Ipiaú: Boletim "Vacinômetro" 12 de abril

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que foram aplicadas até hoje, 12 de abril, 8157 doses de vacina. Sendo que 1109 profissionais de saúde receberam a primeira dose, dentre estes 458 já tomaram a segunda dose.
5410 idosos asilados e idosos acima de 60 anos receberam a primeira dose, destes 1138 tomaram a segunda dose. Além disso, 5 policiais militares acima de 50 e 24 pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise também receberam a primeira dose do imunizante.

Vacina Salva Vidas. Desinformação Não .
Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Boletim Covid/ 12 de abril confirma três novos casos de coronavirus nesta segunda-feira (12) em Ipiapu

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 12 de abril, tivemos 9196 casos registrados como suspeitos, sendo 2.699 casos confirmados, dentre estes, são 2.642 pessoas RECUPERADAS, 09 estão em isolamento social, 04 estão internadas e 58 foram a óbito. 6390 casos foram descartados e 30 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 13 casos ativos. O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder .

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Vacinação Contra Influenza como nesta terça-feira em Ipiaú

Foto: Divulgação
Ipiaú inicia nesta terça-feira (13), a campanha de vacinação contra a Influenza. A meta é de imunizar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definido na estratégia. 

O objetivo da vacinação contra a influenza, que entra na 23ª Campanha, é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar sobrecarga do serviço de saúde e de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

“Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas”, recomenda o Ministério da Saúde.

A cidade recebeu, o primeiro lote com 1400 doses da vacina para prevenção da Influenza. 

A primeira fase começa a partir de terça-feira (13) e segue até 10 de maio para crianças com idades entre seis meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa da campanha será realizada entre os dias 11 de maio a 8 de junho que inclui idosos a partir de 60 anos e professores.

“Para os idosos, além dos postos de saúde, faremos a vacinação em domicílio para aqueles com locomoção limitada, como também nos abrigos. O serviço da mesma forma será realizado para pessoas com deficiência permanente que fazem parte da terceira etapa do plano” informou a secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias.         

A terceira e última fase da mobilização ocorrerá entre os dias 9 de junho a 9 de julho: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, metroviário, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas,  funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Conmebol divulga datas e horários da fase de grupos da Libertadores

Foto: Reuters/Silia Izquierdo/D/r
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta segunda-feira (12) a tabela detalhada dos jogos da fase de grupos da Copa Libertadores, com as datas, horários e sedes das partidas.

A fase de grupos da Libertadores terá início no dia 20 de abril, quando o Internacional mede forças com o Always Ready (Bolívia), a partir das 19h15 (horário de Brasília) em La Paz. Na mesma data o Flamengo pega o Vélez (Argentina) fora de casa a partir das 21h30, mesmo horário do jogo do São Paulo, que visita o Sporting Cristal (Peru) em Lima. E ainda há a possibilidade da estreia do Santos, caso supere o San Lorenzo na fase prévia. Em caso de classificação, o Peixe pega o Barcelona (Equador) a partir das 19h15.

Já o atual campeão Palmeiras estreará pelo Grupo A no dia 21, quando visitará o Universitario (Peru) em Lima a partir das 21h. Pela mesma chave há a possibilidade de o Grêmio medir forças com o Defensa y Justicia (Argentina), em Porto Alegre no mesmo dia e horário, caso supere o Independiente del Valle (Equador) na fase prévia. Também no dia 21, mas pelo grupo H, o Atlético-MG joga na Venezuela contra o Deportivo La Guaira, mas a partir das 19h.

O último brasileiro a estrear na competição será o Fluminense, que, pelo grupo D, recebe o River Plate (Argentina) no estádio do Maracanã no dia 22 de abril a partir das 19h.

Por Agência Brasil - Rio de Janeiro

Bahia registra 1.581 novos casos de Covid-19 e mais 95 óbitos pela doença BAHIA

Foto: Reprodução
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.581 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.010 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (12) também registra 95 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dos 840.976 casos confirmados desde o início da pandemia, 809.771 são considerados recuperados, 14.594 encontram-se ativos e 16.611 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.153.233 casos descartados e 186.868 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 46.160 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Situação da regulação de Covid-19

Às 15h desta segunda-feira, 93 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 36 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Vacinação

Com 1.945.097 vacinados contra o coronavírus, dos quais 445.780 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta segunda-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Bolsonaro é aconselhado a sair do Brasil para Lira sancionar Orçamento

Foto: Reprodução/YouTube/
O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O presidente Jair Bolsonaro está sendo aconselhado a viajar para fora do País e deixar a tarefa de sancionar o Orçamento de 2021 para o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressista-AL).

Segundo a reportagem apurou, essa alternativa foi discutida, durante o fim de semana, em reuniões do presidente com interlocutores para resolver o impasse em torno da sanção da lei orçamentária. Ela foi aprovada com despesas obrigatórias subestimadas para acomodar o aumento de emendas parlamentares, manobra apontada por especialistas de dentro e fora do governo como maquiagem.

A interlocutores, Lira disse que não foi informado sobre uma eventual viagem do presidente e reagiu. Segundo relatos, teria afirmado que se isso ocorrer vai ficar caracterizado “falta de coragem” de Bolsonaro. O presidente da Câmara rechaça de que o Orçamento tenha sido maquiado para subestimar despesas obrigatórias da Previdência e do seguro-desemprego, por exemplo. Por isso, diz não ver problemas em sancionar o texto sem vetos.

Senado e Câmara não querem o veto do presidente e defendem o ajuste ao longo do tempo. Mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou ao presidente que ele pode cometer crime de responsabilidade fiscal se sancionar o Orçamento dessa forma, com risco de impeachment ou se tornar inelegível, caso as contas deste ano sejam reprovadas. Por outro lado, dois pareceres (Câmara e Senado) apontam que o presidente pode sancionar a lei sem vetos.

Essa “engenharia” política exigiria que o vice-presidente Hamilton Mourão também deixasse o País. Lira é o segundo na linha sucessória da Presidência da República. Também pode haver um embaraço jurídico para o presidente da Câmara sentar na cadeira de Bolsonaro. O precedente do Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que réus em ações penais podem até comandar uma das Casas do Congresso, mas não substituir o presidente e o vice, caso os dois se ausentem do território nacional. Aliados de Lira afirmam que ele está apto a assumir a Presidência no caso de ausência de Bolsonaro e Mourão.
Estadão Conteúdo

Ocorrências Policiais da 55ª CIPM- neste final de semana

 

Foto: Divulgação/55ª CIPM

Homem é preso pela Polícia Militar em Ipiaú por agredir a companheira (Lei Maria da Penha)
Por volta das 12h deste sábado(10/04/21), após denúncia via 190 a guarnição da 55ª CIPM/PETO deslocou à Rua Galdino Aragão, bairro Euclides Neto, onde uma senhora estaria sendo agredida pelo seu companheiro. No local, a guarnição foi abordada por familiares do agressor que alegaram que o ele agredia a companheira constantemente e que ambos viviam sob efeito de bebidas alcoólicas.Sendo assim, o autor e a vítima foram encaminhados até a Delegacia de Ipiaú para que fossem tomadas as medidas cabíveis. Autor: E. S. R. , Nasc: 25/08/1971

Homem é preso pela Polícia Militar em Ibirataia por desobediência, desacato e resistência. 

Por volta das 16h45min, dessa sexta-feira (09/04/21) a guarnição da 55ª CIPM/Ibirataia foi acionada, via telefone funcional, sobre um cidadão que estaria  jogando pedras e ameaçando os vizinhos na rua Valério Bispo, bairro Alto do Mirante, em Ibirataia. A guarnição deslocou ao local e na tentativa de abordagem do suspeito, este resistiu, com xingamentos e desobediência à guarnição da PM.Dessa forma, o autor foi conduzido e apresentado a Delegacia de Ibirataia para  as providências cabíveis.

Autor:  J. M. dos S. F., Nasc 25/04/1998

Polícia Militar prende homem em Itagiba após cometer tentativa de homicídio usando uma foice 

Por volta das 14h30min, dessa sexta-feira (09/04/21) a guarnição da 55ª CIPM/Itagibá foi solicitada diretamente por populares, sendo informada que teria um homem ao solo com corte profundo no pescoço. A Guarnição foi ao local e verificou o indivíduo de alcunha "Tiziu" encontrava-se com um corte profundo no pescoço, o qual ainda consciente,  disse que foi esfaqueado na casa de Atenilson por um senhor de vulgo Bigodudo. E que após ser agredido, saiu correndo para tentar se salvar. Diante do exposto, a guarnição acionou a ambulância, que após a vítima ter sido transferida  para o Centro Médico local, fomos à casa de Atenilson  com o fito de capturar o autor. 

Ao chegar no local , na rua L, bairro Gilda, em Itagibá, encontrando o autor da tentativa de homicídio, o senhor Edvaldo, que confessou o crime, relatando que estava na casa de  Atenilson, momento em que Tiziu invadiu a residência ameaçando o tio, e posteriormente apoderou-se de um pedra pra lançar nele. O autor alegou que usou a foice contra Tiziu pra defender seu parente.

A guarnição conduziu  os envolvidos,  juntamente com o material apreendido, para a delegacia de Itagibá. Autor: E. S. A.; Material apreendido: (01) Uma arma branca tipo foice.

(Informações: Ascom/55ª CIPM) PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Militares do 17º GBM resgatam motorista com vida de ferragens

Foto: Divulgação CBM
Os bombeiros utilizaram equipamentos hidráulicos para criar acesso e chegar até a vítima.
Equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM/Barreiras) resgataram um motorista com vida das ferragens de uma carreta, no início da noite do último sábado (10), após o veículo tombar na BA-463, à altura do Sítio do Rio Grande, em São Desidério.

Os bombeiros utilizaram vários equipamentos hidráulicos para criar acesso e chegar até a vítima, que ficou presa em um espaço mínimo, dentro da cabine.
Foto: Divulgação CBM
Os bombeiros utilizaram equipamentos hidráulicos para criar acesso e chegar até a vítima.
Mesmo com o trabalho delicado e difícil, os militares conseguiram estabilizar o veículo e expandir as ferragens, o que favoreceu a retirada do motorista.

Logo após o resgate, o homem foi socorrido por equipes do Samu para uma unidade de saúde de São Desidério. Ele permaneceu consciente durante todo o atendimento, entretanto não há informações sobre a evolução do quadro.
Fonte: Ascom / CBM

52ª CIPM flagra homem nu assediando mulheres na RMS

Foto: Foto: Divulgação SSP
Três vítimas reconheceram o criminoso e relataram que foram perseguidas por ele, na manhã desta segunda-feira (12).
A 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas) capturou, na manhã desta segunda-feira (12), um homem que assediava mulheres. Ele foi flagrado nu, dentro de um veículo, após perseguir pelo menos três vítimas.

Os militares foram até a Rua Antônio Paranhos, no bairro de Pitangueiras, município de Lauro de Freitas, após denúncia da população. Chegando no local, o criminoso foi flagrado sem roupas, dentro do carro modelo Gol, cor branco, placa PLW0I13.

“Imediatamente fizemos a prisão em flagrante e conduzimos o indivíduo para a Delegacia Territorial (DT) de Lauro de Freitas. Há pelo menos seis meses estávamos recebendo denúncias sobre um carro branco, com um homem, assediando e, em um dos casos, tentando estuprar uma mulher. Finalmente conseguimos efetuar a prisão”, declarou o comandante da 52ª CIPM, major Everton Monteiro.
Fonte: Ascom / Alberto Maraux

Centrais sindicais brasileiras pedem a Joe Biden doação de vacina

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

As seis centrais sindicais brasileiras, CUT, Força Sindical, UGT, NCST Nova Central, CTB e CSB escreveram uma carta para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo ajuda para a vacinação por aqui.
Os autores da missiva elogiam a condução do americano na pandemia, criticam a gestão do governo brasileiro e pedem que Biden considere a possibilidade de doar vacinas para o Brasil.O grupo já tinha feito pedido semelhante à embaixada da China. ​

Joana Cunha, Folhapress

Vou ter que sair na porrada com um bosta desses, diz Bolsonaro sobre senador que pediu CPI da Covid

Foto: Gabriela Biló/Estadão

Em conversa gravada com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) na noite de sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de “bosta” e afirmou que teria que “sair na porrada” com o autor do requerimento de criação da CPI da Covid.

“Se você [Kajuru] não participa [da CPI], vem a canalhada lá do Randolfe Rodrigues para participar e vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desses”, afirmou Bolsonaro em áudio divulgado por Kajuru na manhã desta segunda-feira (12) na Rádio Bandeirantes.

No domingo (11), Kajuru havia divulgado gravação de uma conversa telefônica entre ele e Bolsonaro. No trecho que veio a público, Bolsonaro pedia ao senador que ampliasse o escopo da CPI para que atingisse também prefeitos e governadores.

Bolsonaro disse que, se os senadores não mudarem o escopo da CPI, ampliando para investigar as ações de governos regionais também, será investigado apenas o governo federal e seus aliados. Segundo ele, vão ouvir “só gente nossa” para produzir “relatório sacana”.

“Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana. Tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada”, disse ao senador.

Na manhã desta segunda-feira, ao conversar com apoiadores, Bolsonaro condenou o registro e a divulgação do diálogo, sugerindo que não sabia que estava sendo gravado.

“O que está em voga hoje em dia é que eu fui gravado numa conversa telefônica, a que ponto chegamos no Brasil aqui. Gravado”, disse Bolsonaro, segundo imagens divulgadas na internet por um apoiador.

“Não é vazar. É te gravar. A gravação é só com autorização judicial. Agora, gravar o presidente e divulgar. E outra, só para controle, falei mais coisas naquela conversa lá. Pode divulgar tudo da minha parte, tá?”, complementou o presidente na porta do Palácio da Alvorada.

Kajuru, então, concedeu uma entrevista à Rádio Bandeirantes para explicar ao apresentador José Luiz Datena.

À rádio Kajuru disse ter avisado a Bolsonaro às 12h40 de domingo que, em 20 minutos, divulgaria o áudio da conversa. De acordo com o senador, todos sabem que ele grava conversas telefônicas e que já divulgou outros diálogos que teve com Bolsonaro.

Além disso, disse o senador, em nenhum momento o presidente pediu que ele não publicasse o áudio.

“No caso do presidente Bolsonaro, eu avisei ontem [domingo], 12h40, ao ligar para ele para contar sobre o requerimento feito, que eu subscrevi, do senador Alessandro Vieira, nós dois somos do mesmo partido, o Cidadania. Que é exatamente o quê? É estender a CPI para governadores e prefeitos”, disse Kajuru.

“Falei ‘presidente, vou colocar agora, uma hora da tarde, a nossa conversa, que vai ser importante’. Porque foi um desabafo dele. Então, eu considerei que aquilo, para mim, como várias vezes eu já conversei com ele e coloquei no ar falas dele, eu voltei a fazer isso porque para mim foi uma proteção a ele para mostrar ao Brasil inteiro que ele está se sentindo prejudicado e, repito, usou a palavra sacana porque realmente ele estava chateado”, afirmou o senador.

Kajuru disse que, para proteger Bolsonaro, omitiu o ataque a Randolfe Rodrigues.

“A única parte da entrevista que não coloquei para protegê-lo, porque acho que foi desnecessário, foi quando ele ofendeu um senador e falou que ia para a porrada com este senador. Falei ‘presidente, calma, não é hora disso, presidente'”, relatou Kajuru.

Durante o programa, Datena mostrou a Kajuru a fala de Bolsonaro aos apoiadores, autorizando-o a divulgar toda a conversa.

“Ele não está dizendo que eu menti. Ele está dizendo que eu não coloquei tudo o que ele falou. E ele sabe o que ele falou. Se ele quer que eu coloque, eu coloco”, afirmou, antes de pedir a um assessor que selecionasse o trecho para exibição.

“Se ele deseja paz com a CPI, eu colocar no ar a parte do que ele falou, ele iria arrumar uma briga com todos os senadores. Agora, ele quer, ele vai ter”, disse Kajuru.

À Folha o senador disse não ter sido procurado por Bolsonaro depois da divulgação dos áudios e disse que, apesar da reação do presidente, não mudou de opinião sobre a ampliação do escopo da CPI. “Não sou rancoroso. Não tenho isso dentro de mim”, afirmou.

Também em entrevista à Rádio Bandeirantes, Randolfe disse que “o presidente devia ter coisas mais importantes para se preocupar do que chamar senador para briga de rua”. “Eu não sei o presidente, mas eu não tenho idade para participar de briga de rua”, disse Randolfe.

Filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaor (Republicanos-RJ) informou que irá representar contra Kajuru no Conselho de Ética do Senado.

VEJA TRECHOS DA FALA DE BOLSONARO A KAJURU, COM COMENTÁRIOS

“Se mudar [o foco da CPI], [nota] 10 pra você, porque nós não temos nada a esconder.”

“Tem que mudar o objetivo da CPI. Ela tem que ser ampla. Aí você faz um excelente trabalho para o Brasil.”

“A CPI hoje é para investigar omissões do presidente Jair Bolsonaro, ponto final. Quer fazer uma investigação completa? Se não mudar o objetivo da CPI, ela vai vir só pra cima de mim.”

Desde sábado, quando visitou a periferia de Brasília, Bolsonaro passou a pressionar para que a CPI investigue também prefeitos e governadores, e não apenas as ações e omissões do governo federal. Na conversa com Kajuru, o presidente repete esse argumento algumas vezes.

“O que precisa fazer pra ser uma CPI útil para o Brasil: mudar a amplitude dela. Bota governadores e prefeitos. Presidente da República, governadores e prefeitos.”

“Se não mudar [a amplitude], a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana.”

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou neste sábado (10) um pedido de aditamento da CPI da Covid para ampliar o escopo, com a intenção de incluir nas investigações atos praticados por agentes políticos e administrativos de estados e municípios na gestão de recursos federais.

“Para não deixar margem de dúvida, já está apresentado, foi protocolado, e a gente vira esta página e o governo vai ter de inventar outra desculpa [para não apoiar a CPI]”, disse. Após a instalação da CPI, o pedido precisa ser aprovado por maioria simples.

“A gente fica fazendo do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada. Acho que você já fez alguma coisa, tem que peticionar o Supremo pra botar em pauta o impeachment também [dos ministros do Supremo].”

Já na noite de quinta-feira (8), horas após a decisão do ministro Luís Roberto Barroso (STF), Bolsonaro disse que o STF interfere nos outros Poderes ao mandar abrir a CPI da Covid. O presidente citou ainda pedidos de impeachment de ministros da corte que estão no Senado e, na visão dele, deveriam ser apreciados.

Um dia depois, na sexta, aos apoiadores, voltou a cobrar a abertura de pedidos de impeachment contra magistrados. “Se tiver moral, um pingo de moral, ministro Barroso, mande abrir o processo de impeachment contra alguns dos seus companheiros do Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

“Nós estamos afinados, nós dois. É CPI ampla e investigar ministro do Supremo. Dez para você.”

“Sabe o que eu acho que vai acontecer? O que vai acontecer eles vão [inaudível] tudo. Não tem CPI não tem investigação de ministro do Supremo. Eu sou a favor de colocar tudo pra frente.”

Reportagem da Folha desta segunda-feira (12) mostrou que o governo Bolsonaro passou a defender abertamente a ampliação da CPI da Covid. Com a medida, a comissão no Senado poderia investigar também a ação de governadores e prefeitos na pandemia.

A estratégia, segundo senadores e auxiliares de Bolsonaro, é jogar mais pressão sobre congressistas para que eles retirem assinaturas do pedido de criação da comissão. Isso precisa ser feito nas próximas horas.

O Palácio do Planalto avalia que a perspectiva de uma CPI que, além do governo federal, mire prefeitos e governadores pode ser suficiente para reduzir os apoios à instalação da CPI no Senado, uma vez que senadores são ligados politicamente às administrações nos estados.

Daniel Carvalho, Folhapress

CNM pede coordenação para enfrentar covid-19 e nega estoque de vacina

Foto: Divulgação/Cremerj
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, afirmou hoje (12) que não existe estoque de vacinas nas cidades. “As vacinas estão sendo administradas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o qual orientou a reserva do imunizante para a aplicação da segunda dose”, disse Aroldi em audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19 do Senado.

Para ele, faltam uma coordenação nacional da estratégia de combate à covid-19 e um mapeamento da propagação das novas variantes. “[Isso] combinado com uma baixa testagem da população, resulta num cenário em que estamos apenas enxugando gelo”, afirmou.

De acordo com o Painel Nacional, até o dia 11 de abril já foram vacinados com a primeira dose mais de 20,5 milhões de brasileiros, e com a segunda dose, 6 milhões. Sendo assim, observou o presidente da CNM, além dos grupos prioritários com vacinação em andamento é preciso assegurar a vacinação de segunda dose para 14,5 milhões de pessoas.

Ainda para o presidente da CNM, a diferença que aparece no Painel do Ministério da Saúde, entre doses entregues aos municípios e doses aplicadas na população, não corresponde à realidade. Aroldi disse, ainda, que o ministério lança no sistema como dose entregue assim que libera os lotes e até estas vacinas estarem disponibilizadas para aplicação na ponta, o sistema informa como estoque não aplicado.

Outro motivo listado pela CNM foi a incerteza na entrega de novas remessas, o que impõe reservas para a aplicação da segunda dose. Além disso, a digitalização no sistema das doses efetivamente utilizadas é efetuada apenas nos dias após a aplicação e ainda são várias as reclamações de municípios com problemas de carregamento das informações pelo sistema do Ministério da Saúde, que apresenta grande instabilidade, o que atrasa ainda mais o registro das doses já aplicadas, argumentou.

Aos senadores, o presidente da CNM disse que os municípios brasileiros têm uma capacidade de aplicar 1,5 milhão de doses por dia. E podem ampliar rapidamente esta capacidade.
Colapso

O presidente da CNM também chamou atenção para o colapso do Sistema de Saúde, que, segundo ele, não está ocorrendo somente na rede hospitalar. “Observamos a mesma situação na rede de atenção básica, constituída como a porta de entrada do SUS [Sistema Único de Saúde] para todos os problemas de saúde dos brasileiros”, afirmou, acrescentando que a rápida saturação da Rede de Atenção Especializada levou também ao aumento explosivo de atendimentos na atenção primária, válvula de escape para os pacientes que não encontram leitos nos hospitais.

“Desde o início da pandemia estamos realizando semanalmente pesquisas e consultas aos prefeitos para identificar as dificuldades, anseios e necessidades de cada uma das nossas 5.568 cidades. O quadro nunca foi tão dramático como agora”, garantiu.

Segundo levantamento da confederação, nas duas semanas entre o fim de março e início de abril, cerca de 48% dos prefeitos relataram que o hospital de referência da sua região estava em risco iminente de ficar sem medicamentos do chamado kit intubação. Já no levantamento dessa última semana, que contou com a resposta de 3.169 prefeitos, este percentual recuou para 38,1%. A diminuição foi atribuída pela entidade às ações implementadas pelos gestores locais em cada município.

Ainda nas duas semanas entre o fim de março e início de abril, o levantamento apontou que 26% dos prefeitos relataram risco iminente de falta de oxigênio. Nesta última semana, este percentual também caiu para 18,6%.

Edição: Kleber Sampaio
Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Vacinação contra a gripe deve atingir 80 milhões de pessoas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou hoje (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza. A previsão é de que a campanha seja realizada em três etapas e termine em 9 de julho, tendo vacinado cerca de 80 milhões de pessoas dos grupos prioritários, definidos segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante o lançamento, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, lembrou que a vacina é segura e efetiva para a prevenção da gripe influenza, e que é por meio dela que se consegue reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Segundo Medeiros, foi investido R$ 1,2 bilhão para a compra dos imunizantes, a um custo de R$ 15 a dose. “A escolha dos grupos prioritários a receberem essa vacina segue recomendação da OMS. Esses grupos fazem um quantitativo de cerca de 80 milhões de pessoas. Para chegarmos a ele, dividimos a campanha em três etapas”, disse o secretário referindo-se à campanha cuja peça publicitária terá o slogan Eu Vou!.

Datas e grupos prioritários
A primeira etapa, entre os dias 12 de abril e 10 de maio, abrange cerca de 25 milhões de pessoas. “Nela teremos como foco crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto [puérperas]; povos indígenas; e trabalhadores da saúde”, informou o secretário.

A segunda etapa ocorrerá entre os dias 11 de maio e 8 de junho tendo como público-alvo idosos com mais de 60 anos e professores. Nela, cerca de 33 milhões de pessoas deverão ser imunizadas.

A terceira fase, entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

O ministério informa que 7,3 milhões de doses foram entregues em 1° de abril, e que há previsão de uma nova entrega a partir do dia 14 de abril. “Esta versão protege contra as três cepas de vírus que mais circularam no hemisfério sul”, informou o secretário.

Medeiros destacou que, em 2020, a cobertura vacinal contra a influenza obteve sucesso e só não atingiu a meta de vacinar 90% das pessoas nos grupos compostos por crianças com idade entre 6 meses e 6 anos e puérperas.

Vacinação e covid-19
De acordo com o secretário, as pessoas devem dar preferência à vacina contra a covid-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. “É importante que se respeite o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, disse Medeiros.

Além disso, a recomendação é que pessoas com quadro que sugerem infecção por covid-19 devem adiar a vacinação contra a influenza. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção pelo novo coronavírus, o ideal é que a vacinação seja adiada até a recuperação clínica total do quadro de covid-19 e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a do resultado positivo por PCR em pessoas assintomáticas.
Confira o lançamento da campanha

Medidas preventivas
O secretário Arnaldo Medeiros acrescentou que, além de se vacinar, a população precisa adotar algumas medidas protetivas contra a influenza que são similares às que protegem contra o novo coronavírus: lavar e higienizar as mãos com frequência, em especial após tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripes.

Contraindicações
Segundo o Ministério da Saúde, crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores devem receber apenas uma dose em 2021. Doadores de sangue vacinados contra a influenza devem ser considerados inaptos para doação pelo período de 48 horas após a imuniação. A vacina é também contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas com histórico de alergia a seus componentes.

Vacina contra a covid-19
Também presente no lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o Programa Nacional de Imunização brasileiro “é patrimônio da nossa população” e que, no caso da vacinação contra a covid-19, o país está atingindo a meta de vacinar 1 milhão de pessoas por dia. “Nunca se entendeu tanto a importância da imunização no Brasil”, disse. “Mas infelizmente não temos a quantidade de vacinas para aplicarmos no topo de nossa capacidade, que é de 2,4 milhões de vacinas por dia”, complementou.

Queiroga alertou também sobre a importância da segunda dose da vacina: “é preciso que quem não tomou a segunda dose, que são muitos, procurem as salas de imunização de seus municípios para tomarem a segunda dose. Caso contrário, o esforço que é tão cobrado se perde. Só assim superaremos essa emergência sanitária que afeta nosso país”.

Edição: Denise
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 12/04/2021 - 12:11
Unlabelled

Começou o acelera na motoca de preços baixos das loja Santana Motos Peças!

ATENÇA O MOTOCICLISTAS DE IPIAÚ E REGIA O QÚER CONPRAR BARATO ? VENHA PARA AS LOJAS SANTANA MOTO PEÇAS QÚE TRA S PARA VOCE NESSE ME S ABRIL O ACELERA NA MOTOCA DE PREÇOS BAIXOS EM PEÇAS, PNEÚ VIPAL , OLE O MOBIL DO PRETO , CAPACETES SAN MARINO, BATERIAS HELIAR, CAPAS DE CHÚVA ALBA E SERVIÇOS MECA NICOS PARA SÚA MOTOCICLETA DE ALTA E BAIXA CILINDRADA, DIVIDIMOS SÚAS COMPRAS NO CARTA O DE CRE DITO EM ATE 12X SEM JÚROS E ATRAVE S DO WHATSAP FAZEMOS ENTREGA DELIVERY GRATIS, CHAME AGORA MESMO 3531 1448 ! SANTANA MOTO PEÇAS LOJA 1 ATRA S DO BANCO BRASIL E LOJA 2 NA RÚA SAPO, IPIAÚ . SIGA O NOSSO INSTAGRAM SANTANAMOTOSIPIAU

Paulo Afonso: MPF investiga prefeitura por ‘indício de fraude’ em compra de respiradores

Foto: Divulgação/A prefeitura fez compras na gestão Luis de Deus (PSD)
A prefeitura de Paulo Afonso, comandada por Luiz de Deus (PSD), vai ser investigada pela compra de respiradores usados no tratamento contra o coronavírus. De acordo com Procedimento Preparatório, assinada pela procuradora da República Ludmilla Vieira de Souza Mota, há “indícios” de fraudes em duas compras feitas sem licitação.

A primeira delas teve como contratada a empresa Maria Cristina Souza Guimarães Costa – CNPJ 26.494.875/0001-80. A segunda compra foi feira com Monteiro Peixoto Engenharia Eireli – CNPJ 22.551.846/0001-52. De acordo com o MPF, as compras foram feitas “em datas próximas” e o município poderia ter optado por um único procedimento. Além disso, “há indícios de que as cotações de preço das dispensas de licitação foram preenchidas pela mesma pessoa, qual seja, o proprietário da empresa contratada por meio da dispensa n. 107/2020”.

Alexandre Galvão

Por falta de imunizantes Ipiaú suspende vacinação da primeira e segunda dose contra Covid-19


A vacinação será retomada assim que receber os imunizantes
A secretaria de Saúde de Ipiaú anunciou na noite deste domingo (11) a suspensão da aplicação da primeira e da segunda dose da vacina contra Covid-19 no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação será retomada nos dois pontos de vacinação, Estádio Pedro Caetano para a primeira dose e Colégio Celestina Bitancourt para a segunda dose, assim que o município receber um novo lote de doses dos imunizantes por parte do governo estadual.


Na 2ª onda de covid, inadimplência, renda em queda e inflação ameaçam a economia

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Após renegociarem quase R$ 1 trilhão em contratos de empréstimos no ano passado, suspendendo mais de R$ 146 bilhões em parcelas de financiamentos, os maiores bancos do País já começam a identificar novas dificuldades dos clientes na segunda onda da pandemia. Embora o consenso do setor financeiro seja de que a crise atual será menos profunda do que em 2020, algumas instituições se preparam para uma nova rodada de medidas de apoio ao crédito de empresas e famílias.

Segundo o economista-chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Rubens Sardenberg, a perspectiva agora é de que, embora a pandemia esteja mais forte em 2021, o efeito para a economia deve ser mais concentrado. “Há perspectiva de vacinação, que ainda que lamentavelmente esse processo esteja atrasado. Mas há a perspectiva de que a situação vai melhorar a partir do segundo semestre.”

Ele admite, porém, que há alguns sinais de alerta no horizonte. “Alguns bancos já estão em processo de renegociação – não amplo, mas focado. Não adianta cobrar um dono de restaurante que não pode abrir”, diz o economista da Febraban.

O diretor executivo do Bradesco, José Ramos Rocha Neto, conta que o banco sequer chegou a fechar as portas da renegociação de crédito desde o início da pandemia. “Por mais que o sistema permaneça aberto desde o ano passado, muitas vezes o cliente não se lembra dessa opção. Quando vejo que há uma redução no fluxo de caixa de uma empresa, posso já oferecer a prorrogação”, diz.

Ainda assim, Rocha acredita que as dificuldades dos correntistas do Bradesco serão menores neste ano. “Boa parte das empresas criou alternativas para continuarem abertas e hoje já estão preparadas para atuar por meio digital. Vimos isso no setor de alimentação em 2020. Já houve esse aprendizado.”

O Estadão/Broadcast procurou os cinco maiores bancos do Brasil para saber quais medidas já vêm sendo tomadas por eles no crédito. O Itaú Unibanco respondeu que ainda não adotou novas ações. “No momento, não vemos necessidade de estender o programa de flexibilização de créditos (o Programa Travessia). Isso não impede que continuemos a discutir situações pontuais de nossos cliente”, afirmou, em nota.

Já o Santander informou já ter tomado duas medidas neste ano para facilitar os pagamentos dos contratos de crédito. Uma delas foi a prorrogação por mais três meses da carência nas operações de giro para empresas. De acordo com o banco, 35% das firmas que usam a linha aderiram à opção. Para pessoas físicas, o Santander lançou condições especiais para clientes e não clientes no empréstimo pessoal, no consignado e no financiamento de veículos.

O Banco do Brasil informou que oferece linhas de renegociação que contemplam até seis meses de carência, todas customizadas de acordo com o perfil do cliente.

A Caixa Econômica Federal declarou que tem proporcionado aos seus clientes a possibilidade de pausa em contratos de crédito e condições facilitadas para renegociação de dívidas. Para as micro e pequenas empresas, por exemplo, o banco ampliou o prazo de carência para início do pagamento do financiamento do Pronampe de 8 para 11 meses.
Fabrício de Castro e Eduardo Rodrigues/Estadão Conteúdo

Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina hoje

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Acaba hoje (12) o prazo para o trabalhador que teve a nova rodada do auxílio emergencial negada contestar a decisão. Os pedidos devem ser feitos no Portal de Consultas da Dataprev , que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021.

A contestação, no entanto, não pode ser feita por qualquer beneficiário. Só pode pedir a reativação do benefício quem recebia o auxílio emergencial de R$ 600 ou a extensão de R$ 300 em dezembro do ano passado. O prazo para novos pedidos de benefícios acabou em 3 de julho do ano passado e não foi reaberto para a nova rodada.

O pedido de contestação pode ser feito após o trabalhador fazer a consulta no site da Dataprev, estatal que cadastra os dados dos beneficiários, e constatar que teve o benefício cancelado. Caso o resultado dê “inelegível”, a própria página oferecerá a opção de “contestar”, bastando o trabalhador clicar no botão correspondente.

O sistema aceitará somente pedidos considerados passíveis de contestação, que permitem a atualização das bases de dados da Dataprev, como data de nascimento errada, CPF não identificado e informações incorretas sobre vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas. O prazo de contestação começou no dia 2 e seguirá por dez dias corridos, até esta segunda-feira.

Reavaliação

O Ministério da Cidadania também esclarece que, mesmo após o recebimento da primeira parcela, o auxílio emergencial pode ser cancelado. O governo fará um pente fino constante para verificar eventuais inconsistências ou irregularidades no pagamento do benefício.

Caso o pagamento seja cancelado, o beneficiário também poderá contestar a decisão no site da Dataprev. Também é possível reverter o cancelamento por meio de decisão judicial ou de processamentos de ofício realizados pelo Ministério da Cidadania.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Edição: Maria Claudia
Por Wellton Máximo – Repórter da Agencia Brasil - Brasília

Destaques