Unlabelled

Boletim Vacinômetro 06 de maio da Secretaria de Saúde de ipaú

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que até hoje, 06 de maio, recebemos 13.436 imunizantes e 11.654 doses da vacina já foram aplicadas. Sendo que 1220 profissionais de saúde receberam a primeira dose, e dentre estes 739 tomaram a segunda dose. 6049 idosos asilados e idosos acima de 60 anos receberam a primeira dose, destes 3051 tomaram a segunda dose. Entre as pessoas com comorbidade foram aplicadas 250 doses da vacina referentes a primeira dose, e 18 referentes a segunda dose. Além disso, 61 policiais receberam a primeira dose 04 já tomaram a segunda dose, 220 profissionais de educação com idade a partir de 50 anos e 42 profissionais de limpeza urbana também tomaram a primeira dose do imunizante.

Vacina Salva Vidas. Desinformação Não!

Prefeitura de Ipiaú / DIRCOM

Boletim Covid -desta quintafeira, 06 de maio mais duas pessoas testaram positivo para covid, e a confirmação de um óbito ocorrido em decorrência da Covid-19.

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 06 de maio, tivemos 9.384 casos registrados como suspeitos, sendo 2.748 casos confirmados, dentre estes, são 2.679 pessoas RECUPERADAS, 04 estão em isolamento social, 05 estão internadas e 64 foram a óbito. 6.533 casos foram descartados e 37 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 09 casos ativos.

Hoje tivemos a confirmação de um óbito ocorrido em decorrência da Covid-19. A vítima era idosa, e estava internada.

O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Com Leão fora da chapa de Wagner, nome mais forte no PP para concorrer a vice é o de Carletto

Foto: Divulgação
Com o acordo pelo apoio à candidatura de Jaques Wagner (PT) ao governo em 2022 selado por meio da entrega de mais duas secretarias ao PP do vice-governador João Leão, a grande discussão hoje na legenda é sobre quem o cacique progressista pretende indicar à vice na chapa do senador.

Como Leão já foi reeleito vice-governador, pela legislação, nem ele nem seu filho, o deputado federal Cacá Leão, podem concorrer à posição, o que abre espaço para que indiquem um nome alternativo do partido à chapa. As menções hoje mais fortes são ao deputado federal Ronaldo Carletto.

Rico, embora tenha fama de que não gosta de gastar com política, Carletto já adota comportamento de quem quer sair à vice, segundo colegas na Câmara, demonstrando pouco interesse pelo cultivo às bases. Outro nome que também surge no PP é o do deputado federal Mário Júnior, que nega a intenção.

Política Livre

Bahia registra 3.471 novos casos de Covid-19; total de mortes é de 18.980

Foto: Divulgação
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.471 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.139 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (6) também registra 83 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dos 920.422 casos confirmados desde o início da pandemia, 885.369 são considerados recuperados, 16.073 encontram-se ativos e 18.980 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.214.512 casos descartados e 201.365 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 47.627 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Situação da regulação de Covid-19

Às 12h desta quinta-feira, 50 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 16 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Vacinação

Com 2.563.601 vacinados contra o coronavírus, dos quais 1.213.425 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados com o maior número de imunizados. A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Estadão Conteúdo

Governo assina contrato para implantação de Centros Públicos de Economia Solidária

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Na manhã desta quinta-feira (6), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), assinou os contratos de gestão para a implantação e operação de dois Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), um na região da Chapada Diamantina, com investimento de R$ 1,6 milhões; e outro na cidade de Porto Seguro, na região da Costa do Descobrimento, com um investimento de R$ 1 milhão. O ato de assinatura ocorreu na sede da Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Para o secretário da Setre, Davidson Magalhães, a importância deste investimento está no acompanhamento aos empreendimentos, permitindo a emancipação econômica de pessoas que não têm acesso à crédito e nem à assistência técnica. “Os centros de economia solidária se constituem nas mais importantes políticas públicas de economia solidária do país, que tem como objetivo principal fortalecer a economia regional e local, gerando emprego e renda em toda a Bahia”, explicou.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Fotcontrato e expressou sua alegria em poder participar da implantação do centro público em sua região “Este equipamento vai transformar e fortalecer as políticas públicas no território da Chapada e nos nove municípios do entorno”.

Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) são espaços multifuncionais públicos que se propõem a indicar oportunidades de promover e fortalecer o trabalho coletivo fundamentado na economia solidária. A estrutura desses centros é mantida através da parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.

A coordenadora do Cesol em Salvador, Carla Uckonn, diz que, atualmente, os empreendimentos contam com o apoio de 13 unidades distribuídas pelos Territórios de Identidade do estado. Segundo Carla, as Cesol são instrumentos de referência nacional importantes para a consolidação das cadeias produtivas, que ofertam oportunidades de desenvolvimento para empreendedores que estão excluídos do processo de iniciativa de maior porte de incremento da renda. “Os centros têm uma importância enorme para o desenvolvimento do território. Em Salvador, atendemos 128 empreendimento coletivos de economia solidária dos bairros populares e periféricos, ofertando assistência técnica nas áreas de gestão e de comercialização, implantando espaços de comercialização e estratégias desde a idealização do produto até toda a qualificação do processo produtivo”.

Confira a lista dos Centros Públicos de Economia Solidária na Bahia.

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Martagão lança campanha para arrecadar recursos para o Hospital no mês das mães

Foto: Eduardo Moody/
O montante arrecadado será utilizado para manter os atendimentos de alta complexidade da Instituição

 Irene Conceição é mãe de Igor. Durante quase três anos de internação do filho, ela ficou ao seu lado. Ana Gomes é mãe de Vitório Miguel. Ela também permaneceu ao lado dele, no hospital, por um ano. Hoje, elas são dois exemplos das milhares de mães que sempre acompanham seus filhos em tratamentos de alta complexidade no Martagão Gesteira e internamentos de longa duração. Para manter esses atendimentos, o Hospital lança, nesta quarta-feira (5), uma campanha para arrecadar recursos: “Ajude o Martagão. Quem pede é uma mãe”.
Fotos: crédito Eduardo Moody
“A dedicação dessas mães é comovente e nos impulsiona a dar continuidade ao nosso trabalho. Sabemos, também, que a sociedade apoia a causa da saúde da criança e, por isso, estamos pedindo que nos ajudem a manter nossos serviços de alta complexidade que atendem pacientes de todo o estado. Todas as mães que têm seus filhos atendidos no Hospital fazem coro a este pedido”, ressalta a diretora do Martagão, Erica Oliveira.

Para ajudar o Martagão, doações podem ser feitas por meio do Pix do Hospital, sem taxas, por meio da chave doeagora@martagaogesteira.org.br ou do site oficial da instituição: https://martagaogesteira.com.br.Referência em pediatria, o Martagão é um dos principais responsáveis pelos atendimentos de alta complexidade em diversas especialidades, na faixa pediátrica pelo SUS. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o Hospital conseguiu manter esses serviços em funcionamento durante todo o ano, por se tratarem de doenças graves que não permitem o adiamento do tratamento.

Com base em dados da Tabela SUS 2020, o Martagão foi responsável, considerando o estado da Bahia, por quase a metade das cirurgias cardíacas feitas em crianças de até 14 anos (46%), além de 42% dos procedimentos em oncologia; 31% dos procedimentos de neurocirurgia e 21% dos internamentos de UTI pediátrica (tipo 2).

Treinamento - Depois de internações em outras unidades de saúde, Irene Conceição foi para o Martagão. Ela chegou em 2012 na Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD) do Martagão e foi treinada pela equipe do Hospital para, em casa, cuidar do filho, que tem uma doença degenerativa. “Tudo que eu queria era levar meu filho para casa. Foi um dia muito feliz para mim. Se não fosse esse apoio do Martagão, minha segunda casa, onde a gente ‘morou’ por mais de dois anos, não sei o que seria da gente. Eu vivo só para cuidar do meu filho”, conta.

Anderson Sotero/Assessor de Imprensa Hospital Martagão Gesteira

Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil-71 991132370 / 30323770

Sandro Régis critica comparação de Rui de vacina Sputnik V e defensivo agrícola: "Agressiva e irresponsável

Foto: Divulgação/Ascom/ALBA
O deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), criticou nesta quinta-feira (6) as declarações do governador Rui Costa (PT) que, em entrevista a uma emissora de TV, disse que se a vacina Sputnik V fosse um defensivo agrícola a Agência Nacional de Vigiância Sanitária (Anvisa) "aprovaria rapidamente".

Para Régis, além de ser desproporcional, a comparação é agressiva com a Anvisa e com o setor Agro, responsável por cerca de 25% do PIB do estado. "Os defensivos agrícolas, para serem aprovados, passam por três esferas federais, não apenas pela Anvisa, seguindo critérios muito rigorosos", ressaltou, em seu perfil no Twitter.

"A comparação equivocada do governador é um desserviço para a sociedade. Vamos destacar que os defensivos cumprem um papel importante no combate às pragas e na qualidade da nossa produção, impactando também no preço da cesta básica", afirmou.

Por fim, ele lamentou a declaração e lembrou que os governos petistas têm um histórico de desprestigiar o setor Agro. "Esse tipo de declaração preconceituosa mostra como o governo do PT desprestigia o setor. Ao invés de incentivar e apoiar o setor que tem gerado emprego e renda para os baianos, o governador segue atacando o Agro de forma irresponsável com declarações e ações", frisou.

Câmara de Ipiaú realiza hoje mais uma sessão virtual

Foto: Divulgação/Ascom/CMI
Nesta quinta-feira, 6 de maio, a Câmara Municipal de Ipiaú realiza, a partir das 20 horas, a sua 12 ª Sessão Ordinária. Três projetos de lei, sendo dois do Poder Executivo, são destaque da pauta dessa sessão que continua em modo virtual.

DESTAQUES DA PAUTA: - Projeto de Lei 008/2021, oriundo do Poder Executivo que dispõe sobre a alteração do § 1º do Artigo 1º da Lei 2.449, de 30 de março, prorrogando o prazo para adesão e concessão de anistia de multas e juros, parcelamento especial de débitos tributários.

- Projeto de Lei 007/2021, oriundo do Poder Executivo que dispõe sobre DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS para o exercício de 2022. Primeira Votação.

- Projeto de Lei 007/2021, do Poder Legislativo, que denomina de Rua Ana Paula Costa, a atual Rua Jardim Santa Rita, no Bairro Santa Rita. (José Américo Castro).

A prefeita Maria das Graças se reúne com representantes das guardas municipais de Jequié e Jitáuna.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Com o propósito de implantação da guarda municipal em Ipiaú, a prefeita Maria das Graças Mendonça esteve reunida, recentemente, com a Procuradora do Município, Isabelle Araújo e o Diretor de Transito, Antônio Carlos Santos, além do Major Jocevã Lima, comandante da 55º CIPM e representantes da Guarda Municipal de Jitaúna e de Jequié, que relataram a experiência do serviço na cidade e como foi realizada a implantação nas suas cidades.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Na oportunidade foram discutidos aspectos necessários para a viabilização do projeto que atenderá a uma antiga reivindicação da comunidade local e foi uma das promessas de campanha da prefeita.

A Guarda Municipal terá, dentre outras atribuições, a responsabilidade pela proteção do patrimônio do município; presença em logradouros públicos; defender e prestar socorro à população, nos casos de necessidade e emergência, e em situação de calamidade pública; prevenir e agir em apoio às Polícias Civil e Militar, quando necessário, e auxiliar na organização do trânsito da cidade.José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Antissocial, agressor de creche queria largar estudos e guardava dinheiro em casa

Foto: Reprodução
A Polícia Civil trabalha para traçar o perfil de Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, autor do ataque à creche em Saudades (SC). Com a motivação ainda desconhecida, foram mortas duas mulheres e três bebês, feridos a golpes de facão na terça-feira, 3.

A polícia colheu depoimentos de pessoas próximas, mas algumas informações ainda são tratadas pelos investigadores como preliminares ou até mesmo boatos. A Justiça converteu a prisão em flagrante em preventiva e liberou a quebra de sigilo de dados, para que a polícia analise computadores, videogame e pen drive apreendidos.

Segundo apurou o Estadão, não consta no inquérito qualquer evidência que pudesse indicar histórico de violência de Mai até o momento. Natural de Saudades, o agressor tem ficha criminal limpa, sem antecedentes ou registro de ato infracional - crimes cometidos por pessoas com menos de 18 anos.

Ele atingiu a maioridade no último dia 3. Apesar da idade, ainda cursava o 9º ano do ensino fundamental e trabalhava de menor aprendiz em uma indústria, com unidade instalada no município, responsável por confeccionar roupas e calçados para marcas famosas.

Colegas de trabalho o descrevem como introspectivo e reservado. Jogos no computador seriam o seu assunto preferido. Também era solteiro, mantinha poucas relações sociais e evitava festas. Guardava todo o dinheiro do trabalho em casa.

Mais afastada do centro, a residência não tem muros e é considerada simples. Ele morava com uma irmã mais nova, além do pai, jardineiro, e da mãe, afastada do trabalho para tratar um câncer. Após a repercussão do caso, os parentes deixaram o local por temer represálias.

Segundo relatam policiais, a família estava surpresa e liberou a entrada dos investigadores. Lá, foram apreendidos R$ 11 mil em espécie, que seriam as economias do jovem, mas não foi achado qualquer registro - diário ou carta, por exemplo - que sinalizasse o ataque.

"Até agora, não temos nada que ateste problemas de qualquer natureza sobre a conduta pessoal dele", afirmou o delegado Ricardo Casagrande, da regional de Chapecó. "Os depoimentos coletados vão dar um norte em relação à conduta do jovem e isso vai ser confrontado com provas técnicas, como objetos e bens apreendidos."

Informalmente, os familiares teriam relatado que Mai teria costume de maltratar animais domésticos - embora nenhuma denúncia tenha sido registrada. Também teriam dito que, ao questionar sobre a compra da arma empregada no ataque à creche, o agressor teria dito que era para usar nos bichos.

Responsável pelo inquérito, o delegado Jerônimo Ferreira declarou que os pais também relataram que o rapaz gostava de jogos online, teria problemas em casa e não desejava mais estudar. O motivo alegado seria bullying. "Espero conseguir interrogá-lo. Quero ver o que ele vai contar", disse.

No hospital, jovem tem quadro de saúde grave

No dia do atentado, Mai chegou de bicicleta à creche Pró-Infância. Eram por volta das 10 horas. No portão, foi atendido pela professora Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, a primeira a ser atacada. Mesmo ferida, ela tentou correr para avisar os colegas e proteger as crianças.

O criminoso conseguiu, ainda, ferir e matar a agente educadora Mirla Renner, de 20 anos, além de três bebês. Outra criança foi esfaqueada e, atingida no pulmão, está na UTI.

Outras professoras que estavam no local conseguiram se trancar nas salas e gritaram por socorro. Vizinhos que ouviram o barulho foram os primeiros a chegar e conseguiram deter o agressor até a chegada da Polícia Militar. "Ele, ao perceber que seria contido, começou a se auto-lesionar", disse Casagrande.

Uma professora da creche relatou à reportagem que Mai é pouco conhecido na cidade e não tinha relação com funcionários da instituição de ensino. Familiares das vítimas também afirmam não conhecer o agressor.

No local, Mai ainda teria perguntado quantas pessoas ele conseguiu matar, de acordo com um bombeiro que atendeu a ocorrência. Com ele, os policiais ainda encontraram uma segunda arma branca, menor, que não chegou a ser usada no crime.

Preso em flagrante, Mai sofreu um ferimento profundo no pescoço e foi levado ao Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, onde passou por cirurgia e é mantido sob custódia. O estado de saúde é grave.
midiamax.uol.com.br

Jovem esfaqueia ex-namorado ao ter casa invadida e ser agredida com socos

Foto: Ilustração

Para se defender de seu ex-namorado de 18 anos, uma jovem de 24 anos acabou esfaqueando o homem, na noite desta quarta-feira (5), em Três Lagoas a 338 quilômetros de Campo Grande. Ele acabou preso em flagrante.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o homem que não aceita o fim do relacionamento de 9 meses, que teve com a jovem foi até a casa dela por volta das 21 horas desta quarta (5) e invadiu a residência passando a agredir a vítima com socos e tapas.

Para se defender, a jovem se apoderou de uma faca e desferiu um golpe contra o autor o atingindo no braço. Ele fugiu logo em seguida, mas acabou encontrado pela polícia em uma casa próxima à da vítima. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia.

Denuncie!!

Existem dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 -, é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados, já que a violência contra a mulher no Brasil é um problema sério no país.
https://midiamax.uol.com.br/

Poder Judiciário da Bahia retomará atividades presenciais a partir de segunda-feira (10)

Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)

O Poder Judiciário da Bahia retomará, a partir de segunda-feira (10), as atividades presenciais. A medida foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (5).

A retomada presencial das atividades será de forma gradual, seguindo as medidas de higiene e segurança estabelecidas no Decreto Judiciário nº 414, de 24 de julho de 2020.

A partir da próxima segunda-feira, ocorrerá a reabertura das unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário. É preciso, entretanto, se atentar para algumas restrições.

De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), entre segunda e sexta-feira (14), a reabertura das unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário estará limitada à realização de trabalho interno. Estão vedados o acesso e o atendimento presencial aos advogados e às partes.

O acesso das partes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público Estadual às dependências do PJBA estará autorizado a partir de 17 de maio. Entretanto será necessário o agendamento prévio.

Além disso, esse atendimento presencial deverá ocorrer somente nas hipóteses em que não for possível a realização do atendimento remoto via Balcão Virtual ou Central de Agendamento.

Restrições

O retorno presencial à atividade deve respeitar o quantitativo diário equivalente a um servidor para cada 4 m² dos espaços físicos, podendo ser estabelecido o sistema de rodízio para o cumprimento desse limite.

Entre segunda e sexta-feira, o horário de expediente das unidades judiciais e administrativas será das 9h às 15h, exceto das que compõem o Sistema dos Juizados Especiais e daquelas que possuem horário de expediente reduzido.

Em relação às unidades do Sistema dos Juizados Especiais, que funcionem em dois turnos, o horário será das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Os servidores em teletrabalho não estarão submetidos a esse horário de expediente presencial, que é excepcional, devendo cumprir a sua jornada de trabalho regular.

Todas as unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário vão seguir com as diretrizes de higiene e segurança, propostas pelo Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores. O TJ-BA disponibiliza a lista de decretos e atos relacionados à pandemia da Covid-19 no site da instituição.

As informações são do site G1/Bahia.

Senadores avisam Bolsonaro que André Mendonça terá dificuldade se indicado ao STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro recebeu recado direto de senadores: o nome do advogado-geral da União, André Mendonça, terá dificuldade de ser aprovado em sabatina no Parlamento caso ele seja indicado para o STF (Supremo Tribunal Federal). Um dos senadores que bombardeiam Mendonça é David Alcolumbre (DEM-AP).
Mônica Bergamo/Folhapress

Sputnik V: Anvisa diz que atua com ética e respeito com as empresas

Foto: Marceo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse hoje (5), por meio de nota, que tem atuado com “ética e respeito” com todas as empresas que pretendem ter vacinas contra a covid-19 autorizadas no Brasil. A manifestação da agência reguladora ocorre em meio a troca de acusações com representantes da vacina Sputnik V, após a rejeição do pedido de nove estados para a aquisição da vacina, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

Ao barrar a entrada do imunizante, os diretores da Anvisa alegaram faltar dados técnicos e pendências na documentação apresentada pelo fabricante para verificar se a vacina é segura e eficaz e que, dessa forma, pode trazer riscos à saúde. De acordo com a agência, cabe ao desenvolvedor da vacina responder de maneira satisfatória aos questionamentos apontados pelo órgão regulador.

“A Anvisa já aprovou outras cinco vacinas e a autorização do processo da vacina Sputnik V depende do desenvolvedor, ou seja, os estudos devem ser apresentados e as dúvidas referentes às questões exaustivamente já apontadas devem ser esclarecidas e resolvidas. A transparência, o debate técnico qualificado e os dados técnicos podem comprovar a segurança, a eficácia e a qualidade de um produto que pode salvar milhares de vidas”, diz a nota.

Segundo a agência, a análise da vacina "não abandonou os preceitos básicos da conduta técnica" para a aprovação das vacinas e que o rigor técnico é aplicado nas reuniões e trocas de informações, mas que “não falta respeito pelos países e suas autoridades e nem pelo desenvolvimento científico”.

“A Anvisa não está acima das críticas, mas são inadmissíveis os ataques à autoridade sanitária do Brasil e aos seus servidores públicos, que vêm atuando conforme a missão de servir ao Estado brasileiro e de promover a proteção da saúde da população”, diz a nota.

O pedido de importação de 66 milhões de doses do imunizante foi negado no dia 26 de abril. A Anvisa apontou uma série de problemas, entre eles, a presença ou não de adenovírus com capacidade de replicação no corpo dos pacientes que receberem doses da vacina.

No dia 29 de abril, a conta oficial dos responsáveis pela vacina no Twitter comunicou a intenção de judicializar a análise feita pela agência brasileira. “Após a admissão do regulador brasileiro Anvisa de que não testou a vacina Sputnik V, a Sputnik V está iniciando um processo judicial de difamação no Brasil contra a Anvisa por espalhar informações falsas e imprecisas intencionalmente”, disse a mensagem.

No mesmo dia, a Anvisa disse que a detecção de adenovírus replicante ocorreu no produto acabado, e não em fases intermediárias da fabricação. O índice de presença teria sido 300 vezes superior ao maior limite permitido por uma autoridade sanitária, no caso a dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).

Em sua conta no Twitter, a equipe responsável pela vacina Sputnik V interpretou o pronunciamento da agência como uma admissão de não ter encontrado presença de adenovírus replicante no imunizante, mas que estava preocupada com o limite regulatório teórico russo para esse parâmetro.

Nesta quarta-feira, a agência disse que o tem exigido são “questões básicas” para uma vacina e listou como exemplo o relatório técnico ou dados de toxicologia (por exemplo, estudos capazes de comprovar que a vacina não tem toxicidade para os órgãos reprodutivos e para o feto); dados de segurança por faixa etária e segurança, para aplicação da vacina em pessoas idosas e para as pessoas que já tiveram a covid-19 e de dados sobre as respostas imunes induzidas pela vacina.

A Anvisa também citou entre os documentos a necessidade de apresentação de relatórios de validação; estudos comparativos capazes de garantir que a produção do lote comercial é semelhante com o lote de 5 litros dos estudos clínicos; dados sobre o controle de vírus adventícios, impurezas, contaminantes e adenovírus replicantes.

A Anvisa disse ainda que esses requisitos foram cumpridos pelos demais laboratórios de vacinas contra a covid-19, aprovadas pela Anvisa e por outras autoridades e que o principal motivo da decisão para não autorizar a importação foi a falta de informações sobre a segurança, a qualidade e a eficácia do imunizante.

Edição: Valéria Aguiar
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Destaques