Presidente dos Estados Unidos anuncia sanções contra a Rússia
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress/Arquivo |
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em declaração nesta terça-feira (22) que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia e anunciou sanções econômicas contra o país voltadas a dificultar o financiamentos e a atuação internacional de instituições financeiras russas.
Biden divulgou sanções à dívida soberana da Rússia e medidas para que o país não consiga mais buscar recursos no Ocidente, proibindo também que a Rússia compre títulos no mercado ocidental.
O governante declarou restrições para dois bancos russos, embora não de perfis comerciais. Ele acrescentou que dialogou com o governo da Alemanha para que o gasoduto ligando o país e a Rússia “não avance”.
“Vou começar a impor sanções muito mais duras do que as que implementamos em 2014 [ano do conflito anterior entre Rússia e Ucrânia]. E iremos avançar ainda mais se Rússia continuar a invasão”, disse.
O presidente dos EUA criticou a Rússia pelo reconhecimento da independência de duas províncias separatistas localizadas na Ucrânia (Donetsk e Luhansk) e pelo envio de tropas a esses territórios, adentrando a fronteira ucraniana.
Hoje, Vladimir Putin, presidente da Rússia, pediu e obteve a autorização do Parlamento do país para o emprego de Forças Armadas no exterior.
“Putin conseguiu o apoio do Congresso. Isso significa que ele pode agir de forma mais violenta. Nós ainda achamos que Putin vai avançar ainda mais e atacar a Ucrânia. Espero que esteja errado, mas só fazem escalar as agressões”, comentou.
Embora tenha dito que não pretende lutar contra a Rússia, Biden afirmou que irá defender os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e apoiar a Ucrânia.
“Vamos julgar a Rússia por ações e não por palavras. O que a Rússia fizer estaremos prontos para reagir. A Rússia vai pagar um preço ainda mais alto se continuar essas agressões. Os Estados Unidos vão dar assistência militar para a Ucrânia. Autorizei novas tropas na medida em que soubemos que tropas russas não vão sair de Belarus”, pontuou.
Biden assinalou que está discutindo alternativas para os impactos econômicos aos cidadãos dos Estados Unidos. A Rússia é um dos maiores fornecedores de petróleo e gás do mundo, o que pode afetar o mercado norte-Brasíliamericano.
Agência Brasil
Wagner deve anunciar decisão de não concorrer ao governo e entregar cabeça de chapa a Otto
Senador Jaques Wagner (foto) avaliou que não valia a pena enfrentar desejo de Rui Costa de concorrer ao Senado em outubro
Foto: Divulgação/Arquivo |
O senador Jaques Wagner (PT) vai anunciar entre amanhã e depois sua desistência de concorrer ao governo da Bahia em nome da unidade do grupo governista.
A informação foi passada há pouco a este Política Livre por uma fonte importante do governo. O senador já avisou ao governador Rui Costa (PT) de sua decisão.
Ela foi tomada antes de sua viagem aos EUA, na semana passada, depois que a cúpula do governo se reuniu com o ex-presidente Lula para tratar da definição da chapa e o encontro vazou.
Segundo a mesma fonte, Wagner avaliou que, diante da determinação de Rui de ser candidato ao Senado, ele não tem alternativa, senão recuar, já que considera impossível o PT ocupar duas das três vagas da chapa governista.
Com a decisão dele, o grupo vai tentar convencer o senador Otto Alencar (PSD) a aceitar a cabeça de chapa, tendo Rui como candidato ao Senado. Para tanto, Rui terá que renunciar, entregando o governo ao vice João Leão, do PP.
Há notícias de que Otto está mais inclinado a aceitar o desafio do que na semana passada. Assim como Leão não se contenta de felicidade. Ele deve indicar também o candidato a vice de Otto.
Wagner desembarcou hoje à tarde da viagem em São Paulo para conversar diretamente com Lula e dizer que seu palanque na Bahia está assegurado com o trio de fogo representado pelo PT, o PP e o PSD.
Política Livre
Fachin manda recados a Bolsonaro em posse no TSE e diz que democracia é inegociável
Foto: Felipe Sampaio/STF |
O ministro Edson Fachin foi empossado, na noite desta terça-feira (22), como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com previsão de ficar no cargo até o dia 16 de agosto.
Num discurso em que pregou cooperação pacífica, tolerância, “compromisso inarredável com a verdade dos fatos” e respeito ao resultado das eleições, Fachin mandou uma série de recados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e cobrou a preservação do “patamar civilizatório a que acedemos” para evitar desgastes institucionais.
Tanto o ministro como o TSE e as urnas eletrônicas têm sido frequentemente atacados por Bolsonaro, que não compareceu à posse.
“Aos líderes e às instituições, portanto, toca repelir a cegueira moral e incentivar a elevação do espírito cívico e as condutas de boa-fé que abrem portas ao necessário comportamento respeitoso e dialógico”, afirmou Fachin.
Ele afirma que fortificar as eleições é um dos seus desafios, e que pretende “assegurar que as diferenças políticas sejam solvidas em paz pela escolha popular”. “A democracia é, e sempre foi, inegociável”, acrescentou.
Em seu discurso, Fachin afirmou que o respeito ao resultado das urnas, “mais do que reconhecer a dignidade do outro, é também proteger o avanço civilizatório”. Trata-se de uma referência à desconfiança de que Bolsonaro possa não reconhecer eventual derrota eleitoral, em conduta semelhante à de Donald Trump nos EUA.
Uma das prioridades de sua gestão, disse o ministro, será “o combate à perniciosa desconstrução do legado da Justiça Eleitoral”. “Seremos implacáveis na defesa da história da Justiça Eleitoral. Calar é consentir”, afirmou.
O período de Fachin na presidência vai até o fim do prazo de pedidos de registro das candidaturas para as eleições, quando está previsto que ele seja sucedido pelo ministro Alexandre de Moraes.
Nesta terça, Moraes foi empossado como vice-presidente do tribunal. Ele já tem sido consultado por Fachin para a tomada de algumas decisões.
A breve passagem de Fachin na presidência acontece porque chegará ao fim seu período como integrante do TSE. Segundo a Constituição, cada ministro pode ficar no máximo por quatro anos consecutivos como efetivos na corte eleitoral.
Fachin, que também é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), substitui o ministro Luís Roberto Barroso na presidência. Barroso também deixa o TSE este mês e, em seu lugar, ficará o ministro Ricardo Lewandowski.
O presidente Jair Bolsonaro não esteve na cerimônia de posse de Fachin, nem sequer de forma remota, sob a justificativa de “compromissos preestabelecidos em sua extensa agenda”.
“O senhor presidente Jair Bolsonaro não poderá participar do referido evento. Assim, agradece a gentileza e envia cumprimentos”, diz ofício enviado ao cerimonial da corte eleitoral, com assunto “agradecimento”.
O mandatário tinha quatro registros nesta terça em sua agenda oficial. O último era reunião com o ministro da AGU (Advocacia Geral da União), Bruno Bianco, das 15h30 às 16h.
Das 18h30 às 19h, Bolsonaro estava conversando com apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada.
O representante do Planalto na posse de Fachin foi o vice-presidente Hamilton Mourão, de forma virtual. Também acompanharam o evento os presidentes do STF, Luiz Fux, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Além deles, estiveram presentes os presidentes da OAB, Beto Simonetti, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e outros ministros do STF e STJ.
Em discurso, o corregedor-geral, ministro Mauro Campbell, fez crítica aos ataques à Justiça Eleitoral e às urnas eletrônicas, que têm sido reiterados por Bolsonaro.
“As urnas eletrônicas são auditáveis, sim, e jamais adulteraram um único voto de qual eleitor brasileiro, e quem quiser provar o contrário será sempre bem-vindo”, afirmou.
Segundo ele, Barroso fez sucessivos e necessários embates em defesa da Justiça Eleitoral e que Fachin tem atributos essenciais para “dizimar qualquer lampejo despótico a ameaçar nossa pátria”.
Já Aras defendeu “que não se afaste a liberdade de expressão, jamais”. “A primeira e a última trincheira da democracia. O senso comum pode resultar da opinião publicada, mas o bom senso é a virtude que orienta os homens livres e de boa vontade no caminho da busca pelo bem-estar de todos”, afirmou.
Na abertura, a cerimônia de posse exibiu a chegada de urnas eletrônicas em diversos lugares do Brasil para eleições anteriores.
O novo presidente do TSE terá como principal objetivo a organização das eleições de 2022. Ele terá que enfrentar, também, uma nova onda de ataques de Bolsonaro à Justiça Eleitoral e aos ministros do tribunal.
Nos seis meses em que ficará à frente do tribunal, Fachin tem dito que priorizará a cibersegurança. Segundo ele, há possibilidade de um ataque aos sistemas da Justiça Eleitoral, e o órgão deve se proteger para que isso não aconteça.
O ministro destaca que, apesar dessas ameaças aos sistemas, as urnas eletrônicas não têm conexão com a internet e não há possibilidade de alteração do resultado da eleição.
Ele ainda tem apontado que priorizará o diálogo com as demais instituições e com o presidente Jair Bolsonaro. Ao jornal Folha de S.Paulo, no último dia 16, afirmou estar “com a mão estendida” e esperar reciprocidade.
“Eu decidi ir pessoalmente entregar o convite da posse ao presidente. Ele é o chefe do Estado brasileiro, eleito legitimamente por meio do sistema de votação das urnas eletrônicas, diplomado pelo TSE numa sessão em que eu estive presente”, afirmou.
“Agora, como presidente do tribunal, se a Justiça Eleitoral for indevidamente atacada, eu não terei dúvida em tomar todas as medidas necessárias para defendê-la”, acrescentou.
No dia anterior, 15, Fachin havia feito um pronunciamento que irritou Bolsonaro.
Em uma reunião de transição entre a gestão de Barroso e a sua, Fachin havia dito que existiam “riscos de ataques de diversas formas e origem” aos sistemas do TSE. “Tem sido dito e publicado, por exemplo, que a Rússia é um dos exemplos dessas procedências. O alerta quanto a isso é máximo e vem num crescendo”, afirmou.
O discurso foi feito enquanto Bolsonaro viajava à Rússia para encontrar Vladimir Putin. No dia seguinte, Bolsonaro reagiu às declarações e disse que a fala era lamentável e “fake news”.
“É triste, é constrangedor para mim. Receber acusações como se a Rússia se comportasse como terrorista digital”, afirmou, em entrevista à Jovem Pan.
Bolsonaro disse que os ministros se comportavam como “adolescentes”, na contramão da Constituição e que tinham o objetivo de trazer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de volta ao poder.
Fachin considerou as falas de Bolsonaro como um discurso político.
Antes da posse de Fachin, Barroso teve como a sua última agenda do TSE, com a renovação de parceria com nove agências de checagem para averiguar a veracidade de informações sobre as eleições compartilhadas nas redes sociais.
José Marques/Folhapress
Vacinômetro 22 de fevereiro da Secretaria de Saúde de Ipiaú
A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que foram aplicadas até hoje, 22 de fevereiro, 75.757 mil doses de vacina . Sendo que 34.143 mil são referentes a primeira dose e 31.516 mil pessoas já foram imunizadas. Dessas, 557 tomaram a vacina dose única. 10.098 mil pessoas receberam a dose de reforço.
Vacina Salva Vidas. Desinformação Não .Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Boletim Covid/ 22 de fevereiro, confirma 08 novos casos ativos de covid-19
A Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que hoje, 22 de fevereiro, tivemos 4.026 casos confirmados, dentre estes, são 3.924 pessoas RECUPERADAS, 03 estão em isolamento social, 05 estão internadas e 94 foram a óbito. Nesse momento, temos 08 casos ativos. O uso da máscara é indispensável, evite aglomerações, use álcool 70% e lave as mãos com água e sabão sempre que puder .
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Bahia tem 13.683 casos ativos de Covid-19
Foto: Divulgação/Arquiv |
De 1.489.594 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.446.934 são considerados recuperados e 28.977 pessoas foram a óbito devido à doença. O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.754.340 casos descartados e 323.212 em investigação. Na Bahia, 61.635 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Segundo a secretaria, estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta terça-feira.
Vacinação
A Sesab ainda informa que 11.400.192 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.319.654 com a segunda dose ou dose única e 3.522.089 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 514.911 crianças foram imunizadas.
Ipiaú: CREAS inaugura Grupo de Atendimento Psicossocial para Pessoas com Fibromialgia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Visando ajudar esse público nessa perspectiva, a Secretaria de Ação Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), inaugurou, nesta terça-feira (22), o grupo de Atendimento Psicossocial para Pessoas com Fibromialgia. As ações serão focadas para levantar a autoestima, aperfeiçoar a valorização pessoal, por meio de palestras, rodas de conversa e compartilhamento de experiências.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
No evento de abertura as pacientes ouviram as secretárias, de Saúde, Laryssa Dias e de Ação Social Rebeca Câncio, como também outras autoridades, e assistiram palestras e dinâmicas com a psicóloga do CREAS, Juaneide Ribeiro, e do estudante de psicologia José Luiz Ferreira.
“A ideia inicial é termos encontros pessoais para as conversas e atividades ao menos uma vez por mês, mas com o passar do tempo o projeto pode se estender para mais encontros e atividades para que as envolvidas possam cada dia mais se valorizarem e estejam atentas à sua saúde mental, que é muito importante para qualquer pessoa.”, explicou a secretária de Ação Social, Rebeca Câncio.
Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Obra para implantação do Corpo de Bombeiros em Ipiaú teve início nesta terça-feira
Foto: Jana Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
|
A obra orçada em R$ 539.528,47 mil teve início nesta terça-feira (22). Os recursos serão viabilizados pela Atlantic Nickel que investirá um montante de R$ 465 mil reais, e pela Prefeitura com o restante do valor orçado. Ao Governo do Estado caberá a doação de uma viatura de combate a incêndios, fardamentos e outros equipamentos, totalizando um investimento para esses itens em mais de R$ 1 milhão.
O subgrupamento contará com 34 profissionais que além das atividades normais, através de ações preventivas e de respostas a casos de emergências (combate a incêndios, busca e salvamento, resgates e defesa civil), também estará desenvolvendo atividades sociais de grande importância para as comunidades de Ipiaú, Itagibá e outras cidades da região, assim como a proteção ao meio ambiente.
De grande importância para a viabilização do projeto foram os esforços da prefeita Maria das Graças que buscou angariar parcerias nos setores público e privado com o objetivo de proporcionar segurança para toda a região, cerca de 16 municípios circunvizinhos. A prefeita demonstra sua gratidão a todos que estão empenhados nessa missão, a exemplo do governador Rui Costa, Atlantic Nickel, dentre outros colaboradores.
( José Américo Castro/Dircom PMI).
Ciro Nogueira trabalha para que PP apoie ACM Neto na disputa pelo governo da Bahia
Foto: Gabriela Biló/Arquivo/Estadão |
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tenta aproximar o Progressistas (PP), partido que comanda, do o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). A intenção é que a sigla o apoie na disputa pelo governo da Bahia este ano. A informação é de Igor Gadelha, do site “Metrópoles”.
A articulação de Ciro prejudica indiretamente outro ministro do governo: o titular da Cidadania, João Roma (Republicanos), que vem tentando viabilizar uma candidatura própria ao governo baiano.
Atualmente, o Progressistas é aliado do governador da Bahia, Rui Costa (PT).
Antecipação de definição da chapa governista coincide com retorno de Wagner ao Brasil
Foto: Divulgação/Arquivo/Senador Jaques Wagner, que chega hoje dos EUA |
Petistas e aliados gostaram de ouvir o governador Rui Costa (PT) informando ontem, durante a entrevista a Míriam Leitão, da Globo News, que o anúncio da chapa governista pode sair ainda esta semana, antes, portanto, do prazo originalmente que ele havia previsto, de 13 de março.
Acham que não é hora de se perder tempo, muito menos depois que ficou evidente que o time está desorganizado, sem saber como se colocar em campo. A antecipação coincide com o retorno, aguardado para hoje, do senador Jaques Wagner (PT) de uma viagem oficial aos Estados Unidos.
Wagner viajou no dia seguinte à ‘fatídica’ reunião em São Paulo com a cúpula do governo estadual e Lula.
Política Livre
Wagner prefere não disputar o governo da Bahia, diz coluna
Foto: Divulgação/Jaques Wagner |
O senador Jaques Wagner tem dito a aliados que, se a escolha fosse só sua, não seria candidato ao Governo da Bahia, para o qual já foi eleito duas vezes. A informação é do “Radar”, da revista “Veja”.
De acordo com a publicação, o petista prefere não encarar as urnas em outubro e contar com a possibilidade de ser ministro em um eventual governo Lula, a partir do ano que vem.
Bahia lança campanha para impedir a chegada da Monilíase Cacaueira no estado
Fotos: Camila Souza/GOVBA |
Fotos: Camila Souza/GOVBA |
“Estamos aqui desenvolvendo uma ação proativa, buscando orientar as pessoas para que essa doença não chegue à Bahia, porque ela é muito mais danosa do que a vassoura de bruxa. Ela incide diretamente nos frutos, ou seja, na base econômica do cacau. Além disso, é um fungo cosmopolita. Ele se adapta às variações de temperatura e altitude e nós estamos aqui fazendo uma campanha educativa nos portos, aeroportos e barreiras sanitárias”, afirmou o secretário da Seagri, João Carlos Oliveira.
Fotos: Camila Souza/GOVBA |
Em 2021, de janeiro a dezembro, o estado produziu 140 mil toneladas de cacau, representando 71% da produção nacional, resgatando a liderança da produção cacaueira no país. “Nós estamos num grande momento. Já estamos com mais de cem marcas de chocolate de origem no sul da Bahia, que foram colocadas no salão de chocolate na França, e não deixou a desejar em relação aos chocolates do mundo”, completou Oliveira.
A campanha consiste em material informativo como folders, selos, além de material voltado para as redes sociais, spots de rádios e vinhetas para aeroporto. Este material, direcionado para técnicos, produtores e leigos, possui orientações para impedir que o risco chegue às lavouras baianas, comprometendo uma produção importante para a economia do estado. Participaram do lançamento autoridades, dentre elas o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes; e as secretárias estaduais da Saúde, Adélia Pinheiro, e da Ciência e Tecnologia e Inovação, Mara Souza; além de deputados e representantes associações e produtores.
De acordo com a técnica da Adab, Catarina Cotrim, a cultura do cacau tem braços importantíssimos, tanto no contexto social, ambiental e econômico, estando presente em mais de 83 municípios do nosso estado. “O fungo ataca diretamente os frutos, e isso é um reflexo direto na produção. Daí a importância na prevenção. As medidas preventivas estão elencadas dentro das estratégias da Adab, juntamente com o Ministério da Agricultura”, explicou Catarina, que reforçou que o fungo não ataca a saúde humana.
Dentre as medidas que precisam ser adotadas estão não trazer nenhum fruto, sementes, hastes, material vegetal de cacau ou de cupuaçu de áreas afetadas para dentro do estado da Bahia; a aquisição de mudas, principalmente os clones que têm um potencial genético muito grande para produção e resistência de pragas, só podem ser adquiridas em viveiros que são credenciados pelo Ministério da Agricultura; no caso de viagens ao interior, ou até estados brasileiros, ter o cuidado de, quando retornar de outras plantações de cacau, não trazer roupas ou calçados que possam ter esporos aderidos da Monilíase.
Durante o evento também foi apresentado o Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (SIDAB), que integra o projeto de inovação tecnológica da Adab e é resultado de um convênio entre a agência e a Agrodefesa de Goiás. “O sistema vai poder proporcionar a todos os usuários uma ferramenta moderna e, principalmente, para os nossos agrônomos, técnicos, veterinários e área de inspeção. A área de modernização tecnológica já vinha sido pensada e nós assumimos a responsabilidade de fazer essa transformação neste momento”, destacou o presidente da Adab, Oziel Oliveira.
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
PF indicia ex-deputado primo de Alcolumbre por tráfico e organização criminosa
Foto: Reprodução/Facebook |
A Polícia Federal concluiu uma investigação na superintendência do Amapá em que imputa ao ex-deputado estadual Isaac Alcolumbre os crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. Isaac é primo do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e chegou a ser preso em outubro de 2021 na fase ostensiva da operação Vikare.
A PF avançou na investigação sobre uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas que tinha entre os fornecedores integrantes da guerrilha que domina a região na fronteira entre Colômbia e Venezuela. O grupo tinha o Amapá como base operacional e atuava na importação e transporte de entorpecentes com o uso de aeronaves.
O primo do senador entrou na mira dos investigadores após interceptações telefônicas e diligências a campo indicarem um aeródromo de sua propriedade como base dos traficantes na capital amapaense. Segundo a PF, Issac Alcolumbre “prestou o apoio logístico essencial para a concretização das operações de tráfico internacional de drogas por modal aéreo realizadas pela organização criminosa, fornecendo combustível, manutenção e local para alteração das aeronaves usadas na empreitada criminosa”.
Os investigadores monitoraram o transporte de 450 quilos de skunk, maconha de melhor qualidade que a paraguaia e produzida em regiões da Colômbia, e fizeram um acompanhamento das pessoas que frequentavam o aeródromo de Issac Alcolumbre. Em 19 de novembro de 2020, os policiais acompanharam e registraram em fotos e vídeos o pouso do avião com a droga no aeródromo vindo da Venezuela.
As imagens mostram que o foi o próprio Isaac quem recebeu os traficantes no local e o veículo que os transportou até a cidade de Macapá também fora alugado pelo primo do senador. “Ressalta-se que o aluguel do veículo em questão chamou a atenção da equipe de investigação uma vez que Isaac é proprietário de diversos veículos, mas estava com um veículo alugado justamente quando se encontrou Márcio, Axiel e Alexsander”, diz a PF.
As imagens coletadas contradizem a versão dada por Isaac à PF. Ele confirmou ter encontrado com Márcio por duas vezes no aeródromo, mas negou ter dado carona aos tripulantes do voo em que estava a droga -apreendida dias depois em Ipixuna (PA). Os três citados pela PF são apontados como os responsáveis pelo transporte e operacionalização do tráfico. Márcio Araújo atuava para arrumar os locais para pouso dos aviões e se aproximado de Issac Alcolumbre por meio de Arielton Moraes
Apontado como um dos líderes do grupo, Araújo chegou a ficar preso por guerrilheiros durante uma viagem para comprar drogas na região da fronteira entre Venezuela e Colômbia. Segundo a PF, os criminosos podem ser ligados as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A PF coletou diversas conversas entre Araújo e Moraes sobre a organização da viagem para transporte da droga e o apoio que receberiam em Macapá.
Essa ajuda consistiria na pernoite do avião carregado no aeroporto, abastecimento e fornecimento de combustível extra e retirada dos bancos para o transporte. “Podemos afirmar que em pelo menos duas ocasiões (abril e novembro de 2020) Márcio teve contato com Isaac, e que nesse intervalo de tempo podem ter ocorrido outros eventos em que Márcio tenha usado o aeródromo e tenha realizado contato com Isaac”, afirma a PF.
No entendimento da PF, embora Moraes fosse o interlocutor, o próprio Isaac manteve contato com o operador do tráfico de drogas, vendeu combustível acima da quantidade permitida nos aeródromos e permitiu o uso do aeródromo para os aviões sem plano de voo. Para chegar a essa conclusão, a PF ouviu todos os envolvidos, analisou conversas e documentos encontrados nas buscas e apreensões e mapeou os pagamentos do grupo para o uso do aeródromo e compra de combustível.
Uma anotação encontrada no avião carregado de Skunk, diz a PF, confirma a suspeita de que o aeródromo era utilizado de forma premeditada como um entreposto no transporte de droga. No papel, a PF destaca as anotação “Amapá – ponto de apoio” e as instruções “a) retirar os bancos; b) abastecer e c) comprar galões de combustível”.
“Considerando todos os elementos probatórios colhidos durante a investigação, verifica-se que Isaac Alcolumbre desempenhou importante função na empreitada criminosa, fornecendo combustível para as aeronaves usadas no tráfico internacional, as quais, inclusive, foram modificadas no seu aeródromo antes de partir para o exterior buscar os entorpecentes”, concluiu a PF.
ADVOGADOS DE EX-DEPUTADO NÃO SÃO LOCALIZADOS
A defesa de Isaac Alcolumbre não foi localizada pela reportagem.
Em nota à imprensa divulgada à época de sua prisão, Issac afirmou que comunicou a polícia várias vezes sobre suspeitas no uso do aeródromo e, inclusive, chegou a proibir pousos e decolagens no espaço. “Com relação a outras acusações das quais ainda não tenho informações, faremos a defesa no momento oportuno. Tenho um hangar (aeródromo), onde recebo várias aeronaves diariamente, por vezes já comuniquei a polícia sobre suspeitas, inclusive proibido pouso e decolagem”, dizia a nota.
Fabio Serapião/Folhapress
E se por acaso, no contra-ataque, Rui Costa decidir concorrer à Câmara dos Deputados?
Se Rui Costa (PT) renunciar para concorrer ao Senado ou a uma vaga de deputado, quem assume é João Leão (foto) |
Com o PT em ebulição depois das revelações do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, apontando Rui Costa (PT) como a responsável pelo impasse para a formação da chapa governista na Bahia, petistas passaram a especular que, caso seja constrangido a não concorrer ao Senado pelo grupo do senador Jaques Wagner (PT), o governador pode, no contra-ataque, decidir disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
A justificativa oficial seria a de que, por causa do seu alto nível de avaliação na Bahia, ele pode funcionar puxando votos para a bancada, embora a tese também seja contestada no próprio PT. Para muitos, com Rui no governo até o final e Wagner concorrendo à sucessão estadual, o partido pode fazer até 12 deputados, número que cairia para oito caso o governador decida renunciar para poder disputar as próximas eleições.
Mas, no fundo, a iniciativa poderia ter um gosto de vingança porque, também neste caso, quem assumiria o governo seria o vice-governador João Leão (PP), visto com desconfiança por Wagner, Otto e praticamente toda a base petista. Eles temem que, uma vez no cargo, Leão ‘dê a louca’, bata no peito, diga que é candidato natural e resolva disputar a sucessão, derrotando todos eles internamente para acabar entregando o governo de bandeja para ACM Neto (DEM).
Política Livre
Número de mortes em Petrópolis chega a 182; ainda há 89 desaparecidos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil |
O oitavo dia de buscas em Petrópolis, na região serrana, começou com a confirmação de 182 mortos em consequência do temporal de terça-feira (15). Desde então, a cidade tem enfrentado mais chuva, o que prejudica o trabalho das equipes que atuam nos locais de deslizamentos e desabamentos.
O trabalho de reconhecimento de vítimas fatais continua sendo feito pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Dos 182 óbitos registrados até agora, 111 são mulheres, 71 homens e 32 crianças. Desse total, 168 foram identificados, 152 encaminhados para funerárias e os demais aguardam as famílias para a liberação.
Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), além dos 182 corpos, sete despojos, que são fragmentos de corpos, chegaram ao Instituto Médico Legal (IML). Até o momento, conforme a secretaria, 89 registros de desaparecidos foram feitos na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).
A Defesa Civil recebe o apoio de diferentes setores do município, dos governos estadual e federal no suporte aos atendimentos que passaram de 1,3 mil ocorrências, a maior parte de deslizamentos.
“A equipe técnica do município está voltada para agilizar as vistorias em áreas afetadas. Até o momento mais de 300 análises foram feitas em diferentes regiões”, completou em nota.
Ontem a Secretaria de Defesa Civil teve que fechar a passagem para veículos e pedestres pela Rua Barão de Águas Claras, entre os números 301 e 444, no centro da cidade imperial, porque havia possibilidade de deslizamentos na área.
“A medida foi adotada após a avaliação das equipes técnicas que apontou o risco na região. As casas localizadas próximas à área foram interditadas e os moradores já foram orientados a se deslocarem”, informou.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, quem mora fora do perímetro de risco está sendo orientado a acessar os imóveis pelas vias alternativas, na Rua Luis Imbroisi e Rua Figueira de Melo.
“A Defesa Civil faz um apelo para que a população siga as orientações de segurança para a localidade”, pediu, acrescentando que ao sinal de qualquer instabilidade na região, as equipes podem ser acionadas pelos números de emergência 199 da Defesa Civil e 193 do Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros do Rio conta com a ajuda de 16 estados da federação, que trouxeram cães e militares para as buscas em estruturas colapsadas.
Comlurb
As equipes da Comlurb, que foram da capital do Rio para Petrópolis, para reforçar a limpeza das ruas mais atingidas pelas enxurradas fazem raspagem e remoção de lama, e recolhimento de galhadas, para desobstruir as vias.
De acordo com a Comlurb, o trabalho está concentrado na Rua Teresa e na Avenida Barão do Rio Branco. Em dois dias, as equipes removeram 649,2 toneladas de resíduos, sendo 620 toneladas de lama e terra, e 29,2 toneladas de galhadas e pedaços de troncos.
O coordenador de Cidade Inteligente da Prefeitura do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, está à frente do trabalho das equipes, sempre em contato com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.
Nos dois dias a Companhia contou com 310 garis e cerca de 50 equipamentos, como caminhões basculantes, pás mecânicas pipas d’água para lavagem das vias com água de reuso e conjuntos de poda para remoção de árvores e grandes galhos.
Agência Brasil
Operação da PF mira compra de respiradores no governo Doria
Policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo/Arquivo |
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (22) uma operação que investiga suspeita de superfaturamento de 63,3 milhões de reais na compra de respiradores pulmonares feitas pelo governo de João Doria (foto) em São Paulo, em abril de 2020, no início da pandemia.
As informações são da revista Crusoé. Conforme a publicação, os policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
Além do superfaturamento, a PF investiga a suspeita de direcionamento, corrupção e lavagem de dinheiro na compra de 1.280 aparelhos feitas pelo governo paulista sem licitação.
Os respiradores foram importados da China por meio de uma empresa americana com sócios brasileiros. O governo Doria pagou antecipadamente 44 milhões de dólares aos intermediários, o equivalente a 242,2 milhões de reais. Crusoé já havia apontado suspeitas sobre a contratação em junho de 2020.
O contrato previa 3 mil aparelhos por 550 milhões de reais, mas após o atraso na entrega do primeiro lote, o governo cancelou o restante da compra e ficou apenas com os equipamentos que já havia pago antecipadamente.
Segundo a PF, peritos criminais identificaram a suspeita de superfaturamento ao analisar o processo de compra e comparar a aquisição feita pelo governo Doria com outras contratações semelhantes realizadas no país. Técnicos do Tribunal de Contas do Estado também apontaram que os preços estavam acima do valor de mercado.
PRF apreende carga clandestina de eletrônicos com mais de 1,6 mil itens na BR-242
Foto: Divulgação/PRF-BA |
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta segunda-feira (21), uma enorme carga de eletrônicos e equipamentos de informática no oeste da Bahia. De acordo com a entidade, foram ao todo 1.673 itens clandestinos.
A apreensão aconteceu em um ônibus interestadual, que vinha de São Paulo e tinha como destino o estado do Piauí. Os policiais abordaram o veículo no km 800 da BR-242, em Barreiras. Entre o material apreendido foram encontrados 670 celulares de última geração e de alto valor no mercado, além de diversos equipamentos como drones, notebooks, teclados, mouses, carregadores, capas de celular, fones de ouvido, etc. A carga está avaliada em milhares de reais.
Questionado, o motorista do ônibus disse que o material foi embarcado no estado de São Paulo e relatou desconhecer o conteúdo das mercadorias despachadas. Diante do evidente crime de descaminho, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Barreiras (BA), para identificação do remetente e destinatário dos equipamentos.
Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com carteira de trabalho assinada no país.
Fonte: https://www.ibahia.com/bahia
Brasil pede saída de tropas dos arredores da Ucrânia, mas evita críticas a Putin na ONU
Foto: Marcos Corrêa/Arquivo/PR |
Em reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU para discutir o risco de guerra na Ucrânia, o Brasil fez um pedido para que haja a retirada de militares da região, mas evitou críticas à Rússia.
O colegiado se reuniu na noite desta segunda-feira (21) em Nova York, horas depois de o presidente Vladimir Putin reconhecer os rebeldes das províncias de Lugansk e Donetsk, no leste da Ucrânia, e enviar tropas em apoio aos separatistas. Putin anunciou a decisão em um discurso televisionado de tom duro, no qual disse que o vizinho “nunca foi um Estado verdadeiro” e hoje é uma “colônia de marionetes” dos EUA.
“Renovamos nosso apelo para que todas as partes envolvidas mantenham o diálogo”, defendeu o embaixador Ronaldo Costa Filho, que chefia a missão do Brasil na ONU. “Um inescapável primeiro objetivo é um cessar-fogo imediato, com uma desmobilização das tropas e equipamentos militares em solo. Essa desmobilização militar será um passo importante para construir confiança entre as partes, fortalecer a diplomacia e buscar uma solução sustentável para a crise.”
Costa Filho não citou Putin em sua fala.
O representante brasileiro também defendeu as leis internacionais e ressaltou a importância de princípios como a integridade territorial dos países-membros da ONU —algo que a Rússia ameaça violar caso faça uma invasão. Ele concluiu citando preocupação com as vítimas de uma possível guerra. “Ao fim do dia, estamos falando das vidas de homens, mulheres e crianças inocentes em solo”. Veja a íntegra ao final da reportagem.
Outros diplomatas que falaram antes de Costa Filho, representando Albânia, França, EUA e Índia, foram mais incisivos. Eles também pediram pela retomada de conversas, mas alertaram que o caso pode gerar instabilidades também em outras partes do mundo e questionaram as falas do líder russo.
“Na essência, Putin quer que o mundo volte no tempo, para o tempo em que impérios dominavam o mundo. Não estamos em 1919, mas em 2022”, disse Linda Thomas-Greenfield, representante dos EUA.
Já a China buscou posição mais neutra e também não fez críticas diretas à Rússia. “A situação atual na Ucrãnia é resultado de muitos fatores complexos. A China sempre toma sua própria posião de acordos com os méritos da questão em si. Acreditamos que todos os países devem resolver disputas internacionals por meios pacíficos”, disse o representante Zhang Jun.
A reunião de emergência começou por volta de 21h10 desta segunda (23h10 em Brasília) e durou cerca de uma hora e meia, sem o anúncio de nenhuma decisão. O encontro serviu para a troca de informações e para que os países expressassem suas posições.
Como a Ucrânia não faz parte do Conselho de Segurança atualmente, o país precisou que alguns dos membros do colegiado convocassem uma reunião sobre o tema. O Brasil, que ocupa uma das vagas rotativas, deu apoio ao pleito ucraniano.
A Rússia é um dos membros permanentes do Conselho e, como tal, tem poder de veto para barrar resoluções. Assim, é capaz de conter medidas que a prejudiquem. O CS pode aplicar sanções internacionais e ordenar o envio de forças de paz, entre outras funções. Atualmente, a Rússia é também a presidente do colegiado —a posição é rotativa e muda a cada mês.
Nebenzia Alekseevich, representante da Rússia que presidiu a sessão, também falou em nome de seu país. Ele defendeu a decisão de Putin e fez ataques à Ucrânia, acusando o país de não respeitar os russos étnicos que moram nas áreas separatistas e de não negociar com representantes dessas regiões. “Acabamos de ouvir muitos discursos altamente emocionais, avaliações categóricas e conclusões distantes. (…) Agora é importante focar em como evitar uma guerra e como forçar a Ucrânia a parar as provocações contra Donetsk e Lugansk”, afirmou Alekseevich.
Em seguida, o representante da Ucrânia pediu que a Rússia recuasse dos gestos desta segunda e voltasse a negociar. Ao mesmo tempo, reafirmou o direito do país a se defender. “Estamos em nossa terra. Não temos medo de nada ou de ninguém. Não devemos nada a ninguém e não vamos dar nada a ninguém”, disse o representante Sergiy Kyslytsya.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma visita a Moscou e disse que o Brasil “é solidário” à Rússia, sem especificar a que aspecto manifestava solidariedade. O gesto do líder brasileiro foi repudiado pelos EUA.
“A vasta maioria da comunidade global está unida em sua visão de que outro país tomando parte de sua terra, aterrorizando seu povo, é certamente algo não alinhado aos valores globais. E então, penso que o Brasil pode estar do outro lado em que a maioria da comunidade global está”, disse Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, na sexta (18).
Após as críticas, Bolsonaro disse em uma live que sua ida a Moscou não “foi para tomar partido de ninguém”. “Até falei que o mundo é nossa casa e que Deus está acima de todos. Falei uma mensagem de paz”, afirmou.
O Itamaraty lamentou a posição de Psaki em uma nota no sábado (19). “As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas.”
Reservadamente, diplomatas em Brasília admitiram que o termo “solidariedade” usado por Bolsonaro foi ruim, mas viram exagero na resposta americana. Eles dizem que o presidente escolheu mal as palavras, em uma fala de improviso que não deveria ser levada ao pé da letra.
ÍNTEGRA DO DISCURSO DO BRASIL NO CONSELHO DE SEGURANÇA:
Senhor presidente,
Quando esta organização foi estabelecida, em 1945, ela confiou ao Conselho de Segurança a responsabilidade primária de manter a paz internacional e a segurança. Tensão dentro e ao redor da Ucrânia está sendo agravada em base diária —a cada hora, na verdade—, tornando esta citação habitual da Carta [da ONU] de extraordinária importância e relevância.
Nós estamos todos cientes de quão crítica a situação se tornou. O Brasil está seguindo os últimos desdobramentos com extrema preocupação. Na presente circunstância, nós neste Conselho, em representação da comunidade internacional, devemos reiterar os chamados por desescalada imediata e nosso firme compromisso de apoio aos esforços políticos e diplomáticos para criar as condições de uma solução pacífica para a crise.
O sistema de segurança coletivo das Nações Unidas repousa, em última análise, no pilar da lei internacional. Isso, por sua ver, repousa sobre os princípios centrais consagrados na Carta [da ONU]: a soberania igualitária e a integridade territorial dos estados-membros; a contenção do uso, ou da ameaça do uso da força, e a resolução pacífica das disputas.
Renovamos nosso apelo para que todas as partes envolvidas mantenham o diálogo. Um inescapável primeiro objetivo é um cessar-fogo imediato, com uma desmobilização das tropas e equipamentos militares em solo. Essa desmobilização militar será um passo importante para construir confiança entre as partes, fortalecer a diplomacia e buscar uma solução sustentável para a crise
No entanto, nosso pilar e nossos princípios não produzirão resultados a menos que as preocupações legítimas de todas as partes sejam levadas em consideração, e ao menos que haja respeito completo pela Carta [da ONU] e pelos compromissos existentes, como os Acordos de Minsk.
Nesse sentido, renovamos nosso apelo a todas as partes interessadas para que mantenham o diálogo em um espírito de abertura, compreensão, flexibilidade e senso de urgência para encontrar caminhos para uma paz duradoura na Ucrânia e em toda a região.
Um inescapável primeiro objetivo é um cessar-fogo imediato, com uma desmobilização das tropas e equipamentos militares em solo. Essa desmobilização militar será um passo importante para construir confiança entre as partes, fortalecer a diplomacia e buscar uma solução sustentável para a crise
Acreditamos firmemente que este Conselho deve cumprir sua responsabilidade central de ajudar as partes a se engajarem em um diálogo significativo e eficaz para alcançar uma solução que aborde efetivamente as preocupações de segurança na região. Não se enganem: no final das contas, estamos falando sobre a vida de homens, mulheres e crianças inocentes em solo.
Rafael Balago/Folhapress
Médico diz ser ‘absurdo’ Brasil ainda não adotar remédio contra Covid e defende que SP negocie compra
Foto: Josué Damascena/Arquivo/Fiocruz |
Os médicos do comitê de combate à Covid-19 que aconselham o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), têm defendido a necessidade de compra imediata de medicamentos que têm eficácia comprovada contra a doença.
Entre as drogas que efetivamente funcionam e que já são adotadas nos EUA, no Reino Unido e na União Europeia estão os antivirais Paxlovid, Molnupiravir e Remdesivir.
“É um absurdo que, depois de dois anos de pandemia, o Brasil ainda não disponibilize tratamentos eficazes aos pacientes”, diz o infectologista Esper Kallás, da Faculdade de Medicina da USP. “Temos cerca de 800 pessoas morrendo por dia no país, e remédios que poderiam salvá-las não são ainda usados por aqui. É inacreditável”, completa.
Ele afirma que o molnupiravir, por exemplo, já é usado até mesmo na Venezuela, país que passa por todo tipo de dificuldade. “Não tem sentido o Brasil ainda estar na fase de discussão desse assunto”, diz. “Não tem justificativa.”
A Anvisa já aprovou pelo menos quatro substâncias (o antiviral Redemsivir e três tratamentos monoclonais, que são proteínas produzidas em laboratórios) que funcionam contra a Covid. Nenhuma delas, no entanto, foi incorporada ao SUS.
O Paxlovid e o Molnupiravir ainda estão em análise pela agência, mas dificilmente serão barrados —eles que já estão sendo usados em países com larga tradição de fiscalização de medicamentos. Por isso, os médicos defendem que as tratativas com os laboratórios avancem imediatamente.
Esper Kallás afirma que o Paxlovid, primeira terapia domiciliar contra o coronavírus autorizada e já amplamente adotada nos EUA, tem 89% de eficácia contra internações e óbitos por Covid. O Remdesivir, 86%. “São menos doentes da doença nos hospitais, o que nos permitiria retomar tratamentos de outras enfermidades e salvar ainda mais vidas”, afirma.
O natural seria a compra dos medicamentos pelo Ministério da Saúde, que tem mais recursos e poder de negociação. Ao adquirir grandes quantidades para todo o Brasil, a pasta conseguiria abaixar os preços dos remédios.
Diante da morosidade vista até agora, no entanto, os especialistas defendem que o governo de São Paulo tome a dianteira e já comece as tratativas para a compra dos medicamentos.
“O estado de São Paulo tem um histórico de primazia e vanguardismo na adoção de políticas públicas. E deve agir, como sempre fez. Em muitas ocasiões da história, o estado ditou normas que foram inovadoras e depois incorporadas pelo Brasil inteiro, impulsionando as políticas de saúde do país”, afirma o infectologista. “Não podemos mais ver pessoas morrendo. Não podemos ficar parados”, finaliza.
Mônica Bergamo/Folhapress
"Não tenho medo", diz presidente da Ucrânia
Foto: Reuters/Matt Dunham/Direitos reservsdos |
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que está em contato com os seus aliados europeus, de quem espera apoio "claro" e "eficaz", e com as Nações Unidas. Ele prometeu fazer tudo para conseguir uma resolução calma que respeite as partes.
Em recado a Moscou, afirmou que a Ucrânia "já não é a mesma de 2014", quando perdeu a Península da Crimeia.
"Estamos em nossa casa, não devemos nada a ninguém e nem vamos entregar nada a ninguém", reiterou o presidente, depois de acusar a Rússia de violar a soberania ucraniana.
"Não tenho medo de nada nem de ninguém", acrescentou Zelenskyi .
O embaixador da Ucrânia na Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a atual configuração das fronteiras do país é para ser mantida.
Nessa segunda-feira (21), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu a independência das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk e anunciou o envio do que apelidou de forças de "manutenção de paz" para solo ucraniano.
Publicado em 22/02/2022 - 06:53 Por RTP* - Kiev
Aposentados do INSS vão receber quase R$ 800 milhões em atrasados
Foto: Werther Santana/Estadão/Arquivo |
Os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que processaram o órgão e ganharam a ação na Justiça, sem que haja mais nenhuma possibilidade de recurso, vão receber R$ 792,2 milhões em RPVs (Requisições de Pequeno Valor) neste mês.
O dinheiro, que corresponde a ações de até 60 salários mínimos —R$ 72.720 neste ano—, foi liberado nesta segunda-feira (21) pelo CJF (Conselho da Justiça Federal). Os valores são referentes a processos finalizados pelo Judiciário e com ordem de pagamento concedida pelo juiz em janeiro. Esse é o primeiro lote do ano que terá como base o valor do novo salário mínimo, de R$ 1.212 em 2022.
Ao todo, serão beneficiados 56.674 segurados que ganharam 43.343 processos contra o INSS referentes a concessões ou revisões de aposentadorias, auxílios-doença, pensões e outros benefícios, incluindo os assistenciais como o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O montante a ser pago neste mês em todo o país é ainda maior, pois envolve outras ações de pequeno valor, num total de R$ 951,5 milhões, pagos a 95.977 beneficiários vitoriosos em 78.044 processos.
Os segurados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, atendidos pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), vão receber R$ 89,8 milhões após ganharem 3.313 processos contra o INSS. Ao todo, são 4.019 beneficiários.
A consulta para saber quanto irá receber é feita no site de cada tribunal responsável pelo processo. Em São Paulo, ela deve ser realizada no site do TRF-3. Na página inicial, vá em “Consulta processual”, do lado direito da tela, em um quadro verde, abaixo. Depois, clique na seta ao lado de “Número do processo” e escolha a opção “Requisições de pagamento”.
Em seguida, vá em “Consultas por OAB, Processo de origem, Ofício Requisitório de origem ou Número de protocolo” e informe seu CPF, OAB do advogado ou o número do processo e clique em “Não sou um robô”. Em seguida, vá em “Pesquisar”; aparecerá então a sua RPV.
Para saber se vai receber neste mês, é preciso observar as datas. São pagas em fevereiro as RPVs cuja “Data protocolo TRF” seja algum dia do mês de janeiro de 2021. Após o pagamento, aparecerá “pago total ao juízo”. O dinheiro cairá na conta aberta pelo tribunal no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.
A fase de abertura de contas é chamada de processamento. Em geral, o tribunal leva cerca de uma semana para fazer o pagamento.
Veja quando será pago em cada região
TRF da 1ª Região (sede no DF, com jurisdição no DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)
– Geral: R$ 349.033.548,53
– Previdenciárias/Assistenciais: R$ 295.414.977,51 (14.422 processos, com 16.297 beneficiários)
TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES)
– Geral: R$ 72.537.116,75
– Previdenciárias/Assistenciais: R$ 56.058.576,09 (2.892 processos, com 3.862 beneficiários)
TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e MS)
– Geral: R$ 118.210.157,17
– Previdenciárias/Assistenciais: R$ 89.794.794,57 (3.313 processos, com 4.019 beneficiários)
TRF da 4ª Região (sede no RS, com jurisdição no RS, PR e SC)
– Geral: R$ 259.278.326,95
– Previdenciárias/Assistenciais: R$ 225.502.672,18 (13.821 processos, com 17.861 beneficiários)
TRF da 5ª Região (sede em PE, com jurisdição em PE, CE, AL, SE, RN e PB)
– Geral: R$ 152.427.590,75
– Previdenciárias/Assistenciais: R$ 125.430.082,90 (8.895 processos, com 14.635 beneficiários)
Cristiane Gercina/Folhapress
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
-
▼
2022
(5535)
-
▼
fevereiro
(524)
-
▼
fev. 22
(22)
- Presidente dos Estados Unidos anuncia sanções cont...
- Wagner deve anunciar decisão de não concorrer ao g...
- Fachin manda recados a Bolsonaro em posse no TSE e...
- Vacinômetro 22 de fevereiro da Secretaria de Saúde...
- Boletim Covid/ 22 de fevereiro, confirma 08 novos ...
- Bahia tem 13.683 casos ativos de Covid-19
- Ipiaú: CREAS inaugura Grupo de Atendimento Psicoss...
- Obra para implantação do Corpo de Bombeiros em Ipi...
- Ciro Nogueira trabalha para que PP apoie ACM Neto ...
- Antecipação de definição da chapa governista coinc...
- Wagner prefere não disputar o governo da Bahia, di...
- Bahia lança campanha para impedir a chegada da Mon...
- PF indicia ex-deputado primo de Alcolumbre por trá...
- E se por acaso, no contra-ataque, Rui Costa decidi...
- Número de mortes em Petrópolis chega a 182; ainda ...
- Operação da PF mira compra de respiradores no gove...
- PRF apreende carga clandestina de eletrônicos com ...
- Brasil pede saída de tropas dos arredores da Ucrân...
- Médico diz ser ‘absurdo’ Brasil ainda não adotar r...
- "Não tenho medo", diz presidente da Ucrânia
- Aposentados do INSS vão receber quase R$ 800 milhõ...
- Bolsonaro tem 40% e Lula 30% das intenções de voto...
-
▼
fev. 22
(22)
-
▼
fevereiro
(524)
- ► 2021 (5869)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)