Mara Gabrilli recebe sondagem para se vice de Tebet e disse que aceitaria

Com a resistência do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) em ser o vice de Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República, Mara Gabrilli (PSDB-SP) passou a ser a principal opção para a vaga.

A senadora, no meio do mandato, foi consultada pelas cúpulas tucana e emedebista nos últimos dias e disse que aceitaria a missão. Estrategistas da campanha destacam que Gabrilli traz a pauta inclusiva e, mais, dá um gás em São Paulo, estado vital para impulsionar Tebet e no qual a tucana teve seis milhões de votos em 2018.

A troca deve ser sacramentada nesta segunda-feira (1), em uma reunião da federação entre PSDB e Cidadania. O anúncio, no entanto, só deve ocorrer na terça, porque Simone já tem agenda marcada com empresários na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta segunda.

A mudança ocorre porque Jereissati, o nome escolhido inicialmente, sinalizou não ter mais interesse em assumir o posto.

Diante dos sinais de desânimo, o Cidadania vinha articulando nos últimos dias indicar, pela federação, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Os emedebistas, no entanto, temiam uma falta de envolvimento dos tucanos no pleito, caso o Cidadania ficasse com o posto.

Mara Gabrilli amarraria o PSDB, partido com mais musculatura, à candidatura de Simone Tebet.

Procurada, Mara Gabrilli disse por meio da assessoria a parlamentar vem participando das conversas para a escolha do melhor nome para a chapa, mas que o martelo ainda não foi batido.

Fábio Zanini/Folhapress

Arábia Saudita revela projeto de edifício no deserto que terá 170 km de comprimento

A Arábia Saudita revelou projetos para seu ambicioso projeto urbano “The Line”, apresentado como uma cidade em um único edifício no deserto que se estenderá por 170 quilômetros e abrigará 9 milhões de pessoas.
Parte do projeto Neom, a cidade proposta ficará no noroeste do país do Golfo, perto do Mar Vermelho, de acordo com um anúncio do príncipe herdeiro do reino, Mohammed bin Salman. The Line é um edifício de 200 metros de largura que atua como uma cidade vertical, projetada para ficar a 500 metros acima do nível do mar. E, além disso, ele terá 34 quilômetros quadrados, de acordo com o comunicado de imprensa.

Investimento no turismo

Os críticos lançaram dúvidas sobre se o projeto é tecnologicamente viável, enquanto outros descreveram-no como “distópica”. The Line faz parte de um plano para competir com seus vizinhos do Golfo, como Dubai e Abu Dhabi, com locais de viagens e para remodelar a economia do reino.

Com o objetivo de atingir 100 milhões de visitantes anuais até o final da década, espera-se que o aumento impulsione a economia local em bilhões de dólares.
No entanto, a Arábia Saudita continua a ser atormentada por críticas sobre seu histórico de direitos humanos. Em março, 81 homens foram executados na maior execução em massa em décadas. Enquanto isso, bin Salman aprovou a operação para capturar ou matar o jornalista saudita Jamal Khashoggi, de acordo com um relatório da inteligência dos EUA.
Por fim, confira o vídeo com mais detalhes desse projeto:
https://www.msn.com/

STF autoriza São Paulo e Piauí a compensar perdas com teto do ICMS

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou os governos de São Paulo e Piauí a compensar perdas do ICMS da gasolina, energia elétrica e comunicações por meio de descontos nas parcelas das dívidas dos estados com a União.

As decisões liminares se somam a autorizações semelhantes já concedidas ao Maranhão e Alagoas. Os estados alegam perdas de arrecadação com a sanção da lei que fixa um teto de 17% ou 18% para as alíquotas de ICMS que incidem sobre itens que passaram a ser considerados essenciais.

O argumento dos estados é que a lei que criou o teto do imposto estadual inclui um gatilho que permite aos estados abater dívidas com a União, caso as medidas levem a uma queda maior que 5% na arrecadação total com o ICMS.

Conforme estudos da Secretaria da Fazenda e Planejamento, estima-se que o estado de São Paulo deixará de arrecadar, no exercício de 2022, o valor de R$ 3,2 bilhões, relativo ao ICMS incidente sobre gasolina, energia elétrica e comunicações", disse o governo paulista, na ação inicial.

No caso paulista, a determinação de Moraes estabelece que o governo estadual poderá efetuar "já a partir do próximo mês de agosto, a compensação imediata das parcelas vincendas do contrato de dívidas do Estado de São Paulo com a União, administradas pela Secretaria do Tesouro Nacional, com as perdas do ICMS incidente sobre gasolina, energia elétrica e comunicações, no que excederem a 5%, calculadas mês a mês com base no mesmo período do ano anterior, com correção monetária."

Também impede a União de inserir o estado de São Paulo em qualquer cadastro de adimplência pelo não pagamento de serviços da dívida em razão da compensação; bem como "constranger o estado de São Paulo em trâmites de operações de Crédito e Convênios e na sua classificação de rating (risco de crédito) em âmbito federal, como consequência da compensação ora requerida".

O secretário de Fazenda de São Paulo, Felipe Salto, disse que a decisão de Moraes "restaura o equilíbrio federativo mínimo". "Com a liminar, São Paulo, que tem as contas em ordem, será compensado com redução do pagamento de juros e parcelas da dívida com a União. Nada mais justo."

A sanção do teto do ICMS para combustíveis e outros itens ocorreu em 23 de junho.

A mudança faz parte da ofensiva do Palácio do Planalto para reduzir o preço da gasolina e do diesel a poucos meses das eleições.

Bolsonaro está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O projeto foi alvo de intensa disputa entre estados e municípios, que alertaram para a perda de receitas, e o governo federal, que, com apoio do Congresso, usou o momento de alta na arrecadação para alegar cofres cheios nos estados e espaço para o corte de tributos.

No aniversário de Lauro de Freitas, Jerônimo promete nova estação do Metrô na cidade

Na celebração dos 60 anos de emancipação política de Lauro de Freitas, neste domingo (21), o candidato a governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), assegurou a ampliação do Metrô com mais uma estação no município da Região Metropolitana (RMS) , bem como outras obras de mobilidade, saneamento e novos investimentos em saúde e educação. “A partir de 2023, o Governo do Estado vai investir ainda mais na cidade e garantir muitas oportunidades de emprego a esse povo trabalhador”, afirmou Jerônimo.

O candidato esteve presente na missa solene na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, no Centro, acompanhado do candidato a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), do senador Jaques Wagner (PT), da prefeita da cidade, Moema Gramacho (PT), de vereadores e secretários laurofreitenses, além de candidatos aos cargos de deputado federal e estadual nas eleições deste ano.

Ibirataia: Homem é preso pela Polícia Militar em cumprimento de Mandado de Prisão por falta de pagamento dê pensão alimentícia

Por volta das 16h20min dessa sexta-feira (29/07/22), a guarnição da 55ª CIPM/Ibirataia foi acionada por um Oficial de Justiça que estava em posse de um Mandado de Prisão por não pagamento de pensão alimentícia, em desfavor de um cidadão, morador da localidade da estrada das três barras.

A guarnição chegou no local, onde foi feita a prisão do senhor do acusado, que foi conduzido à delegacia de Ibirataia, em seguida conduzido para a delegacia de Ipiaú, para os procedimentos de polícia judiciária.

Autor: R. N. dos S. N. (Masculino), Nasc: 05/09/1993. End: Fazenda Santa Rita, Região do vermelho, Ibirataia.

Informações: 55ª CIPM / PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Bahia registra 206 casos de Covid-19 e mais 2 óbitos

A Bahia registrou ontem 206 casos de Covid-19 e 997 recuperados e mais 2 óbitos. Dos 1.660.584 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.624.881 já são considerados recuperados, 5.347 encontram-se ativos e 30.356 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico deste domingo (31) contabiliza ainda 1.956.260 casos descartados e 357.835 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Na Bahia, 67.688 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Itapitanga X Ipiaú - Intermunicipal 2022


A seleção de Ipiaú, tricampeã do Intermunicipal, entra em campo neste domingo, 31, contra a Seleção de Itapitanga, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal. Giro

IBGE lança Censo 2022 nesta segunda

“O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil.” A afirmação é do diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, que, em entrevista à Agência Brasil, destacou a importância do 13º Censo Demográfico, que será iniciado amanhã (1º), com lançamento oficial no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, acompanhado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para Azeredo, responder o Censo é um ato de cidadania. “É como votar, como tirar um documento. É fundamental que todo cidadão procure ser recenseado e receba o recenseador do IBGE.”

O Censo é uma operação importante para o país porque permite conhecer os detalhes de como a população vive, quantas são as pessoas e onde elas estão. “É importante para a sociedade, para o governo, para as empresas públicas e privadas, para os gestores públicos e da iniciativa privada. Se você vai abrir uma empresa em determinado município, precisa conhecer detalhes daquele município”.

Vacinas
Como exemplo, o diretor de Pesquisas chamou a atenção para a importância do Censo durante a distribuição de vacinas contra a covid-19. Sem o Censo atualizado, muitos prefeitos não sabiam exatamente qual era a população de suas cidades. Com isso, alguns municípios receberam vacina a mais e outros, a menos.

A pandemia foi ainda a responsável pelo adiamento do Censo, que deveria ter ocorrido em 2020. Para Azeredo, é fundamental atualizar o quantitativo da população em cada município. “Até porque toda distribuição do número de vereadores, do número de deputados, tudo isso corre em função dos números do Censo da estimativa de população”.

O 13º Censo Demográfico do Brasil será realizado durante dois meses e meio. A perspectiva é atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo deverá ser encerrado em outubro.

Os primeiros resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município devem ser publicados no dia 30 de dezembro deste ano. Os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para produção do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

Geolocalização
Azeredo informou que o processo do Censo 2022 será feito 100% de forma digitalizada. “A gente está com um orgulho muito grande de ter conseguido fazer, desta vez, não só a coleta eletrônica, mas cada smartphone ou dispositivo móvel de coleta (DMC), utilizado para fazer o Censo, vai estar com um chip que vai permitir a transmissão direta dos dados coletados. Isso dá maior segurança”. Caso esses equipamentos venham a ser extraviados ou sofram algum acidente, a informação já foi transferida.

Outro ponto importante é que, para a entrevista, o cidadão precisa estar domiciliado. A expectativa é identificar 76 milhões de domicílios particulares, de acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE.

Além disso, todas as casas serão geolocalizadas. Com isso, é possível saber com exatidão a quantidade de domicílios em determinado local. A ferramenta pode ser útil, inclusive, em situações de desastres como as ocorridas em Brumadinho, em janeiro de 2019, e em Petrópolis, em março deste ano.

“Se a gente tivesse captado, em 2010, as marcas de GPS, teria ali a marcação de todas as casas que foram afetadas pelas chuvas e ajudaria, inclusive, a Defesa Civil, a identificar onde poderia ter uma residência ou não. Essa é uma grande novidade do Censo brasileiro para maior segurança e cobertura da operação. Eu acho que é um dos pontos fundamentais do Censo essa captura das coordenadas de GPS”, afirmou.

Recenseadores
Todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá. Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE no número 0800 721 8181.

Questionário específico
Outras novidades introduzidas pelo Censo 2022 incluem a maior identificação de pessoas que vivem em comunidades quilombolas e em comunidades indígenas, que terão questionários específicos.

O Censo inclui também perguntas específicas para pessoas com deficiência e para pessoas diagnosticadas por profissional de saúde com transtorno de espectro autista (TEA).

O Censo é constituído de dois questionários: um menor, que demora cinco minutos para ser preenchido; e outro maior, que demora em torno de 16 minutos. Cerca de 10% da população vai precisar responder ao questionário mais completo.

Imigrantes
O diretor do IBGE afirmou que os imigrantes estarão dentro da população estimada de 215 milhões de pessoas no Censo 2022. Segundo ele, o número pode ser menor em razão do aumento da mortalidade e da queda da fecundidade no país.

Tendo em vista o elevado fluxo de venezuelanos que entram no país via Roraima, o IBGE está realizando um trabalho especial naquele estado por conta da Operação Acolhida e das pessoas abrigadas. Nessa tarefa, o IBGE conta com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), ambas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), para realizar o Censo em Roraima, com suporte do governo estadual.

A Operação Acolhida é uma operação deflagrada pelo Exército brasileiro desde fevereiro de 2018 que visa proteger os venezuelanos que atravessam a fronteira, prestando auxílio humanitário aos imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade, refugiados da crise política, institucional e socioeconômica que acomete a República Bolivariana da Venezuela.

Como há imigrantes em outros locais do Brasil, Cimar Azeredo informou que o IBGE segue o conceito de morador da ONU, referente à pessoa que tem um domicílio e não está afastada da residência por um período superior a 12 meses. “Com certeza, esse Censo vai ser muito importante para que a gente possa ter a identificação dessa população migrante no país”.

Tecnologia
O IBGE conta este ano com um data center para auxiliar no processamento das informações do Censo Demográfico 2022.

O arcabouço tecnológico desenhado para o Censo permitirá que os resultados sejam divulgados de forma mais célere, ao contrário do que ocorreu em edições anteriores.

A meta é publicar, no início de 2023, as primeiras informações. Em dezembro de 2022, serão divulgados resultados preliminares do Censo referentes à população. Os resultados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão disponibilizados ao longo do ano de 2023.

Ainda na estrutura tecnológica, há uma parte relativa à proteção e segurança dos dados. Toda a equipe do IBGE, que alcança cerca de 220 mil pessoas, foi treinada para mostrar os códigos de ética e boas práticas em relação a sigilo e confidencialidade.

Os dados dentro dos equipamentos estão criptografados e contarão com um sistema de proteção. Mesmo depois da realização do Censo, o IBGE tem uma política de sigilo e confiabilidade, além de comitês de ética, responsáveis por essa questão internamente.

“A população pode ficar tranquila que as informações não serão disponibilizadas nunca. A confidencialidade e o sigilo das informações fazem parte da criação de um instituto de estatística como o IBGE”, afirmou Azeredo

Recado
Azeredo, que foi recenseador em 1980 e, agora, está na Diretoria de Pesquisas, diz que tem orgulho da história que construiu dentro do IBGE e pede que a população receba o entrevistador do instituto.

“O Censo é fundamental para você, para o país, para todo mundo. É importante que um país se conheça. E é fundamental receber o recenseador do IBGE, tratar o recenseador com cordialidade, responder corretamente ao Censo. Se, por acaso, o seu domicílio não for recenseado, procure o IBGE, não fique de fora. Não é legal ficar de fora do Censo. O legal é dizer que foi recenseado.”

Agência Brasil

Após mudança da regra, precatórios alimentares ficam pendentes pela primeira vez

O Judiciário conclui no início de agosto o pagamento dos precatórios previstos para 2022 e, pela primeira vez, deixará de pagar verbas alimentares, ou seja, aquelas necessárias para a subsistência de quem vai recebê-las.

São recursos referentes a decisões que discutiram salários, pensões, benefícios previdenciários e indenizações por morte e invalidez que deixarão de ser pagos devido à PEC dos Precatórios, que estabeleceu um limite de R$ 45 bilhões para este ano. O governo havia separado, inicialmente, R$ 89 bilhões para este fim.

De acordo com dados levantados pela Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), o percentual de precatórios alimentares deste ano que ficaram de fora ainda é residual, mas esse problema tende a crescer no ano que vem, quando o restante do previsto para 2022 precisará ser quitado.

Se seguir desta forma, a previsão da associação é de que em 2026, quando acabam os efeitos da PEC dos Precatórios, devem ser pagos apenas 50% dos referentes ainda a 2024. Ao fim da vigência, algo em torno de R$ 225 bilhões estarão pendentes, estimam.

“A PEC dos Precatórios é mais uma medida que enfraquece o Poder Judiciário. Estamos falando de decisões judiciais que não serão cumpridas com a anuência da lei”, afirma o presidente da Ajufe, juiz Nelson Alves.

A expectativa no Judiciário é de que, ao tomar posse na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Rosa Weber dê celeridade a duas ações que questionam a legalidade da emenda, as quais ela relata. Essas ações argumentam que o teto dos precatórios prejudica a separação entre os Poderes ao dar a última palavra sobre os pagamentos de decisões judiciais ao Executivo.

O Congresso Nacional promulgou em dezembro de 2021 a PEC dos Precatórios, que adiou o pagamento de dívidas da União já reconhecidas pela Justiça e, assim, abriu espaço no Orçamento para promessas do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Juliana Braga/Folhapress

PF elabora regras para evitar desgastes à sua imagem durante eleição


A 15 dias do início oficial da campanha eleitoral, a Polícia Federal prepara a edição de um conjunto de regras para restringir o uso dos símbolos da corporação, como o brasão e o uniforme, por seus integrantes em ambientes públicos. A norma também deverá restringir a exposição das imagens vinculadas à entidade nas redes sociais. A reportagem é do jornal “O Globo”.

O novo regramento visa a impedir que policiais publiquem símbolos da PF ou participem de eventos de cunho político usando uniforme da instituição. A ideia da instrução normativa, que ainda está sendo analisada internamente, é evitar eventuais desgastes ao órgão, sobretudo por publicações nas redes sociais.

Leia mais.

Brasil registra 162 mortes por Covid e 24 mil casos da doença neste sábado (30)

O Brasil registrou 162 mortes por Covid-19 e 24.259 casos da doença neste sábado (30). Com essa atualização, o país chega a 678.537 óbitos e a 33.819.451 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

A média móvel de casos permanece em queda (38% em relação ao dado de duas semanas atrás) e agora é de 34.387 infecções por dia. A média de mortes é de 223 por dia, o que representa uma queda de 29% (também em relação ao dado de duas semanas atrás).

Os dados do país, coletados até as 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são compiladas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

O consórcio de veículos de imprensa deixou de atualizar os números de vacinados contra a Covid-19 nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis, os dados serão atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.

A mudança ocorre devido a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Diversos estados não atualizam o total de vacinados aos fins de semana e feriados, e mesmo os que o fazem, por vezes, informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.

Folhapress

Na semana passada, a OMS declarou estado de emergência global por conta do surto


A governadora do estado de Nova York, nos Estados Unidos, Kathy Hochul, declarou estado de emergência por conta da disseminação da varíola dos macacos.

"Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos", escreveu no Twitter Hochul, na sexta-feira (29).

Segundo a governadora, um em cada quatro casos da doença no país estão em Nova York, que também registra um grande impacto nos grupos de risco.

Nesta semana, Brasil e Espanha registraram as primeiras mortes em decorrência da varíola dos macacos fora do continente africano.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de emergência global por conta do surto.

https://www.msn.com/

Bahia registra 1.489 casos de Covid-19 e mais 5 óbitos

A Bahia registrou neste sábado (30) 1.489 casos de Covid-19 e 2.105 recuperados e mais 5 óbitos. Dos 1.660.378 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.623.884 já são considerados recuperados, 6.140 encontram-se ativos e 30.354 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico deste sábado (30) contabiliza ainda 1.955.983 casos descartados e 357.760 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado.

Dia de Luta contra as Hepatites Virais encerra a campanha do Julho Amarelo em Ipiaú

Durante todo este mês a Secretaria de Saúde de Ipiaú, através da Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Grupo Nova Vida e o Conselho Municipal de Saúde, esteve engajada na campanha do “Julho Amarelo” cuja finalidade é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Rodas de conversa, palestras, testes rápidos para detectar a doença, vacinação e outros procedimentos foram intensificados nesse período nas unidades da rede municipal, obtendo um bom resultado. As ações prosseguem no decorrer do ano.

Na última quinta-feira, 28, data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, as ações do “Julho Amarelo” foram concluídas em Ipiaú com uma palestra proferida pela médica Clara Manoela, na Unidade de Saúde Epifânio Vieira, no Bairro Antônio Lourenço.

Na oportunidade foram realizados testes rápidos, vacinação e exame preventivo junto ao público presente que também participou de um sorteio de brindes.

TEM CURA
No dia 26, terça-feira, os profissionais de saúde do município assistiram, no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, a uma palestra do médico hepatologista Marcelo Costa a respeito da situação atual do país frente à doença. Ele também trouxe informações de se pode reagir e a meta de até 2030 erradicar a hepatite C no mundo.

O hepatologista destacou que 97% da população que tem hepatite C desconhece ser portadora da doença e acrescentou que a estratégia simples de enfrentamento e a realização do teste. “ A doença tem cura, o diagnóstico é simples. O kit tratamento é entregue o mais rápido possível após o diagnóstico", acrescentou o palestrante.

Participaram também do encontroa Secretária de Saúde, Laryssa Dias, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Gabriele Prazeres, a enfermeira Joana Mesquita do Serviço de Hepatologia e o membro do Conselho Municipal de Saúde e líder do Grupo Nova Vida, José Vaz, parceiro no trabalho de conscientização e combate à doença.

"As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose.

A hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável. No entanto, mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite carecem de serviços de prevenção, testagem e tratamento. (José Américo Castro).

Ipiaú: Bandido morre em confroto com a Polícia Militar.

Por volta das 22h dessa sexta-feira (29/07/22), quando em rondas pelo bairro Irmã Dulce, na tentativa de encontrar os bandidos que haviam cometido homicídio na noite anterior naquele bairro, as guarnição da 55ª CIPM/PETO e ROTAM se depararam com alguns elementos armados, que atiraram contra os policiais militares, que imediatamente, revidaram contra os meliantes.

Após o cessar dos disparo, foi avistado um homem caído ao solo com sinais vitais portando um revólver. Os demais indivíduos conseguiram fugir das guarnições, em meio do matagal não sendo possível alcancá-los.

Foi prestado o socorro imediato ao indivíduo atingido, sendo encaminhado para o HGI sendo constatado o óbito pelo médico plantonista


Resistente: IGNORADO (ainda não identificado) Material apreendido: 01 Revólver calibre 32, 03 cartuchos deflagrados e 01 picotado

Informações: ASCOM/55ª CIPM / PMBA, uma Força a serviço do cidadão!o

Com maioria feminina na chapa, Roma garante combater violência às mulheres

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), garantiu que, se eleito, fará um combate intenso à violência contra a mulher na Bahia. Segundo dados da Rede de Observatórios da Segurança, a cada dois dias uma pessoa do sexo feminino é vítima de violência no estado.

“A prova de nosso respeito e compromisso na defesa das mulheres são as minhas duas parceiras nesta caminhada, as candidatas Dra. Raíssa ao Senado, e minha vice Leonídia Umbelina. As mulheres são maioria em nossa chapa, onde têm voz ativa e vão estar firmes comigo nesta luta!”, afirmou Roma durante a Convenção Estadual do PMB, em Feira de Santana, na manhã deste sábado (30).

No evento que oficializou a entrada do PMB na chapa majoritária “A Bahia de Mãos Dadas com o Brasil, liderada pelo PL, Roma destacou que, no governo do presidente Jair Bolsonaro, foi quando houve a sanção do maior número de leis em defesa das mulheres. “Seguiremos esse exemplo. E vamos vencer as eleições para acabar com esses vergonhosos índices, implantando uma rede eficiente de proteção e apoio às mulheres”.

Rui alfineta adversários em convenção do PT: “Tem gente que não tem o que mostrar e tenta pegar carona”

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), alfinetou o pré-candidato ao Palácio de Ondina, ACM Neto (União Brasil), durante a convenção partidária na manhã deste sábado (30), no Parque de Exposições, em Salvador. Segundo o petista, a maioria das obras em Salvador foram feitas pela gestão estadual.

“Tem gente que não tem o que mostrar e tenta pegar carona […] Imagine a nossa capital sem as obras do governo do Estado. Sobra o quê? Wagner trouxe uma Bahia republicana, para acabar com a panelinha. Vi ontem na rede social uma pessoa que se acha príncipe tomando o microfone de um apoiador dele. Mais violento do que isso foi o motivo. Foi porque o apoiador iria compará-lo a outro candidato a deputado, filho de empresário. É como se dissesse: ‘Eu tenho linhagem'”, discursou. Na ocasião, o PT oficializou a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) à sucessão.

Rui também disse que, dos candidatos ao governo da Bahia, “dois são do Bozo (Bolsonaro)”. “Um deles tem a coragem de assumir. O outro tenta vestir pele de cordeiro para enganar o povo”, disse.

Política Livre
Unlabelled

Críticas de Bolsonaro a manifesto ecoam reação de ditadura a carta de 1977

Quase meio século separa o manifesto pela democracia e a Carta aos Brasileiros de 1977, que a inspirou, mas são muitas as semelhanças na reação dos governantes nos dois momentos.

Se Jair Bolsonaro (PL) referiu-se ao documento como “cartinha”, o então líder da ditadura no Senado, Eurico Resende, menosprezou o texto, chamando-o de “carta, bilhete, ofício ou nome que o tenha”. “Nunca dei importância a manifestos”, ecoou o também governista José Bonifácio (Arena-MG).

Também há eco nas juras dos governos de turno de respeito à democracia e à Constituição. “Nosso caminho é a democracia, a liberdade, respeito à Constituição”, disse Bolsonaro.

“Temos uma ordem constitucional convivendo com a ordem revolucionária, e ambas são legítimas”, afirmou o então presidente da Arena, partido oficial, Francelino Pereira.

Ambos os governos viram ainda interesses ocultos no timing das manifestações. Bonifácio, que era líder da ditadura na Câmara, disse que “publicar o documento nesta hora é parte da ação comunista no mundo”. Para Bolsonaro, é “uma nota política em ano eleitoral”.

Nesta quinta (28), o presidente ironizou o manifesto em um texto com apenas 27 palavras, publicado em uma rede social.

“Carta de manifesto em favor da democracia. Por meio desta, manifesto que sou a favor da democracia. Assinado: Jair Messias Bolsonaro, presidente da República Federativa do Brasil”, escreveu.

Fábio Zanini/Folhapress

Igreja Presbiteriana desiste de veto a cristão de esquerda para evitar racha interno BRASIL

Diante da maior crise em décadas, a cúpula da IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil) se articulou para evitar que um relatório contra “cristãos de esquerda” virasse uma posição institucional.

A discussão girava em torno de uma consulta feita ao Supremo Concílio da IPB, a instância decisória máxima da igreja. Em relatório, o pastor Osni Ferreira sugeria que a Igreja Presbiteriana criasse uma comissão para repudiar o “pensamento de esquerda”.

Ele pedia ainda que a IPB firmasse posição contra cristãos de esquerda ou progressistas. Segundo o documento, eles deveriam ser orientados sobre “suas inconsistências” pelos pastores das igrejas —e, como consequência, poderiam ser afastados de cargos de liderança.

Com o risco de o documento ser aprovado, o pastor Cid Pereira Caldas apresentou na manhã de sexta-feira (29) um relatório substitutivo sobre o assunto.

No texto, Caldas diz que a “IPB tem mantido equidistância de radicalismos” e defende que “não é finalidade da IPB manifestar-se sobre partidos políticos”.

O relatório substitutivo foi aprovado pelo Supremo Concílio, na sexta, por 738 votos contra 538.

Cid Pereira Caldas é presidente do Conselho de Administração do Instituto Presbiteriano Mackenzie e pastor da Igreja Presbiteriana de Botafogo. Ele é próximo do presidente do Supremo Concílio da IPB, Roberto Brasileiro.

Apesar de Caldas ter apresentado o substitutivo horas antes da votação, o texto começou a ser discutido uma semana antes entre lideranças da igreja.

Três membros da cúpula da IPB e interlocutores de Cid afirmaram à Folha, sob reserva, que o relatório inicial tinha potencial para rachar a igreja como ocorreu na década de 1970, durante a ditadura militar.

Na época, a Igreja Presbiteriana do Brasil apoiava o governo militar. Indignados, pastores decidiram romper com a liderança da instituição e criaram a Igreja Presbiteriana Unida.

Cid, assim como Roberto Brasileiro, é considerado uma liderança moderada dentro da IPB. Segundo os relatos, ele resolveu apresentar o relatório para esfriar a crise e reforçar a independência da igreja em relação à política partidária e as eleições de outubro.

O relatório substitutivo aprovado manteve o entendimento da IPB de 1954 que define a “incompatibilidade entre o comunismo ateu e materialista e a doutrina bíblica”.

Após a derrota no Supremo Concílio, Osni Ferreira, que defendeu voto em Bolsonaro no púlpito da igreja, afirmou que a discussão jamais tratou sobre perseguir cristãos de esquerda.

“Toda vez que eu respondia a uma pergunta, eu falava que não estávamos tratando de candidato A ou B. Claro que você tem um candidato, claro que eu tenho. Isso é uma liberdade do pastor. O voto é secreto, é da consciência. O que nós estamos falando é que o cristão ou o presbiteriano não deve votar em nenhum candidato que defende princípios que a Bíblia é contra”, disse na sexta ao canal da Sexta Igreja Presbiteriana de Uberlândia.

Mesmo sem adotar posicionamentos públicos a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Igreja Presbiteriana do Brasil criou ligações com o governo.

Antes de vencer a eleição, Bolsonaro já visitava o Mackenzie e mantinha contato com representantes da universidade para conhecer as pesquisas sobre o grafeno. No governo, dois pastores da IPB viraram ministros: André Mendonça e Milton Ribeiro.

Diferente de Mendonça, Ribeiro tinha proximidade com a cúpula da Igreja Presbiteriana. Quando assumiu o MEC, levou para a assessoria especial Gustavo Brasileiro, um dos filhos de Roberto Brasileiro.

A prisão de Ribeiro, em junho, foi o principal fato que desencadeou a maior crise na Igreja Presbiteriana do Brasil em décadas, segundo seus integrantes. Ele é investigado pelos crimes de corrupção passiva, tráfico de influência, prevaricação e advocacia administrativa.

Mesmo pressionada a se manifestar, a IPB decidiu adotar silêncio e esperar os desdobramentos da investigação da Polícia Federal antes de definir qual postura adotar no caso.

Cezar Feitoza/Folhapress

“Tenho convicção que seremos mais uma vez vitoriosos”, diz Major Denice sobre Jerônimo e Lula

Candidata a prefeita de Salvador em 2020, Major Denice afirmou, na manhã deste sábado (30), que acredita na vitória de Jerônimo Rodrigues (PT), na Bahia, e de Lula, para o Palácio do Planalto. A petista, que é candidata a deputada federal, participa da convenção petista no Parque de Exposições.

“Tenho convicção que seremos mais uma vez vitoriosos. Estamos votando num projeto que revolucionou a Bahia. E no plano nacional é um projeto que revolucionou o Brasil. Eu, como mulher negra, de periferia, sei o que vi e vivi de evolução na perspectiva da gestão do PT”, disse.

Ela disse ainda que conta com os votos das mulheres para se eleger. “Tenho certeza que a revolução será feminina. A força das mulheres baianas será um fator decisivo nessa eleição”, disse.

Flávio Sande e Guilherme Reis

Ipiaú: Homem morre em intervenção policial no bairro Irmã Dulce

Um homem morreu na noite dessa sexta-feira (29) após ser baleado numa intervenção policial no bairro Irmã Dulce. O indivíduo chegou a ser socorrido por policiais militares para o Hospital Geral de Ipiaú, mas acabou não resistindo e faleceu. Até o início da manhã desse sábado ele ainda não tinha sido identificado.

De acordo com informações preliminares, uma guarnição da PM foi recebida a tiros durante rondas no bairro, houve confronto e um dos indivíduos acabou sendo baleado. Os demais suspeitos conseguiram fugir. A 55ª CIPM deve divulgar nas próximas horas detalhes da ação policial.

Vale ressaltar que na noite anterior, no mesmo bairro, um jovem de 23 anos foi morto e um adolescente de 17 anos baleado, após a casa onde eles estavam ser invadida por três indivíduos armados com pistolas e espingarda calibre .12. (Giro Ipiaú)

Morre aos 96 anos o ex-comerciante Nel Matos, fundador da Casa Vitória

Faleceu às 19 horas dessa sexta-feira, 29, no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador, o comerciante aposentado Manoel Matos que era mais conhecido como “Nel Matos”, proprietário da antiga Casa Vitória, um dos estabelecimentos mais famosos do comércio varejista de Ipiaú.

Ele tinha 96 anos e foi vitimado por uma embolia pulmonar, sete dias depois de ter sido submetido a uma cirurgia, a vídeo, para selar uma fratura do fêmur da perna esquerda, decorrente de uma queda sofrida em sua residência, na Rua Silva Jardim, em Ipiaú.

O corpo será velado neste sábado (30) na PIB de Rio Novo e o sepultamento ocorrerá no Cemitério da Saudade, também conhecido como Cemitério Velho, em Ipiaú.

Seu Nel era natural de Ubaíra, antiga Areia, no Vale do Jiquiriçá, foi casado com dona Eunice Correia Matos, já falecida, com a qual gerou 11 filhos que lhes deram 25 netos e oito bisnetos.

Reconhecendo os relevantes serviços prestados ao município de Ipiaú, a Câmara de Vereadores lhe concedeu título de cidadania ipiauense, do qual ele muito se honrava. Seu Nel era membro da Primeira Igreja Batista (Pib) de Rio Novo e um bom torcedor do Vasco da Gama.

CASA VITÓRIA

Na história do comércio varejista de Ipiaú existe um capitulo garantido à tradicional CASA VITÓRIA e ao seu fundador Manoel Matos (Nel). O estabelecimento teve sua origem na zona rural, precisamente na Fazenda Baixa Alegre, mas na segunda metade da década de 1950 foi transferido para a Rua Dois de Julho, onde permaneceu por várias décadas, até 2020.

Bom atendimento, boas ofertas, pronta entrega e a qualidade da mercadoria foram fatores que contribuíram para que as empresas cativassem uma freguesia fiel e constante.

Empresa de cunho familiar, a Casa Vitória sempre teve no quadro de seus funcionários os próprios filhos de Nel Matos e alguns parentes mais próximos, a exemplo do seu cunhado Samuel Peteca, figura que entrou no folclore da cidade pela criatividade e bom humor. Da Casa Vitória originaram-se outros estabelecimentos comerciais geridos pelos filhos de Nel.

Reconhecendo os relevantes serviços prestados ao município de Ipiaú, a Câmara de Vereadores lhe concedeu título de cidadania ipiauense. Nel Matos fica na história de Ipiaú como um dos mais importantes ícones do comercio varejista.

Deixa um legado de trabalho e honradez, além de um solido patrimônio material. Quando alguém lhe perguntava qual era o segredo do seu sucesso, ele prontamente respondia: “Eu sempre fui muito controlado”.( Giro-José Américo Castro).

Comissão vai debater produção de etanol em microdestilarias e cooperativas

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (3) audiência pública para debater a produção de etanol em microdestilarias e cooperativas de pequenos produtores. Também vão ser discutidas a comercialização direta e a tributação do setor.

"As microdestilarias poderão contribuir para aumentar a oferta de combustível com valores mais baixos e ainda gerar empregos. Para isso, é fundamental que haja incentivos fiscais e uma flexibilização da atual estrutura de comercialização do etanol hidratado combustível", afirma o deputado Padre João (PT-MG), que solicitou o debate. A audiência também foi sugerida pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

Padre João é autor do Projeto de Lei 9625/18, que autoriza as microdestilarias e as cooperativas a vender etanol diretamente para o consumidor final ou para postos revendedores. Entre outros pontos, o texto também prevê a criação de linhas de crédito para o setor.

"O processo de montagem e operação de pequenas unidades produtoras de etanol hidratado é simples, barato e acessível aos produtores rurais. Por isso, deve ser estimulado, principalmente no Brasil, que tem potencial para ser o grande fornecedor mundial desse produto", diz Padre João.

O deputado ressalta que a produção e a comercialização de etanol combustível podem melhorar as condições econômicas da propriedade rural, aumentando a renda do produtor.

O projeto aguarda votação na Comissão de Finanças. A proposta já foi aprovada por outras duas comissões da Câmara: a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e a de Minas e Energia.

Convidados
Foram convidados para o debate: o professor Juarez de Souza e Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e representantes do Ministério de Minas e Energia; do Ministério da Economia; da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil; da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 4.



Da Redação
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara de Notícias

De olho no G4 do Brasileirão, Flamengo encara Atlético-GO no Maracanã

O confronto entre Flamengo e Atlético-GO, pela 20ª rodada da Série A Campeonato Brasileiro, opõe rivais em fases distintas. O Rubro-Negro carioca venceu os três últimos jogos pelo torneio, enquanto o goiano vem de cinco derrotas consecutivas na competição. A bola rola no Maracanã a partir das 20h30 (horário de Brasília) deste sábado (30), com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. A narração é de Rodrigo Campos, com comentários de Mário Silva, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de Bruno Mendes.

O clube do Rio de Janeiro inicia a rodada na sexta posição, com os mesmos 30 pontos do Internacional, ficando à frente pelo número de vitórias. Se ganhar, a equipe comandada por Dorival Júnior pode encerrar o fim de semana no G4, dependendo de outros resultados. O Dragão soma 17 pontos, está em 17º lugar e seguirá no Z4 mesmo em caso de vitória, mas pode diminuir a diferença para o Avaí, 16º colocado, com quatro pontos a mais.

Os times vêm de resultados com gostos diferentes na última quarta-feira (27), pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Flamengo pressionou do início ao fim, mas empatou sem gols com o Athletico-PR no Maracanã. O Atlético superou o Corinthians por 2 a 0 no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, abrindo boa vantagem no confronto.

Além disso, ambos terão compromissos importantes na terça-feira (2). Os cariocas pegam o Timão na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h30, abrindo o confronto das quartas de final da Libertadores, enquanto os goianos encaram o Nacional (Uruguai) no Parque Central, na capital uruguaia Montevidéu, às 19h15, pelas quartas da Copa Sul-Americana, em jogo que deve marcar a estreia do atacante Luís Suárez pela equipe da casa. Os compromissos devem impactar na formação dos times neste sábado (30).

No Flamengo, Dorival segue sem o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique, ambos no departamento médico, além do goleiro Diego Alves, que está em fase final de condicionamento físico. Em relação à vitória por 2 a 1 sobre o Avaí, no último domingo (24), na Ressacada, o volante Thiago Maia está de volta depois de cumprir suspensão em Florianópolis.

Uma possível escalação do Rubro-Negro neste sábado terá: Santos; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Arturo Vidal e Giorgian De Arrascaeta; Everton Cebolinha, Gabriel e Pedro.

No Atlético, o zagueiro Ramon Menezes, com uma lesão no tendão de Aquiles, está fora, assim como o meia Shaylon, com dores musculares. Jogadores como o volante Willian Maranhão e o atacante Diego Churín, que não encararam o Corinthians por já terem defendido outros clubes na Copa do Brasil, podem novamente ser relacionados pelo técnico Jorginho. O zagueiro Klaus, recém-contratado, está regularizado e viajou para o Rio de Janeiro.

Se repetir a formação que bateu o Timão, o Dragão deve ir a campo com Ronaldo; Dudu, Wanderson, Edson Felipe e Jefferson; Marlon Freitas, Baralhas e Jorginho; Wellington Rato, Ricardinho e Peglow.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC - São Paulo

Bahia atropela Náutico no 2º tempo e encerra jejum caseiro na Série B

O Bahia encerrou um incômodo jejum de quase dois meses sem vencer em casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (29), o Esquadrão de Aço derrotou o Náutico por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 21ª rodada da competição.

O Tricolor não ganhava como mandante desde 8 de junho, quando bateu o Sport por 1 a 0. Nos últimos cinco jogos na Fonte Nova (quatro pela Série B e um pela Copa do Brasil), foram três derrotas e dois empates. Com o triunfo, os baianos subiram para o terceiro lugar, com 37 pontos, ultrapassando o Grêmio pelo número de vitórias. A vantagem para fora do G4 é de sete pontos, podendo voltar a ser de cinco ao final da rodada.

O Alvirrubro, com 18 pontos, segue na 19ª colocação, mas pode cair para a lanterna se o Vila Nova superar o Novorizontino neste sábado (30), às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). Foi a quinta derrota consecutiva dos pernambucanos na Série B.

O Bahia foi mais agudo no primeiro tempo, embora pouco eficiente. Foram duas boas chances. Aos oito minutos, o meia Emerson Santos chutou da intermediária e acertou o travessão. Aos 32, o atacante Hugo Rodallega, de cabeça, após cobrança de escanteio, fez o goleiro Lucas Perri trabalhar. O lance mais perigoso do Náutico foi um chute do atacante Jean Carlos, de fora da área, que o goleiro Mateus Claus defendeu.

Na etapa final, a dificuldade na criação fez com que o Tricolor, que seguia mais ofensivo, apostasse na bola aérea. A insistência funcionou aos 25 minutos. Após cruzamento e um bate-rebate na área, a bola sobrou para o zagueiro Ignácio mandar para as redes e abrir o placar.

Quatro minutos depois, um erro no domínio do zagueiro João Paulo ao receber um recuo do volante Ralph culminou no segundo gol dos baianos. O atacante Matheus Davó aproveitou, driblou Lucas Perri e ampliou. Com o duelo sob controle, o Esquadrão de Aço se soltou em campo e ainda fez mais um. Aos 38, Vitor Jacaré lançou na área o também atacante Everton, que tocou na saída do goleiro e definiu o marcador.

Pela 22ª rodada, o Náutico volta a jogar na próxima sexta-feira (5), às 19h (horário de Brasília), diante do Operário, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR). No dia seguinte, às 16h30, o Bahia recebe o CSA na Fonte Nova.

Edição: Fábio
Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC - São Paulo

‘O sentimento de mudança já tomou conta do coração do povo da Bahia’, diz Cacá Leão em São Gabriel.

Em viagem pela região de Irecê, no município de São Gabriel, o pré-candidato ao Senado, deputado federal Cacá Leão (PP), ao lado de ACM Neto, foi recepcionado por lideranças locais com mensagens de apoio e elogios ao seu histórico de entregas. “O sentimento de mudança já tomou conta do coração do povo da Bahia, e o povo daqui de São Gabriel também abraçou”, afirmou Cacá.

“Está igual um foguete, só anda para cima. Nós vamos fazer você senador da República, para, juntamente com ACM Neto (União Brasil), representar a Bahia e mudar essa realidade triste”, declarou Zé Carlos da Cebola (PMDB), ex-prefeito da cidade e pré-candidato a deputado estadual.

Também contribuiu no discurso o deputado federal Elmar Nascimento (UB). “Fomos buscar um dos mais competentes deputados federais do Brasil, foi meu colega, líder na Câmara dos Deputados e será o mais jovem senador do Brasil, o meu amigo Cacá Leão”.

Após Ibipeba e São Gabriel, Cacá e Neto seguem para João Dourado e, no sábado (30), iniciarão o dia em Lapão, indo, em seguida, para mais quatro municípios da região. Até domingo (31), serão 15 ao todo.

Acordo com União Brasil para eleição presidencial não tem relação com disputa na Bahia, diz PT

O Partido dos Trabalhadores negou, na noite desta sexta-feira (29), que diálogos mantidos com o União Brasil tenham qualquer relação com a disputa para o Governo da Bahia, como divulgou mais cedo o site O Antagonista.

Em nota, a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman, e o presidente estadual, Éden Valadares, reafirmam que a tática eleitoral do PT, aprovada pela sigla e pela Federação Brasil da Esperança, é eleger Jerônimo Rodrigues governador, Geraldo Júnior vice e Otto Alencar Senador.

“Toda e qualquer notícia que seja diferente disso, trata-se de pura e leviana especulação”, diz trecho da nota.

Clique aqui e leia a nota na íntegra.

Ciro cita ‘gabinete do ódio do PT’ e diz que Lula se corrompeu

Terceiro colocado na última pesquisa do Datafolha, Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta sexta-feira (29) que, assim como Jair Bolsonaro (PL), o PT também administra o seu próprio “gabinete de ódio”. Por outro lado, disse que, diferentemente o atual presidente, o petista Luiz Inácio Lula da Silva é uma boa pessoa.

“Você tem uma imensa maioria calada, porque um ambiente de lacração, de cancelamento, de violência política que é só o Bolsonaro que promove, não. O comportamento da militância, do gabinete do ódio do PT e do Lula, é um dos mais fascistas e execráveis do Brasil, não tenha dúvida”, afirmou.

O candidato à Presidência esteve no fórum da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), onde discursou para membros da comunidade científica e conversou com a imprensa.

“Que ele [Lula] é uma boa pessoa, eu não tenho a menor dúvida. Porque o Bolsonaro não é uma boa pessoa. Agora, o Lula se corrompeu, é um grande corrupto e um grande corruptor da vida brasileira, e o grande responsável por essa tragédia que o Brasil está vivendo”, continuou Ciro.

“O Lula fica posando de bonzinho, mas a canalhice, a falta de respeito e a falta de escrúpulo, os insultos, as agressões, as mentiras que o Lula promove no Brasil são tão graves quanto aquelas que o Bolsonaro promove”, afirmou, ao acrescentar que o petista repete atualmente os conchavos políticos que o corromperam anteriormente.

O gabinete do ódio ao qual Ciro se refere é a estrutura, montada por Bolsonaro no Palácio do Planalto, para atacar seus adversários políticos pelas redes sociais.

O gabinete é alvo da PF (Polícia Federal), que investiga a ação orquestrada de bolsonaristas na difusão de desinformação e ataques à instituição.

Segundo a PF, em despacho enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), o modelo orquestrado teria como finalidade criar e deturpar dados para “obter vantagens para o próprio grupo ideológico e auferir lucros diretos ou indiretos por canais diversos”.

A atuação seria por meio do “autodenominado gabinete do ódio”, que produz conteúdos para atacar pessoas previamente escolhidas pelo grupo.

Ciro Gomes afirmou ainda que Bolsonaro é efeito, e não causa do que chamou de “colapso histórico do pensamento progressista da prática democrática”.

A causa dessa tragédia seria, para ele, o modelo econômico adotado desde a redemocratização.

E segundo o pedetista, Lula repetiu o erro de Fernando Henrique Cardoso ao manter uma política neoliberal no país. Por isso, defendeu que não é apenas necessário “derrotar o fascismo”, mas mudar a estrutura econômica para conseguir superar o momento que o Brasil vive atualmente.

“Quem inventou [o modelo econômico] foi o Fernando Henrique. A esquerda brasileira, com Lula e Dilma [Rousseff], manteve”, afirmou.

Sobre a última pesquisa do Datafolha, na qual aparece com 8% das intenções de voto, o pedetista afirmou que, para conseguir angariar eleitores, acredita na eficácia de sua campanha e no eleitorado que não vota em Lula para tirar Bolsonaro do poder e o que vota em Bolsonaro porque não quer Lula de volta no poder.

No evento da SBPC, Ciro também disse que, se eleito, irá trocar a atual direção do Banco Central, que o Brasil precisa ser líder mundial no combate às mudanças climáticas e defendeu “converter a Petrobras em uma empresa de economia limpa”.

A SBPC chamou os três presidenciáveis com mais pontos nas pesquisas de intenção de votos para participar de debates, e Lula, que lidera segundo o último Datafolha, foi o primeiro, e participou do evento na última quinta-feira (18).

Segundo a organização do evento, Jair Bolsonaro não respondeu ao convite.

Os presidenciáveis receberam do presidente da entidade, o ex-ministro Renato Janine Ribeiro, um documento com propostas de políticas públicas.

Nele, a SBPC trata de 12 temas, que “devem estar inseridos na construção, consolidação e fortalecimento da democracia e na necessidade de inclusão social”.

O documento traz propostas para a condução da ciência, da educação, saúde, meio ambiente, das mudanças climáticas, da segurança pública, da diversidade de gênero e raça, da questão indígena, da cultura e dos direitos humanos.

“O objetivo é exigir dos atores que desejam ingressar ou permanecer no cenário político após as eleições de 2022 o comprometimento com essas pautas, por meio da assinatura dos candidatos”, afirma o texto.

João Gabriel/Folhapress

Paulo Azi parabeniza TCE por suspender licitações do governo: ‘O PT perdeu qualquer senso de responsabilidade’

O deputado federal Paulo Azi (União Brasil) parabenizou, nesta sexta-feira (29), a atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinou a suspensão de duas licitações do governo por indícios de irregularidades. Em publicação no Twitter, o parlamentar ressaltou que é preciso atenção redobrada dos órgãos de controle até o final do atual governo.

“Quero parabenizar a atuação do TCE, que determinou a paralisação da licitação da Ceasa e já havia suspendido o pregão do governo para operação de ônibus elétricos. Os órgãos de controle cumprem um papel essencial para garantir que os recursos públicos sejam aplicados com lisura”, destacou o deputado.

A primeira licitação suspensa foi na semana passada e foi relacionada aos ônibus elétricos para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo o TCE, a modalidade licitatória escolhida – pregão eletrônico – é incompatível com o tipo de prestação de serviço. A segunda suspensão foi o processo da Ceasa, com suspeita de direcionamento da licitação.

“É preciso ter atenção redobrada nestes últimos dias de gestão do PT, pois sabem que vão sair em janeiro e perderam qualquer senso de responsabilidade. Essas ações do governo precisam ser acompanhadas de perto para que a irresponsabilidade do PT não resulte em prejuízo para a Bahia”, salientou Azi.

Destaques