Itagibá: Homem é preso pela Polícia Militar por ameaçar outro homem com faca e barra de ferra.

Por volta das 20h50min desse sábado (16/07/22), a guarnição da 55ª CIPM/Itagibá foi acionada por um solicitante, via telefone funcional, informando que um elemento, vulgo "Tiziu", estava com uma faca em punho, ameaçando um outro indivíduo, na rua Gilda Fonseca, Centro de Itagibá. Que, após populares conseguir tirar-lhe a faca, Tiziu adentrou a casa da vítima, de posse de uma barra de ferro e continuou ameaçando.
A guarnição deslocou à residência da vítima, onde manteve contato com o Tiziu e imediatamente foi dada a voz de prisão

Autor e Vítima foram conduzidos e apresentados no Plantão Central, na Delegacia de Ipiaú, para os procedimentos de polícia judiciária.

Autor: E. S. de J. (vulgo Tiziu); Nasc: 12/02/1990; Vitima: S. S. da C. (Masculino). Nasc: 07/06/2000. END: Rua do Operário II, Bairro Gilda Fonsceca
Informações: ASCOM/55ª CIPM / PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Ipiaú: Homem é preso pela Polícia Militar por tentar agredir e ameaçar sua irmã.

Por volta das 10h dessa sexta-feira (15/07/22), após denúncia, via 190, a guarnição da 55ª CIPM/1º Pelotão deslocou à Avenida Getúlio Vargas, Centro de Ipiaú para averiguar uma situação de ameaça, onde a vítima informou que seu irmão, que faz uso de drogas, estaria com uma barra de ferro, tipo vergalhão, tentando agredi-la.
Ao chegar no local foi comprovada a veracidade dos fato. O autor encontrava-se agressivo, sendo contido pelos policiais militares e retirado de suas mãos a barra de ferro que ele estava usando na tentativa de agressão.

Os envolvidos foram apresentados na delegacia de polícia da cidade para adoção das medidas cabíveis.

Autor: V. N. Dos S. (Masculino). End: Caminho 14, bairro ACM. Vitima:  A. S. N. Dos S. (Feminino). De 39 anos. End: Caminho 14, bairro ACM

Informações: ASCOM/55ª CIPM / PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Brasil registra 13 mil casos de Covid e 55 mortes neste domingo (17)

O Brasil registrou 55 mortes por Covid-19 e 13.065 casos da doença neste domingo (17). Com esta atualização, o país chega a 675.408 vidas perdidas e a 33.296.780 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

A média móvel de casos apresenta estabilidade (sem variações superiores ou inferiores a 15%) em relação aos dados de duas semanas atrás. Ela agora é de 57.645 infecções por dia. Por outro lado, a média de mortes está em crescimento, apresentando um aumento de 17% em comparação aos dados de duas semanas. Neste domingo (17), a média é de 250 óbitos por dia.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus.

As informações são compiladas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

O consórcio de veículos de imprensa deixou de atualizar os números de vacinados contra a Covid-19 nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis, os dados serão atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.

A mudança ocorre devido a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Diversos estados não atualizam o total de vacinados aos fins de semana e feriados, e mesmo os que o fazem, por vezes, informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.

Folhapress

Jerônimo reúne prefeitos em plenárias do PGP em Jequié, Itaberaba e Bom Jesus da Lapa

As três plenárias do Programa de Governo Participativo (PGP) lideradas pelo pré-candidato a governador do Estado pelo PT Jerônimo Rodrigues, realizadas neste fim de semana, em Jequié, Itaberaba e Bom Jesus da Lapa, reuniram 72 prefeitos, informa a assessoria da pré-campanha petista.

Ainda segundo a assessoria, já passa de 300 o número de gestores municipais que apoiam o projeto petista.

“Nós aprendemos a fazer política com Lula. É um modelo que dialoga com as pessoas, com os gestores, com as lideranças, que cuida de gente. Ter o apoio de tantos prefeitos e prefeitas nos fortalece e aumenta nossa responsabilidade”, afirmou Jerônimo, neste domingo (17), em Bom Jesus da Lapa.

Conforme a assessoria da pré-campanha de Jerônimo, prefeitos filiados ao PP e a outros partidos que fazem oposição ao governo do Estado, a exemplo do gestor de Riacho de Santana, Tito Eugênio (PP), participaram do ato em Bom Jesus da Lapa. “Sou um prefeito de seis mandatos e testemunha viva do que significa ser um governador, porque passei por vários deles. Sou um grande admirador de Rui Costa e torço para que Jerônimo trabalhe semelhante a ele, ou melhor, porque é um discípulo dele, foi secretário e aprendeu muito com Rui”, declarou Tito.

“Eu me identifiquei com Jerônimo desde quando ele vinha a Bom Jesus da Lapa, nas caminhadas do governador Rui Costa para visitar obras. Jerônimo é uma pessoa simples, humilde e do povo, e tenho a certeza que ele vai dar continuidade ao trabalho do nosso governador correria. Jerônimo terá que ser correria e meio”, afirmou o prefeito da Lapa, Fábio Nunes (PSD), anfitrião, junto com o ex-prefeito Eures Ribeiro (PSD), do PGP para o território do Velho Chico, neste domingo.

Ainda segundo a assessoria, além dos prefeitos, dezenas de vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas dos Territórios de Identidade do Médio Rio de Contas, do Piemonte do Paraguaçu e do Velho participaram dos encontros.

O governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner e os pré-candidatos a vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e a senador Otto Alencar (PSD) participaram do evento deste domingo.

Avião da Delta decola com 1.000 malas e nenhum passageiro a bordo

Em meio ao “caos aéreo” europeu, a companhia aérea Delta Air Lines foi forçada a colocar 1.000 malas em um avião Airbus A330 e levá-las de Londres para Detroit, nos Estados Unidos, sem nenhum passageiro a bordo.

A empresa confirmou à agência Bloomberg que o voo decolou com o objetivo de devolver as bagagens aos seus donos.

A solução da companhia americana foi dada após problemas técnicos que comprometeram o sistema de esteiras de bagagens despachadas no aeroporto londrino no começo de junho.

Na ocasião, fotos do que foi descrito como um “mar de malas” fora do Terminal 2 se tornaram virais nas redes sociais, depois que o aeroporto de Heathrow ficou sem espaço para armazenar as malas atrasadas.

O avião A330-200 registrado sob a matrícula N851NW deveria realizar o voo de passageiros para Detroit, no entanto, com os limites de operações impostos por Heathrow para processamento de pessoas, o voo foi cancelado.

Apesar dos transtornos, os passageiros foram realocados em outra aeronave, e o referido A330 foi usado na “repatriação” das bagagens.

“Recentemente, tivemos um fretamento apenas para repatriar malas de volta aos clientes, que tinham ficado retidas por causa de alguns problemas operacionais”, disse o CEO da Delta, Ed Bastian, em uma teleconferência para discutir os resultados financeiros trimestrais.

Nas últimas semanas, Heathrow foi dominado pelo caos operacional após uma série de problemas com seu sistema automatizado de manuseio de bagagens. A maioria dos problemas técnicos ocorreu no Terminal 2 e no Terminal 3, onde a Delta opera.

Juliano Gianotto/Folhapress

Festival Agro Chocolate teve avaliação positiva pelos seus organizadores

Foto: Divulgação

Apesar da incessante chuva e do frio que inibiram a participação do grande público e prejudicaram parte da programação, a 7ª edição do Festival Agro Chocolate de Ipiaú, ocorrida nos dias 8, 9 e 10, na Praça Álvaro Jardim, foi avaliada como a melhor da história do evento, em termos de vendas e participação dos produtores ligados ao setor.

Foto: Divulgação

Chocolateiros de diversas cidades da região e até mesmo do centro-oeste baiano marcaram presença nas palestras e seminários que se caracterizaram por bons temas e interessantes discursões, evidenciando a disposição dos empresários em continuarem a produzir cacau e fazer um excelente chocolate de origem.

Um desses encontros, no auditório do Sindicato Rural de Ipiaú, contou com a participação da diretoria da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) que produziu um documento que foi encaminhado à Câmara Setorial do Cacau com a proposta de fortalecer o estimulo para uma lavoura mais produtiva.

Turismo

A presença do Secretário Estadual do Turismo, Mauricio Bacellar, foi outro ponto positivo, tendo em vista os incentivos acenados por ele para esta região que tem um forte potencial para o turismo rural, com atrativos que envolvem tradicionais fazendas de cacau, trilhas ecológicas, festejos populares e outros recursos inerentes ao setor. Vale citar que Ipiaú consta da lista dos municípios baianos que integram oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. O festival engloba este segmento.

O presidente do Sindicato Rural de Ipiaú e membro da Aproc (Associação Dos Produtores De Cacau E Chocolate Do Território Do Médio Rio Das Contas), Valnei Pestana, adiantou que no próximo ano o Agro Chocolate será bem mais estruturado, com uma programação ampla e diversificada. O evento acontecerá entre os dias 30 de março e 1 º de abril, período que antecede a Semana Santa.

“Já estamos mobilizados para realizar um evento grandioso em todos os sentidos, inclusive com a participação popular que este ano foi inibida pela chuva, vento e frio, além de uma nova onda de Covid-19, dentre outros fatores”, comentou Valnei Pestana. (Giro/José Américo Castro)

Ministro da Justiça pede que PF investigue filme que simula ataque a presidente BRASIL

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, determinou que a Polícia Federal investigue uma produção cinematográfica em que um personagem semelhante ao presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de uma motociata e sofre um ataque.

Em vídeos e fotos que circulam em contas de bolsonaristas nas redes sociais, neste sábado (16), o personagem com a faixa presidencial aparece caído no chão e sujo de sangue, aparentemente após ter sido vítima de uma ação violenta durante a motociata.

As publicações, feitas também por deputados apoiadores de Bolsonaro e pelos filhos do presidente, deixam claro se tratar de uma filmagem —e é possível ver um set de gravação nas imagens.

“As imagens são chocantes e merecem ser apuradas com cuidado”, disse o ministro.

O filme foi atribuído por bolsonaristas, como Carla Zambelli (PL) e Mário Frias (PL), à Rede Globo, mas, em nota divulgada pelo G1, a emissora negou que se trate de produção sua e indicou que as filmagens seriam do filme “A Fúria”, do cineasta Ruy Guerra, 90. A obra encerra a trilogia de “Os Fuzis” (1964) e “A Queda” (1977).

A produção do filme divulgou nota, na noite de sábado, afirmando que a cena foi divulgada sem autorização e tirada de contexto.

“Circula na internet uma imagem captada sem autorização de uma filmagem à qual atribui-se suposto, e infundado, discurso de ódio. Ruy Guerra filmou um longa-metragem de ficção que será lançado no final de 2023, portanto não há qualquer relação com o processo eleitoral e, muito menos, forjar fake news simulando um fato real”, diz a nota.

“O fato ilegal neste caso é a divulgação de uma cena retirada do contexto da história que será contada. Esclarecidos estes fatos, o diretor Ruy Guerra avisa que só fala de seu filme quando estiver pronto, como ele sempre faz”, conclui a produção.

Questionado pela reportagem antes da divulgação da nota da produção, Guerra afirmou que não falaria sobre o filme até o seu lançamento e não especificou quando isso ocorrerá. Ele confirmou que está gravando o filme “A Fúria”, mas disse não saber se as cenas compartilhadas nas redes pertencem a sua obra.

Mesmo após a descrição das cenas pela reportagem, Guerra se recusou a falar sobre o assunto. “Não sei dizer porque não vi, não vi o material”, disse.

Os apoiadores de Bolsonaro criticaram as cenas de ficção, afirmando que se trata de discurso de ódio da esquerda e de incentivo à violência contra o presidente.

“Essa ideologia esquerdista mata e quer matar ainda mais! Tentaram matar Bolsonaro uma vez e não conseguiram, agora, até ensinam como fazer”, publicou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A acusação de que a esquerda promove discurso de ódio a partir das cenas ocorre na semana em que a incitação à violência pelo presidente Bolsonaro esteve em discussão, após o assassinato do petista Marcelo de Arruda pelo bolsonarista Jorge Guaranho em Foz do Iguaçu (PR).

Na sexta-feira (15), partidos de oposição se reuniram com o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para entregar representação em que acusam Bolsonaro de disseminar discurso de ódio e incitar a violência. Moraes deu 48 horas para o presidente se manifestar.

As cenas de ficção de um suposto ataque ao presidente foram repudiadas pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) e pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

“Repudio veemente qualquer ato que possa estimular a violência a quem quer que seja. Está circulando nas redes um ‘filme’ que demonstra o suposto assassinato do nosso presidente. Isso não é arte! Isso é um ato imoral à nação e ao governo federal”, publicou Mourão.

“Inadmissível tratar de forma jocosa ou figurativa a morte de uma pessoa, ainda mais de um presidente da República. Esse tipo de comportamento acirra os ânimos e não contribui em nada para o debate político”, disse Moro.

Em nota, a Globo diz não ter “nenhuma série, novela ou programa com esse conteúdo”. “Segundo foi informada, a gravação seria de um filme do cineasta Ruy Guerra chamado ‘A Fúria'”, diz o texto.

“O Canal Brasil tem uma participação de apenas 3,61% nos direitos patrimoniais desse filme, mas jamais foi informado dessas cenas e, como é praxe em casos de cineastas consagrados, não supervisiona a produção. Embora tenha participação acionária no Canal Brasil, a Globo não interfere na gestão e nos conteúdos do canal”, conclui a nota.

Segundo o site da Agência Nacional do Cinema (Ancine), o filme “A Fúria” foi selecionado em edital para receber financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, fundo público de fomento. A verba destinada é de R$ 2 milhões.

A sinopse da obra diz que o protagonista da trilogia, Mário, preso durante a ditadura militar, “sai da cadeia já velho, para ajustar contas com sua história e com os dois homens que, a seu ver, traíram a ele e ao país: Salatiel, seu sogro, e hoje rico empreiteiro, e Ulisses, seu antigo companheiro de militância, hoje um poderoso político”.

O elenco conta com Lima Duarte, Paulo César Pereio, Daniel Filho, Maria Gladys, entre outros.

Nascido em Moçambique e parte do grupo do cinema novo, Guerra também é conhecido pelo filme “Os Cafajestes” (1962) e venceu o prêmio Urso de Prata do Festival de Berlim com os filmes “Os Fuzis” e “A Queda”.

Seu longa mais recente, “Aos Pedaços” (2020), recebeu três prêmios, inclusive o de melhor direção, no Festival de Gramado.

Carolina Linhares/Folhapress

Ipirá: Suplente de vereador é morto a tiros

O suplente de vereador da Câmara Municipal de Ipirá Lourivaldo Pereira Leite, mais conhecido como “Nem do Povo”, foi morto a tiros na madrugada de sábado (16). Ele estava em um carro, na Avenida Anísio Dultra, quando foi alvejado, por volta das 3h.

De acordo com a delegacia da cidade, ele foi atingido por cerca de 30 disparos e morreu ainda no local. O corpo do político foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Ipirá, no fim da tarde de sábado.

Em 2020, Lourivaldo concorreu ao cargo de vereador pelo Democratas. Ele não se elegeu, mas ficou como suplente na Câmara Municipal.

G1/Bahia

Rússia aumenta ofensiva e diz ter abatido helicóptero e aeronave ucranianos

O Ministério da Defesa russo disse neste domingo (17) que uma aeronave do país derrubou um helicóptero ucraniano MI-17 perto da cidade de Sloviansk, no leste da Ucrânia, e uma aeronave SU-25 na região de Kharkiv.

Já o Exército afirma que seus mísseis aéreos de longo alcance destruíram um depósito em uma zona industrial na cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, que armazenava mísseis antinavio Harpoon entregues à Ucrânia por países da Otan.

As declarações veem em meio à uma renovação da ofensiva russa contra a Ucrânia, como informou o Ministério da Defesa do país no sábado (16). Um oficial militar ucraniano confirmou, dizendo que a Rússia se prepara para a “próxima fase” de seus ataques.

“Não são apenas ataques de mísseis do ar e do mar”, afirmou Vadim Skibitskii, porta-voz da inteligência militar ucraniana, no sábado. “Podemos ver bombardeios ao longo de toda a linha de contato, ao longo de toda a linha de frente. Há um uso ativo de aviação tática e helicópteros de ataque.

Reuters/Folhapress

Postulante ao Senado, Cacá Leão está novamente entre os 100 parlamentares mais influentes do país

Pré-candidato ao Senado, deputado federal Cacá Leão (PP) está novamente entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Os “Cabeças” do Congresso, de acordo com a pesquisa, são parlamentares que conseguem se destacar dos demais pelo exercício do trabalho, capacidade de diálogo e articulação. Neste domingo (17), em Castro Alves, Cacá comemorou a escolha.

“Tenho orgulho de, por mais um ano consecutivo, estar entre os parlamentares de maior destaque no Brasil, no Congresso. Apesar de jovem, minha experiência e muito trabalho trouxeram entregas concretas para o povo da minha Bahia”, disse Cacá.

E continuou: “Sou um dos deputados federais que mais trouxe recursos investidos nas áreas críticas da Bahia e que a população mais necessita, como Saúde e Educação. É com este sentimento, de quem conhece os caminhos de Brasília, que eu tenho feito esta caminhada, como pré-candidato a senador, ao lado de ACM Neto”.

Atuação

De acordo com a assessoria do deputado, no segundo mandato como parlamentar federal, Cacá Leão destinou cerca de meio bilhão em investimentos (R$ 492 milhões), que beneficiaram mais de 100 municípios. Neste período, foi relator do Orçamento da União, líder do PP na Câmara dos Deputados e é presidente da Comissão Especial que vai analisar o setor de energia do país.

Ainda segundo a assessoria, Cacá destinou recursos para construção dos campi do IFBA de Jaguaquara (R$ 18 milhões) e São Desidério (R$ 5 milhões), e R$ 500 mil para apoio ao funcionamento da UFBA. “Quero agora ampliar essa atuação para os 417 municípios da Bahia”, reforçou.

Destaques