Unidades Móveis da SPM-BA oferecem orientação às mulheres no São João de Santo Antônio de Jesus e Irecê
As duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres (ônibus lilás) da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) estão nos municípios de Santo Antônio de Jesus e Irecê, a partir desta quarta-feira (22) até domingo (26), para serviço de sensibilização e orientação na área jurídica, psicológica e social referente ao enfrentamento à violência contra as mulheres. As unidades estão localizadas nas praças centrais dos municípios, onde ocorrem os festejos juninos.
A iniciativa é da SPM-BA em parceria com as secretarias municipais de assistência social, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santo Antônio de Jesus e com o Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM) de Irecê.
O projeto das Unidades Móveis tem por objetivo levar orientação às mulheres do interior, especialmente nas zonas rurais, mas durante festejos populares a exemplo do São João e Carnaval, os ônibus costumam ser deslocados também para ações de sensibilização a fim de atingir um público ainda mais amplo.
As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres foram lançadas na Bahia em março de 2014, fruto de uma parceria entre Governo Federal e Governo da Bahia, por meio do programa ‘Mulher Viver sem Violência’, vigente na época.
Bahia registra mais de 1.900 casos de Covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.903 casos de Covid-19 uma morte. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.564.900 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.528.718 são considerados recuperados, 6.172 encontram-se ativos e 30.010 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (23) contabiliza ainda 1.904.771 casos descartados e 340.806 em investigação. Na Bahia, 64.215 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A secretaria ainda informa que 11.618.697 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.679.759 com a segunda ou dose única, 6.234.554 com a de reforço e 591.891 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 965.900 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 545.807 tomaram também a segunda.
Brasil registra 346 mortes e mais de 69 mil casos de Covid
O Brasil registrou 346 mortes por Covid e 69.231 casos da doença, nesta quinta-feira (23). Com isso, o país chegou a 669.958 vidas perdidas e a 31.963.736 infectados pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.
Acre, Amapá, Amazonas, Roraima não registraram óbitos. Mato Grosso do Sul não divulgou casos e mortes devido a problemas técnicos com o seu sistema de dados.
A média móvel de mortes é de 152 por dia, um aumento de 22% em relação ao dado de duas semanas atrás. A média de infecções chegou a 46.137 por dia, crescimento de 24%.
Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.
De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, nas últimas 24 horas foram aplicadas 38.191 primeiras doses e 57.508 segundas doses. Também foram registradas 1.509 doses únicas e 457.979 doses de reforço.
Dessa forma, ao todo, 179.006.286 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 167.269.995 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.
Assim, o país já tem 83,33% da população com a 1ª dose e 77,86% dos brasileiros com as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen.
Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina não atualizaram as doses.
Até o momento, 100.053.155 pessoas já tomaram dose de reforço.
O consórcio reúne também o registro das doses de vacinas aplicadas em crianças. A população de 5 a 11 anos parcialmente imunizada (com somente a primeira dose de vacina recebida) é de 62,83%, totalizando 12.880.318. Na mesma faixa etária, 37,81% (7.751.869) recebeu a segunda dose ou a dose única.
Os dados da vacinação contra a Covid-19 foram afetados pelo ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde, ocorrido em dezembro, o que levou à falta de atualização em diversos estados por longos períodos de tempo.
O consórcio de veículos de imprensa recentemente atualizou os números de população brasileira usados para calcular o percentual de pessoas vacinadas no país. Agora, os dados usados são a projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2022. Todos os números passam a ser calculados de acordo com esses valores, inclusive os do ano passado. Por isso, os percentuais de pessoas vacinadas podem apresentar alguma divergência em relação aos números publicados anteriormente.
Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.
A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.
Folhapress
Polícia apreende fuzil de fabricação americana em Salvador
Um fuzil Colt M4 de fabricação americana, munições para calibre 5.56,01 e farta quantidade de maconha e cocaína prontas para comercialização foram apreendidas, na quarta-feira (22), por policiais do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) durante operação no bairro de São Gonçalo do Retiro em Salvador.
Os policiais da 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho receberam uma denúncia que traficantes estariam retirando armas e drogas que estavam acondicionadas no local. De pronto, os investigadores se deslocaram até a casa e encontraram o material, na ação, ninguém estava na localidade.
Também participaram da operação policiais das 4ªDT/São Caetano, 9ª DT/Boca do Rio e 11ª DT/Tancredo Neves. Os policiais seguem nas investigações para tentar identificar os proprietários do ilícito. A arma e as drogas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia.Fonte: Ascom | PC
Quatro são conduzidos com agrotóxicos agrícolas de uso proibido
Quatro homens foram conduzidos depois de serem flagrados com 156 galões de 20 litros de Paraquat (produto químico utilizado na agricultura, mas não permitido em território nacional). A ação ocorreu, na noite de quarta-feira (22), no município de Luís Eduardo Magalhães, pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado e 85ª Companhia Independente da PM.
Os defensivos proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram encontrados no momento que estavam sendo descarregados de um caminhão, como conta comandante da Cipe Cerrado, major Giovanni Castro. "Fomos informados sobre essa carga, no bairro Florais Léa. As guarnições foram até a rua Nicolau Maquiavel e flagraram o quarteto descarregando os galões", explicou
Ainda de acordo com o oficial, um dos integrantes indicou um novo endereço onde armazenavam outros materiais. No local foram apreendidos 145 pacotes de benzoato (inseticida que atua no controle de larvas de lagartas).
"Para as equipes, o grupo disse que a carga pertencia a dois supostos empresários do segmento agrícola. Eles deram o endereço do galpão de uma ds empresas, mas ninguém foi localizado no espaço", concluiu Castro.
O quarteto e todo material foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Fonte: Ascom | Silvânia Nascimento
Forças de Segurança intensificam ações durante festas juninas
Para oferecer mais segurança e rapidez no atendimento à população baiana durante os festejos juninos, as forças de segurança intensificaram as iniciativas preventivas e ostensivas nas rodovias estaduais e nas principais cidades do interior onde espera-se um aumento no fluxo de pessoas.
O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) iniciou, nesta quarta-feira (22), as ações da 'Operação São João' período em que espera-se um aumento de até 55% no fluxo de veículos e pessoas, nas vias estaduais.
"Existe uma demanda reprimida pela ausência de eventos por conta da pandemia da Covid-19 e para atender a esse aumento estamos ampliando o efetivo e as ações preventivas e repressivas na estradas", explicou o chefe da Coordenação de Planejamento Operacional da BPRv, major Fausto Matos.
Além das iniciativas para combate a crimes e apreensão de ilícitos (drogas e armas), a unidade vai fiscalizar veículos e orientar condutores sobre medidas que devem ser adotadas para prevenção de acidentes.
"Recomendamos aos condutores fazerem a revisão dos automóveis, principalmente observar os fluidos e condições dos pneus antes de pegarem a estrada. Importante também conferir se a documentação do veículo e do condutor estão em ordem", orientou o oficial da PM.
O cuidado no trânsito foi outro fator importante apontado pelo policial para garantir um retorno tranquilo após as comemorações. " Não consumam bebida alcoólica antes de dirigir e evitem realizar manobras arriscadas e proibidas", alertou o oficial.
Combate a violência de gênero
Unidades da Operação Ronda Maria da Penha já iniciaram, em cidades do interior, a campanha 'Não é Não também no São João', que visa a orientar sobre o crime de importunação sexual.
As unidades estão distribuindo panfletos informativos e tirando dúvidas sobre a violência contra a mulher para evitar os delitos nos festejos.
Tecnologia a serviço dos forrozeiros
Os baianos que vão dançar forró no Parque de Exposições Agropecuária de Salvador, na Paralela, e nos municípios de Itaberaba, Porto Seguro, Serrinha, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Riachão do Jacuípe, Candeias, Dias D'ávila, Salinas das Margaridas, Irecê e Senhor do Bonfim contarão com o Sistema de Reconhecimento Facial como auxílio na segurança.
A tecnologia, que ajudou a tirar de circulação 262 foragidos da Justiça, foi testada em eventos pré-juninos, nas cidades de Itaberaba e Porto Seguro, e ajudou no alcance de cinco procurados.
Ampliação no efetivo
Vinte e oito mil profissionais da Secretaria da Segurança Pública (policiais militares, civis, técnicos e bombeiros militares) atuam de forma preventiva e repressiva, em diferentes regiões do estado, para garantir um São João de paz.
Fonte: Ascom | Marcia Santana
São João de Itagibá será transmitido ao vivo no Youtube
A Prefeitura de Itagibá irá transmitir ao vivo para todo o mundo a festa na Praça do Forró, que tem início nessa quinta-feira (23) e se estenderá até o domingo (25). Os foliões que não puderam estar presentes no evento terão a chance de acompanhar tudo ao vivo pelo canal da Prefeitura no Youtube, e retransmitido no site Giro Ipiaú. A noite dessa quinta-feira será animada por Xandy Souza, Alessandro Carvalho, Lucy Alves, Luan Estilizado e Pé de Badoque.
Na sexta-feira terá Elly10, Xamego Gostoso, Aline Fernandes, Solande Almeidas e Sinho Ferrary. No Sábado será a noite será embalada por Perkata de Sola, Estakazero, Cris Mel, Dorginal Dantas e Mastruz com Leite. A festa será encerrada no domingo com Gelder Silva, Lukinhas da Bahia, Flor de Maracujá, Canários do Reino e Chiclete com Banana. A festa é promovida pela Prefeitura de Itagibá com o apoio da Bahiatursa e mineradora Atlantic Nickel.
Fonte: Giro Ipiaú
Veja as atrações dessa quinta-feira (23) nos festejos juninos de Aiquara, Ibirataia, Itagibá e Jequié
A região, assim como em todo o nordeste brasileiro, vive a expectativa do retorno dos festejos de São João. A festa tradicional ficou sem ocorrer por dois anos seguidos devido o pico da pandemia da covid-19. As prefeituras têm se empenhado na organização e estrutura da festa que reúne milhares de pessoas em praças públicas. Nossa reportagem fez o levantamento da programação das atrações musicais dessa quinta-feira, 23 de junho, nos municípios mais próximos de Ipiaú. Confira:
Na cidade de Aiquara, a véspera de São João será embalada por Luizinho Balla, Cupim de Ferro e Mea Banda. Já em Ibirataia, a noite será animada por Naldo Silva, Waldonys, Murilo Huff e Sinho Ferrary. As atrações que farão a festa em Itagibá são: Xandy Souza, Alessandro Carvalho, Lucy Alves, Luan Estilizado e Pé de Badoque. Em Jequié se apresentam Trio Forró + Eu, Rosy e Banda, Lucy Alves, Simone (da dupla com Simaria) e Forrozão Marajá. Na cidade de Aiquara, a véspera de São João será embalada por Luizinho Balla, Cupim de Ferro e Mea Banda.
Os festejos nas cidades geralmente começam às 21h e só terminam ao amanhecer do dia seguinte. O período festivo segue até o próximo domingo, dia 25 de junho. Por: Giro Ipiaú.
Ipiaú: Prefeitura e PRF alinham esquema de segurança das estradas para o São Pedro
Secretária da Infraestrutura Andrea Suzart e Antônio Taibó, diretor do departamento de trânsito com agente da PRF |
A PRF trabalhará com duas bases de apoio localizadas no trecho da BR 330, em todo o período das festas, além de equipes em viaturas que circularão ao redor da área do evento, visando garantir tranquilidade e segurança aos foliões e veículos que passarão nessas vias.
No encontro, a PRF esteve representada por Florentino Junior, chefe da Delegacia em Jequié; Daniel Lima, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização e integrante do Grupo de Patrulhamento Tático, e também o integrante do Grupo de Patrulhamento Tático, Marival Dias.
No encontro, a PRF esteve representada por Florentino Junior, chefe da Delegacia em Jequié; Daniel Lima, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização e integrante do Grupo de Patrulhamento Tático, e também o integrante do Grupo de Patrulhamento Tático, Marival Dias.
Prefeitura de Ipiaú / DIRCOM
Bolsonaro e Alexandre de Moraes conversam a portas fechadas na casa de Arthur Lira.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes conversaram a portas fechadas na quarta (22) em uma sala na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Os dois se encontraram no jantar que Lira fez em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que celebra os 20 anos de sua indicação para a corte.
Alexandre de Moraes vai presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de agosto e tem sido um dos principais alvos de ataques de Bolsonaro. Relator do inquérito das fake news e responsável pela prisão de diversos bolsonaristas, o magistrado chegou a ser chamado de “canalha” pelo presidente diante de uma multidão que se reuniu na avenida Paulista, no dia 7 de setembro de 2021, para um ato de raiz golpista.
Bolsonaro depois fez uma carta se desculpando, mas nunca cessou os ataques e acusa Moraes de ter quebrado um acordo que previa que, em troca da carta, o inquérito das fake news seria encerrado. Moraes e o ex-presidente Michel Temer (MDB), que fez o meio de campo entre os dois, negam.
Ao chegar ao jantar na casa de Lira, na noite de quarta (22), Bolsonaro cumprimentou Alexandre de Moraes de forma amistosa. Fez piadas com o fato de o magistrado ser corinthiano e ele, palmeirense.
Depois de circularem separados entre outros convidados, os dois voltaram a se encontrar —desta vez, em uma sala reservada, e sem a presença de outras testemunhas.
O fato de se isolarem em uma sala chamou a atenção de outros convidados, que festejaram o fato como um sinal de distensionamento, ao menos momentâneo, entre os dois. Há um temor, entre magistrados e lideranças políticas, de que Bolsonaro aumente os ataques ao TSE e não reconheça o resultado das eleições caso seja derrotado nas urnas.
Apesar da curiosidade geral, a conversa, até agora, permanece sigilosa.
Além dos dois, também participaram da homenagem a Gilmar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça), o ministro do STF Ricardo Lewandowski e parlamentares da oposição, como o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG).
Mônica Bergamo/Folhapress
Juiz federal do TRF manda soltar ex-ministro Milton Ribeiro
O juiz federal Ney Bello, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), determinou nesta quinta (23) a revogação da prisão preventiva do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.
“Verifico que a busca e apreensão já foi realizada, as quebras de sigilos já foram deferidas e não há razão o bastante para a manutenção da prisão, sem a demonstração concreta de onde haveria risco para as investigações”, disse o magistrado.
“Afigura-se desnecessária a segregação cautelar decretada para o fim de garantir a instrução processual, assim como a ordem pública ou econômica, que se mostra desarrazoada no presente momento.”
Segundo ele, apesar de não ser necessária a prisão, os possíveis crimes devem ser investigados. “A investigação deve correr até não mais poder e se apurarem todos os fatos citados, com as garantias do devido processo legal e da ampla defesa.”
José Marques, Folhapress
Itagibá: Marquinhos assina ordem de serviço da Usina de Leite e entrega mais 02 veículos para o município
Com a presença dos vereadores, secretários, servidores e população, na manhã desta quarta-feira (22/06), o prefeito de Itagibá, Marquinhos, realizou o ato de entrega de 2 veículos e a assinatura da ordem de serviço para construção da primeira Usina de Leite do município.
Durante a solenidade o prefeito fez a entrega de um Onix e um Jeep Renegade, os veículos irão incrementar a frota do município e reforçar a atuação da Guarda Municipal e do Conselho Tutelar da cidade.
Na oportunidade também foi assinada a ordem de serviço da Usina de Leite, que ficará situada na Fazenda Santa Cruz, na comunidade do Rio do Peixe. Com um investimento de cerca de R$ 800 mil reais, fruto de mais uma emenda parlamentar concedida pelo Deputado Estadual Fabrício Falcão, para construção da unidade que irá beneficiar diretamente a agricultura familiar de modo geral, a finalidade é a expansão da bacia leiteira, com incremento da produção do setor em todo o município.
“Hoje é um dia de grande importância para nosso município. Com os novos carros já somamos 19 veículos entregues, uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados à nossa população. Além dessa grande conquista, hoje assinei a ordem de serviço para construção da primeira Usina de Leite do município. Com o compromisso e trabalho que Itagibá já conhece, seguirei buscando o melhor para a nossa cidade”, disse satisfeito o prefeito Marquinhos.
Lula coloca em dúvida necessidade de prisão do ex-ministro Milton Ribeiro BRASIL
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em dúvida nesta quinta-feira (23) a necessidade de prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, sob suspeita de comandar um balcão de negócios no MEC. Sem citar o envolvimento de pastores, também presos, Lula se disse defensor do direito à defesa.
Segundo ele, “o direito à defesa é um valor monumental da democracia”.
“A prisão depende de apuração, depende de provas. Você não pode prender porque “você vai prender, não”, afirmou em entrevista à Rádio Difusora, de Manaus.
Lula disse que, primeiro se faz um processo para, depois, a Justiça decidir sobre prisão.
“Você tem prova contra o cidadão? Está provado que ele roubou? Você faz um processo, e a Justiça decide se vai prender ou não. Eu defendo o direito a defesa para todo mundo”, afirmou o ex-presidente.
“O direito à defesa é um valor monumental da democracia neste país. Por isso, não sei se ele já foi investigado, se tem autorização de juiz para prender.”
Esquivando-se de confrontar o eleitorado evangélico, Lula fez uma ressalva: “Mas que ele foi um mau ministro da Educação, foi. Aquela reunião dele distribuindo dinheiro para pastor é uma vergonha nacional”.
Catia Seabra/Folhapress
Pesquisa Exame/Ideia: Lula vence Bolsonaro por 48% a 41% no segundo turno
A distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno disputado entre ambos é de 7 pontos atualmente, de acordo com pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira, 23. O petista tem 48% da preferência, contra 41% do chefe do Executivo.
O resultado oscilou dentro da margem de erro em relação ao observado na última rodada do levantamento, em maio, quando o ex-presidente tinha 46% e o atual, 39%, indicando que a distância entre eles se manteve estável. Segundo a pesquisa, Lula também venceria Simone Tebet (MDB), por 47% a 20%; e Ciro Gomes (PDT), por 45% a 33%.
Bolsonaro venceria Simone Tebet por 44% a 23%. O presidente também superaria Ciro Gomes, por 43% a 37%.
Primeiro turno
No primeiro turno, Lula libera sobre Bolsonaro por 45% a 36%; Ciro Gomes tem 7%; Simone Tebet, 3%; André Janones, 1%. Outros pré-candidatos não chegaram à marca de 1%.
Na rodada divulgada em maio, o petista tinha 46% da preferência, ante 39% do chefe do Executivo. Mas não é possível comparar com precisão os dois levantamentos, pois o ex-governador João Doria (PSDB), que acabou desistindo de sua pré-candidatura, ainda era considerado na edição do mês passado.
A pesquisa Exame/Ideia consultou 1.500 eleitores por telefone entre os dias 17 e 22 de junho. A margem de erro é de 3 pontos, para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-02845-2022.
Estadão Conteúdo
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
-
▼
2022
(5535)
-
▼
junho
(388)
-
▼
jun. 23
(14)
- Unidades Móveis da SPM-BA oferecem orientação às m...
- Bahia registra mais de 1.900 casos de Covid-19 e u...
- Brasil registra 346 mortes e mais de 69 mil casos ...
- Polícia apreende fuzil de fabricação americana em ...
- Quatro são conduzidos com agrotóxicos agrícolas de...
- Forças de Segurança intensificam ações durante fes...
- São João de Itagibá será transmitido ao vivo no Yo...
- Veja as atrações dessa quinta-feira (23) nos feste...
- Ipiaú: Prefeitura e PRF alinham esquema de seguran...
- Bolsonaro e Alexandre de Moraes conversam a portas...
- Juiz federal do TRF manda soltar ex-ministro Milto...
- Itagibá: Marquinhos assina ordem de serviço da Usi...
- Lula coloca em dúvida necessidade de prisão do ex-...
- Pesquisa Exame/Ideia: Lula vence Bolsonaro por 48%...
-
▼
jun. 23
(14)
-
▼
junho
(388)
- ► 2021 (5869)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)