac começa a ser aplicada na Bahia na próxima segunda-feira (15)

Foto: Mateus Pereira/GOVBA/
Os imunizantes contra a Covid-19 já estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Sesab, em Simões Filho

A segunda dose da vacina Coronavac começará a ser aplicada na próxima segunda-feira (15). Os imunizantes contra a Covid-19 já estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, e também nos Núcleos Regionais de Saúde, de onde serão distribuídos para os municípios a partir desta sexta-feira (12).

O esquema da segunda dose começará pelos profissionais da saúde da linha de frente contra o Coronavírus, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados, grupos que foram imunizados na primeira etapa da vacinação. De acordo com a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, no momento da aplicação da primeira dose, já foi feito o aprazamento para a segunda.
A Coordenadora recomenda que as pessoas busquem os mesmos locais onde tomaram a primeira dose.

Vânia também lembra que devem ser levadas a carteira de vacinação com o registro da primeira dose e um documento de identificação oficial. “É importante que seja levada a carteira de vacinação, pois é onde está assinalado qual o laboratório fabricante da vacina”, explica.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, avalia como positiva a vacinação no Estado. “As dificuldades que tivemos no começo já foram superadas. Estamos tendo a colaboração de todos os prefeitos”, afirma. Ele ainda destaca que a Bahia está fazendo um esforço para vacinar mais pessoas, mas que infelizmente tem a limitação do quantitativo de vacinas. “Optamos por iniciar pelos idosos com mais idade e de forma gradual aumentar o público”, pontua.

Iniciada em 19 de janeiro, a vacinação na Bahia já alcançou mais de 344 mil baianos, considerando a primeira dose.

Covid-19: Estado de calamidade pública é prorrogado em 26 cidades da Bahia

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barreiras
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 2.930/2021, que renova o reconhecimento da ocorrência do estado de calamidade pública em 26 cidades do estado por causa da pandemia da Covid-19. O texto foi aprovado por unanimidade na sessão extraordinária desta terça-feira (9).

Com a medida os decretos foram renovados até o dia 30 de junho. As cidades beneficiadas com a medida são: Abaré, Aiquara, Andorinha, Aramari, Baixa Grande, Barreiras, Buerarema, Buritirama, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Cansanção, Coaraci, Contendas do Sincorá, Firmino Alves, Itamaraju, Itamari, Itiruçu, Jeremoabo, Jitaúna, Juazeiro, Lafeite Coutinho, Nova Canaã, Santa Bárbara, Santa Maria da Vitória, Valença.

Em estado de calamidade pública o município pode, dentre outras coisas, parcelar dívidas, atrasar ou antecipar execução de gastos e não realizar licitações para determinados serviços.

Auxílio emergencial: relator do orçamento diz que quem passa fome 'não pode esperar'

Foto: Divulgação/Agência Senado

Eleito relator do Orçamento de 2021, o senador Márcio Bittar (MDB-AC) disse nesta quarta-feira (10), que as pessoas que passam fome no País “não podem esperar” a aprovação das reformas. Segundo ele, é preciso encontrar uma solução conjunta para viabilizar uma nova rodada do auxílio emergencial e ao mesmo tempo fazer sinalizações pela retomada da agenda econômica com a inclusão de Propostas de Emenda à Constituição (PEC) emergenciais na peça orçamentária.

"Eu me elegi defendendo essa agenda, só que a retomada da agenda econômica e da agenda das reformas, as pessoas que precisam comer não vão esperar. Então eu já disse desde o ano passado que elas (reformas) precisam caminhar juntas agora é fundamental como sinal de responsabilidade que ao apresentar a peça orçamentária, se dentro dela estiver a solução para os brasileiros que ainda precisam do estado, tenha também as PECs emergenciais, dos gatilhos, que esteja dentro", disse Bittar a jornalistas após a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Para ele, a inclusão do benefício e do ajuste fiscal na proposta “sinaliza com clareza a retomada da agenda econômica e o cuidado com brasileiros que ainda precisam do Estado”.

Bittar e a presidente da CMO, Flávia Arruda (PL-DF), se reuniram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para debater o orçamento de 2021. Após o encontro, Guedes reforçou a ideia defendida pelos chefes do Legislativo de que é preciso ter "sensibilidade social" atrelada a responsabilidade fiscal.

"O presidente (Jair) Bolsonaro sempre disse que saúde e economia vão juntas. O presidente (Rodrigo) Pacheco, do Senado, e o presidente Arthur Lira, da Câmara, também disseram claramente que precisamos ter a sensibilidade social de um lado, mas de outro lado sempre disseram que tem que ser com responsabilidade fiscal. Temos um compromisso com as futuras gerações. Temos que pagar pelas nossas guerras. Se temos guerra com o vírus, nós temos que arcar, e não simplesmente empurrar irresponsavelmente esses custos", completou.

Para Guedes, o compromisso de sensibilidade social com a responsabilidade fiscal é "a marca de um Congresso reformista, de um presidente determinado e das lideranças políticas construtivas que nós temos hoje no Brasil”.

Câmara aprova texto-base de projeto que dá autonomia ao Banco Central

Foto: Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 339 votos a 114, o texto-base do projeto que prevê autonomia para o Banco Central. Neste momento, os parlamentares ainda analisam os destaques que podem modificar trechos da proposta.

A proposta foi aprovada pelo Senado em novembro do ano passado e confere mandato de quatro anos para o presidente e diretores da autarquia federal. O texto estabelece que o Banco Central passa a se classificar como autarquia de natureza especial caracterizada pela "ausência de vinculação a ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica".

Para o relator do projeto, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), a medida vai melhorar a nota do Brasil em relação aos investidores internacionais. O parlamentar reiterou que a proposta já é discutida no Congresso há 27 anos.

“ Vai dar ao Brasil um novo padrão de governança monetária, que vai dar um sinal muito importante ao mercado internacional, fazendo com que o Brasil possa melhorar a sua imagem internacional e, mais do que nunca, fazendo com que investidores possam analisar o Brasil como uma janela de oportunidades”, afirmou o relator.

Proposta

De acordo com o texto, o presidente da República indicará os nomes, que serão sabatinados pelo Senado e, caso aprovados, assumirão os postos. Os indicados, em caso de aprovação no Senado, assumirão no primeiro dia útil do terceiro ano do mandato do presidente da República.

O projeto estabelece mandatos do presidente e diretores de vigência não coincidente com o mandato de presidente da República. Diretores e o próprio presidente da autarquia não poderão ser responsabilizados pelos atos realizados no exercício de suas atribuições se eles forem de boa-fé e não tiverem dolo ou fraude. Essa regra também se aplica aos servidores e ex-servidores das carreiras do banco e aos ex-ocupantes dos cargos da diretoria.

Divergência

Partidos contrários à matéria tentaram estender as discussões sobre o projeto. Na avaliação de líderes de siglas da oposição, a proposta não vai blindar a autarquia de pressões político-partidárias.

“Porque o Presidente da República quando indica um Banco Central para gerir a política monetária está exposta a pressão política. Para as agências, quando não protegem os interesses dos consumidores e, sim, dos prestadores de serviço, o conceito é captura. Nó teremos um Banco Central capturado. Imaginem, pelos banqueiros e o povo brasileiro será preterido. Vai aumentar a pobreza e a miséria. Esta que é a realidade”, argumentou o deputado Afonso Florence (PT-BA).
Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Detran-BA colabora com operação do Ministério Público Estadual

Foto: Divulgação/MP-BA investiga cartel de empresas que prestam serviços ao Detra
Sobre a operação do Ministério Público Estadual (MP-BA) que investiga irregularidades praticadas por empresas estampadoras de placas credenciadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), o órgão de trânsito esclarece que apoia o trabalho do Ministério Público e está colaborando na apuração do caso, para que os culpados sejam punidos. As empresas privadas credenciadas ao Detran-BA precisam cumprir uma série de requisitos legais, sob pena da cassação do vínculo com o órgão.
Em janeiro do ano passado, o Detran-BA publicou a portaria n° 20, que deu mais transparência à regulamentação das empresas de placas no estado. O documento foi elaborado em cooperação entre o departamento de trânsito, o MP-BA e os estampadores, para coibir abusos contra o cidadão.

Leia também: MP deflagra operação contra cartel de empresas que prestam serviços ao Detran

Comissão da Mulher apresenta campanha “Marias, salvem suas vidas!” em reunião

Foto: Wiliam Costa/Divulgação/Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher 
Presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher deu largada ontem em mais uma campanha pela integridade física das mulheres: “Marias, salvem suas vidas!” durará todo o mês de março promovendo uma série de ações para alertar sobre o feminicídio, que é o assassinato de mulheres por motivações de gênero.

Entre as ações estão previstas uma sessão regimental, no dia 8 de março, na Câmara Municipal de Salvador (CMS), sobre violência contra a mulher, e blitze contra o feminicídio em várias localidades de Salvador.

De acordo com o Monitor da Violência, o índice de feminicídios cresceu 2% em 2020 em relação ao ano anterior, muito em função da pandemia, que aproximou ainda mais as vítimas de seus agressores. Do total, 73% das vítimas eram mulheres negras. “Os números são reveladores em vários aspectos, e são preocupantes, porque regredimos e algo precisa ser feito com urgência. Além disso, vemos o quanto as mulheres negras estão em condições absurdamente mais vulneráveis, mostrando o quão longe o machismo e o racismo podem chegar juntos”, diz Ireuda, autora dos projetos que preveem a criação da Guardiã Maria da Penha na Guarda Municipal e a Guardiã Maria da Penha nas Escolas. A republicana também é idealizadora do SIMM Mulher, serviço municipal responsável por capacitar e encaminhar mulheres ao mercado de trabalho.

Também são membros do colegiado da mulher as vereadoras Cátia Rodrigues, Roberta Caires, Marta Rodrigues, Maria Marighella, Laina Crisóstomo, Cris Correia e Débora Santana

Jaques Wagner é escolhido pelo PT baiano como candidato ao governo do estado em 2022

Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
No que depender do Partido dos Trabalhadores, o ex-governador Jaques Wagner vai comandar a Bahia mais uma vez. Os membros da sigla no estado definiram que ele será o candidato petista na disputa pelo governo baiano em 2022.

A informação foi confirmada nessa terça-feira (9), em postagem no Twitter feita pelo presidente estadual do PT, Éden Valadares.

Antes disso, o nome de Wagner já era citado como candidato, inclusive pelo atual governador, Rui Costa (PT). No último fim de semana, os membros do PT de Salvador e Região Metropolitana anunciaram que ele era o escolhido do grupo.

MP-BA cumpre mandados em Salvador e Lauro de Freitas em operação contra cartel no Detran

Foto: Divulgação/Saeb
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpre, na manhã desta quarta-feira (10), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em operação que mira esquema criminoso com atuação há mais de três décadas no Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran), em Salvador. As ordens judiciais são executadas na capital baiana e em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

De acordo com o MP-BA, empresários do ramo de estampamento de placas veiculares teriam se unido para formar um cartel, usando várias empresas abertas em nomes de laranjas e familiares.

Os mandados são cumpridos na sede da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares, situada no Shopping da Bahia, e em empresas de estampamento de placas veiculares que atuam no Detran, bem como nas residências dos investigados. São investigadas nesta operação, além da Associação sem fins lucrativos, mais cinco pessoas jurídicas e sete pessoas físicas.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpre, na manhã desta quarta-feira (10), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em operação que mira esquema criminoso com atuação há mais de três décadas no Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran), em Salvador. As ordens judiciais são executadas na capital baiana e em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

De acordo com o MP-BA, empresários do ramo de estampamento de placas veiculares teriam se unido para formar um cartel, usando várias empresas abertas em nomes de laranjas e familiares.

Os mandados são cumpridos na sede da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares, situada no Shopping da Bahia, e em empresas de estampamento de placas veiculares que atuam no Detran, bem como nas residências dos investigados. São investigadas nesta operação, além da Associação sem fins lucrativos, mais cinco pessoas jurídicas e sete pessoas físicas.

Há indícios de que membros da organização criminosa cobrariam propina a empresários interessados em credenciar suas empresas no ramo de estampamento, além de alterar no sistema a escolha da empresa feita pelo consumidor no momento da compra, a fim de direcioná-lo para as participantes do conluio.

O MP-BA afirma que o prejuízo provocado pelo arranjo criminoso é inestimável à população, já que aniquila a concorrência nesse tipo de serviço, e o preço para o estampamento de placas acaba sendo tabelado pelo grupo. A investigação apura a ocorrência dos crimes de formação de cartel, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica, fraude em licitações e alteração de dados indevidamente no sistema de informações.

Batizada de Cartel Forte, a operação foi assim nomeada em razão da comum classificação de cartéis em cartel fraco ou cartel forte. Os fortes têm, como características primordiais, a exclusão de outros participantes no ramo e a transferência/rateio de ganhos entre os membros do conluio.

A operação tem apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Superintendência Regional na Bahia. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.

Há indícios de que membros da organização criminosa cobrariam propina a empresários interessados em credenciar suas empresas no ramo de estampamento, além de alterar no sistema a escolha da empresa feita pelo consumidor no momento da compra, a fim de direcioná-lo para as participantes do conluio.

O MP-BA afirma que o prejuízo provocado pelo arranjo criminoso é inestimável à população, já que aniquila a concorrência nesse tipo de serviço, e o preço para o estampamento de placas acaba sendo tabelado pelo grupo. A investigação apura a ocorrência dos crimes de formação de cartel, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica, fraude em licitações e alteração de dados indevidamente no sistema de informações.

Batizada de Cartel Forte, a operação foi assim nomeada em razão da comum classificação de cartéis em cartel fraco ou cartel forte. Os fortes têm, como características primordiais, a exclusão de outros participantes no ramo e a transferência/rateio de ganhos entre os membros do conluio.

A operação tem apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Superintendência Regional na Bahia. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.

Fonte: Bahia noticias

PF apreende meia tonelada de cocaína em avião no Aeroporto de Salvador

Foto: Divulgação/PF-BA

Cerca de 500 kg de cocaína foram apreendidos dentro de um avião no Aeroporto Internacional de Salvador, na tarde dessa terça-feira (9). A apreensão foi feita pela Polícia Federal (PF), que informou que a droga estava escondida em uma aeronave de uma empresa privada, com voo destinado à Europa.
Segundo a PF, a descoberta se deu após o piloto apontar alerta de pane durante o voo para Salvador. Mecânicos inspecionaram o veículo e, ao se deparar com a droga, imediatamente acionaram a corporação.

Foto: Divulgação/PF-BA
Com a ajuda de peritos criminais federais e de cães farejadores da Polícia Civil, a PF localizou outros esconderijos onde a droga estava escondida. Na sequência, o material foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal, junto aos tripulantes que foram prestar depoimento.

Como consequência, as investigações vão prosseguir para identificar os responsáveis pela carga ilícita. Eles poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006, cujas penas, somadas, podem chegar a 25 anos de prisão.

Por: Bahia noticias

'Insurreição Pernambucana': Como ministro, Roma pode apunhalar ACM Neto na Bahia

Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O presidente nacional do DEM, ACM Neto, até tem se esforçado para tentar manter um distanciamento regulamentar do governo de Jair Bolsonaro. Porém há uma confluência de fatos que reforçam o argumento contrário. Isso vem desde o segundo turno das eleições de 2018, mas acabou intensificado com a disputa pela eleição da Câmara dos Deputados e com a possibilidade de João Roma assumir o Ministério da Cidadania. Algo que será muito bem utilizado pelos adversários dele em 2022 na Bahia, maior reduto petista do Brasil. Clique aqui e leia a coluna completa!

Ipiaú: Boletim Covid/19, confirma quatro novos casos e um óbito de coronavirus nesta terça-feira, 09 de fevereiro

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 09 de fevereiro, tivemos 8.351 casos registrados como suspeitos, sendo 2.412 casos confirmados, dentre estes, são 2.337 pessoas RECUPERADAS, 15 estão em isolamento social, 08 estão internadas e 42 foram a óbito. 5.893 casos foram descartados e 33 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 23 casos ativos.
Hoje perdemos mais uma pessoa vítima da Covid-19. Ela estava internada, era idosa e tinha comorbidades.

Obs: Dados da testagem dos profissionais e alunos das Escolas Estaduais foram contabilizados neste boletim em 03/07.

O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder .

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Destaques