Novo comandante diz que Exército deve ser vetor de garantia da ordem
Em sua primeira mensagem como comandante do Exército, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira afirmou que a instituição deve se basear no texto constitucional para “continuar representando vetor de estabilidade e de garantia da ordem no País”. Oliveira foi alçado ao posto após o presidente Jair Bolsonaro demitir o general Edson Leal Pujol e os comandantes da Marinha e da Aeronáutica, que resistiam a uma maior politização da tropa. Foi a primeira vez que um presidente trocou toda a cúpula militar do País no meio do mandato.
“Fiéis aos princípios basilares da hierarquia e da disciplina, e sob a estrita observância da ordem constitucional vigente, devemos continuar a representar vigoroso vetor de estabilidade e de garantia da ordem e da paz social”, disse, em um vídeo oficial divulgado nesta sexta-feira, 23.
Paulo Sérgio fez elogios ao seu antecessor, Pujol, pelo que definiu como transição com “serenidade e equilíbrio” recheada de “inequívocas demonstrações de lealdade e camaradagem”.
Antes de se dirigir à tropa, o novo comandante fez um breve agradecimento a Bolsonaro, a quem se referiu como “comandante supremo das Forças Armadas” e ao ministro da Defesa, general Braga Netto.
Sem fazer qualquer menção à crise que levou à troca repentina na cúpula das Forças Armadas, o novo comandante afirmou que o Exército “esteve e estará sempre junto ao povo brasileiro”.
No discurso, de cerca de sete minutos, ele também fez um aceno aos militares que foram para a reserva, ao pedir para que permanecessem unidos. “À nossa reserva ativa, briosos veteranos e militares temporários que deixaram o serviço ativo, mas não despiram a farda verde-oliva. Vocês são muito importantes para a Força – nossa reserva mobilizável. Mantenhamo-nos unidos”, frisou.
A ascensão de Paulo Sérgio é coberta de expectativas sobre um possível envolvimento do Exército com a política e com um maior alinhamento com o governo Bolsonaro. A troca na cúpula das Forças Armadas ocorreu após uma crise na Defesa por diferenças no entendimento sobre como as Forças Armadas deveriam se envolver com o governo.
O não alinhamento direto levou o presidente a pedir o cargo do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva. Amigo de Bolsonaro há décadas, ele se recusava a garantir esse envolvimento e a manifestar apoio das Forças Armadas a posições do presidente.
O cenário levou, em março, à inédita demissão conjunta dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Todos manifestavam resistências diante do interesse do presidente de politizar as Forças Armadas.
Estadão Conteúdo
Bahia registra 3.652 novos casos de Covid-19 e mais 117 óbitos pela doença
Foto: Divulgação/O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.182.755 casos descartados e 194.418 em investigação |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.652 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.313 pessoas recuperadas (+0,4%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (23) também registra 117 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dos 877.484 casos confirmados desde o início da pandemia, 843.954 são considerados recuperados, 15.726 encontram-se ativos e 17.804 tiveram óbito confirmado.
O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.182.755 casos descartados e 194.418 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 46.840 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta sexta-feira, 77 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 52 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
Vacinação
Com 2.206.348 vacinados contra o coronavírus, dos quais 832.000 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
APLB afirma não haver acordo para aulas presenciais no dia 3 de maio
Foto: Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (23 |
A direção da APLB-Sindicato esteve em reunião presencial na manhã desta sexta-feira (23) com o prefeito de Salvador Bruno Reis, o secretário de Educação Marcelo Oliveira e representantes do Governo do estado. Sobre o ano letivo, a APLB reafirmou mais uma vez que existe uma decisão da categoria de que aulas presenciais, só com a imunização de todos os trabalhadores e trabalhadoras em Educação.
“Achei muito positiva a reunião, mas não abrimos mão, pois a luta do Sindicato é em defesa da vida. Aulas presenciais só com a imunização de todos os profissionais em Educação”, destacou Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB. Rui informou que ainda hoje, no período da tarde, a direção estadual da APLB irá se reunir para discussão e só depois, então, agendar uma deliberação, juntamente com a categoria, sobre o posicionamento da entidade. Participaram também da reunião, representando a APLB, a diretora Elza Melo e o diretor Marcos Barreto.
Biden classifica anúncios de Bolsonaro na Cúpula do Clima de ‘notícias encorajadoras’
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress/Presidente americano, Joe Biden |
Em seu discurso final na Cúpula do Clima nesta sexta (23), o presidente americano, Joe Biden, classificou como “notícias encorajadoras” os anúncios feitos por Jair Bolsonaro (sem partido) durante o encontro virtual, nesta quinta (22).
O líder brasileiro anunciou mais recursos para a fiscalização ambiental, antecipou em dez anos a neutralidade climática do país e reafirmou o compromisso de acabar com o desmatamento ilegal até 2030 —meta que já constava do Acordo de Paris, assinado em 2015.
Biden citou o Brasil depois de celebrar metas específicas firmadas por Japão, Canadá e União Europeia, que se uniram aos EUA com novos objetivos de redução na próxima década.
“Também ouvimos notícias encorajadoras nos anúncios de Argentina, Brasil, África do Sul e Coreia do Sul”, disse o presidente americano.
Integrantes do Departamento de Estado afirmaram, horas depois do discurso de Bolsonaro, que o brasileiro tinha adotado um tom positivo e construtivo em seu discurso, mas ponderaram que a credibilidade dos EUA sobre o Brasil se apoiaria em planos sólidos, mantendo o que chamaram de foco implacável em resultados.
Pouco antes, Biden já tinha feito um discurso de conclusão da Cúpula no qual disse ter visto “grande progresso” nos debates sobre mudanças climáticas e celebrou o discurso do líder russo —e seu antagonista político—, Vladimir Putin, que quer atingir a neutralidade em carbono em seu país até 2050.
Como anfitrião do encontro virtual que reuniu 40 líderes mundiais, Biden tenta estimular os demais países a apresentarem metas mais ambiciosas sobre a redução das emissões de gases do efeito-estufa para frear o aquecimento global em 1,5 °C, mas enfrenta obstáculos, uma vez que grandes economias, como China e Índia, não quiseram se comprometer com números mais contundentes para a próxima década.
“Fizemos grande progresso até agora, na minha opinião. Sou grato a todos os líderes que anunciaram novos compromissos para nos ajudar a enfrentar a ameaça das mudanças climáticas”, disse o presidente americano. “Também estamos muito animados com o apelo do presidente Putin ontem [quinta] para que o mundo colabore na remoção avançada de dióxido de carbono, e os EUA estão ansiosos para trabalhar com a Rússia e outros países nesse esforço. É uma grande promessa.”
O presidente americano quis fazer do último dia da cúpula uma maneira de detalhar o plano para cumprir sua ambiciosa promessa de cortar pela metade as emissões nos EUA até 2030. O novo compromisso foi oficializado por Biden na abertura do encontro virtual, na tentativa de liderar o debate e estimular as demais potências a anúncios mais contundentes no caminho de zerar as emissões até 2050.
Mas o democrata sabia que tinha o desafio de explicar como fazê-lo, já que especificar o plano é uma das demandas de seu governo nas conversas com outros países, inclusive o Brasil. Biden tentou mostrar que, após estabelecer grandes objetivos para o corte de emissões de poluentes, é preciso mudanças na cadeia de produção, com investimentos público e privado e criação de empregos ancorados em energia limpa.
Marina Dias, Folhapress
Educação: 71% das instituições federais atingem o máximo de qualidadeF
Foto: Marcelo Casal Jr |
Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Norte são proporcionalmente os estados com melhores resultados no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. O indicador, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta sexta-feira (23), mede a qualidade das instituições de ensino superior.
No três estados, respectivamente, 9,2%, 6,7% e 4,2% de suas instituições de educação superior atingiram faixa 5, que é a máxima no indicador. Do total de 2.070 instituições avaliadas, apenas 2,2% alcançaram essa faixa.
Já na faixa 4, segunda maior do IGC, Rio Grande do Sul (39,4%), Ceará (33,3%) e Distrito Federal (30,6%) foram os que obtiveram, proporcionalmente, o maior número de instituições. Considerando o total das instituições de educação superior avaliadas, 21,64% se enquadraram nessa faixa.
Dados gerais
Segundo o Inep, das 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.
Do total de instituições que participaram da pesquisa, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas. A maioria (73,1%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (15,6%) e das universidades (9,4%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 1,9% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição. A concentração na faixa 3 abarcou mais da metade das instituições avaliadas (63,77%).
Os dados divulgados hoje revelam ainda que das 1.507 faculdades com IGC, 83,4% delas ficaram nas faixas igual ou acima de 3. Já quando se trata dos 326 centros universitários, o percentual correspondente às três faixas de maior desempenho é de 98,5% (321). No caso das 197 universidades, 99% (195) alcançaram desempenho nas faixas de 3 a 5. Dos 40 institutos federais e centros federais de educação tecnológica, 65% (26) ficaram na terceira e 35% (14) na quarta faixa do IGC.
Regiões
Quando levados em conta apenas valores absolutos, a Região Sudeste apresentou o maior número de instituições com faixa 5. A região também é a que tem mais instituições com o IGC calculado, destacando-se Minas Gerais (265) e São Paulo (509). Este último lidera o conjunto de instituições mais bem avaliadas: são 16 na faixa 5 e 84 na faixa 4.
No Nordeste, Bahia e Ceará são os estados com a maior quantidade de instituições nas faixas 4 e 5 do indicador, sendo 27 e 19 instituições, respectivamente, participando desse processo avaliativo.
Já no Sul, destacam-se, com conceitos nas faixas 4 e 5 do IGC 2019, os estados do Paraná (48) e do Rio Grande do Sul (46). Nenhuma das instituições avaliadas das regiões Centro-Oeste e Norte atingiu a faixa 5 nesta edição. Contudo, o Distrito Federal é destaque no Centro-Oeste, com 15 instituições na faixa 4, enquanto o Pará é o estado da região Norte com maior quantidade de instituições nessa faixa.
Cálculo
Para o cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019.
A conta matemática para chegar ao IGC leva em conta os seguintes aspectos: a média do CPC, considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).
Aplicação
Iniciativas como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), utilizam o conceito do IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção. Além disso, o indicador também é parâmetro para a distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e serve como referencial nos processos de supervisão e regulação da educação superior, além de orientar a autoavaliação das instituições de ensino.
Edição: Maria Claudia
Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília
INFORMAÇÃO PÚBLICA: Do Comando da 55ª CIPM
Jocevã Lima Oliveira - Maj PM/Comandante da 55ª CIPM |
O Comandante da 55ª CIPM informa a todos que as RESTRIÇÕES DE LOCOMOÇÃO e FUNCIONAMENTO DE BARES, RESTAURANTES E LANCHONETES continuam de acordo com o DECRETO ESTADUAL Nº 20.400, de 18 de abril de 2021.
RESTRIÇÃO DE LOCOMOÇÃO: DAS 21H AS 05H
FECHAMENTO DOS ESTABELECIENTOS COMERCIAIS: AS 20H30MIN
DELIVERY: ATÉ AS 00h (MEIA NOITE): DAS 18h DO DIA 23/04 (SEXTA-FEIRA) ATÉ AS 05h DO DIA 26/04 (SEGUNDA-FEIRA) ESTÁ PROIBIDA A COMERCIALIZAÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICA
Jocevã Lima Oliveira - Maj PM/Comandante da 55ª CIPM
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
Câmara de Ipiaú aprova Projeto do Poder Executivo que reformula o CMDS
Foto: Divulgação/José Américo Castro |
De acordo com a proposição, fica o Poder Executivo autorizado a reformular o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, com a finalidade de formulação, consulta, deliberação e acompanhamento das políticas públicas de Desenvolvimento Sustentável neste município.
O CMDS busca assegurar efetiva e legítima participação das representações e segmentos da sociedade na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável que define estratégias, programas, projetos e ações para apoio e fomento econômico e social no município.
OUTRAS MATERIAS
Da “Ordem do Dia” também constou a segunda e última votação dos projetos 005/2021 e 006/2021, respectivamente das autorias dos vereadores Cleber Gadita-PDT- e Naciel Ramos-PSD-. O primeiro estabelece como atividade essencial no município o funcionamento dos templos religiosos de qualquer culto e as comunidades missionárias, enquanto o segundo dispõe sobre a consolidação das leis municipais referentes à acessibilidade, atendimentos preferenciais e direitos dos consumidores portadores de do Transtorno do Espectro Autista (TEA) residentes na cidade de Ipiaú. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas para a sanção da prefeita Maria das Graças.
LDO
Em trâmite regimental, no “Grande Expediente”, foi apresentado ao plenário o projeto do Poder Executivo que trata da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), referente ao exercício 2021.(José Américo Castro).
Nota de Pesar Prefeitura de Ipiaú
A Prefeitura de Ipiaú e a Secretaria de Educação e Cultura manifestam imenso pesar pelo falecimento Hercília Farias e Guilherme Farias, vítimas da covid-19. Hercília, mãe de Guilherme, faleceu ontem (22), um dia após o falecimento de seu filho.
A administração municipal em nome da prefeita Maria das Graças Mendonça se solidariza aos familiares e amigos de Hercília e Guilherme, ao tempo que clama a Deus que os conforte para que possam enfrentar esse momento de dor imensurável com serenidade.
Prefeitura de Ipiaú
Ipiaú Inicia vacinação de portadores de síndrome de down e transplantados nesta sexta-feira
Foto:Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
No Estádio Pedro Caetano pela manhã a aplicação da vacina foi dedicada apenas às pessoas que já estavam aptas a receber a segunda dose. Durante a semana, no mesmo local, idosos com idade igual ou superior a 60 anos receberam a primeira dose em sistema drive thru e em ponto de vacinação montado no local.
A vacinação segue uma programação especial na zona rural, que acontece em sua maioria em domicílio, sendo que em alguns dias são reservados para vacinação nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos. Quem faz parte do grupo de idosos acima de 60 anos e ainda não se vacinou também pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa para receber o imunizante.
Para se vacinar a pessoa deve apresentar os seguintes documentos: cartão do SUS, CPF, cartão de vacinação, comprovante de residência ou cartão família. Os idosos acamados ou com alguma dificuldade de locomoção recebem a vacina em casa. A solicitação deve ser realizada por um responsável, na Unidade Básica mais próximo do seu domicílio.
O último vacinômetro divulgado dia 20 de abril, aponta que 9485 doses da vacina foram aplicadas em Ipiaú. 2054 idosos já estão imunizados e no total de 5723 com idade igual ou superior a 60 anos, assim como os asilados, tomaram a primeira dose. No grupo dos profissionais de saúde são 1131 que receberam primeira dose e, dentre estes, 514 tomaram a segunda dose da vacina. Além disso, são 25 pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise e 38 policiais entre civis e militares que também tomaram a primeira dose do imunizante.
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 5
Recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem ou sacados |
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ |
Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 5 recebem hoje (23) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.
O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada na última sexta-feira (16) e será paga até 30 de abril.
Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.
O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.
Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
Regras
Pelas regras estabelecidas, o auxílio é pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.
Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.
A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.
Agência Brasil
Barroso e Gilmar protagonizam bate-boca durante julgamento: ‘Manipulou a jurisdição’
Foto: Fellipe Sampaio e Carlos Moura/STF |
Os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes protagonizaram um bate-boca no final do julgamento desta quinta, 22, no Supremo Tribunal Federal, levando o ministro Luiz Fux a encerrar prontamente a sessão quando a situação começou a sair do controle. Durante a discussão, Barroso acusou Gilmar de ‘manipular a jurisdição’ ao ‘sentar em cima’ do processo sobre a suspeição de Moro por dois anos e só pautá-lo após o ministro Edson Fachin anular as ações da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Vossa Excelência sentou em cima da vista por dois anos e ainda se acha no direito de ditar regra para os outros”, criticou Barroso. Ao fundo, Gilmar responde: “o moralismo”, e “é a pátria da imoralidade”.
Barroso continua: “Não tem moralismo nenhum. Vossa Excelência cobra dos outros o que não faz. Fica criticando o ministro Fachin depois de ter levado dois anos com o processo embaixo do braço, esperou a aposentadoria do ministro Celso, manipulou a jurisdição. Ora, depois vai e acha que pode ditar regra para os outros”.
“Vossa Excelência perdeu, perdeu”, rendeu Gilmar.
O presidente da Corte, ministro Luiz Fux, tenta interferir na briga e encerrar a sessão, afirmando que concedeu a palavra a todos. Ao ver que a discussão começava a escalar, informa que finalizaria o julgamento. “Me perdoem, não gosto de cassar a palavra de ninguém, não gosto de cassar as palavras dos colegas, mas está encerrada a sessão”, decretou, cortando o microfone dos ministros.
A confusão começou após Gilmar defender seu entendimento de que a Segunda Turma tinha competência para julgar a suspeição de Moro, posição referendada pela maioria do plenário na sessão desta quinta. Ao criticar o colega, Barroso relembrou que foi o próprio Gilmar quem pediu vista nos autos da suspeição de Moro em 2018, e só os devolveu para julgamento após Fachin anular todos os atos do ex-juiz da Lava Jato ao reconhecer a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar Lula.
Para Barroso, a manobra de Gilmar atropelou o relator da operação no Supremo, que defendia que o caso fosse discutido no plenário.
“O conflito não foi entre a turma e o plenário, foi entre o relator e a turma”, disse Barroso. “A fórmula processual é: se os dois órgãos têm o mesmo nível hierárquico, um não pode atropelar o outro”.
Gilmar criticou: “Também eu quero aprender essa fórmula processual. Talvez isso exista no código do Russo”, fazendo referência ao apelido da força-tarefa a Moro.
“Isso existe no Código do bom senso, o respeito aos outros. Se um colega acha uma coisa e outro acha outra, é um terceiro que tem que decidir”, disse Barroso.
Mais cedo, Barroso já havia se envolvido em outra discussão acalorada com o ministro Ricardo Lewandowski em razão de seu voto no julgamento da suspeição de Moro. Barroso destacou as conquistas da Lava Jato e classificou como ‘pecadilhos’ as revelações descobertas nas mensagens hackeadas dos procuradores, o que não agradou o colega.
Ao pedir a palavra, Lewandowski relatou o que vê como falhas e erros da Lava Jato, citando suposta busca da força-tarefa por cooperações internacionais fora dos trâmites regulares. “Não estamos tratando de pecadilhos. Estamos tratando de pecados mortais, que constitui colaborações à margem da lei brasileira com autoridade estrangeira”.
Barroso questionou: “Vossa Excelência acha que o problema então foi o enfrentamento à corrupção, e não a corrupção?”.
“Vossa Excelência sempre quer trazer à colação, à baila a questão da corrupção, como aqueles que estivessem contra o modus operandi da Lava-Jato fossem favoráveis à corrupção. Mas o modus operandi da Lava-Jato levou a conduções coercitivas, a prisões preventivas alongadas, ameaças a familiares, prisão em segunda instância, além de outras atitudes a meu ver incompatíveis com o Estado democrático de Direito”, rebateu Lewandowski.
Estadão Conteúdo
Bahia recebe mais 222.500 doses de vacinas contra a Covid-19
Foto: Mateus Pereira/GOVBA |
Foto: Mateus Pereira/GOVBA |
Os imunizantes que chegaram hoje começarão a ser enviados para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da Saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA |
Esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo imunizados os idosos acima de 60 anos, de forma escalonada, profissionais de saúde, população quilombola, pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, profissionais das forças de segurança e trabalhadores da educação com 55 anos ou mais.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA |
Os municípios que conseguiram concluir a vacinação dos idosos também podem começar a aplicar as doses na população com comorbidades.
Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, “a chegada de mais doses de vacinas representa uma esperança para a sociedade”. Vilas-Boas ainda destaca que a “Bahia continua aguardando a liberação da Anvisa para a importação da vacina Sputnik V adquirida pelo governador Rui Costa para avançarmos mais rápido na imunização”.
Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)
Prefeitura de Ipiaú implantou Prontuário Eletrônico em todas unidades de saúde do município.
Trata-se de uma plataforma digital que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade do atendimento para o cidadão, e na gestão da Atenção Básica para o gestor e para os profissionais de saúde.
Foto: Divulgação//Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Em cada Unidade de Saúde da Família (USF) de Ipiaú foram instalados cinco computadores, totalizando 70 em toda a rede. O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira, online, como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.
A rede municipal também dispõe de um Núcleo de Informação da Saúde (NIS) da onde vem todo o suporte necessário para unidade de atualização de sistema, manutenção, acesso remoto e todos os dados necessários para manter o controle da produtividade a cada competência.
A equipe do NIS é coordenada por Ítalo Maurício e composta pelos profissionais, Igor Santos Neia Santos, Netto Basílio, Flávia Andrade e Flávia Jesus.
José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
-
▼
2021
(5869)
-
▼
abril
(494)
-
▼
abr. 23
(13)
- Novo comandante diz que Exército deve ser vetor de...
- Bahia registra 3.652 novos casos de Covid-19 e mai...
- APLB afirma não haver acordo para aulas presenciai...
- Biden classifica anúncios de Bolsonaro na Cúpula d...
- Educação: 71% das instituições federais atingem o ...
- INFORMAÇÃO PÚBLICA: Do Comando da 55ª CIPM
- Câmara de Ipiaú aprova Projeto do Poder Executivo ...
- Nota de Pesar Prefeitura de Ipiaú
- Ipiaú Inicia vacinação de portadores de síndrome d...
- Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bols...
- Barroso e Gilmar protagonizam bate-boca durante ju...
- Bahia recebe mais 222.500 doses de vacinas contra ...
- Prefeitura de Ipiaú implantou Prontuário Eletrônic...
-
▼
abr. 23
(13)
-
▼
abril
(494)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)