Vacinômetro 17 de setembro, da Secretaria de Saúde de Ipiaú
A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que foram aplicadas até hoje, 17 de setembro, 41.512 doses de vacina . Sendo que 26.673 são referentes a primeira dose e 14.839 pessoas já foram imunizadas. Dessas, 557 tomaram a vacina dose única. Vacina Salva Vidas. Desinformação Não .
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 17 de setembro, tivemos 01 novo caso de covid-19
A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 17 de setembro, tivemos 12.831 casos registrados como suspeitos, sendo 3.121 casos confirmados, dentre estes, são 3.040 pessoas RECUPERADAS, 01 está em isolamento social, 00 internada e 80 foram a óbito. 9.702 casos foram descartados e 08 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 01 caso ativo.
O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder .
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Bahia registra 637 novos casos de Covid-19 e mais 30 óbitos pela doença
Foto: Divulgação/Arquivo/ Na Bahia, 26.742 pessoas tiveram óbito confirmado pela doença |
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 637 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 441 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (17) também registra 30 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.228.507 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.199.430 são considerados recuperados, 2.335 encontram-se ativos e 26.742 pessoas tiveram óbito confirmado pela doença.
O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.524.295 casos descartados e 233.995 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.968 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Ainda segundo a secretaria, os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
Vacinação
A Bahia já vacinou 9.499.829 pessoas contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única. A Sesab ainda informa que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.
Operação PlayBoy prende três em Senhor do Bonfim
Foto: Divulgação PC No cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão, foi encontrada farta quantidade de drogas para entrega |
“Os outros trabalhavam com instalação de câmeras de monitoramento aqui na cidade. Os três residiam em frente a uma escola particular de classe média alta, onde possivelmente faziam a distribuição das drogas”, relatou o titular da 1ª DT, delegado Leonardo Virgílio.
Além da vasta quantidade de maconha e cocaína, também foram encontrados comprimidos de ecstasy, balanças, máquina de débito e crédito, celulares e grande volume de embalagens plásticas. O trio foi encaminhado para a DT, onde foi autuado por tráfico de drogas.
Fonte: Ascom PC
Operação para combater crimes contra o idoso é lançada
Foto: Divulgação PC |
A ação, que acontece entre os dias 16 de setembro e 1º de outubro, vai contar com a participação de equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep).
Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no prédio onde funciona a Deati, nos Barris, um ciclo de palestras será realizado pelo Demep, que também prestará atendimento médico e acolhimento psicológico aos idosos e seus familiares.
Além de cumprir mandados de prisão e medidas de proteção vinculadas a crimes contra a pessoa idosa, a Operação Raízes vai arrecadar fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal, que serão doados em lares de acolhimento, no dia 1º de outubro. Os produtos podem ser arrecadados até o dia 30 de setembro, na sede do Demep, que funciona na Rua da Alegria dos Barris, atrás do Prédio Sede da Polícia Civil.
De acordo com a delegada Heleneci Nascimento, titular da Deati, a Operação Raízes vai intensificar o trabalho já realizado pela especializada. “Estamos ainda mais preparados para receber os idosos, vítimas de diversas formas de violência. Palestras, oficinas socioeducativas e visitas técnicas em instituições de longa permanência também serão realizadas por nossa equipe durante a ação”, destacou a delegada.
O Demep não só vai funcionar como posto de coleta para os donativos, como também vai disponibilizar na delegacia enfermeiros para análise de frequência cardíaca, oximetria, saturação, temperatura e aferição de pressão arterial dos idosos. “Atividades de pilates solo, como alongamento e relaxamento, também serão realizadas por uma equipe de fisioterapia”, acrescentou o diretor do Departamento Médico da Polícia Civil, Gessé de Souza Silva.
“Estaremos prontos para atender situações de mobilização emocional muito intensa, podendo haver o transporte do idoso para uma unidade de saúde. Se algum deles apresentar sintomas da Covid-19, vamos fazer a testagem”, ressaltou o diretor do Demep.
A Raízes integra o calendário anual de operações da Instituição. “Além do atendimento presencial na delegacia, também recebemos denúncias por meio do telefone 3117-6080, que funciona 24 horas”, ressaltou Heleneci.
Fonte: Ascom PC
Casal autuado por homicídio e roubo é flagrado com 35 kg de maconha
Foto: Divulgação SSP |
A drogas foram encontradas na residência de um casal, no bairro de Barro Vermelho. Ao perceber o cerco policial, a mulher tentou fugir pulando muros, mas acabou capturada na área externa. O companheiro também foi preso.
“As nossas ações, na região da Chapada, têm com objetivo combater, principalmente, o tráfico de drogas, principal causador de outros crimes”, declarou o comandante do Comando do Policiamento da Região da Chapada, coronel Marcelo Queiroz Pinto.
Com a dupla, apresentada na Delegacia Territorial (DT) de Barra e autuada por tráfico e porte iliegal, também foram encontrados um revólver calibre 38, munições, 2 kg de cocaína, duas balanças e três aparelhos celulares. Na DT foi constatado que o homem responde por dois homicídios, como conta o titular da unidade, delegado Jenivaldo Rodrigues.
“Ele é de Mato Grosso e as mortes foram cometidas lá. Já a mulher tem várias passagens por crimes de roubo e tráfico. Ela foi casada com um traficante de alta periculosidade que, atualmente, encontra-se preso no complexo de Serrinha” pontuou o delegado.
Fonte: Ascom: Silvânia Nascimento
2,7 toneladas de maconha são incineradas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação PC |
Foto: Divulgação PC |
Os entorpecentes foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã do mesmo dia, naquela cidade, durante abordagem a um caminhão que cruzava a BR-116 com destino a Mossoró (RN). O veículo vinha de Ourinhos (SP), com a droga escondida dentro de uma carga de feno.
Ao ser apresentado na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Conquista, o motorista do caminhão confessou o crime e afirmou que receberia R$ 6 mil pelo transporte da droga quando ela fosse entregue a um traficante no Rio Grande do Norte.
Autuado em flagrante e indiciado no inquérito policial por tráfico de drogas, o autor já foi transferido para o sistema prisional e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Ascom PC
Prefeitura de Ipiaú realizará Audiência Pública para elaboração do LOA na próxima quarta- feira
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Na próxima quarta-feira, 22, a Prefeitura de Ipiaú realizará Audiência Pública para discussão sobre a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2022. A Audiência irá acontecer no Auditório do Colégio Municipal Celestina Bittencourt, às 14h.
São convidados todos os cidadãos, associações e sindicatos em geral, conselhos municipais e autoridades do município.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei anual referente à execução do orçamento contando com a estimativa de receita e autorização de despesas. Nesta lei, está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços que são prioritários para o município, levando em conta os recursos disponíveis.
Por conta das medidas adotadas pelo município em razão da pandemia da covid-19 a audiência será presencial com distanciamento social entre os presentes e uso de máscara obrigatório, e online transmitida pela plataforma Zoom onde qualquer pessoa pode acessar com ID: 816 0643 4717 e senha de acesso: 509917 e também pelo site Giro em Ipiaú.
O Secretário de Planejamento e Administração, Sandro Gomes, destaca a importância da participação do cidadão na elaboração. “É um espaço de discussão, elaboração e explanação para que todos participem das decisões referente a execução do orçamento levando em conta as necessidades reais da população”.
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Ipiaú: Moradores do ACM tem prioridade atendida pela Prefeita Maria das Graças Mendonça
Foto: Divulgação/Ipiauurgente |
O assunto mais comentado nestes últimos entre os moradores e comerciantes do Residencial ACM é o cumprimento da promessa de campanha da Prefeita Maria das Graças Mendonça para a cobertura do canal de capitação de aguas pluviais no canteiro central que já havia transformado em um esgoto a céu aberto, que sempre foi prioridade unanime para os moradores e a principal bandeira para todos políticos em períodos eleitorais em visitas ao Bairro, mas depois de eleitos colocavam no caderno de esquecimento "Foram muitas promessas, más agora Ela a Melhor prefeita dos últimos tempos, está cumprindo mais uma das promessas feitas por ela, palavra de mulher se cumpri" Disse Wanderlei ajudante de pedreiro que cresceu vendo os transtornos em épocas de chuvas aqui no ACM.
Foto: Divulgação/Ipiauurgente |
A obra, numa extensão de 1.337 metros, deverá solucionar definitivamente o problema dos frequentes alagamentos que ocasionam transtornos para a população estabelecida no entorno do canal está bem acelerada, embora a poucos dias de iniciada já está bastante acelerada, inclusive, com a presença constante prepostos da Conder" acompanhando de perto a fidelidade do projeto no inicia de execução da obra para que nada saia diferente da Planta.
Aqui será construída uma Praça-Foto: Divulgação/Ipiauurgente/ |
A previsão é de que a cobertura esteja concluída num prazo de oito meses, a partir do início do serviço. Na área também será construída uma praça com a extensão de 175 metros.
Fonte: www.ipiauurgente.com.br
Senado ‘empurra’ novo código eleitoral para 2024
Foto: Gabriela Biló/Arquivo/ Estadão/Rodrigo Pacheco |
Sem consenso para votar mudanças nas regras eleitorais, o Senado não deve analisar o projeto do novo código aprovado anteontem pela Câmara a tempo para valer em 2022. A consequência é que mudanças como restrições à divulgação de pesquisas, limites ao poder da Justiça Eleitoral de ditar normas e a liberação ao transporte de eleitores – se confirmadas na Casa – só devem vigorar a partir das disputas municipais de 2024.
Para valer no ano que vem, os senadores precisariam aprovar o texto a tempo de ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro até 2 de outubro.
O projeto é criticado por especialistas por flexibilizar regras de transparência do uso do dinheiro público por partidos e derrubar uma série de restrições de como esses recursos podem ser aplicado.
Entre as mudanças aprovadas pela Câmara também está a quarentena eleitoral de quatro anos para que juízes, policiais, militares e integrantes do Ministério Público possam disputar cargos eletivos. Pelo texto aprovado pelos deputados, porém, a medida só entrará em vigor a partir das eleições de 2026.
Em uma reunião realizada ontem no Senado, os líderes de partidos da Casa decidiram não colocar o projeto na pauta por enquanto, apesar da defesa de alguns senadores.
“Eu vou trabalhar aqui no Senado Federal para que nós tenhamos alguns aspectos desse código votados rapidamente, principalmente esse”, disse o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que defende a aprovação célere do projeto no Senado.
Outros parlamentares, porém, dizem que é difícil aprovar projeto tão extenso em duas semanas. “A não ser que alguém faça um discurso e convença muito que tem algo ali muito precioso para as próximas eleições, não vejo esse apelo. É muito complicado”, disse o líder da Minoria, Jean Paul Prates (PT-RN). “Vai ter queda de braço para uma questão só, a quarentena. Imagina para o resto, que são 900 e poucos artigos.”
Outras regras. Embora tenha deixado de lado o código eleitoral, senadores devem analisar na próxima semana outros projetos que mexem nas regras das disputas do ano que vem. As propostas alteram a distribuição de vagas no Legislativo.
O presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), concordou em convocar uma sessão do Congresso para o próximo dia 28 para analisar o veto do presidente Jair Bolsonaro às federações partidárias – mecanismo que permite a partidos se juntarem nas eleições e atuarem em conjunto na Câmara –, o que favorece siglas menores.
É também consenso no Senado a rejeição da volta das coligações proporcionais, proposta aprovada pelos deputados. A decisão de enterrar a proposta levou o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e líderes de partidos a pressionarem os senadores por uma reavaliação. O assunto foi discutido em uma reunião entre Lira, Pacheco e representantes das bancadas na quarta-feira.
Voto distrital. No encontro, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) condicionou a volta das coligações a um acordo para aprovar um novo sistema eleitoral, que teria o voto distrital, a partir de 2026. Por esse modelo, são eleitos os deputados que receberem mais votos dentro de um limite geográfico. Castro sugeriu que os congressistas dessem aval às coligações proporcionais apenas em 2022, em troca dessa medida para o futuro. “O que estou propondo: a gente tapa o nariz, fecha os olhos, vota essa maldita coligação proporcional para 2022 em troca de um amplo acordo das lideranças do Congresso para, a partir de 2026, o Brasil ser dotado de um novo sistema que melhore nossa representação política”, disse Castro à reportagem. A sugestão não encontrou apoiadores entre os demais líderes.
O fim das coligações para o Legislativo valeu pela primeira vez em 2020. Os mais prejudicados com a medida são legendas nanicas e de aluguel, mas também partidos ideológicos serão atingidos.
Daniel Weterman e Camila Turtelli/Estadão
Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil |
Em defesa do atendimento adequado às gestantes e aos neonatos, que reduza a mortalidade materna no Brasil, cerca de 50 entidades e organizações de saúde criaram a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso. A iniciativa atende à orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que escolheu "Cuidado materno e neonatal seguro” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, comemorado hoje (17). Uma carta-compromisso, a ser divulgada nos próximos dias, busca o engajamento de autoridades nessa luta.
Nesta sexta-feira, diversos monumentos espalhados pelo país vão ser iluminados na cor laranja para lembrar a data. Entre eles estão o Cristo Redentor, o Maracanã, os Arcos da Lapa e o Castelo Mourisco, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; o Palácio de Karnac e o prédio do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, em Teresina, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o Palácio dos Leões, em São Luís, o Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó, e o Hospital Regional de Cajazeiras, ambos no sertão da Paraíba, o Hemocentro da Universidade de Campinas, em Campinas, e o Elevador Lacerda, em Salvador.
Carta-compromisso
No dia 22 deste mês, a Aliança vai lançar uma carta-compromisso com medidas de redução da mortalidade materna e neonatal. A intenção é que o documento seja assinado como um compromisso por autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, nos âmbitos nacional e estaduais, para que as medidas sejam postas em prática.
Embora a meta fixada pelo Brasil na OMS seja de 30 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos até 2030, o número de óbitos de mães no país, em 2018, atingiu 59,1 por 100 mil nascidos vivos.
“A mortalidade materna, em particular, é um gravíssimo problema de saúde pública”, ressaltou, em entrevista à Agência Brasil, Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), uma das entidades que coordenam a iniciativa. Para ele, esse é um problema importante no mundo, mas a maior parte dos entraves está nos chamados países em desenvolvimento e de baixa renda.
No mundo, todos os dias, 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto e, anualmente, 2,5 milhões de bebês morrem logo após nascer. Os dados são da OMS. Victor Grabois afirmou que boa parte dessas mortes é evitável. “Porque elas são mortes por eclâmpsia, por pressão elevada, por infecção, por hemorragia pós-parto, que são preveníveis. Toda morte materna é um evento sentinela, demanda uma investigação específica e, o que é mais grave, uma boa parte, de fato, é evitável”, afirmou. De acordo com a OMS, essas complicações respondem por mais de 70% das mortes maternas.
Covid-19
O quadro ficou mais crítico agora, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “É esperado para 2020 e 2021 que a gente tenha uma elevação da razão de mortalidade materna (RMM). Se a gente comparar 2021 com 2020, em relação às mortes maternas por covid-19, que incluem as gestantes e as puérperas, tivemos uma elevação de quase quatro vezes o número de óbitos maternos em cada semana epidemiológica”.
Se em 2020 a média foi de dez mortes maternas por covid-19 por 100 mil nascidos vivos em cada semana epidemiológica, em 2021 o número chegou a 38 mortes maternas por semana epidemiológica. O levantamento foi feito pelo Observatório Obstétrico Brasileiro (OOB). “Quase quadruplicando esse número”, comentou Grabois. Ainda segundo o observatório, uma em cada cinco mortes maternas pela doença ocorreu fora de uma unidade de terapia intensiva.
Os especialistas asseguram que essa situação dramática pode ser evitada com atendimento adequado às gestantes e aos neonatos. A ideia é unir forças para potencializar os resultados, disse o presidente da Sobrasp. Ele lembrou que, com alguma melhoria na qualidade da atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério, o Brasil conseguiu reduzir a RMM em 8,4% em um ano, de 2017 para 2018. Mas é preciso avançar mais nesse campo, recomendou.
Campanha
A campanha, difundida ao longo do mês de setembro pelas entidades que participam da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, tem como tema “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”, que é o slogan da OMS traduzido para o português. As diretrizes gerais da ação foram elaboradas por um conselho científico e reúnem informações e orientações das diferentes entidades participantes para a segurança de mulheres e bebês.
As principais diretrizes envolvem os temas da equidade, respeito, redes de atenção, parto adequado, prevenção à mortalidade materna, prevenção da prematuridade, letramento, empoderamento e engajamento e participação da família.
Segundo o Ministério da Saúde, 65% dos óbitos maternos ocorridos em 2018 foram de mulheres negras ou pardas. A campanha da Aliança envolve o enfrentamento de desigualdades e do racismo, questões que tornam a ação urgente, na opinião do presidente da Sobrasp. Grabois indicou a necessidade de enfrentar, em todos os níveis do sistema de saúde, as barreiras que limitam o acesso a serviços de qualidade, entre as quais a pobreza, a falta de informação e de acesso a serviços de saúde adequados, que impedem que as mulheres recebam cuidados devidos durante a gestação e o parto.
Problemas
O Brasil ocupa a décima posição no ranking mundial da prematuridade, com 300 mil nascimentos prematuros registrados em 2019, de acordo com informação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de 2020. Dados do Ministério da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que 11,7% dos partos no Brasil ocorrem antes das 37 semanas de gestação.
Edição: Graça
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a vacinação contra a Covid-19 de adolesecentes de 12 a 17 anos sem comorbidades está suspensa a partir de 17 de setembro conforme Nota Informativa Nº1/2021 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde.
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
-
▼
2021
(5869)
-
▼
setembro
(459)
-
▼
set. 17
(13)
- Vacinômetro 17 de setembro, da Secretaria de Saúde...
- A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje,...
- Bahia registra 637 novos casos de Covid-19 e mais ...
- Operação PlayBoy prende três em Senhor do Bonfim
- Operação para combater crimes contra o idoso é lan...
- Casal autuado por homicídio e roubo é flagrado com...
- 2,7 toneladas de maconha são incineradas em Vitóri...
- Amigos fazem evento amanhã para ajudar no tratamen...
- Prefeitura de Ipiaú realizará Audiência Pública pa...
- Ipiaú: Moradores do ACM tem prioridade atendida pe...
- Senado ‘empurra’ novo código eleitoral para 2024
- Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna...
- Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú.
-
▼
set. 17
(13)
-
▼
setembro
(459)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)