Ibirataia: “Homens de Barro” gigantes viram atração turística no sul do Estado
Foto: Divulgação |
Boletim Covid/ 17 de agosto, confirma 01 novo caso de coronavirus
a de Ipiaú/Dircom
Traficante é 214º localizado com apoio de tecnologia
Imagem: Alberto Maraux |
Quem tomou Coronavac está morrendo, diz Bolsonaro, mas realidade é outra
Foto: Rafael Menezes/Saúde GOVBA/Arquivo |
“Olha o que está acontecendo com a Coronavac, ninguém tem coragem de falar. Gente que tomou as duas doses, foi infectada e está morrendo. Por que ela está morrendo? Porque acreditou nas palavras do governador de São Paulo que disse que quem tomasse as duas doses da Coronavac e for infectado jamais morrerá e a pessoa fica em casa, achando que tomou as duas doses e não vai morrer e acaba morrendo”, disse o presidente nesta terça-feira (17).
Pablo Rodrigo, Folhapress
Bahia registra 923 novos casos de Covid-19 e mais 27 óbitos pela doença
Foto: Divulgação/Arquivo |
Policiais terão espaço especial para atendimento jurídico da DP
Foto: Alberto Maraux |
DHPP realização prisão e apreensões em sede torcida organizada
Foto: Haeckel Dias |
Foto: Haeckel Dias |
Bolsonaro sinaliza trégua ao Senado e fala em não cooptar ninguém por impeachment de ministros do STF
Foto: Pedro Ladeira/Arquivo/Folhapress |
Tabapy: operação desmonta quadrilha de contrabando de cigarros paraguaios que movimentou R$ 160 mi no Sudoeste
Foto: Reprodução |
PF prende secretário de Administração Penitenciária do Rio
Foto: Pedro Ladeira/Arquivo/Folhapress |
Talibãs mostram-se abertos à admissão de mulheres no governo
Foto: Mohammad Ismail/Direitos reservados. |
Cientistas veem China com papel central e não creem em Talibã moderado
Foto: Reuters TV/Direitos Reservados |
PF faz ação contra suspeitos de favorecer facção em presídios do Rio
Foto: Policia Federal/Operação Tempo Real |
Conselho do FGTS deve decidir distribuição de lucro a trabalhadores
Foto: Agência Brasilia |
Programa do Martagão permite que crianças com doenças crônicas retornem para casa
Foto: Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil- |
A saída do hospital e o retorno para casa somente foi possível por meio do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD) do Martagão, inciativa da instituição filantrópica, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, que presta assistência regular a pacientes com doenças crônicas, em domicilio. Atualmente, há 36 famílias que dependem do PAVD para cuidar de seus filhos. “Sair do hospital e voltar para casa foi um recomeço de vida, de tudo. Eu não tinha muitas expectativas. Só de sair do hospital e ter meu filho comigo foi muito gratificante”, conta Marli.
Hoje, seu filho tem três anos e já está em casa há sete meses. “Toda semana tem visita de profissionais do Martagão e, se eu precisar de alguma coisa, posso ligar”, acrescenta. A família, que antes residia em Alagoinhas, conseguiu ficar em Salvador e participar do PAVD por meio do Programa Adote um Lar, quando doadores do hospital bancam, por meio das doações, o aluguel da residência onde eles moram.
“No PAVD, há todo um trabalho de responsabilidade social. O Martagão fornece os materiais de uso, como insumos, berços, camas e equipamentos. Em alguns casos de pacientes do interior, o hospital consegue viabilizar o aluguel de um imóvel para a família do paciente para que estabeleçam residência em Salvador”, ressalta a diretora do Martagão, Erica Oliveira.
Desospitalização – Antes de poder ir para casa, Marli percorreu uma longa estrada. “Meu filho pesava quatro quilos e tinha febre que não passava. Era muito magro e a gente não sabia o que ele tinha. O quadro foi se agravando e uma pediatra de Alagoinhas pediu para vir para Salvador”, relata.
Na capital, por não ter condições de se alimentar pela boca, João Miguel foi submetido a uma gastrostomia e, para respirar melhor, a uma traqueostomia. Em seguida, passou um ano e oito meses internado na Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD) do Martagão, onde pais são treinados por uma equipe multiprofissional para poderem cuidar de seus filhos, ao retornarem para casa. Os pacientes da UTD possuem doenças crônicas e, geralmente, ficam internados por longos períodos.
“Eu e o pai dele fomos treinados na UTD para cuidar de João Miguel em casa. Ele não senta sozinho. Tem deficiência nos dois braços, mas é ativo da cintura para cima. Hoje, já está com nove quilos”, destaca a mãe.
Programa – Criado em maio de 2013, o PAVD completou oito anos em 2021. Os pacientes que participam do programa são oriundos da UTD do Martagão. São crianças que possuem doenças crônicas, em grande parte as neurológicas e as musculares, que se encontram em condições hemodinâmicas estáveis (sem uso de medicações vasoativas), sem complicações clínicas recentes, dependentes ou não de ventilação mecânica, que necessitam de tecnologia ou cuidados especializados para manter a vida.
A ventilação mecânica ou suporte ventilatório consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. “Essas crianças hoje estão em casa, em virtude do programa. Caso contrário, estariam em UTI’s e seus pais morando no hospital. Além do retorno ao lar, o PAVD permite que esses leitos possam ser ocupados por outros pacientes”, destaca a diretora do Martagão.
A dona de casa Daniela Goés, 32, engravidou pela segunda vez a pedido da filha que queria um irmão. Portador de paralisia cerebral, o pequeno Antônio nasceu e ficou internado na UTD por quase seis meses. Hoje, em casa, ele é um dos atendidos pelo PAVD, respira com auxílio de traqueostomia e se alimenta via gastrostomia.
Daniela conta que foi difícil ficar longe da primogênita. Assim como outras mães da UTD, ela teve que “morar” no hospital para acompanhar o filho. “Foi muito difícil o período de internamento. Ir para casa foi a realização de um sonho. Eu queria que meu filho conhecesse a casa dele. Queria ver a reação da minha filha ao ver o irmãozinho dela. Sou muito grata ao programa”, finaliza.
Anderson Sotero/Assessor de Imprensa Hospital Martagão Gesteira/Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil-71 991132370 / 30323770
Rui anuncia recuperação de 337 km do Anel da Soja, no oeste baiano
Nesta segunda-feira (16), o governador Rui Costa se reuniu com prefeitos e associações de agricultores da região oeste, no município de Barreiras, quando assinou a ordem de serviço para a recuperação do Anel da Soja que compreende à BA - 450/BA - 460/ BA - 463. O total de extensão a ser requalificada é de 337,93 Km.Fotos: Fernando Vivas/ GOVBA
O Anel da Soja é um dos principais corredores viários para o escoamento da produção agrícola do oeste da Bahia. Pela rodovia passam, principalmente, soja, milho, feijão, algodão e outros commodities produzidos na região.
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
-
▼
2021
(5869)
-
▼
agosto
(489)
-
▼
ago. 17
(16)
- Ibirataia: “Homens de Barro” gigantes viram atraçã...
- Boletim Covid/ 17 de agosto, confirma 01 novo caso...
- Traficante é 214º localizado com apoio de tecnologia
- Quem tomou Coronavac está morrendo, diz Bolsonaro,...
- Bahia registra 923 novos casos de Covid-19 e mais ...
- Policiais terão espaço especial para atendimento j...
- DHPP realização prisão e apreensões em sede torcid...
- Bolsonaro sinaliza trégua ao Senado e fala em não ...
- Tabapy: operação desmonta quadrilha de contrabando...
- PF prende secretário de Administração Penitenciári...
- Talibãs mostram-se abertos à admissão de mulheres ...
- Cientistas veem China com papel central e não cree...
- PF faz ação contra suspeitos de favorecer facção e...
- Conselho do FGTS deve decidir distribuição de lucr...
- Programa do Martagão permite que crianças com doen...
- Rui anuncia recuperação de 337 km do Anel da Soja,...
-
▼
ago. 17
(16)
-
▼
agosto
(489)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)