A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 16 de setembro, tivemos não foi reistrado caso de covid-19
A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 16 de setembro, tivemos 12.824 casos registrados como suspeitos, sendo 3.120 casos confirmados, dentre estes, são 3.040 pessoas RECUPERADAS, 00 está em isolamento social, 00 internada e 80 foram a óbito. 9.695 casos foram descartados e 09 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 00 caso ativo. O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder .
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Bahia registra 458 novos casos de Covid-19 e mais 23 óbitos pela doença
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 458 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 399 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (16) também registra 23 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.227.870 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.198.989 são considerados recuperados, 2.169 encontram-se ativos e 26.712 pessoas tiveram óbito confirmado pela doença.
O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.522.497 casos descartados e 233.796 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.962 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
A secretaria ainda informa que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
Vacinação
Com 9.473.639 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,45% da população adulta (18 anos ou mais), estimada em 11.087.169. Se acordo com a Sesab, diariamente é realizado contato com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.
Primeira-dama do Estado pode sair candidata a deputada federal nas próximas eleições
Foto: Divulgação/Arquivo/ Aline Peixoto gosta de política e se tornou principal conselheira do governador Rui Costa |
Ninguém descarte a possibilidade de Aline Peixoto, primeira-dama do Estado, sair candidata a deputada federal. A ideia tem agradado imensamente a ela, que descobriu gostar de política.
E também Rui Costa, do qual se tornou uma das principais conselheiras, com índice de acerto nas recomendações de 100%, segundo o marido apaixonado.
Política Livre
Prefeitura de Ipiaú intensifica trabalho de recuperação das estradas vicinais e ramais na zona rural
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Seguindo o cronograma da secretaria, nos últimos dias a patrulha mecânica da prefeitura tem intensificado os serviços de patrolamento e cascalhamento nas regiões do Cajueiro, Tinguí e Córrego de Pedras, cujos ramais e estrada principal estão sendo beneficiados. Da mesma forma, o serviço de patrolamento e cascalhamento teve início nesta semana nos ramais do Bom Sem Farinha e Dois Irmãos. O planejamento da secretaria é no sentido de contemplar todo o sistema viário do interior do município, tendo em vista a sua importância para o escoamento da produção agrícola, assim como para o deslocamento das pessoas que habitam no campo, em especial os estudantes através do transporte escolar.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Na manhã desta quarta-feira, 15, a prefeita Maria das Graças esteve vistoriando os serviços na zona rural e considerou que o trabalho vem se desenvolvendo a contento e com perspectiva de ganhar ainda mais celeridade na próxima semana, caso o tempo se mantenha estável.
O serviço realizado tem recebido elogios por parte dos fazendeiros, agricultores e demais moradores e usuários dessas estradas. Muitos quilômetros de estrada já foram recuperados, com destaque para as regiões do Guloso e Bois. Na zona urbana já foram patroladas e cascalhadas as avenidas João Durval, Água Branca e nas ruas D, F e C do Bairro Constança e outras no bairro Aloísio Conrado.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva, assegurou que as equipes encarregadas da obra estão seguindo cronograma para suprir as necessidades de todos os locais que foram prejudicados pelas chuvas. Ele tem acompanhado de perto os serviços em desenvolvimento e assegura que não medirá esforços para atender as demandas.
José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Juízes e integrantes do Ministério Público atacam quarentena eleitoral aprovada na Câmara
Foto: Pablo Valadares/Arquivo/Câmara dos Deputados |
A inclusão no novo Código Eleitoral da quarentena para policiais, juízes, militares e integrantes do Ministério Público é alvo de críticas entre entidades que representam as carreiras.
O resgate da quarentena foi aprovado após uma manobra do centrão liderada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que incluiu uma emenda aglutinativa cujo teor era quase idêntico ao texto derrotado na última semana.
A mudança nos textos foi a diminuição da quarentena de cinco para quatro anos.
Os integrantes do Ministério Público, em nota divulgada pela Conamp, afirmam que a medida é inconstitucional e foi tomada de forma açodada.
“É o equivalente à condenação e como consequência perda de direitos políticos”, afirma Manoel Murrieta, presidente da entidade, que acredita na derrubada da mudança no Senado.
Os juízes federais afirmam que a mudança na legislação tem por objetivo “penalizar agentes públicos que cumpriram suas funções e optaram pelo caminho da política”.
A Associação dos Juízes Federais do Brasil diz em nota não apoiar a candidatura de magistrados ainda em atuação ou licenciados, mas que causa estranheza “a insistência de alguns parlamentares de tentar restringir os direitos políticos de cidadãos que cumpriram seus papéis” na magistratura.
Como mostrou o Painel, o deputado Capitão Augusto (PL-SP), líder da bancada da bala, diz que irá acionar o Supremo Tribunal Federal contra a quarentena.
Painel/Folhapress
Maioria dos baianos na Câmara apoia quarentena para juízes, militares e policiais no Código Eleitoral; veja como votou cada deputado
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados |
Após articulação envolvendo líderes do Centrão e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), os deputados decidiram nesta quarta-feira (15) reinserir no Código Eleitoral uma quarentena de quatro anos para juízes, membros do Ministério Público, militares e policiais que queiram se candidatar já a partir de 2026.
No total, foram 273 votos a favor e 211 contra. Alguns partidos da oposição, como PT e PCdoB, também orientaram a favor da medida. O governo orientou contra. Este Política Livre resolveu então preparar um levantamento de como votou a bancada baiana.
Dos 39 parlamentares baianos, apenas sete votaram contra a quarentena, enquanto 30 foram favoráveis. O deputado Jorge Solla, do PT, se absteve, e José Rocha, do PL, não compareceu à votação.
Confira como votaram os deputados baianos:
Sim
Adolfo Viana (PSDB)
Antonio Brito (PSD)
Charles Fernandes (PSD)
Daniel Almeida (PCdoB)
Félix Mendonça Jr (PDT)
João C. Bacelar (PL)
José Nunes (PSD)
Joseildo Ramos (PT)
Lídice da Mata (PSB)
Márcio Marinho (Republicanos)
Otto Alencar (PSD)
Paulo Azi (DEM)
Ronaldo Carletto (PP)
Tia Eron (Republicanos)
Waldenor Pereira (PT)
Abílio Santana (PL)
Afonso Florence (PT)
Alice Portugal (PCdoB)
Arthur Maia (DEM)
Cacá Leão (PP)
Claudio Cajado (PP)
Elmar Nascimento (DEM)
Igor Kannário (DEM)
Leur Lomanto Jr. (DEM)
Marcelo Nilo (PSB)
Mário Negromonte Jr (PP)
Paulo Magalhães (PSD)
Sérgio Brito (PSD)
Valmir Assunção (PT)
Zé Neto (PT)
Não
Alex Santana (PDT)
Bacelar (Podemos)
Professora Dayane Pimentel (PSL)
Uldurico Junior (PROS)
Pastor Sargento Isidório (Avante)
Raimundo Costa (PL)
Tito (Avante)
Abstenção
Jorge Solla (PT)
Não compareceu
José Rocha (PL)
Sobre o projeto
Com 898 artigos e quase 400 páginas, o projeto de lei faz uma reformulação ampla em toda a legislação partidária e eleitoral — revogando leis vigentes, como o Código Eleitoral e a Lei da Inelegibilidade, e unificando as regras em um único código.
Para que as mudanças passem a valer nas próximas eleições, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e sancionado até o início de outubro.
Entre as mudanças estabelecidas no relatório, estão a proibição de divulgação de pesquisas eleitorais na véspera e no dia do pleito; e a obrigação dos institutos de informar o percentual de acerto das pesquisas realizadas nas últimas cinco eleições.
Mateus Soares
Presidente do Senado diz que “democracia é inegociável"
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse hoje (16), em Brasília, que tanto os poderes Legislativo e Judiciário como as Forças Armadas têm, na democracia, “ambiente único” para o desenvolvimento do país. Acrescentou que os problemas de relações entre poderes são “solucionáveis” e que a situação tem melhorado a cada semana.
As afirmações foram feitas durante a abertura de audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. “A democracia do Brasil é muito jovem, e como toda juventude, comete erros, acertos e tem seus arroubos”, disse. “Mas a democracia é algo inegociável e não retrocederá”, afirmou.
“Tanto o Congresso Nacional quanto Judiciário e Forças Armadas têm absoluta compreensão da importância e prevalência da democracia como ambiente único de desenvolvimento. Esses problemas que temos nas relações entre os poderes são solucionáveis e já temos essa semana uma semana muito melhor do que a passada, de boa relação entre os poderes constituídos”, acrescentou, ao defender uma “união nacional” para resolver os reais problemas do país.
Conciliação
Rodrigo Pacheco frisou que união nacional não significa, necessariamente, conciliação absoluta, e que divergências sempre existem. Acrescentou que essas divergências, no entanto, não podem atrapalhar o enfrentamento de problemas, o que, segundo ele, tem sido feito pelos debates e tramitações de projetos no Legislativo, sobre questões como precatórios e a definição do nosso sistema político-eleitoral. “As eleições acontecerão em 2022, e não há nenhuma dúvida quanto a isso”, disse.
O senador disse, ainda, que o sucesso nessa empreitada passa pelo respeito entre os poderes e entre as instituições, o que, para ele, acaba sendo prejudicado pelo mau uso das redes sociais.
“É importante também a responsabilidade de cumprir os deveres, cada qual em seu quadrado. E, por último, são também importantes o otimismo e o entusiasmo com o Brasil para preenchermos espaços e resolver problemas”, finalizou.
Edição: Kleber Sampaio
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Câmara do DF aprova redução na alíquota do ICMS para combustível
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil |
Um alívio para o bolso dos motoristas do Distrito Federal. A Câmara Legislativa aprovou a redução de 3% na alíquota do ICMS para combustíveis. O ICMS é o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços e a redução tornará mais baratos o álcool, a gasolina e o diesel.
A estimativa é que o preço final da gasolina e do álcool caia 7%, e o do diesel, 11%.
Mas como a redução impacta diretamente o orçamento, ela não pode ser adotada imediatamente. Passará a valer só em 2022, e de forma gradual, ou seja, a queda será de 1% por ano até 2024. Na prática, isso significa que em 2024 o imposto terá o mesmo peso que tinha no ano de 2015.
A Secretaria de Economia do Distrito Federal estima que o governo deixará de arrecadar R$ 345,4 milhões, mas prevê que possa ser compensado com o reaquecimento da economia, que aumentaria a arrecadação tributária.
* Com supervisão de Nádia
Por Tony Ribeiro - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília * - Brasília
Covid-19: ministério recomenda suspensão da vacinação de adolescentes
Foto: Reuters/Denis Bolibouse/Direitos reservados |
O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada hoje (16) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
Uma nota técnica anterior da pasta, também de setembro, recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início ontem (15), com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.
A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.
A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.
O ministério também argumentou que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.
Outro ponto levantado foi o de que houve uma redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.
Após a publicação da nota, algumas cidades anunciaram a suspensão da vacinação de adolescentes, entre elas, as prefeituras de Natal (RN) e Salvador (BA). Agora há pouco, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decidiu seguir a recomendação do ministério e também suspendeu a imunização de adolescentes na capital federal.
Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.
Edição: Lílian Beraldo
Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - Brasília
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
-
▼
2021
(5869)
-
▼
setembro
(459)
-
▼
set. 16
(10)
- A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje,...
- Vacinômetro 16 de setembro da Secretaria de Saúde ...
- Bahia registra 458 novos casos de Covid-19 e mais ...
- Primeira-dama do Estado pode sair candidata a depu...
- Prefeitura de Ipiaú intensifica trabalho de recupe...
- Juízes e integrantes do Ministério Público atacam ...
- Maioria dos baianos na Câmara apoia quarentena par...
- Presidente do Senado diz que “democracia é inegoci...
- Câmara do DF aprova redução na alíquota do ICMS pa...
- Covid-19: ministério recomenda suspensão da vacina...
-
▼
set. 16
(10)
-
▼
setembro
(459)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)