Deltan Dallagnol rebate Dias Toffoli: ‘Maior erro foi leniência do STF com a corrupção de Lula’

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Arquivo

O ex-deputado federal e ex-procurador da República Deltan Dallagnol (Podemos-PR) disse nesta quarta-feira, 6, que “o maior erro da história do País não foi a condenação do Lula, mas a leniência do STF com a corrupção de Lula e de mais de 400 políticos delatados pela Odebrecht”. A declaração rebate a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli desta manhã.

O magistrado disse que a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um dos “maiores erros judiciários” e determinou a anulação do acordo de leniência feito pela Odebrecht. Além disso, Toffoli citou diretamente os agentes públicos responsáveis pela operação e determinou que eles sejam investigados “não apenas na seara funcional, como também nas esferas administrativa, cível e criminal”.

Dallagnol foi o procurador-geral da República que coordenou a Lava Jato. Ele deixou a carreira pública para entrar na política e foi eleito deputado federal pelo Podemos nas eleições passadas. No dia 16 de maio, ele foi cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte entendeu que ele não podia ter se candidatado na pendência de procedimentos no Conselho Nacional do Ministério Público.

“A anulação da condenação e do acordo fazem a corrupção compensar no Brasil. E se tudo foi inventado, de onde veio o dinheiro devolvido aos cofres públicos?”, questionou o ex-deputado federal nesta quarta-feira. Com a determinação de Toffoli de investigar os agentes públicos envolvidos no caso, tanto Dallagnol quanto Moro podem entrar na mira das autoridades.

O ex-juiz da operação também se manifestou. Moro, hoje senador pelo União Brasil, disse que a Lava Jato sempre trabalhou “dentro da lei”. “A corrupção nos governos do PT foi real, criminosos confessaram e mais de seis bilhões de reais foram recuperados para a Petrobras. Esse foi o trabalho da Lava Jato, dentro da lei”, disse o parlamentar.

Ao determinar a investigação dos agentes públicos envolvidos com o acordo de leniência anulado, Toffoli disse que eles “desrespeitaram o devido processo legal, descumpriram decisões judiciais superiores, subverteram provas, agiram com parcialidade (vide citada decisão do STF) e fora de sua esfera de competência”.

O ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, já anunciou a criação de uma força-tarefa para cumprir a determinação do Supremo. Flávio Dino, ministro da Justiça, prometeu abrir investigações assim que receber a decisão de Toffoli. Além dos dois órgãos, Procuradoria-Geral da República, Ministério das Relações Exteriores, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Receita Federal, Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público também constam na determinação do ministro.

Isabella Alonso Panho/Estadão

Pistolas e revólver são apreendidos com traficantes em Porto Seguro

Equipes do 8° Batalhão e da Rondesp Extremo Sul realizaram o flagrante na noite de terça-feira (5).

Pistolas, revólver e munições foram apreendidos com traficantes na cidade de Porto Seguro. Equipes do 8° Batalhão da PM e da Rondesp Extremo Sul realizaram o flagrante na noite de terça-feira (5)

Os militares foram até o distrito de Pindorama, após denúncias do comércio de drogas e de homens armados. Cerca de 10 pessoas foram encontradas e durante aproximação para tentativa de abordagem houve confronto.

Três homens acabaram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram. Com o trio foram apreendidos duas pistolas calibre 9mm, um revólver calibre 38, carregadores e munições.

PM e MP localizam mais cinco criminosos em Porto Seguro

A ‘Operação Extremus’ cumpre mandados de criminosos por homicídio, roubo a banco, tráfico de drogas e associação criminosa, na cidade. Sete pistolas foram encontradas, entre terça-feira (5) e nesta quarta-feira (6)


Oito criminosos foram localizados por Unidades do Comando de Policiamento da Região Extremo Sul (CPR – ES) da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Bahia durante a ‘Operação Extremus’ realizada, na terça-feira (5) e nesta quarta-feira (6), em Porto Seguro. A operação tem o objetivo de cumprir mandados por homicídio, associação criminosa, tráfico de drogas e roubo a banco, na região.

Sete armas de fogo, além de outros materiais ilícitos foram apreendidos com os suspeitos. Dos oito alvos, sete foram localizados após confrontos com a polícia e um foi preso. Equipes do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Rondesp Extremo Sul, da Companhia Independente de Policia de Proteção Ambiental (Cippa) e do Grupamento Aéreo (Graer) da PM apoiam as diligênciasFoto: Divulgação SSP

O comandante do CPR-ES, coronel Luís Alberto Paraíso, contou que entre os criminosos três eram envolvidos com a morte de uma mulher e o ferimento de uma criança, no distrito de Trancoso.

“Eles eram especializados em roubo a instituições financeiras e em uma desses assaltos mataram a mãe de uma criança e feriram o menor. Grupo perigosíssimo que conseguimos interceptar. O objetivo da operação é cumprir a lei, mas infelizmente esses suspeitos acabaram atirando contra nossos policiais e precisamos reagir às agressões”, finalizou o oficial.

Texto: Jeferson SIlva

PF cumpre mandado de reintegração de posse em assentamento do INCRA

Pelotas/RS. A Polícia Federal cumpriu, na terça-feira (5/9), um mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal de Pelotas.

A força tarefa composta pela Polícia Federal e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi responsável pelo apoio e segurança dos Oficiais de Justiça. A ação transcorreu de forma pacífica.

Os dez lotes reintegrados ao INCRA estavam sendo ocupados irregularmente por um casal invasor (parte ré na ação), que comprava e concentrava ilegalmente as terras, no Projeto de Assentamento Rubira - Conquista da Luta, no município de Piratini.

Também foi constatada a destruição de residências construídas com recursos federais, em alguns lotes, com o objetivo abrir campo para plantio de soja.

Os fatos com repercussão criminal são apurados pela Polícia Federal em Pelotas.
Comunicação Social

Delegacia de Polícia Federal em Pelotas
Fone: (53) 3309-9000

PF e Receita Federal realizam operação de combate ao crime de descaminho

A ação teve por objetivo combater o comércio de aparelhos de telefone celular, enquadrados como mercadoria de procedência estrangeira, introduzidos clandestinamente no território nacional.
Bauru/SP. A Polícia Federal e a Receita Federal, em operação conjunta, realizaram nesta quarta-feira, 6/9, o cumprimento de três mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Bauru/SP.

A ação teve por objetivo combater o comércio de aparelhos de telefone celular, enquadrados como mercadoria de procedência estrangeira, introduzidos clandestinamente no território nacional.

Na ocasião, uma pessoa foi presa em flagrante, na posse de aproximadamente 170 aparelhos de telefone celular de alto custo, estimados no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), e um veículo de luxo.

Os investigados poderão responder pelo crime de descaminho e lavagem de capitais, cujas penas máximas somadas chegam a 14 anos de reclusão.

Comunicação Social da Polícia Federal em Bauru/SP

Telefone: 14 99155-9038
Categoria

PF prende mulher com 17 kg de drogas

Salvador/BA. Nesta terça-feira (5/9), a Polícia Federal apreendeu, aproximadamente, 17 kg de substância com características de cocaína, diluída em frascos de suplementos e produtos de beleza, no Aeroporto Internacional de Salvador.

Durante a fiscalização de rotina para reprimir tráfico internacional de drogas, no saguão do aeroporto, uma passageira suspeita foi abordada e os produtos foram localizados no interior de duas malas que seriam despachadas.

A mulher detida é natural da República Dominicana e pretendia embarcar em um voo com destino a Portugal. Além do entorpecente, também foram apreendidos dois celulares.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
Fone: (71) 3319-6124

WhatsApp: (71) 3319-6002

Lula vai levar presidentes de centrais sindicais em viagem para os EUA

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os presidentes das seis centrais sindicais (CUT, UGT, Força Sindical, CSB, CTB e Nova Central) para a viagem que o presidente fará aos Estados Unidos na terceira semana de setembro.

O petista participará da Assembleia Geral da ONU, dia 19 em Nova York, e retornará ao Brasil no dia 22.
A expectativa é a de que os sindicalistas participem de encontro com o governo Joe Biden a respeito do futuro do emprego.

Guilherme Seto, Folhapress

‘Corrupção nos governos do PT foi real’, diz Moro

O senador Sérgio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato, reagiu enfaticamente à decisão do ministro Dias Toffoli que classificou a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ‘o maior erro judiciário do País’ e apontou ‘parcialidade e conluio’ entre os agentes que atuaram na investigação.

“A corrupção nos Governos do PT foi real, criminosos confessaram e mais de seis bilhões de reais foram recuperados para a Petrobras”, afirmou Moro em seu perfil no Twitter no final da manhã desta quarta, 6, em meio ao rebuliço causado pela decisão de Toffoli.

Moro diz que a atuação da força-tarefa foi ‘dentro da lei, com as decisões confirmadas durante anos pelos Tribunais Superiores’. A afirmação contrasta com as ponderações de Toffoli, que fez duras críticas às condutas tanto dos magistrados como dos procuradores que atuaram na Operação.

Ao enterrar de vez as provas do acordo de leniência da Odebrecht, Toffoli ressaltou que a ‘parcialidade’ do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, base da Operação Lava Jato, ‘extrapolou todos os limites e com certeza contamina diversos outros procedimentos’.

O magistrado ressaltou que os ‘constantes ajustes e combinações’ realizados entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato ‘representam verdadeiro conluio a inviabilizar o exercício do contraditório e da ampla defesa’.

“Aqui não se está a dizer que no bojo da mencionada operação não tenha havido investigação de ilícitos verdadeiramente cometidos, apurados e sancionados, mas, ao fim e ao cabo, o que esta Reclamação deixa evidente é que se utilizou de um cover-up de combate à corrupção, com o intuito de levar um líder político às grades, com parcialidade e, em conluio, forjando-se ‘provas’”, escreveu.

“Centenas de acordos de leniências e de delações premiadas foram celebrados como meios ilegítimos de levar inocentes à prisão. Delações essas que caem por terra, dia após dia, aliás. Tal conluio e parcialidade demonstram, a não mais poder, que houve uma verdadeira conspiração com o objetivo de colocar um inocente como tendo cometido crimes jamais por ele praticados”, completou.

Pepita Ortega/Estadão Conteúdo

Encontro Nacional de Parlamentares Municipalistas reúne centenas de vereadores em Serrinha

No evento, os participantes debatem pautas legislativas e analisam o atual cenário político brasileiro
O Encontro Nacional de Parlamentares Municipalistas, que começou na última segunda (4) e vai até a próxima quarta-feira (6), reúne centenas de vereadores da Bahia e de outros estados em Serrinha. No evento, os participantes debatem pautas legislativas e analisam o atual cenário político brasileiro, com especial enfoque nos impactos nos municípios.

No segundo dia do evento, na terça-feira (5), diversos parlamentares e prefeitos participaram, incluindo o senador Angelo Coronel (PSD), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho Tigre (PSD), prefeito de Belo Campo, o deputado federal Neto Carletto (PP) e o deputado estadual Ângelo Coronel Filho (PSD). As palestras e debates realizados abordaram uma ampla gama de tópicos para a atuação dos vereadores.

O encontro, realizado pela União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA) em parceria com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), conta com uma programação com 20 palestras com especialistas em diversas áreas. Além de discutir pautas legislativas, o encontro também se propõe a analisar o cenário político atual, levando em consideração os desafios e oportunidades para os municípios brasileiros.

A presidente da UVB-BA, Edylene Ferreira, que é vereadora em Serrinha e uma das organizadoras do evento, destacou que o número de participantes superou as expectativas. “O Encontro Nacional de Parlamentares Municipalistas é uma oportunidade única para os vereadores de todo o país compartilharem experiências, se atualizarem sobre as demandas legislativas e fortalecerem seus conhecimentos. Nós, vereadores, somos o elo mais próximo da população, e é fundamental estarmos preparados para representar efetivamente os interesses das nossas comunidades”, enfatizou.

O senador Ângelo Coronel salientou que os vereadores são o maior exército da política brasileira. “Serrinha virou a capital dos eventos de vereadores do Brasil. Isso é muito importante. Aqui nós temos uma amostragem do que é a política do interior, onde tudo acontece. Muitas vezes as pessoas ficam em Brasília e não sabem o que corre nos municípios. Precisamos fortalecer os vereadores, que, eu sempre digo, fazem parte do maior exército da política brasileira”, ressaltou o senador.

Ao longo do encontro, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos, trocar experiências e debater questões cruciais para a gestão municipal, além de temas nacionais que impactam nos municípios, como a reforma tributária.

Prefeitura de Ipiaú realizará desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Educação, homenageia nesta quinta-feira, 7 de Setembro,  os 201 anos da Independência do Brasil, com um desfile cívico-militar que contará com as participações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, alunos e professores de 11 escolas da  rede municipal de ensino, Clube dos Desbravadores e Fanfarra Municipal, assim como os estudantes da Escola Militarizada, Altino Cosme de Cerqueira.

Primeiro terá a cerimônia de hasteamento das bandeiras às 8:30 na porta da Prefeitura com a presença de autoridades e, logo após, o desfile às 9h da manhã, saindo da Escola Pastor Paulo, no Bairro da Democracia, em direção às ruas centrais da cidade, culminando na Praça Rui Barbosa. 

Com o tema “Brava Gente”, o desfile envolverá  12 alas com alegorias  que rememoram cenas da Historia do Brasil, desde o  descobrimento, passando pelo período colonial, capitanias hereditárias, entradas e bandeiras, Inconfidência Mineira, até a  Independência, além dos ciclos econômicos, incluindo a exuberante Amazônia . 

Uma verdadeira aula da história do país.

José Américo Castro (DECOM- Prefeitura de Ipiaú)

‘Política de encarceramento precisa ser debatida’, defende Davidson Magalhães

O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães (PCdoB), defendeu, em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta quarta-feira (6), uma mudança na política de encarceramento e a de combate às drogas no país.

Para ele, se não houver alteração na forma de enfrentar a criminalidade, o país dificilmente sairá deste cenário de violência. “Esse é um tema que precisa ser tratado no Brasil, e tratado do ponto de vista mais sistemático e não localizado”, afirmou.

Segundo Davidson, “política de encarceramento precisa ser debatida”. “Essa política de combate às drogas , na minha opinião, termina por favorecer as organizações criminosas, e tem que ser encarado de maneira federal Se não mudarmos estruturalmente essa visão da política de encarceramento e de combate às drogas, como fazer isso, acho muito difícil a gente sair dessa”, acrescentou.

“É como se o cachorro tivesse correndo atrás do rabo”, completou o secretário.

Mateus Soares

Bairros de Salvador seguem com clima de terror, tiroteio e aulas suspensas

Na noite de terça-feira (5) e madrugada de quarta-feira (6), Salvador enfrentou mais episódios de violência. Os bairros do Calabar e Alto das Pombas, que estão sob ocupação da Polícia Militar desde segunda-feira (4), continuam vivenciando um ambiente tenso, com um reforço significativo na presença policial. Além disso, novos incidentes envolvendo tiroteios foram registrados nos bairros do Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina. A informação é do “G1 Bahia”.

Nos bairros do Alto das Pombas e Calabar, situados na região central da capital baiana, as escolas permanecem fechadas desde segunda-feira (4). Essa suspensão das atividades educacionais se estenderá também para a quarta-feira, enquanto o policiamento segue sendo intensificado em toda a área, inclusive com monitoramento aéreo.

Na noite de terça-feira, os moradores do Engenho Velho de Brotas, um bairro localizado cerca de 3,5 km distante do Alto das Pombas, experimentaram momentos de tensão devido a intensos tiroteios antes das 20h. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou um indivíduo morto.

No Nordeste de Amaralina, uma comunidade situada em um dos maiores complexos de bairros da periferia de Salvador, também houve relatos de tiroteios na noite de terça-feira, embora não haja, até o momento, registros de feridos.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) emitiu uma declaração informando que continua com suas operações de inteligência e repressão qualificada nesta quarta-feira, abrangendo todas as áreas onde ocorreram tiroteios na noite de terça-feira.

Com o achado de um corpo no Engenho Velho de Brotas, até a madrugada desta quarta-feira, o balanço da SSP-BA entre segunda e quarta-feira é o seguinte:

11 mortes registradas
8 prisões efetuadas
4 incidentes de reféns com 17 reféns liberados
Apreensão de 6 fuzis, 11 pistolas e 3 granadas

Apesar dos tiroteios ocorridos na terça-feira, alguns mercados e padarias na região do Alto das Pombas e do Calabar reabriram suas portas. No entanto, as escolas na área permanecem fechadas, e a Unidade de Saúde da Família Ivone Silveira, no Alto das Pombas, operou apenas durante a manhã.

Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) anunciou que, devido à sensação de insegurança no bairro do Alto das Pombas e nas proximidades, 1.511 estudantes das escolas municipais tiveram suas atividades suspensas.

Veja abaixo as escolas fechadas nesta quarta:

Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima;
Casa da Amizade;
Professor Antônio Carlos Onofre;
Cidade de Jequié;
Centro Municipal de Educação Infantil Tertuliano de Góis;
Centro Municipal de Educação Infantil do Calabar.

Prefeitura de Ipiaú estabelece parceria com a EMBRAPA para realização de analise de solo

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente(SEAMA) de Ipiaú, Poleandro Silva, esteve nessa terça-feira, 5, na  unidade da EMBRAPA -Mandioca e Fruticultura CRUZ DA ALMAS, com o objetivo de firmar parceria com a empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a realização de analise de solos da propriedade de  agricultores de Ipiau. 

Na oportunidade foram levadas 32 amostras de igual numero de propriedades  rurais que fazem parte do Programa ATeG Cacau. Juntamente com o secretário  Poleandro  estavam nessa visita  os  técnicos de campo    Josivan Monteiro  do SENAR( Programa ATeG Cacau)  que atende 40 agricultores no município, e  Indiana Melo (Programa ATER mulher) que presta assistência a 90 agricultoras familiares de Ipiaú. 

O titular da SEAMA/Ipiaú explica que a  análise do solo é fundamental para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo tanto químicas como físicas, como os teores nutricionais e acidez, permitindo avaliar a necessidade de calagem, quanto e qual tipo de calcário deve ser utilizado e quais nutrientes devem ser fornecidos por meio de adubação. Poleandro acrescenta que o agricultor que quiser obter  mais informações pode procurar a SEAMA, no prédio sede da Prefeitura Municipal de Ipiaú.

José Américo Castro (DECOM- Prefeitura de Ipiaú)

Fotos-  Janaina Castro

Lula deve anunciar nesta quarta a reforma ministerial para acomodar o Centrão

Nesta quarta-feira (06), está previsto que o ex-presidente Lula anuncie uma série de mudanças no governo, incluindo a saída da ministra do Esporte, Ana Moser, e a nomeação de André Fufuca, do PP, para o ministério. Além disso, existe a possibilidade de demissão de um dos ministros do PSB, Geraldo Alckmin ou Márcio França, com Sílvio Costa Filho, do Republicanos, sendo considerado para ocupar uma dessas vagas.

Este cenário era a expectativa do Palácio do Planalto na noite anterior, como foi relatado anteriormente. Lula atribuiu a Geraldo Alckmin, seu vice, a tarefa de resolver as questões dentro do PSB, seu partido, em relação a essas mudanças. Alckmin tem sido bem recebido pelos empresários em seu papel no Ministério do Desenvolvimento e reluta em deixar o cargo. Por outro lado, Márcio França poderia assumir o novo ministério da Micro e Pequena Empresa, mas fontes próximas afirmam que ele considera essa demissão e mudança como uma derrota política.

Devido ao seu posto como vice-presidente, Alckmin poderia aceitar a mudança em prol de preservar o cargo de seu colega de partido, que ficaria desempregado se fosse escolhido para dar lugar ao centrão no governo.

Destaques