Casal de idosos morre em acidente na BR-330; vítimas eram de Acaraci

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um casal de idosos morreu em um grave acidente ocorrido no início da noite dessa sexta-feira (04), na BR-330, anel viário de Jequié. As vítimas estavam em automóvel modelo Fox que colidiu frontalmente com um caminhão-baú. Chovia no momento do acidente. Os ocupantes do automóvel morreram presos às ferragens.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
As vítimas foram identificadas como Olindino Santos Pereira, de 69 anos, conhecido também como Douglas, e a sua esposa, a professora Azenete Lima Pereira, de 67 anos. Segundo apurou o GIRO, o casal residia no distrito de Acaraci, município de Itagibá, e retornava da cidade de Vitória da Conquista, quando ocorreu o acidente. O motorista do caminhão não ficou ferido.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT), foi acionado para remover os corpos com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Olindino e Azenete eram pais de Sandro, administrador do distrito de Acaraci, parte territorial pertencente ao município de Dário Meira. A notícia da tragédia causa grande comoção nos moradores daquela região. A PRF irá avaliar a causa do acidente. (Giro Ipiaú)

Boletim Covid/ de 04 de junho, confirma que 05 pacientes testaram positivos para o covid-19 em Ipiaú.

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 04 de junho, tivemos 9880 casos registrados como suspeitos, sendo 2.846 casos confirmados, dentre estes, são 2.767 pessoas RECUPERADAS, 07 estão em isolamento social, 06 estão internadas e 66 foram a óbito. 6995 casos foram descartados e 39 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 13 casos ativos.

O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder .

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Três armas são apreendidas durante ação em Muritiba

Foto: Divulgação SSP
Três armas, munições e acessórios usados no tráfico de entorpecentes foram apreendidos com dois homens, na manhã desta sexta-feira (4), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, no povoado de São José de Itaporã, cidade de Muritiba, Recôncavo Baiano.

Uma denúncia anônima revelou que homens armados estavam abordando moradores e veículos que circulavam na região. Ao chegar no local indicado, os policiais foram recebidos a tiros pelos suspeitos e revidaram. Dois homens feridos foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento de Cruz das Almas, mas não resistiram.

De acordo com o tenente Tiago Moreira Silva, comandante do 1º Pelotão da Cipe LN, um dos suspeitos foi identificado como o responsável por circular armado e ameaçar a comunidade.

Com a dupla foram apreendidos dois revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 36, munições para os calibres 40, 36, 38 e 12, um tablete de maconha, porções prontas para a comercialização da erva e de cocaína, fluído para limpeza de armas, um relógio e embalagens para entorpecentes.

O material foi encaminhado à Delegacia Territorial de Muritiba.

Fonte: Marcia Santana

Técnicas de autoproteção e de melhoria das condutas policiais aplicadas no curso de 'Tiro de Combate e Sobrevivência Policial' foram finalizadas, nesta sexta-feira (4), por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). PMs passaram por capacitação baseada nas normas aplicadas pelo Bope do Distrito Federal (DF), desde a segunda-feira (24).

Segundo contou o subcomandante da unidade, major Fábio Boaventura, as aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo capitão PM Rogério Nogueira, do Bope DF, especialista em tiro de combate e autor do livro 'Tiro de Combate e Sobrevivência Policial - Método RCS'.

“O metodo de Realismo em Combate Simulado (RCS) com certeza vai agregar muito ao nosso efetivo, pois diminuirá a possibilidade dos policiais, em uma situação inusitada, durante a folga, sofram algum tipo de ferimento”, explicou Boaventura.

Dez policiais, entre oficiais e praças, participaram do curso que teve duração de 110 horas-aulas e abordou temáticas de fundamentos técnicos aplicados, atributos operacionais para o combate e a sedimentação da capacidade combativa. “Agradeço a presença e participação do capitão Rogério na formação dos nossos policiais. Com certeza mais um forte elo com a nossa co-irmã de Brasília”, encerrou o oficial.
Fonte: Ascom | Rafael Rodrigues

Suspeito de homicídio é preso horas após o crime em Ilhéus

Foto: Divulgação PC
Equipes da 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus, no sul do estado, prenderam, na última quinta-feira (3), o principal suspeito do homicídio de Anderson Francisco dos Santos, de 35 anos, morto poucas horas antes. De acordo com as investigações, a vítima devia dinheiro para integrantes de uma organização criminosa.

Anderson foi assassinado na Rua Fabiana, no bairro Nossa Senhora da Vitória, na localidade conhecida como Invasão da Tangerina. Assim que tomaram conhecimento do homicídio, os policiais da 1ª DT iniciaram as investigações de campo e descobriram que a motivação do crime foi uma dívida e localizaram o suspeito.

De acordo com a apuração dos investigadores, o homem de 18 anos agrediu Anderson até a morte. A organização criminosa da qual o provável autor do crime faz parte é responsável por outros homicídios na região. Ele está à disposição da Justiça.
Fonte: Ascom PC

Quadrilha é capturada com cinco armas em Feira de Santana

Foto: Divulgação SSP
Quatro homens que circulavam armados pela Avenida Transnordestina, em Feira de Santana, foram presos, na noite de quinta-feira (3), pela 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Feira de Santana). O grupo foi encaminhado à Central de Flagrantes.

Os policiais faziam rondas no bairro Cidade Nova, quando receberam a informação de um veículo suspeito. O carro modelo Fox, cor prata, chamou atenção das equipes, que realizaram a abordagem, na Avenida Transnordestina.

Com o quarteto foram encontrados três pistolas calibres 40, 380 e 9 milímetros, dois revólveres calibre 38, munições, dois coletes balísticos, quatro balaclavas e três aparelhos celulares. O automóvel, com restrição de roubo, também foi apreendido.

Os quatro suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes, em Feira Santana, onde acabaram autuados por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Marcia Santana

Bahia registra 2.531 novos casos de Covid-19; total de mortes é de 21.609

Foto: Ilustração
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.531 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 3.801 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (4) também registra 97 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são 1.028.518 de casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 992.591 considerados recuperados, 14.318 encontram-se ativos e 21.609 pessoas tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.291.659 casos descartados e 234.236 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 49.388 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Situação da regulação de Covid-19

Ainda segundo a secretaria, às 12h desta sexta-feira, 172 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 63 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Vacinação

Com 3.577.654 vacinados contra o coronavírus, dos quais 1.560.032 receberam também a segunda dose, a Bahia é um dos estados com o maior número de imunizados.

Adolescente é arrastado de casa e assassinado em Vera Cruz

Foto: Divulgação/A Tarde
Um adolescente de 15 anos foi assassinado a tiros após ter sido arrastado de dentro de casa, em Vera Cruz. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (3), na cidade da Ilha de Itaparica.

Segundo o G1 BA, a vítima, identificada como Levi Sampaio de Jesus, estava na sua casa, na Rua José Epifânio, no bairro da Gamboa. Testemunhas revelaram à polícia que os suspeitos mataram o adolescente na própria rua e depois fugiram do local.

O caso é ivnestigado pela 24ª Delegacia de Vera Cruz, mas até a manhã desta sexta (4) não há informações sobre o que motivou o assassinato nem sobre a identidade dos suspeitos. Ninguém foi preso até o momento.
Por: Bahia noticias

‘Nenhuma autoridade está acima da lei’, diz Senado ao defender junto ao Supremo os depoimentos de governadores na CPI da

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia-Geral do Senado defendeu a regularidade na convocação de governadores para prestar depoimento à CPI da Covid. O documento foi elaborado depois que a ministra Rosa Weber cobrou manifestação do senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão parlamentar, antes de decidir sobre o pedido de ‘salvo-conduto’ aos governantes estaduais.

O argumento do Senado é o de que os governadores foram chamados na condição de testemunhas e não de investigados, o que esvazia o fundamento central da ação movida pelos chefes dos Executivos estaduais – de que a CPI no Senado não tem competência para investigar autoridades estaduais, que devem ser fiscalizadas pelas Assembleias Legislativas.

“Não é objeto da CPI investigar autoridades estaduais, nem as competências desses entes federativos. O governador de Estado não é investigado na CPI”, diz um trecho da manifestação. “A convocação para depoimento como testemunha, visando a elucidar fatos passados e delimitados no âmbito da CPI, não acarreta qualquer constrangimento ilegal aos Governadores convocados, qualquer demérito à importância da função pública ocupada ou qualquer interferência no desempenho do cargo.”

De acordo com o Senado, os depoimentos dos governadores são relevantes para ajudar a esclarecer ‘como se operou na prática o modelo de aplicação dos recursos federais’ repassados aos Estados na pandemia. “A oitiva desses atores é fundamental para o êxito do objetivo da CPI, que também envolve apurar os resultados e a efetividade de transferências voluntárias federais feitas aos demais entes federados, a fim de aperfeiçoar a regulação do tema”, defende o Senado.

Outro ponto rebatido é sobre uma alegada imunidade que blindaria os chefes do Poder Executivo de convocações em comissão parlamentares. No documento, o Senado diz que ‘nenhuma autoridade ou poder está acima da lei’ e afirma que as convocações não merecem ‘censura constitucional’.

“O ato de colaborar com a investigação da CPI da Pandemia não afronta a autonomia dos Estados”, argumenta o Senado. “Nesse sentido, a convocação também deve ser compreendida à luz do princípio republicano, no sentido de que nenhuma autoridade pública pode se escusar de prestar contas ou de colaborar com a apuração de fatos de relevante interesse público, inclusive e especialmente no âmbito de uma comissão parlamentar de inquérito, cujo objetivo precípuo é trazer soluções legislativas adequadas para os fatos investigados.”

Os governadores levaram a questão ao Supremo Tribunal Federal depois que nove deles foram chamados para serem interrogados na CPI a pedido de senadores governistas. O pedido é para anular convocações já aprovadas e proibir novos depoimentos.

Rayssa Motta/Estadão Conteúdo
Unlabelled

Arraia de preços baixos das Lojas Santana Moto Peças



Se sua motoca quebrou! Venha para as Lojas Santana Moto Peças que está com o arraia de preços baixas; Em Pneu vipal, Kit de transmissão aço 1045, óleo móbil/preto, capacete San Marino, Bateria Heliar, Kit de cilindro original Honda e Serviços mecânico para sua motoca, e você divide suas compras em até 12 X no cartão de crédito sem juros´

Fazendo suas compras pela WhatsAPP a entrega é gratis-chame agora mesmo-(73) 35311448, A Loja 02 na Rua do Sapo agora está com sua portas aberta todos domingos esperando por você.

Lojas Santana Moto Peças Ipiaú: Loja 01, Trav Salvador da Mata-fundos do Banco do Brasil; Zap: 35311448; Loja 2: Rua Jose Muniz Ferreira perto da lotérica do sapo, Tel: 35314710

Suga- no instagram: @santanamotopeçasipiaú


Itagibá: Homem é preso pela Polícia Militar on Japumirim por agredir ameaçar a ex-companheira (Lei Maria da Penha)

Foto: Ronda Maria da Panha-55ª CIPM
Por Volta das 12h50min, dessa quinta-feira (03/06/21), a guarnição da 55ª CIPM/PETO, quando em rondas na avenida Itagibá, distrito do Japomerim, foi informada por uma adolescente que sua mãe estava sendo agredida por um homem.

Ao se aproximar e proceder com a ordem de abordagem e busca pessoal, o homem de prenome Renê, que estava visivelmente alterado, resistiu a abordagem, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo e efetuar a busca pessoal.

Após acalmar a situação e concluir a busca pessoal, a vítima informou aos policiais militares que após uma discussão verbal, Renê lhe agrediu fisicamente e ameaçou sua mãe. O autor é seu ex-marido e que havia uma medida protetiva de afastamento do mesmo do seu ambiente familiar.

Dessa forma, foram conduzidos todos os envolvidos para a delegacia de Jequié, onde foi realizado o procedimento devido.

Autor:R. E. S., Nasc: 02/09/1990

(Informações: Ascom/55ª CIPM) PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Ipiaú avança na vacinação de grupos prioritários a da população geral

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A Prefeitura de Ipiaú vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (31), profissionais de educação física e também inicia a vacinação da população com 54 anos. Paralelamente segue a vacinação da população com idade superior, e para pessoas a partir de 18 anos com comorbidades, como também segue disponível a dose de reforço para quem foi vacinado com AstraZeneca. Além disso, na última quarta-feira(02), foi a vez dos profissionais de educação de 30 a 39 anos também receberem a primeira dose da vacina.

A vacinação na zona rural segue em domicílio e nas Unidades Básicas, liderada pelas agentes comunitárias de saúde.

Para se vacinar deve ser apresentado os seguintes documentos: cartão do SUS, CPF, cartão de vacinação, comprovante de residência ou cartão família. Para quem tem comorbidades é necessário também o relatório médico e para os profissionais de educação física comprovação de vínculo ativo. Pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida recebem a vacina em casa. A solicitação deve ser realizada por um responsável, na Unidade Básica mais próxima do seu domicílio.

Ipiaú superou 15 mil doses aplicadas na véspera do feriado de Corpus Christi, 02 de junho. No total foram 15.049 aplicadas, sendo 10.240 mil dedicadas a primeira dose e 4.809 mil referentes a dose de reforço.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Bolsonaro diz que Otto ‘humilhou mulheres’ na CPI da Covid; senador chama presidente de ‘homem fraco e confuso’

Foto: Reprodução/Facebook | Montagem: Política Livre

Membro da CPI da Covid, o senador Otto Alencar (PSD) respondeu, em uma publicação feita nas redes sociais na noite desta quinta-feira (3), às críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal.

O parlamentar baiano chamou Bolsonaro de “homem fraco” e confuso”. “Meu Deus, como um homem tão fraco, confuso, que não sabe diferenciar o real do irreal e com falsas crenças pode tomar por meio do voto a dianteira em um país tão maravilhoso como o nosso”, escreveu.

Ontem, o chefe do Palácio do Planalto criticou a atuação de Otto na CPI. “Otto fica lá posando como o pai da medicina. Humilhando mulheres. Ameaçando de prender lá quem não responde sim ou não para o Renan Calheiros”, disse o presidente.
Mateus Soares

O que a chefe do MP baiano tem contra os jornalistas?

Foto: Divulgação/Norma Cavalcanti

Cabe a pergunta: o que a chefe do Ministério Público do Estado, Norma Cavalcanti, tem contra os jornalistas baianos? Quem sabe ela tenha condições de responder. Ainda que questionável, dado o fato de que o próprio MP havia chamado a representação da imprensa estadual para debater os termos da antecipação de sua vacinação contra a Covid-19, a iniciativa da procuradora de acionar a Justiça de ofício contra o plano de vacinação de repórteres é plenamente aceitável.

O que a categoria e a sociedade não podem e não devem admitir é o fato de a representante do MP da Bahia ter se envolvido numa empreitada política para, por meio de pressão, impedir que a Prefeitura de Salvador desse início hoje ao processo de vacinação da categoria, mesmo que sob respaldo judicial, no que foi derrotada pela fibra do prefeito Bruno Reis (DEM). O fato, lamentável, chegou ao conhecimento do Sindicato dos Jornalistas por meio dos profissionais de imprensa do Palácio Thomé de Souza.

Com toda a razão, eles se indignaram com a carga feita pela chefe do Ministério Público contra a vacinação deles e de seus colegas expostos às atividades de cobertura jornalística e passaram a informação ao presidente do Sinjorba, o jornalista Moacy Neves, a quem não restou alternativa senão emitir uma nota dura, lamentando que, na figura de sua representante máxima, o MP tivesse passado de todos os limites na luta contra a vacinação da categoria.

Por óbvio, a ‘chefona’ do MP tinha todo o direito de, respeitando a ordem natural do processo, se insurgir contra a decisão do desembargador Cícero Landim contrária a sua pretensão. Para isso, existem as alternativas de praxe, como o recurso contra a decisão judicial. O que não se entende é que, contrariando os limites do razoável, como bem colocou o presidente do Sinjorba, ela tenha tentado ganhar a disputa no grito, não se sabe sob que tipo de ameaça.

Mais lastimável ainda é que o mesmo tipo de expediente tenha sido tentado – em alguns casos com sucesso – junto a outros municípios, como o de Camaçari, onde a pressão, lamentavelmente, logrou êxito. Diferentemente de Norma Cavalcanti, que encontra questionamento cada vez maior entre seus colegas por causa de seu estilo de liderança, Moacy Neves goza de amplo e conhecido prestígio na categoria que representa.

É respeito construído por competência profissional, anos de trajetória na defesa dos interesses da imprensa local, atuação ponderada e abertura constante ao diálogo. Por pura responsabilidade, tenta evitar uma revolta dos jornalistas baianos contra o MP e a cidadã que o comanda, muitos dos quais já empenhados numa proposta de ‘cancelamento’ da instituição que seria traduzida por um boicote às atividades do órgão.

De fato, o MP não merece pagar pelas idissioncrasias de sua procuradora. Já foge do controle do comando do Sindicato, no entanto, a proposta de um protesto a ser conduzido por profissionais de imprensa em frente ao Ministério Público para enfatizar sua indignação com a forma como a procuradora tem agido contra a categoria. A mídia nacional está garantida. A Bahia, dessa vez graças ao Ministério Público, vai mais uma vez mostrar porque, em termos de absurdo, larga na frente.
Política Livre

Casos de violência doméstica estão subnotificados na pandemia

Foto: Marcos Santos/Agência Brasil

O aumento do feminicídio e das concessões das medidas protetivas são fortes indicadores de subnotificação dos casos de violência contra as mulheres, além do próprio fenômeno da violência doméstica. Pesquisadoras da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrantes da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) explicam que esses dados mostram a importância dos serviços de proteção à mulher, que foram descontinuados com a pandemia e poderiam interromper o ciclo da violência.
“Se a mulher não consegue relatar e obter respostas no primeiro ciclo da violência, nos primeiros níveis desse ciclo, a gente sabe que os quadros obviamente se agravam para feminicídio, que é o ponto final desse círculo”, disse a professora Alessandra Teixeira. De acordo com as pesquisadoras, em artigo divulgado pela Agência Bori, houve aumento de 1,9% dos feminicídios e de medidas protetivas em muitas delegacias e a diminuição de 9,9% de registros policiais de casos de violência contra a mulher, em relação a 2019.

Em São Paulo, de janeiro a abril de 2019, foram registrados 55 casos de feminicídio no estado. No mesmo período de 2020, foram 71 registros. Em 2021, foram 53 assassinatos de mulheres em razão do gênero, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em relação às medidas protetivas, foram mais quase 47 mil em 2019 e mais de 52 mil registros em 2020. Nos primeiros quatro meses de 2021, o total já ultrapassa 21 mil, a tendência, portanto, é de crescimento para este ano.

O aumento do desemprego com a crise econômica, o maior peso para as mulheres na divisão sexual do trabalho, o fechamento das escolas e o acesso a outras vivências são algumas das questões que impactam a dinâmica de vida das mulheres na pandemia e acabam por afastá-las das redes de proteção. “Já era deficitário e a pandemia provoca uma crise, um déficit ainda maior, aliado ao problema econômico. Com isso a gente vai ter, sem dúvida, um exacerbamento desse quadro [de violência]”, aponta Alessandra.

Desarticulação da rede de proteção

Carolina Gabas, também professora da UFABC, ressalta que a medida protetiva é fundamental, mas não garante que se está dando às mulheres a assistência integral necessária. “A medida [protetiva] não é a única oferta que tem que está ali. A mulher tem que ter os cuidados de saúde para a sua integridade física, às vezes precisa ver a situação das crianças, às vezes precisa do acolhimento sigiloso, às vezes precisa monitorar, por exemplo, uma medida que retire do agressor algum tipo de arma que ele porte”, exemplifica.

Ela destaca a necessidade de que as instituições atuem em rede para promover esse atendimento. “A gente diz que é o trabalho em rede, que envolve o sistema de Justiça, vários setores, uma política intersetorial também, no Poder Executivo e é muito importante que isso esteja articulado com os movimentos sociais”, propõe. A pesquisadora destaca que as ações nos territórios devem contar com o apoio do movimento de mulheres e outras organizações que conseguem alcançar essas questões de forma mais efetiva.

Carolina destaca ainda a necessidade de investimentos e a especialização do atendimento. Ela explica que não se trata necessariamente de um equipamento específico, mas de capacitações para que estruturas como os centros de referência em assistência social e mesmo delegacias possam atender essas mulheres sem que se criem novas vitimizações.

“É o investimento para as redes de serviços que já existem e estar muito atenta a esse aumento da violência, especialmente no contexto de pandemia. E, obviamente, o tipo de financiamento também. O financiamento não é só de campanhas, é um financiamento de atendimento, de você prestar esse serviço a essas mulheres”, defende.

Edição: Aécio Amado


Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Trabalhadores nascidos em abril podem sacar auxílio emergencial

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em abril podem sacar, a partir desta sexta-feira (4) a segunda parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 20 de maio.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Calendário mostra os dias para o saque da segunda parcela do Auxílio Emergencial 2021. - Agência Brasil
Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

*Colaborou Andreia Verdélio
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil* - Brasília

Destaques