Sobe para 18 número de mortos em operação no Complexo do Alemão
Subiu para 18 o número de mortos na operação das forças de segurança realizada nesta quinta-feira (21) no Complexo do Alemão. Segundo a polícia, entre os mortos estão 16 suspeitos de ligações com o crime, além do cabo da Polícia Militar Bruno de Paula Costa e de Letícia Marinho Salles, 50 anos, atingida dentro do carro, em circunstâncias a serem esclarecidas.
Letícia viajava na companhia do namorado e de um primo dele, quando o veículo teria sido alvejado por um policial. Segundo eles, no momento do disparo, o veículo estava parado em um sinal de trânsito após terem saído da comunidade.
Durante coletiva no início da noite, para fazer uma balanço da operação, o coronel Rogério Lobasso, subsecretário de Gestão Operacional da Polícia Militar, disse que o caso está sendo investigado.
“O fato está sendo apurado pela Delegacia de Homicídios (DH). A dinâmica de como ocorreu vai ser esclarecida com a investigação. A Polícia Militar está colaborando plenamente com as informações necessárias para que a gente possa entender o que aconteceu com a senhora Letícia. Lamentamos profundamente a morte dela”, disse Lobasso.
Também presente na coletiva, o subsecretário da Polícia Civil, delegado Ronaldo Oliveira, enfatizou que a DH investigará com profundidade o que ocorreu no momento em que o carro foi atingido.
“Eu determinei ao diretor da DH, delegado Henrique Damasceno, que cuidasse desse caso de uma maneira bem eficaz e isto está sendo feito. Eu tenho plena confiança nos delegados, tenho certeza que eles vão instaurar um inquérito, apurar dentro de todas as possibilidades necessárias. A Polícia Militar está auxiliando nas investigações. Isso vai ser publicamente explicado. Podem ter certeza que a Polícia Civil e a Polícia Militar vão fazer o possível para apurar tudo o que aconteceu nessa fatalidade”, disse Oliveira.
Presídio federal
Na operação, foram presos cinco suspeitos, incluindo um proveniente do estado do Pará, ligado à mesma facção criminosa que controla o Complexo do Alemão. O governador Cláudio Castro informou nas redes sociais que pediu ao ministro da Justiça, Anderson Torres, a remoção dos criminosos presos na operação para unidades federais.
“Acabo de ligar para o ministro da Justiça, Anderson Torres. Estamos levantando informações sobre os criminosos que atacaram nossos policiais no Complexo do Alemão. Enviaremos os resultados da investigação ao ministério, para que esses criminosos sejam conduzidos para presídios federais”, escreveu Castro.
Os nomes dos suspeitos mortos ainda não foram divulgados pela polícia, pois continuavam, até o início da noite, em processo de identificação.
Edição: Aline Leal
Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Bahia registra 2.883 novos casos de Covid-19 e mais oito óbitos
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.883 casos de Covid-19 e oito mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.643.601 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.600.630 são considerados recuperados, 12.738 encontram-se ativos e 30.233 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (21) contabiliza ainda 1.938.663 casos descartados e 356.266 em investigação. Ainda de acordo com a secretaria, na Bahia, 67.074 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.639.371 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.744.125 com a segunda ou dose única, 6.605.802 com a de reforço e 1.190.902 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 995.574 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 592.104 tomaram também a segunda.
Prefeitura de Itagibá realiza formatura do PROERD em parceria com a Polícia Militar
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), na quadra do Colégio Municipal Raimundo Santiago de Souza, a cerimônia de formatura de mais de 300 alunos do 5º ano, da rede municipal de ensino, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. O PROERD é um Programa de caráter social, realizado através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e Família, para melhor coesão no sistema preventivo contra drogas e violência, voltado para crianças e adolescentes.
Fruto de parceria entre a Polícia Militar da Bahia e Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, o programa contemplou alunos do Grupo Escolar José Fernandes- situado na sede do município, da Escola Maria de Souza Moreira e do Grupo Escolar Jocelísia de Almeida Fernandes – ambas situadas no Distrito de Japomerim e da Escola Hélio Quadros – situada no povoado de Acaraci.
O evento que marca a conclusão do curso contou com a presença de autoridades militares, professores, diretores, além de pais e mães de alunos. Na oportunidade, foram premiados os três alunos que mais se destacaram na elaboração da redação sobre o curso.
Imformações: ASCOM/PMI
Secretaria de Saúde de Ipiaú realiza mobilização contra as hepatites virais
A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Grupo Nova Vida está realizando a campanha Julho Amarelo que objetiva alertar e conscientizar a população para a prevenção às hepatites virais, sífilis e HIV.
A campanha é voltada para a população em geral e dará maior ênfase para as pessoas que fizeram cirurgias, transplantes ou receberam transfusão de sangue, além daquelas que têm tatuagens e piercings. Os usuários de drogas também fazem parte do público-alvo alvo.
No decorrer deste mês diversas ações serão realizadas nas unidades de saúde do município onde estão sendo disponibilizados testes rápidos, além do oferecimento de vacinas, preservativos e trabalho de educação em saúde. O Dia Mundial de Luta Contra a Hepatite Viral é lembrada na data de 28 de julho.
“As hepatites virais são consideradas doenças silenciosas e que podem evoluir para o quadro crônico se não forem diagnosticadas precocemente e tratadas. São doenças que nem sempre apresentam sintomas”, esclarece José Vaz, membro do Grupo Nova Vida de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais.
“Hepatites virais têm cura. Faça o teste. A Secretaria da Saúde chama atenção para a campanha “Julho Amarelo” e a importância de manter a população informada sobre a doença que causa inflamação no fígado e até câncer”, acrescenta a enfermeira Gabriele Prazeres, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
José Américo Castro: Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Edson Fachin dá cinco dias para Bolsonaro explicar ato com embaixadores
O presidente do TSE, Edson Fachin, deu cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestar sobre a ação do PDT pedindo a exclusão de vídeos postados nas redes sociais sobre a reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral. A informação é do blog “Radar”, da “Veja”.
Fachin diz, no documento, que “os fatos retratados indicam que a aduzida prática de desinformação volta-se contra a lisura e confiabilidade do processo eleitoral, marcadamente, das urnas eletrônicas”.
YouTube não vê violações de Bolsonaro e decide manter no ar fala a embaixadores
O YouTube decidiu manter no ar a live em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) levanta suspeita sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral a dezenas de embaixadores. A apresentação aos estrangeiros ocorreu no Palácio da Alvorada na segunda-feira (18) e foi transmitida pela TV Brasil e nos canais do YouTube e do Facebook do presidente.
“Após revisão, não foram encontradas violações às políticas de comunidade do YouTube no vídeo em questão, postado em 18 de julho no canal Jair Bolsonaro”, afirmou a empresa à Folha na quarta-feira (20).
Em nota, o YouTube disse que suas equipes trabalham para garantir o equilíbrio entre liberdade de expressão e a segurança de quem se informa na plataforma e que ouve especialistas externos, criadores de conteúdo e a sociedade civil para construir suas regras.
Na segunda-feira, durante quase 45 minutos, Bolsonaro tentou sustentar a tese de que o ataque hacker aos sistemas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), investigado pela PF (Polícia Federal), tornou os pleitos de 2018 e 2020 vulneráveis.
Não há relação entre invasão de computadores e urnas eletrônicas.
Além de atacar ministros do TSE e do STF (Supremo Tribunal Federal) e indicar que eles favorecem o pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro afirmou que a corte eleitoral sugeriu manipulação de números na eleição de 2018.
“As propostas sugeridas pelas Forças Armadas, praticamente instando a possibilidade de manipulação de números, como sugere o próprio TSE, por ocasião das eleições de 2018. Eu não quero falar o que eu acho que aconteceu.” O TSE diz que não sugeriu qualquer manipulação.
No mesmo dia da apresentação a embaixadores, o YouTube removeu uma live semelhante do canal de Bolsonaro transmitida em 29 de julho de 2021. Alegou que aquela transmissão violou suas diretrizes e que as regras “devem ser seguidas por todos os usuários da plataforma”.
A empresa justificou que desde março de 2022 remove conteúdo com alegações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição de 2018 e de que os votos foram adulterados.
Na íntegra, a política, que vale apenas para o pleito de 2018, proíbe “conteúdo com alegações falsas de que fraudes, erros ou problemas técnicos generalizados ocorreram em eleições nacionais certificadas anteriores”.
O YouTube não especifica por que baniu uma transmissão e manteve a outra. Ambas têm a mesma tônica e o objetivo de levantar suspeitas sobre o pleito de 2018 sob a justificativa de “eleições transparentes” para 2022.
Embora o YouTube não divulgue quais critérios exatos considerou para cada um dos vídeos, os processos de moderação nas plataformas costumam tratar sugestões e insinuações de forma diferente de afirmações categóricas.
As empresas tentam moderar menos o conteúdo e mais o comportamento de usuários, deixando para a Justiça a ordem de retirada.
Na transmissão de 2021, Bolsonaro usou a variação de seus percentuais durante a apuração nas eleições de 2018 para alegar que o pleito havia sido fraudado. Disse que o mesmo ocorreu na eleição de 2014, sem apresentar provas. Na deste ano, disse que os sistemas são vulneráveis e que o TSE sugeriu manipulação dos dados em 2018.
A Meta, dona de Facebook, WhatsApp e Instagram, não tem política específica sobre urnas, mas desde janeiro conta com uma regra para moderar o discurso de “autoridades durante agitações civis”.
A live de Bolsonaro foi transmitida no YouTube e veiculada também em sua conta no Facebook, onde aparece ligada a um aviso que leva ao site da Justiça Eleitoral.
Em nota, a empresa diz que “direciona as pessoas usando o Facebook e o Instagram no Brasil para informações oficiais da Justiça Eleitoral sobre o sistema de votação” e que o país é um dos primeiros que adotou esse rótulo.
Mesmo que tenha derrubado a live de 2021, o YouTube levou quatro meses desde sua política para fazê-lo. Segundo a empresa, todos os usuários seguem as mesmas regras.
Para Tatiana Dourado, pesquisadora do INCT.DD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital), alguns critérios dessa ordem poderiam ser mais balizados na plataforma.
“Entendo que a aplicação da política de moderação, por ter também uma camada subjetiva, seja mais criteriosa na moderação ou na remoção de publicações de contas oficiais de lideranças políticas e mundiais. É um paradoxo, porque a amplificação de discursos perigosos proferidos por governantes é também maior e mais poderosa”, diz.
Segundo ela, é preciso haver um critério objetivo para que o YouTube priorize quais vídeos devem ser moderados em casos de alegações falsas e conspiratórias sobre fraude nas urnas, já que a empresa publicamente adotou essa diretriz.
Para Francisco Brito Cruz, diretor do InternetLab, o banimento de uma transmissão presidencial tem um valor simbólico maior do que qualquer outro. Um vídeo, ainda mais de Bolsonaro, cuja presença digital é maior do que a de outros candidatos, é rapidamente editado e reembalado em diversos canais e em grupos fechados de outros aplicativos.
“É preciso analisar não só no varejo, mas no atacado. As políticas existem em um processo de aperfeiçoamento. Lá atrás, por exemplo, era mais difícil localizar a nudez não consentida. As políticas não tinham o efeito de bloquear e os moderadores não tinham as ferramentas adequadas”, afirma.
“É uma política aplicada há menos de seis meses, ela não vai ser tão boa quanto as aplicadas há mais tempo.”
Na terça (19), o vídeo de 2021 com alegações falsas sobre as urnas foi deletado de 18 canais, incluindo os de Flávio e Eduardo Bolsonaro, de acordo com a consultoria Novelo Data.
“O YouTube aborda moderação como uma questão de relações públicas, não de integridade da plataforma. Eles só executam regras com afinco quando há pressão pública”, diz Guilherme Felitti, sócio empresa.
A Folha identificou o conteúdo ainda disponível no canal da Jovem Pan e no TV BrasilGov, totalizando 2,1 bilhões de visualizações.
Paula Soprana/Folhapress
Veja três situações que podem levar o INSS a suspender o BPC
Um dos principais critérios para receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada) é a renda. Idosos e pessoas com deficiência têm direito ao benefício se o rendimento por pessoa da família (per capita) for de até um quarto do salário mínimo, o que dá R$ 303 neste ano.
Se a renda aumentar, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode cortar o BPC. No entanto, essa não é a única regra de corte e os cidadãos precisam ficar atentos a questões ligadas à atualização do CadÚnico (Cadastro Único).
Foi o que aconteceu com Maria das Graças, moradora da Rocinha, no Rio de Janeiro. Ao completar 65 anos, em dezembro de 2020, seu filho Alexandre solicitou o BPC. Em abril de 2021, o instituto pediu que a família realizasse o cumprimento de exigência, com atualização das informações no CadÚnico.
Alexandre diz que a atualização foi feita no prazo, mas não foi incluída a tempo nos sistemas previdenciários e, em 17 de maio de 2021, o pedido foi indeferido. No mesmo dia, ele entrou com recurso.
Um mês depois, sem resposta, pediu o benefício novamente e, até o fim de junho deste ano, a solicitação estava “em análise” no sistema do INSS. Procurado pela Folha, o instituto informou, inicialmente, que ambos os pedidos haviam sido indeferidos.
Segundo o INSS, o primeiro pedido foi indeferido por não cumprimento da exigência no prazo de 30 dias. Já o segundo foi negado pelo fato de o segurado não se enquadrar nos pré-requisitos legais que dão direito ao benefício. “O segurado possui renda familiar per capita acima do estabelecido em lei (um quarto do salário mínimo), o que o torna inelegível para o benefício”, informou o órgão.
INSS CONCEDE BENEFÍCIO
Porém, após alguns dias depois, Alexandre foi contatado pelo órgão com uma explicação mais clara. “Recebi um email do INSS dizendo que havia uma exigência: declarar a renda de um familiar. Era o Imposto de Renda do MEI [Microempreendedor Individual]. Declaramos em minutos, enviamos o comprovante pelo aplicativo do Meu INSS e, três dias depois, recebi um email confirmando que o requerimento havia sido concedido.”
O pedido havia sido barrado porque o irmão de Alexandre, que faz parte do grupo familiar, tem um CNPJ e contribui para o INSS como MEI, mas sem renda formal. “Ele só contribui para se aposentar no futuro, pois é informal.”
Contatado novamente pela Folha, o INSS informou que o BPC de Maria das Graças foi concedido em 22 de junho de 2022.
INFORMAÇÕES SÃO CRUZADAS ENTRE OS ÓRGÃOS
Segundo o advogado previdenciário Rômulo Saraiva, não é propriamente a declaração que o MEI faz à Receita Federal que pode levar o INSS a cortar ou negar o benefício, mas sim a existência do CNPJ.
“Gera-se uma presunção de que, com o atrelamento ao MEI, a pessoa está recebendo renda própria e mantendo a própria subsistência a ponto de não precisar receber o BPC. Nos casos em que o MEI estiver inativo, é importante que essa circunstância seja esclarecida para poder justificar a necessidade do enquadramento no BPC”, recomenda o especialista.
O INSS explicou que a declaração do MEI não é um requisito para o benefício.
Neste caso, porém, o cidadão precisa fazer a declaração à Receita para que a situação esteja em dia, pois os órgãos cruzam os dados.
“O INSS, que executa o programa assistencial, costuma utilizar informações do CadÚnico e do MEI”, diz Saraiva.
CONFIRA OS TRÊS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM AO CORTE DO BPC
1 – MUDANÇA NA SITUAÇÃO ECONÔMICA DA FAMÍLIA
De acordo com Rômulo Saraiva, a alteração da situação econômica do grupo familiar é uma das principais causas de corte ou negação do benefício. “Basta alguém da família passar a ganhar renda que pode descaracterizar o status inicial de pobreza familiar”, explica.
A renda por pessoa do grupo familiar deve ser menor ou igual a um quarto do salário mínimo. Para o cálculo, somam-se os rendimentos brutos mensais dos familiares. O montante deve ser dividido pelo número de pessoas que compõem o grupo.
Não entram no cálculo programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, benefícios e auxílios assistenciais de natureza eventual e temporária, remuneração da pessoa com deficiência como aprendiz ou estagiário e BPC ou aposentadoria no valor de até um salário mínimo. Estes valores devem estar registrados e atualizados no CadÚnico.
Na conta, são considerados familiares que vivem sob o mesmo teto de quem pede o benefício, incluindo cônjuge, companheiro ou companheira; pais e, em sua ausência, madrasta ou padrasto; irmãos, filhos e enteados solteiros; e menores tutelados.
2 – NÃO ATUALIZAR O CADÚNICO
A falta de atualização do Cadastro Único também pode levar à suspensão do benefício. Assim, é recomendada atenção às exigências do INSS, que podem vir por email ou por consulta no aplicativo do CadÚnico.
Também é necessário estar atento ao aplicativo Meu INSS e é recomendável manter o endereço atualizado, para não perder eventuais correspondências que venham pelos Correios.
Neste ano, o governo publicou regras sobre a revisão do BPC, que voltou a ser feita após suspensão na pandemia (clique aqui para saber o que fazer).
É possível solicitar a reativação do benefício a distância, pelo telefone 135, ou nas agências da Previdência.
3 – EVOLUÇÃO NO QUADRO DE SAÚDE
Uma melhora no quadro de saúde pode justificar a interrupção do BPC destinado a pessoas com deficiência. Pode receber o benefício o cidadão que tem impedimentos de longo prazo (há no mínimo dois anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
“A melhora no quadro de saúde pode justificar a interrupção do benefício assistencial. Com o avanço da medicina, muitas doenças são debeladas ao longo do tratamento médico”, diz Saraiva.
Natalie Vanz Bettoni/Folhapress
‘Bolsonaro acompanha com atenção as ações estratégicas para a Bahia’, diz Roma ao falar do Canal da Redenção
O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), disse que o presidente da República Jair Bolsonaro acompanha de perto os projetos estratégicos para o desenvolvimento da Bahia, a exemplo do Canal da Redenção, etapa da Transposição do Rio São Francisco que beneficiará a região de Irecê, possuidora de um dos solos mais férteis do Brasil.
“O presidente Bolsonaro tem acompanhado as ações estratégicas para o estado da Bahia para que possamos melhorar as condições de vida para o nosso povo”, disse Roma, durante participação em live promovida pela Rádio Difusora de Lapão que discutiu o projeto do Canal da Redenção.
Tendo a bandeira do Semiárido como uma das suas principais prioridades num futuro governo da Bahia, se eleito, o deputado federal não tem medido esforços em Brasília para a criação de condições ao desenvolvimento das potencialidades existentes em 65% do território baiano que está sob essa condição climática.
O Canal da Redenção terá 160 quilômetros de extensão, fazendo a captação da água em Xique-Xique e estendendo-se até América Dourada, em forma de espinha de peixe, o Canal da Redenção vai atender à demanda hídrica de uso múltiplo. Estima-se que 500 mil pessoas sejam beneficiadas na região, sendo que 100 mil serão pequenos produtores rurais que conseguirão irrigar suas terras.
“O Canal da Redenção vai viabilizar uma gama de investimentos e produtividade para toda a região. Uma obra como essa deve ser abraçada por todos. É um projeto grandioso, mas factível”, disse Roma, que também citou as obras do Canal do Sertão Baiano, que deve perenizar os rios Itapicuru e Jacuípe e também o Vaza Barris com a interligação das duas bacias hidrográficas.
Em véspera de convenção do PL, Porciuncula pede que apoiadores se atentem aos indicados de Bolsonaro: ‘Não podemos errar’
Um dia antes da convenção do PL na Bahia que irá oficializar a candidatura de João Roma, Raissa e André Porciúncula, o ex-secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula (PL), alertou aos apoiadores de Jair Bolsonaro no estado que se atentem aos indicados do presidente para a disputa eleitoral deste ano.
“Vimos na eleição de 2018 muita gente que dizia defender os mesmos valores de Jair Bolsonaro pular fora e não podemos correr o mesmo risco este ano”, disse Porciúncula.
“Muitos podem dizer que apoiam o presidente, mas poucos têm a honra de serem apoiados por ele. Não podemos nos dar o luxo de errar”, precaveu.
Dentre os seus alvos, está a deputada federal Professora Dayane Pimentel (UB), que deixou a base do governo federal após vazar um áudio da parlamentar baiana criticando Bolsonaro.
“Não sou um aventureiro, trabalhei no Governo do presidente, já fui testado num dos locais mais difíceis – a Cultura”, pontuou.
A convenção do PL será realizada nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 8h, na Avenida Juracy Magalhães Júnior, em Salvador, onde funcionava a concessionária Toyota-Guebor.
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
-
▼
2022
(5535)
-
▼
julho
(432)
-
▼
jul. 21
(9)
- Sobe para 18 número de mortos em operação no Compl...
- Bahia registra 2.883 novos casos de Covid-19 e mai...
- Prefeitura de Itagibá realiza formatura do PROERD ...
- Secretaria de Saúde de Ipiaú realiza mobilização c...
- Edson Fachin dá cinco dias para Bolsonaro explicar...
- YouTube não vê violações de Bolsonaro e decide man...
- Veja três situações que podem levar o INSS a suspe...
- ‘Bolsonaro acompanha com atenção as ações estratég...
- Em véspera de convenção do PL, Porciuncula pede qu...
-
▼
jul. 21
(9)
-
▼
julho
(432)
- ► 2021 (5869)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)