Unlabelled

Pastora Raquela Santiago, filha do apóstolo Valdemiro, reaparece e relata luta: “maldita”

 


A pastora Raquel Santiago, filha do apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial, reapareceu, após dias sumidas das redes sociais, para tranquilizar fãs e amigos.

Nos vídeos gravados, Raquel pede desculpas pela ausências das redes sociais e também por não responder até mesmo pessoas mais próximas, mas seu sumiço tinha necessidade.

“Eu não abandonei ninguém. Quero pedir desculpas paras as pessoas que eu amo e que se sentiram abandonadas por mim. Não foi intenção, mas realmente eu vivi dias muitos difíceis”, disse.

Pastora Raquel Santiago conta que precisou resolver um problema de saúde que há algum tempo a incomodava devido a um procedimento cirúrgico que fez há anos.

Assista:


www.obuxixogospel.com.br

ACM Neto provoca Jerônimo após petista não confirmar participação em debates

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) provocou na noite deste domingo (9) seu adversário no segundo turno das eleições na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e disse que o petista tem medo de encarar o embate direto com ele. Em post nas redes sociais, Neto lembra que faltam quatro dias para o debate da TV Aratu, mas até agora Jerônimo não confirmou presença.

Na publicação, o ex-prefeito de Salvador ainda faz uma enquete com os usuários da rede social e pergunta se o ex-secretário da Educação do Estado vai encarar o debate ou se vai fugir.

“Segundo turno, apenas 2 candidatos. Hora de ficarmos frente a frente para os eleitores avaliarem quem está pronto para enfrentar os problemas do estado. Só que até agora o candidato Jerônimo não confirmou presença no debate. Quem tem medo de enfrentar um embate direto com o seu adversário faltando pouco para a eleição está preparado para governar a Bahia?”, alfinetou.

No primeiro turno, Jerônimo chegou a chamar ACM Neto para um debate entre os dois. O ex-prefeito da capital aceitou e pediu para o petista marcar data, local e horário, mas Jerônimo não topou o desafio proposto por ele mesmo. Agora, no segundo turno, ainda não confirmou presença nos debates, conforme tem sido divulgado pela imprensa.

Pneu de avião estoura ao pousar e pista do aeroporto Congonhas é fechada em SP

A pista principal do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, foi fechada após o pneu de um avião de pequeno porte estourar e a aeronave parar rente a um barranco, na tarde deste domingo (9).

Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o incidente ocorreu às 13h32, no momento em que a aeronave pousava. Os pneus do trem de pouso traseiro estouraram, logo após o toque no solo.

O avião derrapou e só conseguiu parar em uma área chamada de taxiway, pouco antes do barranco que fica entre a pista e a avenida Washington Luís.

Cinco pessoas estavam a bordo da aeronave. De acordo com a Infraero, não houve feridos.

“Todas as equipes técnicas foram acionadas e as providências necessárias tomadas de imediato para a retirada da aeronave o mais rápido possível”, informou o órgão.

Após a incidente, somente a pista auxiliar estava liberada para aviação executiva.

A Infraero não informou a quantidade de pousos e decolagens prejudicados devido ao fechamento da pista principal. Também não foi informado os aeroportos para onde os voos estão sendo desviados.

Procurado, o Corpo de Bombeiros afirmou não ter sido acionado para auxiliar no incidente.

Folhapress

Lula participa de caminhada com Jerônimo no próximo dia 12 em Salvador

O ex-presidente Lula virá a Salvador na próxima quarta-feira (12) para participar de uma caminhada com o candidato ao governo do Estado Jerônimo Rodrigues (PT). A informação foi confirmada pelo presidente do partido na Bahia, Éden Valadares.

O evento está programado para ocorrer entre os bairros da Barra e Ondina. A vinda de Lula faz parte da estratégia de tentar eleger Jerônimo governador, aposta que cresceu após a virada nas urnas no último dia 02. O petista disputa o segundo turno com ACM Neto (União).
Política Livre

Aliança de Lula repete na Câmara desempenho de sua primeira eleição, em 2002

Os partidos que formam a coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetiram de forma praticamente idêntica o desempenho que tiveram na Câmara dos Deputados na comparação com 2002, quando o petista foi eleito pela primeira vez.

Foram 128 parlamentares eleitos há 20 anos na coligação do petista (24,9%), que era formada por PT, PL e PC do B.

Agora, os partidos lulistas (PT, PSB, PC do B, PV, Rede, PSOL, Solidariedade, Pros e Avante) fizeram 123, ou 23,9%.

Já o polo anti-Lula, representado hoje por Jair Bolsonaro (PL), fez 187 deputados (36,4%), enquanto os partidos da órbita tucana em 2002 fizeram 278 (54,2%).

Mesmo assim, o petista conseguiu formar na ocasião uma base congressual que o permitiu aprovar projetos no primeiro ano e eleger o presidente da Câmara.

Líder do governo Lula na época, o ex-deputado Aldo Rebelo (então no PC do B, hoje PDT) diz que isso prova que são precipitadas as análises de que o petista terá problemas para governar com o Legislativo. Essa suposta dificuldade já vem sendo explorada por Bolsonaro.

“Quem ganhar a eleição vai fazer maioria. Os deputados vão lutar pela sobrevivência, não vão brigar com o governo. Governo é igual cobra, até morta faz medo”, diz.

No Senado, o quadro não é muito diferente. Em 2002, os lulistas elegeram 13 das 54 cadeiras em jogo (24%), e agora foram 5 em 27 (18,5%). O outro polo fez 55,5% das vagas disputadas há 20 anos, e 48,1% agora.

Fábio Zanini/Folhapress

TSE proíbe campanha de Lula de ligar Bolsonaro a canibalismo em propaganda

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Paulo de Tarso Sanseverino acatou pedido do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) para que a campanha do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, pare de veicular propagandas que associam sua imagem à prática de canibalismo.

A decisão tem caráter imediato, mas foi tomada de forma liminar, ou seja, precisará passar pelo plenário, onde será analisada pelos demais ministros da Corte.

Em sua decisão, Sanseverino determinou a suspensão imediata da veiculação dessa propaganda na TV, site e redes sociais por entender que o vídeo “apresenta recorte de determinado trecho de uma entrevista concedida pelo candidato representante, capaz de configurar grave descontextualização”.

“Na forma em que divulgadas as mencionadas falas do candidato Jair Messias Bolsonaro, retiradas de trecho de antiga entrevista jornalística, há alteração sensível do sentido original de sua mensagem, porquanto sugere-se, intencionalmente, a possibilidade de o candidato representante [Bolsonaro] admitir, em qualquer contexto, a possibilidade de consumir carne humana e não nas circunstâncias individuais narradas no mencionado colóquio, o que acarreta potencial prejuízo à sua imagem e à integridade do processo eleitoral que ainda se encontra em curso”, apontou o ministro.

Sanseverino ainda disse que “a reportagem se refere a uma experiência específica dentro de uma comunidade indígena, vivida de acordo com os valores e moralidade vigentes nessa sociedade”.

O vídeo divulgado pelo PT na TV e em outras mídias, nesse começo de campanha de segundo turno, resgatou uma entrevista concedida por Bolsonaro ao jornal norte-americano The New York Times, em 2016, em que ele disse que “comeria um índio sem problema nenhum”, e que só não se alimentou de carne indígena porque seus colegas de viagem não quiseram acompanhá-lo.

Na ocasião, o atual chefe do Executivo brasileiro afirmou que “queria ver o índio sendo cozinhado” e que aceitaria a condição de ter que provar da carne humana. “Eu comeria um índio sem problema nenhum”, declarou à época Bolsonaro, ressaltando se tratar de uma questão cultura do povo Yanomami.

Após a repercussão do vídeo nas redes, o presidente do Condisi (Conselho do Distrito Sanitário Indígena) Yanomami, Junior Hekurari, afirmou à Agência Pública que não faz parte da cultura Yanomami do Surucucu praticar o canibalismo.

LULA CRITICA ‘BOLSONARO CANIBAL’

Em ato de campanha presidencial neste sábado de manhã (8) em Campinas, no interior de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a polêmica declaração de Bolsonaro, que afirmou que “comeria carne humana” ao se referir à cultura de povos indígenas.

“Ninguém quer vir aqui [estrangeiros ao Brasil] com medo do canibal. Eu vi o vídeo dele dizendo que comeria um índio. Ele falou pro jornalista estrangeiro. Aquilo não é invenção, nós estamos informando o povo de como é o nosso adversário”, disse Lula.

“Tem muita gente preconceituosa nesse país, que é capaz de querer comer índio mesmo”, completou.

Nesse segundo turno, a campanha petista adotou a prática bolsonarista de fazer viralizar nas redes sociais declarações polêmicas de seus oponentes.

Essa é uma tática usada de forma ampla por Bolsonaro desde 2018, sobretudo por influência de seu filho “02”, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Para fazer frente à tropa bolsonarista, o PT tem apostado no espaço que o deputado federal André Janones (Avante-MG) tem nessas mídias virtuais.

Tiago Minervino/UOL/Folhapress

SP: exposição mostra réplica do maior dinossauro do mundo

Mais de 38 metros de comprimento e cerca de 77 toneladas, o equivalente a três caminhões-cegonha enfileirados e 18 elefantes em relação ao peso. Os números impressionam, e fica ainda mais interessante quando dizemos que se trata de um animal. Mas não é qualquer bicho. O Patagotitan é o maior animal terrestre conhecido e habitou o planeta há 101 milhões de anos.

A descoberta é recente, de 2014, e foi feita na província argentina de Chubut, no meio da Patagônia. O fêmur desse gigante e uma réplica em tamanho real podem ser vistos até o dia 27 de novembro em uma exposição no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera.

Os olhos do pequeno Mateus, de 4 anos, brilharam já no início da exposição, mas a curiosidade mesmo era para conhecer o maior de todos. Talvez o dinossauro preferido, o T-Rex, perca espaço para o tiranossauro vindo da Patagônia. “Ele adora. Ele tem muito interesse”, conta a avó Stela Vilela, de 65 anos, que trouxe o neto apaixonado pelos dinos. Na exposição Dinossauros Patagotitan - O Maior do Mundo também é possível conhecer o brasileiro Buriolestes schultzi, que viveu há 233 milhões de anos, o mais antigo do mundo.

“[De] dinossauro todo mundo gosta. E é muito importante chamar atenção para isso por muitas razões, uma delas é que os dinossauros nos ajudam a entender o mundo. Esse mundo moderno que nós vivemos, com seis continentes, os oceanos, com essa diversidade, foi um mundo semeado no tempo dos dinossauros, foi no tempo dos dinossauros que os mamíferos nasceram”, conta o paleontólogo Luiz Anelli, responsável pela exposição no Brasil. Professor da Universidade de São Paulo (USP), ele é escritor de livros como Brasil dos Dinossauros.
E todo mundo gosta mesmo. Viviane Kamiya, de 39 anos, está de férias e trouxe a mãe Sachie, de 71 anos. “Sempre tive muita curiosidade de ver. O tamanho impressiona muito. A gente sabe que eles são grandes, mas quando chegamos perto, a gente vê como a gente é pequeno em relação a eles”. Anelli destaca que os dinossauros são importantes também para mobilizar as pessoas a ir à exposições. “[Eles] levam as pessoas para os museus no mundo inteiro. Os dinossauros colocam um livro no colo de uma criança e a criança pede para o pai ler para ela. Os dinossauros aproximam as crianças da ciência”, comemora.

Descobertas

O paleontólogo destaca que a Argentina se tornou um dos principais polos de exploração e preservação do patrimônio pré-histórico. Devido à localização, tipo de rochas e clima, os fósseis encontrados na Patagônia se destacam pelo grande nível de preservação e acessibilidade. “O Brasil estava numa zona mais árida, mais seca, com diversidade um pouco mais baixa. Então, apesar da gente ter o dobro do tamanho da Argentina e ter cinco vezes mais área de rochas do tempo dos dinossauros aparentes, a Argentina tem cinco vezes mais espécies de dinossauros conhecidas”, explica.

E ainda há muito o que descobrir. “O Patagotitan é um grão de poeira num campo de futebol. Tem muita coisa a ser descoberta, muita, porque a gente só encontra o que está na superfície. O paleontólogo não enxerga um centímetro abaixo da rocha”, aponta. O primeiro osso do Patagotitan, por exemplo, foi encontrado por um pastor que buscava ovelhas perdidas.
A exposição apresenta, ao todo, 16 réplicas de esqueletos de dinossauros completos e 20 fósseis originais. Também está exposto o crânio do Giganotossauro, um dinossauro que se tornou popular depois de derrotar o T-Rex no último filme da franquia Jurassic Park.

Os ingressos custam até R$ 50 e podem ser adquiridos pela internet. Gratuitamente, é possível visitar a Praça DINOS que, além de café e loja, traz um espaço especial para as crianças brincarem em caixas de areia como paleontólogos.

Edição: Valéria Aguiar
Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Novas regras para rótulos de alimentos valem a partir de hoje

As novas regras para rótulos de alimentos no Brasil entram em vigor a partir de hoje (9). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de mudanças na tabela de informação nutricional, a novidade é a adoção de alertas, na parte frontal da embalagem, sobre alguns nutrientes.

Informação nutricional

Uma das mudanças é que a tabela de informação nutricional passa a ter apenas letras pretas e fundo branco. O objetivo, segundo a Anvisa, é afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem na legibilidade.
Outra alteração será nas informações disponibilizadas na tabela. Passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 gramas ou 100 mililitros, para ajudar na comparação de produtos.

O número de porções por embalagem também passa a ser obrigatório.

A tabela deve estar localizada próximo à lista de ingredientes e em superfície contínua, sem divisão. Ela não pode ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização, exceto em produtos de embalagem pequena (área de rotulagem inferior a 100 centímetros quadrados).

Rotulagem nutricional
Considerada a maior inovação das novas regras, a rotulagem nutricional frontal passa a ser considerada um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. A ideia, de acordo com a agência, é esclarecer, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde.

“Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar”, destacou a Anvisa.

Alegações nutricionais

As alegações nutricionais continuam sendo voluntárias. Em relação aos critérios para o uso dessas alegações, foram propostas, segundo a agência, alterações com o objetivo de evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal.

Saiba mais

A Anvisa disponibilizou um documento com perguntas e respostas para esclarecer dúvidas em relação às novas regras de rotulagem nutricional. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Edição: Denise Griesinger

Veja a agenda dos candidatos ao governo da Bahia para este domingo (09)

O Política Livre atualiza diariamente a agenda dos candidatos a governador da Bahia. Vencedor no primeiro turno, Jerônimo Rodrigues (PT) faz caminhada em cidades como Novo Horizonte, Ibitiara e Érico Cardoso.

Já ACM Neto (União Brasil), até o momento, não divulgou a agenda para este domingo.

Alden defende “reavaliar estratégias” e “falar fora da bolha” para reeleger Bolsonaro

O deputado estadual e deputado federal eleito Capitão Alden (PL) disse, na manhã deste domingo (09), que é preciso reavaliar as estratégias para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) consiga se reeleger no próximo dia 30. O parlamentar esteve em uma manifestação bolsonarista na Barra, em Salvador.

“A estratégia não é fácil, simples, requer a união dos que foram eleitos e dos que não foram eleitos. Agora é convencer os 40 milhões de brasileiros que deixaram de votar. É preciso reavaliar as estratégias adotadas até então. Acredito que temos que melhorar muito a comunicação, falar fora da bolha”, disse.

Alden também defendeu o voto útil em ACM Neto (União) na disputa pelo governo da Bahia. Segundo ele, o movimento natural dos bolsonaristas é combater o PT na Bahia e no Brasil. “Estamos nesse momento convergindo em lutar contra o PT”, afirmou.

Flávio Sande e Guilherme Reis

Ipiaú: policiais militares prende homem homempor tráfico de entorpecentes

Por volta das 09h deste sábado (08/10/22), após denúncia via 190, de que dois indivíduos estavam no Centro de Abastecimento negociando drogas nas proximidades da Feira Livre, a guarnição da 55ª CIPM/PETO deslocou até o local para verificar a situação.

Ao realizar rondas na proximidade do local, os indivíduos foram avistados e, ao perceberem a aproximação da viatura, dispensaram um pacote e continuaram andando. Quando dada a voz de abordagem, um dos indivíduos empreendeu fulga adentrando ao matagal próximo, deixando cair a pochete com documentos.

Após a busca pessoal e a confirmação de entorpecentes no pacote dispensado, o indivíduo que não evadiu foi identificado pelos policiais militares como sendo TIÃO.

Sendo assim, o indivíduo foi encaminhado à delegacia de Jequié para os procedimentos de polícia judiciária.

Autores: E. S. da S. vulgo (Tião); Nasc. 21/03/2004; Endereço: Rua Ivone Ferreira, Santa Rita, Ipiaú

E. E. de J. vulgo (Adrian) conseguiu fugir no matagal; Nasc. 18/05/1992


Material apreendido: 34 pedras de crack, 16 petecas de cocaína, R$12,50 (doze reais e cinquenta centavos)

Fonte: Ascom/55ª CIPM / PMBA, uma Força a a serviço do cidadão.

Ipiaú: Jovens são presos por policiais militares por posse de entorpecentes e direção perigosa.

Por volta das 20h40min deste sábado (08/10/22), a guarnição da 55ª CIPM/PETO realizava rondas na avenida Benedito Lessa, quando visualizou dois indivíduos em uma motocicleta Honda/CG 160, placa PJX 4107, cor Vermelha, efetuando manobra perigosa (empinando sobre uma roda).

Os suspeitos foram abordados e durante a busca pessoal foram encontrados 04 (quatro) cigarros de substância análoga à maconha. A motocicleta pertencia à mãe do condutor.

Os indivíduos foram conduzidos ao Plantão Central, na delegacia de Ipiaú, bem como a motocicleta.

Autores: Rz S. F. (Masculino. End: Av. São Salvador, centro, Ipiaú; Nasc: 12/04/2002

U. B. dos S. (Masculino); Nasc: 18/12/2003; End: Santa Rita, Ipiaú

Material apreendido: 01 motocicleta Honda CG 160 Start, PJX 4107, Vermelha; 02 capacetes pretos; 01 celular iPhone preto; 01 celular LG azul; 01 cédula de 20,00; 01 recipiente transparente; 04 cigarros com substância análoga à maconha

Fonte: Ascom/55ª CIPM / PMBA, uma Força a a serviço do cidadão.

Destaques