PGR pede ao STF para anular investigação que atinge Lira sobre kit robótica

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu que o STF (Supremo Tribunal Federal) anule a investigação sobre suspeita de desvios em contratos de kits de robótica, que envolve aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A manifestação, que está sob segredo de Justiça, foi revelada pelo UOL e confirmada pelo jornal Folha de S.Paulo. No pedido, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defende que a investigação deveria ter sido iniciada no Supremo, e não na primeira instância.

O posicionamento da PGR foi protocolado no julgamento de um recurso apresentado pela defesa de Lira. Lindôra entendeu que o caso não poderia ter ficado em primeira instância porque teria entre seus alvos o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF), citado no inquérito.

No fim de junho, o ministro do Supremo Gilmar Mendes suspendeu a investigação sobre os supostos desvios.

Na liminar (decisão urgente e provisória), Gilmar também paralisou todos os procedimentos relacionados ao inquérito, como medidas de quebra de sigilos, até que o STF julgue se o caso deveria ser de competência do tribunal. A decisão tem efeito imediato.

A defesa de Lira havia se manifestado contra decisões proferidas pela 2ª Vara Federal de Alagoas, responsável pela condução do caso. Os advogados sustentaram no STF que a tramitação do inquérito na primeira instância desrespeita a regra constitucional da prerrogativa de foro.

Isto porque, segundo a defesa, já no início das investigações da Polícia Federal havia suspeita de envolvimento de autoridades com direito ao benefício, configurando, assim, uma transgressão à competência do Supremo, responsável por processar e julgar estes casos.

A decisão de Gilmar será julgada a partir do dia 11 deste mês pela Segunda Turma do Supremo, em análise no plenário virtual.

As suspeitas sobre os kits de robótica tiveram origem em reportagem da Folha publicada em abril do ano passado sobre as aquisições em municípios de Alagoas, todas assinadas com uma mesma empresa pertencente a aliados de Lira.

Segundo a decisão, Gilmar entendeu ter sido demonstrado, em parte, o que alega a defesa do presidente da Câmara.

O ministro afirmou ter identificado “inúmeras circunstâncias indicativas de prováveis ilegalidades praticadas”. Ele justificou a medida liminar por “possível risco de dano irreparável e possibilidade de deferimento de medidas invasivas por autoridades manifestamente incompetentes”.

“No presente caso, basta um rápido lançar de olhos sobre os documentos que instruíram a portaria de deflagração do inquérito policial para concluir que, desde o início das investigações, a hipótese investigativa aventada pela Polícia Federal claramente apontava para a participação do reclamante [Lira] em suposta malversação de verba pública do FNDE”, disse o ministro.

Gilmar também afirmou que “o evento chega a ser escandaloso, na medida em que, muito embora a portaria lavrada pelo delegado de Polícia Federal esteja acompanhada de reportagens jornalísticas que claramente insinuam o envolvimento do parlamentar com as empresas sob investigação, os autos do inquérito policial não observaram as regras de prerrogativa de foro”.

O ministro também ressaltou que a portaria de instauração do inquérito policial foi feita sem autorização do STF e que chamou atenção que ela sugere a ocultação do nome de Lira, mesmo que a hipótese da investigação “claramente apontasse para o envolvimento do mesmo nos atos narrados pelo delegado da PF”.

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Lira se defendeu de vinculações com as irregularidades na compra de kits de robótica e disse não poder responder pelas ações de aliados.

Luciano Cavalcante, um dos mais próximos auxiliares de Lira, foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal em junho. Ele é conhecido em Brasília como uma das pessoas de maior confiança de Lira, que o acompanha em agendas diversas e viagens.

O presidente da Câmara também criticou a divulgação de informações das investigações na imprensa e disse que foi alvo de “ilações”.

José Marques/Folhapress

Queda de braço entre Globo, artistas e Janja vai decidir futuro do PL das Fake News na Câmara

Uma queda de braço que envolve a Globo, artistas e a primeira-dama, Janja, vai decidir o futuro do PL das Fake News e da remuneração do jornalismo pelas big techs.

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) se opõe ao projeto de lei 2370, de autoria da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), que obrigaria emissoras e plataformas de streaming a novos pagamentos de direitos autorais para cantores, atores e obras de audiovisual.

No mesmo projeto, está prevista a remuneração de conteúdo jornalístico pelas big techs, uma demanda dos principais veículos de comunicação, entre eles a Globo e o jornal Folha de S.Paulo.

Mas, na visão das emissoras, a receita a ser gerada com a remuneração de jornalismo pelas big techs é muito menor do que os gastos que serão criados pelo PL 2370, que vai estender direitos autorais a contratos de obras já realizadas e veiculadas nas plataformas. YouTube e Netflix também são contra.

Um grupo de artistas liderado pela produtora Paula Lavigne, com apoio de Janja, é um dos principais defensores dos direitos autorais e irá ao Congresso na terça-feira (8) para um corpo a corpo de atores e cantores famosos com parlamentares, e depois a um jantar. Entre eles, estão os cantores Marisa Monte, Xande de Pilares, Roberto Frejat e os atores Heloisa Périssé, Maria Flor e Dira Paes.

O grupo pede que criadores de materiais musicais, audiovisuais e jornalísticos sejam remunerados quando o conteúdo circular na internet. Marcos Souza, secretário de direitos autorais do Ministério da Cultura, ajudou a redigir o texto em negociação.

Uma das implicações do projeto é que obras antigas (por exemplo, a novela “Escrava Isaura”) teriam uma remuneração compensatória de direitos autorais quando fossem veiculados na internet –uma vez que, na época, isso não estava previsto em contratos. Também querem melhorar os pagamentos a intérpretes e autores que têm suas obras reproduzidas em streaming.

O relator do PL 2370, deputado Elmar Nascimento, líder da União Brasil, é sensível às demandas dos artistas e gostaria de votar o projeto na quarta-feira (9), mesmo sem acordo.

Mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer acordo entre os artistas e a bancada da radiodifusão antes de pautar o PL e tenta costurar um consenso. Ele tem uma reunião marcada para a noite desta segunda-feira (7) com representantes desse grupo de deputados, de emissoras e da Abert, e outra com os artistas na terça-feira (8).

A remuneração do jornalismo fazia parte do PL 2630, das Fake News, e foi incorporada ao texto de Jandira Feghali. O texto do projeto de lei estabelece que as empresas jornalísticas negociarão diretamente com as big techs o pagamento pelo conteúdo e, caso não cheguem a um acordo, haverá arbitragem.

Entidades setoriais como Abert, Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) e ANJ (Associação Nacional de Jornais), que representam os principais veículos de mídia, defendem a remuneração.

Leis prevendo pagamento de conteúdo jornalístico pelo Google e pela Meta têm se espalhado pelo mundo.

Empresas jornalísticas faturaram US$ 200 milhões na Austrália com o código de barganha para veículos de comunicação, implementado em 2021, e podem receber US$ 245 milhões por ano com a versão da lei em tramitação no Canadá, segundo estimativa do Parlamento do país.

O Ministério da Cultura defende os direitos autorais previstos no 2370, mas outras alas do governo Lula temem que a aprovação do texto no formato atual, que desagrada as grandes emissoras, possa atrapalhar o PL das Fake News.

A preocupação é que a bancada da radiodifusão perca o empenho na aprovação desse outro projeto mais amplo, que é prioridade de Lula para responsabilização das big techs por desinformação.

Patrícia Campos Mello/Folhapress

Drex será o nome do real digital; entenda como vai funcionar

Foto: Divulgação/Banco Central do Brasil

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (7) o nome oficial do real no formato digital. Será Drex, marca que evoca as palavras “digital”, “real”, “eletrônico” e “transação”. Segundo o coordenador da iniciativa no Banco Central, Fabio Araujo, a nova moeda digital dará “um passo a mais na família do Pix”.

Durante transmissão ao vivo online, Araujo explicou que o real digital não é uma criptomoeda, mas uma representação do real na plataforma digital, podendo ser usado para pagamentos, compra e venda de um carro ou um imóvel, para a tomada de empréstimos, dentre outras transações bancárias.

Segundo Araujo, a economia no mundo já está toda “tokenizada”, com músicas, obras de arte e ativos financeiros no meio digital cuja autenticidade é assegurada por um token.

Para o coordenador do real digital, as moedas digitais dos bancos centrais é o passo que falta para completar essa transição da economia de forma mais segura.

A expectativa é que a nova moeda digital brasileira democratize o acesso aos serviços financeiros, baixando o custo de produtos, como empréstimos e seguros, e facilitando o ingresso no ambiente dos investimentos, aumentando, assim, a bancarização no Brasil.

“Esperamos que o real digital permita que os produtos [financeiros] já oferecidos hoje possam ir na direção das necessidades das pessoas, com mais variedade e a um custo mais baixo”, disse Araujo.

Segundo o coordenador da iniciativa, a automatização de processos será responsável por essa redução de custos e inclusive é o que diferenciará o Drex do Pix. “O Pix está ligado no sistema financeiro tradicional, e tem todos os custos de operacionalização e de recuperação de crédito. E, nesse ambiente [Drex], a operacionalização já faz parte da tecnologia, e a recuperação de crédito é simples”, explica.

Um exemplo de como a plataforma do Drex pode ser usada no dia a dia é na intermediação da comercialização de um carro ou um imóvel. Com a moeda digitalizada será possível realizar o processo de venda e compra de uma forma mais segura e confiável, retirando os custos com os intermediários.

Sem estabelecer data para o lançamento do Drex, o chefe de Segurança Cibernética e Inovação Tecnológica do BC, Aristides Cavalcante, explicou que, neste início da fase de testes, há um grande desafio a ser superado: o da privacidade, algo não assegurado hoje pelas blockchains das moedas digitais que já existem, como o Bitcoin.

Segundo Cavalcante, para o sucesso da plataforma, é preciso assegurar que ela esteja de acordo com as exigências do sigilo bancário, e da Lei Geral de Proteção de Dados, para impedir que terceiros abram e rastreiem todas as transações bancárias da população.

“Quando se oferece uma plataforma regulada, com todos os atores bem reconhecidos, a gente traz uma vantagem”, diz Cavalcante.

Ainda segundo Cavalcante, a paralisação de funcionários do Banco Central também pode afetar o calendário de desenvolvimento da Drex, assim como acontece com outros serviços do BC.

ENTENDA A MOEDA DIGITAL BRASILEIRA

O que é o real digital?
É uma CBDC (Central Bank Digital Currency), ou seja, uma moeda digital emitida por Banco Central. Ela é uma nova forma de representação do real e poderá ser convertida em outras formas de pagamento disponíveis hoje, pois terá o mesmo valor do dinheiro tradicional.

Como será a versão brasileira da CBDC?
O real digital em si será voltado para atividades de atacado, enquanto a população terá acesso ao real tokenizado. Nesse caso, a representação digital da moeda brasileira será o token de um depósito mantido por instituições financeiras ou instituições de pagamento.

Quais as diferenças do real digital para as criptomoedas e stablecoins?
O real digital é a expressão eletrônica da moeda brasileira, enquanto criptomoedas e stablecoins são de emissão privada e, em geral, não dispõem de regulação. Criptomoedas, como bitcoin e ethereum, apresentam grande volatilidade. Já stablecoins buscam corrigir esse problema atrelando seu valor, em geral, a uma moeda soberana.

Qual a diferença entre uma moeda digital de varejo e de atacado?
Uma moeda digital de atacado é voltada para transações de valores elevados, envolvendo bancos, cooperativas, instituições de pagamento e eventualmente grandes empresas. Já uma moeda digital de varejo busca atender às necessidades de indivíduos e empresas de todos os portes, podendo ser utilizada para pagamentos e para operações financeiras cotidianas em quaisquer faixas de valores.

O que o real digital traz de novidade?
Além de poder ser utilizado em conjunto com contas bancárias, contas de pagamentos, cartões e dinheiro em espécie, ele permitirá acesso a serviços financeiros que estão sendo desenvolvidos com base em novas tecnologias, como contratos inteligentes e dinheiro programável (valor monetário digital que pode ser programado para ser gasto somente para determinada finalidade).

Um exemplo prático de uso é a possibilidade de uma família transferir uma quantia de dinheiro aos filhos menores de 18 anos com a certeza de que o montante poderá ser gasto unicamente com atividades culturais, como cinema, não com algo não autorizado pelos pais.

Qual será a tecnologia usada no real digital?
A rede escolhida para a fase de testes foi a Hyperledger Besu. Ela é baseada na Ethereum, plataforma que usa tecnologia blockchain para registrar transações com ativos digitais, é capaz de executar contratos inteligentes e tem condições de operar em grande escala. Se for bem-sucedida durante o piloto, a Hyperledger Besu pode ser escolhida como tecnologia definitiva da versão tokenizada da moeda brasileira.

Quais são os próximos passos para o desenvolvimento do real digital?
A fase piloto terá duração de 18 meses, com previsão de término em fevereiro de 2024. A expectativa é que no fim do próximo ano ou no início de 2025 clientes reais possam fazer as primeiras operações (ainda em modelo de testes) com o real digital. O cronograma pode sofrer alterações.

Stéfanie Rigamonti/Folhapress

‘Você acha que vim aqui para falar disso?’, diz Lula sobre acelerar liberação de petróleo na Amazônia

Foto: Ricardo Stuckert/Twitter

Na chegada a Belém para participar da Cúpula da Amazônia, nesta segunda (7), o presidente Lula (PT) não respondeu se pretende apressar o processo de licenciamento de petróleo no bioma. “Você acha que eu vim aqui para discutir isso agora?”, disse, ao ser questionado por jornalistas na chegada ao hotel em que ficará hospedado na capital paraense.

A cúpula reunirá líderes dos oito países da Amazônia nos dias 8 e 9 de agosto, além de autoridades de outras nações detentoras de grandes florestas tropicais (Congo, República Democrática do Congo e Indonésia).

A inclusão de uma moratória à exploração de petróleo na Amazônia no texto final do encontro tem sido um ponto de impasse, especialmente entre os presidentes da Colômbia e do Brasil. Enquanto Gustavo Petro defende a ideia, Lula não quer assumir o compromisso, propondo que o foco do acordo seja o fim do desmatamento até 2030.

Abrir poços na bacia da Foz do Amazonas, na chamada margem equatorial brasileira, é um objetivo da Petrobras, do Ministério de Minas e Energia e até do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A estatal busca junto ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovavéis) liberação para furar o fundo do mar na região para aferir o estoque de combustíveis fósseis que pode existir ali.

O instituto já negou a autorização, após demonstrar preocupação com as atividades da petroleira em uma região de vulnerabilidade socioambiental. A Petrobras recorreu da decisão, que está sob nova análise do órgão fiscalizador.

A extração de petróleo na Amazônia tem sido um dos focos dos debates em Belém nos últimos dias. De sexta a domingo a cidade sediou os Diálogos Amazônicos, que reuniu a sociedade civil e contou com vários protestos contra a ampliação da fronteira petroleira na floresta.

Na última semana, Lula disse que quer continuar sonhando com a atividade petroleira na região.

“Eu vou dizer para vocês que vocês podem continuar sonhando e eu também quero continuar sonhando. Nós tínhamos a Petrobras com uma plataforma preparada para fazer pesquisa nessa região. Houve um estudo do Ibama que dizia que não era possível, mas esse estudo do Ibama não é definitivo, porque eles apontam falhas técnicas que a Petrobras tem o direito de corrigir. Estamos discutindo isso”, afirmou em entrevista a rádios amazônicas.

O tema provocou uma divisão em seu governo, opondo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de um lado, e o titular das Minas e Energia, Alexandre Silveira, além do núcleo político, do outro.

A ampliação da exploração de combustíveis fósseis tem sido fortemente defendida por Silveira, o que vai na contramão do discurso climático adotado por Lula durante a campanha.

Para zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, nenhum novo projeto de extração de combustível fóssil deveria ser autorizado, segundo a Agência Internacional de Energia. Atingir essa meta é um dos passos mais importantes para cumprir o Acordo de Paris, limitar o aquecimento global a 1,5°C e evitar os efeitos mais catastróficos das mudanças climáticas.

Jéssica Maes/Folhapress

Tradicional festa de São Roque acontece em ipiaú; confira programação

De 07 até 16 de agosto, a Igreja Matriz de São Roque de Ipiaú, celebra  seu excelso padroeiro, santo  considerado pelos fiéis da igreja católica  como padroeiro dos inválidos, doentes, cirurgiões e dos animais, e por isso uma das mais conhecidas celebrações da data é a benção dos animais. 

A tradicional festa de São Roque do município de Ipiaú, este ano tem como tema vocação: graça e missão” e o lema: Corações ardentes, pés a caminho”.

Nesta segunda-feira (07),a abertura da festa será feita pelo Bispo da Diocese de Jequié, Dom Paulo Romeu e será encerrada por Dom Giovanni Crippa, bispo da Diocese de Ilhéus

O pároco Pe. Joelson Dias, destacou que a festa do padroeiro é sempre um momento forte de evangelização e confraternização do povo de Deus.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO ROQUE

1a Noite: 07/08 - Segunda-feira - às 19h*

"O Amor de Deus no Primeiro e no Fim de todo chamado

Liturgia da Palavra: IJo 3.11-21: SI 99(100): Jo 1.43-51.

Lec 2 (pg. 126-128)

Pregador: Dom Paulo Romeu Bispo de Jequié

Restaurante: EJC e MCC

Cardápio: Tortas, bolos, doces. salgadas e pizza.

2 a Noite: 08/08 - Terça-feira - às 19h 

"O Chamado de Jesus ê para permanecer com Ele: eis o segredo da vocação.

Liturgia da Palavra: Hb 8,6-13: SI 84(85): Mc 3.13-19.

Lec 2 (pg. 435-439)

Pregador: Pe. Valdir Gonçalves - Ilhéus

Restaurante: Dízimo e Comunidade N. S. Das Graças

Cardápio: Caldos verde. sururu, aipim, bolos e tortas.

3 a Noite: 09/08 — Quarta-feira - às 19h

A vocação como consequência da missão é uma graça para a Igreja Sinodal

Liturgia da Palavra: Jr 31.31-34: SI 30(31): Mt 16.13-23.

Lec 2 (pg.846-847)

Pregador: Pe. bruno - Ipiaú

Restaurante: Pastoral da Catequese

Cardápio: Cachorro quente. salgados. pizza. bolos e tortas

4 a Noite: 10/08 — Quinta-feira - às 19h

"Jesus subiu a montanha da existencialidade e chamou os que [le mesmo quis 

Liturgia da Palavra: 2Cor 1.1-7: SI 33(34): MC 5.1-12.

Lec 2 (pg. 622-623)

Pregador: Pe. Sidney Marques da Silva - Aiquara

Restaurante: Hora da graça e Mãe Rainha Cardápio: Cuscuz de tapioca. mingau de milho. tapioca. tortas doces e salgadas.

5 a Noite: 11/08 — Sexta-feira — às 19h.       

"O discípulo missionário sente o coração arder... pés a caminho

Liturgia da Palavra: At 3.1-10: SI 104(103): LC 24.13-33.

Lec 2 (pg. 284-286)

Pregador: Arlekson Barreto Ramos - Jequié

MESCE. Catequese de pais e padrinhos

Restaurante: Mães que oram pelos filhos Cardápio: Jantar bacalhau. bolos e tortas.

6 a Noite: 12/08 — Sábado - às 19h

"A oração abre os ouvidos e aquece o coração ao dom da partilha

Liturgia da Palavra: Gl 2,1-2.7-14; SI 116(117): LC 11.1-4. Lec 2 (pg. 1062-1063)

Pregador: Prof. Abiel Silva Santos - Ilhéus

Restaurante: Mães que oram pelos filhos

Cardápio: Jantar Caruru. bolos e tortas.

 7 a Noite: 13/08 — Domingo — às 19h

"A vocação cristã é para uma Igreja Sinodal e Missionária.

Liturgia da Palavra: própria do domingo

Pregador: Diác. Reinan Souza Santos - Ipiaú

“Na parte cultural haverá um festival de prêmios e um restaurante em um prédio vizinho à matriz com comidas típicas, sucos, pizzas, bolos, chocolates e doces.                     

.A arrecadação da festa servirá para a reforma do Centro de Pastoral situado no bairro Conceição que está bastante degradado. Finalizou  o Padre Joelson Dias. 

O tradicional evento católico é realizado pela Igreja Matriz de São Roque e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ipiaú 

Ascom Maré Comunicação / Fábio Rodella

Prefeita Maria, anuncia Solange Almeida como uma das atrações no São Pedro de Córrego de Pedras

A Prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, anunciou nessa segunda-feira (07), no programa Panorama dá Ipiau FM 91.1, apresentado pelo radialista Beto Marques, o tradicional São Pedro de Córrego de Pedras, distrito de Ipiaú, que acontecerá no próximo sábado (12).

Entre as atrações principais está a cantora Solange Almeida, ex-vocalista da banda Aviões do Forró, e que se configura como uma das maiores artistas do Brasil. Na sequência, o cantor Sinho Ferrari e a banda Trem Bala também farão parte dessa festa tão aguardada pelos moradores da localidade e pessoas de toda região.
A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo informou que está sendo montada uma estrutura segura, com palco, iluminação, banheiros químicos, área de alimentação, além de um espaço agradável para todas as famílias. O evento iniciará a partir das 20h.
“Essa edição do São Pedro de Córrego de Pedras tem um motivo muito especial, pois além de fortalecermos a cultura e tradição da festa, também estamos comemorando os 90 anos de nossa querida Ipiaú com um lindo evento e grandes atrações”, disse o secretário de Cultura, Caio Braga.

A Prefeita Maria das Graças, em entrevista, citou a valorização que a gestão municipal tem dado ao longo dos anos aos eventos, com potencial de desenvolvimento econômico e turístico, como por exemplo, o São João nos Bairros, o São Pedro de Ipiaú, e esse ano comemorando em grande estilo, mais um São Pedro em Córrego de Pedras. “Tudo isso contempla as ações dos 90 anos de nossa Ipiaú, a valorização de nossos festejos tradicionais e claro, o desejo de atender o pedido da nossa comunidade”, disse. a prefeita Maria.

Fonte: Danny Muniz- DECOM Prefeitura de Ipiaú
Unlabelled

67ª CIPM intercepta assaltantes e apreende duas armas

A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (7), na BR-116, durante rondas preventivas.

Trio que tentou roubar um veículo acabou surpreendido pela 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), nesta segunda-feira (7). Duas armas foram apreendidas.

O comandante da unidade, major Dênis Barbosa, informou que equipes estavam em deslocamento para a cidade de Tanquinho, na BR-116, quando avistaram a ação criminosa.

“Com rapidez, impedimos o roubo e recuperamos itens subtraídos”, disse o oficial, detalhando que um homem foi preso, outro assaltante fugiu e um terceiro integrante do bando acabou atingido em confronto. O homem foi socorrido, mas não resistiu.

Com eles foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, um revólver calibre 38, carregadores, munições e uma balaclava. Segundo o oficial, a ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes de Feira de Santana.

Texto: Poliana Lima

PM captura suspeito com revólver em rodovia de Ilhéus

O homem conduzia de maneira perigosa um veículo modelo Hilux, quando foi abordado no domingo (6).

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Itabuna capturaram um homem com um revólver calibre 38, munições e R$ 390 em espécie. O flagrante aconteceu na tarde de domingo (6), na Avenida José da Fonseca, município de Ilhéus.

Os militares realizavam abordagens quando pararam o automóvel modelo Hilux, cor vermelho, e encontraram o material ilícito. O capitão Itamar da Encarnação Ferreira, comandante da unidade policial, contou que a ação faz parte da ‘Operação Trânsito em Paz’.

O homem foi encaminhado à Delegacia Territorial (DT) de Ilhéus, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo
Ascom: SSP

SSP amplia combate a facções com ações coordenadas e atuação também dentro do sistema prisional

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) deflagrou um conjunto de ações, inclusive dentro do sistema prisional, ampliando o trabalho de inteligência e a repressão qualificada contra facções envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e roubos.
Equipes das polícias Militar e Civil montam bloqueios em diversas regiões da capital, impedindo a circulação de drogas e armas, além da movimentação de grupos de criminosos que promovem ataques armados contra rivais, os chamados “bondes”.
Durante o reforço, helicópteros do Grupamento Aéreo (Graer) da PM estão sendo empregados, mapeando possíveis rotas de fuga. Drones também são utilizados pelos policiais militares e civis.

“Continuaremos atuando integrados com outras instituições, buscando reforçar o combate ao crime organizado. A população pode ajudar, com total sigilo, através do telefone 181 ou do site do Disque Denúncia”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Sistema Prisional

Com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), revistas são realizadas em presídios da capital baiana.

Celulares, chips, armas brancas, drogas, entre outros itens ilícitos são procurados pelos policiais militares e penais.

Balanço 2023

Em 2023, ações preventivas e de inteligência auxiliaram na média diária de 14 armas de fogo apreendidas. Pouco mais de 2.700 armamentos como fuzis, carabinas, rifles, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres foram retirados das ruas.

Aproximadamente seis toneladas de entorpecentes acabaram apreendidos e 700 mil pés de maconha erradicados. Dez laboratórios para refino de cocaína e confecção de crack também foram desarticulados na capital e no interior.

Texto: Alberto Maraux

Almoço reúne Alckmin, FHC e Temer em SP

Voce-presidente, Geraldo Alckmin, participou de almoço com ex-presidentes FHC e Michel Temei
Um almoço nesta segunda-feira (7) em um restaurante no centro de São Paulo reuniu, entre outros, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.

A reunião, organizada pelo ex-ministro Andrea Matarazzo, teve duplo objetivo: celebrar os 29 anos do Plano Real e os 92 anos de FHC.

“É um almoço para pessoas que tiveram papel importante na implantação do Plano Real e no governo Fernando Henrique, e que há muito não se viam”, disse Matarazzo.

A lista de convidados teve 66 nomes. Também estiveram no local o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, os ex-senadores Tasso Jereissati e José Serra e ex-ministros de FHC como Nelson Jobim.

Fábio Zanini, Folhapress

Morre Aracy Balabanian, atriz que marcou TV com humor escrachado e drama profundo

Morreu na manhã desta segunda-feira, dia 7, a atriz Aracy Balabanian, atriz que marcou a TV com humor escrachado e drama profundo. Durante sua carreira, ela colecionou papéis inesquecíveis, firmando-se como um dos rostos mais conhecidos da televisão brasileira.Folhapress

Quem fizer bravata na rua, ‘eu mato, pego’, vai ser chamado à delegacia, diz Lula

Dias após ter sido ameaçado de morte por um fazendeiro em Santarém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um evento na cidade paraense nesta segunda-feira (7) e afirmou que quem fizer ameaças terá que se explicar à polícia.

“Eu fiquei sabendo que aqui nessa cidade teve um cara que foi preso porque disse que ia me matar. Eu sou homem de muita fé, tenho consciência do papel que eu jogo nesse país. Cachorro que late não morde. Então, qualquer cidadão que ficar fazendo bravata na rua, ‘eu mato, pego, eu bato, eu atiro’, ele vai ser chamado à delegacia”, afirmou o presidente.

Na última quinta-feira (3), a Polícia Federal prendeu um fazendeiro em Santarém (PA) suspeito de afirmar que daria um tiro no presidente quando ele visitasse a cidade. A ameaça foi denunciada por uma testemunha que estava no local e que acionou a PF.

Um dia depois, a Justiça Federal do Pará concedeu liberdade provisória ao fazendeiro, cuja defesa alegou que o comentário feito não foi em tom de ameaça.

Na sexta-feira (4), em Parintins (AM), o presidente disse não temer ameaças: “Se eu tivesse medo, eu não tinha nascido. Se eu tivesse medo, eu não era presidente da República. Aprendi com minha mãe a não ter medo de cara feia. Cachorro que late não morde”.

Em Santarém, Lula também fez um discurso em defesa por mais tolerância na política, mas destacou que não existe liberdade para ofender e que episódios como os ataques aos três Poderes no dia 8 de janeiro vão resultar em mais prisões.

“Eu voltei para provar que nós vamos ser mais tolerantes com quem não pensa igual a nós. Mas nunca mais repitam a tentativa de golpe que quiseram dar dia 8 de janeiro porque mais gente será presa, mais gente pagará o preço”, afirmou o presidente.

Conforme apontado pela Folha neste domingo (6), as investigações da Polícia Federal devem apontar a participação parcial de militares nos ataques de 8 de janeiro.

O resultado dos inquéritos vai se contrapor ao desfecho da apuração feita pelo próprio Exército sobre a atuação dos militares que deveriam ter protegido o Palácio do Planalto. O inquérito policial militar livrou as tropas de culpa e apontou “indícios de responsabilidade” da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

O presidente Lula conheceu, na manhã desta segunda-feira, o Navio Hospital Escola Abaré, embarcação credenciada pelo SUS para levar saúde às populações ribeirinhas de áreas remotas da Amazônia. O projeto foi implantado na região do Baixo Tapajós pela ONG Projeto Saúde e Alegria em parceria com as prefeituras, universidades e organizações locais.

Depois, Lula participou da inauguração da infovia que liga Santarém (PA) a Manaus (AM), levando internet banda larga para 11 municípios da região. Representantes de sindicatos, lideranças indígenas, universitários e agricultores lotaram o local onde foi montada a estrutura para receber o presidente Lula.

Um forte esquema de segurança foi montado para a agenda oficial do presidente nas dependências da Universidade Federal do Oeste do Pará. Ruas que dão acesso à Unidade Tapajós, localizada as margens do rio Tapajós, foram isoladas por fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.

Soldados da Cavalaria da Polícia Militar patrulhavam as áreas nas proximidades da universidade. Segundo a Superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas, todo o efetivo de investigadores está de plantão na manhã desta segunda-feira.

Vias que ligam a periferia ao centro de Santarém registraram congestionamentos devido ao evento. Foi o caso da avenida Cuiabá, de onde vieram caravanas de comunidades da zona rural e cidades vizinhas.

Lula, a primeira-dama Janja e assessores passaram o fim de semana em Alter do Chão, distrito de Santarém e ficaram hospedados na Casa do Saulo, hotel e restaurante na praia do Carapanari, às margens do rio Tapajós. Ele ficou em um dos dez bangalôs do local.

No domingo (6), banhistas que estavam em uma praia do rio Tapajós afirmam ter sido retirados do local pela segurança do presidente Lula (PT) para a permanência do petista no local. A Presidência da República não comentou o caso. A Marinha disse que está apurando o caso.

Manoel Cardoso e João Pedro Pitombo, Folhapress

O Culto de Santa Ceia na Igreja Pentecostal Assembleia do Santos em Itabuna no domingo (06)

O Culto de Santa Ceia Ministrado pelo o Bispo Antônio Carlos na Igreja Pentecostal Assembleia dos Santos (IPAS) situada na Avenida Itajuípe,1346, Bairro Santo Antônio em Itabuna na noite de domingo (06), foi celebrado com muito fervor e reverencia, e muita adoração ao Senhor Jesus.

"O Bispo Antônio Carlos em sua preleção em Romanos 14-16 com o Tema: A tolerância para com os fracos na fé."

"Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. 2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. 4 Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.

5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. O que come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. 7 Porque nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si. 8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. 9 Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos. 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."

Chagando a hora da Ceia, lermos este versículo fica claro o mandamento de Jesus: "Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso, sempre que o beberem, em memória de mim. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha."
- 1 Coríntios 11:23-26
Fonte: Ipiauurgente.com.br.
Redação: Whatsap (73) 991241546


Bom Jesus da Lapa ganha novo aeroporto e romaria é anunciada como patrimônio imaterial da Bahia

Este é um domingo (6) muito especial para os moradores de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. Afinal, além da realização da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues como Patrimônio Imaterial da Bahia, foi entregue o novo aeroporto da cidade. Na cidade, o chefe do Executivo baiano participou da missa na praça e entregou obras nas áreas de infraestrutura e segurança pública, bem como lançou o projeto de fortalecimento do Turismo Religioso.

“Temos na Bahia um potencial muito forte para o turismo religioso, como as festas de Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Santa Dulce dos Pobres e a de Bom Jesus da Lapa, que é tradicional para o povo religioso de todo o país. Com o aeroporto entregue hoje, e a pista de acesso do aeroporto até a cidade, espero que possamos ter em breve voo comercial aqui”, ponderou o governador Jerônimo Rodrigues.
Com a inauguração do Aeroporto Regional Eva Ribeiro, a mobilidade e a economia da cidade de Bom Jesus da Lapa, a capital baiana da fé, ganharam um importante reforço. Construído pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o equipamento contou com investimento de R$ 26,1 milhões e tem pista de pouso e decolagem, taxiway, pátio para estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros, equipamentos de auxílio à navegação aérea e serviços complementares. Com isso, está apto para operar voos de dia e à noite.
O acesso ao novo terminal aeroportuário também passou por obras. O trecho de 7,38 quilômetros da BA-160 foi recuperado. As intervenções, realizadas pela Seinfra, contaram com recursos da ordem de R$ 5,6 milhões. A população atendida é estimada em 148 mil pessoas, mas os impactos positivos vão alcançar a produção agrícola e pecuária e o turismo.

“No total, foram mais de R$ 31 milhões investidos no aeroporto de Bom Jesus da Lapa, que, com certeza, vai trazer voos comerciais para a região. O que vai fortalecer ainda mais o turismo religioso, para que a cidade seja conhecida também internacionalmente”, afirmou o titular da pasta, Sérgio Brito.

Turismo religioso
A importância do turismo religioso, vetor de desenvolvimento e economia, foi reforçada com o lançamento do projeto de fortalecimento do setor, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Através da iniciativa, foram realizadas ações voltadas para a promoção do segmento. Foi apoiada a realização do seminário “Caminhos do Oeste – Rotas da Fé, Turismo, Cultura, Direito, Educação e Diversidade”. Toda a programação religiosa da romaria contou com o auxílio da Setur, que faz a promoção do roteiro Caminhos de Fé no Oeste da Bahia e, além disso, orientou empresários e trabalhadores do setor sobre qualidade no atendimento ao turista e atrativos dos Caminhos do Oeste.

“Por ano, passam por Bom Jesus da Lapa cerca de dois milhões de visitantes. Somente no mês de agosto, em média, são 600 mil pessoas. Então, o turismo religioso aqui é muito marcante, e o Governo do Estado tem incentivado isso, colocando Bom Jesus da Lapa à frente das ações de promoção da Bahia no segmento”, afirmou o secretário do Turismo, Maurício Bacelar .

Proteção romaria
Devido à importância da celebração católica como manifestação de cunho religioso popular, Jerônimo, acompanhado do secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, entregou o Registro Especial tornando a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa um Patrimônio Imaterial da Bahia. Com isso, a 3ª maior romaria do Brasil será preservada e salvaguardada com traços culturais singulares.

De acordo com o governador, o decreto que oficializa a festa como patrimônio imaterial da Bahia será publicado em breve. “Entregamos um marco muito importante hoje que foi tornar essa festa uma cultura imaterial, representando assim a nossa história, cujo decreto sai essa semana no Diário Oficial”.
Em 2023, este evento religioso está completando 332 anos. Atualmente, a festa acontece de 28 de julho a 6 de agosto. No último dia, ocorre a tradicional procissão do Bom Jesus, que é aclamado por milhares de baianos e turistas.

É previsto que o evento religioso deste ano tenha reunido 700 mil pessoas e injetado mais de R$ 1 milhão na economia local. Entre as milhares de pessoas que visitaram a cidade neste período, Sinara Silva, moradora de Belmonte, no Sul da Bahia, participa da romaria desde 2014. “Essa é a oitava vez que eu venho e, com fé em Deus, volto ano que vem. É uma sensação muito boa estar aqui e é muito bonito também”.

Segurança Pública
Na oportunidade, foram entregues seis viaturas para a Companhia Independente de Policiamento Tático – CIPT/Meio Oeste, sendo três do modelo S10 e outras três semiblindadas modelo Traiblazer. Os novos veículos fazem parte do processo de renovação da frota.
Dando continuidade ao processo de reestruturação das unidades policiais, o governador inaugurou o Comando Regional do Meio Oeste, da Polícia Militar. No local, serão abrigadas as tropas que atendem a região.

Repórter Anderson Oliveira

 

PF prende quatro pessoas e apreende mais de 30 kg de droga

Destinos dos entorpecentes seriam Europa, África e Ásia
Guarulhos/SP. A Polícia Federal, em ações distintas realizadas no Aeroporto Internacional de São Paulo, entre os dias 4 e 6/8, prendeu quatro passageiros tentando embarcar para a Europa, Ásia e África com droga nas bagagens.

Em voo para a França, na noite de sexta-feira (4/8), foi realizada a prisão de duas pessoas. Um homem, que viajaria com sua companheira, foi retirado de dentro da aeronave, que já estava em procedimentos de decolagem, em razão da inspeção em suas malas indicarem substância oculta nas estruturas.

Conduzido à delegacia da PF, ele foi preso ao ser constatado que em fundos falsos de suas malas ele ocultava 13 Kg de cocaína. Na outra ação, policiais federais encontraram 4kg de cocaína ocultos dentro de edredons, que estavam na mala de uma mulher.

Momentos após estas prisões, policiais federais, ao fiscalizarem as bagagens com o auxílio de cães de faro, identificaram droga nas malas de um passageiro, nacional de Angola, que embarcaria para o Catar. A droga, quase 10 Kg, foi retirada de fundos falsos encontrados nas duas malas do homem.

A última ação, que resultou na prisão de um sul-africano que pretendia embarcar para a Etiópia, ocorreu neste domingo (6/8). Policiais federais encontraram quase 4 kg de cocaína ocultos nas hastes dos puxadores das quatro malas do suspeito.

Comunicação Social

Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Superintendência da Polícia Federal em São Paulo

Tel: (11) 2445-2212

Reação de governadores a Zema foi irresponsável e desonesta, diz presidente do Novo

Presidente do Novo, Eduardo Ribeiro

A reação de políticos de esquerda e governadores do Nordeste às declarações de Romeu Zema (MG) foi desproporcional e irresponsável e o mineiro só defendeu que Sul e Sudeste não percam representatividade por sua força política, afirma ao Painel o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Zema afirmou que o Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) decidiu buscar protagonismo político e econômico para as duas regiões para evitar perdas econômicas contra as outras regiões.

Em resposta, o governador João Azevêdo (PB), presidente do Consórcio Nordeste afirmou que viu nas declarações do mineiro estímulo à “guerra entre regiões”.

Ribeiro criticou a primeira versão do título da reportagem, que falava em frente contra o Nordeste. “A partir de uma manchete inverídica escala para um fato desses de maneira absolutamente desproporcional”, afirma.

Para ele, a resposta dos governadores do Nordeste e políticos de esquerda foi irresponsável, em especial por insinuar que havia nas declarações de Zema intenções separatistas, “o que é um completo absurdo. ”

“Os governadores, se não leram a matéria, foram irresponsáveis, e se leram a matéria, foram desonestos”, complementou o presidente do Novo, partido de Zema. Na avaliação de Ribeiro, o governador mineiro apenas defende que Sul e Sudeste tenham força política para não perder representatividade.

“Ninguém aqui é contra ajudar regiões específicas que precisam ser desenvolvidas. A preocupação que há, não só do governador Zema, mas de todos os governadores de Sul-Sudeste, prefeitos de forma geral, é que essa balança não pese demais para um lado, que haja um bom senso, que haja um equilíbrio.”

O presidente do Novo também se disse “positivamente surpreendidos” com a reação em redes sociais de pessoas que “se levantaram para defender o governador dessa injustiça.”

Danielle Brant, Folhapress

Evangélicos listam 10 decretos de Lula sobre gênero para frear adesão ao governo

Congresso Nacional

Integrantes mais conservadores da bancada evangélica agem para frear a aproximação do grupo e do Republicanos ao governo. Passou a circular entre parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) uma lista com dez decretos do presidente Lula editados em março que promovem ações afirmativas de gênero. O tema causa arrepios no segmento.

Esses decretos têm sido levantados periodicamente pela bancada. Dentre eles, o que instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial para a elaboração do Programa Nacional de Ações Afirmativas. No texto que circula entre os evangélicos, foi grifado o trecho que fala sobre “transversalidade de gênero” no programa.

No caso do decreto sobre financiamento à cultura, o que desagradou os evangélicos foi o Artigo 18. O dispositivo prevê desclassificação de propostas que apresentem quaisquer formas de preconceito de gênero, assim como de origem, raça, etnia, cor ou idade.

Esses levantamentos ganham força num momento em que grande parte da bancada evangélica tenta resistir à ofensiva do Planalto. O Republicanos, partido da Igreja Universal, deve ter o deputado Silvio Costa Filho (PE) como ministro. Além disso, o novo presidente da FPE, Silas Câmara (Republicanos-AM), tem bom diálogo com o governo, como revelou a Coluna.

Silas tem perfil de composição, em contraste com o ex-presidente da Frente, o bolsonarista Eli Borges (PL-TO). “Não deixaremos ele usar a bancada pra se promover num governo que fez tudo contrário às nossas bandeiras e valores”, disse um interlocutor da FPE, que representa a ala mais conservadora.

Augusto Tenório/Estadão Conteúdo

Ipiaú: Dois homens e uma mulher são presos por policiais militares na Fazenda do Povo por agredir e lesionar com faca outro homem

Por volta das 16h40min desse domingo (06/08/23), após rechamada, via 190 (CICOM), a guarnição da 55ª CIPM/PETO deslocou até a Fazenda do Povo, Ipiaú-Ba, para averiguar a informação que os supostos autores das agressões e da facada que ocorreram na manhã desse domingo, na localidade, contra um homem, teriam retornado ao local do fato.

Ao chegar no local, a guarnição recebeu a informação de que os agressores estariam escondidos em uma residência. Foi o cerco ao redor da residência, momento que os agressores, de vulgos Bizunga e Florzinha, saíram do imóvel, confirmando que estariam envolvidos na ocorrência. Na residência ao lado foi capturado o terceiro agressor.

Foi feito contato com a vítima, que acabara de sair do Hospital Geral de Ipiaú, que reconheceu todos os agressores.

Os agressores foram conduzidos a 9ª COORPIN em Jequié, juntamente com a vítima, para a adoção das medidas de polícia civil.

Autores: (1)- V. S. S. , vulgo bizunga (Masculino) nascido em 27/07/1995, endereço: Fazenda do Povo, casa ao lado da Escola Euclides Neto; (2)-V. S. S. , vulgo florzinha, (Feminino)

Nascido em  22/10/1993, endereço: Fazenda do Povo, casa ao lado da Escola Euclides Neto

(3) C. S. C. (Masculino), Nascido em 26/02/2003, endereço: Fazenda Boa Sorte 2, próximo a região do Bom sem farinha.

Vitima: R. P. N. (Masculino), nascido em 25/09/2000, endereço: Fazenda do povo, na entrada do campo

Fonte: Ascom/55ª CIPM-PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Ipiaú venceu São José da Vitória no Campeonato Intermunicipal desse domingo

O Estádio Pedro Caetano foi tomado por uma grande torcida na tarde desse domingo (06), que foi prestigiar o Campeonato Intermunicipal entre as seleções de Ipiaú x São José da Vitória.
Ipiaú venceu em casa por 2x0 com gols de Jefinho e Alex e garantiu permanência na competição. O próximo desafio da seleção de Ipiaú no campeonato será no próximo domingo (13), em Coaraci.

Prefeitura de Ipiaú: Cidade do Desenvolvimento

Destaques