*Vacinômetro 30 de julho, Secretaria de Saúde de Ipiaú

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que foram aplicadas até hoje, 30 de julho, 27.363 doses de vacina . Sendo que 18.846 são referentes a primeira dose e 8.517 pessoas já foram imunizadas. Dessas, 557 tomaram a vacina dose única. Vacina Salva Vidas. Desinformação Não .Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Unlabelled

Boletim Covid/ 30 de julho, confirma, 02 novos casos de coronavirus

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 30 de julho, tivemos 12.171 casos registrados como suspeitos, sendo 3.073 casos confirmados, dentre estes, são 2.983 pessoas RECUPERADAS, 06 estão em isolamento social, 06 estão internadas e 78 foram a óbito. 9.029 casos foram descartados e 41 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 12 casos ativos. O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder .

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Semipresidencialismo: Lira diz que Centrão ajudaria a governar e Gilmar defende mudança sem plebiscito

                                               Foto: Reprodução Estadão

Na manhã desta sexta-feira, 30, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou de um debate com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no qual discutiram a adoção do sistema semipresidencialista como modelo de governo do País. O deputado alagoano defendeu a reforma política em tramitação no Congresso Nacional, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Ele afirmou que no semipresidencialismo os partidos de centro, que hoje integram o bloco do Centrão, seriam os principais responsáveis por sustentar o Executivo e, eventualmente, governar com “cogestão”.

“Temos problemas que são taxados de governo de coalizão, siglas que são chamadas de Centrão, quando, na verdade, os partidos de centro são aqueles que em uma ideia mais clara de semipresidencialismo poderiam ser a base de sustentação. Não de apoio por cargos, mas apoio com responsabilidade, com cogestão, como é o caso do sistema semipresidencialista”, defendeu Arthur Lira. As declarações foram dadas durante transmissão ao vivo organizada pela revista Consultor Jurídico.

O modelo, que passou a ser ventilado como possibilidade a partir do apoio manifestado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB-SP), também ganhou força no debate pública graças a uma manobra de Arthur Lira, que reviveu a pauta em busca de uma opção para eximir a responsabilidade pela abertura do processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Hoje, durante a transmissão ao vivo, ele defendeu que o impedimento de Bolsonaro seria desastroso e que não há condições de ser aprovado no Congresso Nacional.

“A responsabilidade de agir com imparcialidade tem que ser levada em conta. Estamos a um ano e meio da eleição, isso (impeachment) seria desastroso para o país que passou por dois anos de pandemia”, afirmou. “Nós não temos um apoio no Congresso Nacional que permitisse o início de uma ruptura institucional dessa monta. Quando colocamos esse assunto (semipresidencialismo) em discussão, já vínhamos discutindo nos bastidores em Brasília há algum tempo, é justamente por isso: a previsibilidade e a corresponsabilidade na gestão”

Para o decano Gilmar Mendes, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal detém a legitimidade e os mecanismos necessários para aprovar a mudança de sistema de governo, sem a necessidade de consulta popular direta. “Essa reforma poderia se fazer de maneira a não termos que lançar mão de plebiscito ou referendo. É uma reforma significativa, mas ainda no âmbito do poder de reforma do Congresso Nacional”, disse o ministro.

Gilmar Mendes, que já se manifestou em defesa do semipresidencialimo, apontou a alta fragmentação partidária como fator para a instabilidade política e institucional que já culminou no impedimento de dois presidentes da República dentre os cinco eleitos por voto direto desde a redemocratização.

“A existência de 30 ou 28 partidos tanto dificulta o sistema presidencial, como dificulta qualquer modelo de viés parlamentarista”, afirmou. “As crises vão e vêm e desaguam em pedidos de impeachment. Neste contexto, não seria mais adequado separar a Presidência da atividade governativa e, de alguma forma atribuir, não ao Congresso como um todo, mas à parcela que forma a sua maioria a tarefa governativa, a formação do governo? Fazendo essa separação como vários sistemas têm feito”.

O presidente Arthur Lira, que também circula entre os entusiastas do semipresidencialismo, aponta o papel da cláusula de barreiras no enxugamento do número de legendas ativas no País, como forma de viabilizar a transição para outro modelo de governo. O dispositivo, aprovado na reforma eleitoral de 2017, somente atingirá o ápice nas eleições de 2030. À revelia disso, o próprio Lira, ministros do STF, e ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e José Sarney, defendem o ano de 2026 como ponto de partida para sistema semipresidencial. O presidente da Câmara defende que a pauta não deve ser tratada como “casuísmo”. É uma saída meritória, importante”, diz Lira

No atual cenário de discussão sobre o semipresidencialismo, presidentes de partidos e presidenciáveis surgem como opositores contumazes da reforma política que busca retirar poderes do presidente da República para reparti-los com um primeiro-ministro. “O presidente do Brasil estaria resguardado das instabilidades políticas”, defende Lira em resposta.

Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, o professor Carlos Blanco de Morais, que é consultor jurídico da Presidência do Conselho de Ministros português, defende que o histórico presidencialista do País, repactuado em plebiscito nos primeiros anos pós-redemocratização, permitiria mais facilmente uma mudança para um formato em que o presidente preservasse boa parte dos poderes, como na França. “Se for um semipresidencialismo à portuguesa, funcionará muito mal”, afirmou Morais.

Estadão Conteúdo

Bahia registra 1.301 novos casos de Covid-19; total de mortes é de 25.717

Foto: Divulgação

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.301 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.635 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (30) também registra 43 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.192.293 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.160.321 são considerados recuperados, 6.255 encontram-se ativos e 25.717 pessoas tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.437.340 casos descartados e 232.358 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.409 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Com 6.311.582 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose, dos quais 2.521.413 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.289 vacinados com o imunizante de dose única, a Bahia já vacinou 58,8% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose.

A Sesab informa que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Procurados pela polícia do MS e PR, traficantes abandonam mais de 600 quilos de maconha na BR-163

Ocorrência foi registrada e entregue na Defron - Divulgação

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em uma ação conjunta com policiais da DENARC (Divisão Estadual de Narcóticos) do Paraná apreenderam, na madruga desta sexta-feira (30), 20 fardos prensados de maconha que, após a pesagem, somaram 696 quilos.

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um deslocamento policial pela rodovia BR-163, na região do Parque das Nações, em Dourados.

Os policiais visualizaram os fardos do entorpecente escondidos sob uma carroceria de caminhão, que estava em um terreno às margens da rodovia. Não foram localizados veículos ou pessoas nas proximidades.

A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados

Traficantes que abasteciam estudantes de medicina com maconha de alto padrão são presos

Droga foi apreendida na casa com os suspeitos - (Divulgação, PCMS)

Foram presos nesta sexta-feira (30) três rapazes, moradores em Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande, acusados de tráfico de drogas. Eles foram denunciados por pais de acadêmicos de medicina em Pedro Juan Caballero (PY), por abastecerem os estudantes com maconha de alto padrão.

Segundo a Polícia Civil, várias denúncias foram feitas pelos pais dos alunos à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) por conta dos suspeitos que traficavam nas imediações das faculdades, em um HB20 azul e um Gol branco. Nesta sexta-feira, os policiais abordaram os suspeitos em uma residência.

No local foram encontrados balança de precisão, plástico filme e uma seladora a vácuo, além de grande quantidade de sacolas metalizadas e personalizadas com palavras alusivas ao uso de drogas. Em um dos cômodos foi encontrado grande volume de sacolas com skunk, escondidas no forro, além de vários tijolos de maconha.

Ao todo, foram apreendidos 11,3 quilos de skunk e 55,6 quilos de maconha. O caso foi encaminhado para a Defron, com os três presos em flagrante.
https://midiamax.uol.com.br/

Caminhão boiadeiro lotado de maconha é apreendido ao sair de MS com destino ao MA

Fardos estavam escondidos no caminhão - (Divulgação, PRF)

Na manhã desta sexta-feira (30), grande quantidade de maconha foi apreendida em um caminhão boiadeiro, que saiu de Mato Grosso do Sul. O motorista foi abordado já no Paraná e revelou que faria a entrega da droga no Maranhão.

Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os policiais abordaram o motorista, de 42 anos, na BR-369, em Cambé (PR). O homem estava bastante nervoso, então os agentes fizeram uma vistoria minuciosa, encontrando os fardos de maconha embaixo de uma grossa camada de palha de arroz.

O caminhoneiro confessou o tráfico e disse que saiu de MS, com destino ao MA. Ele foi encaminhado para a Polícia Federal, onde foi autuado por tráfico interestadual de drogas.

https://midiamax.uol.com.br/

Bolsonaro age como inimigo da democracia, diz grupo de juristas e advogados

Foto: Reprodução

O grupo Prerrogativas, que inclui juristas, advogados, professores, pareceristas e ex-membros do Ministério Público, divulgou nota em repúdio às declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em live realizada na quinta-feira (29).

Bolsonaro atacou novamente, sem provas, o sistema eleitoral e divulgou uma profusão de mentiras e de suspeitas que já foram seguidamente desmentidas por investigações feitas pela Polícia Federal ou pelo próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O Prerrogativas afirma que Bolsonaro segue agindo para “desestabilizar o processo eleitoral” e que trata-se de “conduta sórdida e desesperada, voltada e infundir o gérmen do descrédito do eleitorado na honestidade das apurações eleitorais”.

O presidente Jair Bolsonaro, durante live
O presidente Jair Bolsonaro, durante live – Reprodução / TVbrasil no youtube )
O grupo diz que o presidente praticou “calúnias inaceitáveis contra magistrados e servidores da Justiça Eleitoral, sem a menor consistência”.

“Lançou acusações aviltantes e despropositadas contra o presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, ao tempo em que fomentou suspeitas absurdas de irregularidades naquele pleito, com o objetivo mal disfarçado de criar um ambiente de desconfiança, apto a tumultuar o processo democrático em nosso país”, segue o texto.

​​O coletivo diz ainda que tais ataques ao sistema de votação e à Justiça Eleitoral “traduzem o desapreço de Bolsonaro pelas regras do Estado de Direito”. “Ele age como inimigo da democracia e por isso merece a repulsa das instituições do Estado e da sociedade civil”, afirma a nota.

O Prerrogativas também critica a atuação do governo Bolsonaro no combate à epidemia da Covid-19. E cobra “providências enérgicas” dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Procuradoria-Geral da República.

“Repudiamos veementemente os ataques levianos à urna eletrônica, à Justiça Eleitoral e à Democracia Brasileira e permaneceremos atentos e vigilantes na defesa da ordem jurídica e da Constituição Federal.”, finaliza a nota.

O presidente Jair Bolsonaro em 2021
O presidente Jair Bolsonaro em 2021
Leia a íntegra da nota do Prerrogativas abaixo:

“Sempre em defesa do Estado de Direito e da democracia, o grupo Prerrogativas, composto por juristas, professores e profissionais do Direito, alerta para mais uma grave afronta institucional praticada pelo atual presidente da República.

Numa autêntica escalada golpista, Jair Bolsonaro prossegue agindo para desestabilizar o processo eleitoral. Na sua live de 29/7/2021, utilizando abusivamente canal público de TV, Bolsonaro recorreu a mentiras e distorções fáticas, a pretexto de comprovar sua teoria conspiratória de que as eleições de 2018 teriam sido fraudadas.

Praticou calúnias inaceitáveis contra magistrados e servidores da Justiça Eleitoral, sem a menor consistência. Lançou acusações aviltantes e despropositadas contra o presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, ao tempo em que fomentou suspeitas absurdas de irregularidades naquele pleito, com o objetivo mal disfarçado de criar um ambiente de desconfiança, apto a tumultuar o processo democrático em nosso país.

Trata-se de conduta sórdida e desesperada, voltada e infundir o gérmen do descrédito do eleitorado na honestidade das apurações eleitorais. Tais ataques ao sistema de votação brasileiro e à Justiça Eleitoral traduzem o desapreço de Bolsonaro pelas regras do Estado de Direito. Ele age como inimigo da democracia e por isso merece a repulsa das instituições do Estado e da sociedade civil.

O grupo Prerrogativas não abrirá mão de cumprir o dever cidadão de denunciar esse tipo de comportamento.

Já não fosse a gravidade pelo descaso com que conduziu o combate à pandemia —propagandeando remédios comprovadamente ineficazes e retardando a aquisição de vacinas para população, contribuindo, assim, para o espantoso número de mais de 550.000 mortes e milhões de pessoas contaminadas— o Presidente investe seu tempo e energia, ao longo de todo o seu mandato, contra a democracia brasileira.

O momento é grave e exige providências enérgicas do Presidente da Câmara dos Deputados, do Presidente do Senado Federal e da Procuradoria-Geral da República, que devem observar as relevantíssimas atribuições dos altos cargos que ocupam na estrutura da República e tomar as providências para que discursos e posturas criminosas contra a solidez das instituições e a harmonia e independência dos poderes não sofram rupturas que façam ruir as estruturas do Estado Brasileiro.

Repudiamos veementemente os ataques levianos à urna eletrônica, à Justiça Eleitoral e à Democracia Brasileira e permaneceremos atentos e vigilantes na defesa da ordem jurídica e da Constituição Federal.”
Mônica Bergamo/Folhapress

Cabo Verde quer ampliar relacionamento econômico com o Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, disse hoje (30) que o país africano quer ampliar as relações com o Brasil e alcançar uma cooperação econômica e empresarial “mais visível” entre os dois países. Fonseca está em visita ao Brasil e se reuniu na manhã desta sexta-feira, no Palácio do Planalto, com o presidente Jair Bolsonaro.
Em declaração à imprensa, ele explicou que Cabo Verde faz parte da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental. “Constitui um mercado muito importante e, portanto, os empresários brasileiros podem não só ascender ao pequeno mercado de Cabo Verde, mas ao enorme mercado que Cabo Verde faz parte, onde há países como Nigéria, Senegal e Costa do Marfim. No conjunto são algumas centenas de milhões de consumidores”, disse.


No ano passado, o Brasil exportou US$ 24,8 milhões, em especial produtos agropecuários e derivados do petróleo, a Cabo Verde e importou US$ 20,8 mil, em produtos diversos. Entre janeiro e junho deste ano, o volume de exportações e importações alcançaram a marca dos US$ 11,2 milhões e US$ 18,6 mil, respectivamente.

Para o presidente Bolsonaro, o país é uma porta de entrada estratégica para a África Ocidental. Ele destacou ainda os acordos já estabelecidos nas áreas de defesa naval e de educação. “Estamos ultimando um acordo de mobilidade que facilitará o trânsito dos nossos povos nesses países-irmãos”, disse Bolsonaro. Neste mês, as relações entre os dois países completaram 46 anos.

O presidente brasileiro disse ainda que aceitou o convite para, oportunamente, visitar o país africano.
Agência Brasil

Bolsonaro é chamado de moleque no Supremo e ministros dizem que TSE não ficará mais só no ‘palavrório’

Foto: Dida Sampaio/Arquivo/Estadão

A reação às falas de Jair Bolsonaro na live em que atacou, sem provas, o sistema eleitoral tem sido a pior possível, tanto no Supremo Tribunal Federal (STF) como no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente foi chamado de “moleque” por um dos magistrados do STF, e teve o apoio e a concordância de outros colegas –que têm usado adjetivos igualmente contundentes quando se referem ao mandatário.

No TSE, que é integrado por três ministros do STF (Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes), o clima é o mesmo.

Um dos integrantes da corte eleitoral afirma que as respostas institucionais e as iniciativas de comunicação do tribunal têm sido boas, mas não são suficientes para barrar as investidas de Bolsonaro contra as eleições.

Durante a live do presidente, o TSE foi rápido e rebateu em série 18 alegações feitas pelo presidente.

Além de usar o Twitter para desmentir Bolsonaro em tempo real, a Secretaria de Comunicação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) compilou uma série de links e rebateu as alegações apresentadas por ele. Bolsonaro divulgou uma profusão de mentiras e de suspeitas que já foram seguidamente desmentidas por investigações feitas pela Polícia Federal ou pela própria corte.

Na opinião de magistrados da corte eleitoral, no entanto, seria necessário atuar de maneira mais firme, com medidas concretas que resultem em punição, inclusive no âmbito eleitoral, para que Bolsonaro cesse as tentativas de desacreditar as urnas eletrônicas e, em consequência, o próprio resultado das eleições.

É também possível investigar o próprio presidente e assessores que participam da divulgação de fake news sobre as eleições no âmbito criminal. O STF já instaurou inquéritos para apurar a disseminação de mentiras.

É preciso atuar agora, afirma um dos ministros, para que o país possa realizar as eleições de 2022 dentro da normalidade.

Os magistrados acreditam que tentativas de diálogo com Bolsonaro, como ainda defende o presidente do STF, Luiz Fux, são inúteis e que ele, na verdade, tenta criar um ambiente para tumultuar o processo eleitoral em 2022 caso chegue em desvantagem na disputa para se reeleger.

As pesquisas eleitorais mostram que, se a eleição fosse hoje, Lula venceria Bolsonaro no segundo turno por ampla margem. De acordo com o Datafolha, o petista teria 58% dos votos, contra 31% de Bolsonaro.

Na live, Bolsonaro apresentou um homem, que chamou apenas de “Eduardo, analista de inteligência”, para que ele apresentasse supostas vulnerabilidades das urnas eleitorais.

“Eduardo”, que depois foi identificado em reportagens como Eduardo Gomes, assessor especial da Casa Civil, apresentou também vídeos e gráficos de apurações de eleições passadas para questionar a contabilidade dos votos.

Bolsonaro apresentou até mesmo uma pessoa que se apresentou como “Jefferson”, que seria “programador”, e que fez uma demonstração. fictícia de como alterar um código da urna eletrônica que desviaria votos de um candidato a outro.

Usou também um vídeo de um astrólogo que faz acupuntura em árvores.

O próprio presidente afirmou não ter prova alguma do que estava dizendo, e afirmou seguidas vezes que apresentava apenas “indícios” de que as urnas não seriam invioláveis.
Mônica Bergamo/Folhapress

Cigano armado é encontrado na cidade de Anagé

Foto: Divulgação/PM
Um cigano suspeito de participar dos assassinatos do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos foi encontrado, na manhã desta sexta-feira (30), na cidade de Anagé. Armado, o criminoso tentava invadir residências, quando foi denunciado por moradores da localidade de Lagoa Grande.
Foto: Divulgação/PM
O homem, que estava com um revólver calibre 38, munições e uma faca do tipo peixeira, acabou cercado por equipes da Cipe Central e da 79a CIPM. Na tentativa de prisão houve confronto e o cigano acabou ferido. Ele foi socorrido, mas não resistiu.

O criminoso estava com outros três ciganos que também atacaram com tiros equipes das polícias Militar e Civil, na quarta-feira (28). Com o grupo foi recuperada a pistola do soldado Robson Brito de Matos, roubada após ele ser executado.
Fonte: Ascom | Alberto Maraux

Cipe Cacaueira localiza submetralhadora em Gandu

Foto: Divulgação: SSP
A operação aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), no bairro de Renovação 1, durante patrulhamento.
Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira localizaram, na manhã desta quinta-feira (29), dois líderes do tráfico de drogas, na cidade de Gandu. Com eles foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, munições e maconha. O flagrante ocorreu, no bairro de Renovação 1.

Na ação, dois homens resistiram a prisão e atiraram contra os policiais. A dupla foi atingida durante confronto e, após ser socorrida, não resistiu aos ferimentos.

“Fomos recebidos a tiros de maneira covarde. Ficamos surpresos pela submetralhadora, um armamento pesado”, declarou o comandante da Cipe Cacaueira, major Fábio Rodrigo.

Com os suspeitos também foram encontrados dois rádios comunicadores e um simulacro de pistola. Todo o material recolhido foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Gandu.

“Um deles era conhecido na região por comandar uma organização criminosa e atuar em diversos homicídios”, completou o oficial.
Fonte: Ascom: Jeferson Silva

Revista TRE-BA: aniversário de 89 anos da Justiça Eleitoral baiana é tema da 6ª edição

 

A celebração dos 89 anos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é tema da 6ª edição da Revista do órgão. A publicação faz um recorte do trabalho e dos avanços do Eleitoral durante sua existência. O periódico traz, também, entrevista com o presidente, desembargador Roberto Maynard Frank, avaliando as conquistas e falando sobre as expectativas para os próximos anos.


Na conversa com a jornalista Lorena Costa sobre os progressos tecnológicos alcançados pelo Eleitoral baiano, o presidente Maynard Frank mencionou a implementação do projeto de modernização dos serviços prestados pelo órgão utilizando ferramentas tecnológicas como o Sistema Janus, o PagTesouro e o atendimento remoto.

Além disso, no bate-papo também foram questionadas quais serão as metas traçadas para a modernização do Regional no campo das novas tecnologias a curto e médio prazo; questões sobre transformações mais significativas dos últimos anos; e os desafios a serem superados para as Eleições 2022 e suas expectativas.

A 6ª edição do periódico traz ainda matérias sobre o compromisso da atual gestão sobre atendimento virtual, serviços digitais e automação do trabalho com uso de robôs e inteligência artificial; sobre a redução do consumo no Regional com o Plano Logístico Sustentável; e sobre o reconhecimento pelo CNJ pela prestação jurisdicional.
HS

Cenário pensado por Bolsonaro prevê Raíssa Soares ao Senado em chapa com ACM Neto

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não descarta a possibilidade de apoiar a candidatura da secretária da Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, ao Senado em 2022.

Um dos cenários pensados pelo grupo do presidente na Bahia prevê a indicação de seu nome à vaga na chapa com que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) deve disputar o governo.

Embora até agora as especulações tenham girado em torno do nome do ministro João Roma (Cidadania) como provável candidato bolsonarista ao governo estadual, para dar sustentação ao palanque presidencial no Estado, pesquisas teriam convencido Bolsonaro de que Neto é infinitamente melhor cabo eleitoral que Roma.

Neste caso, o ministro, que passou a privar da confiança do presidente da República e de sua família, segundo fontes do Política Livre, disputaria a reeleição à Câmara dos Deputados.

Na terça-feira (27), Raíssa Soares, que é médica e defensora do tratamento precoce contra a Covid-19, fez uma convocação por ato em defesa do voto auditável para este domingo (1), em Salvador.
Davi Lemos

Caixa conclui pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal conclui nesta sexta-feira (30) o pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial. Os últimos depósitos serão feitos aos trabalhadores informais nascidos em dezembro e aos beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente, exceto no caso do Bolsa Família, em que o saque pode ser feito imediatamente.

O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família. No último dia 15, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da quarta parcela. O calendário de depósitos, que começaria no último dia 23 e terminaria em 22 de agosto, teve o início antecipado para o último dia 17 e será concluído hoje.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros são beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020.

Crédito em poupança social digital

  • Mês de nascimento                                          Dia do crédito
  • Janeiro                                                               17 de julho
  • Fevereiro                                                           18 de julho
  • Março                                                                20 de julho
  • Abril                                                                  21 de julho
  • Maio                                                                  22 de julho
  • Junho                                                                 23 de julho
  • Julho                                                                  24 de julho
  • Agosto                                                               25 de julho
  • Setembro                                                           27 de julho
  • Outubro                                                             28 de julho
  • Novembro                                                         29 de julho
  • Dezembro                                                         30 de julho

Saque em dinheiro

  • Mês de nascimento                                        Dia do crédito
  • Janeiro                                       -                   02 de agosto
  • Fevereiro                                                        03 de agosto
  • Março                                                             04 de agosto
  • Abril                                                               05 de agosto
  • Maio                                                               09 de agosto
  • Junho                                                              10 de agosto
  • Julho                                                               11 de agosto
  • Agosto                                                            12 de agosto
  • Setembro                                                        13 de agosto
  • Outubro                                                          16 de agosto
  • Novembro                                                      17 de agosto
  • Dezembro                                                      18 de agosto

Bolsa Família

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da quarta parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 19 e segue até hoje. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.
  • Número final do NIS                            Dia da liberação
  • 1                                                            19 de julho
  • 2                                                            20 de julho
  • 3                                                            21 de julho
  • 4                                                            22 de julho
  • 5                                                            23 de julho
  • 6                                                            26 de julho
  • 7                                                            27 de julho
  • 8                                                            28 de julho
  • 9                                                            29 de julho
  • 0                                                            30 de julho
O programa se encerraria neste mês, mas foi prorrogado até outubro com os mesmos valores para as parcelas.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Edição: Maria Claudia

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 30/07/2021 - 07:08

Ipiaú: Adolescente é apreendido pela Polícia Militar por agredir companheira (Lei Maria da Penha)

Foto: Divulgação/Ascom/55ª CIPM/Ronda Maria da Penha
Por volta das 19h50min, dessa quinta-feira (29/07/21), a guarnição da 55ª CIPM/1º PEL, em rondas nas proximidades da Praça de Eventos Álvaro Jardim, fora abordada por uma senhora, informando que seu marido havia lhe agredido fisicamente e o mesmo tinha envolvimento com drogas. Ela conduziu a guarnição até a sua residência, localizada na Rua Telma Doroteia, Bairro 02 Dezembro, onde franqueou entrada.

Ao entrar na residência, os policiais militares encontraram o agressor nos fundos da casa e, ao receber voz de abordagem, ofereceu resistência, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo.

Desta forma, os envolvidos foram conduzidos e apresentados na delegacia de Jequié, para os procedimentos de polícia judiciária.

Após lavratura do Auto de Apreensão, o adolescente foi conduzido à Delegacia de Ipiaú, onde ficou sub custódia de um preposto do Conselho Tutelar de Ipiaú.

Envolvidos

AGressor: J.G.P.J., Nasc. 18/08/2004. End: Rua Telma Dorotéia, Bairro 02 de Dezembro, Ipiaú - BA.
Vitima: E. Q. C. , Nasc. 10/11/1982; End: Rua Telma Doroteia, Bairro 02 de Dezembro, Ipiaú-Ba.

Informações: Ascom/55ª CIPM/PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Destaques