Acidente entre ônibus e carro deixa pelo menos 17 pessoas feridas no sudoeste da Bahia

Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas após um acidente, neste sábado (23), na BR-116, entre os municípios de Poções e Planalto, no sudoeste da Bahia.

O acidente - envolvendo um ônibus e um veículo de pequeno porte - aconteceu no final da manhã no quilômetro 766, segundo informações do G1. O nome da empresa do ônibus de turismo não foi informado.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorreu uma colisão frontal e os veículos e em seguida o coletivo tombou em um barranco. A PRF também informou que não houve interdição da rodovia.

Bahia registra 1.791 casos de Covid-19 e mais 18 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.791 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,11%), 3.061 recuperados (+0,19%) e 18 óbitos. Dos 1.648.557 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.607.320 já são considerados recuperados, 10.971 encontram-se ativos e 30.266 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico deste sábado (23) contabiliza ainda 1.942.766 casos descartados e 356.703 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado. Na Bahia, 67.239 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.643.595 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.750.100 com a segunda dose ou dose única, 6.651.609 com a dose de reforço e 1.276.750 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.004.906 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 599.925 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 2.753 tomaram a primeira dose.

Brasil negocia compra de vacina contra varíola dos macacos

Com 696 casos confirmados de varíola dos macacos, o Brasil articula com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a aquisição da vacina contra a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as negociações estão sendo feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países onde há casos confirmados da doença.

Por meio de nota, a pasta ressaltou que a vacinação em massa não é preconizada pela OMS em países não endêmicos para a enfermidade, como é o caso do Brasil. A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.

Dos 696 casos confirmados no país ate o momento, 506 são procedentes do estado de São Paulo, 102 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 13 do Distrito Federal, 11 do Paraná, 14 do Goiás, três na Bahia, dois do Ceará, três do Rio Grande do Sul, dois do Rio Grande do Norte, dois do Espírito Santo, três de Pernambuco, um de Mato Grosso do Sul e um de Santa Catarina.

Emergência internacional

A OMS decidiu hoje (23) declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.

A doença

A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) provoca um quadro mais brando que a varíola conhecida como smallpox, que foi erradicada na década de 1980.

A varíola doas macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento se refere, em geral, a pessoas imunossuprimidas, como pacientes com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, nos pés, no peito, no rosto ou em regiões genitais.

Para prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante higienizar as mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

Agência Brasil

Prefeita do PP recebe Rui e Jerônimo e reforça apoio: “Aqui está uma mulher de palavra”

A prefeita Edione (PP), de Jaguaquara, fez um discurso forte ao receber o governador Rui Costa (PT) e seu pré-candidato ao Governo, Jerônimo Rodrigues (PT), neste sábado (23), na cidade. O PT promoveu a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) no município e grande número de apoiadores.

Em sua fala, Edione destacou sua “fidelidade” ao governador, mesmo sendo filiada a um partido que não faz parte da base de apoio do PT.

“Governador, não consigo mensurar minha gratidão a você por tudo que você tem feito por nossa região. Te dedico a minha fidelidade como gestora e como pessoa diante de tantas conquistas e devoção para conosco. Carrego em meu coração o dever de lutar para que o trabalho continue avançando”, disse a prefeita.

“Continuarei ao seu lado e honrando o compromisso assumido com o senhor porque aqui está uma mulher de palavra”, acrescentou Edione, destacando seu apoio a Jerônimo Rodrigues. “Ele terá a votação mais expressiva de todos os tempos na nossa cidade”, completou a gestora municipal.

China envia alertas privados aos EUA contra viagem de Pelosi a Taiwan

Segundo jornal Financial Times, aviso abre a possibilidade de resposta militar caso visita de democrata se concretizar

A China emitiu alertas privados severos ao governo de Joe Biden sobre uma possível viagem a Taiwan, ilha que Pequim considera uma província rebelde, da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, publicou o jornal nipo-britânico Financial Times neste sábado (23).

A reportagem cita seis pessoas familiarizadas com o caso, para quem os avisos foram significativamente mais fortes do que ameaças anteriores, nas quais os chineses expressaram insatisfação sobre ações dos EUA em relação a Taiwan. O alerta privado, segundo o Financial Times, sugeriu uma resposta militar.

Pequim vem intensificando suas atividades militares em torno de Taiwan para pressionar o governo eleito da ilha a aceitar a soberania chinesa. Taipé, por sua vez, diz que apenas seus 23 milhões de habitantes podem decidir o futuro do território e que, embora queira a paz, se defenderá de ataques.

No dia 18, o jornal nipo-britânico já havia revelado que Pelosi planeja viajar a Taiwan em agosto. Um dia depois, a chancelaria chinesa reagiu, afirmando que uma visita da democrata prejudicaria seriamente a soberania e a integridade territorial da China e que os EUA sofreriam as consequências de tal ato.

“Se os americanos optarem por isso, a China tomará medidas assertivas para defender sua soberania”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian. “O Congresso faz parte do governo dos EUA e deve aderir à política de uma só China dos EUA. Se Pelosi visitar Taiwan, isso violaria seriamente esse princípio e enviaria um sinal errado às forças separatistas.”

Na quarta-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que quer falar com o líder chinês, Xi Jinping, até o final do mês, sinalizando ter dúvidas sobre a viagem da presidente da Câmara a Taiwan. “Os militares acham que não é uma boa ideia no momento, mas não sei qual é o status disso”, disse Biden.

Caso se concretize, a visita seria a primeira em 25 anos de uma autoridade americana deste nível a Taipé —o republicano Newt Gingrich viajou para lá em 1997, ano em que comandava a Casa hoje liderada pela democrata. Pelosi já havia estudado fazer uma viagem semelhante em abril deste ano, mas teve de cancelar os planos depois de receber o diagnóstico de Covid.

Embora mantenham relações diplomáticas com a China desde 1979, o que implica reconhecer a demanda de soberania sobre Taiwan, os EUA conservam um pacto de proteção militar à ilha. O imbróglio histórico tem origem no fato de que foi para Taiwan que fugiram os derrotados pela Revolução Comunista de 1949.

Folha de S. Paulo
Unlabelled

Veja o momento em que carreta atinge viaduto em Feira de Santana

No final da manhã da última quarta-feira (20), uma carreta que estava transportando uma torre eólica, ficou presa embaixo de um dos viadutos, do Complexo Viário Deputado Dr. Miraldo Gomes, localizado na Avenida Eduardo Fróes da Mota, trecho da rotatória do bairro Cidade Nova, em Feira de Santana.


O Acorda Cidade recebeu o vídeo que mostra o momento exato em que a torre eólica transportada pela carreta atinge parte da estrutura do viaduto. Após avaliação técnica foi constatado que a carga estava com 12 centímetros acima do limite permitido (5,5 metros de altura) para passagem sob o viaduto.

Por conta disso, o tráfego será permitido apenas nas vias inferiores da rotatória. A medida da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) visa minimizar os transtornos com a interdição do viaduto superior (interliga as BRs 116/Norte e 324) para evitar novos danos na estrutura do equipamento.
                      

Idoso é preso acusado de estuprar as próprias netas de 6 anos de idade

Um idoso, considerado foragido da Justiça por estupro de vulnerável praticado contra as próprias netas, teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na quinta-feira (21), em uma ação conjunta da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e Delegacia de Itaúba.

O suspeito, atualmente com 80 anos de idade, estava com o mandado de prisão preventiva decretado pela 14ª Vara Criminal de Cuiabá cometido no ano de 2016 contra as netas na época de 6 anos de idade.

Os abusos contra as duas meninas ocorreu no mesmo dia, ocasião em que as vítimas estavam passando o final de semana na casa do suspeito. O caso foi investigado e desde da decretação da ordem de prisão, o suspeito era considerado foragido.

Durante investigações da Deddica, os policiais receberam informações de que o suspeito estava vivendo na cidade de Itaúba, entrando em contato com a equipe da Delegacia do município, que realizou diligências e conseguiu dar cumprimento ao mandado de prisão contra o suspeito.

O idoso foi conduzido à Delegacia de Itaúba para as providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Por: AgoraMT

Homem é preso por estuprar namorada de amigo enquanto vítima dormia

Um homem de 31 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (22), em Primavera do Leste. Ele é suspeito de estuprar a namorada do próprio amigo, uma adolescente de apenas 17 anos.

Segundo as informações repassadas pela vítima aos policiais, ela e o namorado bebiam na companhia dos amigos que confraternizavam em uma quitinete. A certa altura, a jovem decidiu ir dormir e foi para um dos quartos. Durante a madrugada, por volta das 2h40 da manhã, sentiu alguém a penetrando por trás.

Num primeiro momento, a jovem disse pensar se tratar do namorado. Foi quando percebeu, porém, que ele estava dormindo logo à sua frente. Ela, então, se virou, olhou para trás e flagrou o abusador.

Ao perceber que a jovem havia acordado, o rapaz, então, fugiu correndo. A garota e namorado acionaram a Polícia Militar, que localizou o suspeito, já em sua residência. No momento da chegada dos policiais, ele fingia estar dormindo.

O homem recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de estupro. O caso deverá ser investigado.

AgoraMT

Ação conjunta resulta na apreensão de cerca de uma tonelada de drogas em Mato Grosso

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Exército Brasileiro e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), apreendeu, na noite desta quinta-feira (21), 966 kg de cloridrato de cocaína no município de Vila Bela da Santíssima Trindade-MT.

O trabalho conjunto visa reprimir os crimes na fronteira com a Bolívia, em especial o tráfico de entorpecentes. Foram presos dois indivíduos, que, além de transportarem a droga em motocicletas, também guardavam o local em que grande parte da droga estava enterrada.

Os dois indivíduos informaram aos policiais que realizaram a captura que receberiam, cada um, cerca de R$ 5 mil pelo serviço.

As investigações continuam em andamento, com vistas à identificação e responsabilização dos demais envolvidos nas práticas criminosas.

POr: AgoraMT

Governo libera R$ 27 bi para elevar Auxílio Brasil, Auxílio Gás e compra de alimentos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma MP (Medida Provisória) para liberar um crédito extraordinário de R$ 27 bilhões com o objetivo de ampliar os programas Auxílio Brasil, Auxílio Gás e o de aquisição e distribuição de alimentos.

A liberação dos recursos foi possível após a aprovação de uma emenda constitucional que atropela as leis que versam sobre eleições e contas públicas para permitir ao governo turbinar benefícios sociais às vésperas da corrida pelo Palácio do Planalto.

Graças ao texto promulgado, os valores ficarão de fora do teto de gastos (que impede o crescimento real das despesas federais) e da conta da meta fiscal (resultado de receitas menos despesas a ser perseguido pelo governo no ano).

A PEC (proposta de emenda à Constituição) que dá aval ao pagamento de novos benefícios à população autorizou sete medidas.

Entre elas, a ampliação do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 até o fim do ano (com incorporação de famílias na lista de espera), duplicação do Auxílio Gás para cerca de R$ 120 e a criação de um vale de R$ 1.000 para caminhoneiros.

Além disso, o texto prevê um auxílio para taxistas, repasse de recursos para evitar aumento de preços no transporte público, subsídios para o etanol e reforço de verba no programa de aquisição e doação de alimentos. O custo total da PEC é estimado em R$ 41,25 bilhões.

A MP publicada nesta sexta-feira (22) é uma das etapas que o governo cumpre para conseguir elevar o Auxílio Brasil. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou que o objetivo é começar os pagamentos com o novo valor a partir de 9 de agosto.

A medida autoriza o repasse de R$ 25,4 bilhões para o Auxílio Brasil. Para o Auxílio Gás, o valor é de R$ 1 bilhão, enquanto a verba para o programa de aquisição e distribuição de alimentos da agricultura familiar é de R$ 500 milhões.

Além disso, parte dos recursos liberados vão custear encargos bancários relacionados aos programas.

O aumento dos benefícios é a aposta de Bolsonaro para melhorar a imagem do governo e conseguir a reeleição para o Palácio do Planalto.

O chefe do Executivo está atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em todas as pesquisas e se esforçou para que o Congresso aprovasse a PEC que autorizou os pagamentos.

Apesar de o aumento ocorrer às vésperas das eleições, o presidente nega que o reajuste tenha relação com o período eleitoral. O argumento usado é que a Guerra da Ucrânia e o impacto da pandemia da Covid-19 levaram ao crescimento da inflação e, por isso, é necessário aumentar os benefícios concedidos pelo governo.

A decisão de Bolsonaro de aumentar o Auxílio Brasil às vésperas da eleição contradiz a atuação que teve quando foi deputado federal. Em 2000, o atual chefe do Executivo foi o único integrante da Câmara a votar contra a criação do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza.

Naquela ocasião, o Congresso aprovou R$ 2,3 bilhões (o equivalente a quase R$ 9 bilhões em valores corrigidos pelo IPCA) para o novo fundo, sendo R$ 1 bilhão para ações de saneamento e R$ 1,3 bilhão para programas de transferência de renda, em especial o Bolsa Escola, programa precursor do Bolsa Família que transferia recursos para famílias pobres que mantinham crianças estudando.

Em discurso no plenário durante a votação, Bolsonaro disse que estava orgulhoso do seu voto. Segundo ele, a proposta aumentava impostos e era clientelista.

Matheus Teixeira / Folha de São Paulo

‘Uma violência com a única candidatura feminina competitiva’, diz Baleia sobre judicialização contra Tebet

Presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP) diz que o setor jurídico da legenda está “muito seguro e tranquilo” caso a convenção prevista para homologar a candidatura de Simone Tebet (MS) ao Palácio do Planalto seja judicializada.

AVISO PRÉVIO

A ameaça foi feita nesta semana pelo senador Renan Calheiros (AL), integrante da ala do MDB que defende a retirada do nome de Tebet e o apoio à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

VIOLÊNCIA

“É um direito deles, mas achamos uma violência com a única candidatura feminina competitiva nas eleições de 2022”, afirma Baleia Rossi sobre a iniciativa.

PARE

A convenção nacional do MDB está programada para a próxima quarta-feira (27), em formato virtual. A oposição ao nome da senadora, porém, está decidida a entrar com uma ação na Justiça já no início da semana para adiar o evento.

CORRERIA

Os emdebistas que pedem a retirada da candidatura sustentam que, em vez de reavaliar as condições para manter Tebet na disputa eleitoral, Baleia Rossi antecipou a convenção partidária para selar o nome da senadora o quanto antes e optou pelo formato virtual para evitar grandes embates.

NOS CONFORMES

A direção nacional do MDB, por sua vez, diz que o formato virtual busca economizar cerca de R$ 3 milhões, que a data para a convenção foi deliberada em comum acordo no dia 15 de julho e que ao menos outras cinco reuniões foram realizadas sem que a contrariedade ao nome de Tebet fosse manifestada.

EM BAIXA

Mesmo com o apoio do PSDB e após o início de inserções publicitárias na TV, Simone Tebet viu suas intenções de voto oscilarem negativamente de 2% para 1% no mês passado, segundo o Datafolha.

As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

Folha de S. Paulo

Geral PF prende homem com sete fuzis na Rodovia Presidente Dutra

Agentes da Polícia Federal prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (22), um homem de 35 anos transportando sete fuzis, uma pistola 9 milímetros (mm), além de peças de reposição de fuzil e diversos carregadores, no interior do tanque de combustível de um veículo. De acordo com a PF, o armamento seria trazido para uma comunidade da capital fluminense.

A abordagem realizada por policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/RJ) ocorreu na Rodovia Presidente Dutra, no município de Piraí, no sul fluminense, localizado a 89 km da capital.

O preso foi autuado na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro e responderá pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo, cuja pena pode chegar a 12 anos de prisão. De lá, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do Estado, onde ficará à disposição da Justiça, aguardando julgamento.

Edição: Fábio
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Ferrari dita o ritmo nos treinos livres para o GP da França de F1

A Ferrari começou com força os treinamentos para o final de semana do Grande Prêmio da França de Fórmula 1, onde tentará uma terceira vitória consecutiva, com o piloto Carlos Sainz marcando o melhor tempo dia de treinos livres em Le Castellet, nesta sexta-feira (22), à frente de seu companheiro de equipe Charles Leclerc.

A escuderia italiana foi a mais rápida em ambas as sessões do dia, com Leclerc na primeira e Sainz na segunda. O espanhol irá perder pelo menos 10 postos no grid de largada para a corrida de domingo (24), já que excedeu a aplicação de componentes para a unidade de potência de seu carro.

O monegasco, vencedor da última corrida na Áustria, fez o melhor tempo, de 1min33s930, com pneus macios, no primeiro treino, à frente do líder do campeonato, Max Verstappen. Sainz, no entanto, marcou 1min32s527 na sessão da tarde.

Verstappen afirmou que a Red Bull equipe estava testando algumas coisas no carro, e que eles ainda não haviam conseguido o equilíbrio adequado. "Vamos buscar tudo para amanhã, e é claro, tentaremos estar mais próximos que hoje", disse o holandês.

A Ferrari ganhou a última corrida com Leclerc, após uma vitória de Sainz no Reino Unido. Verstappen tem 38 pontos de vantagem sobre Leclerc após 11 corridas, com um total de 22 etapas na temporada.

George Russell foi o quarto com a Mercedes em ambas as sessões, e seu companheiro de equipe, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, ficou de fora da sessão de abertura pela primeira vez para dar espaço ao piloto reserva e campeão da Fórmula E, Nyck de Vries. Durante a tarde, Hamilton ficou em quinto.
Por Alan Baldwin* - Londres

Destaques