Vacinômetro 29 de setembro, Secretaria de Saúde de Ipiaú

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que foram aplicadas até hoje, 29 de setembro, 46.403 doses de vacina . Sendo que 28.392 são referentes a primeira dose e 17.859 pessoas já foram imunizadas. Dessas, 557 tomaram a vacina dose única. 152 pessoas receberam a dose de reforço.

Vacina Salva Vidas. Desinformação Não/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Boletim Covid/ 30 de setembro, da Secretaria de Saúde de Ipiaú confirma 01 caso de coronairus hoje no município

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 30 de setembro, tivemos 12.927 casos registrados como suspeitos, sendo 3.129 casos confirmados, dentre estes, são 3.042 pessoas RECUPERADAS, 02 estão em isolamento social, 00  internada e 85 foram a óbito. 9.791 casos foram descartados e 07 pessoas aguardam resultado de exame. Nesse momento, temos 02 casos ativos. O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Deam Itinerante inicia os trabalho em Ipiaú com cerimônia de abertura na Câmara de Vereadore

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A Deam itinerante iniciou os trabalhos nesta quinta-feira, 30, após cerimônia de abertura na Câmara de Vereadores com a presença de diversas autoridades municipais e representantes do Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, Prefeitura Municipal, Polícias Militar e Civil.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A abertura se deu com a fala do coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), delegado Rodrigo Fernando, que enalteceu o projeto e os esforços da justiça e da segurança pública no combate a violência contra a mulher ao tempo que chamou atenção para os dados alarmantes de Ipiaú. “De 224 inquéritos instaurados até a data de ontem, até 29 de setembro do corrente ano, 104 inquéritos são de violência doméstica. É uma demanda alta”.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
O delegado também reforçou a importância do apoio da Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria de Ação Social e Desportos no atendimento interdisciplinar, como prever a Lei Maria da Penha, acolhendo a vítima, na parte social, psicológica e jurídica, e estendeu os agradecimentos ao trabalho a Ronda Maria da Penha no município.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A Prefeitura Municipal de Ipiaú esteve representada pela secretária de Ação Social e Desportos, Rebeca Câncio e também pela procuradora do município, Isabelle Velúcia, representando a prefeita Maria das Graças Mendonça.

Em mensagem enviada pela prefeita que se encontra em compromisso com o governo do estado, a mesma agradeceu o apoio das autoridades no combate a violência contra a mulher e parabenizou o governo da Bahia pelo projeto e a todos os participantes que integram a caravana da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher Itinerante.

“A Prefeitura Municipal de Ipiaú, não medirá esforços para apoiar essas ações, através da Secretaria de Ação Social, com atendimento do CREAS e do CRAS. O Nosso objetivo é buscar o fortalecimento do convívio familiar, acolher as vítimas e sobretudo, combater a violência doméstica em Ipiaú.” enfatizou a prefeita.

O atendimento da Deam Itinerante segue das 08h às 17h, nesta sexta-feira, 01, no ônibus estacionado na Praça Alberto Pinto onde fica a Câmara de Vereadores de Ipiaú.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Mulheres Republicanas promovem campanha de filiação em Salvador

Mulheres Republicanas

O Republicanos promove neste sábado (2) a Campanha de Filiação do Mulheres Republicanas em todo o país. A iniciativa cujo objetivo é filiar novas militantes segue até dezembro. Na Bahia, a mobilização acontece das 8h às 11h, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.

O presidente estadual do partido, deputado federal Márcio Marinho, parabenizou o trabalho da secretária Nacional do Mulheres Republicanas, Tia Ju, além das autoridades em favor das mulheres, que tornam o Republicanos, hoje, a segunda maior legenda em representatividade feminina no Brasil.

“Lutamos para impulsionar o protagonismo feminino na política, bem como ampliar significativamente a quantidade de candidatas a cargos eletivos. Queremos a voz das mulheres ecoando aos quatro cantos do Brasil. Para isso, trabalhamos diuturnamente pela ampliação da participação da mulher na política”, assegurou Marinho.

A secretária estadual do Mulheres Republicanas, Rogéria Santos, afirmou que o evento vai mostrar a relevância da força das mulheres na política e do partido e também contribuir com lideranças femininas para o pleito de 2022. “Um evento dessa grandeza e realizado em âmbito nacional mostra o quanto as mulheres têm se conscientizado acerca do empoderamento feminino e, principalmente, o quanto desejam ser completamente ativas no processo eleitoral. Estou muito feliz. Vamos em frente, mulheres!”, opinou Rogéria.

Bahia registra 555 novos casos de Covid-19 e mais 8 óbitos pela doença

Foto: Ilustração

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 555 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 534 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (30) também registra 8 óbitos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.233.799 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.204.371 são considerados recuperados, 2.569 encontram-se ativos e 26.859 pessoas tiveram óbito confirmado pela doença.

O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.541.528 casos descartados e 239.064 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.060 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Segundo a secretaria, os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Unlabelled

Sessão solene de implantação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) Itinerante em Ipiaú.

 

A abertura do evento acontecerá no Salão do Plenário da Câmara de Vereadores, às 9 horas do dia 30, com a participação do coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), delegado Rodrigo Fernando e com a presença de diversas autoridades do município.
A nossa reportagem entrevistou o Delegado Diretor Dr Rodrigo Fernando Cordenador da 9ª Coorpim de de Jequié que será reproduzido no Programa Alerta Cidade desta quinta Feira na Rádio Ipiaú FM as 19:00 horas

https://youtu.be/CXkElWBixDg

Prefeitura de Ipiaú constrói novo estacionamento para desafogar trânsito da cidade

Foto: José Américo Csstro/Prefeitura de Ipiaú/ Dircom/
Com o objetivo de desafogar o trânsito de veículos no centro comercial da cidade, a Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura vem construindo um amplo estacionamento na Praça Salvador da Matta. O espaço contará com 80 vagas para automóveis e igual número para motocicletas, será dotado de sinalização vertical e horizontal, além de arborização e boa iluminação.
Foto: José Américo Csstro/Prefeitura de Ipiaú/ Dircom/
Na área ao lado dos açougues será implantado um ponto de descargas de mercadorias destinadas aos supermercados e demais estabelecimentos comerciais localizados na praça. De acordo com o projeto serão plantadas 30 árvores e instalados 18 postes, cada uma com quatro lâmpadas de led de 100 watts.
Foto: José Américo Csstro/Prefeitura de Ipiaú/ Dircom/
O Diretor Municipal de Trânsito, Antônio Carlos “Itaibó”, observa que motoristas passam muito tempo procurando um bom local para deixar o carro nas ruas e praças que compreendem o maior centro comercial de Ipiaú. Isso implica em irritação, gasto de recursos e impacto ambiental e também na economia da cidade.

Foi buscando encontrar soluções para o problema que a Prefeitura resolveu desenvolver o projeto do primeiro estacionamento público desta cidade. Com o espaço na Praça Salvador da Matta a gestão municipal espera reduzir o impacto desse problema e melhorar a mobilidade urbana, proporcionando um bom fluxo de veículos e mais segurança para os pedestres que utilizam o centro comercial. Prefeitura de Ipiaú/ Dircom/José Américo Csstro

Projeto Piloto do retorno às aulas teve avaliação positiva pelos professores da rede municipal de ensino

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Na tarde de ontem, quarta-feira, 29, a secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias, esteve reunida com representantes da APLB/ Sindicato-Delegacia Vale do Rio das Contas, e professores da rede municipal de ensino, para avaliar os resultados do projeto piloto de retorno gradativo escalonado das aulas presenciais que vigorou durante 21 dias com a finalidade de analisar e identificar variáveis epidemiológicas e resposta comportamental aos protocolos sanitários aplicados nesse período.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
O projeto foi avaliado como positivo, tendo em vista o cumprimento integral dos protocolos. No período da sua aplicação foram verificados apenas cinco casos suspeitos de Covid-19, sendo que os mesmos testaram negativos para a doença. Diante disso, evidenciou-se que o retorno das aulas, em Ipiaú, vem acontecendo de forma segura. Durante a reunião a plateia fez alguns questionamentos que foram devidamente esclarecidos pela secretária Laryssa Dias.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Em seu pronunciamento a presidente da APLB/ Sindicato-Delegacia Vale do Rio das Contas, Tatiana Eça, comentou que o protocolo adotado em Ipiaú está sendo observado por diversos municípios da região. Recentemente a secretária Laryssa Dias apresentou o estudo para toda a Bahia através do programa “Sextou! Na Vigilância”, da Sesab. A secretária destaca que o apoio da prefeita Maria das Graças foi fundamental para a aplicação e o sucesso do Projeto Piloto nas escolas de Ipiaú.

A coordenadora da Vigilância Sanitária do município, médica veterinária Vanessa Fonseca, assegurou que além do trabalho de fiscalização em cada escola, a equipe do órgão buscou orientar estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar, a cumprirem os protocolos indicados no estudo da Secretaria de Saúde.

José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Microempreendedores individuais têm até hoje para regularizar débitos

Foto: Reprodução/Folha de São Paul

Termina hoje (30) o prazo para os microempreendedores individuais (MEIs) regularizarem o pagamento dos impostos devidos desde 2016 ou há mais tempo. Caso não quitem os tributos e as obrigações em atraso ou não parcelados, os MEIs serão incluídos na Dívida Ativa da União. A inscrição acarreta cobrança judicial dos débitos e perda de benefícios tributários.

De acordo com a Receita Federal, os MEIs que tiverem apenas dívidas recentes, em razão das dificuldades causadas pela pandemia de covid-19, não serão afetados. Também não serão inscritas as dívidas de quem realizou parcelamento neste ano, mesmo que haja alguma parcela em atraso ou que o parcelamento tenha sido rescindido.

Os débitos sob cobrança podem ser consultados no Programa Gerador do DAS para o MEI. Por meio de certificado digital ou do código de acesso, basta clicar na opção “Consulta Extrato/Pendências” e, em seguida, em “Consulta Pendências no Simei”. O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para quitar as pendências pode ser gerado tanto pelo site quanto por meio do Aplicativo MEI, disponível para celulares Android ou iOS.

Ainda é possível fazer o pagamento ou parcelamento das dívidas acessando o Portal e-CAC . O passo a passo sobre o parcelamento também está disponível no Portal Gov.br .

De acordo com a Receita, existem 4,3 milhões de microempreendedores inadimplentes, que devem R$ 5,5 bilhões ao governo. Isso equivale a quase um terço dos 12,4 milhões de MEIs registrados no país. No entanto, a inscrição na dívida ativa só vale para dívidas não quitadas superiores a R$ 1 mil, somando o valor principal, multa, juros e demais encargos. Atualmente, o Brasil tem 1,8 milhão de microempreendedores nessa situação, que devem R$ 4,5 bilhões.

Para ajudar na regularização, a Receita Federal disponibiliza os núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), uma parceria com instituições de ensino superior que oferece serviços contábeis e fiscais a pessoas físicas de baixa renda, MEIs e organizações da sociedade civil.

Durante a pandemia, também há núcleos operando de forma remota. Os locais de atendimento e os respectivos contatos estão disponíveis na página da Receita Federal.

Dívida ativa

Com um regime simplificado de tributação, os MEIs recolhem apenas a contribuição para a Previdência Social e pagam, dependendo do ramo de atuação, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou o Imposto sobre Serviços (ISS). O ICMS é recolhido aos estados e o ISS, às prefeituras.

Em caso de não pagamento, o registro da dívida previdenciária será encaminhado à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), para cobrança na Justiça, com acréscimo de 20% a título de encargos com o processo. Nesse caso, os débitos poderão ser pagos ou parcelados pelo portal de serviços da PGFN, o Regularize .

A dívida relativa ao ISS e/ou ao ICMS será transferida ao município ou ao estado, conforme o caso, para inscrição em Dívida Ativa municipal e/ou estadual. O MEI terá de pagar multas adicionais sobre o valor devido, de acordo com a legislação de cada ente da Federação.

Com a inscrição em dívida ativa, o microempreendedor deixa de ser segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e perde benefícios como auxílio-doença e aposentadoria; tem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado; é excluído do Simples Nacional pela Receita Federal, estados e municípios, que têm alíquotas mais baixas de imposto; e pode ter dificuldades para conseguir financiamentos e empréstimos.

Agência Brasil

Juíza volta a rejeitar ratificação de denúncia contra Lula no caso do sítio de Atibaia

Foto: Caio Rocha/Arquivo/FramePhoto/Folhapress

A Justiça Federal em Brasília voltou a rejeitar a ratificação da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia.

A decisão é da juíza Pollyanna Kelly Maciel Martins Alves, da 12.ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. Ela negou um pedido do MPF para reconsiderar o parecer anterior que barrou a abertura de uma ação penal com base nas acusações remanescentes da extinta Operação Lava Jato.

“Por estar embasada nas provas tornadas nulas pelo STF, a denúncia originária não poderia ser ratificada de modo genérico e irrestrito, portanto. Repito, a denúncia não poderia ser recebida e nessa condição permanece pois não foram indicadas quais as provas válidas que dão sustento à acusação. Aliás, mesmo no recurso interposto, não há qualquer menção a quais provas subsistiram”, escreveu.

Lula chegou a ser condenado no processo do sítio de Atibaia em fevereiro de 2019, mas a sentença foi anulada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Justiça de Curitiba incompetente para processar e julgar as acusações da Lava Jato contra o ex-presidente. O entendimento devolveu o processo a sua etapa inicial e resultou também na transferência para Brasília. A declaração de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro terminou por enterrar o processo.

O Ministério Público Federal tentou salvar a investigação ao pedir que fosse aberta uma nova ação a partir de elementos que, segundo o órgão, ‘permaneceram válidos e constituem justa causa’.

Ao analisar o recurso, a juíza não ficou convencida com os argumentos. “As considerações e razões lançadas pelo Ministério Público Federal no recurso em sentido estrito interposto não são suficientes para ensejar a reconsideração da decisão proferida”, disse.

Acusado de receber R$ 1 milhão em propinas da OAS e Odebrecht referentes a reformas do sítio Santa Bárbara, em Atibaia, Lula sempre negou veementemente as acusações, que atribui a uma perseguição política da força-tarefa da Lava Jato e de Moro.

Rayssa Motta/Estadão Conteúdo

Rondesp Atlântico e 26ª CIPM interceptam bonde na Polêmica

Foto: Divulgação SSP
Uma denúncia anônima permitiu que guarnições da Rondesp Atlântico e da 26ª CIPM interceptassem, na tarde desta quarta-feira (29), um bonde de traficantes, na localidade de Polêmica, no bairro de Brotas. Três criminosos foram alcançados com armas, munições e drogas.

Cerca de 15 homens foram flagrados e, na tentativa de abordagem, o grupo atirou contra os PMs. Houve confronto, dois criminosos foram atingidos e socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE). Um terceiro traficante acabou preso, em flagrante, e o restante do grupo conseguiu fugir.

Com o trio as guarnições apreenderam uma pistola, um revólver, carregador, munições, porções de maconha, cocaína e crack, além de uma quantia em dinheiro.
Fonte: Ascom: Alberto Maraux

PMs encontram, acolhem e abrigam homem que estava desaparecido

Foto: Divulgação SSP
Desorientado, homem saiu da capital, Campo Grande, e foi encontrado por equipes da 2ª Companhia, no município de Tucano
Desorientado e com diálogos confusos foi como equipes da 2ª Companhia (Tucano) do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha) encontraram um homem, morador do Mato Grosso do Sul (MS), desaparecido há mais de uma semana. Pedro Gustavo Siqueira, 32 anos, foi localizado no distrito de Jorro, em Tucano, e retornou com a família para casa na terça-feira (28).
Foto: Divulgação SSP
Desorientado, homem saiu da capital, Campo Grande, e foi encontrado por equipes da 2ª Companhia, no município de Tucano
Os familiares do oficial de justiça, que mora sozinho na capital do MS, deram falta dele na última segunda-feira (20), quando saiu do fórum onde trabalhava, em Campo Grande, e passou por vários outros estados até ser encontrado pelos PMs na região nordeste da Bahia. Durante patrulhamento as equipes perceberam que ele estava confuso e perdido.

“Nós conversamos com ele, o acalmamos e com os documentos de identificação pessoal descobrimos de onde ele era, o que facilitou o contato com integrantes da co-irmã da PMMS, através do 12º Batalhão da Polícia Militar (Nivaraí), que encontraram os familiares”, contou o comandante da 2ª CIA, capitão Tarcísio de Sá Resende.

Após encaminharem o desaparecido para a sede da companhia, os policiais o instalaram numa pousada, sendo monitorado até a chegada do irmão, da cunhada e de um amigo de infância. Em um vídeo gravado como agradecimento às equipes, o irmão da vítima, Diego Siqueira, contou que ele estava apreensivo pela falta de contato do irmão.

“As chances de encontrar o meu irmão eram poucas e, apesar do pouco tempode desaparecido, só quem é familiar sabe. Queria deixar a minha eterna gratidão a todos os policiais envolvidos e com certeza irei estender esse trabalho prestado pela PM aos meus conhecidos do Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Após 28 horas de viagem da cidade de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, até Tucano, os familiares reencontraram o homem e o levaram de volta para casa.
Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues

Delegacia Itinerante de atendimento à mulher inicia com abertura no dia 30 com apoio da Prefeitura de Ipiaú

Foto: Divulgação/SSP
Nos dias 30 de setembro ( quinta-feira) e  1º de outubro (sexta-feira), estará funcionando em Ipiaú a primeira Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) Itinerante da Bahia.  A unidade funciona em um ônibus da Polícia Civil, com equipe especializada no atendimento de casos de violência contra mulher e objetiva a redução de violência doméstica contra a mulher, assim como acolher e explicar às vítimas sobre seus direitos. A ação é coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin).

No interior do ônibus que ficará estacionado na Praça Alberto Pinto, próximo à Câmara Municipal, uma equipe especializada, formada por delegada, escrivão e investigadores, fará o atendimento ao público feminino.  A expectativa é de que haja um bom número de atendimentos, no período em que a Deam itinerante esteja nesta cidade. O atendimento na quinta-feira, 30, será das 9 às 17 horas, e na sexta-feira, 1º de outubro, das 8 às 17 horas.

A abertura do evento acontecerá no Salão do Plenário da Câmara de Vereadores, às 9 horas do dia 30, com a participação do coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), delegado Rodrigo Fernando, com a presença de diversas autoridades. No dia 01 a Deam itinerante terá em sua programação palestra com Graziele Quaresma, delegada da DEAM e com Joaneide Ribeiro, psicóloga do Creas/ Ipiaú por meio do apoio da Secretaria de Ação Social, que estará no período oferecendo orientações às mulheres e apoio jurídico. 

A prefeita Maria das Graças Mendonça salientou a importância dessas ações efetivas no combate a violência. “São ações em conjunto em defesa das mulheres, da gestão pública e da sociedade que trará segurança. Nossa gestão se faz atenta com o trabalho do CREAS, de acolhimento, de orientação jurídica, também em conjunto com a Ronda Maria da Penha, uma conquista para nossa cidade na proteção às mulheres há quase dois anos”.               

Em toda a Bahia, existem 15 delegacias especializadas de atendimento à mulher, duas delas na capital. Com a Deam Itinerante, cidades que não têm essa estrutura poderão se beneficiar, mesmo que por alguns dias, desse serviço que dará uma grande contribuição em favor da redução da violência contra a mulher. Em 2021, entre janeiro e setembro, foram 63 mulheres mortas só pelo fato de serem mulheres e em 2020 foram 74 casos de feminicídio no mesmo período. De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), entre janeiro e setembro deste ano, foram oferecidas 15.079 denúncias de violência contra a mulher no estado.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom/José Américo Castro

Destaques