Bolsonaro ignora reunião com Marcos do Val em fala de 40 minutos a apoiadores nos EUA

O ex-presidente Jair Bolsonaro
Em clima de confraternização, com música alta e plateia brasileira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta sexta-feira (3) de evento com apoiadores em Miami (EUA).

Realizado no Crystal Ballroom do resort Trump National Doral, o evento Power of the People é uma iniciativa do Turning Point USA e conta com a participação de Charlie Kirk, fundador do grupo conservador e apoiador do ex-presidente americano Donald Trump. Charlie é e investigado por envolvimento na invasão ao Capitólio.

No evento desta sexta, o ex-presidente brasileiro não citou os ataques de bolsonaristas às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro nem as denúncias de um complô golpista feitas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Bolsonaro abriu a palestra exaltando feitos de seu governo e, no encerramento do discurso, afirmou ter sensação de dever cumprido e a consciência de que fez o melhor. Foi ovacionado em vários momentos.

“Nós não desistiremos do Brasil. Recarrego minhas baterias em momentos como esse”, afirmou em meio aos gritos de “mito” vindos da plateia.

Ao afirmar ter enfrentado o sistema e terminado o governo sem denúncia de corrupção, ouviu gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. No ano passado, Bolsonaro adaptou seu discurso sobre o tema. Ele costumava ser categórico sobre a inexistência de corrupção em seu governo, mas, depois disse que não havia “corrupção endêmica” na sua gestão.

Nesta sexta, o ex-presidente também atacou o atual governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Compare os meus ministros com os ministros que têm agora no Brasil”, disse.

“O Brasil estava indo muito bem. Não consigo entender os motivos de ter ido para a esquerda.”

Após o discurso, o presidente respondeu a perguntas do anfitrião Charlie Kirk sobre o crescimento do socialismo na América Latina. Mais uma vez, Bolsonaro exaltou os feitos de seu governo e afirmou que a esquerda foi eleita com promessa de picanha e cerveja, mas que o povo vai ficar “sem emprego, sem picanha e sem cerveja”, atribuindo os números do desemprego do mês de dezembro à atual gestão.

Por fim, o ex-presidente fez críticas à atuação do Poder Judiciário no Brasil e reforçou suas pautas antiaborto e propriedade privada.

“Quem deve dar norte ao país é a população. Fugimos do populismo e demos meios para o povo trabalhar”, encerrou em meio a sorrisos e aplausos dos presentes.

Bolsonaro não quis falar com a imprensa e deixou o local escoltado por seguranças.

Bolsonaro saiu do Brasil no dia 30 de dezembro, um dia antes de encerrar o mandato e rompeu a tradição democrática ao não passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-presidente solicitou visto de turista para permanecer mais tempo nos Estados Unidos. Ele chegou ao país com o visto diplomático e tinha 30 dias para mudar esse status a partir do momento em que deixou o cargo.

O escritório de advocacia contratado por Bolsonaro solicitou um visto B2 para o ex-presidente. O documento permite a permanência por até seis meses no país, mas não autoriza a realização de atividades remuneradas, o que atrapalharia o plano de financiar a estadia com palestras para empresários.

A estimativa é que o novo visto seja aprovado em até dois meses.

Em declaração foi dada nesta semana após outro evento nos Estados Unidos, o ex-presidente afirmou que, por ter avós nascidos na Itália, é italiano e enfrentaria pouca burocracia para solicitar a cidadania ao país.

“Pela legislação, eu sou italiano. Tenho avós nascidos na Itália, e a legislação de vocês diz que eu sou italiano. Pouquíssima burocracia e eu teria cidadania plena”, afirmou ao ser questionado por uma repórter do jornal Corriere della Sera se havia solicitado cidadania italiana.

A revelação de uma reunião entre Bolsonaro, o senador Marcos do Val e o então deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) é mais um ingrediente nas investigações que apuram a participação do ex-presidente no plano golpista que terminou nos ataques aos prédios de STF, Planalto e Congresso em 8 de janeiro.

O caso se soma ainda ao histórico golpista de Bolsonaro e à minuta com plano de golpe encontrada pela Polícia Federal na casa do ex-ministro Anderson Torres no último mês.

A Polícia Federal atua em quatro linhas de investigação para apurar todos os fatos e pessoas relacionados aos ataques golpistas e vandalismo realizados por apoiadores de Bolsonaro.

Estão na mira dessas investigações o ex-presidente, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e autoridades que atuaram ou se omitiram durante a investida golpista

No caso de Bolsonaro, a PF mira os autores intelectuais dos ataques, e o depoimento de Marcos do Val pode fortalecer as suspeitas de que as seguidas investidas golpistas do ex-presidente contribuíram para os ataques.

Natasha Bin/Folhapress

Prefeitura de Ipiaú abre processo seletivo para professores.

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Educação, torna público as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores e nutricionista escolar. São 151 vagas para professor e 01 vaga para nutricionista escolar, para contratação imediata, além de cadastro de reserva. A seleção será realizada por meio de análise curricular e avaliação de documentos comprobatórios enviados no momento da inscrição. Os interessados deverão realizar sua inscrição, que será gratuita, a partir das 08:00h do dia 04 de fevereiro até às 23:59h do dia 09 de fevereiro, exclusivamente através do e-mail seletivoeducacaoipiau2023@gmail.com, mediante envio do formulário de inscrição, anexo ao edital, e da documentação exigida em formato PDF e em um único arquivo.

Mais informações no edital, publicado no Diário Oficial do município dessa sexta-feira, (03), no seguinte endereço https://doem.org.br/ba/ipiau e no site www.ipiau.ba.gov.br

Marcos do Val diz que vai solicitar à PGR afastamento de Moraes de inquéritos

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) diz que vai pedir que a PGR (Procuradoria-Geral da República) afaste o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes da relatoria dos atos antidemocráticos. A declaração foi dada em entrevista à CNN.

Segundo Do Val, Moraes teria mentido ao dizer que o orientou a formalizar um depoimento sobre a reunião com o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e Jair Bolsonaro (PL), que arquitetavam um plano golpista contra a posse de Lula.

“Informo que não são verídicas as recentes declarações do ministro Moraes quando diz que me orientou que as informações da reunião com Silveira e Bolsonaro fossem formalizadas”, afirmou o senador na CNN.

“Estarei fazendo uma solicitação para a PGR afastar o ministro Moraes da relatoria dos atos antidemocráticos.”

O parlamentar revelou nesta quinta (2) ter recebido uma proposta do ex-presidente Bolsonaro e de Daniel Silveira para participar de uma tentativa de golpe. Durante o dia, porém, ele mudou de versão várias vezes.

O parlamentar mudou sua versão sobre os seguintes pontos:O papel de Bolsonaro na trama – Primeiro, ele disse em live de madrugada que “Sexta-feira vai sair na Veja a tentativa do Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de estado junto com ele”. Em entrevista à GloboNews de tarde, porém, ele negou que o ex-presidente tenha participado do plano;
As conversas com Moraes – Do Val disse que se reuniu com Moraes após se encontrar com Bolsonaro e Silveira, mas em entrevista coletiva, disse que só foi à reunião após falar com o ministro;
O local do encontro – Ele já disse que o encontro com Bolsonaro e Silveira aconteceu em três locais diferentes: no Palácio da Alvorada, na Granja do Torto e no Palácio do Jaburu.

Folhapress

Confusão entre duas famílias vira pancadaria em voo da Gol; veja vídeo

Uma briga entre duas famílias causou confusão generalizada em um voo da Gol entre Salvador e São Paulo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o confronto dentro da aeronave, com comissários tentando apartar.

A briga teria começado por causa de um assento. Uma mãe teria pedido para trocar para a janela por estar com uma criança com necessidades especiais, mas a solicitação foi negada pelo outro passageiro.

A irmã da criança teria entendido a recusa na troca do assento como um ato de grosseria e questionou, dando início à confusão. O voo ainda não havia saído e, no final, foram desembarcadas 15 pessoas.

Nas imagens, é possível ver que os comissários tentam separar as pessoas e pedir calma, mas não são atendidos. Também é possível ver uma mulher sendo retirada por trás por um homem, enquanto outra pessoa grita “larga a minha filha”.

À agência Aeroin, a Gol informou que “a cena do vídeo que circula nas redes sociais aconteceu antes da decolagem do voo G3 1659 desta quinta-feira (2), entre Salvador (SSA) e Congonhas (CGH), em São Paulo. As pessoas envolvidas que protagonizaram a cena de agressão foram desembarcadas e não seguiram viagem”.

“A companhia lamenta todo ato de violência e reforça que as ações realizadas pela equipe de tripulantes foram tomadas com foco na segurança, valor número 1 da Gol”.

Veja vídeo abaixo:

Carlos Martins/Folhapress

Adolfo diz que desconhece articulação por indicação de Aline Peixoto ao TCM: “Não me falaram absolutamente nada”

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), disse que, até o momento, não chegou até ele nenhuma articulação pela indicação da ex-primeira-dama Aline Peixoto para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A Casa aprovará o nome escolhido para o órgão neste ano.

“Não me falaram absolutamente nada”, disse, em entrevista coletiva ao chegar para a cerimônia de abertura do ano legislativo, na manhã desta sexta-feira (03).

O pessedista também disse que ainda não há um projeto em pauta para votação. “Depois de instaladas as comissões que vamos iniciar as votações. O governador Jerônimo ainda não enviou projeto”, afirmou.

Flávio Sande

Governo Lula negocia cargos com centrão e quer sobra de emendas para ampliar base

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deram início às negociações com os principais partidos que foram aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Líderes de Republicanos, PP e até PL abriram o canal com a articulação política do governo petista, apresentaram pedidos de cargos de segundo e terceiro escalões, e, em troca, prometeram ao Palácio do Planalto votos de parte de cada bancada.

A negociação tem sido no varejo e coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais, comandada pelo ministro petista Alexandre Padilha.

O governo quer tentar selar a adesão de siglas menores, como Podemos, Cidadania e Solidariedade, até a próxima semana, quando deve ocorrer a reunião do Conselho Político -grupo de partidos aliados de Lula.

Em relação ao núcleo da antiga base de Bolsonaro, Padilha já se reuniu com o líder do partido na Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). No PL, a conversa tem sido com o líder da sigla, deputado Altineu Côrtes (RJ) -que é próximo do presidente do partido, Valdemar Costa Neto.

O diálogo com o PP ocorre via o presidente reeleito da Câmara, Arthur Lira (AL), e alguns deputados da ala lulista da bancada, como Aguinaldo Ribeiro (PB), que deve relatar a proposta de reforma tributária na Casa. A função é disputada por ser uma pauta prioritária de Lula neste semestre.

Os três partidos não são da base de apoio do presidente no Congresso. O governo também não espera uma adesão formal deles no curto prazo.

Segundo articuladores de Lula, a negociação de cargos deve ampliar as alianças políticas. O foco principal é a Câmara, onde o grupo formado por PP, PL e Republicanos (maiores expoentes do centrão) tem mais força. Integrantes do Planalto dizem que essas tratativas ainda vão se estender ao longo de fevereiro.

O apetite dessas legendas é por cargos na cúpula de Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e Correios, entre outros.

A União Brasil também já apresentou interesse nessas posições. Por isso, a ideia é o governo distribuir uma estatal para cada partido e incluir no pacote outros cargos do Executivo de menor porte.

Nesta semana, o governo indicou que colocará em negociação uma diretoria do FNDE e três diretorias dos Correios. Essa negociação foi encampada pelo deputado Elmar Nascimento (União Brasil). Ele foi preterido nas indicações para o ministério de Lula.

O deputado seria o ministro da Integração Nacional, mas foi barrado pelo PT da Bahia. Depois disso, o governo teve de fazer acenos a Elmar.
Enquanto o impasse se mantém, o governo deve analisar o restante da lista de pedidos do centrão, que reúne indicações para cargos regionais, como coordenadorias e superintendências estaduais de estatais loteadas pelo centrão (Codevasf e DNOCS) e de outros órgãos, como o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A expectativa de articuladores de Lula é que, com as negociações, o governo poderá contar com cerca de 15 votos do Republicanos (cuja bancada é de 40 deputados) e cerca de 20 votos do PL (que tem 99 deputados). O apoio do PP ainda não está claro e depende de Lira, que tem se aproximado do Palácio do Planalto. O partido tem 47 votos na Câmara.

Como mostrou a Folha, o PT costurou um acordo com o Republicanos no fim do ano passado, em um primeiro movimento para futura adesão da sigla à base.

O partido apoiou a candidatura do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), para a primeira vice-presidência da Câmara na eleição desta quarta-feira (1º) e diz que irá apoiar a candidatura de Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para a vaga aberta no TCU (Tribunal de Contas da União), na votação desta quinta (2).

Outra estratégia para ampliar a base de Lula no Congresso é a distribuição de emendas. Auxiliares do presidente afirmam que a ideia é usar quase R$ 10 bilhões que estavam previstos para emendas de relator.

Esse tipo de emenda ganhou expressão no governo Bolsonaro e foi usado como moeda de troca em negociações políticas.

O instrumento fortaleceu Lira e o presidente reeleito do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou que essas emendas são inconstitucionais.

O centrão costurou acordo com o PT para redistribuir os recursos das emendas de relator antes previstos para 2023 e que somam mais de R$ 19 bilhões. Metade dessa verba foi repassada a emendas individuais –as que cada deputado e senador têm direito. O restante foi para o orçamento dos ministérios de Lula.

Apesar da decisão do STF, o Orçamento de 2023 mantém os recursos nas mesmas ações e projetos que já estavam previstos em acordos políticos entre líderes do centrão para as emendas de relator (quando elas ainda existiam).

Integrantes do Palácio do Planalto afirmam, sob condição de anonimato, que a articulação política do governo pretende usar a liberação desses recursos como negociação em votações importantes para Lula -como a reforma tributária e a nova regra fiscal a ser apresentada pelo Ministério da Fazenda.

Como parte dos R$ 9,85 bilhões que voltaram para as mãos do governo já havia sido moeda de negociação entre a cúpula do Congresso e parlamentares, aliados de Lula querem alinhar essas tratativas. A ideia é não descumprir acordos de Lira, que foi reeleito com um recorde de 464 votos na Câmara.

Líderes do centrão já afirmavam no ano passado que, embora tenham perdido o poder de execução das emendas de relator, querem que os R$ 9,85 bilhões repassados para os ministérios sejam liberados seguindo indicações de parlamentares. Agora, mesmo integrantes do governo Lula dizem que esses recursos devem ser usados para negociações políticas.

Thiago Resende e Julia Chaib/Folhapress

Ministério do Desenvolvimento Social apura suspeitas de fraude no programa de cisternas

O Ministério do Desenvolvimento Social apura suspeitas de desvios de recursos no programa de cisternas do governo federal.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, 45 convênios, termos de parceria e de colaboração com ONGs, totalizando R$ 1,4 bilhão, não tiveram prestação de contas. Destes, 30 estão sob análise prioritária pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“Estamos fazendo a revisão de todos os contratos, mas já foram detectados, encaminhados e estão em fase de investigação indícios de desvios e superfaturamento na área de cisternas, lamentavelmente envolvendo algumas entidades”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Segundo o levantamento da pasta, há indícios de que diversas entidades receberam recursos para a construção das cisternas, mas não realizaram as obras. “O ministério repassou e os indícios apontam que a obra, a implantação e a entrega das cisternas não foi realizada”, afirmou Dias.

O ministério aponta também que o programa sofreu redução na sua execução desde 2017. Em 2022, apenas 3.000 cisternas foram entregues, contra 149 mil em 2014.

Outros problemas identificados foram a falta de fiscalização dos contratos, não-acompanhamento da execução das obras, diminuição de equipes e precarização das condições de trabalho.

“Estamos investigando se o dinheiro foi liberado sem a entrega da obra da cisterna, se ficou incompleta, ou se não atendeu àquilo que estava previsto no contrato”, declarou o ministro.

Fábio Zanini/Folhapress

Ipiaú: Homem é preso pela Polícia Militar por, agredir ex-companheira (lei Maria da Panha)

Por volta das 16h50min, desta quinta-feira (02/02/23), após denúncia, via 190, a guarnição da 55ª CIPM/PETO deslocou à Av. Pensilvânia, bairro Euclides Neto, em Ipiaú, para atender à uma ocorrência de violência doméstica. Ao chegar ao local, a solicitante relatou que foi à casa de seu ex-companheiro pegar seu filho, mas foi impedida e agredida pelo seu ex companheiro. Os policiais militares identificaram o agressor, conduzindo os envolvidos à Delegacia de Ipiaú. A criança também foi apresentada na delegacia e o Conselho Tutelar de Ipiaú acionado.

Agressor: J. C. N. S. (Masculino), nasc: 28/08/2000, end: Av. Pensilvânia, Bairro Euclides Neto, Ipiaú-BA.  Vitima: H. L. dos S. (Feminino), nasc: 12/06/2001, end: Rua do Contorno, Alto da Bela Vista, Ipiaú-BA
Informações: Ascom/55/ CIPM /PMBA, uma Força a a serviço do cidadão.

Dário Meira: Vizinhos são detidos pela Polícia Militar, por entrarem em vias de fato (Briga de Rua) Após discussão.

Por volta das 19h10min, dessa quinta-feira (02/02/23), a guarnição da 55ª CIPM/Dário Meira, em ronda pela cidade, foi informada  por uma mulher que havia um indivíduo querendo  invadir a sua  residência  para  agredir  o seu  esposo, na Travessa Lídio Monteiro, Centro de Dario Meira.

A guarnição deslocou ao endereço, onde se deparou com uma  discussão entre vizinhos, com os ânimos alterados, onde alegavam terem sofridos agressões mútuas, deixando marcas de lesões de natureza leve.

Diante  da situação, os brigões foram conduzidos até a sede da 55ª CIPM, em Ipiaú, onde foi lavrado o TCO.

Autores: (01) R. F. dos  S. (Masculino), nasc: 12/11/2003, end:  Tv Lidio  Monteiro, Centro, Dário Meira - BA, (02) F. de J. S. (Masculino), nasc: 06/07/2000 end: Tv. Lidio Monteiro, Centro, Dário Meira- BA

Informações: Ascom/55ª CIPM /PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Dois Homens são detidos Pela Polícia Militar em Ipiaú, por entrarem em vias de fato (Briga de Rua)

Por volta das 13h, desta quinta-feira (02/02/23), quando em ronda no bairro Democracia, a guarnição da 55ª CIPM/PETO foi abordada por  populares, que informaram que estava ocorrendo uma briga (vias de fato) no Ponto do Pão, na Praça da Bíblia. 

A guarnição deslocou, rapidamente, ao local, onde avistou um rapaz com uma faca em mãos, indo em direção a outro indivíduo. Nesse momento, os envolvidos foram abordados e conduzidos, em estado físico incólume, à Delegacia de Ipiaú. 

Um dos envolvidos relatou que estava em seu estabelecimento comercial, quando o outro indivíduo entrou no local, pedindo um carregador de celular emprestado. Após ter seu pedido negado, iniciou-se uma discussão entre eles. Em seguida, o outro indivíduo proferiu ameaças e disse que iria em casa e voltaria para agredir o comerciante. Dessa forma, este, também dirigiu-se à sua residência e apanhou uma faca e retornou ao seu estabelecimento, momento em que foram interceptados pelos policiais militares. 

Envolvidos: (01) C. S. S. (Masculino) nasc: 06/12/1984, end: Rua Samuel Rodrigues, bairro Democracia, Ipiaú (02) D. B. de S. (Masculino) nasc: 14/03/2000, end: Rua do Pamp, bairro Democracia, Ipiaú 

Informações: Ascom/55ª CIPM /PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Destaques