Bahia registra 3.652 novos casos de Covid-19 e mais 117 óbitos pela doença
Foto: Divulgação/O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.182.755 casos descartados e 194.418 em investigação |
APLB afirma não haver acordo para aulas presenciais no dia 3 de maio
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Biden classifica anúncios de Bolsonaro na Cúpula do Clima de ‘notícias encorajadoras’
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Educação: 71% das instituições federais atingem o máximo de qualidadeF
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INFORMAÇÃO PÚBLICA: Do Comando da 55ª CIPM
Jocevã Lima Oliveira - Maj PM/Comandante da 55ª CIPM |
Câmara de Ipiaú aprova Projeto do Poder Executivo que reformula o CMDS
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Nota de Pesar Prefeitura de Ipiaú
Ipiaú Inicia vacinação de portadores de síndrome de down e transplantados nesta sexta-feira
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Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 5
Recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem ou sacados |
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Barroso e Gilmar protagonizam bate-boca durante julgamento: ‘Manipulou a jurisdição’
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Foto: Mateus Pereira/GOVBA |
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Prefeitura de Ipiaú implantou Prontuário Eletrônico em todas unidades de saúde do município.
Foto: Divulgação//Prefeitura de Ipiaú/Dircom |
Começou o acelera na motoca de preços baixos das lojas Santana Motos Peças.
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Salvador da Mata, 77 Fundo do BB. Loja 02: R. José Muniz Ferreira, Sapo-
Ipiaú-BA
A Secretaria de Saúde de Ipiaú confirma três novos casos de coronavirus hoje, 22 de abril.
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Câmara aprova diretrizes para o retorno às aulas presenciais
O projeto que prevê a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia (PL 5595/20) foi alvo de disputa durante sete horas de votação no Plenário da Câmara dos Deputados. Aprovado pelos parlamentares, o texto torna educação básica e superior serviços essenciais – aqueles que não podem ser interrompidos durante a pandemia. O projeto seguirá para o Senado.
A proposta proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município.
Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara/Deputada Joice Hasselmann autora do Projeto |
A relatora do texto, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), incorporou emendas que estabelecem protocolos para o retorno escolar. Ela destacou que muitas crianças da periferia, fora da escola, não têm alimentação adequada e não estão necessariamente isoladas.
“Alguém realmente acha que a escola é um local menos adequado que essas comunidades, onde as crianças, muitas vezes, passam os dias empilhadas, ou em creches e escolinhas clandestinas? Porque os pais têm que trabalhar de alguma forma. Então, se nós queremos cuidar das nossas crianças, elas têm que estar na escola”, afirmou.
A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) também defendeu a medida. Ela destacou que os protocolos para o retorno seguro às aulas presenciais já foram definidos pelo Ministério da Educação.
“Este projeto é de suma importância para a vida do cidadão brasileiro. Para aquela mãe ou para aquele pai que não tem onde deixar o seu filho. Para aquela mãe ou aquele pai que é analfabeto e que não pode colaborar com a educação domiciliar. Para aquele pai ou aquela mãe que não tem conexão, computador e, como muitos disseram aqui, não tem água nem luz às vezes”, afirmou.
Autora da proposta, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) também destacou que o texto foi alterado para garantir segurança. “O PCdoB pediu para que inserisse protocolo, a deputada Joice colocou. Outro partido pediu para colocar priorização da vacina, a deputada Joice colocou”, destacou.
Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara/Deputada Paula Belmonte autora do ProjetoNa avaliação do deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) é falso deduzir que a proposta obriga a reabertura imediata das escolas. “Muita fake news está sendo feita em cima deste projeto”, alertou.
Tiago Mitraud criticou a mobilização sindical contra a proposta. “O que nós estamos falando aqui é sobre qual é a indignação que o brasileiro quer ter: de ter as crianças fora da sala de aula ou de, mais uma vez, ter que se submeter aos interesses das corporações dos sindicatos”, disse.
Presidente da Comissão de Educação da Câmara, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) foi à tribuna criticar a proposta. Ela lembrou que o texto não está restrito à educação infantil, onde há respaldo de pouca transmissão entre as crianças, e que o retorno presencial mobiliza professores e funcionários que usam transporte público e estão, portanto, mais expostos ao vírus.
“É indiscutível o prejuízo para a educação com a pandemia, mas 49% das escolas não têm saneamento básico, não têm água, não têm ventilação”, afirmou.
Para Professora Dorinha, a proposta não vai realmente tornar a educação prioridade. “A nossa preocupação é que a educação seja prioridade de investimento, de política, de formação. Não é este projeto, no formato em que ele está”, disse.
Ela defendeu a votação de um outro projeto (PL 2949/20), que estabelece diretrizes para o retorno escolar, mas mantém a definição sobre abrir ou não as escolas sob responsabilidade do gestor.
Esse projeto alternativo também foi defendido pela líder do Psol, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ). Para ela, o texto aprovado prioriza interesses privados, já que os parlamentares que o defendem não foram favoráveis a investimentos na adaptação da infraestrutura educacional para a pandemia ou para expansão de acesso à internet pelos alunos.
“Aqui, lamentavelmente, aqueles que agora dizem, fingem dizer, que acham a educação essencial são os mesmos que corroboram com 70% a menos do Orçamento para educação. Temos um dos menores orçamentos do MEC para educação básica. Sinceramente, isso é conversa para boi dormir, é colocar nossos alunos para morrerem nas salas de aula”, condenou.
O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) disse que os deputados e as instituições ligadas à educação vão lutar contra o projeto em todas as esferas possíveis. “Esse projeto é a cara do Bolsonaro, autoritário, sem discussão, negacionista. Eu quero ver a cara desses deputados que votarem a favor quando começarem a morrer professores”, comentou.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Fonte: Agência Câmara de Notícias
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