Prefeita Maria das Graças recebe o Título de Cidadã Ipiauense

Na noite desta terça-feira, 28, a prefeita Maria das Graças Mendonça recebeu o título de Cidadã Ipiauense conferido por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Ipiaú. Pedido realizado pela vereadora Andreia Novaes.
No momento solene, ovacionada pela comunidade presente, a prefeita declarou em mais essa oportunidade o seu amor por Ipiaú e à família ipiauense, como ela mesmo costuma chamar carinhosamente os moradores da cidade. Também agradeceu a quem colabora com o trabalho da sua gestão a fazer o desenvolvimento de Ipiaú crescente e contínuo, em especial sua filha Flávia Mendonça.
Além da prefeita Maria das Graças Mendonça, receberam o Título de Cidadania Flávia Mendonça, José Mendonça, ex- prefeito da cidade; Isabelle Velucia, procuradora do Município; Laryssa Dias, secretária de Saúde e Alexandro Miranda, ex-diretor do HGI.
Também estava presente na solenidade e recebeu o mesmo título a primeira- dama do Estado da Bahia, Aline Peixoto. "Ipiaú me transformou, não a primeira dama, mas como ser humano", disse emocionada. O título foi um pedido do ex-vereador Jô da AABB, quando estava em mandato.

Na mesma solenidade, autoridades e atores sociais foram homenageados com a Medalha Altino Cosme Cerqueira: a secretária de Ação Social, Rebeca Câncio; os defensores públicos, Raphael Vargas e Rebeca Sampaio, e o pastor Gilmar.
Aplaudido muito pelo plenário da Câmara de Vereadores o jornalista, escritor e ativista cultural, José Américo Castro, foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Mapin, entregue pelo vereador Cláudio Nascimento junto com Estelita Alves Pinto, viúva de Manoel Pinto, autor do hino do Município.
Jorge Lamarkes Castro e Gabriel Castro Brito, filho e sobrinho respectivamente, emocionaram José Américo ao cantarem a música “A Torre Blue da Igreja de Ipiaú”, da qual é compositor.

Por fim, a medalha de Segurança Pública capitão Milton Pinheiro dos Santos foi conferida a Jackson Fagundes e Fábio Nere Lima.


Prefeitura de Ipiaú/ Dircom

Lula vê loucura no país e diz que o Judiciário faz mais política que o Congresso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (29) que o Poder Judiciário tem feito mais política do que o Congresso Nacional.

Ele não citou exemplos, mas disse que o país vive uma “loucura” sob o mandato de Jair Bolsonaro (PL) e que é preciso parar e sentar para dialogar.

“O Brasil foi tirado da sua normalidade. O Brasil hoje está uma loucura, as pessoas não se entendem. O Congresso Nacional tomou conta do Orçamento da União, que era de administração do presidente da República”, disse o petista para a rádio Educadora de Piracicaba.

“O Poder Judiciário está fazendo mais política do que o Congresso Nacional. O Congresso Nacional está judicializando a política, ou seja, houve muitas inversões e nós precisamos parar e sentar.”

Lula tem sido um crítico da relação sobre o comando das verbas entre Executivo e Congresso, que, diante disso, articula ampliar ainda mais o poder sobre o Orçamento no próximo ano e mudar as regras para tornar a liberação das chamadas emendas de relator uma obrigatoriedade para o Palácio do Planalto.

O plano, que tem apoio de líderes do bloco do centrão, foi formulado diante do cenário de favoritismo do ex-presidente Lula na corrida presidencial. O petista é crítico desse tipo de emenda, que sustenta as negociações políticas no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023, que dá as bases para a formulação do Orçamento, será usado para tentar alterar o tratamento a ser dado pelo Executivo às emendas de relator.

O relatório da LDO foi apresentado neste domingo (26) já com o mecanismo para que as emendas sejam obrigatoriamente executadas. Os cálculos preliminares indicam que, no próximo ano, esses recursos devem somar cerca de R$ 19 bilhões no Orçamento.

Para tentar reduzir esse valor, o chefe do Palácio do Planalto em 2023 também precisaria aprovar um projeto no Congresso. Ou seja, os parlamentares teriam que aceitar perder parte do controle sobre a verba.

Folhapress

Homem é flagrado com arma e drogas em Simões filho

Uma pistola calibre 9 mm carregada com 17 munições, 76 pinos de cocaína e 15 porções de maconha foram apreendidos com um homem, no bairro Covel. O flagrante foi realizado na terça-feira (28), por investigadores da 22ª Delegacia Territorial (DT) de Simões Filho.

A incursão se deu após denúncias encaminhadas à unidade policial sobre homens armados e traficando drogas na região. “O suspeito ainda tentou fugir quando visualizou uma das equipes, sendo alcançado logo em seguida”, ressaltou o titular da 22ª DT/Simões Filho, delegado Leandro Acácio de Jesus.

Autuado pelos crimes de tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, o homem foi submetido aos exames de lesões e está à disposição da Justiça. O material aprendido seguiu para a perícia.
Fonte: Ascom l PC

Coreia do Norte reage contra aliança entre Japão, EUA e Coreia do Sul


A imprensa estatal da Coreia do Norte criticou a cooperação de segurança entre Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul como prelúdio para a criação de uma “versão asiática da Otan”.

Líderes dos três países devem se reunir nesta quarta-feira (29) nos bastidores da cúpula da Otan, em Madri.

A Agência Central Coreana de Notícias afirmou em um artigo nesta quarta-feira (29) que a formação de uma aliança de segurança entre Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul “se trata evidentemente de um perigoso prelúdio para a criação de uma versão asiática da Otan”.

O artigo prossegue afirmando que medidas voltadas a confrontação militar irresponsável “somente trarão consequências catastróficas de autodestruição”.

A agência de notícias também publicou um artigo assinado por um pesquisador da Sociedade Norte-Coreana de Estudos de Política Internacional. O texto expressa forte preocupação de que a Otan possa vir a fortalecer seu engajamento em questões relacionadas à península coreana.

Uma citação direta do artigo diz: “A Otan é responsável por trazer desastres ao Leste Europeu”.

Destacando que o Japão e a Coreia do Sul vão participar da cúpula da Otan pela primeira vez, a matéria afirma: “Há sinais temerosos de que as ondas sinistras do Atlântico Norte vão quebrar o silêncio do Pacífico mais cedo ou mais tarde”.
Publicado em 29/06/2022 - 08:52 Por NHK - Japão

Ucrânia diz à Otan que Rússia quer ditar futura ordem mundial

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira (29) aos líderes da aliança militar ocidental Organização do Tratado do atlântico Norte (Otan) que seu país precisa de mais armas e dinheiro para se defender da Rússia, advertindo que as ambições de Moscou não param na Ucrânia.

"Esta não é uma guerra travada pela Rússia contra apenas a Ucrânia. Esta é uma guerra pelo direito de ditar as condições na Europa; por como será a futura ordem mundial", disse ele em um discurso virtual a uma cúpula da aliança de defesa ocidental em Madri.

"É por isso que é absolutamente necessário apoiar a Ucrânia, mesmo agora, com armas, finanças e sanções políticas contra a Rússia, o que interromperá sua capacidade de pagar pela guerra."

Ele disse que a Ucrânia precisa de mísseis modernos e sistemas de defesa aérea.

"Ao fornecê-los a nós, vocês podem quebrar completamente as táticas da Rússia para destruir cidades e aterrorizar civis", disse ele.

Moscou chama suas ações de "operação militar especial" para desarmar a Ucrânia e livrá-la do que ela chama de nacionalismo anti-russo fomentado pelo Ocidente. A Ucrânia e o Ocidente dizem que a Rússia lançou uma guerra de agressão não provocada.
Por Pavel Polityuk - Kiev

São Pedro de Ipiaú: Circuito da festa terá Reconhecimento Facial e segurança reforçada

O circuito da festa do São Pedro de Ipiaú terá o Sistema de Reconhecimento Facial instalado nas duas entradas de acesso a Praça Álvaro Jardim. A tecnologia, que já ajudou a retirar diversos criminosos das ruas, inclusive em festas juninas no estado, vai auxiliar a polícia a promover uma festa de paz e muita diversão para os ipiauenses e visitantes.

Nesses dias de festejos, a segurança será reforçada com cerca de 60 policiais militares, guarnições da Rondesp e da Cipe Central, policiais civis e quase 30 bombeiros do Grupamento de Jequié. Agentes da Polícia Rodoviária Federal também estarão presentes nas quatro noites de festa.

O circuito do evento será fechado por tapumes e o acesso ocorrerá por duas entradas, onde os policiais revistarão todos os foliões com detectores de metais. No espaço haverá quatro saídas de emergência, devidamente sinalizadas.

A Prefeitura informou que a área reservada para estacionamento de cerca de 200 carros, localizada atrás do palco, não terá custos para os proprietários de veículos.

Por decreto municipal, os recipientes de vidro estão proibidos. O comandante da Polícia Militar, Major Jocevã Oliveira, confirmou que o uso de cooler (caixa térmica para armazenar bebidas) também está proibido.

O evento, que acontece entre os dias 30 de junho e 3 de julho, deve atrair um público estimado de 80 mil pessoas e contará com shows de Zé Vaqueiro, Matheus e Kauan, Xand Avião, Tayrone, Bell Marques, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Saia Rodada, Estakazero e artistas de Ipiaú e regionais. (Giro Ipiaú)

Pré-candidato a vice de Lula, Alckmin acompanha petista no Dois de Julho na Bahia

Pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) vai participar, juntamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Dois de Julho na Bahia.

A sua assessoria, conforme publicou o Metro1, informou ainda que o ex-governador de São Paulo deve participar de toda a agenda ao lado de Lula.

No entanto, ainda não há definição se a dupla estará no cortejo, da Lapinha até o Pelourinho.

Já está confirmado que os dois subirão em palanque na Arena Fonte Nova, ato de apoio à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia.

Cúpula da Otan começa hoje em Madri

Começou hoje (29) em Madri a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com a presença de mais de 40 chefes de Estado e de governo, entre países-membros e convidados. Na reunião, e depois de superado o veto da Turquia, será feito o convite formal para adesão da Suécia e da Finlândia à aliança

O conflito na Ucrânia e a posição da aliança atlântica em relação a Moscou são o centro dos debates.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participará da cúpula por videoconferência.

Ao chegar ao centro de exposições de Madri, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, destacou a importância do encontro, que irá marcar novo momento no conceito estratégico da aliança atlântica, que volta a encarar a Rússia como principal ameaça.
Agência Brasil

Roma aponta necessidade de reduzir impostos para alavancar produtividade na Bahia.

O pré-candidato a governador, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), reforçou a necessidade de que a Bahia reduza a sua carga de impostos sobre o setor produtivo e pontuou que seus principais adversários na disputa eleitoral deste ano seguem na contramão desse princípio.

“Os dois candidatos [Jerônimo Rodrigues, do PT; e ACM Neto, do União Brasil] gostam muito de cobrar impostos e isso torna a Bahia menos produtiva”, disse João Roma, em entrevista à Rádio Ubatã FM, na noite desta terça-feira (28). “Tanto o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, quando o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, pesam muito a mão nos impostos”, declarou João Roma, que quer para a Bahia o mesmo caminho de redução de impostos adotado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

João Roma destacou que é importante que o dinheiro esteja na mão dos cidadãos e não nos cofres do Estado. “É o cidadão que vai dizer o que vai fazer com seu dinheiro, não é o estado que vai fazer isso. O governo da Bahia vai na contramão e ainda não baixou os impostos e tem ainda hoje, por conta disso, o combustível mais caro do país”, exemplificou João Roma.

O pré-candidato a governador do PL ressaltou que o ex-prefeito de Salvador também não segue esse princípio. “Tivemos um aumento dos impostos em Salvador, principalmente no IPTU, que tornou a vida dos soteropolitanos mais cara”, disse Roma, para quem ambos os candidatos têm por meta pesar a mão nos impostos para depois distribuir migalhas em períodos eleitorais.

Ipiaú: Homem é conduzido à Delegacia pela Polícia Militar em Ipiaú por ser acusado de agredir adolescentes após desentendimento por causa de Fogos de artificios

Por volta das 21h40min dessa segunda-feira (27/06/22), a guarnição da 55ª CIPM/1º Pelotão-Ipiaú, após ligação via 190, deslocou à Avenida Contorno, centro de Ipiaú, para atender uma denúncia de agressão física.

Ao chegar no local, foi mantido contato com uma senhora, responsável pelos menores envolvidos, que relatou que o seu filho e seus sobrinhos teriam sido agredidos pelo suposto autor e que o motivo teria sido por causa de um explosivo junino acionado próximo a casa do autor.

A guarnição foi até a residência do mesmo, que convidou os policiais militares para verem o estrago que o explosivo causou, e que devido ao susto e o calor do momento, foi até a residência dos envolvidos e que gerou um conflito.

Os envolvidos foram conduzidos até a delegacia de Ipiaú.

Autor. B. da S. L. (Masculino), Idade: 40 anos. End: Avenida Contorno, Centro de Ipiaú,

Vitimas:: L. M. L. R. (Masculino); Idade: 18 anos, End: Avenida Contorno, Centro de Ipiaú. P. R. L. da C. Idade: 17 anos. End: Avenida Contorno, Centro de Ipiau. A. K. de L. T. P. (Feminino). Idade: 17 anos. END: Avenida Contorno, Centro de Ipiaú

Informações: PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Destaques