A Secretaria de Saúde de Ipiaú confirma três novos casos de coronavirus hoje, 26 de abril,

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 26 de abril, tivemos 9292 casos registrados como suspeitos, sendo 2.726 casos confirmados, dentre estes, são 2.658 pessoas RECUPERADAS, 05 estão em isolamento social, 03 estão internadas e 61 foram a óbito. 6483 casos foram descartados e 26 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 08 casos ativos.

O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Prefeita se reúne com comandante do Corpo de Bombeiro para definir instalação do Subgrupamento de Bombeiros em Ipiaú-SGBM

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Na manhã desta segunda-feira, 26, durante uma reunião entre a prefeita Maria das Graças, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, Coronel BM Adson Marchesini, e outras autoridades da corporação, além do Coordenador de Comunicação e Sustentabilidade da Atantic Nickel, Felipe Blanco, foram definidos importantes detalhes para a implantação do Subgrupamento Regional do Corpo de Bombeiros Militar em Ipiaú.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A unidade será instalada na Rua São Roque, próxima ao Estádio Pedro Caetano, nos imóveis onde funcionaram os postos do Samu e Tiro de Guerra, ocupará uma área total 536 metros quadrados e beneficiará outros 16 municípios circunvizinhos. Serão 34 profissionais que trabalharão no local.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A mineradora Atlantic Nickel investirá cerca de R$ 550 mil para a edificação da obra, enquanto o Governo do Estado se encarregará de uma viatura de combate a incêndio e outros equipamentos. O investimento total é superior a R$ 1 milhão.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Além das atividades normais, através de ações preventivas e de respostas a casos de emergências, o subgrupamento do corpo de bombeiros também estará desenvolvendo ações sociais que serão de grande importância para a comunidade.

O pronunciamento da prefeita Maria das Graças foi de gratidão a todos que estão empenhados na realização deste importante projeto, o governador Rui Costa, o deputado estadual, Eduardo Salles e a Atlantic Nickel que compreendeu a importância dessa parceria em benefício de Ipiaú e região.

O Coronel BM Adson Marquesini enfatizou o esforço da prefeita Maria das Graças Mendonça em trazer o Corpo de Bombeiros para Ipiaú. “Foi de grande importância todas as suas idas a Salvador para argumentar sobre a necessidade do subgrupamento na região, de se debruçar no projeto para angariar a parceria público-privada que favorece a instalação, que vai proporcionar segurança para toda a região”.

Após a reunião a comitiva visitou o local que será reformado para atender as necessidades do subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Ipiaú.

José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Juiz federal do DF impede nomeação de Renan para relatoria da CPI da Covid

Foto: Dida Sampaio/Estadão

A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu uma decisão liminar (provisória) para impedir que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja nomeado o relator da CPI da Covid nesta terça-feira (27).

A decisão é do juiz Charles Morai, da 2ª Vara Federal do Distrito Federal, e foi proferida em uma ação popular movida pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais apoiadoras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso.

O juiz afirma que a decisão vale até que o senador e a AGU (Advocacia-Geral da União) se manifestem no processo. Enquanto isso, o magistrado determina que o nome de Calheiros seja impedido de ser escolhido para relator da comissão.

Matheus Teixeira/Folhapress

EUA vão doar 60 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Os Estados Unidos anunciaram que vão doar todo o seu estoque de vacinas da Oxford/AstraZeneca assim que o imunizante contra o coronavírus for aprovado nas análises de segurança federais, afirmou a Casa Branca. Segundo o governo, são estimadas 60 milhões de doses para exportação nos próximos meses, mas não foi imediatamente revelado quantas doses estão prontas para serem enviadas, ou para quais países elas irão.

A medida supera a ação do governo Biden no mês passado para compartilhar cerca de 4 milhões de doses da vacina com o México e o Canadá. A vacina Oxford/AstraZeneca é amplamente utilizada em todo o mundo, mas ainda não foi autorizada pela agência reguladora americana (FDA, na sigla em inglês).

“Dado o forte portfólio de vacinas que os Estados Unidos já possuem e que foram autorizadas pelo FDA, e dado que a vacina AstraZeneca não está autorizada para uso nos Estados Unidos, não precisamos usar a vacina AstraZeneca aqui durante os próximos meses”, disse o coordenador da covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients. “Portanto, os Estados Unidos estão procurando opções para compartilhar as doses da AstraZeneca com outros países à medida que forem disponibilizadas”, declarou Zients.

O presidente americano, Joe Biden, prometeu ajuda emergencial à Índia nesta segunda-feira para lidar com a onda de covid-19 durante uma conversa telefônica com o primeiro-ministro Narendra Modi, informaram os dois governos. Em um ponto não mencionado pela Casa Branca, porta-vozes indianos notaram que Modi pediu a Biden para moderar os requisitos de propriedade intelectual para vacinas covid-19.

Controle

Na Índia, o governo ordenou que Twitter, Facebook e Instagram bloqueiem cerca de 100 postagens que criticam sua forma de lidar com a explosão da covid-19 no país. A medida gerou acusações de censura na democracia mais populosa do mundo.

As autoridades disseram que a determinação foi projetada para lidar com o que chamou de tentativas de espalhar desinformação relacionada ao coronavírus e criar pânico ao postar imagens de cadáveres fora do contexto. O Twitter, que recebeu muitos dos pedidos de remoção, bloqueou as postagens na Índia, embora elas permanecessem visíveis fora do país.

A crise da covid-19 na Índia segue preocupando o restante do mundo. O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, se comprometeu a ajudar o país, ex-colônia britânica. Em entrevista à Sky News, ele afirmou que vai enviar ao compressores e ventiladores de oxigênio à nação asiática.

“A pressão sobre os hospitais na Índia está ficando insuportável e vamos fazer nossa parte para garantir que nossos amigos na Índia recebam todo o apoio que puderem”, declarou. “Se necessário, colocaremos aviões militares juntos ou fretaremos outros aviões. Faremos tudo o que pudermos para aliviar o sofrimento deles”.

Para o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a situação na Índia é “além de partir o coração”. De acordo com ele, a OMS está enviando ajuda extra e suprimentos para ajudar a combater o novo surto catastrófico do país.
Estadão Conteúdo

“O nome que trabalhamos para a majoritária é o de Gualberto”, afirma Adolfo Viana

Foto: Raiane Veríssimo/Arquiv
Presidente do PSDB na Bahia, o deputado federal Adolfo Viana afirmou hoje (26) que o seu partido trabalha com a perspectiva de indicar o prefeito de Mata de São João, João Gualberto, para a chapa majoritária da oposição em 2022 na Bahia.

“É a primeira vez que ouço sobre a intenção de ele de ser candidato ao governo. O nome que trabalhamos para a majoritária é o de João Gualberto”, afirmou o presidente tucano.

Ainda de acordo com Viana, a vontade de Imbassahy voltar às urnas “não é novidade”. “A gente sempre conta com a figura dele. Que bom que ele pretende disputar as eleições. A gente trabalha com um partido forte, queremos fazer três federais”, declarou.
Alexandre Galvão

Mucugê deve receber voo semanal da Abaeté a partir de junho

Foto: ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles
Um dos maiores polos turísticos e agropecuários da Bahia, a Chapada Diamantina deve receber, a partir do segundo semestre, um voo semanal ofertado pela Abaeté. O projeto começou a sair do papel após o presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, o deputado estadual Eduardo Salles, que organizou audiência entre o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, e diretores da empresa.
Na última sexta-feira (23), Eduardo Salles, Fausto Franco, o diretor da Abaeté, Guilherme Melo e e técnicos da empresa fizeram o voo entre Salvador e Mucugê, pousando a pista da Fazenda Progresso.

Os técnicos da Abaeté analisaram as condições técnicas da pista, como dimensões, balizamento noturno e outras avaliações, e sugeriram pequenas adequações. A empresa sinalizou que logo após os ajustes serem feitos deve iniciar os voos com partida de Salvador a Mucugê as quintas-feiras e retorno do município da Chapada Diamantina para capital aos domingos.

A pista da Fazenda Progresso tem 1.240 metros de comprimento por 20 metros de largura e, após os ajustes, receberá pousos e decolagens das aeronaves Caravan 208 com capacidade para nove passageiros.
A comitiva participou de audiência com a prefeita de Mucugê, Ana Medrado, e o prefeito de Ibicoara, Gilmadson Melo, e os outros gestores do Consórcio Chapada Forte, presidido por Wilson Cardoso, de Anadaraí, de forma virtual.
“Facilitar o acesso a Chapada Diamantina vai facilitar o turismo nacional e internacional numa das regiões mais lindas do mundo e que agora tem o enoturismo como mais uma opção, agilidade para os produtores de hortaliças, frutas, café, vinhos e queijos, por exemplo, e outros setores. A oferta desse voo vai dinamizar a economia regional”, celebra, Eduardo Salles.

“A ideia é começar com dois voos semanais aproveitando a sequência de feriados de Corpus Christi, São João e Dois de Julho, e depois aumentar conforme a demanda”, explica Fausto Franco.
ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

“Se todos judicializarem, não há doses para todo mundo”, diz Queiroga

Foto: Tony Winston/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou a judicialização para entrega de doses da vacina CoronaVac e avisou que se todos procurarem a Justiça não haverá "doses pra todo mundo".

Ele lembrou que a falta de imunizantes para a segunda aplicação em cidades como a dele, João Pessoa, fez com que a capital da Paraíba garantisse as doses de CoronaVac por decisão judicial.

“Só que, se todos judicializarem, não há doses para todo mundo. Não é a judicialização que vai resolver esse problema. O que resolve isso aqui são políticas públicas efetivas, que é o que nós temos tentado colocar em prática no ministério”, alertou ao participar, nesta segunda-feira (26), de audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19, no Senado.

O ministro informou que a previsão é de que novas doses da vacina CoronaVac só sejam distribuídas pelo Instituto Butantan daqui a 10 dias. Sem dar detalhes, ele informou que a pasta deve emitir nos próximos dias uma nota técnica sobre a aplicação da segunda dose de vacinas contra a covid-19.

Queiroga lembrou que essa é uma preocupação da pasta há mais de um mês quando o ministério autorizou a utilização imediata de todas as vacinas contra a covid-19, sem a necessidade de manutenção de estoques para aplicação da segunda dose.

Agora, “em face do retardo dos insumos vindos da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa segunda dose”.

Cronograma

Sobre os motivos para redução no número de vacinas disponíveis em relação ao divulgado pelo ex-ministro da pasta Eduardo Pazuello, Queiroga disse que um deles está relacionado ao fato de a estimativa ter incluído 20 milhões de doses da Covaxin, do Instituto Bharat Biotech. A importação, em caráter excepcional, de doses da vacina Covaxin, da farmacêutica indiana Bharat Biotech foi negada no mês passado pela Agência Nacional de Vigilância Santitária (Anvisa).

Outro fator que contribuiu para um menor número de doses foi a demora na chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que vem da China. O atraso comprometeu a entrega do imunizante contra a covid-19 tanto pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) quanto pelo Instituto Butantan.

“O IFA, como os senhores sabem, é originário da China, e isso sempre dá uma variação, que pode ser para maior ou pode ser para menor. Questões logísticas também estão aqui consideradas. O fato é que temos trabalhado fortemente para conseguir mais doses”, garantiu.

Pfizer

Para a próxima quinta-feira (29), há expectativa de chegada do primeiro lote da vacina da farmacêutica Pfizer, no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo.

“São doses prontas, e o Ministério da Saúde já organizou toda a logística para essa vacina, que, como os senhores sabem, tem uma peculiaridade em relação à cadeia de frio. Nós temos capacidade, sim, para aplicar a vacina da Pfizer com bastante segurança”, disse.

A Anvisa autorizou o armazenamento da vacina desenvolvida pela Pfizer a -20ºC, por até duas semanas. A mesma autorização foi concedida pela FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos. Inicialmente, o laboratório indicava o armazenamento do imunizante a -75°C.

Ouça na Rádio Nacional

Ipiaú: O Comandante da 55ª CIPM informa sobre medidas de restrições no município.

Jocevã Lima Oliveira-Maj PM/Comandante da 55ª CIPM

O Comandante da 55ª CIPM informa a todos que as RESTRIÇÕES DE LOCOMOÇÃO e FUNCIONAMENTO DE BARES, RESTAURANTES E LANCHONETES continuam de acordo com o DECRETO ESTADUAL Nº 20.428, de 25 de abril de 2021, que altera o Decreto Estadual 20.400.

RESTRIÇÃO DE LOCOMOÇÃO: DAS 21H AS 05H

FECHAMENTO DOS ESTABELECIENTOS COMERCIAIS: AS 20H30MIN

DELIVERY: ATÉ AS 00h (MEIA NOITE)

DAS 18h DO DIA 30/04 (SEXTA-FEIRA) ATÉ AS 05h DO DIA 03/05 (SEGUNDA-FEIRA) ESTÁ PROIBIDA A COMERCIALIZAÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, INCLUSIVE POR DELIVERY.

Jocevã Lima Oliveira-Maj PM/Comandante da 55ª CIPM

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Governo inaugura na Bahia 22 km de pistas duplicadas na BR-101

Foto: Alan Santos/PR

O Ministério da Infraestrutura entregou hoje (26) mais 22 quilômetros de pistas duplicadas da BR-101, na Bahia. O trecho tem início no entroncamento com a BR-324 e vai em direção à divisa com Sergipe. Com essa liberação há agora 58 quilômetros de pista ampliada na região que conta com fábricas de grande porte, informou o ministério.

Presente na cerimônia de entrega da obra, o presidente Jair Bolsonaro disse essa e outras obras conduzidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) devem-se à autonomia dada pelo governo às suas ações. “O Dnit se encontra em posição privilegiada porque demos liberdade para trabalhar”, afirmou o presidente.

Em seu pronunciamento, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, enumerou outras obras implementadas pelo governo federal em território baiano. “A primeira entrega que o ministério fez foi na Bahia, que foi um trecho da BR-235. Entregamos também o Aeroporto de Vitória da Conquista, o maior investimento da aviação regional no Brasil”, disse o ministro, que citou também as obras do aeroporto e do Porto de Salvador.

“Esses 22 km que estamos inaugurando hoje vão diminuir o tempo de viagem, ajudar as pessoas e reduzir o número de acidentes. Até o final do ano, teremos condições de entregar mais 55 km para fechar o lote”, acrescentou.
Rodovias entregues

Com a solenidade de hoje, o governo contabiliza mais de 180 quilômetros de novas pistas entregues na Bahia este ano. “Nos quatro primeiros meses de 2021, além dos 22 quilômetros duplicados, o ministério e o Dnit entregaram 77 quilômetros de pistas pavimentadas da BR-235/BA, 67 quilômetros de adequação da BR-135/BA e 16 quilômetros de duplicação da BR-116/BA”, informou o Ministério da Infraestrutura.

A entrega de hoje integrará grandes polos comerciais e industriais do estado, como Alagoinhas, Pedrão, Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe, “região conhecida pela quantidade de fábricas de grande porte, como cervejarias”, o que representa, segundo o governo, “um ponto estratégico de logística por se conectar à BR-324/BA, que liga a cidade de Feira de Santana até a capital Salvador”.

Um dos principais corredores rodoviários do Brasil, a BR-101 atravessa 12 estados, cortando o país de Norte a Sul, e com um fluxo diário de mais de 12 mil veículos.

Edição: Kleber Sampaio
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Josias ataca expediente de emendas individuais impositivas no Congresso: “Vão quebrar o país”

Foto: Divulgação/Arquivo/
Deputado federal licenciado Josias Gomes, hoje secretário de Desenvolvimento
Agrário da Bahia

Em conversa há pouco com este Política Livre, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Josias Gomes, que também é deputado federal licenciado, considerou preocupante o uso que os parlamentares têm feito das emendas individuais impositivas ao Orçamento da União.

Chamando a atenção para o impacto que a prática custou ao Orçamento de 2021, onde deputados conseguiram alocar individualmente R$ 33 bi em emendas impostivas com o consentimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Josias disse que a iniciativa pode quebrar o país.

Lembrando que se posicionou contra a aprovação do projeto das emendas individuais impositivas na bancada federal do PT, Josias disse que sempre defendeu as emendas coletivas, responsáveis, segundo recordou, pela alocação de dinheiro para obras importantes, inclusive, na Bahia.

Política Livre

Sob ameaça, varejistas fogem da ‘zona de conforto’ com aquisições bilionárias

Foto: Alex Silva/Estadão

Mesmo em um cenário em que o Magazine Luiza se diversificou, apostou no online e vinha trabalhando fortemente para virar um “super app”, parecia haver certa resistência entre as demais varejistas brasileiras em mudar. Pelo que se viu na semana passada, o período de inação ficou para trás. Segundo apurou o Estadão, executivos do ramo viveram dias estressantes e de rápidas definições: de repente, caiu a ficha de que é necessário fazer alguma coisa. Em meio a um cenário de crise, agravado pela pandemia, as empresas parecem ter acordado para a dura realidade: é a hora de crescer ou morrer.

Na semana passada, começou a ficar claro que não existe mais como uma empresa querer dominar apenas no seu “quadrado”. O movimento da Arezzo, que fez oferta agressiva pela Hering, mostra o interesse da calçadista em migrar para as confecções – e não em um negócio especializado, como a Reserva (que já adquiriu), mas com uma grande marca. Ofereceu R$ 3 bilhões à Hering, que considerou a oferta baixa. Mas as negociações seguem, apurou o Estadão.

Ao mesmo tempo, a Renner contratou bancos para uma oferta de ações para arrecadar até R$ 6,5 bilhões. O alvo seria o e-commerce Dafiti – que é forte na internet, meio no qual a todo-poderosa Renner ainda engatinha.

“É um movimento simples. Agora, ou a empresa vai ser a consolidadora ou vai ser consolidada”, define Marcos Gouvêa de Souza, fundador da consultoria em varejo Gouvêa. Para o presidente do banco americano Morgan Stanley no País, Alessandro Zema, a tendência é que as empresas busquem no mercado negócios para reforçar setores em que ainda não são fortes, e não a busca de escala em áreas que já dominam. O raciocínio se encaixa tanto no caso de Arezzo e Hering quanto na aproximação de Renner e Dafiti.

Mas não só. Na semana passada, a Lojas Americanas colocou para dentro de casa a Uni.co, dona de marcas como Puket (moda) e Imaginarium (decoração). Ainda em 2019, o Magazine Luiza comprou a Netshoes em uma disputa acirrada com a Centauro – e fincou bandeira nas áreas de moda e esportes.

Tendo o Magalu como exemplo a ser seguido, um grupo de empresas se movimenta para dominar um mundo multicanal e multissetorial – para não acabarem engolidas por quem teve coragem de partir para o ataque primeiro. “A diferença do Magalu para as outras é que há muito tempo ela não é uma empresa de eletrodomésticos”, diz um executivo de banco.

O desafio também envolve acrescentar tecnologia a negócios de varejo. “A guinada para a tecnologia está ocorrendo em todos os setores, com adequação ao e-commerce e ao delivery”, diz Diogo Aragão, responsável pela área de fusões e aquisições do Bank of America. “As empresas podem decidir entre comprar ou construir, mas, por vezes, é mais vantajoso para a empresa comprar.”

E adquirir um negócio já pronto economiza algo que as empresas hoje não têm: tempo. “Há percepção de que a agenda digital precisa ganhar velocidade no pós-pandemia”, diz Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese. “Um negócio isolado é mais vulnerável a ser comprado por um ecossistema, como o do Magalu.”

Se em tese toda empresa quer crescer e se tornar o próximo Magalu ou Amazon, o que determina quais são nomes “emergentes” nesse movimento? Em duas palavras: resultado e credibilidade. Três nomes aparecem com força. A Arezzo está com o caixa cheio para ir às compras; a Renner, que há anos entrega resultados, tem cacife para captar bilhões para aquisições. Já Americanas é uma gigante que está integrando digital e lojas físicas, antiga demanda de investidores (veja perfis abaixo).

A Lojas Americanas tem esse nome porque foi fundada no Rio por três americanos, justamente no ano do “crash” da Bolsa: 1929. A empresa também é uma das pioneiras no mercado de capitais brasileiro, tendo aberto seu capital em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial.

Mais tarde, nos anos 1980, foi comprada pelo extinto Banco Garantia, do bilionário Jorge Paulo Lemann (que, aliás, está no negócio até hoje). Ao longo do tempo, fez parcerias com o Walmart e a rede de locadoras Blockbuster. A companhia foi uma das primeiras a investir pesado no e-commerce, com Americanas.com e Submarino.

É nesse histórico de inovações que se ancora para, mais uma vez, se reinventar. Apesar do pioneirismo na internet, a companhia viu o Magazine Luiza se tornar a referência em atuação multicanal e multissetorial. A empresa, que sempre vendeu de tudo, agora corre para ter suas próprias marcas. Na semana passada, comprou a Uni.co, dona de marcas como Imaginarium, Puket e Mind para ampliar sua oferta nas áreas de moda e decoração.

Durante muitos anos, as operações da B2W, seu braço digital, foram separadas das redes físicas. Essa linha imaginária, que foi apagada pelo Magalu, também está prestes a virar coisa do passado para as Americanas – o que tem animado investidores.

Lojas Renner, de sócia da JC Penny a ‘corporation’

A gigante Renner, líder no setor de varejo de moda no País, é hoje um mamute corporativo com valor de mercado de R$ 36 bilhões e fôlego suficiente para formar rapidamente um consórcio de bancos em torno de uma oferta de ações bilionária. Com os R$ 6,5 bilhões que pretende arrecadar, ela pretende expandir mercados e se aventurar em novos segmentos e, principalmente, no e-commerce. O alvo seria a Dafiti – a empresa não comenta.

Seria uma mudança de paradigma: por todo o sucesso que colecionou ao longo das últimas décadas, a companhia veio apostando no ganho de escala do negócio de moda que sempre a caracterizou. Mas isso não quer dizer que seja estranha a movimentos ousados do ponto de vista corporativo.

A Renner nasceu em 1965, mas, até o início dos anos 1990, a empresa gaúcha era uma rede restrita à Região Sul. As coisas começaram a mudar quando a gigante americana JC Penney se tornou sócia da companhia. Ao fim daquela década, o grupo estrangeiro embolsou os lucros de seu investimento, deixando o negócio. A Renner, ao abrir o capital, se tornou uma das primeiras “corporations” (empresa sem controle definido) do mercado brasileiro.

Desde então, a companhia prevaleceu em um mercado com fortes concorrentes nacionais, como Riachuelo, e internacionais, como a C&A. A empresa fechou o ano de 2020 com 594 lojas no País, incluindo as marcas Camicado e YouCom.

Fundada em 1972, em Belo Horizonte, pelo empresário Anderson Birman, o primeiro “pulo do gato” da Arezzo veio no fim daquela década, quando a lançou a sandália “Anabela” com salto de juta – foi aí que a empresa começou a dominar o setor de calçados femininos.

Desde então, a empresa cresceu e, há pelo menos uma década, é uma “queridinha” da Bolsa. Hoje, seu valor de mercado é de R$ 7,9 bilhões. Essa confiança do mercado é reflexo de uma operação que se reinventou ao longo do tempo. Embora tenha surgido como indústria, a Arezzo logo se voltou para a criação e desenvolvimento, terceirizando a produção. Criou uma robusta rede, marcas secundárias (como Schutz e Anacapri) e concluiu a sucessão, com Alexandre Birman assumindo o comando.

Agora, é a hora de dar um novo salto. Depois de começar pelas bordas, incorporando a Vans e a Reserva, fez uma proposta – hostil, na visão de parte do mercado – pela Hering. A empresa não comenta as negociações.
Fernanda Guimarães e Fernando Scheller/Estadão Conteúdo

Ipiaú inicia nesta segunda-feira a vacinação dos profissionais de educação e de pessoas com comorbidades pulmonar

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A vacinação contra a Covid-19 em Ipiaú continua nesta segunda-feira(26), agora com o foco nos profissionais de educação, pessoas a partir de 60 anos e pessoas com comorbidades. Na sexta-feira(23), a equipe da Secretaria de Saúde do município vacinou pessoas com deficiência na APAE e transplantados no Colégio Professora Celestina Bittencourt, além de pessoas com idade a partir de 60 anos.

Hoje no Estádio Pedro Caetano, das 08h às 12h, onde a equipe da Secretaria de Saúde do município também opera em sistema drive thru, continua a vacinação para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além das pessoas com deficiência, transplantados, imunossuprimidos, pessoas com doença renal crônica estágio 3 ou síndrome nefrótica e com pneumopatias crônicas graves (DPOC, fibrose cística, fibrose pulmonar e asma grave). Todas as pessoas com essas comorbidades devem apresentar relatório médico no ato da vacinação e ter idade igual ou superior a 18 anos.

No período da tarde, profissionais da educação da rede estadual recebem o imunizante a partir das 14h e da rede privada a partir das 15h. A vacinação acontecerá no Colégio Professora Celestina Bittencourt para profissionais com idade a partir de 55 anos, além disso eles devem ser encaminhados pela instituição de ensino que prestam serviço. Para se vacinar os profissionais da educação devem levar também o seu contracheque ou contrato de trabalho além dos seguintes documentos solicitados para todos os grupos: cartão do SUS, CPF, cartão de vacinação, comprovante de residência ou cartão família

A vacinação segue uma programação especial na zona rural, que acontece em sua maioria em domicílio, sendo que em alguns dias são reservados para vacinação nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos.

Os idosos acamados ou com alguma dificuldade de locomoção recebem a vacina em casa. A solicitação deve ser realizada por um responsável, no Posto de Saúde mais próximo do seu domicílio.

Já foram aplicadas em Ipiaú 10.125 doses da vacina. 2.533 idosos já estão imunizados e 5824 com idade igual ou superior a 60 anos, assim como os asilados, tomaram a primeira dose. No grupo dos profissionais de saúde são 1134 que tomaram a primeira dose e dentre estes 538 receberam a segunda dose da vacina. Além disso, são 25 pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, 38 policiais, 24 pessoas com deficiência e 9 pessoas imunossuprimidas também tomaram a primeira dose do imunizante.
Prefeitura de Ipiaú/Dircom

PP trabalha pelo fortalecimento da pré-candidatura de João Leão ao governo, diz Cacá Leão

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados/Cacá Leão

O deputado federal Cacá Leão (PP) afirmou nesta segunda-feira (26) que o partido trabalha pela candidatura do vice-governador João Leão (PP) para o governo da Bahia em 2022. Ele foi questionado sobre a possibilidade de o Progressistas apoiar ACM Neto (DEM) nas eleições estaduais, em oposição ao provável candidato governista, Jaques Wagner (PT).

“A gente ainda não sabe quem serão os candidatos da eleição do Governo em 2022. Temos alguns nomes colocados, como o senador Jaques Wagner e o ex-prefeito ACM Neto. Mas a gente também tem colocado o nome do senador Otto Alencar e do vice-governador João Leão – que é do meu partido, que é o nome que a gente apoia, que a gente coloca e que vai trabalhar dentro do nosso grupo político para fazer esse enfrentamento”, disse.

Leão afirmou ainda que o Progressistas tem “legitimidade” para lançar candidato próprio ao Palácio de Ondina. “Fomos o partido que mais cresceu nas eleições de 2020, temos mais de 100 prefeitos e 500 vereadores. Somos 10 deputados estaduais e quatro federais. Temos um vice-governador, um nome capaz de entrar nessa discussão. Então, a gente não está fazendo a discussão de quem vamos apoiar. Estamos fazendo a discussão do fortalecimento do nome da nossa pré-candidatura, que é João Leão”, acrescentou.
Guilherme Reis

Entrevista de Imbassahy traça cenário inseguro para apoio do PSDB a Neto na Bahia

Foto: Mateus Soares/Arquivo
Ex-prefeito e ex-deputado Antônio Imbassahy, que concedeu entrevista a este Política Livre neste domingo

Declarações do ex-prefeito e ex-deputado federal Antonio Imbassahy sobre a sucessão de 2022, em entrevista a Alexandre Galvão, deste Política Livre, neste domingo, contribuíram para acender o sinal amarelo nos grupos políticos tanto do governo quanto da oposição na Bahia com relação às próximas eleições.

Em resumo, Imbassahy disse que não está aposentado das urnas e que as circunstâncias ditarão qual será sua posição em relação à próxima disputa eleitoral na Bahia. Foi o suficiente para muitos interpretarem que o ex-deputado, hoje chefe do escritório político de São Paulo em Brasília, pode ser candidato ao governo.

Parte das especulações decorre da evolução do relacionamento entre seu partido e do governador de São Paulo, João Dória, o PSDB, e o DEM, comandado no país pelo ex-prefeito ACM Neto. Se eles se acertarem com relação ao apoio à candidatura presidencial de Dória, Neto será automaticamente o candidato dos tucanos no Estado.

Mas, se o entendimento não sair, Dória pode tentar lançar um candidato na Bahia para apoiar seu nome e não se descarta, entre os tucanos paulistas, a figura do ex-prefeito. Claro que a estratégia dependeria de o atual governador de São Paulo ganhar as prévias no PSDB para concorrer à Presidência.

Ele disputa até agora a indicação para candidato com pelo menos outros três nomes: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. O movimento recente de Dória no sentido de filiar ao PSDB seu vice, Rodrigo Garcia, seria um sinal importante de ser levado em conta.

Com isso, o tucano quis sinalizar que, ganhando as prévias, não pretende passar o governo de São Paulo para o DEM, partido de Garcia, mas para o próprio grupo. A iniciativa de Dória irritou ACM Neto, que ameaçou romper com ele. Naturalmente, para impor um candidato contra Neto, Dória teria que ter maioria na executiva local do PSDB.

E, a dia de hoje, os defensores de sua candidatura no Estado estão em menor número em relação àqueles que apóiam o nome de Neto ao governo. O quadro, com Imbassahy pelo meio, entretanto, mostra que a ideia de que o PSDB seria um apoiador consolidado na Bahia ao projeto netista não é mais tão líquida e certa quanto no passado.
Política Livre

Anvisa avalia pedidos de importação da vacina Sputnik V

Foto: Agência Reuters/Direitos Reservados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para hoje (26), às 18h, uma reunião extraordinária da diretoria colegiada para avaliar os pedidos de estados e municípios para importação da vacina Sputnik V, usada na imunização contra a covid-19. O imunizante é produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

A reunião de deliberação foi marcada dentro do prazo estipulado pela lei e de acordo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão dentro do prazo de 30 dias.

Amanhã (27), a Anvisa deve analisar o pedido de uso emergencial da combinação dos medicamentos banlanivimabe e etesevimabe para o tratamento da covid-19. Os remédios são produzidos pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil. O pedido foi protocolado no dia 30 de março.

Na quinta-feira (29), a diretoria colegiada também vai se reunir para a 8ª reunião ordinária, na qual serão discutidas pautas relacionadas às áreas de regulação da agência.
Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 6

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 6 recebem hoje (26) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada no último dia 16 e será paga até 30 de abril.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família - Arte/Agência Brasil

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

* Colaborou Andreia
Por * Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Boletim Covid/ 25 de abril, confirma um novo caso de coronavirus. e nove casos ativos

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 25 de abril, tivemos 9283casos registrados como suspeitos, sendo 2.723 casos confirmados, dentre estes, são 2.654 pessoas RECUPERADAS, 04 estão em isolamento social, 05 estão internadas e 61 foram a óbito. 6477 casos foram descartados e 19 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 09 casos ativos.

O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder .

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Governo prorroga até 3 de maio toque de recolher na Bahia (Decreto 20.400)

Foto: Divulgação/SSP
Em 227 municípios baianos (ver lista abaixo), o toque de recolher, das 20h às 5h, passa a vigorar até o dia 3 de maio. Nos demais municípios, continua restrita a locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 5h, também até o dia 3 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada neste domingo (25), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).

Os estabelecimentos comerciais que funcionam como restaurantes, bares e congêneres, localizados nos municípios listados abaixo, deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.

Fica vedada em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 30 de abril até as 5h do dia 3 de maio.

Transporte

A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 21h30 às 5h, de 26 de abril a 3 de maio.

No período entre 26 de abril e 3 de maio, a circulação dos ferry boats deverá ser suspensa das 21h30 às 5h, ficando vedado o funcionamento nos dias 1 e 2 de maio.

Também até o dia 3 de maio, a circulação das lanchinhas deverá ser suspensa das 21h30 às 5h. Nos dias 1 e 2 de maio, a circulação deverá ocorrer com a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação.

Aulas e eventos

Continuam suspensas, até 3 de maio, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares. As atividades letivas nestas unidades poderão ocorrer de maneira semipresencial, conforme disposições editadas pela Secretaria da Educação, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%. A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

Permanecem proibidos até o dia 3 de maio os eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Fica suspensa a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todo o território estadual, até 3 de maio.

Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 3 de maio, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Continuam permitidos os atos religiosos litúrgicos, com limitação da ocupação ao máximo de 25% da capacidade do local.

Confira a lista dos 227 municípios:

Abaíra, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Alcobaça, América Dourada, Anagé, Andaraí, Angical, Antas, Aporá, Araçás, Aracatu, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Catu, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Esplanada, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga , Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Inhambupe, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itaetê, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jandaíra, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pedrão, Piatã, Pindaí, Piripá, Piritiba, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José do Jacuípe, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Umburanas, Urandi, Utinga, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley e Xique-Xique.
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Destaques